You are on page 1of 5

FILOSOFIA teste n1

outubro 2012

1. Apropriar-se progressivamente da especificidade filosfica A FILOSOFIA um saber muito particular e diferente de qualquer cincia, j que no permite uma demonstrao validativa ou experimentao laboratorial. A Filosofia, ao contrrio das cincias, no trata de evidncias, mas de vivncias, no experimentao, mas exerccio. Na sua origem, Cincia e Filosofia estavam unidas, mas hoje distinguem-se na medida em que: - a cincia procura explicar como as coisas so feitas e como funcionam; - a filosofia preocupa-se com o significado das coisas para ns. CINCIA: Impessoal Procura saberes Objetiva O seu mtodo assenta na experimentao e na verificao das hipteses como possveis solues para os problemas levantados Investigao racional de realidades particulares Oferece solues FILOSOFIA: Pessoal Procura o significado dos saberes Subjetiva No existe processo experimental, no possvel demonstrar; o seu mtodo o racional (logos) Investigao racional da totalidade do real. O seu objeto o Todo Oferece respostas que no anulam as

perguntas, no as solucionam, que levam a mais perguntas Para melhor compreender a especificidade da filosofia h que entender a sua definio e principais caractersticas (tpicos seguintes).

2. Apresentar a definio etimolgica da palavra FILOSOFIA A palavra filosofia resulta da unio de dois termos gregos: Philia, que significa amor, amizade, e Sophia, que significa sabedoria. Assim, o sentido literal de filosofia amor pelo saber. A partir deste sentido etimolgico, pode concluir-se que o filsofo ser aquele que ama o conhecimento, numa atitude intelectual de procura desse conhecimento. Por oposio aos sbios, que so possuidores do conhecimento, os filsofos no o possuem partida, isto , procuram-no, buscam-no constantemente. A procura da verdade e no a sua posse implica uma posio de humildade perante a sabedoria e, neste contexto, destaca-se a clebre afirmao de Scrates, um dos fundadores da filosofia ocidental: S sei que nada sei. Filosofia no um saber, no um conhecimento, uma reflexo crtica sobre o conhecimento e o mundo.

Quando nos interrogamos sobre o nosso prprio pensamento, sobre o pensamento dos outros, sobre o mundo, sobre a sociedade, estamos a filosofar. O homem questiona-se continuamente sobre o mundo, a humanidade, a felicidade, a morte, Deus, O ser humano um animal filosofante (Andr Comte filsofo francs). A Filosofia visa encontrar novas maneiras de conceber o mundo e a vida, numa busca da verdade global, propondo metas e ideias para dar sentido e justificao para a existncia. Filosofia , assim, uma atividade prtica de resoluo de problemas, a arte de viver. Segundo o filsofo Epicuro, a filosofia uma atividade que, atravs do discurso e do raciocnio, nos conduz a uma vida feliz.

3. Identificar as principais caractersticas da filosofia, compreendendo-as e explicando-as A filosofia caracterizada por vrios aspetos: Reflexiva, pois pensa, medita sobre os prprios pensamentos; Interrogativa, pois levanta questes, pergunta sobre toda a realidade; Crtica, pois recusa concluses sem antes as analisar ao pormenor, para melhor as esclarecer e compreender; Universal, pois as reflexes dos filsofos abordam problemas que dizem respeito a toda a humanidade, sendo comuns a todos os homens de todos os lugares, pocas e culturas; Radical, pois procura as causas primeiras e os fins ltimos. inteno do filsofo ir raiz dos problemas (nota: radical=raiz); Aberta, pois, para alm de no se ficar pelas primeiras respostas que encontra, procura novas perspectivas e novas leituras, o que decorre do seu sentido crtico; Autnoma, pois os filsofos fazem um uso prprio da razo independentemente de preconceitos e ideias feitas, instituindo um pensamento que se faz a si mesmo atravs de uma filosofia subjetiva que trilha os seus prprios caminhos. O filsofo ousa pensar por si mesmo; Historicidade, pois os filsofos respondem a problemas marcantes da sua poca, ainda que as respostas possam perdurar no tempo ( universal). A filosofia no est fora do mundo, uma atividade que acontece na histria humana; Racional, pois o filsofo, ao procurar explicao para os problemas que investiga, raciocina respeitando as leis da lgica, procurando encontrar uma explicao que faa sentido; Subjetiva, porque depende do conhecimento do ser humano, depende da interpretao do sujeito.

Nota: as caractersticas assinaladas com so as mais importantes, visto que englobam todas as outras

4. Caracterizar a Filosofia como atividade interrogativa e crtica A Filosofia uma atividade interrogativa, pois pergunta sobre toda a realidade e crtica, pois recusa concluses sem antes as analisar ao pormenor, para melhor as esclarecer e compreender.

De facto, a atividade filosfica caracteriza-se pela atitude crtica, interrogativa, problematizadora. Sendo a sua atividade reflexiva e crtica, a tarefa dos filsofos pensar criticamente sobre um conjunto de problemas visando, por um lado uma melhor compreenso da realidade e, por outro, o autoaperfeioamento. Pensar criticamente equivale a avaliar as afirmaes (prprias ou de terceiros), em vez de as aceitar ou porque so bvias e evidentes, ou porque so aceites por todos, ou porque so defendidas por algum com autoridade.

5. Distinguir Filosofia Espontnea e Sistemtica

Filosofar Espontneo comum a todos os homens. Est presente na linguagem, no senso comum, na religio popular, nos provrbios, nas crenas, opinies e outros modos de ver, pensar, agir e sentir das pessoas; No exige um conhecimento da histria da Filosofia, surgindo de modo natural a partir das vivncias do quotidiano e das experincias de vida. As perguntas das crenas revelam esse carcter espontneo da Filosofia, j que as crenas so capazes de se admirarem perante os mistrios do mundo e de traduzir essa admirao em questes filosficas; No possui um mbito acadmico e no se desenvolve de modo crtico. Embora o homem comum procure tambm as explicaes que lhe garantam algum conforto existencial, no o faz de modo crtico, aceitando muitas vezes passivamente a sabedoria que obteve da tradio. Filosofar Sistemtico tpico dos filsofos profissionais, possuindo uma linguagem tcnica que lhe confere mais rigor e coerncia. Muitos filsofos constroem sistemas, vises estruturais e totalizantes do mundo e da vida, com uma lgica interna que torna solidrios entre si vrios elementos desse sistema. Sntese: A atitude filosfica prpria do ser humano; embora possa haver pessoas que no assumam esta atitude. Neste caso, todos podemos filosofar. Assim, distingue-se o filosofar espontneo do sistemtico, que, em relao ao primeiro, organizado, rigoroso e pressupe o conhecimento da histria da Filosofia. O filosofar sistemtico prprio dos filsofos, enquanto o espontneo acontece diariamente, por parte daqueles que tm uma atitude filosfica perante a vida.

6. Compreender as questes da Filosofia indicar dois critrios gerais que permitam distinguir de outras questes Problema e Questo so termos indissociveis, na medida em que o problema leva s questes e estas levantam novos problemas. As questes filosficas so as questes primeiras e essenciais que todos um dia colocmos, e demonstram uma curiosidade e espanto que as coisas provocam em ns, que com o tempo tendemos a perder. Perdemos essa curiosidade, porque vamos ficando presos a um conjunto de respostas, que vamos dando como garantidas. No fundo, mais do que conhecimentos, adquirimos crenas. Esse o principal obstculo Filosofia, identificado por Scrates pensar que j se sabe tudo. A filosofia pode ser entendida, num sentido geral, como um saber que tem por objeto de estudo o que h, o que podemos conhecer, de que modo podemos conhec-lo, e as condies mais gerais que tem que cumprir todo o pensamento corrente. Assim, podemos falar numa filosofia da cincia, numa filosofia da moral, numa filosofia da arte, numa filosofia da religio, entre outras.
Reflexo em torno dos valores
Axiologia Antropologia filosfica

Reflexo sobre a existncia humana


Reflexo sobre as formas de organizao do poder e da sociedade
Filosofia social e poltica

Lgica

Desenvolve-se em torno da problemtica das formas de raciocnio

Teoria do conhecimento

Questionamentos, tematizaes ou

Reflexo sobre a problemtica do conhecimento em geral


Epistemologia

problematizaes filosficas

Reflexo sobre a arte e o belo

Esttica

Reflexo sobre o conhecimento cientfico

Ontologia Filosofia da Linguagem

tica

Reflexo sobre os princpios da ao humana livre e responsvel

Reflexo em torno da questo do ser

Reflexo sobre a linguagem

Cada uma destas filosofias traz consigo problemas especficos que so expostos pelas questes que levantam. Ora neste sentido, uma vez mais a Filosofia se distingue da cincia, porque as questes que cada uma coloca so diferentes. Critrios que distinguem as questes filosficas: As questes da filosofia so as mais abrangentes. Tm um carcter mais existencial. (exemplo: O que a morte? O que ser livre?...) As questes da filosofia so mais abertas e mais gerais. (exemplo: Quem sou eu? a democracia o regime perfeito?) As questes da filosofia no so questes de facto. (exemplo: Quantas espcies de aves existem na Terra? Ser o sistema cosmolgico de Coprnico melhor que o de Ptolomeu?) Em suma, as questes filosficas so questes que permitem respostas diversas e aspiram universalidade. A sua linguagem de um nvel mais abstracto, pressupondo uma perspectiva mais genrica e racional.
(NOTA: dois critrios gerais que permitem distinguir as questes filosficas das demais so a universalidade, a abstrao ou o existencialismo e depois explicar)

7. Identificar a Tese e os Argumentos de um texto * Ver a anlise feita na aula a partir do texto da alegoria da caverna

You might also like