You are on page 1of 6

A EDUCAO FSICA NO BRASIL: com uma viso transformadora na educao bsica, transpirando me os e pensando mais *Dinalba Ferreira da Matta

A nova Educao Fsica entra em campo. Ao contrrio de apenas bater uma bolinha na quadra, os alunos fazem pesquisa sobre a histria dos esportes, avaliam as partidas dos c olegas com relatrios ou desenhos, participam de debates e recriam os regulamentos dos jogos, tornando assim as aulas mais animadas e sedutoras pois a teoria e prt ica caminham de mos dadas. Com uma abordagem mais ampla da atividade Fsica, uma ge rao de professores procura ensinar no s a arte de competir e ganhar, mas acima de tu do a chamada cultura corporal, que trata na teoria e na prtica, da histria e dos s ignificados dos movimentos humanos. A Educao Fsica no que tange Educao Bsica (Educa antil, Ensino Fundamental e Ensino Mdio), proclama insistentemente seu papel educ ativo, que reflete sobre o corpo em movimento, sobre toda uma cultura corporal c onstruda historicamente, que constitui um acervo de forma representacional do mun do. A partir disto a faz-se uma anlise sobre o saber que precisa ser transmitido pela escola e no somente a reproduo do gesto sem o entendimento do porqu se faz e pa ra que se faz. A nova forma de ensinar Educao Fsica d um ponta p no passado e exige di go e planejamento junto aos alunos, em busca de objetivos comuns. As tradicionai s aulas sob comando, com exerccios de repetio e nfase no treinamento fsico aplica-se a soldados, no a estudantes em fase de desenvolvimento fsico, afetivo e intelectua l, sendo assim, no enfoque de ontem o aluno buscava a perfeio atravs da mera repetio e no atingindo seus objetivos, ficava aborrecido e evadia-se das aulas. Hoje os a lunos no esto mais interessados nas aulas tradicionais que causam conflitos e indi sciplinas. Procura-se, portanto, uma identidade para a Educao Fsica, que venha ao e ncontro da nossa realidade socio-econmica, sendo esta, uma preocupao que alm da Educ ao Fsica, abrange outras reas do conhecimento. Assim, este trabalho consiste na elab orao de uma fundamentao histrico-cultural para Educao Fsica na Educao Bsica, resga contedos incorporados por aquela, enquanto implantada formalmente no ensino da Ed ucao Bsica. Este trabalho desenvolveu-se atravs da realizao de pesquisa bibliogrfica, ois constata-se a necessidade de se colocar em prtica uma nova Educao Fsica e oficia liza-la a Educao Fsica na Educao Bsica, conforme a Lei 9394/96 de 20 de dezembro, mini strada por um profissional da rea, especializado. Ainda h longo caminho a percorre r. No entanto, tal caminho j encontra-se em discusso para sua delimitao, facilitando , desse modo, a * Aluna do 4 ano do Curso de Pedagogia com habilitao em Administrao Escolar, monitora da disciplina Estrutura e Funcionamento da Educao Bsica, professora de Educao Fsica d a Rede Estadual, ps-graduada em Cincias do Treinamento Desportivo. ! Lato & Sensu, Belm, v-2, n.3, p. 30 - 33, jul, 2001.

chegada a um ponto ideal. Cabe destacar que, a partir de 1500-1822 no Brasil Coln ia apenas os ndios praticavam a Educao Fsica, atravs de sua vida natural e livre. No Brasil Imprio, tivemos o primeiro livro brasileiro de educao Fsica em 1828, escrito por Joaquim Jernimo Serpa o Tratado de Educao Fsica Moral dos meninos, que demonstra sade do corpo e a cultura do esprito. Em 1867, o Dr. Eduardo Pereira de Abreu pub lica Estatutos Higinicos sobre a Educao Fsica, Intelectual e Moral do Soldado, que col ocava o valor da Educao Fsica para o soldado, tratando dos exerccios sobre a moral d as tropas. Um dos fatos mais notveis durante o Brasil Imprio, foi o parecer de Rui Barbosa, sobre o projeto de Reforma do Ensino Primrio, onde ele coloca a Educao Fsica como elemento indispensvel formao integral da juventude e mostra a evoluo da Educao ca nos pases mais avanados do mundo, defendendo-a como elemento de formao intelectua l, moral e espiritual da juventude. No Brasil Repblica em uma primeira fase encon tramos o Ginsio Nacional com a prtica de tiro ao alvo, saltos, peteca, tnis, etc... Em 1891, fundada a ACM (Associao Crist de Moos)do Rio de Janeiro, a qual nos Estado s Unidos deu uma grande contribuio aos desportos. Aps a Revoluo de 1930, j em 1931, a Reforma Francisco Campos, torna a Educao fsica obrigatria no ensino secundrio. Surgem a, as primeiras escolas superiores de Educao Fsica. Getlio Vargas cria o Estado Novo e a Constituio outorgada a primeira a ter a Educao Fsica inserida em seu contexto. A ps a 2 Guerra Mundial e a queda de Getlio Vargas, o povo, cansado da opresso, deixou de lado os desfiles escolares, as paradas, as demonstraes de ginstica, a disciplin a etc... Aps alguns anos, a Educao Fsica escolar passou a ser praticada por milhares de alunos , sendo desvinculada de seu carter militar e poltico.

Contudo, observa-se na histria da Educao Fsica uma distncia entre as concepes tericas a prtica real nas escolas. Isto , nem sempre os processos de ensino e aprendizagem acompanham as mudanas, s vezes bastante profundas, que ocorreram no pensamento pe daggico desta rea. Como exemplo, a educao em comum para meninos e meninas numa mesma turma, que era uma proposta dos escola-novistas desde a dcada de 20, porm essa di scusso s alcanou a Educao Fsica escolar muito tempo depois. Hoje com a Nova LDB as aul as so mistas. Segundo a Lei 9394/96 de Diretrizes e Bases da Educao, quanto refernci a a obrigatoriedade da disciplina Educao Fsica, cita: Art. 26 Os currculos do Ensino Fundamental e Mdio devem ter uma base nacional comum a ser completada, em cada s istema de ensino e estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas caractersticas regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da clientela.

atividade que, por seus meios, processos e tcnicas, desenvolve e aprimora foras fsi cas, morais, cvicas, psquicas, e sociais do educando. O decreto deu nfase aptido fsic , tanto na organizao das atividades como o seu controle e avaliao, e a iniciativa es portiva, a partir da Quinta srie, se tornou um dos eixos fundamentais de ensino; buscava-se a descoberta de novos talentos que pudessem participar de competies int ernacionais, representando a ptria. (PCN educao Fsica, 1998:21).

Por sua vez, o processo pedaggico atual est diretamente ligado aos objetivos da Ed ucao Fsica brasileira que se resume em duas formas de ensinar esta disciplina: uma na Abordagem Tradicional e a outra em uma Nova Abordagem, demonstrando, assim, a s duas faces da mesma disciplina. Os objetivos na Abordagem tradicional, estimul a a busca de resultados e o desenvolvimento de capacidades fsicas como: fora, agil idade e velocidade. Dando bastante ateno sade fsica e higiene. O corpo tratado do p nto de vista essencialmente biolgico. J na Nova Abordagem coloca-se em primeiro pl ano a variedade e a histria dos movimentos humanos. Procura-se adequar as ativida des fsicas aos gostos, s necessidades e aos interesses individuais. O foco no somen te o corpo: os cuidados com a sade e com a higiene so to importantes quanto o praze r pelo movimento corporal em geral. As atividades da Educao Fsica na Abordagem Trad icional, limitamse s prticas esportivas: voleibol, futebol, handebol, etc... Essas atividades restringem-se quadra. Porm na Nova Abordagem alm dos jogos, inclui aul as de ginstica, dana, lutas, artes cnicas, brincadeiras e jogos populares. Os exercc ios em quadra, so complementados com atividades em sala de aula, pesquisas, debat es, palestras, filmes, entrevistas e estudos de campo. A metodologia na Abordage m Tradicional consiste em aulas sob comando, com alunos organizados em

3 - A Educao Fsica, integrada proposta pedaggica da escola, componente curricular Educao Bsica, ajustando-se s faixas etrias e s condies da populao escolar, sendo fa va nos cursos noturnos. (BRITO, 1997:12). fundamental, portanto, que a escola, a comunidade de pais e alunos e principalmente o professor valorizem-se e sejam v alorizados, assumindo a responsabilidade da integrao desta rea de conhecimento huma no ao projeto pedaggico de cada escola, exigindo plenas condies para o exerccio de s eu trabalho garantindo para o aluno a manuteno d nmero adequado de aulas e de condies efetivas para a aprendizagem. Os Parmetros Curriculares Nacionais se propem a cont ribuir nessa construo, como: Em relao ao mbito escolar, a partir do decreto n. 69.450, de 1971 a Educao Fsica passou a ser considerada como a Lato & Sensu, Belm, v-2, n.3, p. 30 - 33, jul, 2001. !

fileiras e colunas. Meninos e meninas tm aulas separadas. Os alunos fortes ou com bom desempenho fsico so mais valorizados que os outros. O professor controla a cl asse com disciplina rgida, concentra o poder de deciso e assegura o cumprimento da s regras, sem questionamentos ou modificaes. Enquanto que na metodologia da Nova A bordagem nas aulas enfatiza-se outros tipos de movimentos e exerccios alm dos comp etitivos, como os cooperativos, os expressivos e os criativos. As turmas so mista s. Todos os alunos tem oportunidades de participar das atividades. O professor c onduz a aula de modo flexvel e divide o poder de deciso com a classe. As regras so construdas em conjunto. Nos resultados da prtica da Educao Fsica, na Abordagem Tradic ional acentua-se o esprito competitivo. O aluno levado a repetir gestos esportivo s, sem desenvolver a autonomia e a criatividade nos movimentos. Na Nova Abordage m realase o senso de cooperao e a solidariedade. O aluno adquire autonomia para lid ar com as regras segundo seus interesses e conquistas formas prprias de lazer, se m se prender a modelos de desempenho fsico. Vale ressaltar o que deve ficar claro na Educao Fsica o elo entre ao e reflexo que os profissionais vo retirar dos elemen que serviro de alavanca na mudana desta realidade por uma outra. A procura de pes soas interessadas no curso de Educao Fsica deve-se, na maioria das vezes, ao fato d estas terem sido atletas, ainda o serem, ou possurem alguma afinidade com a prtica de esportes, despertando assim o desejo de se tornarem tcnicos. Essa perspectiva induziu formao do nome inicial do curso: Licenciatura em Educao Fsica e Tcnico Despo tivo, depois desdobrado em Licenciatura e Bacharelado. Na realidade a Educao Fsica uma disciplina relativamente nova enquanto rea de estudo, e a sua originalidade e xige um compromisso com a prtica. Entretanto, medida que alcana certo nvel de desen volvimento acadmico, exigindo de seus docentes uma capacidade

intelectual, ou seja, a necessidade de desenvolvimento com aspectos filosficos, sc io-culturais e psicolgicos, os aspectos tericos comeam a estabelecer novo paradigma na construo da Educao Fsica. Apoiada e intimamente associada aos valores da Educao qu , como cincia, otimiza e valoriza o potencial humano, pois tem como objetivo o ca samento harmonioso dos aspectos intelectual, psquico e fsico, respeitando as leis do desenvolvimento humano. Levando a compor sobre a evoluo desta disciplina que de ixa de utilizar o movimento de forma mecnica e sistemtica, observando apenas seus aspectos biolgicos, para uma viso transformadora e ampla, transpirando menos e pensando mais, respeitando o indivduo como ser int eiro, contribuindo para a qualidade da Educao, sobretudo para melhoria de qualidad e de vida, proporcionando maior interao s aulas, fazendo com que os educandos possa m demonstrar maior interesse pela sua autoestima. Aps um cuidadoso estudo, anlise e pesquisa, os aspectos trabalhados pela Educao Fsica devem ser relacionados vida d os alunos; que no podem ser vistos dentro de uma ! Lato & Sensu, Belm, v-2, n.3, p. 30 - 33, jul, 2001.

metodologia tradicional nem estarem atrelados ou serem totalmente dependentes de outras reas do conhecimento humano. Os educandos devem ser acompanhados de objet ivos coerentes, de procedimentos metodolgicos adequados e de uma avaliao que reflit a toda esta prtica de forma positiva. O agente responsvel por esta prtica metodolgic a deve ser o professor de Educao Fsica habilitado, porque ele rene os conhecimentos necessrios para trabalhar com o indivduo. Estes devem estar relacionados com as ne cessidades e realidades dos alunos. Qualquer atividade, portanto, poder ser ou no responsvel por uma transformao, dependendo da forma como o professor realiza. Esper a-se que este artigo venha contribuir para uma reflexo acerca da Educao Fsica no sentido de deliberar o poder criador dos indivduos. Evidentemente es sa inovao aos conhecimentos da Educao, nos leva a ministr-la de maneira interdiscipli nar, pelo fato de conter pontos em comum com vrias outras reas do conhecimento. im portante analisar a capacidade de vencer as dificuldades fsicas e raciocnio, modif icando a sua atuao para promover uma alternativa de Educao Integral do ser humano. N esses termos, esta pesquisa busca fornecer subsdios para uma nova Educao Fsica numa viso transformadora: transpirando menos e pensando mais, mesmo de uma forma sucin ta, embora modesto, nesta caminhada que de todos ns que fazemos a Educao de nosso P as.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS BRITO, Ana Rosa Peixoto de . LDB: da Conciliao possvel lei proclamada. Belm, Par: te, 1997 p.12 GARCIA, Hamlcar de (Org.). Dicionrio moderno da lngua portuguesa. 2 ed . So Paulo: Rideel, 1978. TEIXEIRA, Elizabeth.As 3 metodologias.Belm, 1998.78 p.(M IMEO) FIORAVANTI, Carlos. Mude as regras de jogo. Nova Escola, So Paulo, ano 12, n.106,p.40-5, out.1997. MEDINA, Joo Paulo Subir. A Educao Fsica Cuida do Corpo...e Men te. Coleo Krisis,13 ed. Campinas, SP: Papirus, 1995 p.83 PARMETROS CURRICULARES NACIO NAIS. Educao Fsica: Ensino de quinta e oitava sries. Braslia: MEC/ SEF, 1998 P.21 RIB EIRO, Yone Barbosa (Org.). Educao Fsica numa viso transformadora: psicomotricidade d esenvolvida atravs de jogos cooperativos. Revista do professor, Porto alegra, ano 13, n. 51, p.40-5, jul./set. 1997 TOSETI, Solange. A Educao Fsica. So Paulo: Edelbr a p.11-2 VERALDO, Ivete Mara. Contedo da Educao Fsica no Ensino de 1 grau da 1 4 S ducao Fsica/UEM, Maring, Paran, v.3,n.1, p.13-20.1992. Lato & Sensu, Belm, v-2, n.3, p. 30 - 33, jul, 2001. !!

You might also like