You are on page 1of 74

GPSMAP 76S

chartplotting receiver

manual do proprietrio e guia de referncia

Introduo
Registro
GPSMAP 76S Registro

Nos ajude a melhorar o suporte a voc completando seu registro on-line hoje! Por que voc deve registrar seu GPSMAP 76S?

Notificao de Atualizaes do Produto Notificao de Produtos Novos Localizando de Unidades Perdidas ou Roubadas

Conecte a nosso site da Web (www.garmin.com) e procure o link de Registro de Produto na home page. Obrigado por escolher o GARMIN GPSMAP 76S. Se voc tm qualquer pergunta ou comentrios relativo ao uso do GPSMAP 76S voc pode visitar nosso site na Web ou pode contatar nosso Departamento de Atendimento ao consumidor M-F,8:00-5:00 CST (exceto feriados) em 1-800-800-1020.
Se voc registrou anteriormente a compra de um produto GARMIN usando registro por e-mail, ns o convidamos a registrar este produto novamente usando nosso NOVO sistema on-line.

Introduo
Advertncias e Precaues

ADVERTNCIA: Se voc usar o GPSMAP 76S em um veculo, de responsabilidade exclusiva do proprietrio/operador do GPSMAP 76S fixar a unidade de GPS de forma que no cause dano ou ferimento pessoal no caso de um acidente. No monte o GPSMAP 76S em cima de painis de airbag ou em um lugar onde seja provvel que o motorista ou os passageiros tenham impacto em caso de acidente ou coliso. ADVERTNCIA: Se voc usar o GPSMAP 76S em um veculo, de responsabilidade exclusiva do operador do veculo, operar-lo de maneira segura, mantenha vigilncia completa de toda a conduo, todo o tempo, e nunca se detraia com o GPSMAP 76S exceo de prticas operacionais seguras. inseguro operar o GPSMAP 76S enquanto voc estiver dirigindo. A falta de ateno ao operar o veculo e s condies da estrada enquanto o veculo equipado com o GPSMAP 76S estiver em movimento pode resultar em acidente ou coliso com dano de propriedade e dano pessoal. PRECAUO: DE RESPONSABILIDADE DO USURIO USAR ESTE PRODUTO PRUDENTEMENTE. ESTE PRODUTO S DEVE SER USADO COMO UMA AJUDA DE NAVEGAO E NO DEVE SER USADO PARA QUALQUER PROPSITO QUE REQUEIRA MEDIDA PRECISA DE DIREO, DISTNCIA, LOCAL, OU TOPOGRAFIA. PRECAUO: O Sistema de Posicionamento Global (GPS) operado pelo governo dos Estados Unidos que o nico responsvel por sua preciso e manuteno. O sistema est sujeito a mudanas que poderiam afetar a preciso e desempenho de todo o equipamento de GPS. Embora o GPSMAP 76S seja uma ajuda de navegao de preciso eletrnica (NAVAID), qualquer NAVAID pode ser mal utilizado ou ser mal interpretado e, ento tornar-se um risco.

NOTA: Este dispositivo obedece Parte 15 dos limites de interferncia do FCC para dispositivos digitais Classe B PARA USO EM CASA OU NO ESCRITRIO (exigncias de interferncia para casa ou escritrio so mais restritos que as exigncias para ao ar livre). A operao deste dispositivo est sujeito s seguintes condies: (1) este dispositivo no pode causar interferncia prejudicial, e (2) este dispositivo tem que aceitar qualquer interferncia recebida, inclusive interferncia que possa causar operao indevida. O GPSMAP 76S no contm nenhuma parte que exija manuteno pelo usurio. Consertos s devem ser feitos por um centro de servios autorizado GARMIN. Consertos sem autorizao ou modificaes podem resultar em dano permanente ao equipamento, tornando nula sua garantia e sua licena para operar este dispositivo de acordo com os regulamentos Parte 15.

Introduo
FCC Compliance Statement

Declarao de Conformidade com o FCC

Acordo de Licena de software


Acordo de Licena de software

Introduo
Acordo de Licena de software
USANDO O GPSMAP 76S, VOC CONCORDA EM ACEITAR OS TERMOS E CONDIES DO ACORDO DE LICENA DE SOFTWARE SEGUINTE. POR FAVOR LEIA CUIDADOSAMENTE ESTE ACORDO. GARMIN lhe concede uma licena limitada para usar o software embutido neste dispositivo (o "Software") em forma executvel binria na operao normal do produto. Ttulo, propriedade direitos e direitos de propriedade intelectual em e para o Software permanecem com a GARMIN. Voc reconhece que o Software de propriedade da GARMIN e protegido pelas leis de direitos autorais dos Estados Unidos da Amrica e protegido por tratados de direitos autorais internacionais. A partir daqui voc reconhece que a estrutura, organizao e cdigo do Software so segredos valiosos comerciais da GARMIN e que o Software na de forma cdigo fonte permanece um valioso segredo comercial da GARMIN. Voc concorda em no descompilar, desmontar, modificar, fazer engenharia inversa ou reduzir o Software a forma legvel ou qualquer parte dele ou criar qualquer trabalho derivado baseado no Software. Voc concorda em no exportar ou re-exportar o Software para qualquer pas em violao das leis de controle de exportao dos Estados Unidos de Amrica.

Introduo ................................... 3
Registro ......................................... 3 Advertncias e Precaues ........... 4 Conformidade com o FCC ........... 5 Acordo de Licena de software .... 6 Contedo ...................................... 7 Caractersticas ............................... 8

Seo Dois: Referncia ............. 9


Inicializando o Receptor GPS ...... 9 Pgina de Informao GPS ......... 10 Pgina de mapa ........................... 14 Opes de Configurao da Pgina de Mapa ................................ 15 Pgina de Bssola ....................... 22 Pgina de Rodovia ...................... 24 Rota ativa /Pgina Goto .............. 26 Pgina Plot .................................. 26 Menu Principal ........................... 28 Trip Computer ............................ 29 Tracks ......................................... 30 Waypoints ................................... 32 Pontos de Interesse ................ 37 Sadas ..................................... 38 Endereos .............................. 39 Intersees ............................. 40 Rotas ...................................... 40 Proximidade ........................... 45 Celestial ...................................... 46

MapSource Info .......................... 49 Menu Setup: Aba General ........ 49 Menu Setup: - Aba Altimeter ... 51 Menu Setup - Aba Compass .... 52 Menu Setup - Aba Time .............. 52 Menu Setup Aba Units ....... 53 Menu Setup Aba Location . 54 Menu Setup Aba Alarms .... 55 Menu Setup Aba Interface .. 56 Waypoints ................................... 57

Introduo
Contedo

Apndices ................................. 57
Apndice A: Especificaes ....... 57 Apndice B: Comunicando e Conectando ........................... 58 Apndice C :Diferena de Horrio59 Apndice D: Datums de Mapa ... 60 Apndice E: Termos de navegao62 Apndice G: Loran TD ............... 66 Apndice H: Acessrios ............. 68 Apndice I: ndice ...................... 69 Apndice J: Garantia .................. 73

Introduo
Caractersticas

O GPSMAP 76S um receptor de GPS porttil, com 7,5 onas, 12 canais, e uma antena interna em Quad Hlice. O GPSMAP 76S tem nove teclas localizadas na frente da unidade que permitem ao usurio acessar todas as funes da unidade rapidamente. O GPSMAP 76S tem uma tela monocromtica 180 X 240 pixels e 4 nveis de cinza que facilita a leitura. O GPSMAP 76S um GPS totalmente funcional, com uma Bssola e Barmetro eletrnicos embutidos. Cartografia de base Norte Americana embutida que inclui Rodovias Interestaduais e Estatais e Informaes de Sada. Usando o software de dados de mapa MapSource da GARMIN (no incluso), voc pode fazer com que o GPSMAP 76S exiba vrias informao de mapa diferentes. Ns atualmente oferecemos vrias opes de cartografia que incluem nosso Metroguide, Topografia, Vias fluviais, e dados de reas ideais para pesca e dados BlueChart. Confira seu representante local ou no nosso site da Web (www. garmin. com) por uma lista completa dos produtos MapSource. A GARMIN projetou seu GPSMAP 76S tendo o usurio em mente. O GPSMAP 76S impermevel a padres IPX 7, flutua e resistente o bastante suportar o uso mais duro. A interface amigvel ao usurio GARMIN lhe permitir estar navegando com seu GPS num instante. Seu GPSMAP 76S pode prover um benefcio mais importante, paz de esprito. Com seu GPSMAP 76S voc saber onde voc est, onde voc esteve e para onde voc est indo. E ento, como voc sempre saber o caminho de volta para casa, voc pode se concentrar no que voc teve a inteno de fazer, explorar o grande mundo ao ar livre. Obrigado por escolher GARMIN! Outras caractersticas incluem:
Waypoints: 500 com nome e smbolo grfico. Tracks: Track Log automtico; salvar 10 Track Logs. Rotas: 50 rotas que permitem que voc navegue por um conjunto de 50 waypoints. Computador de viagem: Odmetro de viagem, Tempo Parado, Velocidade Mdia de Movimento, Tempo em Movimento, Velocidade de Mdia Global, Tempo Total, Velocidade Mxima e Odmetro. Dados celestiais: Inclui Mars, Sol e Lua, e Caa e perodos de Pesca.

NOTA: Voc deve estar sempre preparado e capaz de navegar sem o GPSMAP 76S. Ele projetado para complementar outras formas de navegao bsica, no as substitua completamente.

A Seo de Referncia deste manual descrever as Pginas Principais e suas opes em detalhes. A seo Iniciando descreveu o processo de navegar as Pginas Principais de exibio e os Menus de Opo. Enquanto esta seo prover alguma orientao em como selecionar um item, sua inteno principal descrever cada Pgina Principal e seus Menus de Opes em detalhes. Inicializando o Receptor GPS Antes do GPSMAP 76S poder ser usado para navegao, o receptor GPS deve ser inicializado. O receptor GPS s deveria precisar ser inicializado a primeira vez em que a unidade usada, ou se foi armazenado por vrios meses. O GPSMAP 76S armazena dados orbitais para cada satlite em um Almanaque. Os dados orbitais so providos pelos sinais de satlite. Cada vez que a unidade usada, o Almanaque atualizado. assim que o GPSMAP 76S sabe quais satlites deve procurar. Se voc no usar seu GPS por vrios meses, ou mover a unidade vrios quilmetros entre usos, o Almanaque pode se tornar frio, quer dizer que a informao orbital no mais vlida. Se o Almanaque estiver frio, sua unidade pode ter dificuldade que fechar nos sinais de satlite. Se a unidade no puder receber sinais de satlite suficientes para determinar sua posio, exibir um menu de opes. Inicializando o Receptor de GPS:
1. Com pilhas novas instaladas, leve a unidade para fora, onde uma viso clara de 360 do cu possa ser obtida. 2. Ligue a unidade e mantenha sua frente com o topo da unidade apontando para cima. Siga as orientaes na tela e pressione PAGE para exibir a Pgina de Informao GPS. 3. O processo de inicializao automtico. O GPSMAP 76S no deve levar mais do que cinco minutos para adquirir sinais de satlite suficientes para ficar operacional. Quando a unidade puder navegar, exibir 2D GPS Location ou 3D GPS Location no Campo de Status do Receptor.

Referncia
Inicializando o Receptor GPS
Aponte o topo da unidade para cu

Quando inicializando o receptor ou tentando receber sinais do satlite, oriente o GPSMAP 76S de forma que o topo da unidade aponte para o cu. Se a unidade o topo da unidade estiver apontando para o horizonte, a recepo de satlite pode ser severamente degradada.

Opes de inicializao

Referncia
Inicializando o Receptor GPS

Se o GPSMAP 76S no puder determinar sua posio, um menu de opes ser exibido. Dependendo da situao, selecione uma opo para ajudar a unidade a adquirir satlites. Use With GPS Off Esta opo desligar o receptor de GPS. Selecione esta opo se voc est em ambiente fechado e no pode receber sinais de satlite ou se voc deseja usar s os sensores. Se esta opo selecionada, economizar energia das pilhas e far com que o mapa se atualize mais rapidamente. New Location Se voc moveu a unidade a outro estado, provncia, ou pas, e voc est tendo dificuldade em fechar sobre os sinais de satlite selecione New Location. Quando voc selecionar New Location, outro menu ser exibido. Este menu contm as opes Automatic e Use Map. Se voc seleciona Automatic a unidade mudar para o modo AutoLocate e comear a procurar satlites. Se voc selecionar Use Map voc pode usar o Ponteiro na Pgina de Mapa para selecionar sua posio aproximada e a unidade continuar adquirindo satlites normalmente. Automatic pode levar muito mais tempo para adquirir satlites. Stored w/o Batteries Se voc armazenou a unidade sem pilhas, a data armazenada no GPS pode estar incorreta. Para conferir a data, destaque Stored w/o Batteries e verifique a data exibida. .Se a data estiver incorreta, selecione Stored w/o Batteries para procurar satlites.

Opes de inicializao

Continue Acquiring Selecione esta opo se voc estiver em uma rea onde os sinais de satlite esto sendo bloqueados temporariamente. Pgina de Informao GPS A Pgina de Informao GPS exibe sua velocidade, altitude GPS, preciso estimada, status do receptor, posies de satlite, fora do sinal do satlite, data, horrio e a posio atual do receptor GPS. Se voc selecionou um Formato de Posio diferente do padro (hddd mm.mmm), apertando a tecla de MVEL em qualquer direo ir alternar o formato da posio atual na parte inferior da pgina entre os dois Formatos de Posio.

Velocidade , Altitude GPS e Preciso Estimada GPS Quando o GPS est recebendo pelo menos trs sinais satlite, ele ir fornecer a Velocidade (Speed) de GPS atual e a Preciso Estimada da Posio GPS (Accuracy). O GPS tem que estar recebendo pelo menos quatro sinais de satlites para informar a Altitude (Elevation). Status Atual do Receptor GPS Sempre ser exibido o Status Atual do Receptor GPS. Autolocate Fora o receptor a procurar cada satlite individualmente. Acquiring Satellites O receptor comear neste modo a cada vez que a unidade ligada. O receptor GPS permanecer neste modo at que adquira pelo menos 3 sinais de satlite. 2D GPS Location Indica que o receptor est usando somente trs sinais de satlite. Quando uma Posio GPS 2D alcanada, o GPS exibir sua posio atual mas ser incapaz de prover uma leitura de altitude. 3D GPS Location Indica que o receptor est usando atualmente pelo menos quatro sinais de satlite e capaz de prover sua posio atual e altitude. 2D Differential Location Indica que o receptor est usando dados diferenciais DGPS ou WAAS em trs satlites. 3D Differential Location Indica que o receptor est usando dados diferenciais DGPS ou WAAS em pelo menos quatro satlites. Lost Satellite Reception de satlite. Indica que o receptor de GPS perdeu a recepo

Referncia
Pgina de Informao GPS

Campos de Dados

Status do Receptor

Fora do Sinal de Satlite

Posio do Satlite

Horrio

Data

Posio

Simulating GPS Indica que o GPSMAP 76S est sendo executado em Modo de Simulador e o receptor de GPS est desligado. importante se lembrar que quando voc estiver usando o Simulador, o GPSMAP 76S no pode ser usado para navegao real. GPS Off Indica que o receptor de GPS est desligado.

Pgina de Informao GPS

Posio do satlite

Referncia
Pgina de Informao GPS

A posio de cada satlite disponvel exibida sobre dois anis de posio. O anel exterior representa o horizonte, o anel interno representa 45 sobre o horizonte e o central representa diretamente acima. Quando a unidade estiver usando um satlite para navegao, o nmero do satlite estar destacado nos anis de posio. A unidade pode ser ajustada para exibir posio de satlite orientada para o Norte, ou sua trilha atual, no topo do monitor. Barras Indicadoras da Fora do Satlite As Barras Indicadoras da Fora do Satlite no mostram s a fora do sinal sendo recebida, elas tambm mostram o status do sinal. As barras sero ou obscurecidas com uma cor cinzenta, ou cheias com preto slido. Se a barra estiver cinzenta, significa que o GPS est recebendo um sinal do satlite e est no processo de armazenar dados orbitais providos pelo sinal de GPS. Quando a barra virar preto slido, o GPS est usando o sinal de satlite para navegao. Um D em ou acima da barra significa que esto sendo aplicadas correes diferenciais quele satlite. Data, Horrio e Posio Atual O GPS obtm informao de data e horrio dos satlites. Os satlites so equipados com um relgio atmico que muito preciso. Considerando que o relgio GPS derivado de informao de cronmetro enviada pelo satlite, o

90

Ponto central - 90 acima do horizonte

Anel interno - 45 acima do horizonte Anel externo o horizonte 45

Viso Espacial do Satlite

relgio GPS tambm muito preciso. Quando o receptor de GPS alcanou uma Posio 2D ou 3D GPS, a posio atual ser exibida no Formato de Posio selecionado.

Menu de Opes da Pgina de Informao GPS Para ativar o Menu de Opes da Pgina de Informao GPS, aperte a Tecla MENU. Para selecionar uma opo, destaque a seleo desejada e ento aperte ENTER. Use With GPS On / Off Esta opo liga/desliga o receptor de GPS. Selecione esta opo se voc est em ambiente fechado e no pode receber sinais de satlite ou se voc deseja usar s os sensores. Se esta opo selecionada, economizar energia das pilhas e far com que o mapa se atualize mais rapidamente. Start/Stop Simulator Esta opo usada Iniciar ou Parar o Simulador. Track Up/North Up Esta opo determina se os satlites so exibidos com os anis orientados com o Norte em direo ao topo da tela ou sua Trilha Atual em direo ao topo da tela. New Location Se voc moveu a unidade para outro estado, provncia, ou pas, e est tendo dificuldade em fechar sobre os sinais de satlite, selecione New Location. Quando voc selecionar New Location, um menu de opes ser exibido. Este menu contm as opes Automatic ou Use Map. Se voc selecio- nar Automatic a unidade ir mudar para AutoLocate e comear a procurar satlites. Este mtodo pode levar at cinco minutos para a unidade comear a navegao. Se voc selecionar Use Map., pode usar o Ponteiro na Pgina de Mapa para selecionar sua posio aproximada e a unidade continuar adquirindo satlites normalmente usando o almanaque para referncia de satlite. Usando este mtodo, a unidade no precisa reinicializar e deve receber sinais de satlite mais depressa. Se a unidade est no modo Simulator (Simulador), a opo Use Map lhe permitir mover a posio atual simulada.
Opes da Pgina de Informao GPS

Referncia
Pgina de Informao GPS

Pgina de Mapa

Referncia
Pgina de Mapa

O GPSMAP 76S vem de fbrica com um mapa de base da Amrica do Norte que inclui um banco de dados de Cidades, Rodovias Interestaduais, Estaduais e Municipais, Informao de Sadas, Desenhos de Lagos e Rios e Linhas de Estrada de ferro. O mapa de base padro pode ser aprimorado usando produtos GARMIN MapSource. Mudando a Escala de Zoom Voc pode mudar a Escala de Zoom na Pgina de Mapa o que lhe permite ou ver uma rea menor em maior detalhe ou uma rea maior com menos detalhe. Como explicado neste manual, quando voc diminui a Escala de Zoom voc ver uma rea menor com maior detalhe. A Escala de Zoom atual exibida no canto inferior esquerdo da Pgina de Mapa. Se Overzoom exibido abaixo da Escala, nenhuma informao de mapa adicional est disponvel. Para mudar a Escala de Zoom:
1. Aperte a Tecla IN para diminuir a Escala de Zoom. 2. Aperte a Tecla OUT para aumentar a Escala de Zoom.

Campos de Dados Selecionvis pelo Usurio

Opes de Pgina de Mapa Para acessar as Opes da Pgina de Mapa, com a Pgina de Mapa exibida, aperte a Tecla MENU. Para selecionar uma opo do Menu, destaque a seleo desejada e ento aperte ENTER. Full Screen Map Esta opo esconde os campos de dados e amplia o mapa que passa a ocupar a tela inteira. Quando Full Screen Map selecionado a opo mudar para Show Data Fields
Escala de zoom (Ampliao)

Measure Distance Esta opo lhe permitir medir a distncia entre dois pontos. Conforme voc move o Ponteiro de Mapa, so exibidos a Distncia, Orientao e Posio do Ponteiro no topo do mapa. Para medir a distncia entre dois pontos do mapa, aperte ENTER para marcar uma referncia e ento mova o Ponteiro de Mapa outra posio. A Orientao e a Distncia so exibidas embaixo dos campos de dados.

Show Next Street Esta opo adiciona uma janela abaixo dos Campos de Dados e exibir o nome da rua do prximo cruzamento. Isto s funcionar se Lock to Road estiver em On (veja Configurao de Mapa Aba 'Other' na pgina 35) e dados de MapSource Metroguide ou City Navigator estiverem carregados na unidade. Setup Page Layout Esta opo lhe permite selecionar o nmero de linhas de campos de dados e o tamanho de texto usado nos campos. Voc tem a opo de exibir Pequeno (1 Linha), Pequeno (2 Linhas), Pequeno (3 Linhas), Mdio (1 Linha), Mdio (2 Linhas), Mdio (3 Linhas), Grande (1 Linha), ou Grande (2 Linhas). Para selecionar uma opo, destaque a seleo desejada ento aperte ENTER. A nova configurao ser exibida no mapa. Change Data Fields Esta opo lhe permite selecionar o tipo de dados que voc deseja exibir nos campos de dados. Para mudar o tipo de dado, coloque o destaque em cima do campo de dados desejado, ento aperte ENTER. Usando a Tecla MVEL, role pelas selees disponveis. Com o tipo de dado destacado, aperte ENTER para aceitar a seleo. Setup Map Esta opo contm as caractersticas de Configurao da Pgina de Mapa. As caractersticas so organizadas em um menu de abas, o que torna fcil localizar os diferentes itens da configurao. As Abas Map, Waypoint, Point, Marine, Line, Area, Topo, City, Road, e Other tm ajustes para Text, Zoom ou ambos. Por favor leia a descrio destes ajustes para entender como eles afetam as caractersticas de exibio das opes na Pgina de Mapa. Ajuste Text O ajuste Text permite determinar o tamanho de texto usado ao exibir um nome ou rtulo para um item na Pgina de Mapa. H quatro opes para o ajuste Text: Off, Small, Med e Large. Se voc selecionar Off, o item ser exibido no mapa sem um nome ou rtulo. Se voc selecionar Small, Med ou Large, o item ser exibido com um nome ou rtulo no tamanho de texto selecionado (Pequeno, Mdio ou Grande respectivamente).

Referncia
Pgina de Mapa

Opes da Pgina de mapa

Referncia
Opes da Pgina de Mapa

Ajuste Zoom Este ajuste determina quando sero exibidos itens no mapa. Voc tem a opo de selecionar uma escala: Off, Auto ou Zoom que coincida com as Escalas de Zoom para o mapa. Se voc selecionar Off, no sero exibidos os itens para aquela opo na Pgina de Mapa. Se voc selecionar Auto, o GPSMAP 76S determinar automaticamente o nvel de zoom para exibir os itens selecionados. Se voc selecionar um ajuste de escala, os itens s sero exibidos no mapa quando a Escala de Zoom de Mapa estiver na escala selecionada ou menor. Como um exemplo, se voc seleciona 500 ft como ajuste de Escala Zoom, os itens selecionados s sero exibidos quando a Escala de Zoom de Mapa estiver a 500 ft ou menor. Configurao de Mapa Aba General O Aba General contm os ajustes para Detail, Orientation, Colors, e Auto Zoom. Abaixo h uma descrio de cada ajuste. Para mudar um ajuste, destaque o campo apropriado e ento aperte ENTER. Faa sua seleo, e ento aperte ENTER para aceitar a nova seleo. Detail Ajustes: Most, More, Normal, Less, e Least. (A Maioria, Mais, Normal, Menos e Mnimo). Os ajustes de detalhe lhe permitem controlar a quantidade de dados de mapa exibidos pela unidade. Se voc selecionar um ajuste com detalhe alto, o tempo para a tela refazer o desenho ser mais lento.

Mapa de configurao

Aba General

Map Orientation Ajustes: North Up, Track Up e Course Up. Esta opo lhe permite determinar como o mapa exibido. Se North Up selecionado, o Norte sempre estar no topo da tela. Se Track Up selecionado, seu rumo atual sempre estar no topo da tela. Se Course Up selecionado, a linha de curso ativa sempre estar no topo da tela. Se voc tem Course Up selecionado e no tem um curso ativo, seu rumo atual estar no topo da tela.

Colors Esta opo lhe permite configurar o mapa para exibir ou terra ou gua na cor branca. Se voc selecionar Land a poro de terra do mapa ter uma cor mais clara que a gua. Se voc selecionar Water a poro de gua do mapa ter uma cor mais clara que a terra. Auto Zoom Esta opo faz que o mapa automaticamente faa uma ampliao em um waypoint quando voc chegar a ele. Configurao de Mapa Aba Map A Aba Map contm ajustes para o Basemap, MapSource, Lat Lon Grids e Grid Labels. Para mudar um ajuste, destaque o campo apropriado e ento aperte ENTER. Faa sua nova seleo e ento aperte ENTER para aceitar a seleo. Basemap Esta opo permite Ligar/Desligar os dados do Mapa de Base. Se voc selecionar 'Off', o Mapa de Base no ser mais exibido. MapSource Esta opo s est disponvel se dados de CD Mapsource foram carregados para a unidade. Se dados de MapSource estiverem disponveis, voc pode escolher quando exibir ou no os dados no mapa selecionando 'On' ou 'Off'. Se voc seleciona 'Off', os dados de MapSource no sero exibidos na Pgina de Mapa. Lat Lon Grid Grades Lat Lon sero exibidas em incrementos menores conforme reduzido o Nvel de Zoom na Pgina de Mapa. O ajuste Zoom para esta opo determina quando as grades comearo a ser exibidas na Pgina de Mapa. Se voc seleciona Auto e tem as opes de MapSource ou Basemap ajustadas em ON, a unidade no exibir a Grade Lat Lon. Grid Labels Esta opo lhe permite exibir as coordenadas na grade. Voc deve ter Lat Lon Grid exibido para que Grid Labels seja exibido. Se voc seleciona Auto e tem as opes de Basemap ou MapSource ajustadas em ON, a unidade no exibir Grid Labels.

Referncia
Opes da Pgina de Mapa

Configurao de Mapa

Aba Map

Configurao de Mapa

Aba Waypoint

Referncia
Opes da Pgina de Mapa

A Aba Waypoint contm as opes de configurao para Waypoints e Active Route Waypoint. Cada uma das opes tem um ajuste Text e Zoom. Para mudar um ajuste, destaque o campo apropriado ento aperte ENTER. Faa sua nova seleo, e ento aperte ENTER para aceitar a seleo. Waypoints waypoints. Esta opo ajusta os parmetros de exibio para todos os

Active Route Waypoint Esta opo fixa os parmetros de exibio para waypoints que esto em uma Rota Ativa. Por exemplo, se voc selecionou Small como a opo de texto para todos os waypoints, mas selecionou Large como ajuste para Waypoints da Rota Ativa, os waypoints includos em uma Rota Ativa sero exibidos com o texto grande na Pgina de Mapa. Configurao de Mapa Aba Point (Ponto) A Aba Point contm opes de ajuste para Navaids, Points of Interest, Geo e Exit. Cada uma das opes tem um ajuste Text e Zoom. Para mudar um ajuste, destaque o campo apropriado ento aperte ENTER. Faa sua nova seleo, e ento aperte ENTER para aceitar a seleo. Navaids -so itens exibidos no Mapa que ajudam a navegao. Navaids podem ser marcos, marcadores de quilometragem, zona de perigo, faris, bias, etc. Points of Interest incluem listas gerais de comrcio como restaurantes, hotis, postos de gasolina, etc. Geo incluem pontos como escolas, cemitrios, igrejas, torres, geleiras, parques, etc. Exit inclui informao de sada para o EUA e Canad.

Configurao de Mapa

Aba Waypoint

Configurao de Mapa

Aba Point

Configurao de mapa

Aba Marine

A Aba Marine contm ajustes de 'Texto' para Spot Soundings, Navaids, Tide Stations, e Services e ajustes Zoom para Navaids, Tide Stations e Services. Spot Soundings so leituras de profundidade mostradas em dados MapSource e BlueChart. Navaids so ajuda para navegao como bias e faris. Tide Stations estaes onde informao de Mar coletada. Services incluem Marinas, Postos de gasolina, etc. Configurao de Mapa Aba Line A Aba Line contm os ajustes de escala Zoom para Track Log,, Saved Tracks (Trilhas Salvas), Course Lines e Bearing Line. Para mudar um ajuste, destaque o campo apropriado e ento aperte ENTER. Faa sua nova seleo e ento aperte ENTER para aceitar a seleo. Track Log O Track Log (registro de trilha) um rastro de pontos deixado conforme sua posio muda na Pgina de Mapa. Course Lines mostra uma linha da navegao a partir do ponto onde ela foi iniciada para um waypoint de destino. Bearing Line Bearing Line mostrar a orientao a partir de sua posio atual para o waypoint ativo. Isto pode ser usado para guia-lo no caminho mais curto para seu waypoint.

Referncia
Opes da Pgina de Mapa

Configurao de Mapa

Aba Marine

Configurao de Mapa

Aba Line

Configurao de Mapa - Aba 'Area'

Referncia
Opes da Pgina de Mapa

O Aba Area contm os ajustes Text e Zoom para River/Lakes, Parks, Other e Metro. Para mudar um ajuste, realce o.campo e ento aperte ENTER. Faa sua nova seleo, ento aperte ENTER para aceitar a seleo. River/Lake Rios e Lagos aparecero sombreados no mapa. Park reas de Parques aparecero como uma rea sombreada. Other reas Geogrficas como shopping centers e campus universitrios aparecero como uma rea sombreada. Metro reas Metropolitanas aparecero como uma rea sombreada. 'Aba'Topo Configurao de mapa

Configurao de Mapa

Aba Area

A 'Aba' Topo (topografia) contm os ajustes Text (Texto) e Zoom para Linhas de Contorno Principais(major), Intermedirias(Inter), e Secundrias (minor). A opo Land Cover (Cobertura de Terra) tem um ajuste 'Zoom'. Para mudar um ajuste, realce o campo apropriado e ento aperte ENTER. Faa sua nova seleo, ento aperte ENTER para aceitar a seleo. Os ajustes de Linha de Contorno so usados para desatravancar o mapa. Se 'Auto' for a configurao de 'Zoom' selecionada, Linhas de Contorno Principais, Intermedirias, e Secundrias sero exibidas a um ajuste de Escala de Zoom Mapa mais alto. Configurao de Mapa Aba City A Aba City contm os ajustes Text e Zoom para Large City, Medium City, Small City e Small Towns (Cidade Grande, Mdia, Pequena e Vilas Pequenas respectivamente). Para mudar um ajuste, destaque o campo e ento aperte ENTER. Faa sua seleo e ento aperte ENTER para aceitar.

Configurao de Mapa

Aba Topo

Configurao de Mapa

Aba City

Os ajustes de Cidade so usados para desatravancar o mapa. Se Auto o ajuste Zoom selecionado, as cidades Grandes e Mdias sero exibidas em um ajuste de Escala Zoom de Mapa mais alta.

Configurao de mapa - 'Aba Road A Aba Road contm contm os ajustes Text (Texto) e Zoom para Local Road Names e ajuste de 'Zoom' para Freeway, Highway e Local Road. Para mudar um ajuste, realce o campo apropriado e ento aperte ENTER. Faa sua nova seleo, ento aperte ENTER para aceitar a seleo. Freeway Highway Auto-estradas Interestaduais e Federais dos E.U.A. Rodovias Estaduais e Rodovias Locais Todas as Outras Estradas Rtulos de Nome para Estradas Locais

Referncia
Opes da Pgina de Mapa

Local Roads

Local Road Names

Configurao de Mapa Aba Other A Aba Other (Outros) contm os ajustes Text e Zoom para Railroad (Via frrea) e On/Off (ativado/desativado) para o Crculo de Preciso. Para mudar um ajuste, destaque o campo apropriado e ento aperte ENTER. Faa sua nova seleo e ento aperte ENTER para aceitar. Railroad controla a exibio de linhas de estradas de ferro na Pgina de Mapa. Accuracy Circle O Crculo de Preciso exibido ao redor do Tringulo de Posio na Pgina de Mapa. O Crculo de Preciso mostra a preciso estimada da posio.Se sua posio atual estiver justaposta a uma estrada, o Crculo de Preciso no ser exibido. Heading Line Se Heading line est em On (ativada), uma linha mostrando sua direo atual ser projetada no mapa a partir da sua posio atual. A linha de direo uma linha preta fina. Lock to Roads Se Lock to Roads est em On, a unidade tentar se justapor sua posio a uma estrada.
Configurao de Mapa Aba Other Configurao de Mapa Aba Road

Pgina de Bssola

Referncia
Pgina de Bssola
Campos de dados do usurio

A Pgina de Ponteiro melhor utilizada para navegao, quando uma linha de curso direto no pode ser seguida. A Pgina de Ponteiro tem Campos de Dados Selecionveis pelo Usurio ao longo do topo, uma Barra de Status, um Anel de Bssola e um Ponteiro. A Pgina de Bssola pode navegar usando a Bssola Eletrnica ou o receptor de GPS. De fbrica a unidade navegar usando a Bssola Eletrnica quando abaixo de 10 mph. Se a unidade de velocidade exceder 10 mph, a unidade passar automaticamente ao receptor de GPS para navegao. Quando a velocidade da unidade cai abaixo de 10 mph por mais de 90 segundos, a unidade voltar a usar a Bssola Eletrnica para navegao. Estes ajustes podem ser alterados no Menu Principal Aba 'Compass ' (veja pginas 49-50). A Bssola Eletrnica pode ser facilmente ligada/desligada, apertando e segurando a tecla PAGE. Uma mensagem ser exibida ao longo da parte inferior da tela indicando o status da Bssola Eletrnica. Aperte a tecla ENTER para aceitar a mensagem. Se voc quiser economizar energia das pilhas, recomendado que voc s ligue a Bssola Eletrnica para fazer a leitura, e ento a desligue. Se a Bssola Eletrnica estiver desligada, a unidade usar o receptor de GPS automaticamente para navegao. O Anel de Bssola um monitor grfico de seu rumo atual. Conforme voc muda de direo, o Anel de Bssola girar; seu rumo atual estar sempre no topo da bssola. O Ponteiro sempre apontar em direo ao waypoint de destino. Quando voc estiver indo diretamente em direo ao waypoint, o Ponteiro ir alinhar com a linha vertical no Anel de Bssola. Quando voc chega ao waypoint, uma mensagem Arriving at Destination (chegando ao destino) ser exibida. importante perceber que o Anel de Bssola no age como uma

Barra de Status

Linha Vertical

Anel de Bssola

Ponteiro

Quando a Bssola Eletrnica estiver em "ON" N (ligada), o cone de bssola ser exibido nas Pginas de Mapa, Bssola, e Rodovia.

bssola verdadeira. Voc tem que estar em movimento para o Anel de Bssola e o Ponteiro atualizarem e apontarem para seu destino corretamente. Ao usar a Bssola Eletrnica para navegao, a unidade deve ser mantida nivelada ou a leitura de bssola pode ser inexata. Se a unidade no est sendo mantida nivelada, uma mensagem Hold Level ser exibida.

Opes da Pgina de Bssola Para acessar as Opes de Pgina de Ponteiro, com a Pgina de Ponteiro exibida pressione a Tecla MENU. Setup Page Layout Esta opo lhe permite selecionar o nmero de linhas do campo de dados e o tamanho do texto usado nos campos. Voc tem a opo de exibir Nenhum (None), Pequeno (Small) (1 Linha (Row)), Pequeno (2 Linhas), Pequeno (3 Linhas), Mdio (Medium) (1 Linha), Mdio (2 Linhas), Mdio (3 Linhas), Grande (Large) (1 Linha), ou Grande (2 Linhas). Para selecionar uma opo, destaque a seleo desejada e ento aperte ENTER. A nova configurao ser exibida no mapa. Pressione QUIT para sair da opo. Change Data Fields Esta opo lhe permite selecionar o tipo de dados que voc deseja exibir nos campos de dados. Para mudar um tipo de dado, coloque o destaque em cima do campo de dados desejado, ento aperte ENTER. Usando a Tecla MVEL, role pelas selees disponveis. Com o tipo de dados destacado, aperte ENTER para aceitar a seleo. Calibrate Compass A Bssola Eletrnica precisar ser calibrada na primeira vez em que as pilhas forem instaladas e sempre que so trocadas. Para calibrar a bssola, com Start destacada na Pgina Calibrate Compass, pressione ENTER. Mantendo a unidade em nvel, gire-a lentamente, pelo menos duas voltas, na mesma direo. Haver uma mensagem indicando como voc est girando a unidade Too Fast, Just Right, ou Too Slowly (muito rpido, correta, ou muito lento). Quando terminar, a unidade exibir uma mensagem indicando se a calibragem obteve xito ou falhou. Se a calibragem obteve xito, pressione ENTER para continuar, se falhou, pressione ENTER para tentar novamente. Sight N Go Esta funo permite ao usurio localizar visualmente um ponto de referncia e estabelecer um rumo magntico para ele. Uma vez que um rumo estabelecido, a unidade iniciar navegao nesta direo.

Referncia
Opes da Pgina de Bssola

Opes da Pgina de Bssola

Referncia
Pgina de Rodovia

Pgina de Rodovia A Pgina de Rodovia melhor usada para navegao quando um curso em linha direta pode ser seguida. A Pgina de Rodovia tem Campos de Dados Selecionvis pelo Usurio ao longo do topo, uma Barra de Status, e a exibio da Rodovia. A Pgina de Rodovia compartilha muitas caractersticas com a Pgina de Mapa. Quaisquer, trilhas, trilhas salvas ou waypoints que esto dentro da rea de exibio, sero mostrados, o Nvel de Zoom pode ser mudado com as Teclas IN e OUT, e o Tringulo representa sua posio atual. Para navegar usando a Rodovia, apenas siga a estrada. Se a Rodovia mover direita, vire direita at que o tringulo esteja alinhado com a Linha Branca no meio da Rodovia, e a Rodovia esteja apontada para o topo da tela. Quando voc est chegando a uma curva, a mensagem Approaching Turn ser exibida. Conforme voc se aproxima de seu destino, a mensagem Arriving at Destination ser exibida. Se estiver usando a Bssola Eletrnica para navegao, a unidade precisa ser mantida em nvel, caso contrrio, uma mensagem Hold Level ser exibida. Opes da Pgina de Rodovia

Pgina de Rodovia

Para acessar as Opes da Pgina de Rodovia, com a Pgina de Rodovia exibida, pressione a Tecla de MENU. Para selecionar uma opo do Menu, destaque a seleo desejada e ento aperte ENTER. Setup Page Layout Esta opo lhe permite selecionar o tamanho de texto e o nmero de linhas de campos de dados. Voc tem a opo de exibir: Nenhum (None), Pequeno (Small) (1 Linha (Row)), Pequeno (2 Linhas), Pequeno (3 Linhas), Mdio (Medium) (1 Linha), Mdio (2 Linhas), Mdio (3 Linhas), Grande (Large) (1 Linha), ou Grande (2 Linhas). Para selecionar uma opo, destaque a seleo desejada ento aperte ENTER. A nova configurao ser exibida no mapa. Change Data Fields Esta opo lhe permite selecionar o tipo de dados voc deseja exibir nos campos de dados. Para mudar um tipo de dado, coloque o destaque em cima do campo de dados desejado, ento aperte ENTER. Usando a tecla MVEL, role pelas selees disponveis. Com o tipo de dado destacado, aperte ENTER para aceitar a seleo.

Opes da Pgina de Rodovia

Setup Highway Esta opo contm as funes de Configurao da Rodovia. As caractersticas so organizadas em um menu de aba que torna fcil localizar os diferentes itens de configurao. Para selecionar uma opo de uma Aba de Menu, destaque a seleo desejada ento aperte ENTER. Configurao de Rodovia Aba Line A Aba Line contm ajustes On//Off (ativa/desativa) para Active Leg, Active Route, Track Log e Saved Tracks. Para mudar um ajuste, destaque o campo apropriado, ento aperte ENTER. Faa sua nova seleo, ento aperte ENTER para aceitar a seleo. Active Leg Se Off selecionado, a Perna Ativa da Rodovia Grfica no ser exibida. Active Route Se Off selecionado, a Rota ativa da Rodovia Grfica no ser exibida. Track Log Se Off selecionado, o Histrico de Trilha no ser exibido. Saved Tracks Se Off selecionado, as Trilhas Salvas no sero exibidas. Configurao de Rodovia Aba 'Waypoint A Aba 'Waypoint contm ajustes On//Off (ativa/desativa) para Next, Route e Other. Para mudar um ajuste, destaque o campo apropriado, ento aperte ENTER. Faa sua nova seleo, ento aperte ENTER para aceitar a seleo. Next Este ajuste determina se o prximo waypoint em uma Rota ser exibido. Se On selecionado, voc ver o prximo waypoint na Rota. Se On selecionado e a opo de Rota est ajustada para Off, s o Prximo Waypoint na Rota ser exibido. Route Este ajuste determina se sero exibidos os waypoints em uma Rota. Se esta seleo ajustada como Off, Waypoints de Rota no estaro na Rodovia Grfica. Other Este ajuste determina se waypoints prximos sero exibidos.

Referncia
Opes de Pgina de Rodovia

Configurao de Rodovia

Aba Line

Configurao de Rodovia

Aba Waypoint

Rota Ativa/Pgina de Goto

Referncia
Rota ativa / Pgina Plot

A Pgina de Rota/Goto Ativo mostrar o waypoint(s) que esto sendo atualmente usados para navegao. Se voc est navegando usando um Go To, ento o waypoint ativo ser exibido, com a distncia remanescente exibida no lado direito da tela. Se voc estiver navegando uma rota, a lista de waypoints de rota exibida com a distncia de cada perna exibida no lado direito da tela. Apertando a Tecla MVEL direita ou esquerda circular pelos campos de dados no lado direita da tela mostrando uma variedade de dados. Pressionando MENU, exibir as opes que esto disponveis para navegao atual. Pgina Plot A Pgina Plot usada para ver os dados fornecidos pelo Altmetro. A unidade pode ser ajustada para delinear mudanas de Presso ou Altitude. Tanto Presso Baromtrica como Presso Ambiente podem ser delineadas ao longo do tempo. Mudanas de altitude podem ser delineadas ao longo do tempo ou da distncia. Os dados para o grfico de Altitude esto contidos no track log. Se voc limpa o track log, o grfico de altitude atual tambm ser limpo. Limpando o track log, no limpar o grfico de Presso atual.

Pgina de Rota ativa

A Pgina Plot tem acima, campos de dados configurveis. Um campo de dados abaixo da pgina mostrar informao atual que se que relaciona ao tipo de dados mostrado no grfico. Apertando a tecla MVEL para cima ou para baixo mudar a escala vertical do grfico. Apertando a tecla de MVEL para cima, aumenta a escala vertical mostrando menos detalhe vertical no grfico. Apertando a tecla de MVEL para baixo diminui a escala vertical, mostrando mais detalhe vertical. Apertando a tecla zoom IN ou OUT mudar a escala horizontal, e lhe permite ver uma rea maior do grfico em menor detalhe, ou uma rea menor em maior detalhe. Ampliando com a tecla OUT aumenta a escala horizontal, mostrando mais dados, Aproximando com a tecla IN diminui a escala vertical, mostrando menos dados. Ao ampliar com OUT, a escala vertical ser aumentada se for preciso para acomodar todo o detalhe vertical dos dados.

Pgina Plot

Para movimentar o grfico, aperte a tecla MVEL Esquerda ou Direita. Isto exibir um cone em cruz que movimentar o grfico. Sero mostrados dados para o ponto de grfico selecionado em rtulos ao longo das escalas verticais e horizontais. Para encerrar o modo de movimento, aperte a tecla QUIT. Opes Pgina Plot Plot Barometer/Plot Ambient Pressure Ajusta a Pgina Plot para mostrar Presso Baromtrica ou Ambiente ao longo do tempo. Estas opes s estaro disponveis quando a unidade estiver plotando presso. Plot Over Time/ Plot Over Distance Estas opes s estaro disponveis quando a unidade estiver plotando altitude. Selecionando Plot Over Distance ajusta a escala horizontal do grfico para mostrar distncia. Selecionando Plot Over Time ajusta a escala horizontal do grfico para mostrar tempo. O grfico poder mostrar dados armazenados para as ltimas 72 horas ou as ltimas 80 milhas/120 quilmetros viajados. Show Elevation Plot/Show Pressure Plot Ajusta a Pgina Plot para mostrar Altitude ou Presso. Setup Page Layout Esta opo lhe permite selecionar o tamanho de texto e o nmero de linhas de campos de dados. Voc tem a opo de exibir: Nenhum (None), Pequeno (Small) (1 Linha (Row)), Pequeno (2 Linhas), Pequeno (3 Linhas), Mdio (Medium) (1 Linha), Mdio (2 Linhas), Mdio (3 Linhas), Grande (Large) (1 Linha), ou Grande (2 Linhas). Para selecionar uma opo, destaque a seleo desejada ento aperte ENTER. A nova configurao ser exibida no mapa. Pressione QUIT para encerrar a opo.

Referncia
Opes da Pgina Plot

Movendo a Pgina de Plot

Opes da Pgina Plot

Referncia
Opes da Pgina Plot Menu Principal

Change Data Fields Esta opo lhe permite selecionar o tipo de dados voc deseja exibir nos campos de dados. Para mudar um tipo de dado, coloque o destaque em cima do campo de dados desejado, ento aperte ENTER. Usando a tecla MVEL, role pelas selees disponveis. Com o tipo de dado destacado, aperte ENTER para aceitar a seleo. Calibrate Altimeter Se necessrio, o Altmetro pode ser calibrado. Se a Auto Calibragem do Altmetro estiver em On, pode no ser necessrio calibrar o Altmetro. Veja pgina 49 para ajustes de Auto Calibragem do Altmetro. Para Calibrar o Altmetro, selecione Calibrate Altimeter no menu de opes e pressione ENTER. No campo Calibrate Altimeter Using selecione Current Elevation, Current Pressure ou GPS Elevation ('Altitude Atual', Presso Atual' ou 'Altitude GPS'). Se estiver disponvel uma boa presso conhecida ou altitude exata, estas sero preferveis. Se estes dados no estiverem disponveis, a Altitude GPS pode ser usada para calibragem. Se Current Elevation ou Current Pressure forem selecionados, um valor para a presso ou altitude deve ser entrada no campo Value. Quando terminar, destaque o boto Set e pressione ENTER para aceitar os ajustes de calibragem. Pgina Menu Principal A Pgina do Menu Principal contm ajustes e funes que no esto nas Pginas Principais. O Menu Principal pode ser acessado a partir de qualquer das Pginas Principais apertando MENU duas vezes. Para selecionar um item no Menu principal, coloque o destaque em cima do item do menu, ento aperte ENTER. Na parte inferior do Menu Principal esto trs campos, Status da Iluminao da tela LCD, Status da Memria e um Indicador de Energia que indica se a unidade est usando pilhas ou fonte de energia externa e o nvel de energia das pilhas. O indicador de carga calibrado para pilhas Alcalinas. Se voc usar outro tipo de pilha, a leitura pode no refletir o nvel de carga atual dessas pilhas.

Pgina Calibrate Altimeter

Pgina Menu Principal

Trip Computer A Pgina de Computador de Viagem tem duas abas ao topo, Horizontal e Vertical. Tanto a Aba Horizontal como a Vertical tem oito campos de dados. Apertando a tecla MENU exibir as opes para a aba selecionada. Campos de dados na Aba Horizontal Trip Odom O campo Trip Odom exibir a distncia total viajada desde que Trip Computer foi reiniciado (Reset) pela ltima vez. Stopped Time O campo Stopped Time exibe o tempo total que a unidade esteve parada desde que Trip Computer foi reiniciado pela ltima vez. Moving Avg O campo Moving Avg exibe a velocidade mdia baseada no tempo que a unidade esteve em movimento desde que o Trip Computer foi reiniciado pela ltima vez. Moving Time O campo de Moving Time exibe o tempo total que a unidade esteve em movimento desde que o Trip Computer foi reiniciado pela ltima vez. Overall Avg O campo Overall Avg (Velocidade) exibir a velocidade mdia da unidade desde que o Trip Computer foi reiniciado pela ltima vez. Total Time O campo de Total Time exibir o Tempo Total em que a unidade permaneceu ligada desde que o Trip Computer foi reiniciado pela ltima vez. Max Speed O campo de Max Speed exibir a velocidade mxima que a unidade viajou desde que o Trip Computer foi reiniciado pela ltima vez. Odometer Mostra a distncia total viajada desde que foi reiniciado pela ltima vez. Opes da Aba Horizontal Reset Trip Esta opo reajustar todos os campos de dados (salvo max speed e odometer) para zero. Reset Max Speed Esta opo reajustar o campo de dados Max Speed para zero. Reset Odometer Esta opo reajustar o campo de dados Odometer para zero. Reset All Esta opo reajustar todos os campos das Abas Horizontal e Vertical para zero.

Referncia
Menu Principal: Computador de Viagem

Trip Computer

Aba Horizontal

Trip Computer

Aba Vertical

Referncia
Opes de Trip Computer Tracks

Opes da Aba Horizontal

Opes da Aba Vertical

Campos de dados na Aba Vertical Total Ascent O campo Total Ascent mostrar a Ascenso Total durante a viagem na unidade selecionada. Este campo indica o total de todas as ascenses. Total Descent O campo Total Descent mostrar a Descida Total durante a viagem na unidade selecionada. Este campo indica o total de todas as descidas. Por exemplo, se voc ascender 100 ps, descer 20 ps, ascender 50 ps e descer 30 ps, a Ascenso Total seria 150 ps e Descida Total seriam 70 ps.(NT: ?50?) Max Ascent O campo Max Ascent mostra a taxa mxima de ascenso. Max Descent O campo Max Descent mostra a taxa mxima de descida. Avg Ascent O campo Avg Ascent mostra a taxa mdia de ascenso. Avg Descent O campo Avg Descent mostra a taxa mdia de descida. Max Elevation O campo Max Elevation mostra a Altitude Mxima da viagem. Min Elevation O campo Min Elevation mostra a Altitude Mnima da viagem. Opes da Aba Vertical Reset Trip Esta opo reinicializar todos os campos exceto Max Elevation para zero. Reset Max Elevation Esta opo reajustar o campo Max Elevation para zero. Reset All Esta opo reinicializar todos os campos das Abas Vertical e Horizontal para zero. Tracks A Pgina Tracks (Trilhas) exibe a quantidade de Memria de Tracks usada, e permite que voc Salve ou Limpe o Track Log (Histrico de Trilha) atual, e exiba uma lista de quaisquer Tracks Salvos. Save Quando selecionar Save voc pode escolher a distncia para trs no log (histrico) que voc deseja salvar. Faa a seleo e aperte ENTER para salva-la. Clear O Boto Clear lhe permitir limpar o Track Log. Se a Pgina de Mapa ficar atravancada com todas suas trilhas, limpando o Track Log limpar o mapa.

Opes da Pgina Track Para acessar as Opes de Track, com a Pgina Tracks exibida, aperte a Tecla MENU. Delete Saved Track Se voc salvou trilhas, use esta opo para apagar uma trilha salva. Delete All Tracks Esta opo apagar todas as trilhas salvas. Setup Track Log Esta seleo exibe o menu de Configurao de Track Log. Este menu contm opes para Gravao de Track, Mtodo de Registro, e Intervalo. Recording Off (desligado), Wrap When Full ou Stop When Full (para quando cheio). Se Wrap When Full selecionado, quando a memria estiver cheia, o ponto de trilha mais antigo ser apagado e um novo ponto adicionado ao final. Record Method O Mtodo de Gravao pode ser ajustado para Auto,Time ou Distance. (Automtico, Tempo e Distncia). Interval usado para selecionar ou entrar um intervalo para o Mtodo de Gravao (Record Method). Pgina de Informao Track Para Acessar informao sobre uma Trilha Salva (Saved Track), destaque a trilha desejada e ento aperte ENTER. Isto exibir a Pgina de Informao Track. A Pgina de Informao Track contm campos de dados para o Nome, Distncia e Pontos. H quatro Botes de Opo ao longo da parte inferior da pgina. Name Este campo lhe permitir mudar o Nome da Trilha Salva. Quando as trilhas so salvas o GPSMAP 76S usa uma data como o nome padro da trilha. Distance a distncia total da Trilha Salva. Points Mostra o nmero de pontos de track log na Trilha Salva. Area Mostra a rea calculada dentro do Track. Os pontos extremos do trajeto sero conectados com uma linha direta ao calcular a rea. Se o trajeto cruzar a si mesmo, o clculo de rea no ser preciso.

Referncia
Opes da Pgina Track

Menu Principal

Pgina Track

Opes da Pgina Track

Referncia
Pgina de Informao de Track Pgina Points

Show on Map and Highway quando checado, permitir exibir uma Trilha Salva no Mapa e na Pgina de Rodovia. Elevation Plot o boto Elevation Plot mostrar o Grfico de Altitude para o track salvo na Pgina Plot. Boto Delete Se Boto Delete for selecionado, ser perguntado se voc deseja apagar a Trilha Salva. Boto Map Exibir a Trilha Salva na Pgina de Mapa. Boto TracBack Iniciar Navegao TracBack. Navegao TracBack usa os Pontos de Trilha de uma trilha salva para criar uma rota automaticamente. Voc ter a opo de navegar a rota no sentido Original ou Reverse (Original ou Inverso). Boto OK Salva qualquer mudana e retorna para a Pgina Track. Pgina Points A Pgina Points lhe permite selecionar Waypoints, Pontos de Interesse, Cidades, Sadas, Endereos, e Intersees usando sua posio atual ou uma posio no mapa. Para selecionar um item Point, destaque a seleo desejada, ento aperte ENTER. Waypoints Quando Waypoints' selecionado, uma lista de waypoints de usurio ser exibida. Esta lista pode ser exibida como Waypoints by Name,ou Nearest Waypoints. Com a lista de waypoints exibida, apertando a Tecla MENU exibir um Menu de Opes. Menu de Opes Waypoint Find By Name /Find Nearest Esta opo lhe permite selecionar como a Lista de Waypoint ser exibida. Quando a opo Find Nearest for a seleo atual, Find By Name ser exibido no menu de opes.

Pgina de Informao de Track


DICA: Se voc sabe que voc vai usar a funo TracBack para uma viagem de volta, limpe o Track Log antes de iniciar a viagem. Isto assegura que voc s estar navegando ao longo da Trilha mais recente.

Find Nearest Exibir uma lista que contm os waypoints mais prximos dentro de um raio 100 milhas. Os waypoints sero listados com o waypoint mais prximo no topo da lista. Find By Name Exibir uma lista que contm todos os Waypoints doUsurio. Voc tem a opo de entrar com um nome de waypoint no campo de dados ou rolar pela Lista de Waypoints. Conforme voc entra o nome de um waypoint, o GPSMAP 76S atualizar a lista de waypoints para mostrar nomes de waypoint que coincidem com as letras que j foram entradas. Se preferir, voc pode continuar entrando o nome, ou pode apertar a Tecla ENTER e rolar pela lista. Delete Waypoint Ir apagar o waypoint selecionado. Delete By Symbol Ir apagar todos waypoints que tenham o mesmo smbolo de waypoint selecionado. Delete All Ir apagar todos os waypoints de usurio. Criando Waypoints H trs mtodos para criar waypoints no GPSMAP 76S. Voc pode apertar a Tecla ENTER/MARK enquanto em uma posio, voc pode criar um waypoint na Pgina de Mapa, ou voc pode entrar com as coordenadas para um waypoint manualmente. Quando um waypoint criado, ao pressionar a tecla MENU, sero exibidas quatro opes, Average Location, Project Location, Sight N Store e Append to Route. (veja pg. 35) Criando um waypoint usando a Tecla ENTER/MARK Quando voc estiver em uma posio que voc quer salvar, aperte e segure ENTER/MARK at que a Pgina Mark Waypoint seja exibida. Neste ponto voc pode editar o nome do waypoint, smbolo, altitude e profundidade (veja a pgina 44 para informao sobre como editar waypoints). Para salvar o waypoint na memria, destaque o boto OK e aperte ENTER.
Point

Referncia
Menu de Opes Waypoint Criando Waypoints

Menu de Opes Waypoint

Pgina Mark Waypoint

Referncia
Criando e Editando Waypoints
Campo Smbolo Campo Nome

Criando um waypoint na Pgina de Mapa Usando a Tecla MVEL, mova o Ponteiro de Mapa para uma posio na Pgina de Mapa onde voc quer criar um waypoint e pressione ENTER. Se o Ponteiro de Mapa no estiver em um Item de Mapa ou Estrada, a Pgina New Waypoint (Novo Waypoint) ser exibida. Neste ponto voc pode editar o nome do waypoint, smbolo, altitude e profundidade (veja a pgina 44 para informao sobre como editar waypoints). Para salvar o waypoint na memria, destaque o boto OK ' e aperte ENTER. Criando manualmente um waypoint que usa coordenadas existentes Aperte e segure ENTER/MARK at que a Pgina Mark Waypoint seja exibida. A unidade capturar sua posio atual. Destaque o Campo de Posio e aperte ENTER. Usando a Tecla MVEL, entre com a nova posio. Aperte ENTER para aceitar a mudana. Neste momento voc pode editar o nome do waypoint, smbolo, altitude e profundidade. Para salvar o waypoint na memria, destaque o boto OK ' e aperte ENTER. Editando Waypoints Voc pode editar waypoints quando eles so criados ou depois que eles estiverem salvos na memria. H cinco itens que podem ser mudados, smbolo, nome, posio, altitude, profundidade. Voc tambm pode escolher se o nome do waypoint ser mostrado na Pgina de Mapa ou no. Para editar um waypoint salvo Aperte a Tecla MENU duas vezes para exibir o Menu Principal. Destaque Points e pressione ENTER, ento destaque Waypoints' e pressione ENTER novamente. Selecione o waypoint desejado da lista e aperte ENTER para exibir a Pgina de Waypoint. Quando terminar, destaque o boto OK ' e aperte ENTER para aceitar as mudanas. Selecionando um smbolo Coloque o destaque no campo de smbolo e pressione ENTER. Usando a Tecla MVEL, selecione um smbolo da lista e aperte ENTER. O smbolo selecionado ser exibido na posio do waypoint na Pgina de Mapa.

H quatro botes na parte inferior da Pgina 'Mark Waypoint , Page , Delete , Map , Goto e OK . Se voc deseja apagar o waypoint, realce o boto Delete e aperte ENTER. Se voc quiser ver o waypoint no mapa, realce o boto 'Map' e aperte ENTER. Para iniciar navegao direta ao waypoint, realce o boto 'Goto e aperte ENTER. O boto 'OK usado salvar qualquer mudana que voc possa ter feito ou fechar a janela.

Mudando o Nome Posicione o destaque sobre o do campo do nome e pressione ENTER. Usando a Tecla MVEL (acima/abaixo) role pela lista alfa-numrica e faa uma seleo. Para mover para a prxima posio, aperte a tecla MVEL direita. Quando terminar, aperte ENTER para aceitar as mudanas. Mudando a Posio, Altitude ou Profundidade Coloque o destaque no campo desejado e pressione ENTER. Usando a Tecla MVEL, role pela lista numrica at que o nmero desejado seja exibido. Aperte a Tecla MVEL direita para mover ao prximo caractere. Quando terminar, aperte ENTER para aceitar as mudanas. Mostrar Nome nos Mapas Quando Show Name on Maps est checado, o nome do waypoint ser exibido na Pgina de Mapa. Para Checar/ Deschecar a caixa, coloque o destaque em cima daquela caixa e pressione ENTER. Opes das Pginas New, Mark e Waypoint Quando a Pgina New, Mark ou Waypoint exibida apertando a tecla MENU exibir um menu de opes. Este menu contm quatro opes, Average Location, Project Location, Sight N Store, e Append to Route. Average Location Quando esta opo selecionada, a Pgina de Mdia Posio ser exibida e a unidade comear a tomar leituras de posio e tirar a mdia. Sero exibidas a posio, preciso estimada, altitude e contagem das medidas na Pgina de Mdia de Posio. Quando voc estiver pronto para salvar o waypoint, com o boto Save destacado, pressione ENTER.

Referncia
Editando Waypoints Pginas de Opes de Waypoint

Opes das Pginas New, Mark e Waypoint

Referncia
Pginas de Opes de Waypoint

Project Location Quando esta opo selecionada a Pgina de Projeo de Posio ser exibida. A Pgina de Projeo de Posio tem quatro campos, Location, From, Distance, e Bearing. O campo From permite ao usurio selecionar a partir de onde ele gostaria de projetar um waypoint, as opes so Current Location, Use Map e Use Points Menu (posio atual, usar o mapa e usar o Menu Points). Depois de fazer uma seleo, no campoFrom, precisar ser entrada uma distncia (Distance) e orientao (Bearing). Quando terminar de entrar os dados, destaque o boto Save e pressione ENTER. Os dados na Pgina de Novo Waypoint refletiro a posio do waypoint agora projetado. Para salvar o novo waypoint, destaque o boto 'OK' e pressione ENTER. Sight N Store Quando ' Sight N Store ' selecionado uma Pgina de Bssola ser exibida. Alinhe as marcas de visada no estojo da unidade com um objeto e pressione ENTER. Voc precisar entrar com uma distncia calculada ao objeto de sua posio atual. Selecionando o campo Bearing lhe permitir re-visar. Para salvar o waypoint, pressione ENTER. O dados Sight N Store sero agora refletidos na Pgina de Novo Waypoint. Para salvar o waypoint, destaque o boto OK e pressione ENTER.

Sight N Store

Append To Route Quando Append To Route selecionada, ser exibida uma lista mostrando as rotas disponveis alm da opo New Route. Se voc seleciona uma rota existente, o waypoint ser acrescentado ao final da rota. Se voc seleciona New Route, uma rota nova ser criada e o waypoint ser acrescentado rota.

Append to Route

Pontos de Interesse S estar disponvel quando dados do CD MapSource que contm informao de Pontos de Interesse estiver carregado na unidade. Quando Points of Interest selecionado, a Pgina de Seleo de Pontos de Interesse exibida. Para selecionar um item Ponto de Interesse, destaque a seleo desejada, ento aperte ENTER. Depois que um item selecionado, ou uma lista ou um menu de seleo ser exibido. Se um menu de seleo exibido, faa outra seleo e aperte ENTER. Quando uma lista exibida, pressionando MENU lhe dar a opo de pesquisar a lista pelo nome ou mostrando o item mais prximo. Para ver informao sobre um item na lista, destaque o item e ento aperte ENTER. Uma janela de Informao ser exibida mostrando o nome, endereo e nmero de telefone do item. Para salvar o item como um waypoint, aperte a Tecla MENU e com Save as Waypoint selecionado aperte ENTER. Ao longo da parte inferior da lista ou Pgina de Informao esto trs botes, GoTo, Map e OK. GoTo inicia navegao direta ao ponto, Map exibe o item na Pgina de Mapa e OK retorna exibio da lista. Opes de Pontos de Interesse Os diferentes Pontos de Interesse exibidos dependem dos dados de MapSource que foro carregado na unidade.

Referncia
Pontos: Pontos de Interesse

Lista Pontos de Interesse

Lista Cidades Prximas

Cidades

Referncia
Pontos: Cidades e Sadas

Quando Cities selecionado, uma lista Nearest Cities ou Find by Name (Cidades mais Prximas ou Encontrar pelo Nome) exibida. A lista pode ser trocada apertando a tecla MENU e selecionando a opo alternativa. Se voc tem dados de mapa do CD MapSource carregados na unidade, escolhendo Select Map no menu de opes lhe permite determinar quais dados de mapa sero usados para criar a Lista de Cidades. Para ver informao sobre uma cidade na lista, destaque a cidade e ento pressione ENTER. Uma janela de Informao ser exibida mostrando o tamanho da cidade (pequeno, mdio ou grande) o nome e pas da cidade, e a orientao / distncia da cidade a partir de sua posio atual. Para salvar a cidade como um waypoint, aperte MENU, e com Save as Waypoint selecionado pressione ENTER. Ao longo da parte inferior da Pgina de Informao esto trs botes, GoTo, Map e OK. GoTo inicia navegao direta ao ponto, Map exibe o item na Pgina de Mapa e OK retorna exibio da Lista de Cidades. Sadas Quando 'Exits for selecionado, uma lista de opes de Sadas exibida. As opes incluem: All Types, Services, Rest Area, e Other. Para selecionar uma opo de sada da lista, realce a seleo ento aperte ENTER. Quando uma opo de sada selecionada uma lista contendo os dados selecionados exibida. Opes para Sadas All Types Ir exibir uma lista com dados para Servios, reas de descanso e Outras. Services Ir exibir sadas com servios como Poestos de Gasolina, Restaurantes, Hotis Concessionria de Auto e Peas, Hospitais, Bancos, Comrcio, etc. Rest reas Ir exibir uma lista de reas de Repouso mais prximas a sua posio.

Pgina de Informao de Cidade

Opes de Sadas

Depois que voc selecionou uma Opo de Sada, uma lista ser exibida. Para ver informao sobre um item especfico, realce o item e ento aperte ENTER. Uma pgina contendo informao sobre o item ser exibida. Para iniciar navegao direta ao item, realce o boto 'Goto' e ento aperte ENTER. Se voc quiser selecionar uma estrada diferente para informao de sada, aperte MENU, realce Select Exit Road e ento aperte ENTER. Uma lista de estradas exibida, entre com o nome da estrada e ento aperte ENTER para aceitar a seleo. Se voc tem dados de mapa do CD MapSource carregados na unidade, voc pode escolher quais dados de mapa usar para criar a Lista de Sadas. Com uma lista de opes de sada exibida, aperte MENU, realce Select Map e ento aperte ENTER. Voc pode agora selecionar entre as opes disponveis. Endereos Esta opo s estar disponvel quando o CD de dados MapSource que contm endereos est carregado na unidade. Quando Addresses selecionado, a Pgina Find Address exibida. Para achar um endereo, entre o Nmero e a Rua. Voc tambm pode entrar com a Cidade e Cdigo Postal, para encurtar o tempo de procura. Se voc tem dados de mapa do CD MapSource carregados na unidade, enquanto escolhendo Select Map no menu de opes lhe permite determinar quais dados de mapa sero usados na procura do endereo.Depois que voc entrar na procura de dados, realce o Boto Find e ento aperte ENTER. A unidade exibir a Pgina Select Address. A Pgina Select Address mostrar os endereos que se assemelham a sua entrada. Realce o endereo correto e ento aperte ENTER. Isto exibir a Pgina de Informao de Endereo. Para iniciar navegao direta ao endereo, realce o Boto 'Goto e ento aperte ENTER. Para ver o endereo no Mapa, realce o Boto 'Mapa' e ento aperte ENTER. Para encerrar a pgina, realce o Boto 'OK e ento aperte ENTER. Voc tambm tem a opo de salvar o endereo como um waypoint. Para salvar o endereo como um waypoint, aperte MENU, com Save as Waypoint destacado, aperte ENTER.

Referncia
Pontos: Endereos

Pgina Find Address

Pgina Select Address

Intersees

Referncia
Pontos: Intersees

Esta opo s estar disponvel quando o CD de dados MapSource que contm intersees estiver carregado na unidade. Quando Intersection selecionado, a Pgina Find Intersection exibida. Para achar uma Interseo, voc tem que entrar o Primeiro e Segundo nome de rua. Voc tambm pode entrar com a Cidade e o Cdigo Postal, estes campos encurtaro o tempo de procura. Para entrar com dados em um dos campos, realce o campo e ento aperte ENTER. Quando voc terminar, aperte ENTER para sair o campo. Quando voc estiver pronto para procurar uma Interseo, realce o Boto Find e ento aperte ENTER. A unidade exibir a Pgina Select Intersection. A Pgina Select Intersection mostrar Intersees que se assemelham a sua entrada. Realce a Interseo correta e ento aperte ENTER. Isto exibir a Pgina de Informao de Interseo. Desta pgina voc pode executar um Goto para a Interseo, ver a Interseo na Pgina de Mapa, salvar a Interseo como um waypoint ou sair da pgina. Para iniciar navegao direta, realce 'Goto ' e ento aperte ENTER. Para ver a Interseo no Mapa, realce 'Map' e ento aperte ENTER. Para sair da pgina, realce 'OK ' e ento aperte ENTER. Voc tambm tem a opo de salvar a Interseo como um waypoint. Para faze-lo, aperte a Tecla MENU, com Save as Waypoint realado, aperte ENTER.

Pgina Find Intersection

Rotas Uma Rota uma srie de waypoints usada para navegao ponto a ponto. Uma rota tem que ter pelo menos dois waypoints, um inicial e um final, mas pode conter tantos como cinqenta. O GPSMAP 76S pode armazenar cinqenta rotas. Na Pgina de Rotas voc pode criar Novas rotas (New), determinar quantas rotas vazias esto disponveis, e revisar uma lista de rotas existentes. Para exibir a Pgina de Rotas, destaque Routes no Menu principal e ento aperte ENTER.

Opes da Pgina de Rotas Com a Pgina de Rotas exibida, aperte MENU para ver as opes disponveis. Start/Stop Navigation Ir iniciar a navegao da rota destacada. Ir parar a navegao de uma Rota Ativa. Copy Route Delete Route Ir fazer uma cpia da rota destacada. Ir remover a rota destacada. Ir remover todas as rotas da Pgina de Rotas.

Referncia
Menu Principal: Rotas

Delete All Routes

Criando uma Rota Nova H vrios mtodos que podem ser usados para criar uma rota. Para comear a criar uma rota nova, destaque o Boto New na Pgina de Rotas, e ento aperte ENTER. Uma Pgina de Rota em branco ser exibida. Para exibir as Opes de Criao de Rota, aperte MENU. Quando voc estiver criando uma rota, voc deve colocar os pontos da rota, na ordem que deseja navega-los. Opes para Criar Rotas Use Map Isto exibe a Pgina de Mapa com o Ponteiro de Mapa ativo. Voc agora pode apontar em qualquer posio ou ponto do mapa, e colocalo na rota. Ao usar o Mapa para criar uma rota, voc pode selecionar um Waypoint de Usurio existente / Item de Mapa, ou pode criar um Waypoint Novo (New). Sero criados novos Waypoints se voc colocar o Ponteiro de Mapa em uma posio que no seja um Item de Mapa. Um Novo Waypoint ser armazenado na Lista de Waypoints do Usurio e pode ser editado como qualquer outro Waypoint de Usurio. Ao colocar um Novo Waypoint em uma rota, voc ter que apertar ENTER para criar o waypoint, ENTER para salvar o waypoint e ENTER mais uma vez para inserirlo na rota.
Opes de Criao de Rotas Opes da Pgina de Rotas

Referncia
Menu Principal: Rotas

Se voc colocar o Ponteiro de Mapa em um Item de Mapa (estrada, parque, interseo, etc.), o GPSMAP 76S armazenar aquela posio apenas na rota usando o nome do item como uma referncia. Estes pontos no so armazenados na Lista de Waypoints do Usurio. Se voc quiser de salvar um Ponto de Item de Mapa como um Waypoint de Usurio, destaque o ponto na rota e aperte ENTER, isto exibir uma Pgina de Informao. Com a Pgina de Informao exibida, aperte MENU e selecione Save as Waypoint . Insert Waypoint Isto exibir o Menu Points (veja pgina 42 para informao sobre o Menu Points). Se voc destacar a linha tracejada no campo de waypoint na Pgina de Rota e apertar ENTER o mesmo que fazer esta seleo. Use o Menu Points para exibir uma Pgina de Informao, ento destaque o Boto OK ' e aperte ENTER. Usando uma combinao da Pgina de Mapa e Pgina de Rota Voc pode criar uma rota que usa uma combinao dos mtodos descritos acima. Iniciando com uma Pgina de Rota em branco, entre com um waypoint manualmente ou aperte a Tecla de MENU e selecione Use Map. Voc pode selecionar Use Map a qualquer hora enquanto estiver criando uma rota. Depois que voc terminou de usar o mapa, pressione QUIT para exibir a Pgina de Rota, onde voc pode continuar entrando os waypoints manualmente. Nomeando a Rota O GPSMAP 76S nomear a rota usando automaticamente o primeiro e o ltimo nome de waypoint como uma referncia. Para mudar o Nome de Rota, coloque o destaque em cima do campo Name aperte ENTER. Quando voc terminar, aperte ENTER para salvar o novo nome. Editando uma Rota Para editar uma rota a unidade deve estar na Pgina de Rota. Quando editando uma rota voc pode Inserir um Waypoint, Remover um Waypoint, Inverter a Rota, Apagar a Rota ou escolher para editar a rota na Pgina de Mapa. Para exibir as Opes de Edio de Rota, aperte a Tecla MENU.

Criando uma Rota no Mapa

Opes de Edio de Rota


Use Map Isto exibir a Pgina de Mapa com a Linha de Rota ativa e o

Referncia
Menu Principal: Rotas

Ponteiro de Mapa localizado no waypoint destacado na Pgina de Rota. Review Waypoint de Rota Para revisar informao sobre um waypoint de rota, coloque o Ponteiro de Mapa no waypoint, ento aperte ENTER. Isto exibir um menu de opes. Destaque Review e ento aperte ENTER para exibir a informao de waypoint.
Inserindo um Novo Waypoint h dois mtodos que podem ser usados para

inserir um novo waypoint em uma rota. 1.Coloque o Ponteiro de Mapa na perna de rota em que voc quer inserir o novo ponto e a linha se tornar uma linha pontilhada pequena. Aperte ENTER, o Ponteiro de Mapa ter escrito INS abaixo dele. Mova o Ponteiro de Mapa, arrastando a Linha de Rota posio em que voc quer o novo ponto, ento aperte ENTER. Se a posio nova for um item de Mapa, o ponto ser inserido na perna. Se a posio no estiver em um item de Mapa, a Pgina de Novo Waypoint ser exibida. Aperte ENTER para salvar o novo waypoint, ento ENTER novamente para inserir o novo waypoint na rota. 2.Coloque o Ponteiro de Mapa em cima de uma posio que no seja um Item de Mapa ento aperte ENTER. A Pgina de Novo Waypoint ser exibida. Aperte ENTER para salvar o novo waypoint. Coloque o Ponteiro de Mapa em cima da perna de rota em que voc quer inserir o waypoint, ento aperte ENTER.
Remove um Ponto ou Waypoint Para-remover um ponto ou waypoint da rota,

Editando uma Rota no Mapa

coloque o Ponteiro de Mapa em cima do ponto ou waypoint que voc quer remover, ento aperte ENTER para exibir um menu de opes. Destaque 'Remove' e ento aperte ENTER. Sero removidos o ponto ou waypoint e o Ponteiro de Mapa mover ao prximo ponto na rota.

'Move' um Waypoint S Waypoints de Usurio podem ser movidos. Para

Referncia
Menu Principal: Rotas

mover um waypoint, coloque o Ponteiro de Mapa no waypoint e ento aperte ENTER. Isto exibir um menu de opes. Destaque 'Move' e ento aperte ENTER. Coloque o Ponteiro de Mapa na nova posio desejada e aperte ENTER para mover o waypoint.
Next ponto em uma Rota Para mover o Ponteiro de Mapa ao prximo ponto

na rota, com o Ponteiro de Mapa em um ponto de rota ou waypoint, aperte ENTER. Isto exibir um menu de opes. Destaque ' Next', e aperte ENTER, o Ponteiro de Mapa mover ao prximo ponto ou waypoint na rota. Insert Waypoint Quando Insert Waypoint selecionado, o Menu Points exibido (veja pgina 42 para mais informao sobre o Menu Points). Selecione um ponto do menu para inseri-lo na rota. O novo ponto ser inserido na rota acima do waypoint destacado na Pgina de Rota. Remove Waypoint Ir remover o waypoint que est destacado na Pgina de Rota. Com um waypoint destacado, aperte MENU. Destaque ' Yes e aperte ENTER para remover o waypoint. Reverse Route Ir inverter a direo da rota colocando o ltimo waypoint no topo da lista. Plan Route Para planejar uma rota, entre com uma Velocidade, Fluxo de Combustvel, Horrio de Partida e Data de Partida (Speed, Fuel, Flow, Depart Time e Depart Date respectivamente). Fluxo de combustvel medido como unidades por hora. Pode ser necessrio consultar o Manual do Proprietrio de veculo para especificaes de desempenho.

Pgina de planejamento de Rota

As Pgina de Rota Ativa e Pgina de Rota exibem informao para planejamento de viagem para cada perna, na rota inteira. A informao inclui Curso, ETA, Combustvel para o Ponto, Combustvel para Perna, Tempo de Perna, Nascer e Por do Sol na posio do ponto, Tempo para o Ponto e Distncia da Perna (Course,ETA, Fuel to point, Leg Fuel, Leg Time, Sunrise&Sunset, Time to Point e Leg Distance). Para mostrar um campo de especifico, com a Rota Ativa ou Pgina de Rota exibida, aperte a Tecla MVEL direita/esquerda para circular pelos campos. Delete Route Ir remover a rota selecionada da Pgina de Rotas. Proximidade Waypoints de Proximidade podem ser usados para alerta-lo quando voc estiver chegando a uma rea predeterminada. Quando voc coloca um waypoint na Lista de Proximidade, voc entrar com um Raio que ir determinar quando o Alarme de Proximidade ser exibido. Voc pode ativar/ desativar o Alarme de Proximidade conforme sua convenincia.
Opes de Proximidade

Referncia
Menu Principal: Proximidade

Para ver as opes disponveis, com a Pgina de Proximidade exibida, pressione MENU. Add Waypoint Quando Add Waypoint selecionado, o Menu Points exibido (veja pgina 42 para mais informaes sobre o Menu Points). Selecione um ponto para inserir na Lista de Proximidade. Com o campo Radius destacado, aperte ENTER. Entre com o Raio para um alerta ser exibido. Voc tambm pode adicionar um waypoint destacando a linha de entrada tracejada e apertando ENTER. Remove Point Remove o waypoint destacado da Lista de Proximidade. Remove All Remove todos os waypoints da Lista de Proximidade.

Pgina Proximidade

Opes de Proximidade

Celestial

Referncia
Menu Principal: Celestial

O Menu Celestial mostra informao para Mars, Sol e Lua, ou Caa e Pesca.
Data Hora local Nome de estao Hor rio Atual

Nvel Mximo

Nvel de Mar atual Curva de Mar baixa Nvel Mnimo Horrio da Estao

Dia Noite

MLLW

Horrios do Evento

Selees Celestial

Tides

Mostra um mapa grfico que exibe informao de estaes de mar em uma faixa de 24 horas iniciando meia-noite da estao.Voc pode escolher diferentes datas e mais de 3000 estaes mar ao redor do litoral dos E.U.A., Alasca, Hava, Canad ocidental e vrias Ilhas Caribenhas.

No topo da pgina exibida a data, com a estao de mar abaixo. O topo do grfico mostrar um bloco de 24 horas em hora local (LCL) para sua posio, com o horrio informado pela estao (STA) aparecendo na parte inferior. Horrio Diurno (barra clara) e noturno (barra escura) sero mostrados ao longo da escala de horrio, com o horrio progredindo da esquerda para a direita. (Escala de hora local e nascente/poente podem no estar disponveis para algumas estaes). As linhas verticais slidas finas, esto em incrementos de 4 horas, com as linhas verticais pontilhadas finas, em incrementos de 1 hora. Uma linha vertical escura (com setas nas pontas) indicar o horrio quando usando a data atual e cruzar o grfico de mar para mostrar a relao entre elas. A curva de mar ser mostrada como uma rea sombreada, com a mar alta mais alta e mar baixa mais curta. A linha horizontal escura (com setas nas pontas) indicar a altura da mar atual. A leitura esquerda da linha ir mostrar o nvel da mar atual em ps. A mar baixa mdia (MLLW) ser mostrada como uma linha vertical slida perto da parte inferior do grfico (Esta linha s aparecer se a mar variar prximo ao valor zero ou abaixo). Os nmeros na parte superior e inferior esquerda do grfico, 'LCL e 'STA' indicam o nveis mximo e mnimo, respectivamente. Os quatro campos de dados, debaixo do grfico, indicam os horrios e nveis dos eventos, nos quais a mar muda iniciando no campo esquerdo superior, indo para baixo, ento para o campo direito superior e abaixo novamente. Caa e Pesca A Pgina Caa e Pesca exibe dados para os Bons e Melhores momentos para caar e pescar na posio selecionada. Tambm exibida uma Avaliao (excellent, good, normal, poor) (excelente, bom, normal, ruim), isso vai refletir a produtividade do dia. Voc pode exibir esta informao para sua posio atual ou pode usar o Menu de Mapa ou Points para selecionar uma posio. Para exibir as opes de posio, aperte ENTER com campo de Posio destacado. Voc tambm pode usar a data e horrio atual ou pode entrar com uma data e horrio de sua escolha.

Referncia
Menu Principal: Celestial

Pgina Caa e Pesca

Referncia
Menu principal: Celestial

Sol e Lua O Pgina de Sol e Lua exibe dados para Nascente/Poente do Sol e da lua, e a posio aproximada do Sol e Lua em uma viso espacial. A fase da lua ir exibir a poro visvel da lua atualmente em uma sombra clara. Voc pode exibir esta informao para sua posio atual ou voc pode usar o Mapa ou o Menu Points para selecionar uma posio. Para exibir as opes de posio, aperte ENTER com o campo de Posio destacado. Voc tambm pode usar a data e horrio atual ou pode entrar com uma data e horrio de sua escolha.

Data

Horrio

Posio Fase da Lua

Viso Espacial Campos de Dados Posio da Lua

Opes de posio

Posio do Sol

Horizonte (0)

45

Acima (90)

MapSource Info A Pgina MapSource Info exibe uma lista dos dados MapSource armazenados na unidade e a descrio do item da lista destacado. Voc pode escolher Show (exibir) os dados no mapa, colocando uma marca dentro da Caixa Show.Para Selecionar/Deselecionar uma caixa, coloque o destaque em cima do item MapSource e ento aperte ENTER. Informao do sistema A Pgina de Informao do sistema mostrar para o nmero da verso de software e o nmero ID (identificao) da unidade. Menu de configurao O Menu de Configurao organizado em um formato de abas, fcil de usar. Cada aba (General, Time, Units, Location, Alarms, Interface) contm os ajustes que determinaro como a unidade funciona. Para selecionar uma aba, coloque o destaque sobre o nome da aba. Para selecionar um campo de dados em uma aba, use a Tecla MVEL (acima/abaixo) para destacar o campo e ento aperte ENTER. Para restaurar os ajustes de fbrica do GPSMAP 76S para os itens da aba, aperte MENU e com Restore Defaults destacado aperte ENTER. Menu de configurao Aba General A Aba General (Geral) contm ajustes para o Modo do Receptor, WAAS, Intervalo de Iluminao, e Alarme. Para mudar um ajuste, destaque o.campo e ento aperte ENTER. Faa sua seleo e ento aperte ENTER para ativar a seleo. Mode As selees em Mode (modo) so Normal, Battery Saver e Simulator. (Normal , Poupador de Pilha e Simulador). Normal Use este ajuste para melhor desempenho.
Pgina de Informao do Sistema

Referncia
Menu Setup: Aba General

Pgina de Informao MapSource

Battery Saver Quando Battery Saver selecionado, o receptor otimizado para poupar energia de pilha. Quando no modo Poupador de

Referncia
Menu Setup: Aba General

Pilha voc pode experimentar atualizaes de tela mais lentas, mas deve notar um significativo aumento na vida das pilhas. Enquanto em modo de Poupador de Pilha, a unidade no receber sinais de satlite WAAS. Simulator Quando no modo ' Simulator o receptor de GPS desligado e a unidade simula recepo de satlite. Use o modo de Simulador quando a unidade estiver em lugar fechado e voc deseja praticar com a unidade. 'WAAS WAAS um acrnimo para Wide Area Augmentation System . Voc pode usar a capacidade de WAAS do GPSMAP 76S para aumentar a exatido em aproximadamente 3 metros. Quando ativado o receptor de GPS procura um satlite de WAAS, ento recebe dados diferenciais que ajudaro a corrigir o sinal de GPS. Quando a unidade est usando dados de WAAS, um "D " ser exibido nos Indicadores de Fora do Satlite na Pgina de Informao GPS, e o status de receptor indicaro uma Posio Diferencial 2D ou 3D. Atualmente o sistema WAAS no est completamente operacional e h s dois satlites no lugar, um em cima do Oceano Pacifico e um em cima do Oceano Atlntico. Voc tem que ter uma viso desobstruda e clara do cu para o GPSMAP 76S poder receber um sinal de WAAS, mesmo assim, s vezes pode no ser possvel receber um sinal de WAAS. Para mais informao sobre o WAAS visite o site da Web da Federal Aviation Administration em (gps.faa.gov) Backlight Timeout Ajusta o tempo que a Iluminao da Tela LCD permanecer ligada uma vez que foi ativada. As opes so Sempre Ligada, 15 Segundos, 30 Segundos, 1 Minuto e 2 Minutos. Beeper Esta ajuste determina quando o Alarme usado. As opes so Key and Message, Message Only,and Off. (Tecla e Mensagem, S Mensagem, e Desligado). Language Este ajuste permite o uso do GPSMAP 76S em quatorze idiomas diferentes.

Menu Setup: Aba General

Menu de configurao

Aba Altimeter

A Aba 'Altmetro' contm ajustes para Auto Calibragem do Altmetro, Unidades de Presso e o Modo de Barmetro. Para mudar um ajuste, destaque o campo e ento pressione ENTER. Faa sua seleo e ento pressione ENTER para ativar a seleo. Altimeter Auto Calibration Este ajuste pode ser Ligado/Desligado. Se Altimeter Auto Calibration estiver em On, a unidade usar altitude GPS para calibrar o Altmetro continuamente. A calibragem aplicada lentamente exceto quando a unidade ligada pela primeira vez. Se voc desejar ter controle completo da Calibragem de Altmetro, Altimeter Auto Calibration deve ser desligado. Pressure Units Use este ajuste para selecionar as unidades usadas para todas as exibies de presso. A unidade pode ser fixada para exibir Inches of Mercury ou Millibars. Barometer Mode O Modo de Barmetro pode ser fixado para altitude Fixa ou Varivel (Fixed ou Variable). Se sua altitude permanecer constante, como em um acampamento ou na gua, selecione Fixed para maior preciso. Quando Fixed selecionada, a unidade usar a ltima altitude calibrada, no a altitude GPS, como uma referncia para o barmetro. Se voc sabe sua altitude exata ou conhece uma boa medida de presso, veja Calibrate Altimeter na pgina 28 para aumentar a preciso do barmetro. Se a altitude vai estar variando, selecione Variable, para usar a altitude GPS para calibragem do barmetro. Selecionando Variable permite a unidade calibrar continuamente o barmetro, fornecendo leituras mais precisas quando sua altitude estiver variando.

Referncia
Menu Setup: - Aba Altimeter

Menu Setup: - Aba Altimeter

Menu de configurao - Aba Compass

Referncia
Menu Setup: - Aba Compass

A Aba Compass tem um ajuste para ligar ou desligar a Bssola, e ajustes que permitem ao usurio controlar quando a Bssola usada para navegao. Compass Este ajuste usado para ligar ou desligar a funo de Bssola. A Bssola tambm pode ser ligada e desligada apertando e segurando a tecla PAGE. Uma mensagem que mostra o status da Bssola ser mostrada na parte inferior da tela quando a tecla PAGE for usada. Heading Data Source/Use GPS If Speed Is Above Este ajuste controla quando a unidade usar a Bssola ou o GPS para navegao. O ajuste padro 10 mph. Ao navegar, quando a velocidade da unidade exceder o ajuste, a unidade usar o GPS para navegao. A unidade pode ser ajustada para trocar em ajustes de 00 a 99 mph / kph. Use Compass If Below XX mh/kh For At Least Se a Bssola estiver em On, este ajuste determina quanto tempo a unidade esperar para mudar de volta para orientao de bssola depois que a velocidade da unidade cair abaixo do valor ajustado, para usar Velocidade GPS. Os ajustes vos de 5 segundos a 3 minutos. Menu de configurao - Aba Time A Aba Time contm ajustes para Formato de Horrio, Zona de fuso Horrio, Horrio de Vero, Data Atual, e Hora Atual. Para mudar uma ajuste, destaque o campo e ento aperte ENTER. Faa sua seleo e ento apertar ENTER para ativar a seleo. Time Format Usando este ajuste voc podem fazer com que o GPSMAP 76S exiba horrio em um formato 12 ou 24 horas. Time Zone O ajuste Time Zone tem nove opes, Atlantic, Eastern, Central, Mountain, Pacific, Alaska, Hawaii, Samoa, e Other. Se voc escolhe Other um novo campo: "UTC Offset" ser exibido. Entre a diferena correta para a sua Zona de fuso Horrio. Voc vai encontrar uma tabela com diferenas de fuso Horrio UTC no Apndice C.

Menu Setup - Aba Compass

Menu Setup - Aba Time

Daylight Savings Time Tem trs opes, Yes, No, e Auto. Se voc seleciona Auto, a unidade determinar automaticamente quando horrio de vero deve ser exibido. Se voc selecionaYes, ser exibido o horrio de vero para a posio atual. Se voc seleciona No, o horrio de vero no ser exibido. Se voc selecionou Other no campo Time Zone, esta opo no estar disponvel e o horrio de vero estar desativado. Current Date Este campo mostra a data atual como determinado pela unidade, e no acessvel ao usurio. Current Time Este campo mostra o Horrio na posio atual. Este campo reflete qualquer ajuste no campoDaylight Savings Time, e no acessvel ao usurio. Menu de configurao - Aba 'Units' A Aba 'Units' contm ajustes para Elevation, Depth, Distance and Speed, Temperature, Direction Display, e Speed Filter. Estes ajustes so usados em campos relacionados da unidade. Elevation Para mostrar a Altitude em Ps ou Metros. Depth Para exibir a Profundidade em Ps, Braas ou Metros. O GPSMAP 76S no pode medir profundidade por si prprio. A entrada de profundidade tem que vir de um dispositivo NMEA que prov a sentena "DPT". Distance and Speed Distncia e Velocidade em Nutico, Milhas ou Mtrico.' Temperature Temperatura em Fahrenheit ou Centgrado. Direction Display Direo de Exibio, pode ser ajustado para Graus Numrico ou Letras Cardeais. O ajuste ser usado em todos os campos que se relacionam Direo. Speed Filter Pode ser ajustado para 'Auto' ou User (ajuste do Usurio). Se User for selecionado, um campo Segundos ser exibido. Para digitar um ajuste definido pelo Usurio, destaque o campo Segundos e ento aperte ENTER. Quando terminar, aperte ENTER para salvar a entrada. Ao usar um ajuste definido pelo Usurio, a unidade calcular a mdia de velocidade e de rumo na taxa especificada no ajuste de tempo.

Referncia
Menu Setup Aba Units

Menu Setup

Aba Units

Menu de configurao

Aba 'Location'

Referncia
Menu Setup Aba Location

A Aba Location (Posio) contm ajustes para 'Formato de Posio, Datum de Mapa, Referncia Norte e Variao Magntica. Os ajustes so usados em campos relacionados na unidade. Location Format H 28 formatos diferentes para escolher. Veja ao lado uma lista dos formatos. Voc no deve precisar mudar o ajuste do formato padro a menos que esteja usando uma carta ou mapa impresso para navegao. Nesse caso, ache o formato que mais se aproxima de sua carta ou mapa. Map Datum Datums so usados para descrever posies geogrficas para pesquisa, cartografia e navegao e no so mapas reais embutidos na unidade. Embora haja mais de 100 datums disponveis para escolher, voc s deve precisar mudar o Datum se voc usa uma carta ou mapa impres- so que especifique um Datum diferente na legenda. Veja Apndice D para uma lista de Datums de Mapa.
ADVERTNCIA: Selecionando o Datum de mapa errado pode resultar em erros de posio significativos. Quando em dvida, use o dado padro WGS 84, para melhor desempenho global.

Formatos de Posio hddd. ddddd India Zone IVB hddd. mm. mmm Irish Grid hddd. mmss. s LORAN TD British Grid Maidenhead Dutch Grid MGRS Finnish Grid New Zealand German Grid QNG Grid India Zone 0 RT 90 India Zone IA Swedish Grid India Zone IB Swiss Grid India Zone IIA Taiwan Grid India Zone IIB UTM UPS India Zone IIIA W Malayan RSO India Zone IIIB User UTM Grid India Zone IVA Grade UTM do usurio
User UTM Grid permite ao usurio definir uma grade para um formato de posio. O usurio ter que saber a Origem da Longitude, Escala, Leste Falso, e Norte Falso para criar a grade. Para maiores informaes sobre grades e datums, recomendamos que voc visite a National Imagery and Mapping Agency em http://www.nima.mil

North Reference Permite que voc selecione a referncia usada no clculo de informao de rumo. Voc pode selecionar entre Auto, True, Magnetic, Grid ou User. Auto prov referncias de rumo norte magntico que so automaticamente determinados pela sua posio atual. True prov rumo baseado em uma referncia de norte verdadeira. Grade prov rumo baseado em uma referncia de norte de grade (usado junto com os formatos de posio de grade descritos em pgina 58). User permite especificar a variao magntica em sua posio atual, e prov referncias de rumo norte magntico baseado no valor que voc entrou.

ADVERTNCIA: Se User for selecionado, voc tem que atualizar a variao magntica periodicamente sua posio atual. A no atualizao deste ajuste pode resultar em diferenas significativas entre a informao exibida em sua unidade e referncias externas, como uma bssola magntica.

Referncia
Menu Setup Aba Alarms

Magnetic Variation Exibe a variao magntica em sua posio atual. Se User for selecionado para Referncia Norte, este campo usado para entrar a discrepncia magntica. Menu de configurao - Aba 'Alarms' A Aba 'Alarms' contm ajustes para Anchor Drag, Approach and Arrival, Off Course, Shallow Water, e Deep Water. Estas ajustes determinaro se, e quando uma advertncia sonora soada e/ou uma mensagem exibida. Anchor Drag O Alarme de Arrasto de ncora o alertar quando o barco mudou de posio alm de uma distncia especificada pelo usurio. O alarme pode ser Ligado/Desligado (Onou Off).' Approach and Arrival O Alarme de Aproximao e Chegada alerta voc quando estiver chegando a uma curva ou a seu destino. 'Auto' o alertar entre 15 e 90 segundos antes, dependendo de sua velocidade. Distance e Time alertam voc distncia ou tempo especificados. Off Course O Alarme de Fora de Curso o alertar quando voc estiver fora do curso alm de uma distncia especificada. O Alarme de Fora de Curso pode ser Ligado/Desligado (Onou Off). Shallow Water Este alarme requer entrada de um dispositivo de NMEA que prov a sentena "DPT".O alarme de gua Rasa o alertar quando a profundidade da gua for menor que a profundidade especificada. Deep Water Este alarme requer entrada de um dispositivo de NMEA que prov a sentena "DPT". O Alarme de gua Profunda o alertar quando a profundidade for maior que a profundidade especificada.

Menu Setup

Aba Alarms

Menu de configurao

Aba Interface

Referncia
Menu Setup Aba Interface

A Aba de Interface contm um campo, Serial Data Format. Este campo contm oito ajustes que permitem ao GPSMAP 76S se comunicar com um software de computador e outros dispositivos eletrnicos. GARMIN Permite ao GPSMAP 76S se comunicar com software da GARMIN e outras unidades GPS GARMIN. GARMIN DGPS Permite ao GPSMAP 76S se comunicar com dispositivos de Correo Diferencial GARMIN. A unidade pode fazer uma varredura por um receptor de sinais DGPS disponvel ou pode sintonizar o receptor de sinais para a freqncia e taxa de bit de um receptor de sinais DGPS prximo. NMEA Faz com que a unidade transmita dados NMEA. Tambm permite ao GPSMAP 76S aceitar dados NMEA de outro dispositivo NMEA, como um ecobatmetro. O baud (velocidade de comunicao em bits por segundo) exibido no campo Baud. Text Out Permite ao GPSMAP 76S dar sada a dados de texto simples que incluem, data, horrio, posio, e informao de velocidade. O Baud pode ser ajustado para 1200, 2400, 4800, ou 9600 bps. RTCM In Permite ao GPSMAP 76S aceitar informao DGPS de um dispositivo fornecendo dados RTCM em um formato SC-104. O Baud pode ser ajustado para 1200, 2400, 4800, ou 9600 bps. RTCM In//NMEA Out Funciona da mesma forma que o ajuste GARMIN DGPS com exceo de que a unidade dar sada a dados NMEA 0183, verso 2.3 sentenas, GPRMC, GPGGA, GPGSA, GPGSV, GPGLL, GPBOD, GPRTE, e GPWPL. RTCM In//Text Out Funciona da mesma forma que o ajuste RTCM In com exceo de que a unidade dar sada de dados de texto simples que incluem data, horrio, posio, e informao de velocidade. O Baud pode ser ajustado para 1200, 2400, 4800, ou 9600 bps. None desliga toda comunicao serial.

Menu Setup

Aba Interface

Especificaes Fsicas
Tamanho: Tela: Caixa: Faixa Temp.: 1.2 " x 2.7 " x 6.2 " ((3.0cm x 6.9cm x 15.75cm) Peso: 7.5 oz (.21kg) 2.9"diagonal (6.0cm) alto-contraste, 4-nvel o LCD cinza com backlighting (180 x 240 pixels) Completamente vedado, flutuvel, liga de plstico de alto impacto, impermeabilizado a IEC 529 - IPX - 7 5 F a 158 F (-15 C a 70 C)

Apndice A
Especificaes

Desempenho
Durao da pilha: Receptor: Tempos de Aquisio: 16 horas em Modo de Poupador de Pilha Pronto para Diferencial - receptor de 12 canais paralelos Approx. 15 segundos (partida a quente) Approx. 45 segundos (partida a frio) Approx. 5 minutos (Primeira Vez/AutoLocate ) Taxa de atualizao: Exatido GPS: DGPS (USCG) Exatido: DGPS (WAAS) Exatido: Preciso da Bssola: Exatido de velocidade: Dinmica:
*

1/segundo, contnuo
* <15

metros (49 ps) RMS 95% tpico

3-5 metros (10-16 ft), 95% tpico 3 metros (10ft) 95% tpico com correes DGPS 5 graus 2 0.1 n RMS estacionrio 6g

Sujeito a degradao de preciso para 100m 2DRMS sob o Programa de Disponibilidade Seletivo imposto pelo U. S. DOD.

Alimentao
Pilhas: Fonte: Fusvel:
1

Duas pilhas AA de 1.5-volt 1 8-35 VDC AGC/3AG-2.0 ampre

A faixa de temperatura para o GPSMAP 76S pode exceder a faixa utilizvel de algumas pilhas. Pilhas alcalinas podem romper a temperaturas altas. Pilhas alcalinas perdem uma quantidade significativa de sua capacidade em condies de baixa temperatura. Use pilhas de ltio ao operar o GPSMAP 76S debaixo de condies frias. Uso intenso da iluminao de tela reduzir vida das pilhas significativamente.
2 Sujeita a

calibrao apropriada pelo usurio

Conectando o Energia/Dados

Apndice B
Comunicando e Conectando

O cabo Energia/Dados conecta o GPSMAP 76S a uma fonte 8-35 volt DC e prov capacidade de interface para conectar a dispositivos externos. O cdigo de cor no diagrama abaixo indica as conexes apropriadas. O fusvel de substituio um AGC/3AG - fusvel de 2.0 amperes.
Vermelho: Energia

Viso de unidade
Entrada Dados Branco Energia Vermelho Terra Preto Sada Dados Marrom

Preto: Terra

(-)

(+)

8-35 Volts DC
RXD + Piloto Autom. Disp. NMEA RXD -

Marrom: Dados Sada

Branco: Dados Entrada

Marrom (+) Recep (-) Sinais Azul GBR 23

Conectando
Viso do cabo
Entrada Dados Branco
() ()

Energia Vermelho

Os seguintes formatos so suportados para conexo a dispositivos externos: GARMIN proprietrio Diferencial GPS (DGPS), NMEA 0183 verso 2.3, Sada de Texto ASCII, RTCM SC-104 entrada (verso 2. 0). A seguir as sentenas para sada NMEA 0183, verso 2.3: Sentenas aprovadas GPRMC, GPGGA, GPGSA, GPGSV, GPGLL, GPBOD, GPRTE, e GPWPL; Sentenas proprietrias PGRME, PGRMZ, e PSLIB. O GPSMAP 76S tambm inclui entrada NMEA com suporte para sentenas DPT, MTW e VHW. Voc pode obter uma cpia do protocolo de comunicao proprietrio GARMIN na seo Help and Support de nosso site da Web em www.garmin. com.

()

()

Terra Preto

Sada Dados Marrom

O grfico debaixo d um horrio UTC (Coordenada de Tempo Universal) aproximado para as vrias zonas longitudinais (fuso). Confira com cartas locais para informao mais detalhada. Se voc estiver em horrio de vero, acrescente uma hora diferena. Zona longitudinal W180.0 at W172.5 W172.5 at W157.5 W157.5 at W142.5 W142.5 at W127.5 W127.5 at W112.5 W112.5 at W097.5 W097.5 at W082.5 W082.5 at W067.5 W067.5 at W052.5 W052.5 at W037.5 W037.5 at W022.5 W022.5 at W007.5 W007.5 at E007.5 Difer. -12 -11 -10 -9 -8 -7 -6 -5 -4 -3 -2 -1 0 Zona longitudinal Difer. E007.5 at E022.5 E022.5 at E037.5 E037.5 at E052.5 E052.5 at E067.5 E067.5 at E082.5 +1 +2 +3 +4 +5

Apndice C
Diferena de Horrio

E082.5 at E097.5 +6 E097.5 at E112.5 +7 E112.5 at E127.5 E127.5 at E142.5 E142.5 at E157.5 E157.5 at E172.5 E172.5 at E180.0 +8 +9 +10 +11 +12

Apndice D
Datums de Mapa
Adindan-Ethiopia,Mali,Senegal,Sudan Afgooye-Somalia AIN EL ANBD 1970-Bahrain Island,Saudi Arabia Anna 1 Astro 65-Cocos I. ARC 1950Botswana,Lesotho,Malawi,Swaziland,Zaire,Zambia RC 1960 Kenya,Tanzania Ascnsn Isld 58 Ascension Island 58-Ascension Island Astro B4 Sorol Sorol Atoll-Tern Island Astro Bcn E Astro Beacon E-Iwo Jima Astro Dos 71/4 Astro Dos 71/4-St.Helena Astr Stn 52 Astronomic Stn 52-Marcus Island Aus Geod 66 Australian Geod 66-Australia,Tasmania Island Aus Geod 84 Australian Geod 84-Australia,Tasmania Island Austria Austria Bellevue (IGN) Efate and Erromango Islands Bermuda 1957 Bermuda 1957-Bermuda Islands Bogata Observ Bogata Observatory -Colombia Campo Inchspe Campo Inchauspe-Argentina Canton Ast 66 Canton Astro 1966-Phoenix Islands Cape Cape-South Africa Cape Canavrl Cape Canaveral-Florida,Bahama Islands Carthage Carthage-Tunisia CH-1903 CH 1903-Switzerland Chatham 1971 Chatham 1971-Chatham Island (New Zealand) Chua Astro Chua Astro-Paraguay Corrego Alegr Corrego Alegre-Brazil Djakarta Djakarta (Batavia)-Sumatra Island (Indonesia) Dos 1968 Dos 1968-Gizo Island (New Georgia Islands) Adindan Afgooye AIN EL ABD 70 Anna 1 Ast 65 ARC 1950 Dutch Easter Isld 67 European 1950 Dutch Easter Island 1967 European 1950-Austria, Belgium, Denmark, Finland, France, Germany, Gibraltar, Greece, Italy, Luxembourg, Netherlands, Norway, Portugal, Spain, Sweden, Switzerland European 1979-Austria, Finland, Netherlands, Norway, Spain, Sweden, Switzerland Finland Hayford-Finland Gandajika Base-Republic of Maldives Geocentric Datum of Australia Geodetic Datum 49-New Zealand Guam 1963-Guam Island Guadalcanal Island Hjorsey 1955-Iceland Hong Kong Taiwan Indian-Bangladesh,India,Nepal Indian-Thailand,Vietnam Indonesia 1974-Indonesia Ireland 1965-Ireland ISTS 073 ASTRO 69-Diego Garcia Johnston Island NAD27 Central Kandawala-Sri Lanka Kerguelen Island West Malaysia,Singapore Cayman Brac Island Liberia 1964-Liberia Luzon-Mindanao Island Luzon-Philippines (excluindo Mindanao Isl.) Mahe 1971-Mahe Island Marco Astro-Salvage Isl. Massawa-Eritrea (Ethiopia) Merchich-Morocco

European 1979 Finland Hayfrd Gandajika Base GDA Geod Datm 49 Guam 1963 Gux 1 Astro Hjorsey 1955 Hong Kong 63 Hu-Tzu-Shan Indian Bngldsh Indian Thailand Indonesia 74 Ireland 1965 ISTS 073 Astro Johnston Island Kandawala Kerguelen Islnd Kertau 1948 L.C.5 Astro Liberia 1964 Luzon Mindanao Luzon Philippine Mahe 1971 Marco Astro Massawa Merchich

Midway Ast 61 Minna NAD27 Alaska NAD27 Bahamas NAD27 Canada NAD27 Canal Zone NAD27 Caribbn

NAD27 Central NAD27 CONUS NAD27 Cuba NAD27 Grnland NAD27 Mexico NAD27 San Sal NAD83 Nhrwn Masirah Nhrwn Saudi A Nhrwn United A Naparima BWI Obsrvtorio 66 Old Egyptian Old Hawaiian Oman Ord Srvy GB Pico De Las Nv Potsdam Ptcairn Ast 67 Prov S Am 56 Prov S Chln 63 Puerto Rico Qatar Qornoq

Midway Astro 61-Midway 61 Minna-Nigeria North American 1927-Alaska North American 1927-Bahamas North American 1927-Canada and Newfoundland North Am.1927-Canal Zone North American 1927-Caribbean (Barbados, Caicos Islands, Cuba, Dom.Rep., Grd.Cayman, Jamaica, Leeward and Turks Islands) North American 1927-Central America (Belize, Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras, Nicaragua) North Am.1927-Mean Value (CONUS) North American 1927-Cuba North American 1927-Greenland (Hayes Peninsula) N.American 1927-Mexico North American 1927-San Salvador Island North American 1983-Alaska, Canada, Central America, CONUS, Mexico Nahrwn-Masirah Island (Oman) Nahrwn-Saudi Arabia Nahrwn-United Arab Emirates Naparima BWI-Trinidad and Tobago Observatorio 1966-Corvo and Flores Islands (Azores) Old Egyptian-Egypt Old Hawaiian-Mean Value Oman-Oman Old Survey Grt Britn-England, Isle of Man, Scotland, Shetland Isl., Wales Canary Islands Potsdam-Germany Pitcairn Astro 67-Pitcairn Prov So Amricn 56-Bolivia, Chile, Colombia, Ecuador, Guyana, Peru, Venezuela So Chilean 63-S.Chile Puerto Rico &Virgin Isl. National-Qatar South Greenland Qornog-South Greenland

Apndice D
Datums de Mapa
Reunion Rome 1940 RT 90 Santo (Dos) Sao Braz Sapper Hill 43 Schwarzeck Sth Amrcn 69 Reunion-Mascarene Island Rome 1940-Sardinia Isl. Sweden Santo (Dos)-Espirito Santo Sao Braz-Sao Miguel, Santa Maria Islands Sapper Hill 1943-East Falkland Island Schwarzeck-Namibia S.American 69-Argentina, Bolivia, Brazil, Chile, Colombia, Ecuador, Guyana, Paraguay, Peru, Venezuela, Trin/Tobago South Asia-Singapore Southeast Base-Porto Santo and Madiera Islands Southwest Base-Faial, Graciosa, Pico, Sao Jorge and Terceira Timbalai 1948-Brunei and E.Malaysia (Sarawak and Sabah) Tokyo-Japan, Korea, Okinawa Datum definido pelo usurio Tristan Astro 1968-Tristan da Cunha Viti Levu 1916-Viti Levu/Fiji Islands Wake-Eniwetok-Marshall World Geodetic System 72 World Geodetic System 84 Zanderij-Surinam (excluding San Salvador Island)

South Asia SE Base SW Base Timbalai 1948 Tokyo User Tristan Ast 68 Viti Levu 1916 Wake-Eniwetok WGS 72 WGS 84 Zanderij

Apndice E
Termos de navegao

Avg Speed (Velocidade Mdia)A mdia de todas leituras de velocidade segundo a segundo desde a ltima reinicializao. Bearing (BRG) A direo de bssola de sua posio atual para um destino. Course O curso desejado entre os waypoints ativos 'de e 'para'. Distance (Dist) A distncia 'grande crculo' de sua posio atual para um destino. . Dist to Dest A distncia 'grande crculo de sua posio atual para um destino de GOTO, ou para o waypoint final em uma rota. Dist to Next A distncia 'grande crculo de sua posio atual para um destino de GOTO, ou o prximo waypoint em uma rota. Elevation (Altitude) Altura sobre nvel mdio do mar (MSL). ETA Horrio Estimado de Chegada. O horrio estimado em que voc alcanar seu waypoint de destino, baseado na velocidade atual e rota. ETA at Dest O horrio estimado voc alcanar um destino de GOTO, ou o waypoint final em uma rota. ETA at Next O horrio estimado em que voc alcanar um destino GOTO, ou o prximo waypoint em uma rota. Fuel O combustvel exigido para viajar de sua posio atual ao waypoint de rota indicado. Leg Dist A distncia entre dois waypoints de rota. Leg Fuel O combustvel exigido para viajar de um waypoint de rota ao prximo waypoint (em seqncia) na rota. Leg Time O tempo exigido para viajar de um waypoint de rota ao prximo waypoint (em seqncia) na rota. Max Speed A mxima velocidade registrada segundo a segundo desde a ltima reinicializao. Moving Average Speed Velocidade de Mdia enquanto a unidade est em movimento. Moving Trip Timer Tempo Total que a unidade esteve em movimento.

Odometer Conta a distncia viajada, baseado na distncia entre as leituras de posio segundo a segundo. Off Course A distncia que voc est fora de um curso desejado em qualquer direo, esquerda ou direita. Tambm chamado cross-track error or course error. Speed A velocidade atual na qual voc est viajando, relativo a uma posio terrestre. Tambm chamado ground speed. Time To O tempo exigido estimado para alcanar um destino GOTO, ou o prximo waypoint em uma rota. Tambm chamado estimated time en route. Time to Dest O tempo estimado exigido para alcanar um destino de GOTO, ou o waypoint final em uma rota. Time to Next O tempo estimado exigido para alcanar um destino de GOTO, ou o prximo waypoint em uma rota. To Course A direo recomendada a tomar, visando reduzir o erro de curso ou permanecer no curso. Oferece o rumo mais eficiente para voltar ao curso desejado e prosseguir ao longo de sua rota. Track A direo de movimento relativo a uma posio terrestre. Tambm chamado ground track. Trip Odometer Conta a distncia viajada desde a ltima reinicializao. Veja tambm Odometer'. Total Average Speed Velocidade mdia em unidades, tanto parado como em movimento desde a ltima reinicializao do cronmetro. Total Trip Timer Tempo Total em que a unidade esteve em operao desde a ltima reinicializao dos cronmetros de viagem. Turn A diferena de ngulo entre a orientao para seu destino e sua rota atual. 'L' indica que voc deveria ficar esquerda, 'R' indica voc deveria ficar direita. Os graus indicam o ngulo que voc est fora curso. VMG A velocidade com que voc est se aproximando de um destino ao longo de um curso desejado. Tambm chamado 'velocidade de vetor' para seu destino.

Apndice E
Termos de navegao

Apndice F
Mensagens

Approaching Turn exibida quando voc estiver se aproximando de uma curva em uma rota. Arriving at Destination exibida quando voc estiver se aproximando de seu destino. Batteries Low Quando exibido voc tem menos de 10 minutos de carga de pilha. Cannot display all found,use city or postal code A unidade achou um numero excessivo de itens para exibir. Database Error Problema interno com a unidade. Deep Water A profundidade maior que o valor ajustado no Deep Water Alarm. Dragging Anchor a mensagem exibida quando excedida a distncia ajustada no Anchor Alarm. Lost Satellite Reception A unidade no consegue receber sinais de satlite. Memory Full A Memria da unidade est cheia,nenhum dado adicional pode ser salvo. Near Proximity Point Voc alcanou a distncia fixada para um waypoint de proximidade No Diff GPS Location RTCM est selecionado mas a unidade no est recebendo nenhum dado DGPS. No Tide Stations for that Area Nenhuma estao de mar em uma rea de 100 milhas. None Found Nenhum dado coincidiu ao critrio de pesquisa. Off Course . Voc est fora curso alm da distncia especificada no Alarme Off Course . Proximity Memory Full Nenhum waypoint de proximidade adicional pode ser salvo. Proximity Radius Overlaps O raio de dois waypoints de proximidade se sobrepe.

Route Already Exists Voc entrou um nome de rota que j existe. Route Memory Full Nenhuma rota adicional pode ser salva. Route Truncated Rota transferida de outro dispositivo tem mais de 50 waypoints. Route Waypoint Memory Full Nenhum waypoint de rota adicional pode ser salvo. Shallow Water A gua mais rasa do que a profundidade especificada no alarme Shallow Water. Track Already Exists J existe uma trilha salva com o mesmo nome. Track Memory Full Nenhum outro dado de track pode ser armazenado sem apagar dados antigos. Track Log Full Indica que o track log est cheio e a gravao foi desligada. Para conseguir registrar mais pontos da trilha voc precisa limpar o track log e liga-lo novamente. Esta s ser exibida quando a gravao de track log estiver ajustada para Stop When Full. Track Truncated Uma trilha (track) transferida para a unidade no vai caber na memria. O pontos de track log mais antigos sero apagados. Transfer Complete Transferncia de dados foi completada. Waypoint Already Exists J existe um waypoint com o mesmo nome. Waypoint Memory Full A unidade armazenou o nmero de mximo de waypoints.

Apndice F
Mensagens

Sistema Loran TD

Apndice G
Loran TD

LORAN C um auxiliar de navegao por rdio operada e mantida nos Estados Unidos pela Guarda Costeira dos Estados Unidos. O nome LORAN um acrnimo para LOng RAnge Navigation . O sistema LORAN cobre todo os Estados Unidos e a Zona de Confluncia costeira dos E.U.A.. Da perspectiva de um marinheiro, o sistema usado para navegao oceano e costeira. Pode ser usado como um sistema complementar para navegao de porto e de aproximao de porto, e usado para navegao interna por veculos de recreao. Funo LORAN TD A funo LORAN TD (Retardo de Tempo) facilita a transio do uso do LORAN por um GPS. A unidade GPSMAP automaticamente converte coordenadas GPS para LORAN TD, para aqueles que tm uma coleo de posies LORAN para locais de pesca favoritos e outros waypoints armazenados como TD. Voc pode exibir sua posio como TD ou pode entrar com waypoints como TD. A exatido esperada desta converso de aproximadamente trinta metros. Quando a unidade colocada no modo de formato LORAN TD, ela simula a operao de um receptor de LORAN. Podem ser exibidas coordenadas de posio como TD, e todas as funes de navegao podem ser usadas como se a unidade estivesse realmente recebendo sinais LORAN. Usando o formato LORAN TD Quando criando novos waypoints usando coordenadas LORAN TD, voc tem que ajustar corretamente o nmero de cadeia e estaes secundrias LORAN no campo de configurao TD antes de armazenar o waypoint. Depois que o waypoint estiver armazenado na memria da unidade, ele sempre vai fazer referncia ao nmero de cadeia e estaes secundrias LORAN selecionadas no campo de configurao TD atualmente. Se voc coloca um nmero de cadeia LORAN diferente, muda as estaes secundrias

ou offsets no campo de configurao TD, as informaes de waypoint ativo refletiro essas mudanas. Considerando que o GPSMAP 76S no usa o sinal LORAN para navegao, ele pode fazer referncia a uma cadeia e/ou estaes secundrias GRI diferentes e ainda navegar para a posio armazenada na memria. O campo Posio Formato LORAN fica situado na aba Units do Menu Principal. A Janela LORAN TD Setup ' contm os campos para selecionar o Nmero de Cadeia Loran GRI, Estaes Primrias e Secundrias, e Offsets TD. Para configurar Loran TD no Menu Principal:
1. Usando a Tecla MVEL, destaque o campo Location Format na Aba Location e aperte ENTER. 2. Destaque 'Loran TD', aperte ENTER. 3. Para mudar os ajustes de quaisquer dos cinco campos, destaque o campo, aperte ENTER, selecione ou entre com o ajuste desejado e ento aperte ENTER. 4. Quando terminar, aperte a Tecla PAGE para voltar ao Menu principal.

Apndice G
Loran TD

Se forem alterados as Cadeia GRI, Estaes Primrias e Secundrias ou Offsets ativos, desde que o waypoint foi criado, o waypoint vai referenciar agora a Cadeia GRI e estaes secundrias ativas e ajusta as coordenadas TD adequadamente. Lembre-se que o GPS no est usando o sinal de LORAN para navegao mas na realidade converte coordenadas TD para coordenadas LAT/LON mais teis antes de armazenar o waypoint na memria ou usa-lo para navegao. Por causa disso a unidade pode navegar para uma coordenada TD em qualquer lugar do mundo.

Acessrios padro

Apndice H
Acessrios

Manual do Proprietrio Guia de Referncia Rpida Correia Oferece um mtodo conveniente para levar o GPSMAP 76S.

Acessrios opcionais
Suporte Automotivo Requer o Suporte para uso Martimo. O kit inclui a base, faixas de adesivo temporrias e permanentes e um suporte articulado. Suporte Martimo O suporte articulado pode girar 360 e pode inclinar mais de 45 para trs ou para frente. Caixa de transporte Protege o GPSMAP 76S quando no estiver em uso. Cabo de Energia/Dados Cabo pode ser usado para conectar a unidade a fonte de energia auxiliar e conectar com outros dispositivos NMEA. Cabo Dados para PC Permite que dados seriais sejam transferidos para um PC.

Suporte Martimo

Suporte Automotivo

Adaptador Cigarreira Permite o GPSMAP 76S operar com fonte de energia externa automotiva. Antena externa MapSource CD- ROMs com Dados de Mapa Aumenta os Dados de Mapa, crie waypoints e rotas em seu PC.

Cabo para PC

A
Aba verticais, Opes de ................................................................ 28 Aba vertical .................................................................................... 27 Acessrios ....................................................................................... 66 Achar Endereo .............................................................................. 37 Achar Interseo ............................................................................. 38 Achar Waypoint .............................................................................. 30 Adicione a Rota .............................................................................. 34 Advertncias e Precaues ............................................................... 2 guas profundas ............................................................................. 53 guas rasas ..................................................................................... 53 Alarme ............................................................................................ 48 Alarms, Aba de ............................................................................... 53 Altmetro, Aba de ........................................................................... 49 Altitude ........................................................................................... 51 Altitude GPS .................................................................................... 9 Amanhecer / Pr-do-sol .................................................................. 46 Arrasto de ncora ........................................................................... 53 Auto Calibragem de altmetro ........................................................ 49 Auto zoom ...................................................................................... 14 Auto-estrada ................................................................................... 19 Auxiliares de navegao ................................................................. 17 Aviste N Loja ................................................................................ 34

Apndice I
ndice
Calibrar Altmetro .......................................................................... 26 Calibrar Bssola ............................................................................. 21 Caractersticas .................................................................................. 6 Celestial .......................................................................................... 46 Crculo de preciso ......................................................................... 19 Compass, Aba de ............................................................................ 50 Computador de viagem ............................................................. 27,28 Computador de viagem, Opes de ............................................... 28 Configurao de mapa ................................................................... 13 Conformidade com o FCC ............................................................... 3 Criando um waypoint ..................................................................... 32 Criando waypoints ......................................................................... 31 Criar uma rota ................................................................................ 39 Curso Para cima ............................................................................. 14

D
Data ................................................................................................ 10 Data atual ....................................................................................... 51 Datum de mapa .............................................................................. 52 Datums de mapa ............................................................................. 58 Desempenho ................................................................................... 55 DGPS .............................................................................................. 54 Distncia e Velocidade ................................................................... 51

B
Bssola eletrnica .......................................................................... 20 Bssola, Pgina de ......................................................................... 20 Bssola, Pgina de opes ............................................................. 21

C
Caa e pesca ................................................................................... 45

Apndice I
ndice
E
Editando Waypoint ......................................................................... 32 Endereos ....................................................................................... 37 Energia ............................................................................................ 55 Energia / Dados, cabo de ................................................................ 56 Escala Zoom ................................................................................... 12 Especificaes ................................................................................ 55 Estao de mar .............................................................................. 45 Estaes de mar ............................................................................ 17 Estradas locais ................................................................................ 19

Horrio, Diferena .......................................................................... 57 Horrio, Formato de ....................................................................... 50 Horrio, Fuso .................................................................................. 50 Horizontais, Opes de Aba ........................................................... 27 Horizontal, Aba .............................................................................. 27

I
Idioma ............................................................................................. 48 Informao de MapSource ............................................................. 47 Informao de sistema .................................................................... 47 Inicializao, Opes de ................................................................... 8 Inicializando o Receptor GPS .......................................................... 7 Interface, Aba ................................................................................. 54 Intersees ...................................................................................... 38

L
Lat Lon, Grade ............................................................................... 15 Licena de Software, Acordo ........................................................... 4 Limpar o Track log atual ................................................................ 28 Linha de Orientao ....................................................................... 17 Linha de Rumo ............................................................................... 19 Linhas de curso .............................................................................. 17 Loran TD ........................................................................................ 64

F
Filtro de velocidade ........................................................................ 51 Fora de Curso ................................................................................. 53

G
General, Aba de .............................................................................. 47 Geo Points ...................................................................................... 16 GPS simulando ................................................................................. 9 Grade de UTM ................................................................................ 52

M
Mapa de Base ................................................................................. 15 Mapa de Tela cheia ......................................................................... 12 MapSource ..................................................................................... 15 Mars .............................................................................................. 44 Mark Waypoint, Pgina .................................................................. 31 Mensagens ...................................................................................... 62 Menu de configurao .................................................................... 54

H
Horrio ............................................................................................ 10 Horrio atual ................................................................................... 51 Horrio de vero ............................................................................. 51 Horrio, Aba de .............................................................................. 50

Menu de Opo de waypoint ......................................................... 31 Menu principal ............................................................................... 26 Mudando a Escala de Zoom ........................................................... 12

Apndice I
ndice
Pontos de Interesse, Opes de ...................................................... 35 Posio atual ................................................................................... 10 Posio, 2D Diferencial, .................................................................. 9 Posio, 2D GPS, ............................................................................. 9 Posio, 3D Diferencial, .................................................................. 9 Posio, 3D GPS, ............................................................................. 9 Posio, Aba de .............................................................................. 52 Posio, Formato de ....................................................................... 52 Poupador de pilha ........................................................................... 47 Precaues ........................................................................................ 2 Preciso .......................................................................................... 19 Preciso estimada ............................................................................. 9 Profundidade .................................................................................. 51 Projetar Posio .............................................................................. 34 Proximidade ................................................................................... 43

N
Nascer / Por da lua ......................................................................... 46 NMEA ............................................................................................ 54 Norte Para cima .............................................................................. 14 Nova Posio .................................................................................. 11

O
Opes da pgina track .................................................................. 29 Opes de Pgina de mapa ............................................................. 14 Opes de sada .............................................................................. 36 Orientao ...................................................................................... 14 Orientao da tela ........................................................................... 51 Orientao do mapa ....................................................................... 14 Overzoom ....................................................................................... 12

P
Pgina de Informao de cidade .................................................... 36 Pgina de Informao GPS .............................................................. 9 Pgina de informao track ............................................................ 29 Pgina de mapa .............................................................................. 13 Pgina de Opes de waypoint ................................................. 33,34 Pgina de Rota ativa ....................................................................... 24 Pgina track .................................................................................... 29 Pilhas, Armazenado s/ ...................................................................... 8 Plano, Rota de ................................................................................ 42 Plot, Pgina ..................................................................................... 24 Plot, Pgina de opes .................................................................... 25 Pontos de Interesse ......................................................................... 35

R
Recepo de Satlite perdida ........................................................... 9 Receptor GPS ................................................................................... 8 Referncia Norte ............................................................................ 52 Registro ............................................................................................ 1 Revisar, Waypoint de Rota ............................................................. 41 Rodovia .......................................................................................... 19 Rodovia, configurao ................................................................... 23

Apndice I
ndice
Rodovia, Pgina de ........................................................................ 22 Rodovia, Pgina de Opes de ....................................................... 22 Rota inversa .................................................................................... 42 Rotas ............................................................................................... 38 Rotas, Pgina de opes de ............................................................ 39 Rtulos de grade ............................................................................. 15

Temperatura .................................................................................... 51 Temporizador da iluminao LCD ................................................. 48 Termos de navegao ..................................................................... 60 Track log ......................................................................................... 17 Track para cima .............................................................................. 14 TrackBack ...................................................................................... 30 Tracks ............................................................................................. 28 Travar nas Estradas ........................................................................ 19

U
Unidades, Aba de ........................................................................... 51 Usurio Grade de UTM .................................................................. 52

V
Variao magntica ........................................................................ 53 Velocidade ........................................................................................ 9 Via frrea ........................................................................................ 19

S
Sadas ............................................................................................. 36 Satlite, Barras Indicadoras de Fora ............................................. 10 Satlite, Posio de ......................................................................... 10 Selees celestiais .......................................................................... 44 Serial, Formato de Dados ............................................................... 54 Servios .......................................................................................... 17 Smbolo .......................................................................................... 32 Smbolo de Waypoint ..................................................................... 32 Simulador ....................................................................................... 47 Simulador Comeo / Parada ........................................................... 11 Sol e Lua ......................................................................................... 46 Spot Soundings .............................................................................. 17 Status DGPS ..................................................................................... 9 Status do receptor ............................................................................. 9

W
WAAS ............................................................................................. 48 Waypoint de proximidade .............................................................. 43 Waypoint de usurio ....................................................................... 31 Waypoint Prximos ........................................................................ 31

T
Telegrafando ................................................................................... 56

GARANTIA A GARMIN Corporation garante que este produto no ter defeitos no material e manufatura durante um ano da data de compra. GARMIN vai, a sua opo exclusiva, consertar ou substituir qualquer componente que falhe durante o uso normal. Tal conserto ou substituio ser feito sem nenhum nus ao cliente com pes ou mo de obra. Porm, o cliente responsvel por qualquer custo de transporte. Esta garantia no cobre falhas devido a uso abusivo, uso indevido, acidente ou alteraes ou consertos sem autorizao. AS GARANTIAS E SOLUES CONTIDOS NESTA SO EXCLUSIVOS E EM LUGAR DE TODA OUTRA GARANTIA EXPRESSA OU INCLUDA OU ESTATUTRIO, INCLUINDO QUALQUER RESPONSABILIDADE QUE SURGE DEBAIXO DE QUALQUER GARANTIA DE MERCANTILIZAO OU APTIDO PARA UM PROPSITO PARTICULAR, ESTATUTRIO OU CASO CONTRRIO. ESTA GARANTIA LHE D DIREITOS ESPECFICOS LEGAIS QUE PODEM VARIAR DE ESTADO PARA ESTADO. EM NENHUM EVENTO DEVE A GARMIN SER RESPONSVEL POR QUALQUER DANO INCIDENTAL, ESPECIAL, INDIRETO OU DANOS CONSEQENCIAIS, COMO RESULTADO DO USO, ABUSIVO, OU INABILIDADE PARA USAR ESTE PRODUTO OU DE DEFEITOS NO PRODUTO. ALGUNS ESTADOS NO PERMITEM A EXCLUSO DE DANOS INCIDENTAIS OU CONSEQENTES, ASSIM AS ANTERIORES LIMITAES PODEM NO SE APLICAR A VOC. Para Obter servio de garantia, chame o departamento de Atendimento ao consumidor GARMIN (913-397-8200) para um retorno de um nmero de atendimento. A unidade deve ser empacotada com firmeza, com o nmero de atendimento no lado de fora claramente marcado no pacote e deve ser enviada frete pago e segurado a uma estao de servio de garantia GARMIN. Uma cpia do recibo de venda original requerida como a prova da compra para consertos e garantia. GARMIN retm o direito exclusivo para consertar ou substituir a unidade ou software ou oferece um reembolso completo do preo de compra a sua discrio exclusiva.

Apndice J
Garantia

Notas

2001 GARMIN Corporation GARMIN International,Inc. 1200 East 151 st Street,Olathe,Kansas 66062,U.S.A. GARMIN (Europe)Ltd. Unit 5,The Quadrangle,Abbey Park Industrial Estate,Romsey,SO51 9AQ,U.K. GARMIN Corporation No.68,Jangshu 2 nd Road.,Shijr,Taipei County,Taiwan www.garmin.com Parte Nmero 190-00249-00 Rev. B

You might also like