You are on page 1of 7

Sade em Foco

Alimentao
Durante as refeies prepare seu prato com a quantidade total de alimentos que ser ingerida. Esta atitude auxiliar voc a controlar a poro consumida. Consuma frutas nos intervalos das refeies e sobremesas. Alm de serem saborosas, contribuem para uma alimentao saudvel. Tome cuidado ao se alimentar enquanto assiste televiso ou utiliza o computador, pois esse hbito pode ser prejudicial sade e precisa ser combatido. Quem faz suas refeies em frente da telinha no percebe a quantidade de comida que est comendo e acaba consumindo mais do que precisa, o que pode propiciar o ganho de peso.

Sedentarismo e Obesidade
O sedentarismo a principal causa do aumento da incidncia de vrias doenas, como hipertenso arterial, diabetes, obesidade, ansiedade, aumento do colesterol e infarto do miocrdio.

Reduzir o consumo de sal importante para manter a presso arterial sob controle e evitar complicaes renais e cardacas.

No Brasil, 40% da populao (mais de 65 milhes de pessoas) est com excesso de peso e 10% dos adultos (cerca de 10 milhes) so obesos.

Mais de 60% da populao adulta no pratica exerccio fsico.

Drogas e lcool
Em geral, o primeiro contato com drogas atravs de um colega ou parente. Na maioria das histrias, a primeira droga foi bebida alcolica na infncia ou na adolescncia.

Alcoolismo a dependncia do indivduo ao lcool, considerada doena


pela Organizao Mundial da Sade. O uso constante de bebidas alcolicas compromete o bom funcionamento do organismo. A pessoa dependente do lcool, alm de prejudicar a sua prpria vida, acaba afetando a sua famlia, amigos e colegas de trabalho. Cuidado com a auto medicao, pois uma atitude perigosa sade.

Procure sempre um mdico.

Atividade Fsica e Hidratao


Aproveite os momentos para caminhar ao ar livre. Alm de ser um timo exerccio fsico, ajuda a organizar idias e descontrair! A prtica de atividades fsicas regulares uma das grandes aliadas contra o estresse, manuteno do peso e diminuir os riscos de desenvolver doenas cardacas. Mais de 60% do corpo humano constitudo por gua e por isso um nutriente indispensvel para o bem estar e sade. Beber bastante gua faz com que todo o organismo fique mais equilibrado e resistente.

Importante: necessrio ter especial


ateno em situaes de doena, esforo fsico prolongado e outras que possam requerer uma maior ingesto de gua.

Tabagismo
O fumo pode causar srios problemas sade, tais como aumento do nmero de batimentos cardacos, risco de infarto e de cncer do pulmo. A nicotina do cigarro aumenta a presso arterial, o que no significa que fumar cigarros com baixos teores de nicotina diminua o risco de doenas cardacas.

O cigarro tambm provoca a diminuio da quantidade de colgeno da pele, causando envelhecimento precoce, e quanto maior o nmero de cigarros e a durao do vcio, maiores os riscos.

Evite o fumo, as bebidas alcolicas e no abuse do caf.

DSTs
As doenas sexualmente transmissveis (DSTs) so causadas por vrios tipos de agentes. So transmitidas, principalmente, por contato sexual sem o uso consistente da camisinha, seja feminina, seja masculina, com uma pessoa que esteja infectada.

Usar preservativos em todas as relaes sexuais o mtodo


mais eficaz para a reduo do risco de transmisso das DST, em especial do vrus da AIDS.

Tambm pode ser transmitido pela transfuso de sangue contaminado ou compartilhamento de seringas e agulhas, principalmente no uso de drogas injetveis.

You might also like