You are on page 1of 2

UNIVERSIDADE DA MADEIRA 1 FREQUNCIA DE FSICA DAS CONSTRUES SICA DATA: 10/12/2010 DURAO:2.

00h DURAO:

Apenas permitida a consulta de formulrio; Cada grupo deve ser resolvido em folhas separadas e identificadas com nome e nmero de aluno. Por cada grupo no resolvido deve ser entregue uma folha em branco identificada. .

Considere a moradia unifamiliar, cuja planta est representada na Figura 3, localizada em Castelo Branco igura e sem qualquer obstculo no horizonte em todas as orientaes O p-direito de 2,70m e a altura de orientaes. direito todas as janelas de 1,10m. As paredes exteriores e cobertura da moradia so constitu constitudas conforme se ilustra nas Figuras 1 e 2. Nota: na resoluo dos exerccios despreze os revestimentos.

Desvo no habitado e no ventilado (L.N.A.) Isolamento trmico: e=0,04m = 0,04 W/m.C Beto armado: e = 0,25m h = 0,30m = 2,0 W/m.C Beto armado e = 0,20 m ; = 2,0 W/m.C Material A: e = 0,05m ; h =0,3 =0,30m =? Beto leve: = 0,46 W/m.C = 0,02 g/m.h.mmHg

Blocos de beto leve: e = 0,30 m

Figura 1 Corte da fachada e cobertura


Isolamento trmico: =0,04 W/m.C

Corte

Alado

Figura 2 Blocos de beto leve

2.00

0.90

Figura 3 Planta da moradia

TRMICA
I.1 Considerando que os coeficientes de transmisso trmica da zona corrente da envolvente opaca vertical e horizontal so iguais, calcule a espessura do isolamento trmico do bloco de beto leve. Nestas condies, determine a condutibilidade trmica do material A do talo de viga de modo a cumprir no limite os requisitos de qualidade trmica. (3,0 valores) I.2 Mostre que os ganhos solares brutos de Inverno atravs dos vos da instalao sanitria e do quarto (de menor rea) representam cerca de um tero das perdas de calor que ocorrem para locais no aquecidos. Calcule igualmente os ganhos trmicos atravs da fachada orientada a Sul no Vero. Nesta alnea admita: i) vidros duplos incolores de 4+4mm e caixilharia em alumnio sem quadrcula; ii) proteces solares no Inverno em cortinas muito transparentes, e no Vero em persianas exteriores de rguas plsticas de cor clara; iii) efeito dos pilares desprezvel; iv) fachadas e portas de cor branca; v) U = 1,0 W/m2.C para portas e zona corrente de paredes (exteriores e da garagem), Uviga = 1,4 W/m2.C e Ucobertura= 0.56 W/m2.C. (9,0 valores)

II

HUMIDADES E VENTILAO
Neste grupo adopte e = 0 C, e = 80%, i = 20 C e Uviga = 1,4 W/m2.C. II.1 Sabendo que a taxa de vapor de gua condensada no interior da zona macia dos blocos de beto leve de 0,105 g/m2h e que a partir de metade do bloco para o exterior deixam de ocorrer condensaes, determine analiticamente a presso de vapor de gua no ambiente interior. (5,0 valores) II.2 Considerando que a circulao de ar no interior da instalao sanitria se processa apenas por efeito trmico, determine a mxima produo de vapor para que no ocorram condensaes superficiais no talo de viga. Admita que as seces de entrada e sada de ar correspondem a uma conduta circular com um dimetro de 100 mm (Cd = 0.6) e que a altura de tiragem trmica de 3,5 m. (3,0 valores)

You might also like