You are on page 1of 4

Questes Vidas secas e Sentimento do Mundo

TEXTO PARA AS PRXIMAS 5 QUESTES:

As questes a seguir tomam por base uma passagem do romance regionalista Vidas secas, de Graciliano Ramos (1892-1953). Contas Fabiano recebia na partilha a quarta parte dos bezerros e a tera dos cabritos. Mas como no tinha roa e apenas se limitava a semear na vazante uns punhados de feijo e milho, comia da feira, desfazia-se dos animais, no chegava a ferrar um bezerro ou assinar a orelha de um cabrito. Se pudesse economizar durante alguns meses, levantaria a cabea. Forjara planos. Tolice, quem do cho no se trepa. Consumidos os legumes, rodas as espigas de milho, recorria gaveta do amo, cedia por preo baixo o produto das sortes. Resmungava, rezingava, numa aflio, tentando espichar os recursos minguados, engasgava-se, engolia em seco. Transigindo com outro, no seria roubado to descaradamente. Mas receava ser expulso da fazenda. E rendia-se. Aceitava o cobre e ouvia conselhos. Era bom pensar no futuro, criar juzo. Ficava de boca aberta, vermelho, o pescoo inchando. De repende estourava: Conversa. Dinheiro anda num cavalo e ningum pode viver sem comer. Quem do cho no se trepa. Pouco a pouco o ferro do proprietrio queimava os bichos de Fabiano. E quando no tinha mais nada para vender, o sertanejo endividava-se. Ao chegar a partilha, estava encalacrado, e na hora das contas davam-lhe uma ninharia. Ora, daquela vez, como das outras, Fabiano ajustou o gado, arrependeu-se, enfim deixou a transao meio apalavrada e foi consultar a mulher. Sinha Vitria mandou os meninos para o barreiro, sentou-se na cozinha, concentrou-se, distribuiu no cho sementes de vrias espcies, realizou somas e diminuies. No dia seguinte Fabiano voltou cidade, mas ao fechar o negcio notou que as operaes de Sinha Vitria, como de costume, diferiam das do patro. Reclamou e obteve a explicao habitual: a diferena era proveniente de juros. No se conformou: devia haver engano. Ele era bruto, sim senhor, via-se perfeitamente que era bruto, mas a mulher tinha miolo. Com certeza havia um erro no papel do branco. No se descobriu o erro, e Fabiano perdeu os estribos. Passar a vida inteira assim no toco, entregando o que era dele de mo beijada! Estava direito aquilo? Trabalhar como negro e nunca arranjar carta de alforria! O patro zangou-se, repeliu a insolncia, achou bom que, o vaqueiro fosse procurar servio noutra fazenda. A Fabiano baixou a pancada e amunhecou. Bem, bem. No era preciso barulho no. Se havia dito palavra toa, pedia desculpa. Era bruto, no fora ensinado. Atrevimento no tinha, conhecia o seu lugar. Um cabra. Ia l puxar questo com gente rica? Bruto, sim senhor, mas sabia respeitar os homens. Devia ser ignorncia da mulher, provavelmente devia ser ignorncia da mulher. At estranhara as contas dela. Enfim, como no sabia ler (um bruto, sim senhor), acreditara na sua velha. Mas pedia desculpa e jurava no cair noutra. (Graciliano Ramos. Vidas secas. So Paulo: Livraria Martins Editora, 1974.)

1. (Unesp 2011) Lendo atentamente o fragmento de Vidas secas, percebe-se que o foco principal o das transaes entre Fabiano e o proprietrio da fazenda. Aponte a alternativa que no corresponde ao que efetivamente exposto pelo texto. a) O proprietrio era, na verdade, um benfeitor para Fabiano. b) Fabiano declarava-se um bruto ao proprietrio. c) O proprietrio levava sempre vantagem na partilha do gado. d) Fabiano sabia que era enganado nas contas, mas no conseguia provar. e) Fabiano aceitava a situao e se resignava, por medo de ficar sem trabalho. 2. (Unesp 2011) No fragmento apresentado, de Vidas secas, as formas verbais mais frequentes se enquadram em dois tempos do modo indicativo. Marque a alternativa que indica, pela ordem, o tempo verbal predominante no segundo pargrafo e o que predomina no quinto pargrafo. a) pretrito perfeito pretrito imperfeito. b) presente pretrito imperfeito. c) presente pretrito perfeito. d) futuro do pretrito presente. e) pretrito imperfeito pretrito perfeito. 3. (Unesp 2011) Pouco a pouco o ferro do proprietrio queimava os bichos de Fabiano. A forma verbal queimava, no perodo acima, apresenta o sentido de: a) ignorava. b) assava. c) destrua. d) marcava. e) prejudicava. 4. (Unesp 2011) Quem do cho no se trepa. Fabiano emprega duas vezes este provrbio para retratar com certo determinismo sua situao, que ele considera impossvel de ser mudada. H outros que poderiam ser utilizados para retratar essa atitude de desnimo ante algo que parece irreversvel. Na relao de provrbios abaixo, aponte aquele que no poderia substituir o empregado por Fabiano, em virtude de no corresponder quilo que a personagem queria significar. a) Quem nasce na lama morre na bicharia. b) Quem semeia ventos colhe tempestades. c) Quem nasceu pra tosto no chega a milho. d) Quem nasceu pra ser tatu morre cavando. e) Os paus, uns nasceram para santos, outros para tamancos. 5. (Unesp 2011) Identifique, entre os quatro exemplos extrados do texto, aqueles que se apresentam em discurso indireto livre: I. Fabiano recebia na partilha a quarta parte dos bezerros e a tera dos cabritos. II. Conversa. Dinheiro anda num cavalo e ningum pode viver sem comer. III. Estava direito aquilo? Trabalhar como negro e nunca arranjar carta de alforria! IV. No era preciso barulho no.

a) I e II. b) II e III. c) III e IV. d) I, II e III. e) II, III e IV.


TEXTO PARA A PRXIMA QUESTO:

(...) de um lado, a preocupao com os problemas sociais; de outro, com os problemas individuais, ambos referidos ao problema decisivo da expresso, que efetua a sua sntese. O bloco central da obra de Drummond , pois, regido por inquietudes poticas que proveem uma das outras, cruzam-se e, parecendo derivar de um egotismo profundo tem como consequncia uma espcie de exposio mitolgica da personalidade. (Antonio Candido. Inquietudes na poesia de Drummond. Vrios escritos. S. Paulo: Duas Cidades, 1977, p. 96)

6. (Upe 2011) Sobre as consideraes acerca da potica de Drummond, realizadas por Antonio Candido, na citao acima, analise as estrofes abaixo: I. Perdi o bonde e a esperana. Volto plido para casa. A rua intil e nenhum auto passaria sobre o meu corpo. II. Casas entre bananeiras mulheres entre laranjeiras pomar amor cantar. III. O jardim tornou-se fantstico. As flores so placas cinzentas. E a areia, sob ps extintos, um oceano de nvoa. IV. E agora, Jos? A festa acabou, a luz apagou, o povo sumiu, a noite esfriou, e agora Jos? e agora, voc? voc que sem nome, que zomba dos outros, voc que faz versos, que ama, protesta? e agora, Jos? V. Tenho apenas duas mos e o sentimento do mundo, mas estou cheio de escravos, minhas lembranas escorrem e o corpo transige na confluncia do amor. As estrofes que no contemplam as consideraes de Antonio Candido so: a) I e IV. b) III e V. c) II e III. d) II e IV. e) I e III.
TEXTO PARA A PRXIMA QUESTO:

A flor e a nusea Preso minha classe e a algumas roupas, vou de branco pela rua cinzenta. Melancolias, mercadorias espreitam-me. Devo seguir at o enjoo? Posso, sem armas, revoltar-me? Olhos sujos no relgio da torre: No, o tempo no chegou de completa justia. O tempo ainda de fezes, maus poemas, alucinaes e espera. O tempo pobre, o poeta pobre fundem-se no mesmo impasse.

Em vo me tento explicar, os muros so surdos. Sob a pele das palavras h cifras e cdigos. O sol consola os doentes e no os renova. As coisas. Que tristes so as coisas, consideradas sem nfase. Vomitar esse tdio sobre a cidade. Quarenta anos e nenhum problema resolvido, sequer colocado. Nenhuma carta escrita nem recebida. Todos os homens voltam para casa. Esto menos livres mas levam jornais e soletram o mundo, sabendo que o perdem. [...] Uma flor nasceu na rua! Passem de longe, bondes, nibus, rio de ao do trfego. Uma flor ainda desbotada ilude a polcia, rompe o asfalto. Faam completo silncio, paralisem os negcios, garanto que uma flor nasceu. Sua cor no se percebe. Suas ptalas no se abrem. Seu nome no est nos livros. feia. Mas realmente uma flor. Sento-me no cho da capital do pas s cinco horas da tarde e lentamente passo a mo nessa forma insegura. Do lado das montanhas, nuvens macias avolumam-se. Pequenos pontos brancos movem-se no mar, galinhas em pnico. feia. Mas uma flor. Furou o asfalto, o tdio, o nojo e o dio.

7. (Pucrs 2008) Considere as afirmativas sobre o poema: I. A preocupao social, presente em A flor e a nusea, representa uma das principais caractersticas da produo potica de Carlos Drummond de Andrade, especialmente no que se refere s obras Sentimento do mundo, Jos e A rosa do povo. II. No poema, podemos perceber o paradoxo que traduz a vida moderna, atravs do contraste entre o desenvolvimento urbano e a solido dos homens. III. Os apelos do mundo do consumo, provenientes do desenvolvimento das relaes capitalistas nos grandes centros urbanos, ficam evidenciados no terceiro verso: Melancolias, mercadorias espreitam-me. IV. A presena de vocbulos como vomitar, feia, enjoo, fezes indicativa de que o poema de Drummond traz marcantes caractersticas da lrica moderna ocidental, que fez do feio objeto esttico. As afirmativas corretas so: a) I e II, apenas. b) I e III, apenas. c) II e IV, apenas. d) III e IV, apenas. e) I, II, III e IV.
TEXTO PARA AS PRXIMAS 2 QUESTES:

MOS DADAS No serei o poeta de um mundo caduco. Tambm no cantarei o mundo futuro. Estou preso vida e olho meus companheiros. Esto taciturnos mas nutrem grandes esperanas. Entre eles, considero a enorme realidade. O presente to grande, no nos afastemos. No nos afastemos muito, vamos de mos dadas. No serei o cantor de uma mulher, de uma histria, no direi os suspiros ao amanhecer, a paisagem vista da janela, no distribuirei entorpecentes ou cartas de suicida, no fugirei para as ilhas nem serei raptado por serafins. O tempo minha matria, o tempo presente, os homens presentes, a vida presente. Carlos Drummond de Andrade, Sentimento do mundo (1940)

8. (Fatec 2007) Considere as seguintes afirmaes sobre o texto. I. Trata-se de um poema em que o eu lrico afirma seu desejo de que a poesia possa reconstruir aquilo que, tendo sido destrudo no passado, permanece atual em sua memria. II. O poeta manifesta a confiana de que sua nova poesia poder superar os problemas pessoais que quase o levaram ao suicdio e o fizeram desejar isolarse. III. O poeta convoca outros poetas para que, juntos, possam se libertar das velhas convenes que prejudicam a poesia moderna. IV. Os versos da 1a estrofe indicam o anseio do eu lrico de que sua poesia se aproxime dos homens e ajude a transformar a vida presente. V. Na 2a estrofe, o eu lrico nega que a poesia desse momento histrico deva tratar de temas sentimentais ou amorosos. So corretas apenas as afirmaes a) I, II e III. b) I e IV. c) II e III. d) III e IV. e) IV e V. 9. (Fatec 2007) Considerando o poema "Mos dadas", no conjunto da obra a que pertence ("Sentimento do mundo"), correto afirmar que Carlos Drummond de Andrade a) recusa os princpios formais e temticos do primeiro Modernismo. b) tematiza o lugar da poesia num momento histrico caracterizado por graves problemas mundiais. c) vale-se de temas que valorizam aspectos recalcados da cultura brasileira. d) alinha-se potica que critica as tcnicas do verso livre. e) relativiza sua adeso poesia comprometida com os dilemas histricos, pois a arte deve priorizar o tema da unio entre os homens.

Gabarito:
Resposta da questo 1: [A] Resposta da questo 2: [E] Resposta da questo 3: [D] Resposta da questo 4: [B] Resposta da questo 5: [C] Resposta da questo 6: [C] Resposta da questo 7: [E] Resposta da questo 8: [E] Resposta da questo 9: [B]

You might also like