You are on page 1of 24

PROSUB

Programa de Desenvolvimento de Submarinos

CONSTRUO DO

ESTALEIRO E BASE NAVAL

MARINHA do BRASIL
2011

UFEM

REA NORTE DA BASE NAVAL

ESTALEIRO E REA SUL DA BASE NAVAL

O Desafio de Defender a Amaznia Azul

A
2

tualmente, a rea martima brasileira possui aproximadamente 3,5 milhes de

km . O Brasil est pleiteando junto s Naes Unidas estender essa rea at os limites de sua Plataforma Continental, que ultrapassar em alguns pontos as 200 milhas nuticas (370 km ) da sua Zona Econmica Exclusiva, incorporando assim uma rea adicional de 963 mil km . Se a solicitao do Brasil for aceita, a sua rea martima atingir aproximadamente 4,5 milhes de km , cerca de metade do nosso territrio terestre.
2 2 2

nessa imensa rea ocenica que o Brasil possui diversos e importantes interesses econmicos. Cerca de 95% do comrcio do Brasil com exterior realizado pelo mar, movimentando nossos mais de 40 portos nas atividades de importao e exportao. do subsolo marinho, na plataforma continental, que o Brasil retira a maior parte do seu petrleo e gs, elementos fundamentais para o desenvolvimento do Pas.

Alm disso, cabe ressaltar a importncia da atividade pesqueira e de outros recursos naturais ainda inexplorados, como os ndulos polimetlicos - concentraes d e x i d os d e f er r o e m angans c om signif ic at ivas c o nc e ntra e s de o utro s elementos metlicos economicamente importantes, como nquel, cobre e cobalto.

Para proteger esse patrimnio e garantir a soberania brasileira no mar, a Marinha do Brasil tem investido na expanso da sua fora naval e no desenvolvimento da indstria de defesa. Com esse propsito, Brasil e Frana firmaram, em 2008, um acordo que deu incio ao PROSUB - Programa de Desenvolvimento de Submarinos. Esse programa viabilizar a produo do primeiro submarino brasileiro de propulso nuclear e de mais quatro submarinos convencionais diesel-eltrico.

Para a execuo do PROSUB, a Marinha do Brasil contratou a empresa francesa DCNS Direction des Constructions Navales et Services, uma das lderes mundiais na rea de construo naval, que, por sua vez, associou-se Odebrecht para formar a Itagua Construes Navais - ICN, consrcio responsvel pela construo dos submarinos.

A primeira fase de implantao do programa prev a construo de um Estaleiro e de uma Base Naval - EBN, no municpio de Itagua, realizados exclusivamente pela Odebrecht Infraestrurura, sempre em conformidade com as diretrizes da Marinha do Brasil.

Tecnologia
A

no fundo do Mar
caracterstica principal de um submarino sua capacidade de ocultao, de permanecer invisvel aos radares e satlites. Essa vantagem privilegiada permite que em situaes de conflito o submarino possa surpreender os meios navais do adversrio sem que haja tempo suficiente de reao. O simples conhecimento de que uma nao possui submarinos, j suficiente para dissuadir um inimigo a realizar uma ao hostil. importante salientar que os submarinos podem projetar poder sobre terra por meio de msseis balsticos ou de cruzeiro.

A Marinha do Brasil possui atualmente 5 submarinos: O S. Tupi (S-30), o S. Tamoio (S-31), o S. Timbira (S-32), o S. Tapaj (S-33) e o S. Tikuna (S-34). Os quatro primeiros so submarinos da Classe Tupi (IKL de 1400 t) e o ltimo da Classe Tikuna. Todos so uma verso do submarino alemo U-209. Assim como os quatro novos submarinos S-BR sero uma variao dos submarinos franceses da classe Scorpne - movidos a propulso convencional (diesel - eltrico).

Embora seja um meio furtivo por essncia, o submarino com propulso diesel-eltrica tem que se expor com regularidade para iar os mastros que captam o ar necessrio combusto do diesel, cuja energia recarrega seus geradores eltricos. Cada minuto em exposio torna-o suscetvel deteco por aeronaves de reconhecimento, navios de superfcie ou por outros submarinos. Por isso, importante que uma embarcao deste tipo permanea submersa o maior tempo possvel.

justamente neste aspecto que reside a vantagem do submarino nuclear sobre os submarinos convencionais. A energia gerada pela fisso do tomo prescinde do oxignio utilizado para a combusto do diesel. Desta forma, um submarino nuclear pode permanecer submerso e oculto durante tempo ilimitado, o que aumenta exponencialmente seu potencial ofensivo em ataques fortuitos. O submarino movido a propulso nuclear tambm move-se a maiores velocidades quando comparado aos convencionais.

Tecnologia no fundo do Mar

rea norte da Base Naval


A Base Naval dividida entre as reas norte e sul, que estaro interligadas por um tnel com cerca de 700 metros de extenso e 14 metros de dimetro. Na parte norte da Base Naval, com rea 2 de 103 mil m , ser implantada uma infraestrutura que dar suporte e acomodao aos oficiais.

UFEM

Unidade de Fabricao de Estruturas Metlicas Ocupando uma rea de cerca de 96 mil m a UFEM - Unidade de Fabricao de Estruturas Metlicas a clula primria de fabricao os submarinos da classe Scorpne no Brasil.
2

Ilha da Madeira, municpio de Itagua,

estado do Rio de Janeiro

Mapa de localizao

Estaleiro e rea sul da Base Naval


Local de implantao do Estaleiro, onde sero realizadas as etapas de montagem, lanamento, operao e manuteno dos submarinos, com 2 rea de 487 mil m . Aqui tambm ficar a rea sul da Base Naval, que abrigar o Comando da Fora de Submarinos, projetada para apoiar os submarinos convencionais e nucleares que sero sediados no complexo militar.

Finalidade da instalao

projeo e

estgio atual da obra


UFEM
Unidade de Fabricao de Estruturas Metlicas

estrutura da UFEM ser composta por um

prdio principal, treze oficinas de montagem de componentes, um Depsito Naval, rea administrativa com escritrio, garagens, vestirio, refeitrio, rea de vivncia e escola de soldagem.

Localizada ao lado da UFEM est a Nuclep Nuclebrs Equipamentos Pesados, que ser um importante parceiro tecnolgico e estratgico que, por meio de seus equipamentos e servios, realizar a fabricao de subsees e sees, bem como a pintura do casco resistente dos submarinos.

A construo da UFEM encontra-se dentro do prazo planejado, sendo o Depsito Naval a primeira edificao a ficar pronta, com prazo previsto para 19 de novembro de 2012.

Finalidade da instalao

projeo e

estgio atual da obra


REA NORTE DA BASE NAVAL

rea norte da Base Naval contar com um Centro

de Descontaminao Radioativo, Rodoviria, Hotel de Trnsito, um Centro de Intendncia da Marinha do Brasil, e outros servios, que oferecero toda infraestrutura necessria para acomodar oficiais e visitantes.

Atualmente, o local onde funcionar a rea norte da Base Naval est ocupado por um canteiro industrial, que d suporte s obras do Estaleiro e da rea sul da Base Naval. Neste espao esto sendo construdas as estacas metlicas e as peas de concreto pr-moldado. Nesta localidade funciona tambm uma central de concreto que atende a todo o empreendimento.

Finalidade da instalao

projeo e

estgio atual da obra


ESTALEIRO E REA SUL DA BASE NAVAL

projeto prev a construo em espao terrestre

e em rea de aterro avanada sobre o mar. O conjunto ter dois peres de 150 m e trs docas com 140 m de extenso, alm de oficinas e prdios administrativos.

As instalaes do empreendimento devero ser capazes de oferecer atracao para 10 submarinos (sendo 4 de propulso convencional e 6 de propulso nuclear), 1 navio de socorro de submarinos, 3 rebocadores porturios, 1 lancha de apoio ao mergulho e 1 embarcao d e re col h i m e n to d e torpe d os, a l m d e s uficincia para a construo de dois submarinos convencionais ou um convencional e um nuclear simultaneamente.

Atualmente, a obra encontra-se em fase de dragagem, aterro hidrulico, enrocamento e estaqueamento dos cais.

PROSUB
Programa de Desenvolvimento de Submarinos

You might also like