You are on page 1of 95

FUNDAO EDUCACIONAL DE BARRETOS FACULDADES UNIFICADAS DA FEB CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

DESTINAO FINAL DE EMBALAGENS DE AGROTXICOS E SEUS POSSVEIS IMPACTOS AMBIENTAIS

Bruno Giovani Perosso Gabriel Prado Vicente Orientadora: Prof. Msc. Jaqueline A. B. Fernandez

Barretos 2007

Bruno Giovani Perosso Gabriel Prado Vicente

DESTINAO FINAL DE EMBALAGENS DE AGROTXICOS E SEUS POSSVEIS IMPACTOS AMBIENTAIS

Trabalho de Concluso de Curso apresentado ao Curso de Engenharia da Fundao Civil, Faculdades de

Unificadas

Educacional

Barretos, como requisito obteno do grau de Engenheiro Civil com nfase em Ambiental.

Orientadora: Prof. MSc. Jaqueline A. B. Fernandez

Barretos 2007

FOLHA DE APROVAO

Candidatos: BRUNO GIOVANI PEROSSO GABRIEL PRADO VICENTE DESTINAO FINAL DE EMBALAGENS DE AGROTXICOS E SEUS POSSVEIS IMPACTOS AMBIENTAIS Fundao Educacional de Barretos Monografia defendida e julgada em 07 / 11 / 2007 perante a Comisso Julgadora:

___________________________________

_____________________________

Profa. MSc. Jaqueline A. B. Fernandez


Fundao Educacional de Barretos

___________________________________

_____________________________

Profa. MSc. Marony Costa Martins


Fundao Educacional de Barretos

___________________________________

_____________________________

Profa. Dr. Lindamar Maria de Souza Fundao Educacional de Barretos

______________________________________________

Prof. Msc. Antnio de Paulo Peruzzi Coordenador dos Trabalhos de Concluso de Curso

DEDICATRIA

Aos nossos pais, que dedicaram todo seu esforo para dar a ns o melhor presente que poderamos receber: a educao.

AGRADECIMENTOS
Agradeo primeiramente a Deus pela oportunidade a mim concebida na realizao de mais esse sonho e que a cada obstculo que tive, me mostrou que a melhor soluo sempre, trilhar no caminho da verdade e da honestidade. Aos meus pais, Natal Perosso e Sandra Maria Bragato Perosso pela oportunidade proporcionada abrindo mo de alguns de seus sonhos para realizar os meus, pelo apoio e esperana depositados em mim, pelo sacrifcio que fizeram para me ver chegar at este momento e pelas oraes que sempre me fortaleceram, obrigado. Eu amo vocs! Ao meu irmo Guilherme Antonio Perosso pela ajuda, incentivo e confiana, tenho muito orgulho em te-lo como irmo, obrigado!!! A amiga e, orientadora Prof. Msc. Jaqueline A. B. Fernandez, que apesar de seu pouco tempo disponvel disps-se a nos orientar dando todo o suporte necessrio para desenvolvermos este trabalho. A todos os professores que durante nossa vida acadmica nos passaram seus conhecimentos. Aos meus companheiros de trabalho: Engenheiros: Adhemar Watanuki Filho, Anderson Lima Paleari, e principalmente a Paulo Soldera. Com os quais aprendi muito e continuo aprendendo, no s conhecimentos tcnicos, mas tambm como se relacionar com os diferentes funcionrios e profissionais da rea. Aos amigos e colegas de curso e, em especial a Gabriel Prado Vicente parceiro durante todo o ciclo da faculdade e no poderia ser tambm na realizao deste trabalho, e a todos que de alguma forma contriburam para que esse sonho fosse realizado. Muito Obrigado a Todos Vocs!!!

Bruno Giovani Perosso

AGRADECIMENTOS
Primeiramente agradeo a Deus pela possibilidade de realizao de mais uma etapa da minha vida e pelas pessoas maravilhosas (citadas abaixo) que foram colocadas em meu caminho e me ajudaram a concretizar esse sonho. Aos meus pais: Valdoni Calocci Vicente e Mrcia Regina Prado, que so os alicerces da minha vida, pela educao que me deram, pelas alegrias vividas junto a mim, pelos conselhos dados e por abrirem mo de seus sonhos para que seu filho conseguisse algo que o transformaria em um homem vencedor na vida. Aos meus irmos: Nathlia Prado Vicente e Enzo Calocci de Almeida Vicente; a primeira minha eterna companheira nas horas boas e ruins, sempre meu porto seguro; o segundo que chegou h pouco tempo e me emociona, me ensinando a ver a vida com outros olhos. As minhas avs Maria Helena Calocci Vicente e Aparecida Marc Prado, que sempre fizeram o melhor por mim, com a doura que s avs podem ter; aos meus avs Nidoval Vicente e Jos Carlos Prado que infelizmente no podem estar ao meu lado comemorando est vitria mas tenho certeza que sempre olharam por mim e tambm se orgulham muito por mais esse degrau ultrapassado. A minha namorada, amiga e companheira Aline Sndalo, que lutou muito para que este trabalho fosse concludo, sempre me orientando, me aconselhando, me consolando e me apoiando nas horas mais difceis, sempre procurando ou criando a luz quando chegava ao fim do tnel, pessoa que orgulho em ter ao meu lado e serei eternamente grato por fazer parte da minha vida. Aos meus eternos amigos: Iago Gonalves Cunha, Giovana Meinberg Garcia e Eduardo de Carvalho Crispim, que nunca se furtaram em ajudar-me, em guiar-me e em apoiar-me, sendo de suma importncia para que eu me torne um Engenheiro e uma pessoal melhor e mais feliz. Aos professores e amigos da faculdade, especialmente a amiga e orientadora Prof. Msc. Jaqueline A. B. Fernandez, que no mediu esforos para incentivar-nos e ajudar-nos na elaborao do trabalho; e ao amigo, companheiro desde o primeiro ano da faculdade, desde o primeiro trabalho e parceiro deste: Bruno Giovani Perosso, pessoa da qual me orgulho em ter como amigo, que sempre me identifiquei e me ensinou muita coisa que levarei para o resto de minha vida. Gabriel Prado Vicente

Ns que vivemos neste planeta somos seres racionais, ou assim nos chamamos. Mas no parece que o que estamos fazendo tenha muito que ver com a razo; pelo menos com a razo respeitosa com a vida e a dignidade. (Jos Saramago, jornal ABC, Madri, 06-01-2001)

RESUMO
PEROSSO, B.G.; VICENTE, G.P. (2007). Destinao final de embalagens de agrotxicos e seus possveis impactos ambientais estudo de caso Municpio de Barretos. Trabalho de Concluso de Curso Faculdades Unificadas da Fundao Educacional de Barretos, Barretos SP.

O presente trabalho teve como objetivo levantar informaes acerca da destinao final de embalagens vazias de agrotxicos, seus possveis impactos ambientais e formas de manejo ambientalmente corretas, a partir de um estudo de caso, no municpio de Barretos - SP. Observou-se, os procedimentos para destinao final de embalagens vazias de agrotxicos, o local de origem e de destino desse material, formas de aproveitamento ou descarte das embalagens e os equipamentos de segurana utilizados pelos funcionrios na unidade de recebimento. O estudo permitiu realizar constataes a respeito da destinao final ambientalmente correta das embalagens utilizadas, e se os procedimentos encontram-se de acordo com as normas previstas na legislao.

Palavras chaves: Embalagens; Agrotxicos; Destinao; Segurana.

ABSTRACT

PEROSSO, B.G.; VICENTE, G.P. (2007). Final destination agro toxics packing and possible ambient impacts Barretos City Study Case. Course Conclusion Report Faculdades Unificadas da Fundao Educacional de Barretos, Barretos SP.

The present work has as objective of obtaining information of related of the final usage of empty agro-toxics packing materials, their possible impacts and environmentally corrects methods, besed en true facts occurred in the Barretoss / SP municipality. It was reported the procedment for the final used empty agro-toxics packing, the origin location and destination of suich materials, recovery methods or the dis posal of packaging plus security equipament used by the employers at the receiving enterprise. The present work weir allow the achievement of definitions about the environmentally correct final usage, and their precedents are all in accordance with the legislation rules.

Keys words: Packings; Agro toxics; Destination; Security.

10

LISTA DE FIGURAS

FIGURA 1: LOGSTICA DE TRANSPORTE DAS EMBALAGENS (FONTE: INPEV 2007). _________________________________________________________ 47 FIGURA 2: FLUXO LOGSTICO DO TRANSPORTE DAS EMBALAGENS (FONTE: INPEV 2007). ___________________________________________ 48 FIGURA 3: EMBALAGEM TIPO PEAD._________________________________ 51 FIGURA 4: EMBALAGEM TIPO PAPE. _________________________________ 52 FIGURA 5: EMBALAGEM TIPO METLICA.____________________________ 53 FIGURA 6: LOCALIZAO DAS UNIDADES DE RECEBIMENTO (FONTE: INPEV 2007). ___________________________________________________ 54 FIGURA 7: REGIO ADMINISTRATIVA DE BARRETOS__________________ 57 FIGURA 8: UNIDADES DE GERENCIAMENTO DE RECURSOS HDRICOS ___ 58 FIGURA 9: MUNICPIOS PERTENCENTES BACIA (FONTE: DAEE 2007). __ 59 FIGURA 10: POSTO DE RECEBIMENTO DE EMBALAGENS VAZIAS DE AGROTXICOS NO MUNICPIO DE BARRETOS. ____________________ 62 FIGURA 11: TIPOS DE PROPRIEDADES RURAIS DO MUNICPIO DE BARRETOS.____________________________________________________ 63 FIGURA 12: CULTURAS ANUAIS E SEMI-PERENES CULTIVADAS NAS PROPRIEDADES RURAIS. ________________________________________ 63 FIGURA 13: CULTURAS PERENES EXISTENTES (QUANTIDADE EM PS).__ 64 FIGURA 14: PROPRIEDADES AGRCOLAS QUE CULTIVAM LARANJA E UTILIZAM FUNGICIDAS. ________________________________________ 64 FIGURA 15: HISTRICO DE INTOXICAO HUMANA POR AGROTXICOS (1985 A 1990)___________________________________________________ 65 FIGURA 16: HISTRICO DE INTOXICAO HUMANA POR AGROTXICOS (1991 A 2000)___________________________________________________ 65 FIGURA 17: HISTRICO DE INTOXICAO HUMANA POR AGROTXICOS (2001 A 2003)___________________________________________________ 65 FIGURA 18: PARTICIPAO DE CADA REGIO NA TOTALIDADE DE INTOXICAES POR AGROTXICOS NO BRASIL. __________________ 66 FIGURA 19: POSTO DE RECEBIMENTO DE EMBALAGENS VAZIAS DE AGROTXICOS EM BARRETOS. __________________________________ 67 FIGURA 20: SISTEMA DE DRENAGEM.________________________________ 67 FIGURA 21: DOCUMENTAES NECESSRIAS PARA OPERAR O POSTO DE RECEBIMENTO. ________________________________________________ 68 FIGURA 22: TAMPAS DAS EMBALAGENS SEPARADAS POR CORES. ______ 69

11

LISTA DE TABELAS
TABELA 1: CLASSIFICAO TOXICOLGICA DOS AGROTXICOS SEGUNDO A DL 50______________________________________________ 27 TABELA 2: CLASSE TOXICOLGICA E COR DA FAIXA NO RTULO DE PRODUTO AGROTXICO ________________________________________ 27 TABELA 3: SINAIS A SINTOMAS DE INTOXICAO POR AGROTXICO SEGUNDO TIPO DE EXPOSIO __________________________________ 34 TABELA 4: SINAIS A SINTOMAS DE INTOXICAO POR AGROTXICO SEGUNDO TIPO DE EXPOSIO __________________________________ 35 TABELA 5: UNIDADES CENTRAIS DE RECOLHIMENTO DE EMBALAGENS 54 TABELA 6: UNIDADES POSTO DE RECOLHIMENTO DE EMBALAGENS ___ 55 TABELA 7: TIPOS DE AGROTXICOS COMERCIALIZADOS. _____________ 70

12

LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS


ABNT: Associao Brasileira de Normas Tcnicas ANAMT: Asssociao Nacional de Medicina do Trabalho ANDAV: Associao Nacional de Distribuidores de Defensivos Agrcolas ANDEF: Associao Nacional de Defesa Vegetal ANTT: Agncia Nacional de Transportes Terrestres ANVISA: Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria CAT: Comunicao de Acidentes de Trabalho CATI: Coordenadoria de Assistncia Tcnica Integral CETESB: Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental CIT: Centro de Informao e Assistncia Toxicolgica COEX: Coextruso CONAMA: Conselho Nacional de Meio Ambiente CONASQ: Comisso Nacional de Segurana Qumica CONFEA: Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia COOPERCITRUS: Cooperativa dos Cafeicultores e Citricultores de So Paulo DAEE: Departamento de guas e Energia Eltrica DAS: Secretaria de Defesa Agropecuria DDT: Dicloro Difenil Tricloroetano EMBRAPA: Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuria EPI: Equipamento de Proteo Individual IBAMA: Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renovveis IBGE: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica IGC: Instituto Geogrfico e Cartogrfico IMA: Instituto Mineiro de Agropecuria INCRA: Instituto Nacional de Colonizao e Reforma Agrria INPEV: Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias LI: Licena de Instalao LO: Licena de Operao LP: Licena Prvia MBH: Microbacias Hidrogrficas NBR: Normas Brasileiras de Regulamentao OMS: Organizao Mundial de Sade

13

PAEP: Pesquisa de Atividade Econmica Paulista PCMSO: Programa de Controle Mdico e Sade Ocupacional PEAD: Embalagens Plsticas Monocamadas PEAD MONO: Polietileno de Alta Densidade PET: Tereftalato de Etileno PND: Plano Nacional de Desenvolvimento PP: Polipropileno PPRA: Programa de Preveno dos Riscos Ambientais SIH: Sistema de Informaes Hospitalares SIM: Sistema de Informao sobre Mortalidade SINAM: Sistema de Informao de Agravos de Notificao SINITOX: Sistema Nacional de Informao Txico-Farmacolgica UBV: Ultra Baixo Volume UGRH: Unidade de Gerenciamento de Recursos Hdricos

14

SUMRIO
RESUMO ABSTRACT 1. INTRODUO___________________________________________________ 16 2. OBJETIVO ______________________________________________________ 18
2.1. Geral ________________________________________________________________ 18 2.2. Especfico ____________________________________________________________ 18

3. REVISO BIBLIOGRFICA _______________________________________ 19


3.1. Definies ____________________________________________________________ 19
3.1.1. Meio Ambiente....................................................................................................................19 3.1.2. Impactos Ambientais ...........................................................................................................20 3.1.3. Agrotxicos.........................................................................................................................21 3.1.4. Resduos Slidos .................................................................................................................21 a) Resduos classe I - Perigosos .................................................................................................23 b) Resduos classe II No Perigosos ........................................................................................23

3.2. Agrotxicos ___________________________________________________________ 23


3.2.1. Agrotxicos Aspectos Gerais ............................................................................................23 3.2.2. Agrotxicos - Classificao .................................................................................................25 3.2.3. Tipos de Embalagens...........................................................................................................27 a) Embalagens Lavveis ............................................................................................................27 b) Embalagens No Lavveis.....................................................................................................28 3.2.4. Impactos Ambientais Causados por Agrotxicos ..................................................................28 3.2.5. Riscos Sade.....................................................................................................................30 3.2.6. Riscos Populao Rural.....................................................................................................32 3.2.6.1 Efeitos aos Humanos......................................................................................................33 3.2.7. Equipamentos de proteo individual (EPIs) ........................................................................35 3.2.8. Transporte ...........................................................................................................................36 3.2.9. Armazenamento ..................................................................................................................36 a) Recomendaes gerais...........................................................................................................36 b) Pequenos depsitos................................................................................................................37 3.2.10. Receiturio agronmico .....................................................................................................38 3.2.11. Legislao Vigente ............................................................................................................39

3.3. Elos do Sistema________________________________________________________ 41


3.3.1. Canais de Distribuio .........................................................................................................41 3.3.2. Responsabilidade do Agricultor ...........................................................................................42 3.3.3. Responsabilidade das Indstrias...........................................................................................43 3.3.4. Responsabilidade do Poder Pblico......................................................................................43

3.4. Gerenciamento de Unidades de Coleta de Embalagens Vazias de Agrotxicos ____ 43


3.4.1. Instalao ............................................................................................................................44 3.4.1.1 Construo ....................................................................................................................44 3.4.1.2 Licenciamento ...............................................................................................................44 3.4.1.3 Credenciamento .............................................................................................................45 3.4.2. Operao.............................................................................................................................45 3.4.2.1 Inspeo ........................................................................................................................45 3.4.2.2 Preparao .....................................................................................................................46 3.4.2.3 Armazenamento.............................................................................................................46 3.4.2.4 Transporte .....................................................................................................................46 3.4.3. Logstica para Coleta ...........................................................................................................47 3.4.4. Destinao Final ..................................................................................................................48

3.5. Unidades de Recebimento de Embalagens de Agrotxicos ____________________ 53

15

a)

Municipios de Recebimento...................................................................................................54

4. METODOLOGIA _________________________________________________ 56
4.1. Caracterizao Geral do Municpio _______________________________________ 56 4.2. Levantamento de Dados ________________________________________________ 59

5. RESULTADOS E DISCUSSO ______________________________________ 62


5.1. Estabelecimentos Rurais ________________________________________________ 62 5.2. Gerenciamento das Embalagens__________________________________________ 66

6. CONCLUSO____________________________________________________ 71 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ___________________________________ 73 APNDICE A______________________________________________________ 78 ANEXO A _________________________________________________________ 80 ANEXO B _________________________________________________________ 87 ANEXO C _________________________________________________________ 91 ANEXO D _________________________________________________________ 93

16

1. INTRODUO
H mais de 2 mil anos os agricultores utilizavam substncias que preveniam os danos causados por pragas. Um dos primeiros recursos utilizados foi o enxofre. No sculo XV, outras sustncias txicas, como arsnico, mercrio e chumbo, foram incorporadas no combate s pragas. J no sculo XVII, o sulfato de nicotina, extrado das folhas de tabaco, tambm passou a ser adotada como arma contra insetos (ANVISA, 2006). A utilizao dos agrotxicos na agricultura inicia-se na dcada de 20 poca em que eram pouco conhecidos do ponto de vista toxicolgico. Durante a Segunda Guerra Mundial (1939 - 1945) foram utilizados como arma qumica, tendo seu uso se expandido enormemente a partir de ento, chegando a produo industrial mundial a atingir dois milhes de toneladas de agrotxicos por ano (OMS, 1997). No Brasil, foram primeiramente utilizados em programas de sade pblica, no combate a vetores a controle de parasitas, passando a ser utilizados mais intensivamente na agricultura a partir da dcada de 60. Os agrotxicos tambm apareceram no Brasil, na dcada de 60-70, como a soluo cientfica para o controle das pragas que atingiam lavouras e rebanhos (PERES et al., 2003). Tal viso, reforada pela forte e crescente atuao da indstria qumica no pas, passou a legitimar o uso indiscriminado de agrotxicos no meio rural e, ao mesmo tempo, no eram oferecidas alternativas grande massa de trabalhadores que, ano a ano, se expunha cada vez mais aos efeitos nocivos destas substncias. Em 1975, o Plano Nacional de Desenvolvimento (PND), responsvel pela abertura do Brasil ao comrcio de agrotxicos, condiciona o agricultor a comprar o veneno com recursos do crdito rural, ao instituir a incluso de uma cota definida de agrotxico para cada financiamento requerido (OMS, 1997). Essa obrigatoriedade, somada propaganda dos fabricantes, determinou um enorme incremento e disseminao da utilizao dos agrotxicos no Brasil, que atualmente um dos maiores consumidores mundiais, do que resultam inmeros problemas, tanto de sade da populao como de meio ambiente. Muito desses produtos no possuem antdotos e so proibidos em seus pases de origem (OMS, 1997).

17

Aquela poltica de crdito integrou o movimento conhecido como Revoluo Verde, iniciado nos Estados Unidos da Amrica com o objetivo de aumentar a produtividade agrcola a partir do incremento da utilizao de agroqumicos, da expanso das fronteiras agrcolas e do aumento da mecanizao da produo. De acordo com Meirelles (1996), no Brasil, a revoluo verde se deu atravs do aumento da importao de produtos qumicos, da instalao de indstrias produtoras e formuladoras de agrotxicos e do estmulo do governo, atravs do crdito rural, para o consumo de agrotxicos e fertilizantes. O uso contnuo e em grande escala de agrotxicos, o crescimento do nmero de produtos utilizados e a falta de conscientizao tanto no uso como comercializao, feita sem receiturio e controle, contribuem para o desenvolvimento de espcies de pragas resistentes, causando problemas de sade humana, ambientais, contaminao de solos, guas superficiais e subterrneas, alm de provocar a extino de inimigos naturais, e interferindo de forma nociva sobre a fauna e a flora (IMA, 2007). Segundo Trap (1993), no ano de 1989 ocorreram no mundo cerca de trs milhes de intoxicaes agudas por agrotxicos, com 220 mil mortes por ano. Destas, cerca de 70% se do em pases em desenvolvimento. Alm da intoxicao dos trabalhadores que tm contato direto ou indireto com esses produtos, a contaminao de alimentos tem causado intoxicaes e mortes. De acordo com Faria (2007), o trabalho agrcola uma das mais perigosas ocupaes na atualidade. Dentre os vrios riscos ocupacionais, destacam-se os agrotxicos que so relacionados a intoxicaes agudas, doenas crnicas, problemas reprodutivos e danos ambientais No Brasil, no h dados que reflitam a realidade do nmero de intoxicaes e mortes por agrotxicos, porm fcil supor que o tamanho do problema no pequeno, pois o pas um dos maiores consumidores mundiais e, muitas vezes, requisitos bsicos de segurana para aplicao, armazenamento e disposio final das embalagens no so cumpridos (OMS, 1997).

18

2. OBJETIVO 2.1. Geral


O objetivo geral da pesquisa levantar informaes acerca da destinao final de embalagens vazias de agrotxicos, seus possveis impactos ambientais e formas de manejo ambientalmente corretas, a partir de um estudo de caso, no municpio de Barretos - SP. A regio foi escolhida, pois, possui sua economia voltada para cultivos agrcolas que demandam uso intensivo de agrotxicos e, tambm, por possuir unidade de recebimento de embalagens vazias.

2.2. Especfico
Os objetivos especficos da pesquisa so: Levantar na bibliografia os usos de agrotxicos, impactos ao ambiente e sade humana relacionados; Conhecer a legislao correlata ao tema; Conhecer as formas de manejo adequado das embalagens de agrotxicos vazias.

19

3. REVISO BIBLIOGRFICA

3.1. Definies
3.1.1. Meio Ambiente

O meio ambiente pode ser entendido como o conjunto de condies e influncias externas que afetam a vida e o desenvolvimento de um organismo. A seguir segue algumas definies sobre meio ambiente.

Para Antunes (2001, p. 47), a definio de meio ambiente feita nos seguintes termos:
[] definimos o ambiente de uma dada populao de seres humanos como o sistema de constantes espaciais e temporais de estruturas nohumanas, que influencia os processos biolgicos e o comportamento dessa populao. No ambiente compreendemos os processos sociais diretamente ligados a essas estruturas, como sejam o trajeto regular dos suburbanos, ou o desvio comportamental em correlao direta com a densidade da populao ou com as condies habitacionais. Exclumos, no entanto, os processos que se desenvolvem

principalmente no exterior do sistema social. evidente que tal distino, em certa medida, arbitrria, pois num sistema social casa elemento se acha vinculado a todos os outros.

Para Fiorillo (2004, p. 19),


Primeiramente, verificando a prpria terminologia empregada, extramos que meio ambiente relaciona-se a tudo aquilo que nos circunda. Costuma-se criticar tal termo, porque pleonstico,

redundante, em razo de ambiente j trazer em seu contedo a idia de mbito que circunda, sendo desnecessria a complementao pela palavra meio.

20

Para Mota (2000, p. 18),


Conjunto de condies que afetam a existncia, desenvolvimento e bem estar dos seres vivos. No se trata, pois, apenas de um lugar no espao, mas de todas as condies fsicas, qumicas e biolgicas que favorece ou desfavorecem o desenvolvimento.

Sendo que para Antunes (2001, p. 190)


[...] um conjunto de aes, circunstanciais de origem culturais, sociais, fsicas, naturais e econmicas que envolve o homem e todas as formas de vida; [...]o meio ambiente tudo aquilo que circunda a vida, todo o meio no qual os seres vivos esto inseridos.

Desta forma, entende-se que os costumes, a natureza, os microorganismos e tudo que se respira, enfim tudo que faz parte do meio que vivemos pode ser compreendido como Meio Ambiente.

3.1.2. Impactos Ambientais

Algumas vezes, os resultados das aes humanas sobre o meio ambiente, causam srios problemas ao prprio meio ambiente. Alguns autores, definem impacto ambiental como: Segundo Antunes (2001, p. 193-194),
Impacto um choque, uma modificao brusca causada por alguma fora exterior que tenha colidido com algo. Sinteticamente, poderamos dizer que o impacto ambiental uma modificao brusca causada no meio ambiente. A multiplicidade de circunstncia e eventos que podem advir da interveno humana no mundo natural to ampla que, dificilmente, poder ser avaliada pela cincia. A humanidade necessita intervir na natureza para sobreviver. Por mais ambientalista que uma pessoa seja, ela no poder viver sem consumir recursos ambientais. Qualquer ao humana produz repercusso na natureza. O homem est condenado a viver dos recursos naturais, ou sucumbir sem a utilizao deles. O impacto ambiental , portanto, o resultado da interveno humana sobre o meio ambiente. Pode ser positivo ou negativo, dependendo da qualidade da interveno desenvolvida.

21

Segundo a Resoluo n. 1/1986, do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), em seu artigo 1, fixou o conceito normativo de impacto ambiental, sendo:
Impacto ambiental qualquer alterao das propriedades fsicas, qumicas e biolgicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matria ou energia resultante das atividades humanas que, direta ou indiretamente, afetam: I a sade, a segurana e o bem-estar da populao; II as atividades sociais e econmicas; III a biota; IV as condies estticas e sanitrias do meio ambiente; V a qualidade dos recursos ambientais.

Mota (2000, p. 301), diz que [...] entende-se qualquer alterao significativa no meio em um ou mais componentes provocada por uma ao humana.

3.1.3. Agrotxicos

Agrotxico um tipo de insumo agrcola. Os agrotxicos podem ser definidos como quaisquer produtos de natureza biolgica, fsica ou qumica que tm a finalidade de exterminar pragas ou doenas que ataquem as culturas agrcolas. Os agrotxicos podem ser: pesticidas ou praguicidas (combatem insetos em geral), fungicidas (atingem os fungos), herbicidas (que matam as plantas invasoras ou daninhas) Os agrotxicos so produtos qumicos usados na lavoura, na pecuria e mesmo no ambiente domstico: inseticidas, fungicidas, acaricidas, nematicidas, herbicidas, bactericidas, vermfugos (AMBIENTE BRASIL, 2007).

3.1.4. Resduos Slidos

A ABNT 2004 por meio da NBR 10.004, caracteriza os resduos slidos como, qualquer resduo nos estados slido e semi-slido, que resultam de atividades de origem industrial, domstica, hospitalar, comercial, agrcola, de servios e de varrio. Ficam includos nesta definio os lodos provenientes de sistemas de tratamento de gua, aqueles gerados em equipamentos e instalaes de controle de poluio, bem como determinados lquidos cujas particularidades tornem invivel o seu lanamento na rede

22

pblica de esgotos ou corpos de gua, ou exijam para isso solues tcnica e economicamente inviveis em face melhor tecnologia disponvel. Resduos o resultado de processos de diversas atividades da comunidade de origem: industrial, domstica, hospitalar, comercial, agrcola, de servios e ainda da varrio pblica. Os resduos apresentam-se nos estados slido, gasoso e lquido. Ficam includos nesta definio tudo o que resta dos sistemas de tratamento de gua, aqueles gerados em equipamentos e instalaes de controle de poluio, bem como determinados lquidos cujas particularidades tornem invivel seu lanamento na rede pblica de esgotos ou corpos d'gua, ou aqueles lquidos que exijam para isto solues tcnicas e economicamente viveis de acordo com a melhor tecnologia disponvel (AMBIENTE BRASIL, 2007). Os Resduos slidos so materiais heterogneos, (inertes, minerais e orgnicos) resultantes das atividades humanas e da natureza, os quais podem ser parcialmente utilizados, gerando, entre outros aspectos, proteo sade pblica e economia de recursos naturais. Os resduos slidos constituem problemas sanitrio, ambiental, econmico e esttico (AMBIENTE BRASIL, 2007) A classificao de resduos envolve a identificao do processo ou atividade que lhes deu origem e de seus constituintes e caractersticas e a comparao destes constituintes com listagens de resduos e substncias cujo impacto sade e ao meio ambiente conhecido (ABNT NBR 10004:2004). A identificao dos constituintes a serem avaliados na caracterizao do resduo deve ser criteriosa e estabelecida de acordo com as matrias-primas, os insumos e o processo que lhe deu origem (ABNT NBR 10004:2004). O laudo de classificao pode ser baseado exclusivamente na identificao do processo produtivo, quando do enquadramento do resduo nas listagens dos anexos A ou B da NBR 10004. Deve constar no laudo de classificao a indicao da origem do resduo, descrio do processo de segregao e descrio do critrio adotado na escolha de parmetros analisados, quando for o caso, incluindo os laudos de anlises laboratoriais. Ainda de acordo com a ABNT NBR 10004:2004, os resduos so classificados em: a) resduos classe I - Perigosos; b) resduos classe II No perigosos; resduos classe II A No inertes. resduos classe II B Inertes.

23

a) Resduos classe I - Perigosos

Aqueles que apresentam periculosidade como: inflamabilidade, corrosividade, reatividade, toxicidade e patogenicidade.

b) Resduos classe II No Perigosos

Resduos classe II A - No inertes Aqueles que no se enquadram nas classificaes de resduos classe I - Perigosos ou de resduos classe II B - Inertes, nos termos desta Norma. Os resduos classe II A No inertes podem ter propriedades, tais como: biodegradabilidade, combustibilidade ou solubilidade em gua.

Resduos classe II B - Inertes Quaisquer resduos que, quando amostrados de uma forma representativa, segundo a ABNT NBR 10007, e submetidos a um contato dinmico e esttico com gua destilada ou desionizada, temperatura ambiente, conforme ABNT NBR 10006, no tiverem nenhum de seus constituintes solubilizados a concentraes superiores aos padres de potabilidade de gua, excetuando-se aspecto, cor, turbidez, dureza e sabor.

3.2. Agrotxicos
3.2.1. Agrotxicos Aspectos Gerais

Os agrotxicos so um dos mais importantes fatores de riscos para a sade humana. Utilizados em grande escala por vrios setores produtivos e mais intensamente pelo setor agropecurio, tm sido objeto de vrios tipos de estudos, tanto pelos danos que provocam sade da populao humana, e dos trabalhadores rurais de modo particular, como pelos danos ao meio ambiente e pelo aparecimento de resistncia em organismos-alvo (pragas e vetores) nas empresas. Na agricultura so amplamente utilizados nos sistemas de monocultivo em grandes extenses. As lavouras que mais os utilizam so as de soja, cana-de-acar, milho, caf, ctricos, arroz irrigado e algodo. Tambm as culturas menos expressivas por rea

24

plantada, tais como fumo, uva, morango, batata, tomate e outras espcies hortcolas e frutcolas empregam grandes quantidades de agrotxicos (OIT, 2001; Brasil, 1997). Essas substncias so ainda utilizadas na construo e manuteno de estradas, tratamento de madeiras para construo, armazenamento de gros e sementes, produo de flores, combate s endemias e epidemias, como domissanitrios etc. Enfim, os usos dos agrotxicos excedem em muito aquilo que comumente se reconhece. Os agrotxicos so agentes constitudos por uma grande variedade de compostos qumicos (principalmente) ou biolgicos, desenvolvidos para matar, exterminar, combater, repelir a vida (alm de controlarem processos especficos, como os reguladores do crescimento). Normalmente, tm ao sobre a constituio fsica e a sade do ser humano, alm de se apresentarem como importantes contaminantes ambientais e das populaes de animais a estes ambientes relacionadas (ANVISA, 2002). Segundo a Organizao Mundial de Sade (OMS), dada a grande diversidade de produtos, cerca de 300 princpios ativos em 2 mil formulaes comerciais diferentes no Brasil, importante conhecer a classificao dos agrotxicos quanto sua ao e ao grupo qumico a quem pertencem. Esta classificao tambm til para o diagnstico das intoxicaes e instituio de tratamento especfico. Os agrotxicos classificam-se em: a) lnseticidas: possuem ao de combate a insetos, larvas e formigas. Os inseticidas pertencema quatro grupos qumicos distintos: organofasforados: so compostos orgnicos derivados do cido

fosfrico, do cido tiofosfrico ou do cido ditofosfrico. Ex.: Folidol, Azodrin, Malation, Diazinon, Nuvacron,Tantaron, Rhodatox. carbamatos: so derivados do cido carbmico. Ex.: Carbaril, Tentfk,

Zeclram, Furadan. organoclorados: so compostos base de carbono, com radicais de

cloro. So derivados do clorobenzeno, do ciclo-hexano ou do ciclodieno. Foram muito utilizados na agricultura, como inseticidas, porm seu emprego tem sido

progressivamente restringido ou mesmo proibido. Ex.: Aldrin, Endrin, MtIC, DUr, Endossulfan, Heptacloro, Lindane, Mirex. piretrides: so compostos sintticos que apresentam estruturas

semelhantes piretrina, substnca existente nas flores do Chrysanthmum (pyrethrum)

25

cinenariaefolium. Alguns desses compostos so: aletrina, resmetrina, decametrina, cipermetrina.

b) Fungicidas: combatem fungos. Existem muitos fungicidas no mercado. Os principais grupos qumicos so: etileno-bis-ditiocarbonatos: Maneb, Mancozeb, Dithane, Zineb,Tiram. trifenil estnico: Duter e Brestan. captan: Ortocide a Merpan. hexaclorobenzeno.

c) Herbicidas: combatem ervas daninhas. Nas ltimas duas dcadas, este grupo tem tido uma utilizao crescente na agricultura. Seus prncipais representantes so: paraquat: comercializado com o nome de Gramoxone glifosato: Round-up pentaclofenol derivados do cido fenoxiactico: 2,4 diclorofenoxiactico (2,4 D) a

2,4,5 triclorofenoxiactico (2,4,5 T). A mistura de 2,4 D com 2,4,5 T representa o principal componente do agente laranja, utilizado como desfolhante na Guerra do Vietn. O nome comercial dessa mistura Tordon. dinitrofenis: Dinoseb a DNOC.

Outros grupos importantes compreendem: raticidas ( dicumarnicos ): utilizados no combate a roedores acaricidas: ao de combate a caros diversos nematicidas: ao de combate a nematides molusquicidas: ao de combate a moluscos, basicamente contra o

caramujo da esquistossomose fumigantes: ao de combate a insetos, bactrias: fosfetos metlicos

(fosfina) e brometo de metila.

3.2.2. Agrotxicos - Classificao

De acordo com Antunes (2001, p. 341) agrotxicos so produtos qumicos destinados utilizao pela agricultura com a finalidade de proteo contra pragas ou

26

destinados a aumentar a produtividade de determinadas culturas. Inicialmente, foram denominados com fertilizantes ou defensivos agrcolas, denominao estas que caram em desuso, tendo em vista a alta nocividade destes produtos qumicos e a impressionante capacidade por eles demonstradas de criar uma verdadeira dependncia qumica nas diversas espcies vegetais, fazendo com que, cada vez mais, seja necessria maior quantidade de agrotxicos para a obteno de um mesmo rendimento agrcola. De acordo com a Lei Federal n 7802, de 11/07/1989, regulamentada pelo Decreto n 98816, no seu artigo 2, inciso I, define o termo agrotxicos da seguinte forma: os produtos e os agentes de processos fsicos, qumicos ou biolgicos, destinados ao uso nos setores de produo, no armazenamento e beneficiamento dos produtos agrcolas, nas pastagens, na proteo de florestas, nativas ou implantadas, e de outros ecossistemas e tambm de ambientes urbanos, hdricos e industriais, cuja finalidade seja alterar a composio da flora ou da fauna, a fim de preserv-la da ao danosa de seres vivos considerados nocivos, bem como substncias e produtos empregados como desfolhantes, dessecantes, estimuladores e inibidores de crescimento. Essa definio exclui fertilizantes e qumicos administrados a animais para estimular ou modificar comportamento reprodutivo. O termo agrotxico ao invs de defensivo agrcola passou a ser utilizado no Brasil, para denominar os venenos agrcolas, aps grande mobilizao da sociedade civil organizada. Mais do que uma simples mudana de terminologia, esse termo coloca em evidncia a toxicidade desses produtos para o meio ambiente e a sade humana. So genericamente denominados pesticidas ou praguicidas. Os agrotxicos so classificados, ainda, segundo seu poder txico. Esta classificao fundamental para o conhecimento da toxicidade de um produto, do ponto de vista de seus efeitos agudos. No Brasil, a classificao toxicolgica est a cargo do Ministrio da Sade. A TABELA 1 relaciona as classes toxicolgicas com a dose letal 50 (DL 50), comparando-a com a quantidade suficiente para matar uma pessoa adulta.

27

TABELA 1: Classificao toxicolgica dos agrotxicos segundo a DL 50


Grupos Extremamente txicos Muito txicos Moderadamente txicos Pouco txicos Descrio (DL50 < 50 mg/kg de peso vivo) (DL50 50 a 500 mg/kg de peso vivo) (DL50 500 a 5000 mg/kg de peso vivo) (DL50 > 5000 mg/kg de peso vivo) Dose capaz de matar um adulto 5 mg/kg algumas gotas 1 colher de ch 1 colher de sopa 2 colheres de sopa

Fonte: Trap (1993)

Por determinao legal, todos os produtos devem apresentar nos rtulos uma faixa colorida indicativa de sua classe toxicolgica, conforme mostra a TABELA 2.

TABELA 2: Classe toxicolgica e cor da faixa no rtulo de produto agrotxico


Classe toxicolgica I II Descrio Extremamente txicos (DL50 < 50 mg/kg de peso vivo) Muito txicos (DL50 50 a 500 mg/kg de peso vivo) Faixa indicativa de cor Vermelho vivo Amarelo intenso

III IV

Moderadamente txicos (DL50 500 a 5000 mg/kg de peso vivo) Pouco txicos (DL50 > 5000 mg/kg de peso vivo)

Azul intenso Verde intenso

Fonte: Trap (1993)

3.2.3. Tipos de Embalagens

a) Embalagens Lavveis

So aquelas embalagens rgidas (plsticas, metlicas e de vidro) que acondicionam formulaes lquidas de agrotxicos para serem diludas em gua (de acordo com a norma tcnica NBR-13.968). Os procedimentos de lavagem destas embalagens so: a) Esvaziar completamente o contedo da embalagem no tanque do pulverizador;

28

b) Adicionar gua limpa embalagem at do seu volume; c) Tampar bem a embalagem e agite-a por 30 segundos; d) Despejar a gua de lavagem no tanque do pulverizador; e) Fazer esta operao 3 vezes; f) Inutilizar a embalagem plstica ou metlica, perfurando o fundo.

b) Embalagens No Lavveis

So todas as embalagens flexveis e aquelas embalagens rgidas que no utilizam gua como veculo de pulverizao. Incluem-se nesta definio as embalagens secundrias no contaminadas rgidas ou flexveis. Embalagens flexveis: Sacos ou saquinhos plsticos, de papel, metalizadas, mistas ou de outro material flexvel; Embalagens rgidas que no utilizam gua como veculo de pulverizao: embalagens de produtos para tratamento de sementes, Ultra Baixo Volume (UBV) e formulaes oleosas; Embalagens secundrias: refere-se s embalagens rgidas ou flexveis que acondicionam embalagens primrias, no entram em contato direto com as formulaes de agrotxicos, sendo consideradas embalagens no contaminadas e no perigosas, tais como caixas coletivas de papelo, cartuchos de cartolina, fibrolatas e as embalagens termomoldveis.

3.2.4. Impactos Ambientais Causados por Agrotxicos A contaminao ambiental causada pelo uso de agrotxicos tem gerado preocupaes quanto utilizao inadequada desses compostos. A crescente demanda da sociedade civil e de rgos legisladores e fiscalizadores por processos produtivos com menor impacto ambiental tm levado necessidade de se avaliar o comportamento e o destino dessas substncias utilizadas nos agroecossistemas (LUCHINI & ANDRA, 2000; LUCHINI, 2004). A deriva um dos principais motivos de perdas de agrotxicos e conseqente contaminao ambiental. De acordo com Velloso et al. (1984), Matuo (1990) e Christofoletti (1999), deriva tudo aquilo que no atinge o alvo durante a aplicao.

29

Miller (1993) define deriva como parte da pulverizao agrcola que carregada para fora da rea-alvo, pela ao do vento. De maneira similar, Ozkan (2001) conceitua deriva como o movimento de um produto no ar, durante ou depois da aplicao, para um local diferente do planejado. Miller (2004) acrescenta ainda que o agrotxico pode ser transportado da rea-alvo na forma de gotas ou vapor. A perda na forma de vapor pode ocorrer durante ou posteriormente aplicao, sendo muito dependente da presso de vapor e das caractersticas da formulao do produto. Segundo a Associao Nacional de Defesa Vegetal (ANDEF, 2007), 100 milhes de litros de agrotxicos so vendidos no pas anualmente, sendo que 300 mil litros permanecem nas embalagens, oferecendo altos riscos aos que manipulam e ao meio ambiente. Com a prtica da trplice lavagem, muito pouco conhecida no meio rural brasileiro, os restos cairiam para apenas meio litro. O impacto da atividade humana sobre um territrio pode ser facilmente avaliado atravs do diagnstico da qualidade das guas superficiais. Neste sentido, a avaliao de parmetros como carga de sedimentos e de organismos, metais pesados, fsforo e molculas de agrotxicos em guas de microbacia hidrogrfica (MBH) auxilia na determinao do nvel de poluio, subsidiando a sua identificao e origem, permitindo a elaborao de estratgias adequadas de manejo (RHEINHEIMER et al., 2003). Em especial, cerca de 20% das quantidades dos agrotxicos usados como tratamento profiltico de plantas, podem alcanar as guas superficiais (BARRIUSO et al., 1996). Esta alquota s no superior porque existem alguns processos que atuam na imobilizao de molculas de agrotxicos, diminuindo a quantidade de poluente. exceo do processo de evaporao de molculas de agrotxicos, que controlado pelas condies ambientais, a adsoro de molculas pelas cargas dos constituintes de solo pode abreviar, de forma significativa, a transferncia de agrotxicos, como tambm de elementos traos metlicos e, por conseqncia, diminuir o risco de poluio das guas sub-superficiais (Schwarzenbach et al., 1993; Barriuso et al., 1996; Kastenholz et al., 2001); contudo, mesmo em solos argilosos com maior capacidade de adsoro de ctions e nions, que funcionam como agente tampo, verifica-se que a transferncia de agrotxicos pode ocorrer pela perda de sedimentos atravs da eroso, fator ligado ao mau manejo do solo (Spongberg & Martin-Hayden, 1997; Barriuso et al., 1996).

30

Assim, a transferncia de molculas de agrotxicos dos ecossistemas terrestres aos aquticos uma constante, sobretudo em reas agrcolas devido ao uso de quantidades elevadas e de tipos diferentes de princpios ativos por rea e s altas taxas de eroso do solo (Lins et al., 2001). Segundo von Sperling (1996), Hatfield (1993) e Hatfield et al. (1995), a poluio oriunda da atividade agrcola considerada do tipo difusa, de difcil identificao, monitoramento e, conseqentemente, controle. Neste sentido, o monitoramento da qualidade das guas superficiais em unidades paisagsticas, com diferentes configuraes de uso em MBH, pode auxiliar na escolha de critrios de uso do solo e preservar o recurso gua (Franco, 1997). Objetivou-se, com o presente trabalho, investigar a presena de agrotxicos em guas superficiais de cursos d'gua em uma microbacia hidrogrfica de cabeceira com cultivo de fumo, observando-se a configurao de uso do solo das unidades paisagsticas que a compem.

3.2.5. Riscos Sade

A relao entre agricultura e sade pblica sempre foi muito grande, seja na funo de supridora de alimentos, seja pelos riscos sade humana e ao meio ambiente causados pela utilizao de agrotxicos. O crescimento da demanda por alimentos que acompanhou a exploso demogrfica resultou, em um primeiro momento, na intensificao da cultura em terras mais frteis e, em um segundo momento, na expanso dessas fronteiras agrcolas para reas menos produtivas (VEIGA, 2007). A sade humana pode ser afetada pelos agrotxicos diretamente, atravs do contato com estas substncias - ou atravs do contato com produtos e/ou ambientes por estes contaminados - e, indiretamente, atravs da contaminao da biota de reas prximas a plantaes agrcolas, que acaba por desequilibrar os ecossistemas locais, trazendo uma srie de injrias aos habitantes dessas regies. As formas de exposio responsveis pelos impactos destes agentes sobre o homem so razoavelmente conhecidas. Os processos atravs dos quais as populaes humanas esto expostas, entretanto, constituem-se, ainda hoje, verdadeiros mistrios, dada a multiplicidade de fatores que esto envolvidos (PERES, 2005). As principais vias de penetrao no corpo do ser humano, em ordem crescente, so: por ingesto, pela respirao e por absoro drmica.

31

A penetrao pela pele vai variar com a formulao empregada, temperatura, umidade relativa do ar, regies do corpo (verso das mos, pulsos, nuca, ps, axilas e virilhas absorvem mais), tempo de contato, existncia de feridas etc (GARCIA, 2001). Os agrotxicos so substncias que, apesar de serem cada vez mais utilizadas na agricultura, podem oferecer perigo para o homem, dependendo da toxicidade, do grau de contaminao e do tempo de exposio durante sua aplicao. Em muitos pases, principalmente naqueles em desenvolvimento, o uso indiscriminado dos agrotxicos generalizado e tem chamado a ateno dos governos, das agncias de proteo do meio ambiente e de trabalhadores. Igbedioh (1991), em seu estudo, relata que a exposio aos agrotxicos por longo tempo em homens, plantas e animais tem efeitos nocivos e indesejveis. Aponta como medidas para reduo de riscos na sua utilizao: a educao e treinamento dos agricultores, a regulao da propaganda, a limitao do uso de substncias altamente txicas, o monitoramento da populao mais exposta ao agrotxico e a inspeo dos produtos nas lojas de venda e no campo. De acordo com a OMS (1999) e segundo o Sistema Nacional de Informao Txico-Farmacolgica (SINITOX) em relao circunstncia de ocorrncia das intoxicaes por agrotxicos, 62,45 % dos casos foram registrados como acidente, 17,21 % como suicdio e 8,11 % como profissional. Os agrotxicos podem determinar trs tipos de intoxicao: aguda, subaguda e crnica. Na intoxicao aguda os sintomas surgem rapidamente, algumas horas aps a exposio excessiva, por curto perodo, a produtos extrema ou altamente txicos. Pode ocorrer de forma leve, moderada ou grave, a depender da quantidade de veneno absorvido. Os sinais e sintomas so ntidos e objetivos. A intoxicao subaguda ocorre por exposio moderada ou pequena a produtos altamente txicos ou medianamente txicos e tem aparecimento mais lento. Os sintomas so subjetivos e vagos, tais como dor de cabea, fraqueza, mal-estar, dor de estmago e sonolncia, entre outros. A intoxicao crnica caracteriza-se por surgimento tardio, aps meses ou anos, por exposio pequena ou moderada a produtos txicos ou a mltiplos produtos, acarretando danos irreversveis, do tipo paralisias e neoplasias. Essas intoxicaes no so reflexo de uma relao simples entre o produto e a pessoa exposta. Vrios fatores participam de sua determinao, dentre eles os fatores relativos s caractersticas qumicas e toxicolgicas do produto, fatores relativos ao

32

indivduo exposto, s condies de exposio ou condies gerais do trabalho, sendo brevemente descritas a seguir: a) Caractersticas do produto: caractersticas toxicolgicas, forma de apresentao, estabilidade, solubilidade, presena de contaminantes, presena de solventes, etc. b) Caractersticas do indivduo exposto: idade, sexo, peso, estado nutricional, escolaridade, conhecimento sobre os efeitos a medidas de segurana, etc. c) Condies de exposio: condies gerais do trabalho, freqncia, dose, formas de exposio, etc.

As caractersticas clnicas das intoxicaes por agrotxicos dependem, alm dos aspectos acima citados, do fato de ter ocorrido contato/exposio a um nico tipo de produto ou a vrios deles. Nas intoxicaes agudas decorrentes do contato/exposio a apenas um produto, os sinais e sintomas clnico-laboratoriais so bem conhecidos, o dagnstico claro e o tratamento definido. Em relao s intoxicaes crnicas, o mesmo no pode ser dito. O quadro clnico indefinido e o diagnstico difcil de ser estabelecido. Inicialmente sero descritos os quadros especficos dos agrotxicos mais utilizados, acrescentando-se ao final uma descrio dos efeitos resultantes da exposio a mltiplos agrotxicos.

3.2.6. Riscos Populao Rural

O uso de agrotxicos um dos recursos mais utilizados pelos produtores rurais para tentar compensar a perda de produtividade provocada pela degradao do solo e controlar o aparecimento de doenas. Porm, muitas vezes, essa utilizao de agrotxicos feita de forma inadequada, sem o conhecimento das reais necessidades do solo e das plantas (VEIGA, 2007). A diagnose de doenas de plantas no campo tarefa difcil e um diagnstico incorreto tem induzido utilizao de agrotxicos de maneira e em quantidades inadequadas, gerando resultados duvidosos e elevando o risco sade humana e ao meio ambiente. Trs fatores esto sempre presentes sinergicamente em qualquer doena de planta: um agente causal, um hospedeiro suscetvel e condies climticas favorveis (LOPES, 1994). Ressalta-se que os efeitos negativos de uma possvel contaminao por agrotxicos sade humana seriam agravados em pequenas comunidades rurais, pelas

33

precrias condies sanitrias, deficincia no sistema de sade local e falta de infraestrutura da maioria da populao local, normalmente, de baixas condies socioeconmicas (VEIGA, 2007). Outro aspecto relevante no caso de contaminao por agrotxicos em populaes de pequenas comunidades rurais seria o fato de que a maioria dos trabalhadores tem nvel de instruo inadequado para o desempenho da funo. Esta inadequao se d porque a capacidade de leitura do rtulo e entendimento dos procedimentos adequados de preparao e aplicao uma condio indispensvel para o manejo e aplicao dos agrotxicos de forma correta (CASTRO, 2005).

3.2.6.1 Efeitos aos Humanos As principais exposies a estes produtos ocorrem nos setores agropecurio, sade pblica, firmas desinsetizadoras, transporte, comercializao e produo de agrotxicos. Alm da exposio ocupacional, a contaminao alimentar e ambiental coloca em risco de intoxicao outros grupos populacionais. Merecem destaque as famlias dos agricultores, a populao circunvizinha a uma unidade produtiva e a populao em geral, que se alimenta do que produzido no campo. Portanto, pode-se afirmar que os efeitos dos agrotxicos sobre a sade no dizem respeito apenas aos trabalhadores expostos, mas populao em geral. Como diz Chediack, 1986, apropriadamente, a unidade produtiva no afeta apenas o trabalhador, mas contagia o meio ambiente e repercute sobre o conjunto social. A TABELA 3 apresenta um resumo dos principais sinais e sintomas agudos e crnicos, considerando a exposio nica ou por curto perodo e a continuada por longo perodo.

34

TABELA 3: Sinais a sintomas de intoxicao por agrotxico segundo tipo de exposio


Sinais e sintomas Agudos Exposio nica ou por curto perodo Cefalia; tontura; nusea; vmito; fasciculao muscular; parentesias; desorientao; dificuldade respiratria; coma; morte. Exposio continuada por longo perodo Hemorragias; hipersensibilidade; terafognese; morte fetal.

Crnicos

Paralisias reversveis; ao neurotxicas retardada irreversvel; pancitopenia; distrbios neuropsicolgicos.

Leso cerebral irreversvel; tumores malignos; atrofia testicular; esterilidade masculina; alteraes neurocomporta mentais; nefrites perifricas; dermatites de contato; formao de catarata; atrofia do nervo ptico; lesbes hepticas.

Fonte: OMS (1997)

Outro aspecto a ser ressaltado refere-se exposio a mltiplos agrotxicos. O trabalhador rural brasileiro freqentemente se expe a diversos produtos, ao longo de muitos anos, disso resultando quadros sintomatolgicos combinados, mais ou menos especficos, que se confundem com outras doenas comuns em nosso meio, levando a dificuldades e erros diagnsticos, alm de tratamentos equivocados. A TABELA 4 mostra os efeitos da exposio prolongada a vrios produtos agrotxicos.

35

TABELA 4: Sinais a sintomas de intoxicao por agrotxico segundo tipo de exposio


Sistema/rgo Sistema nervoso Exposio nica ou por curto perodo Sindroma asteno-vegetativa, polineurite, radiculite, encefalopatia, distonia vascular, esclerose cerebral, neurite retrobulbar angiopatia da retina. Traqueite crnica, pneumofibrose, enfisema pulmonar, asma brnquica Miocardite txica crnica, insuficincia coronria crnica, hipertenso, hipotenso. Hepatite crnica, colecistite, insuficincia heptica Albuminria, nictria, alterao do clearance da uria, nitrognio e creatinina. Gastrite crnica, duodenite, lcera, colite crnica (hemorrgica, espstica, formaes polipides), hipersecreo e hiperacidez gstrica, prejuzo da motricidade. Leucopenia, eosinopenia, monocitose, alteraes na hemoglobina. Dermatites, eczemas. Conjuntivite, blefarite

Sistema respiratrio Sistema cardiovascular Fgado Rins Trato gastrointestinal

Sistema hematopoitico Pele Olhos

Fonte: OMS (1997)

3.2.7. Equipamentos de proteo individual (EPIs)

Os EPIs mais comumente utilizados so: mscaras protetoras, culos, luvas impermeveis, chapu impermevel de abas largas, botas impermeveis, macaco com mangas compridas e avental impermevel. Os EPIs a serem utilizados so indicados via receiturio agronmico e nos rtulos dos produtos (EMBRAPA, 2007). Devem ser utilizados em boas condies, de acordo com a recomendao do fabricante e do produto a ser utilizado, devem possuir Certificado de Aprovao do Ministrio do Trabalho, os filtros das mscaras e respiradores so especficos para defensivos e tm data de validade, as luvas recomendadas devem ser resistentes aos solventes dos produtos, o trabalhador deve seguir as instrues de uso de respiradores, a lavagem deve ser feita usando luvas e separada das roupas da famlia, devem ser mantidos em locais limpos, secos, seguros e longe de produtos qumicos (EMBRAPA, 2007).

36

3.2.8. Transporte

O transporte de defensivos pode ser perigoso, principalmente, quando as embalagens so frgeis, devendo-se tomar as seguintes precaues: nunca transportar defensivos agrcolas junto com alimentos, raes, remdios etc.; nunca carregar embalagens que apresentem vazamentos; embalagens contendo defensivos e que sejam suscetveis a ruptura devero ser protegidas durante seu transporte usando materiais adequados; verificar se as tampas esto bem ajustadas; impedir a deteriorao das embalagens e das etiquetas; evitar que o veculo de transporte tenha pregos ou parafusos sobressalentes dentro do espao onde devem ser colocadas as embalagens; no levar produtos perigosos dentro da cabine ou mesmo na carroceria se nela viajarem pessoas ou animais; no estacionar o veculo junto s casas ou locais de aglomerao de pessoas ou de animais; e em dias de chuva sempre cobrir as embalagens com lona impermevel se a carroceria for aberta (EMBRAPA, 2007).

3.2.9. Armazenamento

Um fator importante na armazenagem a temperatura no interior do depsito. As temperaturas mais altas podem provocar o aumento da presso interna nos frascos, contribuindo para a ruptura da embalagem, ou mesmo, propiciando o risco de contaminao de pessoas durante a abertura da mesma. Pode ocorrer ainda a liberao de gases txicos, principalmente daquelas embalagens que no foram totalmente esvaziadas, ou que foram contaminadas externamente por escorrimentos durante o uso. Estes vapores ou gases podem colocar em risco a vida de pessoas ou animais da redondeza (EMBRAPA, 2007 Em relao ao armazenamento, a EMBRAPA orienta:

a) Recomendaes gerais

A armazenar os agrotxicos em locais cobertos de maneira a proteger os produtos contra intempries e com relao infra-estrutura dos depsitos sugere que a construo do depsito deve ser de alvenaria, no inflamvel; o piso deve ser revestido de material impermevel, liso e fcil de limpar; no deve haver infiltrao de umidade pelas paredes, nem goteiras no telhado; funcionrios que trabalham nos depsitos devem ser

37

adequadamente treinados, devem receber equipamento individual de proteo e ser periodicamente submetidos a exames mdicos; junto a cada depsito deve haver chuveiros e torneira, para higiene dos trabalhadores; um chuveirinho voltado para cima, para a lavagem de olhos, recomendvel; as pilhas dos produtos no devem ficar em contato direto com o cho, nem encostadas na parede; deve haver amplo espao para movimentao, bem como arejamento entre as pilhas; estar situado o mais longe possvel de habitaes ou locais onde se conservem ou consuma alimentos, bebidas, drogas ou outros materiais, que possam entrar em contato com pessoas ou animais; manter separados e independentes os diversos produtos agrcolas; efetuar o controle permanente das datas de validade dos produtos; as embalagens para lquido devem ser armazenadas com o fecho para cima; os tambores ou embalagens de forma semelhante no devem ser colocados verticalmente sobre os outros que se encontram horizontalmente ou vice-versa; deve haver sempre disponibilidade de embalagens vazias, como tambores, para o recolhimento de produtos vazados; deve haver sempre um adsorvente como areia, terra, p de serragem ou calcrio para adsorso de lquidos vazados; deve haver um estoque de sacos plsticos, para envolver adequadamente embalagens rompidas; nos grandes depsitos interessante haver um aspirador de p industrial, com elemento filtrante descartvel para se aspirar partculas slidas ou fraes de ps vazados; se ocorrer um acidente que provoque vazamentos, tomar medidas para que os produtos vazados no alcancem fontes de gua, no atinjam culturas, e que sejam contidos no menor espao possvel. Recolher os produtos vazados em recipientes adequados. Se a contaminao ambiental for significativa, avisar as autoridades, bem como alertar moradores vizinhos ao local.

b) Pequenos depsitos

Com relao aos pequenos depsitos, a no guardar defensivos agrcolas ou remdios veterinrios dentro de residncias ou de alojamento de pessoal; no armazenar defensivos nos mesmos ambientes onde so guardados alimentos, raes ou produtos colhidos; se os defensivos forem guardados num galpo de mquinas, a rea deve ser isolada com tela ou parede, e mantida sob chave; no fazer estoque de produtos alm das quantidades previstas para uso a curto prazo, como uma safra agrcola; todos os produtos devem ser mantidos nas embalagens originais. Aps remoo parcial dos contedos, as embalagens devem ser novamente fechadas; no caso de rompimento de

38

embalagens, estas devem receber uma sobrecapa, preferivelmente de plstico transparente para evitar a contaminao do ambiente, deve permanecer visvel o rtulo do produto; na impossibilidade de manuteno na embalagem original, por estar muito danificada, os produtos devem ser transferidos para outras embalagens que no possam ser confundidas com recipientes para alimentos ou raes, devem ser aplicadas etiquetas que identifiquem o produto, a classe toxicolgica e as doses a serem usadas para as culturas em vista, sendo que essas embalagens de emergncia no devem ser mais usadas para outra finalidade.

3.2.10. Receiturio agronmico

Os agrotxicos tornaram-se um problema em termos ambientais e de sade. Mesmo com a existncia de um Receiturio Agronmico, a fiscalizao sobre as vendas e sobre a aplicao deficitria. Produtos com preos atrativos tambm chegam de outros pases por fronteiras e caminhos no tradicionais, os chamados "agrotxicos piratas". Somente os engenheiros agrnomos e florestais, nas respectivas reas de competncia, esto autorizados a emitir a receita. Os tcnicos agrcolas podem assumir a responsabilidade tcnica de aplicao, desde que o faam sob a superviso de um engenheiro agrnomo ou florestal (Resoluo CONFEA No 344 de 27-07-90). Para a elaborao de uma receita imprescindvel que o tcnico v ao local com problema para visualizar avaliar, medir os fatores ambientais, bem como suas implicaes na ocorrncia do problema fitossanitrio e na adoo de prescries tcnicas. As receitas s podem ser emitidas para os defensivos registrados na Secretaria de Defesa Agropecuria - DAS do Ministrio da Agricultura, Pecuria e Abastecimento, que poder dirimir qualquer dvida que surja em relao ao registro ou recomendao oficial de algum produto. Para a aquisio dos defensivos agrcolas necessrio que a pessoal, procure orientao tcnica com o engenheiro agrnomo ou florestal; solicitar o receiturio agronmico, seguindo-o atentamente; adquire o produto em lojas cadastradas e de confiana; verifique se o produto recomendado (nome comercial, ingrediente ativo e concentrao); observe a qualidade da embalagem, lacre, rtulo e bula, se o prazo de

39

validade, o nmero de lote e a data de fabricao esto especificados e exigir a nota fiscal de consumidor especifico.

3.2.11. Legislao Vigente

O conjunto da legislao que norteia a destinao final das embalagens vazias de defensivos agrcolas segundo o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias inpEV (2006), so:

a) Leis Federais: Lei Federal n. 7.802 de 11 de julho de 1989 (com modificaes da Lei n.

9.974/2000) que dispe sobre a pesquisa, a experimentao, a produo, a embalagem e rotulagem, o transporte, o armazenamento, a comercializao e propaganda comercial, a utilizao, a importao, o destino final dos resduos e embalagens, o registro, a classificao e inspeo e a fiscalizao de agrotxicos, seus componentes e afins, e d outras providncias; Lei Federal n. 9.974 de 06 de junho de 2000, que altera a Lei no 7.802,

de 11 de julho de 1989, que dispe sobre a pesquisa, a experimentao, a produo, a embalagem e rotulagem, o transporte, o armazenamento, a comercializao, a propaganda comercial, a utilizao, a importao, a exportao, o destino final dos resduos e embalagens, o registro, a classificao, o controle, a inspeo e a fiscalizao de agrotxicos, seus componentes e afins, e d outras providncias;

b) Decretos Federais: Decreto Federal n. 4.074 de 04 de janeiro de 2002, que regulamenta a

Lei n. 7.802 de 11 de julho de 1989, que dispe sobre a pesquisa, a experimentao, a produo, a embalagem e rotulagem, o transporte, o armazenamento, a comercializao e propaganda comercial, a utilizao, a importao, o destino final dos resduos e embalagens, o registro, a classificao e inspeo e a fiscalizao de agrotxicos, seus componentes e afins, e d outras providncias; Decreto Federal n. 5.981 de 06 de dezembro de 2006 . que d nova

redao e inclui dispositivos ao Decreto no 4.074, de 4 de janeiro de 2002, que regulamenta a Lei no 7.802, de 11 de julho de 1989, que dispe sobre a pesquisa, a

40

experimentao, a produo, a embalagem e rotulagem, o transporte, o armazenamento, a comercializao, a propaganda comercial, a utilizao, a importao, a exportao, o destino final dos resduos e embalagens, o registro, a classificao, o controle, a inspeo e a fiscalizao de agrotxicos, seus componentes e afins;

c) Leis Estaduais: Lei Estadual n. 997 de 31 de maio de 1976, que dispe sobre o controle

da Poluio do Meio Ambiente;

d) Decretos Estaduais: Decreto Estadual n. 8.468 de 08 de setembro de 1976, que Aprova o

Regulamento da Lei n. 997, de 31 de maio de 1976, que dispe sobre a Preveno e o Controle da Poluio do Meio Ambiente; Decreto Estadual n. 12.059 de 17 de maro de 2006, regulamenta a Lei

n. 2.951, de 17 de dezembro de 2004, que dispe sobre os agrotxicos, seus componentes e afins;

e) Resolues: Resoluo CONAMA n. 275/2001,que dispe sobre o cdigo de cores

para diferentes tipos de resduos na coleta seletiva; Resoluo CONAMA n. 334/2003, que dispe sobre os procedimentos de

licenciamento ambiental de estabelecimentos destinados ao recebimento de embalagens vazias de agrotxicos; Resoluo n. 420/2004 da Agncia Nacional de Transportes Terrestres

(ANTT) que descaracteriza embalagens vazias de agrotxicos como resduo perigoso para efeito de transporte em todo o Pas, desde que submetidas a processos de lavagem;

f) Portarias: Portaria Normativa IBAMA n. 84, de 15 de outubro de 1996, dispe

sobre a classificao dos agrotxicos quanto ao potencial de periculosidade ambiental;

41

g) Normas Tcnicas: de resduos; ABNT NBR 13.968 de 1997, que dispe dos procedimentos de lavagens ABNT NBR 12.235 de 1988, que dispe dos procedimentos de

armazenamento de armazenamento de resduos slidos perigosos; ABNT NBR 13.221 de 1994, que dispe dos procedimentos de transporte

de embalagens rgidas vazias de agrotxico; ABNT NBR 14.719 de 2001, que dispe da Destinao final de

embalagem lavadas rgidas vazias de agrotxico; ABNT NBR 14.935 de 2003, que estabelece procedimentos para correta e

segura destina final das embalagens vazias; ABNT NBR 10.000 de 2004, que dispe sobre a Classificao dos

Resduos Slidos;

3.3. Elos do Sistema


A Legislao Federal, Lei 9.974, disciplina a destinao final de embalagens vazias de agrotxicos determinando responsabilidades para o agricultor, o canal de distribuio, o fabricante e o poder pblico. O Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV) foi criado para representar a indstria fabricante de agrotxicos no papel de conferir a destinao final (reciclagem ou incinerao) s embalagens devolvidas pelos agricultores e para fomentar o desenvolvimento do sistema junto aos demais agentes co-responsveis.

3.3.1. Canais de Distribuio

Segundo o inpEV (2007), entende-se como responsabilidades dos canais de comercializao (distribuidores e cooperativas) dentro do sistema de destinao final: a) informar: ao vender o produto, indicar o local de entrega na nota fiscal; b) gerenciar: disponibilizar e gerenciar local de recebimento; c) comprovar:emitir comprovante de entrega; d) orientar: orientar e conscientizar o agricultor.

42

3.3.2. Responsabilidade do Agricultor

O principal motivo para dar destinao final correta para as embalagens vazias de agrotxicos diminuir o risco de sade das pessoas e de contaminao do meio ambiente. Como a maioria das embalagens lavvel, fundamental a prtica da lavagem para a devoluo e destinao final correta. O agricultor deve preparar as embalagens vazias para devolv-las nas unidades de recebimento, considerando que cada tipo de embalagem deve receber tratamento diferente:

a) trplice lavagem: A trplice lavagem das embalagens um procedimento indispensvel aps o uso completo do produto, pois alm de evitar o desperdcio do mesmo, a remoo de resduos no interior da embalagem se torna mais fcil no momento logo aps a sua utilizao, evitando-se assim a aderncia do produto na parede da embalagem. Quando esvaziadas, as embalagens retm uma quantidade do produto original, cerca de 0,3 a 0,4% , podendo variar de acordo com a rea da superfcie interna, formato e formulao. O procedimento da trplice lavagem reduz a quantidade permanente de resduo do agrotxico na embalagem em ordem de ppm (partes por milho), assegurando o manuseio da mesma (inpEV, 2007). De acordo com recomendaes do inpEV (2007), a trplice lavagem pode ser realizada via manual ou mecnica. O mtodo manual consiste no esvaziamento completo da embalagem, despejando-se o contedo no tanque do pulverizador. Logo aps este procedimento adiciona-se gua limpa nesta, completa-se do seu volume e agita-se por 30 segundos. Por fim, a gua de lavagem despejada no interior do tanque do pulverizador. Todo este processo deve ser realizado trs vezes consecutivas para que o resultado tenha validade.

b) lavagem sob presso: Este procedimento somente pode ser realizado em pulverizadores com acessrios adaptados para esta finalidade : aps o esvaziamento, encaixar a embalagem no local apropriado do funil instalado no pulverizador; acionar o mecanismo para liberar o jato de gua limpa; direcionar o jato de gua para todas as paredes internas da embalagem por 30 segundos; a gua de lavagem dever ser transferida para o interior do tanque do

43

pulverizador; inutilizar a embalagem plstica ou metlica, perfurando o fundo; armazenar em local apropriado at o momento da devoluo. As embalagens vazias devem ser devolvidas juntas com suas tampas e rtulos quando o agricultor reunir uma quantidade que justifique o transporte. O agricultor tem o prazo de at 1 ano depois de compra para devolver as embalagens vazias. Se sobrar produto na embalagem, poder devolv-la at 6 meses aps o vencimento. O agricultor deve devolver as embalagens vazias na unidade de recebimento indicada pelo revendedor no corpo da nota fiscal.

3.3.3. Responsabilidade das Indstrias

Segundo o inpEV (2007), cabe a indstria a responsabilidade dentro do sistema de destinao final: recolher as embalagens devolvidas s unidades de recebimento; destinar dar a correta destinao final as embalagens vazias (reciclagem e incinerao); e orientar e conscientizar o agricultor.

3.3.4. Responsabilidade do Poder Pblico

Cabe ao Poder Pblico, conforme o inpEV (2007), a responsabilidade dentro do sistema: a) fiscalizar o funcionamento do sistema de destinao final de embalagens de defensivos agrcolas; b) licenciar o funcionamento para unidades de recebimento de acordo com os rgos competentes de cada estado; c) educar e conscientizar e apoiar os esforos de educao do agricultor, quanto as suas responsabilidades dentro do processo.

3.4. Gerenciamento de Unidades de Coleta de Embalagens Vazias de Agrotxicos


Segundo a legislao vigente, os estabelecimentos comerciais devero dispor de instalaes adequadas para o recebimento e armazenamento das embalagens vazias devolvidas pelos usurios, at que sejam recolhidas pelas indstrias produtoras e

44

comercializadoras de produtos fitossanitrios, responsveis pela destinao final destas embalagens (inpEV, 2007). A formao da Unidade de recebimento de responsabilidade do setor de comercializao (distribuidores e cooperativas) sendo que seu gerenciamento pode ser terceirizado ou realizado por sua entidade representativa. Para otimizar recursos, normalmente os estabelecimentos comerciais de uma mesma regio se organizam em associaes e viabilizam a construo de uma nica unidade de recebimento para uso e gerenciamento compartilhado (inpEV, 2007).

3.4.1. Instalao

3.4.1.1 Construo Para que a construo, o licenciamento e credenciamento de Unidades de Recebimento sejam disponibilizados existem padres a serem seguidos. Resoluo CONAMA n. 334/2003.

3.4.1.2 Licenciamento As Unidades de Recebimento necessitam de licenciamento ambiental para serem implantadas. Conforme o Artigo 4 da Resoluo CONAMA n. 334/2003, o rgo ambiental competente exigir as seguintes licenas ambientais:
I - Licena Prvia -LP: concedida na fase preliminar do planejamento do empreendimento aprovando sua localizao e concepo, atestando a viabilidade ambiental e estabelecendo os requisitos bsicos e condicionantes a serem atendidos nas prximas fases; II - Licena de Instalao - LI: autoriza a instalao do empreendimento com especificaes constantes dos planos, programas e projetos aprovados, incluindo medidas de controle ambiental e demais condicionantes; III - Licena de Operao -LO: autoriza a operao da atividade, aps a verificao do efetivo cumprimento do que consta das licenas anteriores, das medidas de controle ambiental e suas condicionantes. Pargrafo nico. Os postos e centrais j em operao devero requerer a LO, mediante apresentao de plano de adequao, no prazo de sessenta dias, contados a partir da data de publicao desta Resoluo.

45

3.4.1.3 Credenciamento Com toda a documentao aprovada, a Unidade de Recebimento de Embalagens deve solicitar seu credenciamento junto ao inpEV, cujo objetivo a incluso da Unidade no sistema de logstica do inpEV para o recolhimento das embalagens vazias recebidas e encaminhamento ao destino final.

3.4.2. Operao

Para o incio do funcionamento, as Unidades de Recebimento devem estar adequadas para o trabalho dos operadores e preparo das embalagens como a seguir, conforme o inpEV (2007). Dotar as unidades de recebimento de equipamentos e instalaes especiais

para o manuseio das embalagens lavadas ou no. Instalaes especiais so clulas modulares para a separao e armazenamento das embalagens por tipo de material; Treinar a equipe de trabalho (supervisor e operadores) para o uso de

equipamentos de proteo individual e atividades de recebimento, inspeo, triagem e armazenamento das embalagens; Ao receber uma partida de embalagens vazias, o encarregado da Unidade

de Recebimento dever adotar os seguintes procedimentos:

3.4.2.1 Inspeo No momento da entrega na Unidade de Recebimento, o agricultor receber um Comprovante de Recebimento/Recibo onde constaro as quantidades e tipos de embalagens recebidas. A quantidade e condies das embalagens entregues em desacordo com a legislao devero ser anotadas no recibo. Lavveis (embalagens rgidas plsticas, metlicas e de vidro), inspecionar uma a uma quanto lavagem adequada: Separar as embalagens no lavadas adequadamente. No lavveis (rgidas, embalagem para tratamento de sementes, e secundrias caixas coletivas de papelo): inspecionar uma a uma para verificar a existncia de contaminao aparente; Armazenar as embalagens contaminadas em rea segregada;

46

Flexveis (sacos ou saquinhos plsticos, de papel, metalizados, mistos ou de outro material flexvel). Guardar dentro das embalagens de resgate (disponveis nos locais de compra do produto) com a etiqueta devidamente preenchida.

3.4.2.2 Preparao Postos de Recebimento. Separar as embalagens no lavadas por matria-prima (plstico, metal, vidro ou caixas coletivas de papelo); transferir as embalagens para uma central de recebimento.

Central de Recebimento. Selecionar e separar as embalagens por tipo (PEAD MONO, COEX, PET, metal, vidro ou caixas coletivas de papelo); prensar e enfardar as embalagens plsticas, metlicas e caixas coletivas de papelo; triturar as embalagens de vidro e acondicionar os cacos gerados em tambores metlicos; Separar as tampas recebidas com as embalagens e armazen-las em big bags. Solicitar big bag de 1.000 litros para armazenar as embalagens contaminadas e de 2.000 litros para o transporte de embalagens lavadas at as centrais.

Da unidade central de recebimento para o destino final (reciclagem e incinerao). Agendar com o inpEV via ordem de coleta, o transporte dos fardos de embalagens plsticas, metlicas e tambores contendo vidro modo; solicitar big bag de 1.000 litros para armazenar as embalagens contaminadas.

3.4.2.3 Armazenamento O local de armazenamento precisa estar ao abrigo das intempries, ser ventilado, com acesso restrito e ter piso pavimentado: armazenar as embalagens no lavadas separadas das lavadas, em local segregado; e identificar o local com placas de advertncia.

3.4.2.4 Transporte Do posto de recebimento para a central de recebimento: agendar com o inPEV, via ordem de coleta; solicitar big bag de 1.000 litros para armazenar as embalagens contaminadas e de 2.000 litros para o transporte de embalagens lavadas at as centrais.

47

3.4.3. Logstica para Coleta O inpEV responsvel pelo transporte adequado das embalagens devolvidas de Postos para Centrais e das Centrais de Recebimento para destino final (Recicladoras ou incineradoras) conforme determinao legal (Lei 9.974 / 2000 e Decreto 4.074 / 2002). Para gerir o processo logstico, o inpEV utiliza o conceito de logstica reversa, que consiste em disponibilizar o caminho que leva os agrotxicos (embalagens cheias) para os distribuidores e cooperativas do setor e que voltariam vazio, para trazer as embalagens vazias (a granel ou compactadas) armazenadas nas unidades de recebimento. A FIGURA 2 mostra o uso do mesmo caminho que transporta embalagens cheias de agrotxicos da indstria de So Paulo para revenda em Maring, retorna com embalagens vazias de agrotxicos da central de recebimento em Maring para destinao final em So Paulo, otimizando o custo do frete.

FIGURA 1: Logstica de transporte das embalagens (Fonte: InpEV 2007).

A implantao bem sucedida do modelo de Logstica Reversa foi viabilizada atravs de parceria com a empresa lder no transporte de defensivos agrcolas no Brasil, o Grupo Luft. Este conceito est alinhado com os princpios do instituto de preservao do meio ambiente e da sade humana e apresenta duas grandes vantagens 1 - Segurana para o meio ambiente e sade humana: uso de transportadora capacitada para realizar este tipo de transporte; 2 - Economia: caminho j teve parte dos custos pagos quando levou produto cheio.

48

Conhea o Fluxo Logstico:

FIGURA 2: Fluxo logstico do transporte das embalagens (Fonte: inpEV 2007).

3.4.4. Destinao Final

De acordo com a Associao Nacional de Distribuidores de Defensivos Agrcolas (ANDAV) o principal motivo para a destinao final correta para as embalagens vazias dos agrotxicos diminuir o risco para a sade das pessoas e de contaminao do meio ambiente. Durante vrios anos, o Governo vem trabalhando em conjunto com a iniciativa privada num programa nacional para o destino final das embalagens, e hoje sabe-se que os principais ensinamentos sobre o tema abordado tm surgido atravs de iniciativas da indstria e da participao voluntria de diversos segmentos da sociedade. As parcerias estabelecidas e os convnios firmados com empresas e entidades permitiram a implantao de diversas centrais de recebimento de embalagens no Brasil, que hoje ajudam a reduzir o nmero de embalagens abandonadas na lavoura, estradas e s margens de mananciais dgua. Atualmente o Brasil j recicla de forma controlada 20% das embalagens plsticas monocamadas (PEAD) que so comercializadas. A destinao final das embalagens vazias de agrotxicos um procedimento complexo que requer a participao efetiva de todos os agentes envolvidos na fabricao, comercializao, utilizao, licenciamento, fiscalizao e monitoramento

49

das atividades relacionadas com o manuseio, transporte, armazenamento e processamento dessas embalagens. Independente do tipo de embalagem (lavvel ou no lavvel), quando vazias, aps serem devolvidas pelos usurios devem ser destinadas pelas empresas produtoras e comercializadoras, reutilizao, reciclagem ou inutilizao, obedecidas as normas e instrues dos rgos registrantes e sanitrio-ambientais competentes. (art. 6, 5, da Lei 7.802/89). O destino final mais adequado das embalagens trplice lavadas a reciclagem controlada. Embalagens de plstico so devidamente processadas pela recicladora, podendo transformar-se em matria prima para fabricao de conduites, embalagem de leo lubrificante, tampa de agrotxicos, corda PET, corda PEAD, madeira plstica, entre outros. Estas por apresentarem um alto poder calorfico, constituem em um excelente combustvel alternativo em indstrias de cimento e para o co-processamento em fornos clnquer. As embalagens metlicas podem ser encaminhadas para siderrgicas como sucata mista. Estas sero utilizadas como matria prima nos fornos para fabricao de tarugos de ao. J as embalagens de vidro podem ser enviadas s indstrias vidreiras, onde sero aquecidas e derretidas a temperaturas acima de 1.300C. Uma forma de destinao final adequada das embalagens no lavveis (flexveis e que no utilizam gua como veculo de pulverizao) a incinerao. Este processo assegura a completa transformao do material e dos resduos em cinzas inertes, ainda que possam resultar em emisses atmosfricas com potencial de causar impactos negativos ao meio ambiente e sade humana. Existem ainda as embalagens hidrossolveis, as quais so caracterizadas por dissolverem-se completamente quando entram em contato com a gua, minimizando assim o risco de causar danos ao meio ambiente. No levantamento realizado pela Associao Nacional de Defesa Vegetal ANDEF, sobre os tipos de embalagens de agrotxicos comercializados no pas, no perodo de 1987 a 1997, destaca-se a reduo das embalagens de vidro, metal e fibrolatas e o aumento das embalagens plsticas e de papel. O aparecimento das embalagens hidrossolveis veio como a soluo mais adequada para a reduo do nmero de embalagens vazias no campo, mas nem todos os agrotxicos so compatveis com este material (CONASQ, 2003).

50

Segundo o inpEV, so passveis de reciclagem 95% das embalagens vazias de defensivos agrcolas colocadas no mercado. Para que possam ser encaminhadas para reciclagem, as embalagens precisam ser lavadas corretamente (trplice lavagem) no momento de uso do produto no campo. So incineradas as embalagens no lavveis (5% do total) e as embalagens que no foram trplice-lavadas pelos agricultores. Como responsvel pelo destino final ambientalmente correto das embalagens vazias de defensivos agrcolas, o instituto desenvolveu e fez parceria - nos ltimos cinco anos - com 8 empresas (estrategicamente localizadas em 5 Estados), que recebem e reciclam as embalagens vazias com a segurana, qualidade e rastreabilidade necessrias ao processo. Somente essas empresas esto aptas a atuar com a reciclagem das embalagens vazias, ao cumprirem com as normas dos rgos ambientais, as exigncias legais e os padres de qualidade e segurana estabelecidos. O volume de embalagens vazias de fitossanitrios finito, portanto o inpEV adotou um criterioso desenvolvimento de parceiros que pudessem oferecer a segurana do cumprimento da lei - que o grande objetivo deste programa sem qualquer risco ambiental. As empresas recicladoras se estruturaram para operar dentro dos padres demandados. Como absorvem todo o volume de mercado, no momento o programa no estabelece novos parceiros. Atualmente a prioridade dos elos participantes deste sistema a busca por mecanismos que tornem o programa auto-sustentvel, j que hoje ele deficitrio e integralmente financiado por agricultores, distribuidores, cooperativas e indstria fabricante, cada qual com sua cota de responsabilidade. O programa no visa lucro e sim o cumprimento da legislao com benefcios ao meio ambiente. Os artefatos produzidos por meio do reaproveitamento das embalagens vazias so: barrica de papelo, tubo para esgoto, cruzeta de poste de transmisso de energia, embalagem para leo lubrificante, caixa de bateria automotiva, condute corrugado, barrica plstica para incinerao, duto corrugado, saco plstico de descarte e incinerao de lixo hospitalar e tampas para embalagens de defensivos agrcolas, entre outros. As tampas das embalagens de defensivos agrcolas representam o primeiro produto que retorna para seu uso original por meio da reciclagem. Somente so produzidos produtos finais orientados e aprovados pelo inpEV, que prioriza artefatos para uso industrial.

51

Nas Unidades de Recebimento do sistema de destinao final de embalagens vazias de agrotxicos, as embalagens so inicialmente inspecionadas e classificadas entre lavadas e no lavadas. Aps esta classificao as embalagens no lavadas so segregadas das demais e as lavadas so novamente separadas quanto ao tipo. Elas so constitudas de quatro materiais: PEAD MONO, COEX, PET e Embalagem Metlica. De acordo com o tipo de substncia plstica ou metlica empregada na composio das embalagens ser determinado o material que pode ser produzido aps a reciclagem. A separao das embalagens pelo tipo norteada por siglas e uma numerao especfica que reconhecida mundialmente.

Composio das embalagens:

PEAD MONO Polietileno de Alta Densidade a segunda resina mais reciclada no mundo. Esta resina tem alta resistncia a impactos e aos agentes qumicos. Forma de identificao: atravs das siglas HDPE (high density polyethylene), PE (polietileno) ou PEAD. Este tipo de embalagem leva o nmero 2.

FIGURA 3: Embalagem tipo PEAD.

52

PET O PET, ou Tereftalato de Etileno possui excelente barreira para gases e odores. Forma de identificao: atravs da sigla PET ou PETE estampada na parte externa do recipiente. uma estrutura monocamada identificada pelo nmero 1.

COEX O Coex, ou coextruso tambm conhecido pela sigla EVPE.

Forma de identificao: atravs das siglas COEX, EVPE ou PAPE (poliamida polietileno). Seu nmero de identificao o 7.

FIGURA 4: Embalagem tipo PAPE.

PP O PP ou Polipropileno identificado pela sigla PP e atravs do nmero 5, ambos estampados no fundo das embalagens.

EMBALAGEM METLICA A embalagem metlica mais utilizada o balde metlico de folha de ao. Este recipiente embora seja o mais comum dentre as embalagens metlicas, representa apenas 10% de todo o volume de embalagens no Brasil.

53

FIGURA 5: Embalagem tipo METLICA.

3.5. Unidades de Recebimento de Embalagens de Agrotxicos


As Unidades de recebimento devem ser ambientalmente licenciadas para o recebimento das embalagens e podem ser classificadas em Postos ou Centrais de acordo com o tipo de servio efetuado: Postos de recebimento: so unidades de recebimento de embalagens vazias de agrotxicos licenciadas ambientalmente com no mnimo 80m de rea construda (Resoluo 334 do CONAMA), so geridas por uma Associao de Distribuidores/Cooperativas e realizam os seguintes servios: recebimento de embalagens lavadas e no lavadas; inspeo e classificao das embalagens entre lavadas e no lavadas; emisso de recibo confirmando a entrega das embalagens e o encaminhamento das embalagens s centrais de recebimento. Centrais de recebimento: so unidades de recebimento de embalagens vazias de agrotxicos licenciadas ambientalmente com no mnimo 160 m de rea construda (Resoluo 334 do CONAMA), geridas usualmente por uma Associao de Distribuidores/Cooperativas com o co-gerenciamento do inpEV e realizam os seguintes servios: recebimento de embalagens lavadas e no lavadas (de agricultores, postos e estabelecimentos comerciais licenciados); inspeo e classificao das embalagens entre lavadas e no lavadas; emisso de recibo confirmando a entrega das embalagens; separao das embalagens por tipo (PET, COEX, PEAD MONO, Metlica, papelo);

54

compactao das embalagens por tipo de material; emisso de ordem de coleta para que o inpEV providencie o transporte para o destino final (reciclagem ou inicinerao).

a) Municipios de Recebimento

As unidades de recebimento no estado de So Paulo, conforme a FIGURA 6 so:

FIGURA 6: Localizao das Unidades de recebimento (Fonte: inpEV 2007).

A TABELA 5 e a TABELA 6, identificam respectivamente, os municpios onde existem Unidades Centrais e Unidades Posto de Recolhimento.

TABELA 5: Unidades Centrais de recolhimento de embalagens


Unidade Central Araraquara Biritiba Mirim Guariba Piedade So Manuel Bebedouro Casa Branca Ituverava Piracicaba Taquariva Bilac Guara Paraguau Paulista So Jos do Rio Preto

Fonte: inpEV 2007

55

TABELA 6: Unidades Posto de recolhimento de embalagens


Unidade Posto Adamantina Atibaia Batatais Franca Ibina Monte Alto Pedrinha Paulista Pirassununga So Jos do Rio Pardo Votuporanga Aguai Barra Bonita Bauru Gara Limeira Novo Horizonte Piraju Registro Tabatinga Araras Barretos Divinolndia Holambra Mato Palmeira DOeste Pirangi So Joo da Boa Vista Valinhos

Fonte: inpEV 2007

56

4. METODOLOGIA

4.1. Caracterizao Geral do Municpio


O Municpio de Barretos localiza-se ao norte do Estado de So Paulo, a uma latitude 20 33 26 sul e longitude 48 3404 oeste estando a uma altitude de 530 metros acima do nvel do mar. Limita-se ao norte com o municpio de Colmbia, ao sul com os municpios de Colina, Jaborandi e Severnia, a oeste com Guair e Morro Agudo e a oeste com os municpios de Guaraci e Olmpia (PREFEITURA MUNICIPAL, 2007). A Figura 7 mostra a localizao de Barretos dentro de sua Regio Administrativa no Estado de So Paulo, segundo o Instituto Geogrfico e Cartogrfico. Sua estrutura industrial tem como principal ramo o da produo de alimentos e bebidas, direcionada para o processamento dos produtos agropecurios regionais, com marcante perfil exportador. As agroindstrias concentram-se, principalmente, nos municpios de Bebedouro, Guara, Olmpia, Barretos e Colina e sua produo vincula-se aos ctricos, curtume, carne, ltex e peixe, entre outros. Segundo a Pesquisa de Atividade Econmica Paulista (Paep), realizada pela Fundao Seade, em 1996 e 2001, a participao das unidades locais da indstria da regio no total do Estado passou de 0,64%, em 1996, para 0,59%, em 2001. No mesmo perodo, a do pessoal ocupado na indstria passou de 0,54% para 0,49% e a do valor adicionado industrial, de 0,77% para 0,71% do total estadual. Barretos j se constituiu a maior concentrao de abatedouros e frigorficos do Estado de So Paulo. Ainda hoje, destacam-se os frigorficos, onde so produzidas conservas de carne e carne congelada, tanto para o mercado interno quanto para o de exportao.

57

FIGURA 7: Regio Administrativa de Barretos (Fonte: IGC 2007).

O municpio encontra-se situado em uma regio de transio do alto e mdio planalto. Sua vegetao predominante a floresta tropical em sua variao latifoliada, cerrado e campo antrpico. Na regio so encontrados solos com caractersticas bem diversificadas, passando pelo latossolo roxo estrfico argiloso da margem do Rio Pardo ao latossolo vermelho escuro distrfico arenoso e chegando aos solos podzolizados na parte oeste do municpio (PREFEITURA MUNICIPAL, 2007). O clima no municpio predominantemente seco e quente. No vero, so registradas temperaturas mdias que variam dos 30 aos 38 graus e no inverno a variao mdia varia dos 13 a 20 graus (PREFEITURA MUNICIPAL, 2007). Segundo o IBGE (2003), sua rea territorial de 1564 km e uma populao estimada em 01/07/2006 de 110.195 habitantes. A economia do municpio baseada principalmente na produo de carne, citrus, borracha, gros e cana-de-acar (PREFEITURA MUNICIPAL, 2007). O setor mais importante da economia a agropecuria, observando grande parte de mo-de-obra no especializada, que em sua maioria masculina; baseado em sua forte vocao agropecuria, sua estrutura fundiria composta por 1404 propriedades rurais. A agropecuria o setor mais destacado da economia da regio administrativa, fortemente encadeada com a produo agroindustrial, onde sobressaem as culturas de cana-de-acar, laranja, milho, soja.

58

A cana-de-acar vem ganhando espao, nos ltimos anos, em detrimento das pastagens e tem obtido ganhos de produtividade com a mecanizao da colheita. A pecuria regional possui vantagens comparativas, pela existncia de mo-de-obra especializada e disponibilidade de servios de suporte. De acordo com o Departamento de guas e Energia Eltrica (DAEE, 2007), Barretos faz parte da 12 Unidade de gerenciamento de Recursos Hdricos Baixo Pardo / Grande, no qual totaliza uma rea de 7.239 km. As FIGURAS 8 e 9 nos revelam respectivamente a localizao das Unidades de Gerenciamento de Recursos Hdricos e os municpios pertencentes a Bacia do Pardo / Grande.

FIGURA 8: Unidades de Gerenciamento de Recursos Hdricos (Fonte: DAEE 2007).

59

FIGURA 9: Municpios Pertencentes Bacia (Fonte: DAEE 2007).

4.2. Levantamento de Dados


O presente trabalho foi desenvolvido no municpio de Barretos, onde realizou-se a coleta das informaes para averiguamento dos procedimentos para a destinao final de acordo com a LEI N 7.802, DE 11 DE JULHO DE 1989 (ANEXO A) modificada pela LEI N 9.974, DE 06 DE JUNHO DE 2000 (ANEXO B). O levantamento foi realizado, por meio de um questionrio e visitas tcnicas. No questionrio aplicado (APNDICE A) tambm constou se os operadores do local de recebimento usavam adequadamente os equipamentos de proteo individual (EPIs). Os principais departamentos de registros onde se obteve a total colaborao, no perodo de agosto a novembro de 2007, foram os seguintes. a) Instituto Nacional de Colonizao e Reforma Agrria (INCRA) obteve-se registros de nmero de propriedades obtido. b) Coordenadoria de Assistncia Tcnica Integral (CATI) - rgo da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Governo do Estado de So Paulo, desde 1967, quando foi criada, vem trabalhando para o produtor rural, prestando servios e oferecendo seus produtos obtiveram-se os tipos de cultura plantados no municpio. c) Prefeitura Municipal de Barretos registros sobre localizao, clima, rea, economia e populao.

60

d) Cooperativa dos Cafeicultores e Citricultores de So Paulo (Coopercitrus) investigou-se a destinao final de embalagens de agrotxicos. e) Sistema Nacional de Informaes Txico-Farmacolgicas (SINITOX) registros de intoxicaes obtidos. O SINITOX atualmente composto por 36 Centros de Informao e Assistncia Toxicolgica (CIT), localizados em 19 estados brasileiros e tambm no Distrito Federal. f) Sistema de Informaes Hospitalares (SIH/SUS) - Morbidade Hospitalar do SUS por causas externas e por local de residncia. Dados disponveis on line de 1998 a 2004. g) Comunicao de Acidentes de Trabalho (CAT) - Dados de acidentes ou de doenas do trabalho de trabalhadores segurados da Previdncia Social. Os dados disponveis no site da Previdncia Social so restritos aos 50 tipos mais freqentes de diagnstico, que no incluem as intoxicaes por agrotxicos. h) Sistema de Informao de Agravos de Notificao (SINAN) -

Tradicionalmente direcionado para doenas transmissveis, nos ltimos anos vem sendo utilizado para alguns agravos no transmissveis, como as intoxicaes por agrotxicos. Foram avaliados dados relativos ao perodo 2001 a 2005. Alguns estados no registraram casos em alguns anos e por isto foram excludos desta anlise. i) Sistema de Informao sobre Mortalidade (SIM) - Os dados de mortalidade at 2004 disponveis no site do DATASUS so apresentados de forma agrupada e no apresentavam opo especfica para envenenamento por agrotxicos. Por isso, foram avaliados os dados do SIM, publicados em CD-ROM, relativos ao ltimo trinio includo nesta fonte: 1996-98. Ainda para avaliar a freqncia de intoxicaes por agrotxicos, bem como para discusso das questes metodolgicas envolvendo estudos epidemiolgicos sobre este tema, foi realizada uma busca bibliogrfica de estudos brasileiros sobre agrotxicos, com prioridade para aqueles publicados nos ltimos cinco anos. A grande maioria das publicaes foi obtida atravs de busca eletrnica em grandes bases de dados: MEDLINE (National Library of Medicine, EUA), Scielo (Scientific Eletronic Library On Line) e LILACS (Latin American Literature on Health Sciences). Tambm Buscou-se informaes e publicaes em sites de instituies oficiais (Ministrio da Sade/DATA-SUS, Fundao Jorge Duprat Figueiredo de Medicina e Segurana do Trabalho - FUNDACENTRO, Ministrio da Agricultura) e outros de rea tcnica (Associao Nacional de Medicina do Trabalho - ANAMT). Os

61

termos usados nesta busca foram: pesticidas, agrotxicos, praguicidas, agroqumicos, inseticidas, fungicidas, herbicidas, intoxicaes, trabalhadores rurais, agricultura, agricultores, colinesterase e laboratrio - e seus equivalentes em lngua inglesa. Foram includos todos os tipos de estudos descritivos e analticos e estudos com abordagem qualitativa, publicados em lngua portuguesa, espanhola ou inglesa. Aps a realizao da visita juntamente com os dados obtidos no levantamento foi possvel analisar o gerenciamento das embalagens de agrotxicos conforme apresentado no Captulo 5.

62

5. RESULTADOS E DISCUSSO
O Posto de Recebimento de embalagens vazias de agrotxicos no municpio de Barretos est sob responsabilidade da Cooperativa dos Cafeicultores e Citricultores de So Paulo Coopercitrus, situada no prprio municpio, localizado na Rodovia Vicinal Nadir Kenan km. 1,7 (FIGURA 10). Desta unidade, as embalagens so enviadas para uma central de recebimento onde so separadas de acordo com o tipo de matria-prima, sob a responsabilidade da Cooperativa dos Cafeicultores e Citricultores de So Paulo do municpio de Bebedouro SP.

FIGURA 10: Posto de recebimento de embalagens vazias de agrotxicos no municpio de Barretos.

5.1. Estabelecimentos Rurais


Dos estabelecimentos rurais que constaram no levantamento de informaes (ANEXO C), observou-se que 39% das propriedades rurais so caracterizadas pelo INCRA (2005) como minifndios; 36% como pequena propriedade, ou seja, possuem reas inferiores a 50 hectares, seguido por 17% representando as mdias propriedade, e apenas 7% representando as grandes propriedades rurais e ainda 1% no tiveram classificao pois no realizaram cadastro algum junto ao INCRA (2005), como pode ser visto na FIGURA 11.

63

Pequena 36% Minifundio 39%

No Classificam 1%

Grande 7%

Mdia 17%

FIGURA 11: Tipos de Propriedades Rurais do municpio de Barretos.

Foi possvel observar tambm que das propriedades que cultivam culturas anuais e semi-perenes, 71% da rea total plantada so de cana-de-acar, 20% da rea total de soja, 4% de sorgo, 3% de milho, 1,0% de amendoim e 1,0% de algodo.Das culturas que temos no municpio, estas se subdividem em anuais, perenes e semiperenes. A FIGURA 12 revela os tipos de cultura.

Cana de aucar 71%

Sorgo 4%

Amendoim 1% Soja 20% Milho 3% Algodo 1%

FIGURA 12: Culturas Anuais e Semi-Perenes cultivadas nas propriedades rurais.

De acordo com a FIGURA 13, observa-se tambm a quantidade de ps cultivados da cultura perene. A cultura Perene no medida em quantidade de rea plantada e sim em ps plantados. Foram verificados que do total de ps cultivados, 79% so de laranja (3.750.000 ps), 14% de seringueira (680.000 ps) e 7 % de limo (342.000).

64

79%
100% 80% 60% 40% 20% 0%

Laranja Limo

14% 7%
S eringueira

FIGURA 13: Culturas Perenes existentes (quantidade em ps).

De acordo com a FIGURA 14, observa-se que a maioria das propriedades rurais que possuem plantaes de laranja, utilizam mais de 2 tipos de fungicidas (51%), seguido de 35% destas as quais utilizam 3 tipos de fungicidas, e ainda nota-se que em 5% das propriedades rurais que cultivam laranja a diversidade de fungicidas ainda maior, alcanando 5 tipos diferentes.
Usam 3 tipos de fungicidas 9% Usam 5 tipos de fungicidas 5%

Usam 2 tipos de fungicidas 35%

Usam 1 tipo fungicida 51%

FIGURA 14: Propriedades agrcolas que cultivam laranja e utilizam fungicidas.

Tambm foi possvel observar que a trplice lavagem das embalagens aps o uso realizado por 90% dos trabalhadores rurais, conforme Lei Federal n 9974/2000 e recomendaes do inpEV (2007). Ainda, de acordo com os dados obtidos, verifica-se que h orientao por meio da revendedora de defensivos agrcolas para a devoluo das embalagens vazias nos postos de recebimento. A FIGURAS 15, 16 e 17 mostram os casos registrados historicamente por dcadas pelo SINITOX.

65

6000 5000 4000 3970 3000 2000 1000 0 1985 1986 1987 1988 1989 1990 3648 3257 3196 3550

Dcada de 80
4889

FIGURA 15: Histrico de intoxicao humana por agrotxicos (1985 a 1990)

14000 12000 10000 8000 6000 4000 2000 0 6724 7431 7838 5758 6379

Dcada de 90
10840 11011 10270 8875

12132

1991 1992 1993 1994 1995 1996 1997 1998 1999 2000

FIGURA 16: Histrico de intoxicao humana por agrotxicos (1991 a 2000)

14200 14000 13800 13600 13400 13200 13984

2001 a 2003
14054

13122 13000 12800 12600 2001 2002 2003

FIGURA 17: Histrico de intoxicao humana por agrotxicos (2001 a 2003)

66

Nota-se que da totalidade de casos de intoxicao j registrados pelo SINITOX (150.938 casos), 51% dos casos foram registrados na regio sudeste; 27% na regio sul; 14% na regio nordeste; 7% na regio centro oeste e apenas 1% na regio norte do Brasil (FIGURA 18).
Sudeste 51% Sul 27%

Norte 1%

Nordeste 14%

Centro Oeste 7%

FIGURA 18: Participao de cada regio na totalidade de intoxicaes por agrotxicos no Brasil.

Quando realizada visita Secretaria de Estado da Sade, no foi possvel a obteno de nenhum resultado. Atualmente no se faz registro algum de casos de intoxicao causado por agrotxicos. Mas foi revelado que a partir deste ano, sero registrados os casos de intoxicao, quando o paciente der entrada no hospital, ser obrigatrio o preenchimento de uma Ficha de Investigao (ANEXO D).

5.2. Gerenciamento das Embalagens


As embalagens de defensivos agrcolas devolvidas pelos agricultores no posto de recolhimento so transportadas em caminhes, e entregues, com data e hora marcada, quando apenas caminhonetas transportando as embalagens, no h necessidade de agendamento. O posto de recolhimento conta com duas construes (FIGURA 19): em alvenaria, mas o galpo para o armazenamento apresenta tambm estrutura metlica. O galpo apresenta um sistema de drenagem independente (FIGURA 20) que recolhe os agrotxicos que possam acidentalmente ter sido derrubados, sendo destinados at uma caixa no exterior do prdio, onde o material posteriormente recolhido pela CETESB e encaminhado para incinerao.

67

No interior do galpo h uma divisria de grades onde delimita a rea para embalagens contaminadas, ou seja, aquelas que no passam pela trplice lavagem.

FIGURA 19: Posto de recebimento de embalagens vazias de agrotxicos em Barretos.

FIGURA 20: Sistema de drenagem.

O posto conta com apenas um funcionrio responsvel pela administrao e tambm pelo descarregamento das embalagens dos caminhes de entrega, triagem,separao e encaminhamento posterior para a Central de Bebedouro. Aps o descarregamento as embalagens so inicialmente separadas em duas classes, as contaminadas e as no contaminadas e posteriormente as no contaminadas

68

so separadas de acordo com o tipo de material constituinte (plstico, metal ou papelo). As embalagens de papelo so desmontadas e agrupadas em fardos, o que facilita o seu transporte posterior. Quando todas as embalagens recebidas somam um volume suficiente para completar a carga de um caminho, elas so encaminhadas Central de Bebedouro. Tambm se verificou as documentaes necessrias (FIGURA 21) para operar um armazm comercial com produtos fitossanitrios. necessrio obter todos os documentos exigidos junto aos rgos estaduais e municipais. As documentaes mais importantes so o alvar de funcionamento expedido pela Prefeitura; certificado de vistoria do Corpo de Bombeiros; Licena Prvia, Instalao e de Operao expedida pelo rgo de meio ambiente (no caso CETESB); laudo de pra-raios; planta das instalaes existentes; Programa de Preveno dos Riscos Ambientais (PPRA); Programa de Controle Mdico e Sade Ocupacional (PCMSO); cadastro estadual.

FIGURA 21: Documentaes necessrias para operar o posto de recebimento.

As tampas das embalagens so retiradas e separadas por cor (FIGURA 22), so transformadas novamente em tampas.

69

FIGURA 22: Tampas das embalagens separadas por cores.

Em relao ao uso de EPIs, fica notria a necessidade do uso desses equipamentos conforme determina a lei. Por outro lado, quando so utilizados, no est implcito que esses equipamentos so adequados para a atividade fim e as condies climticas que variam de regio para regio, as vezes os EPIs no so usados por serem desconfortveis, dificultarem a locomoo e provocarem calor excessivo. Quanto aos tipos de agrotxicos mais comercializados no municpio de Barretos podem ser observados na TABELA 7 a seguir:

70

TABELA 7: Tipos de Agrotxicos comercializados.

Nome Comercial
Decis Gramoxone Manzate Tamaron Roundup Reconil Cercomil Afugan Microsol Folidol Thiovit Meothrin 300 Daconil 500 Malathion Recop Thiodan Trigard Ridomil Benlate Dipel Sevin Dipterex Trichlorfon Curzatem

Composio Qumica
Piretride Bipiridilos Paraquat Ditiocarbamato Mancozeb Organofosforado Derivado de glicina Cprico Chlorothalonil Organofosforado Enxofre Organofosforado Enxofre Fenpropethrin Chlorothalonil Organofosforado Cprico Organoclorado Endosulfan Grupo de triazinas Diticarbamatos Alaninatos Benzimidazis Produto Biolgico Carbamato Organofosforado richlorfon Organofosforado Ditiocarbamatos

Tipo Classe de Agrotxico


Inseticida Herbicida Fungicida Inseticida Herbicida Fungicida Fungicida Fungicida Inseticida Fungicida Acaricida Inseticida Acaricida Fungicida Acaricida Inseticida Acaricida Fungicida Inseticida Fungicida Acaricida Inseticida Acaricida Inseticida Fungicida Fungicida Inseticida Inseticida Inseticida Inseticida Fungicida

Classe Toxicolgica
II I III I II IV II II IV I IV I I III IV I IV II III IV II II II III

Fonte: Coopercitrus Barretos, 2007.

71

6. CONCLUSO
A partir dos resultados da pesquisa acerca dos impactos e do gerenciamento de agrotxicos e formas de manejo pode-se concluir que o gerenciamento no Municpio de Barretos possui conhecimento do manejo adequado das embalagens vazias de agrotxico, da legislao em vigor, da importncia em se realizar a trplice lavagem nas embalagens aps o uso e dos possveis impactos ao meio ambiente e sade humana, contudo, algumas prticas de manejo para a conservao do solo, gua e vegetao necessitam de maior ateno. Conclui-se de que a Lei Federal e Estadual avanaram muito e apresenta grande nvel de amadurecimento e cuidado com o Meio Ambiente, mas ainda preciso um grande trabalho de orientao e na preveno, principalmente, investimento em conscientizao aos agricultores e usurios em geral de agrotxicos, quanto s responsabilidades de devoluo, cumprimento as normas de trplice lavagem e lavagem sob presso. Verificou-se que o principal benefcio do recolhimento de embalagens do meio ambiente, que a indstria realiza por meio do inpEV a retirada dos recipientes vazios da natureza. Abandonadas nas lavouras, as embalagens plsticas podem levar mais de uma centena de anos para se decompor, alm do risco de contaminao do ambiente. Com esse trabalho realizado pelo inpEV, as embalagens vazias dos produtos fitossanitrios recebem o destino final ambientalmente correto e economicamente aceitvel. O posto de recebimento do municpio de Barretos opera de forma legal e com todas instalaes de acordo com as exigidas na lei, tendo total capacidade e conscincia para receber as embalagens vazias de agrotxicos dos produtores rurais do municpio de Barretos. No intuito de minimizar os efeitos dos agrotxicos na sade ambiental e na sade humana so sugeridas como aes aos rgos competentes: Maior fiscalizao da fabricao, importao, exportao e qualidade,

assim com das vendas de produtos; Maior fiscalizao sobre o uso, incluindo a correta destinao final das

embalagens vazias e dos resduos;

72

Aplicao apenas quando necessria, na dose correta e dando-se

preferncia a formulaes menos txicas; Maior fiscalizao nos alimentos comercializados; Restries pelos rgos responsveis queles produtos sem completos

estudos epidemiolgicos e ambientais; Simplificao dos rtulos nas embalagens, tornando o modo de uso mais

facilmente compreensvel, independentemente do nvel de instruo do usurio; Comunicao de riscos; Mudanas no modelo de produo e de trabalho; Maior adequao dos equipamentos de proteo ao calor excessivo dos

pases tropicais; Participao dos trabalhadores rurais e da comunidade nas discusses

informativas, avaliativas e decisrias; Incentivo poltica governamental que incorporar, antes do crdito a estes

produtos, uma anterior estruturao do sistema, como o preparo da mo-de- obra, a certificao de boas prticas agrcolas e o cumprimento das leis (e de sua modificao, quando necessria) e melhorias na fiscalizao. A destinao final de embalagens de agrotxicos est sendo muito estudada. Para isso, cabe aos tcnicos responsveis pensar numa destinao final segura a fim de evitar que eventuais riscos de sua manipulao venham a prejudicar a sade humana e a do meio ambiente.

73

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
AMBIENTE BRASIL. Resduos Slidos. Disponvel em: http://www.ambientebrasil.com.br/composer.php3?base=residuos/index.php3&conteud o=./residuos/residuos.html. Acesso em 05 ago. 2007. ANTUNES, Paulo de Bessa. Direito Ambiental. 5. Ed. Ver. Ampl. E atual. Rio de Janeiro: Lmen Jris, 2001. ASSOCIAO NACIONAL DE DEFESA VEGETAL. Institucional. Disponvel em: http://www.andef.com.br/2003/index.asp. Acesso em: 10 ago. 2007. AGNCIA NACIONAL DE VIGILNCIA SANITRIA. Programa de Anlise de Resduos de Agrotxicos em Alimentos. Relatrio Anual 4/06/2001 - 30/ 06/2002. Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria, Braslia. AGNCIA NACIONAL DE VIGILNCIA SANITRIA. Resduos de agrotxicos em alimentos. Rev. Sade Pblica, Abr 2006, vol.40, no.2, p.361-363. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS (2004). NBR 10.004: Resduos Slidos Classificao. Rio de Janeiro. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS (2004). NBR 10.006: Solubilizao de Resduos. Rio de Janeiro. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS (2004). NBR 10.007: Como ser perito Amostragem de resduos. Rio de Janeiro. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS (1988). NBR 12.235: Armazenamento de Resduos Slidos Perigosos - Procedimentos. Rio de Janeiro. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS (1994). NBR 13.221: Transportes de Resduos - Procedimentos. Rio de Janeiro. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS (1997). NBR 13.968: Embalagem rgida vazia de agrotxico - Procedimentos de lavagens. Rio de Janeiro. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS (2001). NBR 14.719: Embalagem Rgida Vazia de Agrotxico - Destinao final da embalagem lavada Procedimento. Rio de Janeiro. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS (2003). NBR 14.935: Embalagem Vazia de Agrotxicos - Destinao final de embalagens no lavadas Procedimento. Rio de Janeiro. ASSOCIAO NACIONAL DOS DISTRIBUIDORES AGRCOLAS E VETERINRIOS. Institucional. http://www.andav.com.br/. Acesso em: 09 ago. 2007. DE DEFENSIVOS Disponvel em:

BARRIUSO, E.; Calvet, R.; Schiavon, M.; Soulas, G. Les pesticides et les polluants organiques des sols: transformations et dissipation. tude et Gestion des Sols, Ardon, v.3, n.4, 1996. P.279-296.

74

BRASIL. Decreto n 4.074 de 04 de janeiro de 2002 Regulamentao da lei n 7.802/89. Disponvel em: http://www.cff.org.br/Legisla%C3%A7%C3%A3o/Decretos/dec_4074_2002.htm Acessado em; 15 de agosto de 2007. BRASIL. Decreto n 5.981 de 06 de dezembro de 2006 Regulamentao da lei n 7.802/89. Disponvel em: http://www.planalto.gov.br/Ccivil_03/_Ato20042006/2006/Decreto/D5981.htm. Acessado em; 15 de agosto de 2007. BRASIL. Lei Federal n 7.802 de 11 de julho de 1989. Legislao Federal de Agrotxicos. Disponvel em: http://www.lei.adv.br/7802-89.htm. Acessado em; 15 de agosto de 2007. BRASIL. Lei Federal n 9.974 de 06 de junho de 2000. Altera a legislao de Agrotxicos. Disponvel em: www010.dataprev.gov.br/sislex/paginas/42/2000/9974.htm. Acessado em; 15 de agosto de 2007. BRASIL. Resoluo CONFEA n 344 de 27 de julho de 1990. Define as categorias profissionais habilitadas a assumir Responsabilidade Tcnica na prescrio de produtos agrotxicos, sua aplicao e atividades afins. Disponvel em: http://www.ipef.br/legislacao/bdlegislacao/arquivos/15868.rtf. Acessado em; 15 de agosto de 2007. BRASIL, 1997. Ministrio da Sade. Secretaria de Vigilncia Sanitria. Manual de Vigilncia da Sade de Populaes Expostas a Agrotxicos. Organizao PanAmericana de Sade/Organizao Mundial de Sade. Braslia. CASTRO, Jane S. Maia and Confalonieri, Ulisses Uso de agrotxicos no Municpio de Cachoeiras de Macacu (RJ). Cinc. sade coletiva, Abr 2005, vol.10, no.2, p.473-482. CHEDIACK R. Salud ocupacional en el campo de los agriqumicos. In Centro PanAmericano de Ecologia y Salud Organizacin Panamericana de La Salud (orgs.). Plaguicida, salud y ambiente: memorias de los tallers de San Cristbal de Las Casas. Chiapas, Mxico. 1986. P. 119-139. CONASQ. COMISSO NACIONAL DE SEGURANA QUMICA. Perfil Nacional da Gesto de Substncias Qumicas. Braslia: MMA, 2003. 280p. CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE-CONAMA (1986). Resoluo n 1, de 17 de dezembro de 1986: Dispe sobre critrios bsicos e diretrizes gerais para o Relatrio de Impacto Ambiental - RIMA. CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE-CONAMA (2001). Resoluo n 275, de 25 de abril de 2001: Estabelece cdigo de cores para diferentes tipos de resduos na coleta seletiva. CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE-CONAMA (2003). Resoluo n 334, de 03 de abril de 2003: Dispe sobre os procedimentos de licenciamento ambiental de estabelecimentos destinados ao recebimento de embalagens vazias de agrotxicos.

75

CHRISTOFOLETTI, J. C. Consideraes sobre tecnologia de aplicao de defensivos agrcolas. So Paulo: Teejet South America, 1999. 14 p. (Boletim tcnico, 5). DEPARTAMENTO DE GUAS E ENERGIA ELTRICA. Institucional. Disponvel em: http://www.daee.sp.gov.br/cgi-bin/principal.exe/index. Acessado em: 20 out. 2007. EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECURIA. Disponvel em: http://www.embrapa.br/. Acesso em: 09 ago. 2007. Institucional.

FARIA, Neice Mller Xavier, Fassa, Anaclaudia Gastal and Facchini, Luiz Augusto Intoxicao por agrotxicos no Brasil: os sistemas oficiais de informao e desafios para realizao de estudos epidemiolgicos. Cinc. sade coletiva, Mar 2007, vol.12, no.1, p.25-38. FIORILLO, Celso Antnio Pacheco. Curso de Direito Ambiental Brasileiro. 5. Ed. Ampl. So Paulo: Saraiva, 2004. FRANCO, M.A.R. Desenho ambiental: uma introduo arquitetura da paisagem com o paradigma ecolgico. So Paulo: Annablume, 1997. P. 224. GARCIA E.G. Segurana e sade no trabalho rural: a questo dos agrotxicos. Fundacentro, So Paulo. 2001. HATFIELD. J.L. Sustainable agriculture: impacts on non-point pollution. Water Science Technology, Londres, v.28, n.3-5, 1993. P. 415-424. HATFIELD, J.L.; Jaynes, D.B.; Burkart, M.R. A watershed study to evaluate farming practices on water quality. In: National Agricultural Ecosystem Managment Conference, 1995, New Orleans. Proceedings. West Lafayette: Conservation Tecnology Information Center, 1995, p.127-153. IGBEDIOH SO. Effects of agricultural pesticides on humans, animal and higher plants in developing countries. Archives of Environmental Health 46(4): 1991. P. 218223. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATSTICA. Institucional. Disponvel em: http://www.ibge.gov.br/cidadesat/default.php. Acessado em: 10 set. 2007 INSTITUTO MINEIRO DE AGRONOMIA. Projeto Piloto de Controle de Agrotxicos. Disponvel em: http://www.ima.mg.gov.br/site_ima/servicos/educacao_sanitaria/projeto%20piloto%20d e%20agrotoxicos.pdf. Acesso em 08 ago 2007 INSTITUTO NACIONAL DE PROCESSAMENTO DE EMBALAGENS VAZIAS. Institucional. Disponvel em: http://www.inpev.org.br/institucional/inpev/inpev.asp. Acesso em 08 ago. 2007. KASTENHOLZ, U.; Kubiniok, J.; Kunkel, R. Modle de rpartition gocologique du Cesium137 la sute de l'accident du racteur nuclaire de Tchernobyl: contribution la protection des sols en Sarre. tude et Gestion des Sols, Ardon, v.8, n.3, 2001. P. 189-202.

76

LINS, M.; Bramorski, J.; Pinheiro, A.; Breuckmann, H. Influncia da cobertura do solo e do comprimento da vertente no transporte de sedimentos. In: Paiva, E.M.C.D.; Paiva, J.B.D. (eds.). Caracterizao quali-quantitativa da produo de sedimentos. Santa Maria: ABRH/UFSM, 2001. cap.1, p.11-23. LOPES CA, Santos JRM. Doenas do tomateiro. Braslia: Embrapa; 1994. LUCHINI, L. C. Dinmica ambiental dos agrotxicos. In: RAETANO, C. G.; ANTUNIASSI, U. R. Qualidade em tecnologia de aplicao. Botucatu: Fepaf, 2004. p. 36-39. LUCHINI, L. C.; ANDRA, M. M. Comportamento ambiental de agroqumicos. Hortic. Bras., v. 18, p. 33-35, 2000. MATUO, T. Tcnicas de aplicao de defensivos agrcolas. Jaboticabal: Funep, 1990. 139 p. MEIRELLES LC 1996. Controle de agrotxicos: estudo de caso do Estado do Rio de Janeiro, 1985/1995. Dissertao de mestrado. Programas de Ps-Graduao de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. MILLER, P. C. H. Spray drift and its measurement. In: MATTHEWS, G. A.; HISLOP, E. C. Application technology for crop protection. CAB International: 1993. p. 101122. MILLER, P. C. H. Reducing the risk of drift from boom sprayers. In: RAETANO, C. G.; ANTUNIASSI, U. R. Qualidade em tecnologia de aplicao. Botucatu: Fepaf, 2004. p. 110-124. MOTA, S. Introduo a Engenharia Ambiental. Rio de Janeiro: 2000. p. 301 OIT 2001. Agricultura y sectores basados en recursos biolgicos, pp. 64.2-64.77. In Enciclopedia de Salud y Seguridad en el Trabajo, vol. III, parte X, captulo 64. Disponvel em <www.mtas.es/Publica/enciclo/default.htm>. Acesso em 05 set. 2007. ORGANIZAO MUNDIAL DE SADE. Manual de Vigilncia da Sade de populaes Expostas a Agrotxicos. Braslia: Representao do Brasil, 1997 OZKAN, H. E. Reduzindo a deriva nas pulverizaes. Disponvel em: <http://www.comam.com.br>. Acesso em: 17 jul. 2007. PERES, Frederico et al. Desafios ao estudo da contaminao humana e ambiental por agrotxicos. Cinc. sade coletiva, Dez 2005, vol.10, p.27-37. ISSN 1413-8123 PERES F. Os desafios da construo de uma abordagem metodolgica de diagnstico rpido da percepo de risco no trabalho, pp. 251-282. In F Peres & JC PREFEITURA MUNICIPAL DE BARRETOS. Institucional. Disponvel em http://www.barretos.sp.gov.br/. Acesso em 07. ago. 2007 RHEINHEIMER, D.S.; Gonalvez, C.S.; Pellegrini, J.B.R. Impacto das atividades agropecurias na qualidade da gua. Cincia & Ambiente, Santa Maria, v.27, n.2, 2003. P. 85-96.

77

SCHWARZENBACH, R.p.; Gschwend, P.M.; Imboden, D.M. Environmental organic chemistry, New York: John Wiley & Sons, 1993. P. 681. SISTEMA NACIONAL DE INFORMAO TXICO-FARMACOLGICA. Institucional. Disponvel em: http://www.fiocruz.br/sinitox/. Acessado em 16 out. 2007. SPONGBERG, A.; Martin-Hayden, J.M. Pesticide stratification in an engineered wetland delta. Environmental Science and Technology, Washington, v.31, n.11, 1997. P. 3161-3165. TRAP, A. Z. O caso dos agrotxicos. In: BUSCHINELLI, J. T.; ROCHA, L. E.; RIGOTO, R. M. (Orgs.). Isto trabalho de gente? Vida, doena e trabalho no Brasil. Petrpolis: Vozes, 1993. P. 565-593 VEIGA, Marcelo Motta. Agrotxicos: eficincia econmica e socioambiental. Cinc. sade coletiva, Mar 2007, vol.12, no.1, p.145-152 injustia

VELLOSO, J. A. R.; GASSEN, D. N.; JACOBSEN, L. A. Caractersticas da tecnologia de aplicao. In:___. Tecnologia de aplicao de defensivos agrcolas com pulverizadores de barra. Passo Fundo: Embrapa Trigo, 1984. p. 10-14. VON SPERLING, M. Introduo qualidade das guas e ao tratamento de esgotos. 2.ed. Belo Horizonte: DESA, 1996. P. 243.

78

APNDICE A
(Carta encaminhada ao Secretrio Municipal de Indstria, Comrcio e Agricultura de Barretos SP)

79

Barretos, 13 de Agosto de 2007

Roberto Arutim Secretrio Municipal de Indstria, Comrcio e Agricultura

Assunto: Coleta de Material para Elaborao de TCC

Prezado Sr., Devido a busca de um melhor desenvolvimento da metodologia de pesquisa para o Trabalho de Concluso de Curso TCC, visando o tema Destinao Final de Embalagens de Agrotxicos e seus Possveis Impactos Ambientais, necessito coletar os seguintes pontos: Qual o nmero de propriedades rurais no municpio? Qual o nmero de propriedades rurais que utilizam defensivos agrcolas?

Quais os tipos de cultura do municpio? Quais culturas que utilizam agrotxico e quais os agrotxicos usados? Qual o volume total de agrotxico utilizado mensalmente? feita a trplice lavagem? As lojas que vendem agrotxicos tem licena? Expedida por quem? O que feito com as embalagens aps o trmino do produto? Existe algum posto de recebimento das embalagens na cidade? Aonde

estas embalagens so armazenadas (em local provisrio ou em um posto de recebimento que segue orientaes tcnicas). Qual o endereo? Responsvel? Pode haver visitas ao local?

80

ANEXO A
(Lei Federal n 7.82, de 11 de julho de 1989)

81

LEI N 7.802, DE 11 DE JULHO DE 1989 Dispe sobre a pesquisa, a experimentao, a produo, a embalagem e rotulagem, o transporte, o armazenamento, a comercializao, a propaganda comercial, a utilizao, a importao, a exportao, o destino final dos resduos e embalagens, o registro, a classificao, o controle, a inspeo e a fiscalizao de agrotxicos, seus componentes e afins, e d outras providncias. O PRESIDENTE DA REPBLICA, fao saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: Art. 1 A pesquisa, a experimentao, a produo, a embalagem e rotulagem, o transporte, o armazenamento, a comercializao, a propaganda comercial, a utilizao, a importao, a exportao, o destino final dos resduos e embalagens, o registro, a classificao, o controle, a inspeo e a fiscalizao de agrotxicos, seus componentes e afins, sero regidos por esta Lei. Art. 2 Para os efeitos desta Lei, consideram-se: I - agrotxicos e afins: a) os produtos e os agentes de processos fsicos, qumicos ou biolgicos, destinados ao uso nos setores de produo, no armazenamento e beneficiamento de produtos agrcolas, nas pastagens, na proteo de florestas, nativas ou implantadas, e de outros ecossistemas e tambm de ambientes urbanos, hdricos e industriais, cuja finalidade seja alterar a composio da flora ou da fauna, a fim de preserv-las da ao danosa de seres vivos considerados nocivos; b) substncias e produtos, empregados como desfolhantes, dessecantes, estimuladores e inibidores de crescimento; II - componentes: os princpios ativos, os produtos tcnicos, suas matriasprimas, os ingredientes inertes e aditivos usados na fabricao de agrotxicos e afins. Art. 3 Os agrotxicos, seus componentes e afins, de acordo com definio do art. 2 desta Lei, s podero ser produzidos, exportados, importados, comercializados e utilizados, se previamente registrados em rgo federal, de acordo com as diretrizes e exigncias dos rgos federais responsveis pelos setores da sade, do meio ambiente e da agricultura. 1 Fica criado o registro especial temporrio para agrotxicos, seus componentes e afins, quando se destinarem pesquisa e experimentao. 2 Os registrantes e titulares de registro fornecero, obrigatoriamente, Unio, as inovaes concernentes aos dados fornecidos para o registro de seus produtos. 3 Entidades pblicas e privadas de ensino, assistncia tcnica e pesquisa podero realizar experimentao e pesquisas, e podero fornecer laudos no campo da agronomia, toxicologia, resduos, qumica e meio ambiente. 4 Quando organizaes internacionais responsveis pela sade, alimentao ou meio ambiente, das quais o Brasil seja membro integrante ou signatrio de acordos e convnios, alertarem para riscos ou desaconselharem o uso de agrotxicos, seus componentes e afins, caber autoridade competente tomar imediatas providncias, sob pena de responsabilidade. 5 O registro para novo produto agrotxico, seus componentes e afins, ser concedido se a sua ao txica sobre o ser humano e o meio ambiente for

82

comprovadamente igual ou menor do que a daqueles j registrados, para o mesmo fim, segundo os parmetros fixados na regulamentao desta Lei. 6 Fica proibido o registro de agrotxicos, seus componentes e afins: a) para os quais o Brasil no disponha de mtodos para desativao de seus componentes, de modo a impedir que os seus resduos remanescentes provoquem riscos ao meio ambiente e sade pblica; b) para os quais no haja antdoto ou tratamento eficaz no Brasil; c) que revelem caractersticas teratognicas, carcinognicas ou mutagnicas, de acordo com os resultados atualizados de experincias da comunidade cientfica; d) que provoquem distrbios hormonais, danos ao aparelho reprodutor, de acordo com procedimentos e experincias atualizadas na comunidade cientfica; e) que se revelem mais perigosos para o homem do que os testes de laboratrio, com animais, tenham podido demonstrar, segundo critrios tcnicos e cientficos atualizados; f) cujas caractersticas causem danos ao meio ambiente. Art. 4 As pessoas fsicas e jurdicas que sejam prestadoras de servios na aplicao de agrotxicos, seus componentes e afins, ou que os produzam, importem, exportem ou comercializem, ficam obrigadas a promover os seus registros nos rgos competentes, do Estado ou do Municpio, atendidas as diretrizes e exigncias dos rgos federais responsveis que atuam nas reas da sade, do meio ambiente e da agricultura. Pargrafo nico. So prestadoras de servios as pessoas fsicas e jurdicas que executam trabalho de preveno, destruio e controle de seres vivos, considerados nocivos, aplicando agrotxicos, seus componentes e afins. Art. 5 Possuem legitimidade para requerer o cancelamento ou a impugnao, em nome prprio, do registro de agrotxicos e afins, argindo prejuzos ao meio ambiente, sade humana e dos animais: I - entidades de classe, representativas de profisses ligadas ao setor; II - partidos polticos, com representao no Congresso Nacional; III - entidades legalmente constitudas para defesa dos interesses difusos relacionados proteo do consumidor, do meio ambiente e dos recursos naturais. 1 Para efeito de registro e pedido de cancelamento ou impugnao de agrotxicos e afins, todas as informaes toxicolgicas de contaminao ambiental e comportamento gentico, bem como os efeitos no mecanismo hormonal, so de responsabilidade do estabelecimento registrante ou da entidade impugnante e devem proceder de laboratrios nacionais ou internacionais. 2 A regulamentao desta Lei estabelecer condies para o processo de impugnao ou cancelamento do registro, determinando que o prazo de tramitao no exceda 90 (noventa) dias e que os resultados apurados sejam publicados. 3 Protocolado o pedido de registro, ser publicado no Dirio Oficial da Unio um resumo do mesmo. Art. 6 As embalagens dos agrotxicos e afins devero atender, entre outros, aos seguintes requisitos: I - devem ser projetadas e fabricadas de forma a impedir qualquer vazamento, evaporao, perda ou alterao de seu contedo; II - os materiais de que forem feitas devem ser insuscetveis de ser atacados pelo contedo ou de formar com ele combinaes nocivas ou perigosas;

83

III - devem ser suficientemente resistentes em todas as suas partes, de forma a no sofrer enfraquecimento e a responder adequadamente s exigncias de sua normal conservao; IV - devem ser providas de um lacre que seja irremediavelmente destrudo ao ser aberto pela primeira vez. Pargrafo nico. Fica proibido o fracionamento ou a reembalagem de agrotxicos e afins para fins de comercializao, salvo quando realizados nos estabelecimentos produtores dos mesmos. Art. 7 Para serem vendidos ou expostos venda em todo territrio nacional, os agrotxicos e afins ficam obrigados a exibir rtulos prprios, redigidos em portugus, que contenham, entre outros, os seguintes dados: I - indicaes para a identificao do produto, compreendendo: a) o nome do produto; b) o nome e a percentagem de cada princpio ativo e a percentagem total dos ingredientes inertes que contm; c) a quantidade de agrotxicos, componentes ou afins, que a embalagem contm, expressa em unidades de peso ou volume, conforme o caso; d) o nome e o endereo do fabricante e do importador; e) os nmeros de registro do produto e do estabelecimento fabricante ou importador; f) o nmero do lote ou da partida; g) um resumo dos principais usos do produto; h) a classificao toxicolgica do produto; II - instrues para utilizao, que compreendam: a) a data de fabricao e de vencimento; b) o intervalo de segurana, assim entendido o tempo que dever transcorrer entre a aplicao e a colheita, uso ou consumo, a semeadura ou plantao, e a semeadura ou plantao do cultivo seguinte, conforme o caso; c) informaes sobre o modo de utilizao, includas, entre outras: a indicao de onde ou sobre o que deve ser aplicado; o nome comum da praga ou enfermidade que se pode com ele combater ou os efeitos que se pode obter; a poca em que a aplicao deve ser feita; o nmero de aplicaes e o espaamento entre elas, se for o caso; as doses e os limites de sua utilizao; d) informaes sobre os equipamentos a serem utilizados e sobre o destino final das embalagens; III - informaes relativas aos perigos potenciais, compreendidos: a) os possveis efeitos prejudiciais sobre a sade do homem, dos animais e sobre o meio ambiente; b) precaues para evitar danos a pessoas que os aplicam ou manipulam e a terceiros, aos animais domsticos, fauna, flora e meio ambiente; c) smbolos de perigo e frases de advertncia padronizados, de acordo com a classificao toxicolgica do produto; d) instrues para o caso de acidente, incluindo sintomas de alarme, primeiros socorros, antdotos e recomendaes para os mdicos; IV - recomendao para que o usurio leia o rtulo antes de utilizar o produto. 1 Os textos e smbolos impressos nos rtulos sero claramente visveis e facilmente legveis em condies normais e por pessoas comuns. 2 Fica facultada a inscrio, nos rtulos, de dados no estabelecidos como obrigatrios, desde que:

84

I - no dificultem a visibilidade e a compreenso dos dados obrigatrios; II - no contenham: a) afirmaes ou imagens que possam induzir o usurio a erro quanto natureza, composio, segurana e eficcia do produto, e sua adequao ao uso; b) comparaes falsas ou equvocas com outros produtos; c) indicaes que contradigam as informaes obrigatrias; d) declaraes de propriedade relativas inocuidade, tais como "seguro", "no venenoso", "no txico"; com ou sem uma frase complementar, como: "quando utilizado segundo as instrues"; e) afirmaes de que o produto recomendado por qualquer rgo do Governo. 3 Quando, mediante aprovao do rgo competente, for juntado folheto complementar que amplie os dados do rtulo, ou que contenha dados que obrigatoriamente deste devessem constar, mas que nele no couberam, pelas dimenses reduzidas da embalagem, observar-se- o seguinte: I - deve-se incluir no rtulo frase que recomende a leitura do folheto anexo, antes da utilizao do produto; II - em qualquer hiptese, os smbolos de perigo, o nome do produto, as precaues e instrues de primeiros socorros, bem como o nome e o endereo do fabricante ou importador devem constar tanto do rtulo como do folheto. Art. 8 A propaganda comercial de agrotxicos, componentes e afins, em qualquer meio de comunicao, conter, obrigatoriamente, clara advertncia sobre os riscos do produto sade dos homens, animais e ao meio ambiente, e observar o seguinte: I - estimular os compradores e usurios a ler atentamente o rtulo e, se for o caso, o folheto, ou a pedir que algum os leia para eles, se no souberem ler; II - no conter nenhuma representao visual de prticas potencialmente perigosas, tais como a manipulao ou aplicao sem equipamento protetor, o uso em proximidade de alimentos ou em presena de crianas; III - obedecer ao disposto no inciso II do 2 do art. 7 desta Lei. Art. 9 No exerccio de sua competncia, a Unio adotar as seguintes providncias: I - legislar sobre a produo, registro, comrcio interestadual, exportao, importao, transporte, classificao e controle tecnolgico e toxicolgico; II - controlar e fiscalizar os estabelecimentos de produo, importao e exportao; III - analisar os produtos agrotxicos, seus componentes e afins, nacionais e importados; IV - controlar e fiscalizar a produo, a exportao e a importao. Art. 10. Compete aos Estados e ao Distrito Federal, nos termos dos arts. 23 e 24 da Constituio Federal, legislar sobre o uso, a produo, o consumo, o comrcio e o armazenamento dos agrotxicos, seus componentes e afins, bem como fiscalizar o uso, o consumo, o comrcio, o armazenamento e o transporte interno. Art. 11. Cabe ao Municpio legislar supletivamente sobre o uso e o armazenamento dos agrotxicos, seus componentes e afins.

85

Art. 12. A Unio, atravs dos rgos competentes, prestar o apoio necessrio s aes de controle e fiscalizao, Unidade da Federao que no dispuser dos meios necessrios. Art. 13. A venda de agrotxicos e afins aos usurios ser feita atravs de receiturio prprio, prescrito por profissionais legalmente habilitados, salvo casos excepcionais que forem previstos na regulamentao desta Lei. Art. 14. As responsabilidades administrativa, civil e penal, pelos danos causados sade das pessoas e ao meio ambiente, quando a produo, a comercializao, a utilizao e o transporte no cumprirem o disposto nesta Lei, na sua regulamentao e nas legislaes estaduais e municipais, cabem: a) ao profissional, quando comprovada receita errada, displicente ou indevida; b) ao usurio ou a prestador de servios, quando em desacordo com o receiturio; c) ao comerciante, quando efetuar venda sem o respectivo receiturio ou em desacordo com a receita; d) ao registrante que, por dolo ou por culpa, omitir informaes ou fornecer informaes incorretas; e) ao produtor que produzir mercadorias em desacordo com as especificaes constantes do registro do produto, do rtulo, da bula, do folheto e da propaganda; f) ao empregador, quando no fornecer e no fizer manuteno dos equipamentos adequados proteo da sade dos trabalhadores ou dos equipamentos na produo, distribuio e aplicao dos produtos. Art. 15. Aquele que produzir, comercializar, transportar, aplicar ou prestar servios na aplicao de agrotxicos, seus componentes e afins, descumprindo as exigncias estabelecidas nas leis e nos seus regulamentos, ficar sujeito pena de recluso de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, alm da multa de 100 (cem) a 1.000 (mil) MVR. Em caso de culpa, ser punido com pena de recluso de 1 (um) a 3 (trs) anos, alm da multa de 50 (cinqenta) a 500 (quinhentos) MVR. Art. 16. O empregador, profissional responsvel ou o prestador de servio, que deixar de promover as medidas necessrias de proteo sade e ao meio ambiente, estar sujeito pena de recluso de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, alm de multa de 100 (cem) a 1.000 (mil) MVR. Em caso de culpa, ser punido com pena de recluso de 1 (um) a 3 (trs) anos, alm de multa de 50 (cinqenta) a 500 (quinhentos) MVR. Art. 17. Sem prejuzo das responsabilidades civil e penal cabveis, a infrao de disposies desta Lei acarretar, isolada ou cumulativamente, nos termos previstos em regulamento, independente das medidas cautelares de estabelecimento e apreenso do produto ou alimentos contaminados, a aplicao das seguintes sanes: I - advertncia; II - multa de at 1000 (mil) vezes o Maior Valor de Referncia - MVR, aplicvel em dobro em caso de reincidncia; III - condenao de produto; IV - inutilizao de produto; V - suspenso de autorizao, registro ou licena; VI - cancelamento de autorizao, registro ou licena; VII - interdio temporria ou definitiva de estabelecimento;

86

VIII - destruio de vegetais, partes de vegetais e alimentos, com resduos acima do permitido; IX - destruio de vegetais, partes de vegetais e alimentos, nos quais tenha havido aplicao de agrotxicos de uso no autorizado, a critrio do rgo competente. Pargrafo nico. A autoridade fiscalizadora far a divulgao das sanes impostas aos infratores desta Lei. Art. 18. Aps a concluso do processo administrativo, os agrotxicos e afins, apreendidos como resultado da ao fiscalizadora, sero inutilizados ou podero ter outro destino, a critrio da autoridade competente. Pargrafo nico. Os custos referentes a quaisquer dos procedimentos mencionados neste artigo correro por conta do infrator. Art. 19. O Poder Executivo desenvolver aes de instruo, divulgao e esclarecimento, que estimulem o uso seguro e eficaz dos agrotxicos, seus componentes e afins, com o objetivo de reduzir os efeitos prejudiciais para os seres humanos e o meio ambiente e de prevenir acidentes decorrentes de sua utilizao imprpria. Art. 20. As empresas e os prestadores de servios que j exercem atividades no ramo de agrotxicos, seus componentes e afins, tm o prazo de at 6 (seis) meses, a partir da regulamentao desta Lei, para se adaptarem s suas exigncias. Pargrafo nico. Aos titulares do registro de produtos agrotxicos que tm como componentes os organoclorados ser exigida imediata reavaliao de seu registro, nos termos desta Lei. Art. 21. O Poder Executivo regulamentar esta Lei no prazo de 90 (noventa) dias, contado da data de sua publicao. Art. 22. Esta Lei entra em vigor na data de sua publicao. Art. 23. Revogam-se as disposies em contrrio. Braslia, 11 de julho de 1989; 168 da Independncia e 101 da Repblica. JOS SARNEY ris Rezende Machado Joo Alves Filho Rubens Bayma Denys

87

ANEXO B
(Lei Federal n 9.974, de 6 de junho de 2000)

88

LEI N 9.974, DE 6 DE JUNHO DE 2000. Altera a Lei n 7.802, de 11 de julho de 1989, que dispe sobre a pesquisa, a experimentao, a produo, a embalagem e rotulagem, o transporte, o armazenamento, a comercializao a propaganda comercial a utilizao,, a importao, a exportao, o destino final dos resduos e embalagens, o registro, a classificao, o controle, a inspeo e a fiscalizao de agrotxicos, seus componentes e afins, e d outras providncias. O PRESIDENTE DA REPBLICA, Fao saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: Art. 1 O artigo 6 da Lei n 7.802, de 11 de julho de 1989, passa a vigorar com a seguinte redao: "Art. 6.................................................................................................................." "I - devem ser projetadas e fabricadas de forma a impedir qualquer vazamento, evaporao, perda ou alterao de seu contedo e de modo a facilitar as operaes de lavagem, classificao, reutilizao e reciclagem;" (NR) "............................................................................................................................." " 1 O fracionamento e a reembalagem de agrotxicos e afins com o objetivo de comercializao somente podero ser realizados pela empresa produtora, ou por estabelecimento devidamente credenciado, sob responsabilidade daquela, em locais e condies previamente autorizados pelos rgos competentes." (NR) " 2 Os usurios de agrotxicos, seus componentes e afins devero efetuar a devoluo das embalagens vazias dos produtos aos estabelecimentos comerciais em que foram adquiridos, de acordo com as instrues previstas nas respectivas bulas, no prazo de at um ano, contado da data de compra, ou prazo superior, se autorizado pelo rgo registrante, podendo a devoluo ser intermediada por postos ou centros de recolhimento, desde que autorizados e fiscalizados pelo rgo competente." (AC) " 3 Quando o produto no for fabricado no Pas, assumir a responsabilidade de que trata o 2 a pessoa fsica responsvel pela importao e, tratando-se de produto importado submetido a processamento industrial ou a novo acondicionamento, caber ao rgo registrante defini-la." (AC) " 4 As embalagens rgidas que contiverem formulaes miscveis ou dispensveis em gua devero ser submetidas pelo usurio operao de trplice lavagem, tecnologia equivalente, conforme normas e tcnicas oriundas dos rgos competentes e orientao constante de seus rtulos e bulas." (AC) " 5 As empresas produtoras e comercializadoras de agrotxicos, seus componentes e afins, so responsveis pela destinao das embalagens vazias dos produtos por elas fabricados e comercializados, aps a devoluo pelos usurios, e pela dos produtos apreendidos pela ao fiscalizadora e dos imprprios para utilizao ou em desuso, com vistas sua reutilizao, reciclagem ou inutilizao, obedecidas as normas e instrues dos rgos registrantes e sanitrio-ambientais competentes." (AC) " 6 As empresas produtoras de equipamentos para pulverizao devero, no prazo de cento e oitenta dias da publicao desta Lei, inserir nos novos equipamentos

89

adaptaes destinadas a facilitar as operaes de trplice lavagem ou tecnologia equivalente." (AC) Art. 2 O caput e a alnea b do inciso II do art. 7 da Lei n 7.802, de 1989, passam a vigorar com a seguinte redao: "Art. 7 Para serem vendidos ou expostos venda em todo o territrio nacional, os agrotxicos e afins so obrigados a exibir rtulos prprios e bulas, redigidos em portugus, que contenham, entre outros, os seguintes dados:" (NR) "............................................................................................................................. II - ...................................................................................................................." "d) informaes sobre os equipamentos a serem usados e a descrio dos processos de trplice lavagem ou tecnologia equivalente, procedimentos para a devoluo, destinao, transporte, reciclagem, reutilizao e inutilizao das embalagens vazias e efeitos sobre meio ambiente decorrentes da destinao inadequada dos recipientes." (NR) "............................................................................................................................." Art. 3 A Lei n 7.802, de 1989, passa a vigorar acrescido do seguinte art. 12A: "Art. 12A.Compete ao Poder Pblico a fiscalizao:" (AC) "I - da devoluo e destinao de embalagens vazias de agrotxicos, seus componentes e afins, de produtos apreendidos pela ao fiscalizadora e daqueles imprprios para utilizao ou em desuso;" (AC) "II - do armazenamento, transporte, reciclagem, reutilizao e inutilizao de embalagens vazias e produtos referidos no inciso I." (AC) Art. 4 O caput e as alneas b, c e e do art. 14 da Lei n 7.802, de 1989, passam a vigorar com a seguinte redao: "Art. 14. As responsabilidades administrativa, civil e penal pelos danos causados sade das pessoas e ao meio ambiente, quando a produo, comercializao, utilizao, transporte e destinao de embalagens vazias de agrotxicos, seus componentes e afins, no cumprirem o disposto na legislao pertinente, cabem:" (NR) "............................................................................................................................." "b) ao usurio ou ao prestador de servios, quando proceder em desacordo com o receiturio ou as recomendaes do fabricante e rgos registrantes e sanitrioambientais;" (NR) "c) ao comerciante, quando efetuar venda sem o respectivo receiturio ou em desacordo com a receita ou recomendaes do fabricante e rgos registrantes e sanitrios-ambientais;" "............................................................................................................................." "e) ao produtor, quando produzir mercadorias em desacordo com as especificaes constantes do registro do produto, do rtulo, da bula, do folheto e da

90

propaganda, ou no der destinao s embalagens vazias em conformidade com a legislao pertinente;" (NR) "............................................................................................................................." Art. 5 O art. 15 da Lei n 7.802, de 1989, passa a vigorar com a seguinte: "Art. 15. Aquele que produzir, comercializar, transportar, aplicar, prestar servio, der destinao a resduos e embalagens vazias de agrotxicos, seus componentes e afins em descumprimento s exigncias estabelecidas em legislao pertinente estar sujeito pena de recluso, de dois a quatro anos, alm de multa." (NR) Art. 6 O art. 19 da Lei n 7.802, de 1989, passa a vigorar com o seguinte pargrafo nico: "Art. 19.................................................................................................................." "Pargrafo nico. A empresas produtoras e comercializadoras de agrotxicos, seus componentes e afins, implementaro com o Poder Pblico, programas educativos e mecanismos de controle e estmulo devoluo das embalagens vazias por parte dos usurios, no prazo de cento e oitenta dias contado da publicao desta Lei." (AC) Art. 7 (VETADO) AC = Acrscimo Braslia, 6 de junho de 2000; 179 da Independncia e 112 da Repblica.

FERNANDO HENRIQUE CARDOSO Jos Gregori Marcus Vinicius Pratini de Moraes Jos Serra Alcides Lopes Tpias Jos Sarney Filho

91

ANEXO C
(INCRA Totalizao e classificao das propriedades rurais do municpio de Barretos)

92

93

ANEXO D
(SINAN Sistema de Informao de Agravos de Notificao)

94

95

You might also like