You are on page 1of 10

MERCADO DE CAPITAIS

Prof. Msc. Adm. Jos Carlos de Jesus Lopes

Bolsas de Valores ou de Mercadorias


So centros de negociao onde renem-se compradores e vendedores de ativos padronizados (aes, ttulos de crditos, moedas e mercadorias) para realizarem operaes. So associaes de membros, sem finalidade lucrativa. No sofrem interferncias governamentais sobre os preos negociados. As Bolsas tm por finalidade oferecer uma infraestrutura adequada s negociaes.

Cronologia da criao dos mercados de bolsas no mundo e no Brasil


Perodos anteriores civilizao greco-romana, j aconteciam negociaes, de alguma forma, que determinavam preos para transaes futuras. No Japo, em 1730, negociaes com contratos e de recebidos de arroz. Nos Estados Unidos, em 1848, surge a Chicago Board of Trade (CBOT). Na Europa, Londres, em 1878, com os contratos de entrega. No Brasil, em 1917, surge a Bolsa de Mercadorias de So Paulo (BMSP). No Brasil, em 1976, criado a Comisso de Valores Mobilirios (CVM). No Brasil, em 1978, a BMSP lana os primeiros contratos futuros de caf e de soja. No Brasil, em 1985, fundada a Bolsa Mercantil & de Futuros (BM&F).

Funes de uma Bolsa


Ser um centro de liquidez de negcios. Ser um centro de formao justa e transparente de preos. Desenvolver mercados. Regulamentar e fiscalizar operaes (CVM). Divulgar preos. Educar profissionais que nela atuam, bem como os demais agentes.

Mercado de Balco
Todas as negociaes entre os agentes econmicos que ocorrem em bolsa, tambm podem ser realizadas fora dela. As operaes que acontecem fora do ambiente da bolsa constituem o chamado Mercado de Balco.

Mercado de Balco
As negociaes ocorrem diretamente entre comprador e vendedor de uma forma privada, sem que os demais participantes do mercado tenham informaes sobre o preo, as condies de entrega, de pagamentos, a qualidade negociada. Assim sendo, nenhuma das partes tem a informao de como est ocorrendo a formao de preo, portanto, cada agente no sabe se est negociando pelo preo mais justo possvel.

Mercado de Balco
Os riscos devem ser totalmente assumidos pelos agentes. No se tem garantia de que o negcio ser liquidado, bem como no se sabe ao certo que tanto o pagamento ser honrado e a qualidade acertada ser entregue. A BM&F registra eletronicamente as operaes de balco, contudo no so produtos de prego. O registro apenas atesta a ocorrncia de uma operao em determinadas condies.

Mercado de Bolsas
Todas as operaes realizadas em bolsas so garantidas pela instituio Bolsa. Ao oferecer garantias aos seus clientes, a Bolsa age como um sinalizador de que a mercadoria ser entregue, conforme os padres especificados pelo contrato, bem como a efetuao do pagamento. Diante de tais providncias, reduz-se os riscos nas operaes mercantis.

Quadro resumo Mercado Balco e Bolsas

Mercado de Balco: So negociaes realizadas privadamente. Envolvem a presena fsica de um vendedor e comprador. Falta de transparncia na formao de preos. Ativos customizados. Riscos (crdito, liquidez, operacionais) devem ser assumidos pelas partes envolvidas no negcio.

Mercado de Bolsas: As negociaes so realizadas publicamente. Todos os agentes tm acesso. As negociaes so feitas por intermdio de uma corretora. Formao justa de preos. Ativos padronizados. Diversos sistemas de garantia (clientes, corretora, membros da compensao, Clearing e a prpria Bolsa).

Diferenas entre Bovespa e BM&F


Na Bovespa so negociados aes (a menor parcela do capital social de uma empresa). Na BM&F so negociadas mercadorias ou comodites, que tanto podem ser agropecurias (caf, soja, boi), financeiras (taxas de cmbio, taxa de juros, taxas de inflao) e minerais (ouro, prata, petrleo, zinco).

Sistemas de garantias da Bolsa


Uma das condies necessrias ao perfeito funcionamento dos mercados financeiro e de capitais a crena de seus agentes econmicos de que seus ganhos sero recebidos e de que suas operaes de compra e venda sero liquidadas nas condies e no prazo estabelecido. Tal providncia minimiza os riscos nas operaes entre os agentes econmicos.

Medidas de segurana da Bolsa


Margem de garantia (um mnimo necessrio para se operar em bolsas e garantir os ajustes dirios). Variam entre 3 a 5% do valor do contrato entre os participantes da Bolsa. Limite de oscilao diria de preos (quando se alcana determinadas oscilaes suspende-se temporariamente os preges). Limite de posies em aberto (estipula-se um nmero mximo de contratos que um nico participante pode deter, para no manipular o mercado. Ajuste dirio (sistema de conta corrente em que as posies so financeiramente todos os dias de acordo com as oscilaes do mercado.

Mercado de Derivativos
Derivativos so contratos ou ttulos conversveis cujo valor depende integral ou parcialmente do valor de outro instrumento financeiro. Assim, a formao dos preos dos derivativos est sujeita variao de preos de outros ativos no mercado vista. So instrumentos criados para se transferir riscos entre os participantes do mercado. Ateno: Os derivativos so uma forma de se negociar apenas a oscilao de preos dos ativos sem haver necessariamente a negociao fsica das comodites agropecurias, minerais e financeiras.

Modalidades de Mercado

Mercado Termo. Mercado Futuro. Mercado de Opes. Swaps.

Mercado Termo
Mercado em que so realizados acordos privados de compra e venda de um ativo para liquidao em uma data qualquer por um preo determinado. As negociaes de compra e venda de ativos customizados para liquidao em uma data qualquer podem ocorrer tanto em bolsas como tambm fora dela (mercado de balco). Os agentes econmicos recorrem este mercado para obter proteo da volatilidade dos preos dos ativos, minimizando, assim os riscos nas operaes dos ativos.

Desvantagens do Mercado Termo


Falta de padronizao do ativo comercializado. Falta de transparncia na formao de preos. Impossibilidade de recompra e revenda dos ativos negociados antes da data da liquidao do(s) contrato(s). Risco de inadimplncia e de no cumprimento do contrato. Baixa liquidez.

Mercado Futuro
Nos mercados futuros so realizadas operaes de compra e venda de ativos para liquidao em uma data futura por um preo determinado entre os agentes econmicos, via prego eletrnico ou de viva-voz. As operaes so realizadas atravs de prego da Bolsa (sistemas de leiles mltiplos onde ofertas e de venda so realizadas simultaneamente e em que os preos so divulgados publicamente a todos os participantes do mercado). Os ativos negociados em Bolsas so padronizados, tornando cada ativo ou contrato indiferente quem est comprando ou vendendo o ativo. Assim, facilita-se a transparncia das caractersticas dos ativos negociados e a livre mobilidade dos recursos.

Conceito de padronizao de ativos


Entende-se por padronizao de ativos, todo o contrato que possua uma estrutura previamente padronizada por regulamentao da Bolsa, estabelecendo limites quanto especificao do produto, qualidade, locais e meses de vencimento (entrega), embalagem, meios de transportes e formalidades de entrega e pagamento. Ateno: Nos ativos negociados em Bolsas, apenas dois itens podem variar em uma negociao no prego, por exemplo, o nmero de contratos ofertados e o preo negociado entre as partes. Os demais itens so padronizados. Desta forma, os contratos negociados em Bolsas so mais lquidos, so intercambiveis, o que permite ao participante sair de sua posio antes da data do vencimento do contrato.

http://www.bmf.com.br/portal/pages/contratos1/contratos_agro_tabelas.asp

Padres de contratos na BM&F


Produto Acar Algodo lcool Anidro Boi (Bezerro) Caf Milho Soja Unidade 270 scs/50Kgs. 28.168,65 libras-peso 30.000 litros 330@(~ 33 animais) 100 scs/60Kgs. 450scs/s60Kgs. 450scs/s60Kgs.

Vencimentos mar,mai,ago,out, dez mar,mai,jul,out,dez Todos os meses


Fev,mar,abr,mai, jun, jul, ago, set. e out.

mar,mai,jul,set,dez mar,mai,jul,set,dez Fev,mar,mai,jul,set,nov

Liquidaes dos contratos


A liquidao das operaes, tanto no mercado termo como no mercado futuro pode ocorrer de duas formas: 1) liquidao fsica (entrega fsica da comodite negociada em contrato). A liquidao fsica bastante rara no mercado futuro. 2) liquidao financeira (d-se o acerto financeiro, pelo diferencial entre compra e venda sem haver a entrega fsica da comodite negociada em contrato).

Posies no Mercado Futuro


Posio o saldo numa determinada data, resultante das operaes realizadas por um mesmo cliente, com o mesmo contrato, intermediadas pela mesma corretora de mercadorias e registradas pelo mesmo agente de compensao. A abertura da posio acontece pela compra ou venda de um ativo. No encerramento da posio, d-se o inverso posio original. No jargo do mercado, quando o agente econmico est na posio de comprado, ele est LONG. Ao contrrio, quando o agente econmico est na posio de vendido, ele est SHORT.

As diferenas entre Mercados Termo e Futuro

Mercado Termo: Negociao em balco ou em Bolsa. Predomnio da entrega fsica. Ativos customizados. Impossibilidade de se encerrar a posio antes da data da liquidao do contrato. Ausncia de ajuste dirio. Os riscos devem ser completamente assumidos pelas contrapartes.

Mercado Futuro: Negociaes somente em Bolsa. Predomnio da liquidao financeira. Ativos padronizados. Intercambialidade de posies. Presena de ajuste dirio. Operaes garantidas pela Bolsa (sistema de Garantias da Clearing).

Participantes do Mercado Futuro


Participantes: CLIENTES Hedger Objetivo: Obter proteo contra as oscilaes de preos. No obter lucro nas transaes. Obter lucro (livre de riscos). Compra ativos onde est mais barato e vende no mercado mais caro. Obter lucro (assumindo riscos). Compra ou vende ativos para ganhar com o diferencial de preo.

Arbitrador

Especulador

Participantes do Mercado Futuro


Participantes AGENTES OPERACIONAIS Corretora Objetivo Estabelece o relacionamento entre o cliente e a Bolsa. Ela representa o cliente e atua em seu nome nos preges.

Membro de Garante as posies das Compensao corretoras perante a Bolsa. Clearing Registro de operaes, compensao e liquidao dos contratos. Garante a execuo dos contratos. uma associao de membros que oferece a infraestrutura de mercado e segurana.

Bolsa

Mercado de Opes
Uma opo um contrato de cunho legal e obrigatrio, que d ao comprador o direito, mas no a obrigao, de comprar ou vender uma comodite em condies especficas numa Bolsa, mediante o pagamento de um prmio. Existem dois tipos de opes: 1) de compra (call); e 2) de venda (put). A deciso do comprador de exerc-lo um direito, ficando a seu critrio a escolha quanto ao melhor curso de deciso a ser tomada.

Mercado de Opes
As opes podem ser comparadas a um seguro, em que se paga um prmio para se ter uma garantia contra um sinistro dentro de um perodo determinado, mas no se tem a obrigao de acionar a empresa. Assim, o comprador de opes limita seu risco financeiro, mas no limita os possveis lucros. O vendedor de opes obrigado a cumpri-la irrestritamente, ou seja, obrigado a vender a comodite, a um preo especificado, para o comprador da opo, se o comprador assim o exigir. Por esta razo, o vendedor de opes recebe um prmio, para assumir fielmente este compromisso.

Particularidades do Mercado de Opes


O prmio o total pago pelo comprador de opo de compra ao comprador da opo de venda para ter o direito (mas no a obrigao) de comprar ou vender o ativo ao preo predeterminado. Este o nico compromisso que tem o comprador de opo de compra. O comprador de uma opo de compra salda logo no incio do contrato a quantia total do prmio da ao. Ele pago independente de o comprador exercer ou no seus direitos. Neste caso, no h necessidade, por parte do comprador de opo de compra em depositar qualquer margem de segurana, nem margem para ajustes dirios.

Particularidades do Mercado de Opes


J para o comprador de opo venda, faz-se necessrio o depsito da margem de segurana, pois ele ter que assumir o compromisso, de vender ou entregar o ativo, caso o comprador de opo de compra assim o desejar. As opes de compra podem ser exercidas a qualquer momento at a data do seu vencimento (estilo americano). Os contratos de opes so leiloados em termos de prmio, enquanto que os contratos futuros so negociados em termos de preos.

Mercado de Swaps
Swaps so acordos privados entre duas empresas para a troca de fluxos de caixa numa data futura, podendo ser considerados carteiras de contratos a termo. O tipo mais comum de Swap a troca de taxa de juros. Outro tipo popular de Swap o de moedas. Em sua forma mais simples, ele envolve a troca do principal e dos pagamentos taxa de juro prefixada sobre um emprstimo numa moeda pelo principal e pelos pagamentos de taxa de juros prefixada sobre um emprstimo aproximadamente equivalente em outra moeda.

Referncias:
DUARTE, Antonio Luiz Coelho. Bolsa de Mercadorias & Futuros. Conhea a BM&F. So Paulo, 2004. HULL, John C. Opes, futuros e outros derivativos. 3. ed. So Paulo: Bolsa de Mercadorias & Futuros, 1999. MARQUES, Pedro V.; MELLO. Pedro C. de. Mercados futuros de commodities agropecurias: exemplos e aplicaes para os mercados brasileiros. So Paulo: Bolsa de Mercadorias & Futuros, 1999. SILVA, Luiz Maurcio da. Mercado de Opes. Conceitos e Estratgias. Rio de Janeiro: Editora Halip, 1999. TEIXEIRA, Marco Aurlio. Mercados Futuros. Fundamentos e Caractersticas Operacionais. So Paulo: BM&F, 1992. YO, Goan T. Operaes a termo de mercadorias commodities. 3. ed. So Paulo: Brasimex Ltda., 1984.

10

You might also like