You are on page 1of 12

Com relao constituio em geral e aos princpios constitucionais fundamentais, julgue os itens que se seguem.

. 51- O princpio da legalidade no se confunde com o da reserva legal: o primeiro pressupe a submisso e o respeito lei; o segundo se traduz pela necessidade de a regulamentao de determinadas matrias ser feita necessariamente por lei formal. 52- Denomina-se constituio outorgada a elaborada e estabelecida com a participao do povo, normalmente por meio de Assembleia Nacional Constituinte. Acerca dos direitos e garantias constitucionais, julgue os itens a seguir. 53- Os direitos sociais previstos na Constituio Federal advm de normas de ordem pblica, que no se revestem de imperatividade, podendo ser alteradas pela vontade das partes integrantes da relao trabalhista. 54- Apenas o brasileiro nato poder ser oficial das Foras Armadas. 55- O analfabeto possui capacidade eleitoral passiva. 56- A autonomia conferida aos partidos polticos no torna a justia eleitoral incompetente para julgar a denominada matria interna corporis desses partidos. 57- O status de cidado tem duas dimenses: a ativa, que se traduz pela capacidade de exerccio do sufrgio, e a passiva, traduzida pela legitimao para o acesso a cargos pblicos. 58- Os direitos fundamentais considerados de primeira gerao compreendem as liberdades clssicas, negativas ou formais. Com relao administrao pblica, julgue os itens seguintes. 59- Os atos de improbidade administrativa que, nos termos da Constituio Federal, importem na suspenso dos direitos polticos, na perda da funo pblica, na indisponibilidade de bens e no ressarcimento ao errio tm natureza penal. 60- Legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia so princpios constitucionais que regem a administrao pblica, traduzindo-se o princpio da impessoalidade no princpio da finalidade, que impe ao administrador pblico o dever de praticar o ato administrativo apenas para o seu fim legal. A respeito da organizao dos poderes da Repblica, julgue os itens de 61 a 68. 61- Os onze ministros que compem o Supremo Tribunal Federal devem ser bacharis em cincias jurdicas. 62- Compete ao Superior Tribunal de Justia julgar, em sede de recurso ordinrio, os andados de segurana julgados em nica instncia pelos tribunais regionais federais e pelos tribunais de justia dos estados e do Distrito Federal, quando de negatria a deciso. 63- A legislao municipal pode estabelecer ao membro do ministrio Pblico em atuao no municpio atribuies alm das estabelecidas pela legislao federal.

64- O Poder Legislativo federal bicameral e exercido pelo Congresso Nacional, que se compe da Cmara dos Deputados e do Senado Federal. 65- Compete privativamente ao Senado Federal proceder tomada de contas do presidente da Repblica, quando no apresentadas ao Congresso Nacional no prazo de sessenta dias aps a abertura da sesso legislativa. 66- O Poder Executivo, alm de administrar a coisa pblica,tambm legisla e julga, e o seu chefe, eleito pelo povo, possui vrias prerrogativas e garantias que lhe so outorgadas para o exerccio, de forma independente e imparcial, da chefia danao. 67- A morte, a desistncia ou o impedimento do candidato eleito e diplomado para a chefia do Poder Executivo mantm a eleio e diplomao do candidato eleito vice-chefia, que tomar posse na condio de titular do Poder Executivo. 68- Constitui funo tpica do Poder Judicirio a funo jurisdicional. Julgue os itens seguintes, relativos s competncias e atribuies dos juzes eleitorais, dos tribunais regionais eleitorais (TREs) e doTribunal Superior Eleitoral (TSE). 69- Compete, privativamente, aos TREs indicar ao TSE as zonas eleitorais ou sees em que a contagem dos votos deva ser feita pela mesa receptora. 70- Compete ao juiz eleitoral resolver as impugnaes e demais incidentes verificados durante os trabalhos de contagem e apurao dos votos. 71- Compete aos TREs remeter ao TSE cpias das atas dos trabalhos relativos s apuraes e diplomaes a seu cargo,desde que requisitadas pela corte superior. 72- Compete, privativamente, ao TSE autorizar a contagem dos votos pelas mesas receptoras nos estados em que essa providncia for solicitada pelo tribunal regional respectivo. Julgue os itens seguintes, a respeito da Lei n. 9.504/1997 (norma geral das eleies) e respectivas alteraes. 73- Considerando-se que o estado de So Paulo tenha setenta das quinhentas e treze cadeiras da Cmara dos Deputados, correto afirmar que cada coligao que venha a registrar o nmero mximo de candidatos, em tal circunscrio, ter obrigao de registrar, entre eles, o nmero mnimo de quarenta e duas mulheres. 74- A coligao pode, em sua denominao, conter pedido de voto para partido poltico dela integrante. 75- Considerando-se que o estado do Maranho tenha dezoito das quinhentas e treze cadeiras da Cmara dos Deputados, correto afirmar que cada partido, em tal circunscrio, poder registrar at vinte e sete candidatos a deputado federal, e cada coligao, at trinta e seis candidatos para o mesmo cargo. Com relao aos partidos polticos, julgue os itens que se seguem. 76 - O partido poltico pode estabelecer, em seu estatuto, para a candidatura a cargos eletivos, prazos de filiao partidria superiores ao prazo definido em lei, que s podero ser alterados antes das convenes para a escolha dos candidatos.

77- Um partido que venha a cancelar a filiao de algum por hiptese diversa de morte, perda dos direitos polticos ou expulso tem a obrigao de comunicar ao atingido o fato em at quarenta e oito horas da deciso. 78- A competncia para processo e julgamento de duplicidade de filiao partidria identificada pertence ao juzo eleitoral em cuja circunscrio tiver ocorrido a filiao mais antiga. 79- Entre as destinaes dos partidos polticos, est a defesa dos direitos fundamentais definidos na Constituio Federal. Julgue os itens seguintes, relativos ao que dispe a Resoluo n. 21.538/2003 do TSE. 80- Eleitor cujo ttulo tenha sido dilacerado deve apresent-lo junto ao requerimento de expedio de segunda via. 81- Ao requerer a transferncia do ttulo eleitoral, o eleitor deve entregar ao servidor do cartrio somente o ttulo eleitoral. 82- obrigatrio que o requerimento de alistamento eleitoral (RAE) seja preenchido ou digitado na presena do requerente,podendo ser impresso em sua ausncia. 83- Aps submeter o pedido a despacho do juiz eleitoral, o servidor deve providenciar o preenchimento ou a digitao, no sistema, dos espaos que lhe so reservados no RAE. 84- O brasileiro nato, no alistado, que requerer sua inscrio eleitoral at o centsimo quinquagsimo primeiro dia anterior eleio subsequente data em que completar dezenove anos fica isento de multa. 85- A prova de residncia mnima de trs meses no novo domiclio para fim de transferncia do eleitor consiste em declarao, sob as penas da lei, do prprio interessado. 86- Para fim de transferncia do ttulo eleitoral, a esposa de um servidor pblico autrquico removido ou transferido no est sujeita exigncia de transcurso de, pelo menos, um ano do alistamento ou da ltima transferncia nem de residncia mnima de trs meses no novo domiclio. Acerca da administrao pblica e de seus princpios, julgue os prximos itens. 87- Contraria o princpio da moralidade o servidor pblico que nomeie o seu sobrinho para um cargo em comisso subordinado. 88- Os princpios elencados na Constituio Federal, tais como legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia, aplicam-se administrao pblica direta, autrquica e fundacional, mas no s empresas pblicas e sociedades de economia mista que explorem atividade econmica. No que diz respeito aos atos administrativos, julgue os seguintes itens. 89- Suponha que um ato administrativo do qual decorram efeitos favorveis para o seu destinatrio tenha sido editado com vcio de legalidade. Nesse caso, decai em cinco anos o prazo para que a administrao anule esse ato. 90- Os atos administrativos, em regra, devem ser motivados, no sendo, contudo, obrigatria a motivao quanto importarem em convalidao de outro ato administrativo.

A respeito dos poderes da administrao, julgue os itens sub sequentes. 91- Caso se determine, por meio de lei, a certa autoridade a competncia para editar atos normativos secundrios, essa competncia pode ser objeto de delegao. 92- Como exemplos de poder de polcia, as licenas so atos vinculados e, como regra, definidos, ao passo que as autorizaes espelham atos discricionrios e precrios. Acerca das licitaes, julgue o item abaixo. 93- hiptese de dispensa de licitao a aquisio de materiais que s possam ser fornecidos por produtor exclusivo. No que concerne ao controle da administrao pblica, julgue os itens a seguir. 94- As decises do Tribunal de Contas da Unio que importar em na aplicao de multas devem ser homologadas pelo Congresso Nacional, antes de sua cobrana judicial. 95- O recurso interposto fora do prazo no ser conhecido, o que no impede que a administrao reveja, de ofcio, o ato ilegal. Com relao aos agentes pblicos, julgue os itens seguintes. 96- Alguns agentes polticos, a exemplo dos terceiros colaboradores, como os notrios titulares de registro e ofcios de notas , sujeitam-se a regime semelhante ao dos servidores pblicos, aplicando-selhes a necessidade de aprovao em concurso pblico, o benefcio da estabilidade e a aposentadoria compulsria aos setenta anos de idade. 97- Considere que Joo pretenda ingressar como empregado na PETROBRAS, sociedade de economia mista, integrante da administrao indireta da Unio. Nessa situao, Joo no precisa ser previamente aprovado em concurso pblico, visto que o regime jurdico dessa empresa o celetista. 98- O Ministro de Estado pode ser submetido a processo administrativo disciplinar, nos termos da Lei n. 8.112/1990. A propsito da administrao pblica, julgue os itens que se seguem. 99- De acordo com a viso empreendedora da gesto pblica pautada em pressupostos da administrao pblica gerencial,os resultados da ao do Estado s sero considerados bons se atenderem s necessidades do cidado-cliente. 100 - O gestor pblico que se pauta pelo modelo patrimonialista age de acordo com o princpio que preconiza ser o Estado aparelho que funciona em prol da sociedade. 101- O gestor pblico que adota os pressupostos da administrao pblica gerencial focaliza o cidado no s como cliente dos seus servios, mas tambm como contribuinte de impostos. Julgue os itens a seguir, com relao excelncia nos servios pblicos e ao paradigma do cliente na gesto pblica. 102- No modelo GESPBLICA, a equipe de trabalho que elabora a carta de servios ao cidado deve ter acesso alta administrao da organizao.

103- A implantao do modelo GESPBLICA fomenta a realizao de autoavaliaes pela organizao pblica e cria referenciais comparativos entre as congneres. 104- O foco em resultados, um dos critrios adotados pelo modelo GESPBLICA, confirma que a excelncia nos servios pblicos se pauta em critrios similares aos preconizados pela iniciativa privada. 105- O Estado do bem-estar, ao buscar o atendimento ao cidado cliente pela gesto pblica, preconiza a interveno esta tal como mecanismo de mercado vlido para proteger determinados grupos. Julgue os itens subsecutivos, que tratam de gesto estratgica em organizaes. 106- O grande volume de recursos financeiros existente no mbito de uma organizao exemplo de oportunidade, de acordo com a anlise SWOT. 107- Diminuir em 15% o volume de processos atrasados at o final de 2011 caracteriza-se, Tecnicamente, como exemplo de indicador estratgico. 108- O uso de ferramentas como o Balanced Scorecard (BSC) invivel no modelo de gesto estratgica, dado o nvel de atuao desse modelo. 109- A gesto estratgica de uma organizao que busca a efetividade deve ter como balizas a misso, a viso e os valores organizacionais. 110- A existncia de pouco pessoal especializado na rea jurdica do quadro de pessoal de um tribunal constitui exemplo de ameaa,de acordo com a anlise SWOT. Com relao ao Regime Jurdico dos Servidores Pblicos Civil da Unio, julgue os itens a seguir. 111- O vencimento, a remunerao e o provento de um servidor somente podem ser objeto de penhora nos casos de indenizao ao errio e prestao alimentcia que resultem de deciso judicial. 112- O gozo de frias do servidor pode ser interrompido, entre outros motivos, por convocao de jri, servio eleitoral ou por necessidade do servio declarada pela autoridade mxima do rgo ou entidade em que o servidor desempenhe suas funes. 113 - Ainda que interinamente, vedado ao servidor pblico exercer mais de um cargo em comisso. 114- Se determinado servidor, por ato cometido no exerccio da funo, for absolvido criminalmente por falta de provas, ele no poder ser responsabilizado administrativamente pelo mesmo fato. 115- Se determinado servidor, na data de publicao do ato de provimento de certo cargo pblico, estiver em gozo de licena por motivo de doena em pessoa da famlia, o prazo para a posse ser contado do trmino do respectivo impedimento. Acerca do Regimento Interno do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE/RJ), julgue os prximos itens. 116- O procurador regional eleitoral pode impetrar habeas corpus em matria eleitoral. 117- O fornecimento de documentos e certides para fins eleitorais isento de custas. 118- A atribuio de presidir a comisso apuradora das eleies do corregedor regional eleitoral. 119- Todas as sesses desse tribunal devem ser pblicas, vedadas de liberaes em sesso reservada.

120- Findo o prazo de um binio, o juiz do TRE/RJ dever aguardar o transcurso de dois anos do trmino da investidura para retornar ao cargo.

Acerca da organizao administrativa e dos conceitos relativos administrao direta e indireta, julgue os itens que se seguem. 41- As agncias reguladoras so entidades que compem aadministrao indireta e, por isso, so classificadas comoentidades do terceiro setor. 42- A criao de uma autarquia para executar determinado serviopblico representa umadescentralizao das atividadesestatais. Essa criao somente se promove por meio da ediode lei especfica para esse fim. Julgue os itens a seguir, relativos aos atos e poderesadministrativos. 43- A autoexecutoriedade um atributo de todos os atosadministrativos. 44-Entre as espcies de atos administrativos, os atestados soclassificados como enunciativos, porque seu contedo expressaa existncia de certo fato jurdico. 45-O poder de polcia manifesta-se apenas por meio de medidasrepressivas. A respeito de licitao, julgue os seguintes itens. 46- dispensvel a licitao quando a Unio tiver de intervir nodomnio econmico para regular preos ou normalizar oabastecimento. 47 - Se, em licitao realizada por determinado tribunal, para acontratao de determinado bem de tecnologia da informaopor meio de concorrncia, a comisso de licitao, ao abrir oenvelope das propostas em sesso pblica, verificar que duasempresas cotaram o mesmo preo, e, nesse momento, orepresentante de uma dessas empresas manifestar-se no sentidode que pode dar outras vantagens no previstas no edital, opresidente da comisso de licitao agir corretamente aodesconsiderar a vantagem oferecida aps a abertura daspropostas. Julgue o item abaixo, a respeito dos agentes pblicos. 48- Os cargos podem ser agrupados em trs categorias: vitalcios,efetivos e em comisso. Aps aaquisio da estabilidade, ocargo de tcnico judicirio considerado vitalcio, pois a suaperda somente ocorre por meio de sentena judicial ouprocesso administrativo, nos quais sejam observados a ampladefesa e o contraditrio.

Julgue os seguintes itens, acerca do controle e da responsabilizaoda administrao. 49- A hierarquia o escalonamento em plano vertical dos rgose agentes da administrao. Desse modo, se, de um lado, osagentes de grau superior tm poderes de fiscalizao e dereviso sobre os

agentes de grau menor, os rgos superiores,como os ministrios, exercem o controle sobre os demaisrgos de sua estrutura administrativa e sobre os entes a elesvinculados. 50 -O controle financeiro exercido pelo Poder Legislativo daUnio, com auxlio do Tribunal de Contas da Unio, alcanaa administrao direta e indireta, bem como entidades privadasque guardem bens ou valores da Unio. A democracia repousa sobre dois princpios fundamentais,que lhe do a essncia conceitual: o da soberania popular, segundoo qual o povo a nica fonte do poder; e a participao direta ouindireta, do povo no poder, para que este seja efetiva expresso davontade popular. Jos Afonso da Silva. Curso de direito constitucional positivo. 24. ed. So Paulo: Malheiros, 2005, p. 131 (com adaptaes). Tendo o texto acima como referncia inicial, julgue os itens aseguir, acerca do princpio da democracia, dos direitos polticos ede temas relacionados. 51- A participao indireta do povo no poder ocorre com arepresentao. Nesta, o representante exerce um mandato eno fica vinculado vontade dos representados. Alm disso, oeleito no representa apenas os seus eleitores, mas toda apopulao de um territrio. Desse modo, o mandato considerado livre e geral. 52- Os conscritos, durante o perodo do servio militar obrigatrio,soinalistveis e inelegveis. 53- Caso seja promulgada uma emenda constitucional que autorizeo alistamento eleitoral aos que contem com quinze anos deidade, essa norma dever ter aplicao imediata, observados osprazos e procedimentos da legislao eleitoral quanto aoalistamento. Acerca das disposies gerais da administrao pblica, julgue oitem que se segue. 54-A proibio de acumular cargos pblicos estende-se aempregos e funes e abrange autarquias, fundaes, empresaspblicas, sociedades de economia mista, suas subsidirias, esociedades controladas, direta ou indiretamente, pelo poderpblico. Com relao ao Poder Legislativo, julgue os prximos itens. 55- De acordo com a Constituio Federal de 1988, o deputadofederal que for investido em cargo de secretrio de Estado,independentemente da pasta que assumir, perder seu mandatode deputado. 56- O deputado federal investido temporria e precariamente nocargo de ministro de Estado no est sujeito a processodisciplinar perante a Cmara dos Deputados em razo daprtica de ato incompatvel com o decoro parlamentar quandono cumprimento de seu mandato.

Julgue o item abaixo, a respeito do Poder Executivo.

57-Na eleio do presidente e do vice-presidente da Repblica, senenhum candidato alcanar maioria absoluta na primeiravotao, deve ser feita nova eleio, concorrendo os doiscandidatos mais votados. Se, antes de realizado o segundoturno, ocorrer a morte de candidato, devero ser convocadasnovas eleies. Acerca do Poder Judicirio, julgue os seguintes itens. 58- Compete aos juzes federais processar e julgar os crimespolticos e compete ao Supremo Tribunal Federal julgar orecurso ordinrio contra as sentenas advindas do julgamentodesses crimes. 59- cabvel recurso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) dasdecises dos TREs quando versarem sobre inelegibilidade ouexpedio de diplomas nas eleies federais ou estaduais. 60- Compete ao Conselho Nacional de Justia (CNJ) apreciar, deofcio ou mediante provocao, a legalidade dos atosadministrativos praticados por membros ou rgos do PoderJudicirio, fixando prazo para que se adotem as providnciasnecessrias ao exato cumprimento da lei. negada ao CNJcompetncia para desconstituir ou rever atos praticados pelospresidentes dos tribunais de justia. Acerca da composio, da competncia e das atribuies dos rgosque compem a justia eleitoral, julgue os itens a seguir. 61- matria de competncia do corregedor-geral e doscorregedores regionais eleitorais a realizao de investigaojurisdicional para apurar transgresses pertinentes origem devalores pecunirios e a abuso de poder econmico ou poltico,em detrimento da liberdade de voto. 62- A legislao brasileira prev que o TSE, composto de setemembros, pode ter sua composio aumentada, ao passo queos TREs, tambm compostos de sete membros cada um deles,no podem ter a sua composio aumentada. 63-Compete, privativamente, aos TREs fixar a data das eleiespara governador e vice-governador, deputados estaduais,prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e juzes de paz. 64- Podem ser nomeados para compor uma mesma junta eleitoralservidores de uma mesma repartio pblica ou empregados deuma mesma empresa privada. Acerca do alistamento eleitoral e de demais matrias inerentes Resoluo TSE n. 21.538/2003, julgue os itens de 65 a 76. 65- Mesmo que o alistamento eleitoral se d por processamentoeletrnico, o alistando est obrigado a apresentar em cartrio,ou local previamente designado, o requerimento de alistamentoacompanhado de trs fotografias. 66- facultado o alistamento, no ano em que se realizaremeleies, do menor que completar dezesseis anos at a data dopleito, inclusive, sendo certo que o ttulo eleitoral emitido emtais condies somente surtir efeitos com o implemento daidade de dezesseis anos. 67- No se aplicar a pena de multa ao brasileiro nato, noanalfabeto e no alistado, que requerer sua inscrio eleitoralat o centsimo primeiro dia anterior eleio subsequente data em que completar dezenove anos de idade. 68- O analfabeto que deixa de s-lo no fica sujeito a multa quandorequer sua inscrio eleitoral.

69- Em caso de mudana de domiclio, configura exigncia paratransferncia de inscrio de eleitor a observncia do prazode entrada do requerimento no cartrio eleitoral do novodomiclio no prazo de at cem dias antes da data da eleio. 70- No caso de perda ou extravio de seu ttulo eleitoral, o eleitorque se encontre fora de seu domiclio eleitoral pode requerera expedio da segunda via do ttulo a juiz de outra zona atsessenta dias antes da eleio, esclarecendo se vai receb-la nasua zona de origem ou na em que a requereu. 71- garantido a toda instituio pblica o acesso s informaesconstantes do cadastro eleitoral inerentes a relaes deeleitores acompanhadas de dados como filiao do eleitor bemcomo sua data de nascimento. 72- O batimento ou cruzamento das informaes constantes docadastro eleitoral configura-se como pressuposto paraoperaes de alistamento, transferncia e reviso de inscriesde eleitores. 73-O formulrio de atualizao da situao do eleitor, cuja tabelade cdigos estabelecida pela corregedoria-geral, aferramenta para registro de informaes no histrico deinscrio no cadastro. 74- A competncia para decidir a respeito das duplicidades epluralidades de inscries, na esfera penal, ser sempre dojuiz criminal com atuao na circunscrio da zona onde foiefetuada a inscrio mais recente. 75- A certido do juzo criminal documento comprobatrio aptoa possibilitar o restabelecimento de direitos polticos deindivduo condenado criminalmente junto justia eleitoral. 76- O eleitor que deixar de votar e no se justificar perante o juizeleitoral em at trinta dias aps a realizao da eleioincorrer em multa imposta pelo juiz eleitoral. A respeito da filiao partidria e do registro de estatuto de partidopoltico, julgue os itens a seguir. 77-Os servidores de quaisquer rgos da justia eleitoral nopodem pertencer a diretrio de partido poltico ou exercerqualquer atividade partidria, sob pena de demisso. 78- S ser admitido o registro do estatuto de partido poltico quetenha carter nacional, isto , daquele que comprove oapoiamento de eleitores correspondente a, pelo menos, 1% dosvotos dados na ltima eleio geral para a Cmara dosDeputados, no computados os votos brancos e os nulos,distribudos por um tero, ou mais, dos estados, com ummnimo de 0,1% do eleitorado que haja votado em cada umdeles. Acerca do registro de candidaturas para eleies proporcionais,julgue os itens subsequentes. 79-Se um estado da Federao tem oito cadeiras na Cmara dosDeputados, ento o nmero mximo de candidatos a seremregistrados para as referidas eleies proporcionais, por coligao, independentemente do nmero de partidos que aintegrem, de vinte. 80- Se um estado da Federao tem vinte e duas cadeiras naCmara dos Deputados, ento o nmero de candidatos a seremregistrados para as referidas eleies proporcionais, porcoligao, independentemente do nmero de partidos que aintegrem, de quarenta e quatro. Acerca da capacidade, do domiclio, da Lei de Introduo aoCdigo Civil, dos direitos da personalidade e dos bens, julgue ositens que se seguem.

81- Ainda que menor de dezoito anos, uma pessoa estar habilitada prtica de todos os atos da vida civil pela colao de grau emcurso de ensino superior. 82-O servidor pblico tem domiclio necessrio no lugar em queexercer permanentemente as suas funes. 83-Uma lei revogada no se restaurar por ter a lei revogadoraperdido a vigncia, salvo disposio em contrrio. 84-O pseudnimo adotado para atividades lcitas tem proteolegal restrita e diversa da que se d ao nome. 85- Independentemente do seu valor econmico, o complexo derelaes jurdicas de uma pessoa constitui uma universalidadede direito. 86- O exerccio dos direitos da personalidade no pode sofrerlimitao voluntria, com exceo dos casos previstos em lei. Julgue os itens seguintes, referentes s relaes de parentesco dodireito de famlia. 87-O pai parente em linha reta do trisav. 88-O sobrinho-neto parente em linha colateral do tio-av. 89- Se Joo for primo de Roberto, o parentesco entre eles sercolateral em terceiro grau. A consanguinidade resulta em parentesco civil natural. luz do Cdigo de Processo Civil (CPC), julgue os prximos itens,a respeito da competncia, das partes e dos procuradores, do juiz edos auxiliares da justia e do tempo dos atos processuais. 90-Uma ao fundada em direito pessoal deve ser proposta, emregra, no foro do domiclio do ru. 91- Uma sociedade annima ser representada em juzo, ativa epassivamente, por quem os seus respectivos estatutosdesignarem, ou, estes no os designando, por seus diretores. 92- O CPC probe o juiz de exercer suas funes no processo emque prestou depoimento como testemunha; todavia, esse casode suspeio no se aplica ao serventurio da Justia. 93- O CPC incumbe ao escrivo, entre outras atribuies, redigir,em forma legal, os ofcios, mandados, cartas precatrias e maisatos que pertenam ao seu ofcio, bem como executar as ordensjudiciais, promovendo citaes e intimaes e praticando todosos demais atos que lhe forem atribudos pelas normas deorganizao judiciria. 94-Sendo comum s partes o prazo, seus advogados no tmdireito de retirar os autos de cartrio, a menos que o faam emconjunto ou mediante prvio ajuste por petio nos autos,ressalvada a obteno de cpias, para a qual cada procuradorpoder retir-los pelo prazo de uma hora, independentementede ajuste.

95- Se a parte for intimada, na pessoa de seu advogado constitudonos autos, para a prtica de ato processual com prazo decinco dias, em 2 de fevereiro, uma tera-feira de expedienteforense normal, e

no praticar o referido ato, o serventuriodever certificar que o prazo encerrou-se no dia 7 de fevereiro. Julgue os itens subsequentes, a respeito da prova, do nus da prova,do tempo dos atos processuais, dos recursos e suas espcies, dacompetncia e da ao rescisria. 96-Para o CPC, o nus da prova incumbe ao autor, quanto ao fatoconstitutivo do seu direito, e ao ru, quanto existncia de fatoimpeditivo, modificativo ou extintivo do direito do autor. 97- O perito deve ser nomeado pelo juiz para exercer suas funesno processo. Os embargos de declarao devem ser opostos no prazo dequinze dias, em petio dirigida ao juiz ou relator, comindicao do ponto obscuro, contraditrio ou omisso, noestando sujeitos a preparo. 98-A ao rescisria de uma sentena de mrito deve ser ajuizadaperante o mesmo juiz que a prolatou. Acerca da administrao pblica, julgue os itens subsequentes. 99-Apesar das posturas ditatoriais durante o Estado Novo, aestrutura administrativa pblica vigente quela poca, em prolda melhoria da poltica social e tendo como foco asreivindicaes de melhores condies de trabalho, contou coma criao do Ministrio do Trabalho, Indstria e Comrcio, dosinstitutos de previdncia e da elaborao da Consolidao dasLeis do Trabalho, em vigor at hoje. 100-Uma estrutura organizacional, privada ou pblica, pode serentendida como a integrao entre as estruturas formal einformal. A estrutura formal da organizao oficialmenteconstituda de seus padres vigentes, normas e composies,a exemplo da cultura organizacional, que apresenta crenas,valores, smbolos e demais instrumentais adotados pelaorganizao. 101-A oposio da estrutura informal estrutura formalnormalmente no gera impactos, pois a vontade e os desejosdos indivduos, como integrantes da organizao, sosubordinados aos objetivos dessa organizao. 102- O nvel de centralizao ou de descentralizao de umaorganizao est intrinsecamente ligado ao nvel da amplitudede controle dos seus principais gestores; quanto maiscapacitados forem os dirigentes, mais pessoas estaro sob o seucontrole e mais centralizada a organizao tender a ser. Julgue os itens seguintes, acerca da gesto pblica e do paradigmado cliente. 103-A administrao pblica gerencial, sendo influenciada, entreoutros aspectos, pela ampliao das funes econmicas esociais do Estado, pelas novas tecnologias informatizadas epela integrao da economia mundial, caracteriza-se porpossuir seu foco nos aspectos de eficincia e eficcia. 104-A gesto de organizaes pblicas e privadas possuiregulamentos, manuais e normas que norteiam suas aes. Considerando que as leis positivadas no pas devem serrespeitadas por todos, correto afirmar que o princpio dalegalidade, integrante da Constituio Federal de 1988, defineo agir de todos os cidados, sejam eles integrantes deorganizaes pblicas ou privadas.Em um municpio, o seu gestor pblico, depois dedois anos de governo, firmou alianas entre esferas de poder deelites polticas locais, de modo a garantir recursos necessrios paraa realizao de determinados projetos urbanos.

Com base nessa situao hipottica, julgue os itens a seguir, acercado empreendedorismo governamental, das novas lideranas no setorpblico e de gesto estratgica. 105- A inexistncia de recursos oriundos dos rgos pblicos pararealizao dos projetos constitui um ponto fraco dessa gesto,sob a tica do planejamento estratgico. 106- Se o referido gestor pblico foi capaz de atrair o poder polticolocal para atuar conjunta e permanentemente com vistas realizao de determinados projetos urbanos, ento eleapresentou capacidade de empreendedorismo governamental. 107- Se esse gestor pblico atuou como alocador de recursos esolucionador de problemas, ento ele, ao agir assim, assumiuo papel interpessoal, visto que essas tarefas so caractersticasinerentes a esse papel. 108- Sob a tica da gesto estratgica, as alianas firmadas entreelites polticas e o setor pblico voltadas para a realizao deprojetos urbanos so compreendidas como um ponto forte,pois por meio de tais alianas que so disponibilizados osrecursos necessrios implantao desses projetos. Julgue os itens que se seguem, acerca do regime jurdico dosservidores pblicos, estabelecido na Lei n. 8.112/1990. 109- A remoo a pedido ocorre apenas se houver interesse daadministrao. 110- O servidor que faltar ao servio sem motivo justificado perdero dia de remunerao. Acerca do processo administrativo disciplinar, estabelecido na Lein. 8.112/1990, julgue os itens seguintes. 111- O servidor pblico proibido de ausentar-se do servio semprvia autorizao do chefe imediato. 112- cabvel a aplicao da pena de demisso ao servidor quereceber propina, comisso, presente ou vantagem de qualquerespcie.

You might also like