You are on page 1of 14

0

RELATRIO DE BOLSA DE INICIAO CIENTFICA PIBIC/CNPq

Fortaleza CE, Agosto de 2012

NOME DO ESTAGIRIO: Valsergio Barros da Silva

ENDEREO: Rua Dr. Abdenago Rocha Lima, n 420 - Apt 222, Pici Fortaleza/CE

PROCEDNCIA: Universidade Federal do Cear

ANO DE CONCLUSO DO CURSO: 2015

SETOR DO ESTGIO: Laboratrio de Solo, gua e Planta.

PRODUTO: Produo de morangos no sistema semi-hidropnico na Serra da Ibiapaba/CE

SUPERVISOR: Fbio Rodrigues de Miranda

NDICE

1 INTRODUO .................................................................................................................. 3 2 ATIVIDADES REALIZADAS .......................................................................................... 4 2.1 Trabalhos de campo........................................................................................... 4 2.2 Trabalhos de laboratrios ................................................................................ 11 2.3 Viagens ............................................................................................................ 11 2.4 Pesquisas bibliogrficas .................................................................................. 12 2.5 Seminrios ....................................................................................................... 12 3 CONCLUSES ................................................................................................................ 13 4 SUGESTES ................................................................................................................... 13 5 AGRADECIMENTOS ..................................................................................................... 13

1 INTRODUO

No Brasil, a cultura do morango desempenha um importante papel socio-econmico. Alm de estar presente em vrios estados, geralmente desenvolvida em pequenas propriedades, com a necessidade de grande quantidade de mo-de-obra em todo o seu ciclo (GOUVEA et al., 2009). A produtividade e a qualidade dos frutos de morango muito influenciada pelo fotoperodo, temperatura, perodo de dormncia, pragas, doenas, condies do solo, adubao, flutuaes na umidade do ar e de solo, entre outros. Consequentemente, cultivares de morangueiro diferem muito de acordo com a sua adaptao condio regional e ambiental, fazendo com que uma cultivar que se desenvolve satisfatoriamente em uma regio no apresente o mesmo desempenho em outro local com condies ambientais diferentes (UENO, 2004) O morangueiro cultivado no solo (com/sem cobertura plstica, em tneis baixos ou em estufas) e no sistema hidropnico (com/sem substrato). O cultivo no solo enfrenta problemas sanitrios e ergonomtricos. Os primeiros referem-se contaminao dos solos por patgenos causadores de doenas. A desinfeco do solo torna-se cada vez mais restritiva pelas dificuldades em substituir o brometo de metila por outros fumigantes com eficincia similar. A questo ergonomtrica evidencia-se pela elevada frequncia das colheitas rente ao solo, o que vem dificultando a disponibilidade de mo de obra para essa cultura (GIMNEZ et al., 2008). O cultivo no sistema hidropnico conduzido em substrato conhecido no pas como semi-hidropnico. uma tcnica que consiste em plantar as mudas em sacolas ou calha de polietileno, recheados com substrato e irrigadas com a soluo nutritiva com formulao adequada para a espcie cultivada. O substrato o suporte onde as plantas fixam suas razes, o mesmo retm o lquido que disponibilizar os nutrientes s plantas. As principais vantagens desse sistema para o produtor so; Trabalho mais leve e mais limpo, produtividade e uniformidade da cultura, menor espao fsico que o cultivo tradicional, utilizao racional da gua e de nutrientes e no h necessidade de fazer rotao das culturas. Atualmente a produo de morango est em expanso na Serra da Ibiapaba-CE, e os primeiros cultivos realizados pelos produtores mostraram que a cultura se adapta bem ao clima da regio, no entanto o sistema de produo utilizados

pelos mesmos esto enfrentando problemas relacionados nutrio da cultura, qualidade dos frutos e identificao das variedades mas produtivas. Visando uma soluo para esses produtores, este trabalho teve como objetivo avaliar a produo de quatro variedades de morango em cultivo convencional (no solo) e no sistema semihidropnico em substrato de fibra de coco.

2 ATIVIDADES REALIZADAS

2.1 Trabalhos de Campo

Instalaes do sistema de irrigao Para a cultura do morangueiro no sistema semi-hidropnico (sacos), foram construidos palanques de sustentao e sobre estes palanques foram fixadas travessas e ripas, que formaram duas bancadas, medindo, cada uma 0,20 m de largura, 22 m de comprimento e espaadas entre si a uma distncia de 0,40 m, sobre estas bancadas foram colocados os sacos com substrato de coco e o sistema de irrigao (Figura 1). Para o cultivo semi-hidropnico (calhas), foram construdos apenas palanques de sustentao, medindo, 0,90 m de largura e 22 m de comprimento, sobre os quais ficaram as calhas com o substrato de coco e o sistema de irrigao (Figura 1).

Figura 1. Instalao do cultivo semi-hidropnico (calha e saco) em bancadas.

O tipo de irrigao utilizado no cultivo semi-hidropnico (saco e calha) foi o sistema de irrigao por gotejamento. Sendo que esse sistema era composto por um motor bomba, um reservatrio de gua (para o preparo da soluo nutritiva), um programador de irrigao (timer) e vlvulas solenoides. Cada gotejador possua uma estaca na extremidade para auxiliar o direcionamento do fluxo da gua at a regio das razes, mantendo uma distncia que variava de 3 cm a 8 cm do caule (Figura 2). Os gotejadores eram tipo boto, com vazo de 2,0 L/h. O tempo de irrigao utilizado no sistema era de 5 minutos por pulso. Para a cultura no morangueiro no sistema convencional (solo), foi utilizado um sistema de irrigao por gotejamento, instalado pelo produtor da propriedade (Figura 2).

Figura 2. Sistema de irrigao utilizado no cultivo semi-hidropnico (calha) A, semi-hidropnico (sacos) B e cultivo convencional (solo) C.

Plantio das mudas Em cada sistema de cultivo foi utilizado um delineamento experimental de blocos ao acaso, os tratamentos compreenderam a combinao de quatro variedades: Oso Grande, Albion, Camarosa e Festival utilizando-se cinco repeties. No sistema semi-hidropnico (sacos), antes do plantio das mudas os sacos de cultivos com substrato de fibra de coco foram previamente saturados. Aps a saturao foram feitos oito orifcios em cada embalagem, com espaamento de 30 cm entre plantas, onde foram inseridas as variedades da cultivar (Figura 3). No outro sistema semi-hidropnico (calhas), o substrato foi saturado e depois, as mudas foram plantadas com espaamento de 30 cm entre plantas (Figura 4). No cultivo convencional

(solo) as mudas foram plantadas em canteiros com 1,2 m de largura, com espaamento 40 cm x 30 cm entre plantas. (Figura 4).

Figura 3. Abertura de orifcios para plantas e plantio das mudas de morango em saco plstico com substrato de fibra de coco.

Figura 4. Plantio das mudas de morango em calha com substrato de fibra de coco (A) e no sistema convencional (B).

Tratos culturais Foram realizadas inspees sistemticas nos trs sistemas de produo, retirando-se todas as folhas doentes, folhas velhas que se depositavam ao redor do colo da planta, pednculos secos de frutos j colhidos, flores no polinizadas, brotaes de ramos ladres e frutos atacada por agentes causadores de doenas. Outros tratos tambm formam realizados como; catao manual de insetos, aplicao de fungicidas protetores e sistmicos, cobertura do canteiro com mulch plstico branco e arranquio manual de ervas daninhas que surgiam proxma ao caule das plantas.

Preparo da soluo nutritiva No Laboratrio de Solo, gua e Planta foram preparadas solues nutritivas estoques ou concentradas (1:200) (Tabela 1) para o preparo da soluo diluda no campo.
TABELA 1. Composies das solues concentradas para preparar 1.000 L de soluo nutritiva diluda para o cultivo do morangueiro no sistema semi-hidropnico na regio da Serra da Ibiapaba- CE.

Soluo

Fertilizante Fosfato Monopotssico (MKP) Nitrato de potssio

Quantidade (g/ 5 L) 220 313 354 45 520

Sulfato de Magnsio Ferromix

Nitrato de Clcio

Obs.: Formulao adaptada de FURLANI e FERNANDES-JNIOR (2004).

As solues A e B da Tabela 1, foram misturadas a 1.000 L de gua em um reservatrio de 5000 L (Figura 5) e aplicadas na irrigao da cultura uma ou duas vezes por dia, dependendo da temperatura e do estgio de desenvolvimento do morangueiro do sistema semi-hidropnico. A condutividade eltrica (CE) da soluo nutritiva diluda para o morangueiro ficava ao redor de 1,4- 1,5 dS e o pH variava entre 5,5 e 6,5. No sistema convencional (solo) a adubao utilizada foi realizada pelo produtor.

Figura 5. Preparo da soluo diluda para ser utilizada na irrigao do sistema semi-hidropnico.

Sistema de recirculao Para o aproveitamento da soluo diluda aplicada no plantio semihidropnico (sacos), foi instalado um sistema que coletava a soluo drenada em um tubo de PVC de 100 mm serrado ao meio, para um reservatrio de 500 L (Figura 6), a seguir a soluo retornava para o tanque principal de 5000 L, e posteriormente era reutilizada para irrigao. Para o plantio semi-hidropnico (calhas), o sistema de recirculao era semelhante ao semi-hidropnico (sacos), sendo que a coleta da drenagem da soluo era realizada atravs de tubos de PVC de 40 mm (Figura 6).

Figura 5. Sistema de recirculao da soluo nutritiva diluda, aplicada no plantio de morango.

Colheita das variedades As colheitas foram realizadas entre os dias 05 e 04 de agosto/2012, sendo que os frutos eram colhido trs vezes por semanas, quando os mesmos atingiam o estgio de maturao completa da epiderme. Em cada sistema de produo os frutos foram colhidos, contados e pesados separadamente para posteriomente serem comparados em relao a seu peso (Figura 6 e 8) e nmeros de frutos por planta (Figura 7 e 9) das diferentes variedades. Devido ao atraso no plantio das mudas no solo e ao trmino do estgio, no foi possivel analisar convencional. os dados de colheita do sistema

Peso de frutos (g/planta)


50,0 40,0 30,0 20,0 10,0 0,0 Oso Albion Camarosa Festival
Figura 6. Peso de frutos (g/planta) das variedades Oso, Albion, Camarosa e Festival, produzidas no sistema semi-hidropnico (calhas ) e cultivada em substrato de coco. Periodo de colheita 05/07 at 04/08/2012. Ibiapina, CE, 2012.
29,8
45,7

17,3 11,9

Nmero de frutos por planta


6,0 5,0 4,0
5,1

3,0
2,0 1,0 0,0

2,5

1,2

1,1

Oso

Albion

Camarosa

Festival

Figura 7. Nmero de frutos por planta das variedades: Oso, Albion, Camarosa e Festival, produzidas no sistema semi-hidropnico (calhas ) e cultivada em substrato de coco. Periodo de colheita 05/07 at 04/08/2012. Ibiapina, CE, 2012.

OBS.: Durante o periodo de colheira (05/07 04/08) no sistema semi-hidropnico (calhas ), a cultivar Festival apresentou o melhor desempenho produtivo, em relao ao peso e nmero de frutos por plantas.

10

Peso de frutos (g/planta)


50,0
41,6

40,0 30,0
22,9

20,0
12,1

10,0 0,0 Oso Albion

9,0

Camarosa

Festival

Figura 6. Peso de frutos (g/planta) das variedades Oso, Albion, Camarosa e Festival, produzidas no sistema semi-hidropnico (sacos) e cultivada em substrato de coco. Periodo de colheita 05/07 at 04/08/2012. Ibiapina, CE, 2012.

Nmero de frutos por planta


5,0 4,0 3,0 2,0 1,0 0,0 Oso Albion Camarosa Festival
Figura 7. Nmero de frutos por planta das variedades: Oso, Albion, Camarosa e Festival, produzidas no sistema semi-hidropnico (sacos) e cultivada em substrato de coco. Periodo de colheita 05/07 at 04/08/2012. Ibiapina, CE, 2012.
1,8 0,9 0,9 4,5

OBS.: Durante o periodo de colheira (05/07 04/08) no sistema semi-hidropnico (calhas ), a cultivar Festival apresentou o melhor desempenho produtivo, em relao ao peso e nmero de frutos por plantas.

11

2.2 Trabalhos de laboratrios

Laboratrio de solo, gua e planta Preparo de solues nutritivas concentradas;

Laboratrio de Fitopatologia Lavagem de vidrarias; Esterilizao de materiais; Preparao de meios de culturas (slido e lquido); Isolamentos direto e indireto de fungos; Repicagem de fungos; Identificao de fungos; Preparo de lminas; Inoculao de fungos fitopatognicos em variedades de morango; Participao nas atividades desenvolvidas no laboratrio;

2.3 Viagens

Todas as viagens foram realizadas com destino a regio da Serra da IbiapabaCE, local onde o Projeto de Morango estava sendo desenvolvido (Tabela 3).

TABELA 3. Viagens realizadas para a regio da Serra da Ibiapaba-CE, durante o estgio.

Datas 23 e 24/02 07 e 08/05 23 a 25/05 04 e 05/06 22 e 23/06 11 e 12/07 02 e 03/08

Atividades desenvolvidas Ajuste no sistema de irrigao Manejos para o plantio das mudas Plantio das Mudas no sistema semi-hidropnico Plantio das mudas nos solo e instalao do sist. de drenagem (inicio) Instalao do sist. de drenagem (concluso) e do tnel de proteo Colheita dos frutos e coleta de plantas doentes para analise Colheita dos frutos e coleta de plantas doentes para analise

12

2.4 Pesquisas Bibliogrficas GIMNEZ et al. Cultivo sem solo do morangueiro. Cincia Rural, v.38, n.1, jan-fev, 2008. RADIN B. et al. 2011. Desempenho de quatro cultivares de morangueiro em duas regies ecoclimticas do Rio Grande do Sul. Horticultura Brasileira 29: 287-291.

NUNES, M. U. C. Produo de mudas de hortalias com o uso da plasticultura e do p de coco. Aracaju: Embrapa Tabuleiros Costeiros, 2000. 29p. (Circular Tcnica 13).

MIRANDA, F. R. de. et al. Produo de tomate em substratos de fibra de coco. Fortaleza: Embrapa Agroindstria Tropical, 2011. 20p. (Circular Tcnica 33). BORTOLOZZO, A. R. et al. Produo de morangos no sistema semi-hidropnico. Bento Gonalves: Embrapa Uva e Vinho, 2007. 24p. (Circular Tcnica 62).

GOUVEA, A. et al. Controle de doenas foliares e de flores e qualidade ps-colheita do morangueiro tratado com Saccharomyces cerevisiae. Horticultura Brasileira, Braslia, v. 27, n. 4, p. 527-533, 2009.

UENO, Bernardo. Manejo integrado de doenas do morango. In: SIMPSIO NACIONAL DO MORANGO, 2., 2004, Pelotas, Palestras.., Pelotas: Embrapa Clima Temperado, 2004. P.70-79. (Documento 124).

2.5 Seminrios

No houve.

13

3 CONCLUSES

O estgio foi de grande importncia e enriquecimento acadmico, j que foi possvel adquirir uma noo mais ampla sobre os sistemas de produo do morango (semi-hidropnico e convencional) tais como; Tratos culturais, preparo de soluo nutritiva, sistema de irrigao e drenagem, doenas e plantio de mudas. No entanto, algumas expectativas com relao ao estgio no foram alcanadas, em vista de que o projeto continua em andamento, porm os resultados obtidos at o presente momento so promissores, sinalizando o sucesso na identificao da cultivar mais adaptativa a regio e com os melhores desempenhos produtivos em relao aos trs sistemas de produo.

4 SUGESTES

Dar continuidade a pesquisa do morangueiro nas reas de nutrio, doena, pragas e polinizao. E se possvel expandir este projeto para outros locais do Cear, para analisar se possvel um plantio comercial.

5 AGRADECIMENTO

A EMBRAPA e a FUNARBE, pelos recursos de auxilio ao estgio. Ao orientador Dr. Fbio Miranda, pela pacincia e conhecimento cientfico repassado. A todos os amigos de trabalho pelas reflexes, crticas e sugestes recebidas.

Valsergio Barros da Silva


Bolsista

Fbio Rodrigues de Miranda


Orientador

You might also like