You are on page 1of 4

Uso Bsico da Lousa Digital Interativa

eBeam

A lousa eletrnica uma mdia que abre ao professor novas possibilidades de ao didtica, como socializar contedos entre professor e alunos. O eBeam um dos modelos de lousa eletrnica do mercado e constitui em um dispositivo compacto e porttil de fcil utilizao e que transforma qualquer superfcie plana em um quadro interativo. - Instalando o bumerangue: Uma das ferramentas fsicas que faz parte do eBeam chamada de bumerangue. Para instalar o bumerangue, basta encaixar o cabo que se encontra prximo lousa a ser utilizada na nica entrada presente no bumerangue e ento afixa-lo superfcie que receber a projeo.

Ento, o computador o detectar automaticamente e exibir a tela de calibrao para que voc aponte com a Stylus Pen o centro de cada um dos pontos que aparecem projetados. - Navegando sobre as ferramentas: Uma vez com a calibragem ajustada corretamente, o programa gerenciador do eBeam ser aberto e as ferramentas do mesmo estaro dispostas em uma paleta cujos botes contm as funes Daniel Barbosa de Jorge 1

mais comuns que sero acessadas ao utilizar o dispositivo. Essa paleta ser exibida no desktop do computador.

Paleta de ferramentas do eBeam

A disposio e as opes da paleta so alteradas em cada uma das ferramentas as quais selecionamos enquanto utilizamos o eBeam. - Escrevendo na tela: Para escrever ou fazer marcaes no estilo caneta marca-texto na tela, aponte com a Stylus Pen e pressione a ferramenta correspondente na paleta de ferramentas. Ento, a paleta de ferramentas mudar um pouco o seu formato, como mostra a figura abaixo:

Paleta de ferramentas do eBeam quando selecionamos a funo caneta ou a funo marca-texto.

Com essa nova composio, a paleta de ferramentas permite que voc faa ajustes na espessura e na cor que sero utilizados. As ferramentas bsicas continuaro l, o que inclui opes de apagar, desfazer e salvar, teis quando se usa alguma das ferramentas de anotao. Voc pode fazer anotaes e destacar partes do que est sendo projetado na superfcie escolhida em absolutamente qualquer momento de sua aula para ento salvar e a, por exemplo, colocar o contedo que foi trabalhado a disposio dos alunos j com as anotaes pertinentes.

Daniel Barbosa de Jorge

- Utilizando a ferramenta Scrapbook: A ferramenta scrapbook deve ser acessada clicando em seu cone na paleta de ferramentas.

Ao selecionar scrapbook, a paleta de ferramentas tem seu formato alterado.

O scrapbook, como o prprio nome em ingls indica, funciona como um lbum de recortes, onde voc pode fazer anotaes, arrastar imagens a partir de um local em seu computador, arrastar documentos do Microsoft Office etc.

Tela do scrapbook.

Toda a interao multimdia feita com o eBeam pode ser guardada e gerida no Scrapbook: utilizado para apontar idias, construir planos de aulas, anotar brainstormings, partilhar documentos ou manipular imagens, enfim, construir contedos durante a aula. A informao proveniente de diferentes fontes (materiais elaborados pelo professor, materiais selecionados da Internet, software educativo, arquivo do Microsoft Office, imagens etc.), depois de trabalhada na aula e de receber as contribuies dos alunos (anotaes escritas manualmente), pode ser organizada no Scrapbook e gravada em diferentes formatos, como HTML, PPT Daniel Barbosa de Jorge 3

PowerPoint, PDF, JPG - Imagem, etc., e disponibilizada na rede local ou na Internet. O Scrapbook incorpora uma completa galeria de imagens que ajuda o professor na preparao de contedos e na contextualizao da aprendizagem. Alguns exemplos so alfabeto e smbolos, continentes, ferramentas matemticas, flores, formas, jogos de xadrez, linhas, mapas, meteorologia, msica (Pautas e Notas), pessoas etc. Utilizando o scrapbook podemos compartilhar os arquivos na internet em tempo real: o eBeam tem a caracterstica de tornar possvel importar e partilhar, por exemplo, uma apresentao PowerPoint com os 25 colegas da turma, utilizando apenas o Scrapbook e uma conexo com a Internet, mas tanto esse recurso quanto outros mais avanados do eBeam ficaro para o tutorial de uso avanado do eBeam.

Daniel Barbosa de Jorge

You might also like