You are on page 1of 117

ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS

HISTRIA DA NORMALIZAO BRASILEIRA

So Paulo 2011

A849h
Associao Brasileira de Normas Tcnicas Histria da normalizao brasileira / Associao Brasileira de Normas Tcnicas. Rio de Janeiro: ABNT, 2011. 112 p. : il.color. ; 29,7cm. ISBN 978-85-07-02528-3 1. Histria da normalizao - Brasil. 2. Normalizao tcnica I. Ttulo CDU:006.91(81)

Impresso no Brasil / Printed in Brazil Proibida a reproduo total ou parcial. Todos os direitos reservados Copyright 2011. Associao Brasileira de Normas Tcnicas Depsito Legal na Biblioteca Nacional, conforme Decreto n. 1825 de 20 de dezembro de 1907

Associao Brasileira de Normas Tcnicas Rua Minas Gerais, 190 CEP 01244-010 - So Paulo - SP Te.: (11) 3017-3600 Fax (11) 301703650

Jos Luciano Dias

A normalizao tecnologia consolidada, que nos permite confiar e reproduzir infinitas vezes

determinado procedimento, seja na rea industrial, seja no campo de servios, ou em programas de gesto, com mnimas possibilidades de errar, entre outros aspectos altamente positivos. Justamente por isso, a normalizao fascinante. Elaborar uma norma tcnica compartilhar conhecimento, promover a competitividade, projetar a excelncia e suas melhores consequncias nos planos econmico, social e ambiental. Como Foro Nacional de Normalizao, a Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT) dedica-se, desde 1940, a disseminar metodologias consagradas e processos inovadores, estabelecendo uma espcie de ponte para o desenvolvimento tecnolgico de organizaes de todos os perfis. Desafios, crises e, principalmente, grandes conquistas pontuam a trajetria da ABNT e constituem, fundamentalmente, a histria da normalizao em nosso pas. Com certeza, essa histria merece ser contada. Pedro Buzatto Costa Presidente do Conselho Deliberativo da ABNT

Como possvel produzir um objeto? Como sabemos fazer algo, seja um machado ou uma faca de slex, um avio ou um tecido, um tijolo ou um circuito para um computador? Seja para uso pessoal, seja para uma troca econmica, no basta, para comear, que apenas um homem saiba produzir tais objetos. Tambm no adianta que ele seja capaz de faz-lo apenas uma vez. O produto do trabalho humano o produto da sociedade humana, e saber fazer alguma coisa significa que muitos homens, no presente e no futuro, em qualquer lugar, em qualquer tempo, tambm precisam ser capazes de fazer. Na realidade, o conhecimento terico ou prtico, desprovido dos meios para sua conservao e transmisso, pouco significa em si mesmo. O trabalho humano se torna material por meio de procedimentos, regras, instrues, modelos, que podem ser repetidos, ensinados e aprendidos. Sem essa condio fundamental a expresso do conhecimento em regras compreensveis pelo outro a civilizao material no tem condies de se reproduzir. Ensinar e aprender a criar so atos que requerem uma linguagem comum. As s ociedades humanas sempre dispuseram de instrumentos e instituies capazes de atender a essa exigncia. To naturais e corriqueiros eram, contudo, os veculos da transmisso desse conhecimento, que raramente seus registros foram salvos da passagem do tempo. Outras vezes, eles eram to preciosos que pereceram, silenciosamente, cercados pelo segredo da profisso, guardados nos arquivos do Rei. Em determinado momento, contudo, na histria do Ocidente, certos procedimentos produtivos, antes rotineiros ou triviais, limitados a uma atividade econmica ou a uma determinada regio geogrfica, alcanaram um novo patamar. A escala social dos empreendimentos humanos, no campo da batalha e na economia, tornou evidentes os ganhos em eficincia oferecidos pela melhor organizao do saber fazer. O que antes era regulado pelo hbito ou costume comeou a ser impresso em livros e transmitido a outro annimo.

Introduo

A manufatura moderna difere do artesanato individual primeiramente pelas diferenas nas tcnicas de mensurao. Na manufatura, as partes so construdas em conformidade com dimenses ou outras caractersticas fsicas como definidas em um desenho ou especificao. Instrumentos de medida calibrados segundo padres de referncia so necessrios para assegurar o cumprimento dos requisitos necessrios. Um arteso individual pode construir seu produto por ajuste ou adequao com uma parte correspondente ou segundo o desejo de seu consumidor. Normas no so necessrias e frequentemente nenhum instrumento de medio preciso, uma vez que as caractersticas podem ser determinadas por ajustes e no por medidas. Um fabricante pode operar um conjunto de normas satisfatrias apenas para ele, mas se ele compra componentes de outros ou distribui seus produtos em competio com outros, ou para ser usado em conjuno com outros ou com garantia de que cumprir certos requisitos de desempenho, ento normas de uso geral so necessrias. (ASTIN, A.V., Significance of the National Bureau of Standards for Industrial Progress. In RECK, 1956, p. 50).

A partir desta transformao, a norma tcnica, em seu sentido moderno, comeava a nascer. Primeiro, naturalmente, por estmulo direto do Estado; depois, pelas exigncias crescentes da manufatura industrial. Permitindo a construo de marinhas de guerra e de armamentos em srie, ou oferecendo simplesmente maior confiana na aquisio e no uso de produtos industriais, o como fazer, no sentido tcnico da expresso, comeava a ser publicado, divulgado e preservado de forma sistemtica. Assim, imposta pelos governos aos seus fornecedores ou resultado do mero entendimento de engenheiros, cientistas e empreendedores, a normalizao tcnica avanar por sculos, graas aos impulsos sucessivos da internacionalizao do comrcio e da produo e das vagas de inovao tecnolgica. Mais tarde, tero seu peso prprio as novas exigncias da proteo ao consumidor, sade humana e ao meio ambiente. Nesse sentido, a norma tcnica traz a marca da cultura e da economia capaz de cri-la.

Onde o Estado comandava as relaes econmicas e sociais, direta ser sua influncia sobre sua produo e organizao. Onde o conhecimento tecnolgico foi disseminado por universidades e empresas privadas, ele nascer de mltiplas fontes. Por fim, quando os pases ordenarem suas relaes em um cenrio de paz, a norma tcnica emergir. Compreender a trajetria da Norma Brasileira, portanto, exige o exame de muitos detalhes: as prticas sociais que regem a absoro e a transmisso do conhecimento, os diferentes estgios da civilizao material, as relaes entre a sociedade e o Estado, o papel social do cientista e do intelectual, do artfice e do engenheiro. Este exame oferece, com facilidade, seus marcos histricos mais importantes, como a constituio dos sistemas produtivos pr-industriais, a adaptao da cultura europeia, a emergncia como nao independente, a formao da comunidade cientfica, a industrializao, as vrias correntes de absoro de tecnologia e o convencimento das elites governantes. Por fim, a criao e a trajetria da Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT). No difcil documentar cada um desses passos. Mais relevante do que o registro histrico, ser ampliar a compreenso da ideia da normalizao no Brasil. Afinal, a norma tcnica tem a mesma relevncia que uma sociedade ou cultura atribui ao conhecimento, sua preservao e sua transmisso. Um estudo com esse desenho tem como objeto, na verdade, as lies que podem ser aprendidas, as lies que ficaro para o futuro. Este livro conta essa histria e busca essa compreenso. O primeiro captulo examinar

aspectos gerais da cultura material humana e do registro das tcnicas de produo dos objetos. O segundo captulo trata da cultura material da sociedade brasileira. Em seguida, uma perspectiva global retomada no terceiro captulo, que trata das relaes entre a normalizao e o processo industrial, do conflito entre os diversos modos de fazer em uma sociedade em transformao e da organizao social da norma. O quarto captulo retorna industrializao brasileira e ao seu impacto sobre o saber fazer. A sua relao com o Estado, com as organizaes sociais e com as formas da comunidade cientfica e profissional. Trata do surgimento da conscincia da normalizao entre as profisses tcnicas e da Norma Brasileira no contexto do projeto estatal de Vargas a criao da Associao Brasileira de Normas Tcnicas. O quinto captulo trata das relaes entre a ABNT e a industrializao brasileira. Examina os reflexos da modernizao do consumo e da substituio de importaes e produz uma breve histria tcnico-cientfica das primeiras normas oficiais. Por fim, o sexto captulo examina a evoluo da ABNT e os reflexos da normalizao internacional no Brasil e seu papel na crise do modelo de industrializao na dcada de 1980. Estuda a emergncia da democracia, do consumidor moderno e das questes ambientais. Trata dos desafios contemporneos para a comunidade cientfica e para a organizao oficial da normalizao e da expanso contnua do campo da norma tcnica.

Jean-Baptiste de Gribeauval. Table des constructions des principaux attirails de lartillerie. Paris, 1792. Modelo de forja de campanha.

Governo e conhecimento tcnico


Antes do sculo XIX, um registro histrico preciso das tecnologias empregadas pelas sociedades humanas raro. O mero curso do tempo, as guerras e as revolues polticas fizeram desaparecer prdios, documentos, objetos e bibliotecas. O prprio progresso tecnolgico contribuiu para apagar o passado. O moderno triunfa e o obsoleto e atrasado perecem. Quando os enciclopedistas franceses decidiram, no final do sculo XVIII, publicar volumes e volumes contendo descries detalhadas das tcnicas produtivas de seu tempo, a iniciativa foi considerada ousada e potencialmente revolucionria. Na prtica, os marcos deixados pela civilizao so sobreviventes e, quase sempre, a compreenso precisa de como foram produzidos exige pesquisa paciente e incerta. O ritmo da mudana social e econmica nos ltimos dois sculos tornou o passado ainda menos transparente em termos culturais e tambm materiais. Os avanos no registro do conhecimento por meio da imprensa e a complexidade crescente da produo material deveriam, a princpio, alterar esse cenrio, mas outros fatores entraram, ento, em cena. Para comear, apenas em perodos excepcionais da histria o conhecimento foi considerado um bem pblico disposio de todos. Alm disso, o uso do conhecimento exige o comando da linguagem escrita, outro bem escasso ao longo dos sculos. Por fim, a complexidade da produo material, por sua vez, oferece apenas a oportunidade para a guarda de segredos profissionais e corporativos; no uma condio necessria. Por conta disso, por vrios sculos, a aquisio de novas tcnicas ocorreu por meio da imigrao, captura ou contratao, entre as pessoas que as dominavam. A c o d i f i c a o d o c o n h e c i m e n t o tecnolgico, por razes de ordem prtica e por consideraes de lucro e de segurana, sempre foi a exceo nas sociedades humanas e no a regra. No h razo, portanto, para surpresa com a relativa opacidade do passado. Trata-se de uma questo que vai alm da mera relao entre o progresso da cincia e o desenvolvimento das tcnicas produtivas. Uma relao cujo sucesso, alis, depende de grande nmero de fatores, desde a situao social dos cientistas at as modalidades de financiamento das atividades econmicas. No caso presente, o foco do interesse est no prprio mecanismo de transmisso do conhecimento tecnolgico, na lngua em que est expresso, no crculo editorial que pode alcanar ou nos recursos grficos que pode mobilizar. Nesse campo especfico, no se trata de saber se um resultado experimental pode ser reproduzido, mas se um determinado equipamento, construo ou procedimento pode ser repetido de forma correta e eficaz. Os clebres desenhos de Leonardo da Vinci, por exemplo, possuem inestimvel valor artstico e denotam uma impressionante imaginao mecnica, mas nem sempre dispunham de materiais ou instrumentos para sua materializao concreta em seu tempo.

Captulo 1

George Agricola. De Re Metallica. Livro VIII. Especificaes para a construo de moinhos de gua.
8

O desenho das especificaes


O primeiro exemplo de uma exposio detalhada e coerente de um ramo tecnolgico capaz, pela preciso de suas especificaes e dos desenhos de equipamentos, de ser reproduzido por terceiros talvez seja a obra de George Agricola, De Re Metallica (1556). Humanista e professor de grego aos vinte anos, Agricola (1494-1555) passou ao estudo da medicina, fsica e qumica na Universidade de Leipzig e obteve, na Itlia, seu ttulo de doutor em 1526. Em seu retorno Alemanha, residiu nos centros mineiros Joachimstal e Chemnitz, onde suas pesquisas e seus conhecimentos o levaram posio de burgomestre, mas sua carreira foi interrompida pelas turbulncias da Reforma. Agricola permaneceu catlico, abandonou a vida pblica e recolheu-se aos estudos, cujo fruto mais brilhante a publicao pstuma de seu tratado sobre minerao e mineralogia. Trata-se de uma coletnea sistemtica de informaes, mas seu interesse principal est na exposio das aplicaes de fora motriz s operaes de minerao e ao bombeamento de gua e ar nas minas. Moinhos de vento e de gua esto devidamente apresentados em gravuras, com as especificaes necessrias para sua construo e uso no trabalho de transporte de material, na retirada de gua, na ventilao dos tneis etc. (WOLFF, 1968, p. 506). De Re Metallica to precisa na sua capacidade de transmitir informaes tcnicas que, por vrios sculos, em regies mineiras do Velho e do Novo Mundo, seus exemplares fizeram parte do cotidiano de mineradores e autoridades governamentais, merecendo as mais variadas tradues ao longo de seguidos sculos. Suas centenas de ilustraes so clebres por sua qualidade artstica e tcnica e tiveram um impacto duradouro sobre o desenho dos equipamentos de explorao mineral. A ideia de uma exposio publicada e precisa de procedimentos tecnolgicos teria seguidores, nem sempre isentos, contudo, de um uso mais livre da imaginao e menos atentos necessidade de reproduzir sua construo.
1

Por exemplo, Thetre des Instruments Mathmatiques et Mcaniches (1579), de Jacques Besson, professor de matemtica em Orleans, trazia uma extensa coleo de instrumentos, mquinas, bombas e equipamentos militares. Boa parte deles utilizava o princpio da rosca e do parafuso, em um evidente emprstimo das ideias de Leonardo da Vinci. Traduzido em vrias lnguas e com vrias edies, o Thetre resiste a um exame crtico de suas mquinas. (Id., Ibid., p.538). Por sua vez, o volume Le Diverse et Artificiose Machine del Capitano Agostino Ramelli nem sempre mecanicamente correto em suas aplicaes, mas certamente teve xito como publicao e como modelo. Ramelli, um engenheiro militar que serviu a Carlos V e a Henrique III de Frana, teve seu engenhoso tratado publicado em Paris, em 1588, trazendo explicaes tanto em francs como em italiano para 195 desenhos das mais variadas mquinas, quase sempre usando rodas dgua como gerador de fora motriz. O sucesso editorial no escondia, contudo, o aspecto mais delicado desses experimentos pioneiros no registro e na transmisso de tecnologias. Nem chegava a ser a sugesto eventual de ideias originais no testadas na prtica, mas a incluso de componentes que requeriam uma manufatura precisa sem que seus desenhos fossem apresentados com especificaes de dimenso e materiais. Era esse cuidado que tornava a abordagem prtica de Agricola, que recolhia e sistematizava equipamentos em uso, muito mais til como registro do que progresso tcnico. De todo modo, evidente a decadncia na descrio de mquinas e engenhos nas dcadas que se seguiram publicao de Ramelli. Muitas obras foram publicadas com descries de moinhos, pontes suspensas, bombas dgua etc., mas com uma ateno cada vez menor ao desenho e preciso das especificaes. Apenas na segunda metade do sculo XVIII, s portas da Revoluo Industrial, voltariam a ser publicados materiais semelhantes s obras de Agricola1.

Esta a opinio de Wolff (p. 540-541), que cita uma srie de publicaes situadas entre 1617 e 1734, quase sempre mera compilao de material antigo.

Ser necessria uma conjuno muito especial de dois elementos para alterar esse cenrio. Em primeiro lugar, a estabilidade poltica oferecida pelas instituies estatais modernas, capazes de coordenar vrios tipos de informao e interesses por meio de sua legislao. Em segundo lugar, a influncia gradual do conhecimento cientfico sobre os processos produtivos. Ao mesmo tempo em que aumentava sua eficcia econmica, reduzia o grau de segredo, intencional ou no, quer cercava o saber fazer. No preciso muito esforo, por exemplo, para detectar maior interesse pela fixao de procedimentos produtivos por meios legais no caso da metalurgia de metais preciosos e sua posterior cunhagem. Afinal, era preciso garantir a continuidade da produo, o cumprimento das prerrogativas reais e, sempre que possvel, centralizar o controle sobre o processo de cunhagem. (MAJER, Jir, Development of Quality Control in Mining, Metallurgy, and Coinage in the Czech Lands. In JURAN, 1995, p. 259). Alm dos metais preciosos, vrios outros bens de alto valor unitrio despertaram o interesse do Estado moderno, motivando a criao de manufaturas de sua propriedade. Tecidos de luxo, armas especiais, relgios, instrumentos cientficos e objetos de arte atraram, em vrias circunstncias nacionais, o interesse estatal, seja pelo rendimento financeiro, seja pela facilidade de controlar um processo produtivo de alta complexidade. Sua comercializao regular, contudo, exigia qualidade e, por via de consequncia, procedimentos para o treinamento da mo de obra e para a uniformizao dos processos produtivos. Os tapetes Gobelin representam um exemplo famoso, mas a criao de objetos de arte com o uso das pietre dure sob o Gro Ducado da Toscana talvez seja o caso mais emblemtico de uma manufatura complexa e praticamente extinta2. O trabalho de composio com rochas entalhadas teve incio para a construo do Mausolu dos Mdici na Sacristia Nova da igreja de So Loureno e sua boa recepo levou o Gro

Duque da Toscana, Ferdinando I (1549-1609), a organizar um novo ramo de artesanato de luxo. Seria, assim, fundada uma Manufatura Real, no incio do sculo XVII, para a produo de objetos decorados com pedras semipreciosas entalhadas. Em qualquer desses casos, porm, a natureza do produto e as caractersticas de sua produo faziam do arteso o personagem central de todo o processo. Sua habilidade, conhecimento e experincia eram a verdadeira substncia de qualquer esforo de padronizao. No fundo, o sucesso do empreendimento econmico, por maior que fosse o empenho do Estado, continuava a depender de fatores imponderveis como a reproduo da mo de obra ou da qualidade do processo de aprendizado. Por fim, variveis econmicas, como a escala da produo e as flutuaes do gosto ou mesmo da renda de seus consumidores, selaram seu destino. Com o advento da Revoluo Industrial, foram reduzidas condio de artesanato de luxo, sem qualquer influncia sobre o progresso tcnico.

Navios e armas
Um exemplo muito mais importante de conjugao do interesse do Estado com o uso mais consistente da uniformizao de processos oferecido pela produo de equipamentos militares. Nesse caso, a utilidade do registro documental de procedimentos compensava os seus riscos e a escala da produo tendia a reduzir o peso do arteso individual. Afinal, se as tecnologias civis podiam ser desenvolvidas por mero interesse econmico privado, as armas de fogo, sua construo, produo e uso na terra e no mar apresentavam uma complexidade que apenas a interferncia direta do poder poltico poderia dar conta. importante ressaltar que o objeto dessa discusso no a construo de canhes especiais ou armas pessoais de grande qualidade. Artesos poderiam facilmente cumprir essa tarefa sem mobilizar mais do que o prprio conhecimento e experincia. O problema era de outra natureza: organizar uma produo numerosa e uniforme para abastecer

2 Em 1662, os atelis da famlia Gobelin, de prestgio secular na produo de tecidos e tapearia de alta qualidade, foram adquiridos pelo ministro das Finanas de Lus XIV, Jean Baptiste Colbert, e transformados em uma manufatura real. De operao irregular desde ento, a Manufacture Nationale des Gobelins existe at hoje sob administrao do Estado francs. (YOUNG, 1930, p. 639).

10

George Agricola. De Re Metallica. Livro IX. Especificaes para a construo de foles.

11

grandes contingentes de foras armadas e oferecer um desempenho confivel no campo de batalha, quando operado por simples soldados ou marinheiros. Na produo tradicional de canhes, por exemplo, as chapas de metal ganhavam sua forma por meio da ao fsica de martelos, sendo posteriormente soldadas para formar um tubo. O metal era aquecido e esfriado por vrias vezes, mas sempre restava o problema da estabilidade da costura do tubo (DUNAUD, Michel, How the French Arms Industry Mastered Quality. In JURAN, 1995, p. 417). A rigor, no era necessrio o conhecimento cientfico da metalurgia para produzir uma arma utilizvel: bastava o acmulo de experincias bem-sucedidas de um arteso. Por quase dois sculos, mestres artilheiros dominaram esse ramo, transmitindo seu conhecimento de gerao em gerao. As necessidades do Estado moderno no seriam, entretanto, atendidas pelo trabalho de artesos dedicados, mas limitados em nmero. O controle sobre a produo de armas e navios de guerra ofereceu, assim, a oportunidade para uma primeira forma de codificao dos procedimentos produtivos e dos materiais empregados. Assim ocorreu no estabelecimento dos arsenais de marinha da Repblica de Veneza (CONTERIO, Annalisa e VILLA, Francesco da, The Arsenale of the Venetian Republic. In JURAN, 1995, p. 301). desnecessrio se estender sobre a importncia da construo naval para o bemestar econmico e militar da cidade italiana, que passou a controlar boa parte do comrcio do Mediterrneo a partir do sculo XII. Mantendo linhas regulares de comrcio com centros to distantes como Constantinopla, o Cairo e as cidades de Flandres e da Inglaterra, a Repblica de Veneza encomendava a construo de at 20 navios por ano em meados do sculo XV, cuja dimenso podia chegar a 3 mil toneladas (LUZZATO, 1954). At ento a construo naval era conduzida por meio da contratao de estaleiros privados, cabendo ao Arsenale di Stato apenas a responsabilidade pelo armazenamento de

materiais, guarda e manuteno dos navios. Na segunda metade do sculo XV, contudo, o Arsenale assumiu outras funes, encarregandose, em nome da Repblica, por todos os aspectos da construo de navios, incluindo armas, equipamentos de navegao e provises. Tornouse rapidamente uma das atividades centrais de toda a economia de Veneza (LANE, 1978). Se difcil datar a origem do Arsenale, certo que seu apogeu ocorreu nas primeiras dcadas do sculo XVI, quando no curso da guerra contra o Imprio Otomano a Repblica de Veneza podia equipar mais de 100 galeras. Um quarto dessas naus poderia ser abrigado em docas secas. A fbrica de cordas do Arsenale era um dos maiores edifcios da cidade e a principal doca (Darsena Nuovissima, inaugurada em 1473) podia receber, ao final do sculo XVIII, 70 galeras, a nave de guerra veneziana por excelncia. No seria exagero afirmar que o Arsenale foi a primeira grande empresa estatal moderna, operando de forma contnua e com suas instalaes distribudas espacialmente em funo tanto do processo de produo como de imperativos de segurana. Procedimentos especficos foram adotados para controlar o desperdcio e os navios sem uso eram desmantelados cuidadosamente, com a recuperao dos materiais empregados (CONTERIO, Annalisa e VILLA, Francesco da, op. cit., 1995, p. 308). A integrao das atividades do Arsenale era completa: alm da construo naval propriamente dita, em suas instalaes havia uma fbrica de cordas, uma fundio de canhes, docas secas e molhadas, depsitos de armas e munies, reas de teste para armamento, depsitos de madeira e fbricas de remos. Os projetistas dos navios dispunham, inclusive, de escritrios prprios. O Arsenale tambm abastecia com material e mo de obra todos os demais estaleiros venezianos, no mar Tirreno e no Egeu. A especializao da mo de obra era cuidadosamente administrada, com grandes ganhos em eficincia. Em 1570, para uma contraofensiva na ilha de Chipre, o Arsenale

12

construiu cem galeras no espao de apenas dois meses. Em 1573, durante uma visita diplomtica do rei Henrique III da Frana, uma galera teria sido montada em cerca de duas horas. Nenhuma dessas proezas seria possvel sem uma notvel estrutura administrativa, segmentada para a produo de armas, navios e insumos, ou sem procedimentos contbeis detalhados. Tambm eram necessrios controles estritos da qualidade e da explorao de matrias-primas estratgicas, como a madeira, o treinamento constante da mo de obra e o registro da informao associada ao processo produtivo (Id., Ibid., p. 323). No deve ser motivo de surpresa, portanto, que as atividades do Arsenale estimulassem importantes esforos de normalizao. Mesmo mantida ainda no quadro tradicional da produo artes, a construo naval veneziana registrou avanos na uniformizao do uso das peas de madeira e de vrios tipos de equipamento. Se os troncos usados para a definio do casco do navio possussem dimenses ainda variveis, as demais peas, usadas para compor o resto do navio, eram cortadas e armazenadas em tamanhos e formas predefinidas. O maior progresso na normalizao foi registrado, contudo, na produo de equipamentos e de seus componentes: remos, velas, lemes, mastros, arcabuzes, mosquetes, artilharia em geral. Com o passar dos anos, o Arsenale uniformizou sua produo de tal modo que podia ser rapidamente transferida de uma embarcao outra. Essa experincia produziu, naturalmente, um vasto acervo de material tcnico, distribudo entre publicaes, manuscritos e documentos, que hoje constituem parte preciosa do Arquivo de Estado de Veneza. Como vrios outros empreendimentos humanos, a decadncia do Arsenale teve suas razes no seu prprio sucesso. Seu imenso e eficiente aparato administrativo foi montado em torno dos procedimentos tradicionais da produo de navios e sobre a habilidade dos mestres artesos. A padronizao de componentes e equipamentos

no escondia o fato de que cada navio continuava a ter dimenses prprias e de que no havia separao entre o desenho e a construo dos navios. Procedimentos cientficos ainda no haviam chegado ao corao do processo produtivo e Veneza seria inexoravelmente superada pela nova abordagem para a construo naval na Inglaterra e, em menor medida, na Holanda. Outro exemplo importante da relao entre as necessidades militares do Estado absolutista e as primeiras experincias de uniformizao de processos e produtos a experincia vivida pelas foras armadas da Frana. Decretos de Lus XIV reorganizando a Marinha e seus arsenais, editados em 15 de abril de 1689, fixavam os procedimentos necessrios para garantir a qualidade da fundio dos canhes e das matrias-primas empregadas, regras para rejeitar peas defeituosas e para assegurar a fabricao dos equipamentos nos pesos e calibres especificados (DUNAUD, Michel, How the French Arms Industry Mastered Quality. In JURAN, 1995, p. 419-420). No reinado de Lus XV, a reforma da Marinha de Guerra francesa, iniciada em 1765, daria novos passos para garantir a eficcia da construo naval. Foram nomeados engenheiros para a superviso do trabalho dos estaleiros e oficiais da artilharia para examinar a qualidade da produo das fbricas de armas. O Duque de Choiseul, ento ministro da Guerra, elaborou um plano completo de equipamento militar, com metas de recrutamento, e criou um corpo de engenheiros. A produo de navios foi racionalizada e uniformizada. Haveria modelos predefinidos com 74, 80 ou 110 canhes, todos construdos com peas intercambiveis nos estaleiros do reino de Brest, Rochefort e Toulon. O processo de uniformizao foi a seguir estendido a outros ramos das foras militares e o engenheiro Jean-Baptiste Wacquette de Gribeauval (1715-1789) foi o primeiro responsvel pelo uso dos conceitos de tipo de arma e de intercmbio de partes. Tornou-se possvel, aps 1767, adotar uma especificao completa para todo o material de uso militar comprado pelo Estado, das armas de uso na artilharia at navios de guerra (Id., Ibid., p. 423).

13

Esse esforo de normalizao esteve associado, inclusive, ao uso de uma metrologia: todos os fornecedores deveriam obedecer ao uso do chamado p real. Gribeauval elaborou tambm formas de ensaio de material, como um teste padro aplicado aos eixos de ferro utilizados em veculos para uso militar. Os ensaios podiam ser destrutivos (quando um peso era feito para pender do eixo), conduzidos por amostragem (dez por vez de cada lote produzido) e, sempre que possvel, realizados de forma pblica. Gribeauval no chegou a ver o resultado final de sua obra, e sua Table des constructions des principaux attirails de lartillerie foi publicada apenas em 1792. Em junho de 1794, em plena Revoluo Francesa, uma lei aprovada pelo Comit de Salvao Pblica criava um laboratrio de preciso, ncleo do futuro Laboratrio Central do Exrcito francs. O brilho e a originalidade desses esforos no devem, portanto, ocultar seus limites. A

competio econmica e militar entre os Estados europeus certamente levou a progressos em matria de organizao produtiva e os ganhos oferecidos pela padronizao de procedimentos e insumos foram corretamente identificados. O investimento poltico e administrativo da Repblica de Veneza em seu Arsenale o melhor indicador de seu impacto sobre a poltica de segurana do Estado. Sua disseminao pelos demais setores produtivos, contudo, foi sempre limitada e no se revelava capaz de alterar, por si mesma, o ncleo do processo produtivo. O exerccio do poder de compra do Estado conseguia obter um fornecimento de insumos e equipamentos de melhor qualidade, mas essas atividades sobreviviam como meras ilhas de maior eficincia. Para mudar esse cenrio, era preciso mudar o prprio processo produtivo, e apenas a transformao econmica da Revoluo Industrial seria capaz de faz-lo.

Desenho de construo do sistema de canhes de Gribeauval

14

Jean-Baptiste Vaquette de Gribeauval

15

Joo Francisco Muzzi. Da feliz e pronta reedificao da igreja do antigo recolhimento de Nossa Senhora do Porto. leo sobre tela. 1789.

16

Brasil: das tcnicas coloniais sociedade industrial


Se os limites das primeiras experincias europeias com a padronizao de equipamentos, navios e armamentos so bem reconhecidos, a mera sugesto de um estudo da normalizao no Brasil colonial pode soar exagerada. A escala e a natureza das atividades econmicas indicariam a prevalncia de tcnicas herdadas e transmitidas pelo costume, em um espao econmico caracterizado pela produo local e artesanal, especfica de cada territrio geogrfico. A prevalncia do trabalho escravo, por fim, completaria a condenao de sua tecnologia ao seu nvel mais elementar. Esta avaliao correta para boa parte dos tempos coloniais e para a maior parte do territrio sob controle portugus. A vida material de suas vilas e de suas cidades permaneceria, por um longo tempo, limitada ao mnimo pelo baixo nvel de renda da populao, por sua densidade rarefeita e pelas dificuldades de importao de bens de consumo, materiais e equipamentos. bem conhecido o despojamento das casas brasileiras, tal como descritas pelos relatos dos viajantes. A prpria natureza provisria da presena na colnia seria uma boa razo para o baixo interesse em acumular mesmo bens como mveis e utenslios domsticos (ALGRANTI, Leila Mezan, Famlias e vida domstica. In SOUZA, Laura de Mello e (org.), 1997, p. 110-111). Entretanto, assim que o nvel da atividade econmica permitisse o crescimento da renda disponvel, tal panorama seria alterado e a histria das tcnicas produtivas abandonaria o roteiro simples do primeiro sculo da colonizao. No pode ser outra a explicao, por sinal, para a crescente imigrao de artesos de todo o tipo para a colnia. Com esses homens, vinham as tcnicas e o conhecimento europeu, por mais simples que fossem. Alm disso, a falta de acesso ao mercado de produtos manufaturados europeus determinava que uma boa parte dos objetos em uma residncia fosse produzida ali mesmo. Em certos casos, como no dos produtos txteis, tecidos de algodo, roupas de cama e mesa, tapetes e itens de decorao, era evidentemente necessria a transmisso de certas tcnicas, por sinal dominadas pelas mulheres e trazidas da metrpole (Id., Ibid., p. 121-122). O tear para fazer redes era um item comum nos inventrios coloniais. Para um olhar moderno, a produo domstica de txteis pode ser apenas uma curiosidade, quando comparada aos produtos manufaturados. Essa distncia, contudo, era menos evidente duzentos ou trezentos anos atrs. Por sua vez, certo que a preservao de modos de fazer tradicionais, por conta da mera necessidade de produzir domesticamente, manteve vivas, por exemplo, tcnicas de produo indgena. o caso da fabricao de cermicas e outros utenslios para guardar alimentos, cestarias e tranados, redes, vassouras e esteiras. Finalmente, tal como na Europa, no demorou muito tempo at que a produo domstica, organizada de acordo com tcnicas tradicionais, alcanasse os circuitos comerciais regionais:

Captulo 2

17

Embora voltadas para as necessidades domsticas, algumas regies se especializaram na tecelagem e seu produto passou a ser exportado para outras localidades, como as cobertas fabricadas pelos habitantes de Minas Novas, no incio do sculo XIX [...]. J sobre o trabalho com as rendas, foi observado que mulheres de todas as origens ocupavam-se em faz-las para adornar redes, lenis e demais panos caseiros. A fim de tornar os tecidos mais atraentes, usavam-se algumas tcnicas de tinturaria caseira, aproveitando-se o pau Brasil e o anil e utilizando-se a urina para fixar a cor. (Id., Ibid., p. 148).

bibliotecas inventariadas entre os sculos XVII e XVIII, mas nota que no raro encontrar livros sobre matemtica ou cincias naturais (VILLALTA, Luiz Carlos, op.cit., p. 364-365).

Um empreendimento oficial
Naturalmente, o Brasil colonial, sem universidades, vivendo sob vigilncia estrita em matria de publicaes e isolado do comrcio mundial, estava longe de ser um ambiente propcio para a difuso do conhecimento cientfico, mas, nesse tempo, poucos lugares no mundo eram. Seu mero crescimento econmico, contudo, a partir da descoberta do ouro em Minas Gerais, gerava presses inevitveis sobre seus sistemas produtivos. Era preciso construir mais prdios oficiais e igrejas, abastecer mais casas com mveis e utenslios de metal, vestir mais pessoas, mesas e camas. Tudo isso empregando um repertrio limitado de tecnologias, passado de gerao em gerao, sem poder contar com o uso generalizado da escrita. Assim, quando se olha a tela de Joo Francisco Muzzi, A feliz e pronta reedificao da Igreja do Antigo Recolhimento de Nossa Senhora do Parto (1789), hoje uma pea dos Museus Castro Maya, possvel se encantar com a representao do Mestre Valentim, um homem negro, apresentando a planta da construo a D. Lus de Vasconcellos. Esse era um dos homens que dominavam o conhecimento tcnico de engenharia e arquitetura nos ltimos anos e, por sua condio social, no motivo de surpresa que reste to pouca informao sobre tal conhecimento. Pode-se, ainda, perguntar de onde saram, antes da introduo da mquina a vapor, as pranchas de madeira cuidadosamente cortadas, empilhadas, apresentadas em poucos tamanhos definidos, ou quem teria construdo as carroas rigorosamente iguais que transportavam os materiais de construo. Duas consideraes ajudam, portanto, a modificar parcialmente um julgamento rigoroso das tcnicas em uso na sociedade colonial.

A ausncia de instituies formais de ensino, como universidades e escolas, tambm no deve ser motivo para subestimar a densidade do fluxo de informaes, inclusive sobre tcnicas produtivas, nos tempos coloniais. Tal como a produo de vrios tipos de bens, a instruo era um assunto privado, domstico e informal, mas que bem podia evoluir, por exemplo, no contexto das relaes arteso-professor-aprendiz (VILLALTA, Luiz Carlos, O que se fala e o que se l: Lngua, instruo e leitura. In SOUZA, Laura de Mello e (org.), 1997, p. 357). Foi deste modo que parte da elite colonial teve acesso instruo, assim como certamente a grande maioria de seus artistas, arquitetos, construtores, mdicos e boticrios. Seu funcionamento, seu potencial, suas formas especficas para a conservao e transmisso do conhecimento so desconhecidos, mas podem ser contemplados de relance nas biografias de personagens como Antnio Francisco Lisboa, o Aleijadinho (VASCONCELLOS, 1979), ou Mestre Valentim (CARVALHO, 1999). O que realmente faltava sociedade colonial eram os meios e mesmo as razes materiais para o registro histrico-documental das tcnicas empregadas por conjunto de atividades produtivas que foi sendo ampliado ao longo dos anos. Nem mesmo o acesso aos livros era completamente vedado. Bibliotecas, privadas e pblicas, eram raras at o sculo XIX, mas no havia razo, por exemplo, para censura eclesistica ou real sobre livros que tratavam de ofcios mecnicos. Villalta no entra em detalhes sobre o contedo de vrias

18

Stradanus, Nova reperta (1580). Engenho de acar.

19

Desde logo se deve notar a proximidade de origem entre o grande estaleiro veneziano e o empreendimento portugus no Brasil: sua direta relao com o Estado moderno. O transplante da civilizao europeia para a Amrica, sobretudo no caso ibrico, no o resultado do livre trnsito de pessoas e objetos, mas de um processo controlado pelo Estado, para a obteno de certos objetivos econmicos e polticos. Alm disso, desde a instalao da produo de acar no Brasil no se pode classificar sua economia como elementar do ponto de vista tcnico. Mesmo deixando de lado a especulao sobre o grau de padronizao dos equipamentos, construes e materiais utilizados nos engenhos (GAMA, Ruy, Histria da tcnica no Brasil colonial. In VARGAS (org.), 1994b, p. 61-62). evidente que aspectos tcnicos cruciais para a atividade, como o uso da energia hidrulica, requeriam uma construo informada dos equipamentos usados pelos moinhos (GAMA, 1983). A documentao tcnica e iconogrfica examinada pelo professor Ruy Gama oferece perspectivas originais sobre a tecnologia envolvida na atividade econmica mais importante nos trs sculos da colonizao. O engenho de acar das gravuras histricas est longe de ser, para comear, o resultado de um mero acmulo de experincias empricas locais. Trata-se de um produto direto da adaptao de tecnologias estabilizadas h sculos, como os moinhos utilizados na minerao e o uso da fora motriz da gua. A pesquisa cientfica sobre o melhor desenho para uma roda dgua data de meados do sculo XVIII e este desenho decisivo para o melhor aproveitamento da energia (DAUMAS, 1996, p. 11). Na verdade, como mostra Gama, mesmo em um ambiente colonial, o uso da roda dgua podia ser objeto de estudo e aperfeioamento. Tratase aqui do notvel experimento conduzido pelo professor portugus e dono de engenho, Manuel Jacinto Sampaio de Mello, que pretendia usar um mecanismo similar a uma turbina para acionar uma roda dgua. Seu livro sobre a reforma da

produo de acar foi publicado na Bahia, em 1816 (GAMA, Ruy, op. cit., p. 58). Alm disso, a padronizao de moendas, das rodas de gua e dos tachos revela-se um resultado inevitvel da intensa diviso de trabalho na produo de acar. As vrias etapas, da moagem cura, exigiam articulao especial e cada uma delas criava oportunidades especficas de aperfeioamento e uniformizao, dos rolos das moendas s formas do acar. Esse processo de padronizao chegaria gradualmente at mesmo s plantas de seus prdios, com o desenvolvimento de uma arquitetura funcional caracterstica. No seria exagero afirmar que o engenho evoluiu na direo de uma instalao fabril e, assim, tambm da padronizao de seus equipamentos, processos e instalaes. O engenho chegou mesmo a tocar na fronteira da tecnologia de seu tempo em pelo menos duas reas relevantes: o uso da energia mecnica pelas rodas dgua e a gesto da energia calorfica usada pelos fornos e tachos.
Dessa forma, estagnao tcnica da manufatura corresponderia um desconhecimento, mesmo a nvel cientfico, dos aspectos fsicos e qumicos das transformaes a que se submetia a cana-de-acar e seu caldo. Isso pode ser uma parte da verdade, mas no serve para explicar a estagnao tcnica nas colnias, pois foi exatamente nelas que as mquinas dos moinhos de cereais e de minrios foram adaptadas e aperfeioadas para seu novo uso. E no apenas mquinas, mas a prpria diviso do trabalho, que antecedeu o emprego das mquinas especificamente aperfeioadas para a produo do acar, desceu a nveis pouco comuns para o sculo XVI. Da mesma maneira, a arquitetura dos engenhos j, pelo menos no sculo XVII, havia atingido solues indiscutivelmente adequadas. (GAMA, 1983, p. 311).

Por menos ilustrada que fosse a sociedade colonial em termos de difuso do conhecimento cientfico e por mais dispersa que fosse a prpria atividade produtiva no territrio, as exigncias econmicas dos mercados internacionais e a gesto de um processo complexo, para os termos da poca,

20

bastavam para induzir uma lenta uniformizao de equipamentos, plantas e processos.


As inovaes tcnicas mais importantes foram a especializao dos utenslios de manufatura (das tachas, por exemplo), o crescimento modular do conjunto do engenho (multiplicao das moendas e dos jogos de tachas j assinalados nas descries da iconografia do sculo XVII) e, ainda que tardiamente, a adoo dos fornos de tipo ingls e o uso do bagao como combustvel. (Id., Ibid., p. 315).

Um panorama mais complexo tambm emerge da anlise das tcnicas construtivas. Edificaes oficiais como igrejas e prdios pblicos, instalaes militares, grandes estradas, pontes e mesmo a construo naval, quando construdas na sociedade colonial, refletiam decises e tcnicas estabelecidas pela metrpole. Antes de existirem no Brasil, eram descritos em decretos e planos oficiais, sendo repetidos em todas as localidades que a convenincia poltica exigisse. A face material da sociedade colonial, sua organizao urbanstica e seus formatos arquitetnicos parecem semelhantes em todas as partes do Brasil e do mundo portugus no apenas por acaso ou por sua pobreza relativa, mas pelo comando dominante do Estado. Esse trao de origem era ainda agravado por outro aspecto da sociedade colonial: a virtual ausncia das comunidades responsveis pelo saber fazer na metrpole. As corporaes de ofcio e o aprendizado tradicional por meio da relao entre arteso e aprendiz no eram realidade sociais preexistentes, mas tambm instaladas por uma determinao do Estado. Uma primeira rea de interesse para a padronizao de tcnicas e procedimentos, portanto, seria a prpria arquitetura colonial, fruto da interseo de tecnologias construtivas bem determinadas, da adaptao de materiais obtidos localmente e das condies sociais do trabalho. Aquele conjunto foi definido de forma magistral por Ruy Gama como as tcnicas do fazer cidades, casas e coisas. (Id., Ibid., p. 51). Naturalmente, das trs reas da atividade de construo civil na Colnia3, apenas as obras

realizadas para a administrao justificam maior ateno. Nesse caso, a interveno do poder pblico criou as condies e a escala para a uniformizao de prdios e outras instalaes, onde devem ser includas as igrejas de maior porte e as fortalezas militares. Assim, os conjuntos arquitetnicos coloniais no Brasil, em seu prprio formato, apontam para a uniformizao. Compostos pela casa de cmara e cadeia, pela igreja ou convento e, eventualmente, por um palcio destinado a uma autoridade, eles tm suas plantas trazidas de Lisboa ou de Roma, no caso das igrejas. Suas normas construtivas, por fim, so garantidas pela execuo, a cargo dos poucos arquitetos religiosos e militares a servio da Coroa.
Por outro lado, e isso especialmente significativo, por volta dos anos 1730-40 emitida pelo rei uma srie de cartas de fundao de novas vilas no Brasil. A importncia desses documentos tem sido realada por todos os que lidam com a histria do urbanismo neste perodo e no necessrio insistir nesse aspecto. No entanto, continuam de certo modo por esclarecer as circunstncias precisas de sua redao. Questionar a conjuntura de sua elaborao obrigaria a rever o papel da intelligentsia ligada a D. Joo V, incluindo naturalmente Azevedo Fortes e outros engenheiros, assim como ao Padre Manuel de Campos e os padres matemticos. [...] O que est em causa a criao de cidades cujo desenho estudado a priori nas vrias escalas. Isto , desde a concretizao formal do ncleo em si, de que so das instrues precisas na carta de fundao, at a estruturao do territrio, para o que sua funo de capital administrativa pensada. (ARAJO, Renata, Com rgua e compasso: Lisboa, os engenheiros militares e o desenho do Brasil. In ARAJO, Ana Cristina et alii (org.), 2007, p. 484).

Uma viso notvel do ponto a que chegava a regularidade dos procedimentos construtivos oferecida, de relance, por um relatrio de Frei Bernardo de So Bento, um dos arquitetos responsveis pela edificao do mosteiro de So Bento, no Rio de Janeiro4. Para os elementos arquitetnicos mais delicados, que exigissem tcnica ou material especfico, as pedras vinham inteiras, nas formas necessrias, devidamente produzidas na Metrpole. A padronizao das plantas e

3 A tipologia fixada por Jlio Roberto Katinsky, no artigo Sistemas construtivos coloniais. (VARGAS (org.), 1994b, p. 68). So analisados os sistemas construtivos dedicados s instalaes produtivas, s atividades administrativas e sociedade em geral. 4 A referncia oferecida por Katinsky sobre o relatrio a obra de Dom Clemente da Silva Nigra, Construtores e artistas do Mosteiro de So Bento do Rio de Janeiro. Salvador, Tipografia Beneditina, 1950. (VARGAS (org.), 1994b).

21

Parecer sobre carrinhos de mo. Revista do Clube de Engenharia. 1887.

22

materiais era de tal ordem que toda a cantaria de uma igreja poderia vir de Portugal, sendo montada no Brasil. Como nota Katinsky, o caso da Igreja de Nossa Senhora da Conceio da Praia, em Salvador (KATINSKY, Jlio Roberto, op.cit, p. 80). A razo do procedimento era simples. Os aspectos construtivos que exigiam um nvel tecnolgico e confiabilidade um pouco maior, como o uso de ferramentas metlicas ou materiais adequados para uma fundao ou pilastras, no poderiam ficar a cargo dos trabalhadores coloniais, distantes das prticas corporativas de transmisso do conhecimento tcnico. O prprio governo metropolitano procurava garantir que essas exigncias fossem cumpridas. Na prpria reconstruo de Lisboa, aps o terremoto de 1755, o procedimento se tornou explcito e oficial:
Mas sabemos tambm que a construo, que se arrastou em dificuldades econmicas naturais, mas sem jamais, ao longo de cem anos, perder rumo e responsabilidade em problemas de acertos de terrenos entre proprietrios, teve uma caracterstica inovada, para satisfazer custos e urgncias, que foi de pr-fabricao de elementos e sua estandardizao. Pedras e madeiramentos, tijolos e ferraria, azulejos tambm, de rodaps, tudo isso era transportado para os locais de seu emprego sistematizado [...]. Mais seguros, assim, de suas pessoas e bens, os lisboetas deviam afazer-se a uma nova maneira de habitar em prdios de srie, por igualdade de projeto, e circulando em suas ruas retilneas, com novas utilizaes de espao e tempo, por isso mesmo. (FRANA, Jos Augusto, Mutaes pombalinas ou o pombalismo como mutao. In ARAJO, Ana Cristina et alii (org.), 2007, p. 17).

curioso notar que enquanto os procedimentos de maior custo e alguma complexidade ficavam reservados, no Brasil, para os aspectos construtivos fundamentais produzidos na Metrpole, todo o resto da decorao de uma igreja era responsabilidade dos artesos locais. Liberados de maiores obrigaes tcnicas, podiam ento exibir sua criatividade na seleo de materiais encontrados na colnia, como madeiras ou pedra-sabo, e na definio de modelos estticos. Katinsky observa que o surgimento de uma comunidade crescente de artesos, operando nas margens de um sistema construtivo administrado pela Metrpole, constitui

uma boa explicao para a emergncia de um artista como Antnio Francisco Lisboa, o Aleijadinho. A padronizao de plantas e materiais da arquitetura governamental na Colnia, seja civil ou religiosa, pode ser mais visvel e regulada pelos sistemas oficiais de gesto do conhecimento tcnico, mas a atividade de construo, mesmo em ambientes no industriais, pede uniformizao. No territrio brasileiro, a difuso regular de tcnicas de construo de menor custo, mas bem delineadas, como o pau a pique ou a taipa de pilo, justifica seu estudo por meio de conceito de sistema construtivo (KATINSKY, Jlio Roberto, op. cit., p. 81). Os limites do saber fazer em um ambiente colonial so, contudo, bem delimitados, e o caso da metalurgia oferece um contraponto interessante. Nesse campo, sempre houve interesse oficial em conter a expanso da atividade, por razes econmicas e de segurana, e mesmo a Metrpole no tinha muito o que oferecer em matria tecnolgica. Seja como for, a criao dos engenhos de ferro torna-se espordica a partir do sculo XVII, primeiro na forma de fundies e, mais tarde, com processos tradicionais de forja, sempre em resposta s necessidades mais prementes de utenslios de ferro ou ao, em regies cuja demanda no era atendida pelo comrcio portugus. Jamais conseguiram, entretanto, sustentabilidade econmica, mantendose em nveis mnimos de desenvolvimento tcnico. Tambm no se livraram dos ciclos de interveno do governo metropolitano, que nunca se decidiu se proibia ou permitia a atividade metalrgica na colnia (LANDGRAF, F., TSHIPTSCHIN, A. e GOLDENSTEIN, H., Notas sobre a histria da metalurgia no Brasil (1500-1850). In VARGAS (org.), 1994, p. 107). Com a transferncia da Metrpole para o Brasil, o problema da interveno do governo foi superado e D. Joo VI patrocinou o modelo das Fbricas Reais, instaladas em So Joo do Ipanema (1810) e no Morro do Pilar (1812). Engenheiros estrangeiros foram contratados para a gesto dos empreendimentos, mas a incerteza tecnolgica, que tambm no havia sido ainda resolvida na Europa, terminou selando o destino de ambos.

23

Apenas na dcada de 1850, em outra conjuntura tcnica, a metalurgia seria realmente incorporada economia brasileira. To limitada foi a difuso das tcnicas e experincias do perodo colonial que seu registro histrico, em material publicado ou documental, escasso, incerto e, por vezes, depende mesmo de um trabalho arqueolgico.

O trem e a estrada de rodagem


Uma conexo realmente moderna entre conhecimento tcnico e atividade industrial seria formada no Brasil apenas com o desenvolvimento do transporte ferrovirio. Surgiram, ento, as primeiras condies para uma maior conscincia da importncia da normalizao de processos e materiais. Aps uma fase de incertezas, marcada por verdadeiros experimentos empresariais, as ferrovias, a partir de meados do sculo XIX, se apresentavam como a soluo perfeita para os seculares problemas de comunicao e transporte no interior brasileiro. O marco histrico relevante foi a construo da Estrada de Ferro de Petrpolis (1852-1854), seguida pela iniciativa inglesa de ligar as cidades de Santos e Jundia. No se trata, aqui, de contar novamente a histria do transporte ferrovirio no Brasil, objeto de uma extensa produo bibliogrfica. Do ponto de vista que nos interessa, basta registrar que sua expanso no Brasil criava trs domnios relevantes para a conscincia da normalizao. O primeiro deles, naturalmente, foi a questo tecnolgica tradicional das bitolas (PUFFERT, 2009), o caso clssico de disputa econmica em torno de normas tcnicas. O Brasil no escapou nem das consequncias da diversidade de bitolas o isolamento dos sistemas construdos de forma independente nem da observao consciente do problema (SOUZA, Antnio Francisco de Paula, 1876). O segundo foi o investimento necessrio em obras de engenharia as chamadas obras de arte- como pontes e tneis. Pela primeira vez, engenheiros brasileiros sentiram a necessidade prtica do conhecimento cientfico da natureza e do comportamento dos materiais de construo nacionais e estrangeiros. De incio, pela importao

generalizada de pontes de ferro; mais tarde, pelo uso crescente do concreto armado. Por fim, houve a necessidade de criar a infraestrutura para a manuteno das estradas de ferro, das vias e de seus equipamentos. Foram estabelecidas no Brasil oficinas metalrgicas relativamente sofisticadas, que deveriam ser capazes de produzir e reparar trilhos, estruturas de pontes, mquinas, rodas de metal etc. De algum modo, os engenheiros brasileiros comeavam a envolver-se com atividades a construo civil e a metalurgia de material ferrovirio que, na Inglaterra, estiveram na origem das primeiras formas institucionais de normalizao. Na verdade, a conexo entre o prestgio crescente da profisso de engenharia e o ordenamento da vida econmica social podia se estender em direes surpreendentes, mesmo em uma sociedade pr-industrial, mesmo em uma economia ainda escravocrata. Em 8 de outubro de 1887, um parecer do Clube de Engenharia respondia demanda de uma Empresa Ambulante Domstica, que pedia

24

Carros de aluguel com quatro rodas, em 1887. Acervo: BMMA/SMC, SAN/DIM/DPH/SMC

Aspecto do Largo da S, por volta de 1910. Acervo: SAN/DIM/DPH/SMC

25

um exame tcnico de diferentes tipos de carrinhos de mo que seriam oferecidos ao servio do mercado ambulante. Nada menos que dez tipos de carrinhos de mo foram levados considerao dos engenheiros.
So carrinhos para trao braal, assentos sobre um s eixo fixo, que tem em suas extremidades duas rodas mveis de 50 a 70 centmetros de dimetro, os dois varais por meio dos quais se dar o impulso servem de apoio mesa e ligam-se ao eixo por meio de molas curvas, havendo no centro de cada varal um descanso de ferro, destinado a dar-lhe posio horizontal, quando os carrinhos estiverem em repouso. (Revista do Clube de Engenharia, n 10, outubro de 1887, p. 100-103).

A partir dessa estrutura bsica, as dimenses dos vrios compartimentos e sua disposio seriam adaptadas s mercadorias vendidas. Quando destinados venda de produtos frescos, como verduras e carnes, eles seriam perfeitamente ventilados, alm de contar com depsitos para gelo, sem contato direto com as mercadorias. Quando destinados venda de doce, po, objetos de armarinho e cigarros, teriam portas envidraadas. Os carrinhos para cigarros teriam tambm um compartimento para expor os bilhetes de loteria. Em seu parecer, os engenheiros afirmam que os carrinhos no representavam nenhuma inveno, mas reconhecem que sua construo foi bem estudada e recomendam sua adoo pelo mercado ambulante:
Melhor acondicionados os gneros que tiverem de ser levados ao consumidor, facilitando-se ao mesmo tempo o servio de transporte, est claro que considerado do ponto de vista higinico lucrar a populao. (Revista do Clube de Engenharia, n 10, outubro de 1887).

Os engenheiros advertem ainda que uma municipalidade interessada em uma boa situao sanitria deve se preocupar com a soluo oferecida pelos carrinhos. No mnimo, eles serviriam para acabar com os repugnantes balaios e tabuleiros (Revista do Clube de Engenharia, n 10, outubro de 1887), pouco prprios a uma cidade como o Rio de Janeiro, como foros de civilizada. O parecer assinado por Feliciano Mendes de

Mesquita Barros, Frederico Augusto Liberalli e Frederico Augusto de Vasconcellos. A histria da normalizao brasileira comearia, contudo, a ser contada quando, nas primeiras dcadas do sculo XX, o interesse das elites brasileiras no transporte ferrovirio foi substitudo pelo entusiasmo com o automvel e com a civilizao urbana criada pela estrada de rodagem. No por acaso, assim, que se v o engenheiro Antnio Francisco de Paula Souza (1843-1927) na origem do que pode ser considerada a primeira instituio de pesquisa tecnolgica do Brasil: o Gabinete de Resistncia de Materiais da Escola Politcnica, formalmente criado em 18995. Em torno dessa instituio, seriam formados os laos entre engenheiros europeus, promotores do uso do concreto armado na construo civil e da pesquisa tecnolgica aplicada no Brasil (VASCONCELLOS, Augusto Carlos de, Histria do concreto armado no Brasil. In VARGAS (org.), 1994a). A participao estrangeira comea pela chegada ao Brasil, em 1903, do professor Wilhelm Fischer, da Eidgenossische Technische Hochschule, de Zurique, para dirigir o Gabinete e acompanhar a instalao de seus equipamentos. Dois anos depois, o Grmio Politcnico j publicava um Manual de Resistncia de Materiais. Ao final da dcada, as primeiras construes de prdios e pontes em concreto armado, com o uso de clculos cientficos e testes de materiais, so registradas no Brasil6. A expanso do uso do concreto armado tambm contou com o direto interesse de escritrios estrangeiros no mercado de construo brasileiro. O engenheiro francs Franois Hennbique ativo desde a primeira dcada do sculo XX, e a famosa firma alem do pioneiro dos estudos cientficos sobre concreto, Gustav Adolph Wayss, operava no Brasil, de forma indireta, desde 1913 e, oficialmente, desde 1924. A importncia e o pioneirismo do uso do concreto armado no Brasil proporcionaram uma extensa lista de recorde na construo de estruturas,

5 Antnio Francisco de Paula Sousa (1843-1917), filho do senador Francisco de Paula Sousa e Melo, primeiro-ministro durante o Imprio, teve uma brilhante carreira tcnica e poltica. Estudou engenharia na Sua e na Alemanha e voltou ao Brasil em 1871 para se tornar um dos maiores especialistas em transporte ferrovirio. Republicano, foi eleito deputado estadual em 1892 e presidente da Assembleia Legislativa de So Paulo. Foi criador da Escola Politcnica de So Paulo. Foi tambm ministro dos Transportes do governo Floriano Peixoto, em 1893. 6 H uma longa disputa por primazia nesse campo, mas certa a notcia da construo de uma ponte em concreto armado sobre o rio Maracan, no Rio de Janeiro, em 1908, e de um prdio com a mesma tcnica na Rua Direita, em So Paulo, em 1909. (VASCONCELLOS, Augusto Carlos de, op.cit., p. 93).

26

NB-1 Clculo e Execuo de Obras de Concreto Armado, publicada em 1940

27

incluindo a marquise da tribuna de scios do Jockey Clube do Rio de Janeiro (1926); o edifcio Martinelli, em So Paulo (construdo entre 1925 e 1929), poca o maior prdio em concreto armado do mundo em rea; e o clebre edifcio A Noite, no Rio de Janeiro, construdo entre 1928 e 1931 como o mais alto edifcio de concreto no mundo (VASCONCELLOS, Augusto Carlos de, Histria do concreto armado no Brasil. In VARGAS (org.), 1994a, p. 81-82.) Nenhuma obra, contudo, representa mais o momento vivido pela engenharia brasileira nesse momento do que a ferrovia Mairinque-Santos, cuja construo foi dirigida pelo engenheiro Humberto Fonseca a partir de 1927.
[Fonseca] lutou durante anos at conseguir impor o uso do concreto armado, considerado por muitos engenheiros do Brasil e da Europa como material inadequado para ferrovias por causa da fissurao e do carregamento repetitivo. A dificuldade de justificativa era enorme por falta de experincia estrangeira, por falta de conhecimento tecnolgico e principalmente pelo interesse dos ingleses de venderem seus perfis de ao. (VASCONCELLOS, Augusto Carlos de Histria do concreto armado no Brasil. In VARGAS (org.), 1994a, p. 106).

contrrio das pontes de ao, podiam ser construdas em qualquer ordem e o transporte dos materiais podia ser feito de forma bem mais simples. Os perfis metlicos tambm no podiam ser uniformizados, porque precisavam ser adequados ao traado, enquanto as pontes de concreto podiam ser feitas na forma de mdulos. O pioneirismo do esforo no mundo e sua escala no Brasil dependeram, naturalmente, de pesquisa realizada no prprio pas, sobre o uso do cimento e sobre a resistncia dos materiais empregados. No admira, portanto, que a intensidade das atividades do Gabinete levasse sua transformao no Laboratrio de Ensaios de Materiais, em 1926, sob a direo do engenheiro Ary Torres. Em seu Boletim n 1, o Laboratrio publicaria justamente um trabalho de Torres, Dosagem de Concretos, como registra Vasconcellos:
Constitui uma obra histrica, servindo de base para tudo o mais que se fizesse no Brasil e at hoje ainda utilizada para ministrar aos alunos as primeiras noes de dosagem (Id., Ibid., p. 93).

As vantagens econmicas eram bem particulares. Todo o material de construo seria nacional; as pontes de concreto de uma estrada, ao

Como ser visto frente, a combinao entre as atividades de Ary Torres e o triunfo da tecnologia do concreto armado no Brasil est na raiz da criao da Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT).

28

29

A ideia de normalizao
O avano da cincia e a expanso do comrcio mundial so condies necessrias para a institucionalizao da elaborao de normas tcnicas, mas no bastam, por si mesmos, para iniciar esse processo. Foi necessrio que as relaes econmicas entre as naes envolvessem produtos de maior sofisticao e contedo tcnico para que emergisse a necessidade de compatibilizar diversas estruturas tecnolgicas e sociais. No sentido prprio do termo, no h norma tcnica antes da revoluo industrial e da formao dos mercados mundiais desses novos produtos. O desenvolvimento dessas novas tecnologias data das ltimas dcadas do sculo XIX7. Em vrios setores da economia, havia presses para a harmonizao de processos e produtos, canalizadas pelo comrcio e pelo consumo, mas o elemento decisivo seria o desenvolvimento da siderurgia e do uso da energia eltrica na Europa e nos Estados Unidos. Estes setores tornaram indispensvel a normalizao. Na prtica, mesmo quando as normas tcnicas no so essenciais para a conexo entre os processos tecnolgicos, elas definem os termos da competio econmica e, por consequncia, a prpria natureza da inovao8. A normalizao, em escala mundial, de produtos ou processos representava, contudo, um problema de ao coletiva. As empresas precisavam estar convencidas de que colheriam ganhos econmicos concretos para dedicar recursos humanos, tempo e dinheiro elaborao de normas. Tais ganhos deveriam superar, inclusive, os custos de uma maior regulamentao que seria imposta, de forma voluntria ou compulsria, aos processos produtivos. Em condies ideais, fcil sugerir que o Estado seria o melhor instrumento para superar este problema de ao coletiva. Ao final do sculo XIX, contudo, a interveno dos governos no domnio da economia estava longe de ser objeto de consenso entre lderes polticos e empresariais. No parecia simples imaginar com que procedimentos legais poderiam ser contidas as presses da competio econmica. Sob certa perspectiva, um empreendimento dessa natureza assumia os traos de mais uma utopia social de fim de sculo. Alm disso, sempre havia faltado poder e interesse aos Estados para impor normas compulsrias. O processo custoso e complexo demais para estar ao alcance de legislaturas ou burocracias (MURPHY e YATES, 2009, p. 9). Em contrapartida, muitos atores sociais privados, como associaes, tcnicos, consumidores, empresas etc., tm grande interesse na fixao de normas e poderiam se dispor a sustentar os custos da ao coletiva necessria para queimar etapas que o mercado levaria muito tempo para cumprir por si mesmo. Mesmo que engenheiros e empresas resolvessem o problema de ao coletiva, havia outro dilema igualmente srio. A normalizao internacional teria de se manter alinhada com o processo de mudana tecnolgica. No ritmo intenso com que o conhecimento cientfico transformava a produo industrial ao final do sculo XIX, era evidente a possibilidade de que normas envelhecessem com

Captulo 3

7 Normalizao, tal como definida pelo Vocabulrio Geral da ABNT, uma atividade que estabelece, em relao a problemas existentes ou potenciais, prescries destinadas utilizao comum e repetitiva com vistas obteno do grau timo de ordem, em um dado contexto. Em particular, a atividade consiste nos processos de elaborao, difuso e implementao de normas. A normalizao proporciona importantes benefcios, melhorando a adequao dos produtos, processos e servios s finalidades para as quais foram concebidos, contribuindo para evitar barreiras comerciais e facilitando a cooperao tecnolgica. 8 Murphy e Yates retiram o conceito de um artigo de Jean-Daniel Merlet, Normalisation, rglementation, innovation dans la construction: opposition ou complmentarit?. Annales des Ponts et Chausses, 95(2000), p. 20-27.

30

rapidez, sem compensar os custos de elaborao e adaptao. Simples escolhas tecnolgicas, como o tipo de corrente eltrica usada na distribuio de energia, podiam ter vastas implicaes financeiras9. Terminou prevalecendo, de forma curiosa, a atrao de sua inteno utpica e internacionalista. A normalizao, em seu aspecto formal, revelou-se apenas um dos campos de uniformizao necessrios para o funcionamento da economia mundial na segunda metade do sculo XIX, um esforo que se estendia dos padres de medida s transaes bancrias e administrao pblica (MURPHY, 1994, p. 56-62). Em resposta a essa inteno utpica, no faltava nem mesmo certo esprito evanglico s associaes de engenheiros engajadas nos primeiros esforos de racionalizao da produo e que, mais tarde, seriam tambm estendidos modernizao da administrao pblica10. A primeira experincia de normalizao internacional foi, assim, conduzida como um esforo de cooperao voluntria, construdo a partir de uma fronteira tecnolgica em plena expanso: o uso da eletricidade, uma indstria nova e de alto contedo cientfico. Suas exigncias especficas de coordenao esto na raiz da criao da International Electrotechnical Commission (IEC). Um ncleo limitado de cientistas, de engenheiros e tambm de lderes empresariais foi capaz de estabelecer um mnimo de cooperao para o estabelecimento de normas tcnicas, sem a necessidade de envolver governos e prometendo ganhos econmicos imediatos. Ao fim do Congresso Internacional de Eletricidade, realizado em 1904, em St. Louis, nos Estados Unidos, delegados de vrios pases aprovaram a proposta de cooperao tcnica entre todas as organizaes de engenheiros e cientistas com vistas uniformizao dos termos tcnicos e das caractersticas de equipamentos e instrumentos eltricos. Este relatrio considerado o ponto de partida para a constituio da IEC, cuja sede foi estabelecida em 1906, em Londres11.

O congresso de fundao da IEC foi realizado no Hotel Cecil, em Londres, nos dias 26 e 27 de junho de 1906, sob a presidncia de Alexander iemens. eport of preliminary meeting S OR informa que os trabalhos da entidade seriam conduzidos por meio de correspondncia entre seus membros e estariam sob a responsabilidade de um secretrio-geral. A entidade deveria estar aberta participao de todas as naes, e no relatrio preliminar h um pedido de desculpas aos governos do Mxico e da Argentina, que no foram informados corretamente sobre o Congresso. O Brasil no mencionado. As regras iniciais da conferncia foram propostas pela Bristish Institution of Electrical Engineers, sempre com o esprito de garantir a maior liberdade possvel s instituies nacionais. A organizao alem de engenheiros, por sinal, chegou a pedir que os governos fossem deixados de fora das atividades da Comisso. Cada pas deveria contribuir de forma igualitria para a organizao e, naturalmente, ter direito a votos com o mesmo peso. Um subcomit foi formado para ajustar as regras propostas pela associao britnica de engenheiros eltricos e, no dia seguinte, apresentou consideraes importantes. Os temas ento discutidos haveriam de constituir as linhas fundamentais de toda a histria institucional da normalizao: as relaes com o setor privado e com os governos, o ritmo da produo de normas, as regras para sua elaborao e a melhor organizao da entidade de normalizao. Os delegados decidiram, por exemplo, que os interesses empresariais deveriam estar representados nos comits nacionais, mas, caso um pas no possusse um comit prprio, os representantes deveriam ser indicados pelo governo. Uma sociedade tcnica s poderia indicar representantes aps trs anos de existncia e o poder de voto de cada pas (e o modo de registrlos) deveria constar nos estatutos. Das matrias regimentais, os delegados logo passaram a observaes mais substantivas

9 o caso da batalha entre os sistemas de proviso de energia eltrica por corrente alternada ou por corrente contnua nos Estados Unidos, encerrada na dcada de 1890, com a vitria do sistema da Westinghouse, por corrente alternada. Tal vitria, contudo, foi obtida no pela conquista de um lado pelo outro, mas por uma notvel resoluo da controvrsia tcnica e organizacional. (HUGHES, 1995, p. 106-107). 10 No Brasil, esse movimento chegaria aps a Revoluo de 1930 na forma dos projetos de reforma administrativa do Departamento Administrativo do Servio Pblico (DASP), e no por acaso que as mesmas personalidades estavam envolvidas nas reformas de Vargas e no incio da normalizao no Brasil. (MURPHY e YATES, 2009, p. 13). 11 Nove pases atenderam ao chamado original para a constituio da IEC, por meio de suas organizaes nacionais de engenheiros eltricos: Estados Unidos, Frana, Itlia, Canad, Alemanha, Imprio Austro-Hngaro, Dinamarca, Sucia e Noruega. Por ocasio da conferncia de 1906, a lista passou a incluir a Blgica, a Holanda, o Japo, a Sua e a Espanha. As informaes relevantes podem ser encontradas no site da instituio: www.iec.ch.

31

acerca do processo de normalizao. Os delegados da Frana, por seu lado, ponderaram que, em seu pas, no havia ainda consenso em torno da matria e que a IEC deveria avanar com cautela e sem muito detalhamento em suas propostas de uniformizao. Os ingleses retrucaram que essa era a mesma posio em seu pas, mas que, com o progresso da normalizao e com os ganhos econmicos envolvidos, a indstria passou a apoiar com liberalidade o trabalho. Na discusso da Regra n 3, o delegado belga levantou outro ponto importante: a obrigatoriedade de incorporar representantes das empresas nas entidades nacionais. O delegado do Canad observou, ento, que havia, por vezes, divergncias entre os representantes das empresas, que sustentavam financeiramente o processo de normalizao, e as sociedades tcnicas. Caso estas ltimas indicassem todos os delegados IEC, ele temia pelo sucesso do empreendimento. Quanto aos procedimentos para a elaborao das normas, a Regra n 5 estabeleceu que as decises publicadas pela organizao teriam de ser aprovadas por unanimidade e cada pas teria apenas um voto. As decises da Comisso, naturalmente, teriam de ser ratificadas em cada pas. Caso no o fossem, o pas perderia o direito de participar das decises sobre a matria. Os trabalhos da IEC seriam conduzidos por um conselho, composto pelo presidente da organizao, pelos presidentes das instituies nacionais e por seus delegados, sendo registrados por um secretrio honorrio. O coronel e engenheiro ingls Rookes Crompton foi escolhido como primeiro secretrio honorrio, e Lord Kelvin foi eleito primeiro presidente da IEC. O uso da regra da unanimidade para suas decises sugeria a adoo do formato dos comits tcnicos para a conduo de suas atividades. Tais comits permitiam que os especialistas discutissem os assuntos com toda a liberdade e tempo possvel para a produo do consenso. Em seguida, as instncias superiores da Comisso produziam

apenas uma deciso poltica. Em 1914, estavam em funcionamento quatro comits: Nomenclatura, Smbolos, Especificaes de Mquinas Eltricas e Geradores. O trabalho envolvia o estabelecimento de listas de termos e definies, smbolos para grandezas e unidades fsicas; estabelecimento de padres de resistncia para cobre, alm de especificaes para turbinas hidrulicas e para transformadores12. importante tambm registrar que a presena dominante das naes europeias e dos Estados Unidos completava a lista de requisitos para o bom funcionamento da normalizao por meio de comits. Seu peso poltico-econmico garantia a eficcia das normas produzidas por consenso, enquanto mantinha sua opo de retirarse do processo, caso seus interesses mais diretos fossem ameaados (FARREL e SALONER, 1988, p. 235-252). crucial ressaltar, nesse ponto, que a IEC no havia sido constituda por um tratado internacional, com fora de lei, nem dispunha de instrumentos de fiscalizao ou punio. O nmero de comits tcnicos continuou a crescer e, no incio da dcada de 1920, ao menos uma dezena estava em operao. Alm de seu impacto sobre a indstria, a Comisso teria um papel decisivo na definio das unidades eltricas, de campo e fluxo magntico, completada na dcada de 1930. Esse trabalho teve fundamental importncia para a consolidao de um sistema completo de medidas fsicas. Na verdade, este trabalho est na base do atual Sistema Internacional de Medidas (SI). A Comisso tambm publicaria a primeira edio do Vocabulrio Eletrotcnico Internacional, oferecendo verses em seis idiomas para os termos tcnicos usados pela indstria e pela academia. O sucesso institucional e prtico da Comisso serviu como modelo, aps a Segunda Guerra Mundial, para a ampliao do processo internacional de normalizao. Aps a criao da International Organization for Standardization (ISO), a sede da IEC foi transferida para Genebra, na Sua, em 1948. Desde ento, o campo de suas atividades passa por ampliao constante13.

12 A IEC conta, segundo a verso mais atual de seu site, com 113 Comits Tcnicos e mais 35 Comits Tcnicos conjuntos com a ISO. A organizao compreende 51 pases membros e outros 16 pases associados. 13 Entre 1948 e 1980, o nmero de Comits Tcnicos passou de 34 para 80 e, a cada ciclo de desenvolvimento tecnolgico, a IEC chamada a estender suas atividades, que hoje incluem estudos sobre clulas combustveis, impacto das radiaes sobre a vida humana, sobre a aviao comercial etc.

32

Lord Kelvin

33

Os organismos nacionais de normalizao A produo e o consumo de energia eltrica no foram, naturalmente, os nicos setores da economia a colher benefcios do processo de normalizao. Na medida em que a contribuio de cientistas e tcnicos para os processos produtivos aumentava, tambm crescia a percepo dos ganhos gerais para toda a sociedade. Tal percepo terminava, em seguida, contribuindo para reduzir os preconceitos liberais e estimular o envolvimento dos estados nacionais com a normalizao.

Estados Unidos
Nos Estados Unidos, a instituio responsvel pela normalizao teve e mantm uma matriz estritamente privada. A criao, em 1918, do American National Standards Institute (ANSI)16 resultou de um processo de cooperao entre vrias entidades: o American Institute of Electrical Engineers (AIEE, Instituto Americano de Engenheiros Eltricos), a American Society of Mechanical Engineers (ASME, Sociedade Americana de Engenheiros Mecnicos), o ento American Institute of Minning and Metallurgical Engineers (AIME, Instituto Americano de Minerao e Metalurgia) e a American Society for Testing and Materials (ASTM, Sociedade Americana de Ensaio de Materiais). Seu objetivo oficial era estabelecer um corpo imparcial para coordenar o desenvolvimento de normas, aprovar normas nacionais consensuais e reduzir a confuso em torno de sua aceitao (ANSI, 2008, p. 3). Apesar do carter privado da iniciativa, os Departamentos do Comrcio, da Marinha e da Guerra foram convidados a participar da iniciativa na condio de fundadores. A associao assumiu o formato original de um mero Comit Americano de Normas de Engenharia (American Engineering Standards Committee, AESC), com um ambicioso programa e pouco mais do que isso. Seu primeiro diretor foi o engenheiro Clifford B. Le Page, cedido pela Associao de Engenheiros Mecnicos, e seu oramento inicial no chegava a 6 mil dlares. O funcionamento da AESC obedecia, assim, ao conhecido padro associativo norte-americano para a articulao de interesses privados e pblicos no domnio econmico. Sua primeira norma, sobre conexes para tubos, seria aprovada ainda em 1919 e, no ano seguinte, a organizao assumiria a responsabilidade pela coordenao de cdigos nacionais de segurana. Em 1921, seria aprovada uma Norma Americana de Segurana para a proteo de trabalhadores industriais, sendo logo seguida por normas nacionais para a engenharia eltrica, mecnica e de minas, assim como para a

Reino Unido
Como foi possvel perceber na discusso sobre a IEC, o processo de normalizao no Reino Unido teve incio com o trabalho de sociedades tcnicas, compostas por engenheiros e arquitetos que buscavam inicialmente reduzir as variedades de materiais de construo, como o ferro e o ao. O British Standards Institution (BSI) nasceu em 1901, como uma entidade privada, operando de acordo com os princpios da autorregulao. Foi o engenheiro Sir John Wolfe-Barry, autor do projeto da ponte da Torre de Londres, que props, naquele ano, Instituio dos Engenheiros Civis, a formao de um comit para elaborar a normalizao de perfis de ao e de ferro. Em 26 de abril de 1901, foi realizado o primeiro encontro do comit de Normas de Engenharia, que rapidamente reduziu o nmero de tamanhos de perfis de ao de 175 para 113. Dois anos depois, comeariam a ser desenvolvidos as Marcas de Normas Britnicas, com especificaes para vrios tipos de produtos 14. Os benefcios econmicos produzidos por sua atividade no tardaram, contudo, a chamar ateno da indstria britnica e tambm do governo. Em 1929, foi reconhecido o status oficial da entidade, por meio da concesso de uma carta patente ento denominada British Engineering Standards Association (Associao Britnica das Normas de Engenharia)15.

14 As informaes constam no site da entidade: www.bsigroup. 15 A despeito de variaes organizacionais, o BSI funciona hoje de acordo com o modelo comum maioria dos organismos de normalizao. Seu trabalho realizado por variados comits tcnicos, encarregados de estudar as propostas de normalizao, ouvir os interesses industriais e formular o plano de normalizao e de uma rea especializada em tecnologia da informao, responsvel pela difuso das normas. Segundo os dados mais recentes, quase duas mil normas so produzidas anualmente pela entidade. 16 Tal denominao foi assumida apenas em 1969.

34

35

construo de prdios e estradas de rodagem. Com o crescimento de suas atividades, foi necessrio mudar o formato de comit e, em 1928, nasceu a American Standards Association (ASA, Associao Americana de Normas). importante tambm ressaltar o quanto esse crescimento dependeu da promoo de normas de segurana no trabalho e nas residncias. Em uma democracia como os Estados Unidos, era uma resposta social e poltica para o problema dos acidentes de trabalho e um reflexo do aumento da tecnologia usada nos equipamentos para o lar. No surpresa, contudo, que o maior impulso para a normalizao industrial tenha sido produzido pela II Guerra Mundial. A criao de normas para o aumento da eficincia das indstrias militares adquiriu outra escala aps 1941 e, gradualmente, as Normas Americanas de Guerra foram cobrindo todos os campos da produo industrial. Sua evoluo no alterou seu carter fundamental. A princpio, o ANSI no desenvolve diretamente as normas, mas funciona como uma entidade credenciadora dos responsveis pela sua elaborao. Na prtica, ele comanda a gesto de um sistema de registro de normas e serve como foro para o estabelecimento de polticas setoriais de normalizao. Apesar disso, seja como AESC, seja como ASA ou ANSI, a entidade foi credenciada como representante dos Estados Unidos nos esforos de normalizao internacional, desde a formao da IEC at a criao da ISO. Mesmo tendo um carter voluntrio, as normas do ANSI podem tambm ser adotadas pelo governo norte-americano quando existe o entendimento de que necessrio um determinado tipo de regulamentao17.

(Normenausschuss der Deutschen Industrie, NADI) foi criado ainda em 1917, em Berlim, e primeira norma foi publicada em 1918. A associao resistiu transio poltica determinada pela derrota militar e, em 1926, a expanso de suas atividades por vrios setores econmicos exigiu uma primeira mudana organizacional. Foi ento criado um Comit de Normas Alems e teve incio a publicao de suas especificaes sob uma sigla que se tornaria clebre DIN (Deutsche Industrienorm, ou norma industrial alem). Foi fundada uma casa editorial em 1924, a Beuth Verlag, para a publicao e difuso de suas normas. As turbulncias polticas do nazismo e da II Guerra Mundial tornaram a oficializao de suas atividades uma questo menor, e foi lenta a recuperao do status do Deutsches Institut fr Normung (DIN) aps a nova derrota militar. O comando aliado permitiu a retomada de seus trabalhos em 1946, e o Instituto foi aceito pela ISO em 1951. Apenas em 1975, contudo, o governo alemo reconheceria sua posio como organizao nacional, com a responsabilidade exclusiva pela representao do pas em entidades internacionais. Apesar de sua natureza privada, o instituto alemo, ao contrrio de seu congnere norteamericano, sempre conduziu diretamente o processo de elaborao das normas, utilizando especialistas contratados e comits abertos participao de empresas privadas, de entidades de defesa dos consumidores, dos rgos do governo etc.

Frana
Na Frana, o trabalho de normalizao tomou caminhos familiares, comeando, na passagem para o sculo XX, pelo setor de energia eltrica e pelos produtores de equipamentos para o transporte ferrovirio. O impulso decisivo, porm, veio com os planos de recuperao econmica aps a I Guerra Mundial. As compras de material blico permitiram ao governo uniformizar os produtos siderrgicos e materiais de construo e, em junho

Alemanha
Na Alemanha, a I Guerra Mundial foi o evento decisivo para que a indstria aceitasse o processo de normalizao. A aquisio de material blico pelo governo facilitou a imposio de regras, e a primeira iniciativa, em termos histricos, foi precisamente na produo para a artilharia. Um Comit de Normas para a engenharia mecnica

17 No plano externo, a influncia dos Estados Unidos sobre a normalizao internacional exercida atravs do ANSI, pelo exerccio do direito a voto no International Accreditation Forum (IAF), na ISO, no Pacific Area Standards Congress (PASC), na Comisso Pan-Americana de Normas Tcnicas (COPANT) e na representao do pas junto International Electrotechnical Commission. No mbito da ISO, o ANSI um dos cinco membros permanentes do Conselho da ISO e um dos quatro membros permanentes do Technical Management Board (TMB). Segundo as informaes coletadas por Pedro Paulo Almeida Silva (2003), o ANSI participa de 78% dos Comits Tcnicos da ISO e 91% dos Comits Tcnicos da IEC, tendo a direo de 16% dos primeiros e de 17% dos segundos. Alm disso, o ANSI administra um sistema de informaes contendo normas consensuais dos Estados Unidos e de muitos outros pases - a National Resource for Global Standards , no sendo difcil perceber o esforo de influir, por esse meio, no desenvolvimento da normalizao internacional.

36

de 1918, o Ministrio do Comrcio estabeleceu uma Comisso Permanente de Normalizao (CPS). A vinculao com o Estado era bem mais evidente: dos 24 membros da Comisso, nove eram indicados pelos ministrios. Contando com 22 subcomisses, cada uma responsvel por relatrios especficos, produzidos no prazo de alguns meses, a CPS tinha como presidente o prprio ministro do Comrcio, e seus trabalhos eram coordenados por mais dois vice-presidentes e dois secretrios. Mesmo registrando habitualmente apenas as normas em uso, a Comisso produziu 80 relatrios entre 1918 e 1924 e, no conjunto, 30 normas foram oficialmente publicadas, cobrindo novas reas, como a construo civil e naval. As dificuldades oramentrias e de comunicao entre as subcomisses pesaram sobre seus primeiros anos de funcionamento. O trabalho dos especialistas no era remunerado e boa parte do setor privado continuava a desconfiar das intenes do governo francs. Sem maior apoio, a Comisso foi extinta em junho de 1924. A presso pela retomada, dessa vez, veio do exterior. A criao da Federao Internacional das Associaes de Normalizao, em 1926, levou as entidades setoriais do setor eltrico a se unirem a comisses similares do setor siderrgico para criar finalmente uma associao privada e no lucrativa: a Association Franaise de Normalisation (AFNOR). Sem a presena do governo e contando com maior autonomia, a AFNOR transformou-se em um sucesso em curto espao de tempo, apoiada em grandes empresas. O governo francs decidiu, ento, participar do esforo privado, recriando a CPS, mas sob um novo estatuto, fixado em 1930, com poderes para sancionar as decises da AFNOR, que recebera a atribuio de centralizar todo o processo de normalizao na Frana. Complicaes burocrticas continuaram a afetar as relaes entre governo e setor privado, mas a capacidade de trabalho da AFNOR revelouse bem superior. Em 1936, o nmero de normas publicadas estava perto de 400; no incio da dcada de 1940, passava de 1400 (LHOSTE, 1943).

Em 1938, um decreto fixou as condies para a transferncia de recursos governamentais para entidades de normalizao e foram criados mecanismos para iniciar o processo de normalizao sempre que um tema de interesse estatal no fosse objeto de atividade das entidades privadas. No ano seguinte, a AFNOR era autorizada a conceder a marca NF, de conformidade s normas. O governo de Vichy, tolerado pela ocupao alem, iniciou um processo de centralizao da normalizao, chamando-a para a rbita do Estado em 1941, mas o status quo foi restaurado aps 1945. No existe, portanto, no conjunto das naes industrializadas um modelo nico de relacionamento entre setor privado e Estado para a elaborao de normas tcnicas, ainda que sua histria passe por fases semelhantes. O movimento pela normalizao, tal como emergiu no Reino Unido, pde ser considerado o fruto de uma iniciativa espontnea de engenheiros e empresas, mas logo a seguir seu sucesso passa a depender de uma articulao internacional e, em pouco tempo, o Estado lhe emprestou alguma forma de chancela oficial. A atividade industrial certamente est na sua raiz, mas um impulso decisivo pode ser produzido por conflitos blicos e, naturalmente, por exigncias induzidas pelos governos. Como revela a experincia dos Estados Unidos, at mesmo a mera presso por regulao social em uma democracia pode ser responsvel pelo avano da normalizao. Por fim, suas implicaes internacionais so imediatamente evidentes. Na verdade, bastou um mnimo acmulo de normas industriais nacionais para que se tornasse inevitvel uma uniformizao em escala global. O quadro de cooperao oferecido pela estrutura da IEC j no era suficiente e ento foi criada em Nova Iorque, no ano de 1926, a International Federation of the National Standardizing Associations (ISA), gerida a partir da Sua, congregando basicamente os pases de tradio mtrica da Europa. A experincia histrica da ISA reflete, em larga medida, o ambiente de pioneirismo e engajamento pessoal de engenheiros e

37

Sede da ISO, em Genebra

38

tcnicos nas atividades de normalizao18. Sua mnima estrutura era gerida, na prtica, por seu presidente, o engenheiro suo Huber-Ruf, com a ajuda de sua famlia. Juntos, eles elaboravam, traduziam e reproduziam os documentos tcnicos cuja consolidao estava a seu cargo. A ecloso da II Guerra Mundial, naturalmente, interrompeu as atividades da ISA, mas o esprito de uma colaborao internacional e a forma de organizao em comits deixaram razes.

para a criao da International Organization for Standardization (ISO). Realizada entre 14 e 26 de outubro de 1946, a conferncia fez parte do amplo conjunto de iniciativas de reconstruo da cooperao internacional, que inclua, entre outras, a criao do Fundo Monetrio Internacional (1944) e do Banco Mundial, bem como a assinatura do Tratado Geral de Tarifas e Comrcio (GATT). Em decorrncia da conferncia de 1946, a ISA foi formalmente dissolvida, sendo ento constitudos a assembleia geral e o conselho provisrio da ISO. As lnguas oficiais da nova instituio seriam o francs, o ingls e o russo. Seu financiamento seria provido por contribuies nacionais definidas de forma ponderada, de acordo com a populao e a importncia econmica. Da antiga ISA restaria a cidade-sede: Genebra, na Sua. A ISO comeou a funcionar oficialmente no dia 23 de fevereiro de 1947, data da adeso do 15 signatrio do acordo, a Dinamarca. O nmero de comits tcnicos foi fixado em 67, por uma conferncia posterior, realizada em Paris, e o primeiro secretrio-geral, Henry St. Leger, foi eleito em junho20. Alm do Conselho, como rgo dirigente, haveria tambm uma conferncia anual dos membros. Ela seria responsvel pela eleio do presidente e de dois vice-presidentes, bem como pela indicao dos demais 18 membros do Conselho. Estes seriam rotativos, mas de modo que sempre um dos grandes organismos nacionais de normalizao nele tivesse assento. O Conselho indicava ainda um tesoureiro e um secretrio-geral, que o verdadeiro gerente da organizao. Haveria vrios grupos e comits ad hoc de assessoramento tcnico, alm de comits permanentes de finanas e estratgia. A agenda de trabalhos, contudo, seria definida por um Comit de Gesto Tcnica (Technical Management Board, TMB). Em seus primeiros anos de existncia, a ISO limitou-se a cumprir seu esprito original, editando Recomendaes que representavam apenas a consolidao, no plano internacional, de normas elaboradas no plano nacional. O entendimento tcito era de que apenas depois de tal

ISO: a norma internacional no ps-Guerra


Novamente, um conflito blico e a necessidade de cooperao internacional, durante e depois do confronto no campo de batalha, criariam as condies ideais para o progresso da normalizao. No caso especfico da II Guerra Mundial, essas condies seriam ampliadas pela disposio dos Aliados em reconstruir a ordem poltica e econmica internacional em um novo patamar de cooperao. Entre os elementos desse ambiente favorvel assumiam lugar de destaque tanto a experincia acumulada nos esforos de mobilizao das economias nacionais, como as possibilidades criadas pela reconstruo social e econmica da Europa:
A guerra havia sublinhado a necessidade de maior normalizao internacional. De acordo com a revista Economist (edio de 3 de maro de 1945), a diferena entre as normas britnicas e america n a s para roscas de parafusos havia acrescentado no mnimo 25 milhes de libras aos custos do conflito. (MURPHY e YATES, 2009, p. 17, traduo nossa).

A normalizao internacional comeou a ser reconstruda no United Nations Standards Coordinating Committee (UNSCC, Comit das Naes Unidas para a Coordenao de Normas). Estabelecido em 1944, com sede em Londres, por iniciativa dos Estados Unidos, Gr-Bretanha e Canad, o Comit logo agregaria os pases liberados na Europa, unindo, a partir de ento, pases de tradio metrolgica diversa. Por sinal, o UNSCC comeou a funcionar justamente nos escritrios da International Electrotechnical Commission (IEC)19. O passo seguinte foi a realizao da conferncia internacional que fixaria as bases

18 O livro Friendship among equals, disponvel para consulta no site da ISO, descreve os primeiros anos de funcionamento da organizao, fazendo uso extensivo de entrevistas com dirigentes e tcnicos. 19 H um nome por trs de todas essas iniciativas, o do engenheiro ingls Charles Le Maistre. Envolvido com a IEC desde 1907, ele tambm teve papel importante na conferncia de Nova Iorque, em 1926, que levou criao da ISA e assumiu a secretaria-geral da UNSCC. (MURPHY e YATES, 2009, p. 16). 20 A definio do relatrio do comit de seleo curiosa: Henry St. Leger um norte-americano com muitas conexes francesas, ampla experincia diplomtica e um perfeito conhecimento do ingls e francs. (Id., Ibid., p. 25).

39

consolidao seria buscada uma influncia maior sobre as entidades nacionais de normalizao. A receptividade do setor privado tambm no era muito elevada e, quando a ISO completou sua primeira dcada de existncia, somente 57 Recomendaes haviam sido publicadas. Na verdade, a reconstruo das economias europeias gerou menos demanda por normalizao do que o previsto. Nesse ponto, a varivel-chave para a mudana do cenrio foi o comrcio internacional. Quando suas taxas de expanso mudaram de patamar, o trabalho da organizao teve de mudar de escala. Enquanto nos anos 1950 apenas uma centena de Recomendaes seria publicada, a dcada seguinte produziria cerca de 1.400 documentos tcnicos, sendo marcada pelo crescimento de oramentos e pessoal da ISO. Questes pessoais tambm tiveram seu papel nesses primeiros anos. Henry St. Leger no era uma personalidade fcil e no mantinha boas relaes com a direo da IEC. Em vrios sentidos, sua sada da secretaria-geral, em 1965, marcaria o ponto de partida real da ISO. O primeiro sucessor de St. Leger, Sharpston, um engenheiro britnico com carreira em firmas de seu pas instaladas no Brasil, permaneceu apenas dois anos no cargo. Apenas a indicao do noruegus Ollen Sturen abriria finalmente o caminho para novos tempos na organizao. A ISO, ento, abandonaria a pequena casa de campo onde funcionava para ocupar um andar inteiro de um edifcio em Genebra. No demorou muito at que a demanda maior por Normas Internacionais se transformasse em problemas organizacionais. Vrias propostas de mudana nos estatutos e procedimentos emergiram a partir da Assembleia Geral de 1964, e um comit de organizao, criado em 1966 pela direo geral, afinal deu incio ao processo de reforma. As propostas foram levadas ao Conselho da ISO em 1968 e, em junho do mesmo ano, um novo SecretrioGeral foi indicado, o sueco Ollen Sturen21. assim que Murphy e Yates dividem a histria da ISO. No primeiro perodo, que

se estende da fundao, em 1947, at 1964, a atividade de normalizao esteve concentrada em alguns poucos pases desenvolvidos, enquanto a ISO acumulava experincia e capacidade tcnica. A segunda fase trouxe a marca da gesto Sturen e se estendeu at 1986. Foi nesse perodo que a ISO se tornou realmente uma instituio decisiva para a regulao dos mercados mundiais. De 1987 em diante, a organizao passou a enfrentar o desafio poltico e tcnico de expandir constantemente o escopo de suas atividades (MURPHY e YATES, 2009, p. 18-23). Com Sturen na secretaria-geral, a primeira tarefa a ser cumprida foi restabelecer as conexes com as demais organizaes internacionais que compunham o sistema das Naes Unidas. Em vrios campos, como alimentos ou pesquisa cientfica, essa conexo era necessria. Completado esse primeiro esforo diplomtico, o objetivo era ampliar a participao dos pases nos trabalhos da organizao. A nova direo passou a viajar mais, visitando a sia e a Amrica e buscando reduzir a preponderncia europeia na ISO. Para estimular o processo de adeso, um programa especfico de ajuda para pases em desenvolvimento foi criado. A deciso mais importante, porm, viria em 1971, com a mudana de definio dos documentos elaborados pela ISO. Com a expanso do comrcio internacional, as empresas multinacionais, os organismos nacionais de normalizao e as autoridades governamentais pediam regras realmente efetivas, e o trabalho tcnico da instituio deixou de ser publicado no formato de meras Recomendaes, passando a assumir o formato de Normas Internacionais (International Standards) (Id., Ibid., p. 60). Oficialmente, a edio de uma Norma Internacional comea por uma deciso do Technical Management Board, que detm a autoridade para instituir um Comit Tcnico (Technical Committee, TC), com uma denominao prpria e um programa de trabalho. Seguia-se, assim, o procedimento adotado pelas entidades nacionais de normalizao,

21 Sturen foi diretor do Instituto de Normalizao da Sucia a partir de 1957 e secretrio-geral da ISO entre 1967 e 1986. Para quem gosta de comparaes com a situao do Brasil, ao assumir o posto, Sturen descobriu que a Secretaria-Geral sequer tinha recursos para pagar salrios, inclusive o dele.

40

e o mais antigo deles, o TC 1, sobre roscas de parafusos, incorporou estudos conduzidos antes mesmo da existncia da ISO. Hoje, seu comit mais ativo, o JTC 1, sobre tecnologia de informao, trabalha em conjunto com a IEC e j publicou mais de duas mil normas (MURPHY e YATES, 2009, p. 29-30). De acordo com as regras da ISO, necessrio o apoio de cinco pases membros para a oficializao do estudo de uma nova norma. Tomada esta deciso, deve ser formado um Grupo de Trabalho, no mbito de um comit ou de um subcomit, com a responsabilidade pela elaborao de um documento inicial, o Working Draft. A partir desse material, a tarefa transferida ao Comit Tcnico, que conduz a consulta ao corpo de pases membros, oferece um novo documento tcnico (o Commitee Draft) e providencia o registro da votao. Ao fim desse processo ento publicada uma nova Norma Internacional. O procedimento parece simples, mas, no contexto em que opera, marcado pela competio econmica entre empresas e pases, sua aceitao e eficcia so notveis. O consenso necessrio para a criao de uma Norma Internacional pode ser definido, de forma ampla, como a concordncia dos que se importam com uma deciso, apoiada pela apatia dos que no se importam (Id., Ibid., p. 30) e permite um balano sutil que evita tanto as distores da regra da maioria, como as possibilidades de veto que seriam criadas por uma exigncia de unanimidade. Concretamente, dois teros dos membros de um comit precisam aprovar a nova norma e ao menos um quarto no deve se opor. A maior parte do trabalho financiada pelas empresas interessadas e pelas associaes nacionais; a imensa maioria do pessoal especializado que se encarrega das discusses e da elaborao das normas tambm provida por elas. O modelo consensual de elaborao das Normas Internacionais funciona, em primeiro lugar, pelo tipo de presso criada sobre empresas e organizaes nacionais: a existncia de alguma norma sempre melhor que a ausncia de normas ou de uma norma particular, que no disponha do consenso dos atores relevantes. Em segundo lugar,

porque os organismos nacionais de normalizao e, em decorrncia, a ISO, terminam servindo de ponto de encontro para as pessoas capazes de convencer os atores relevantes governos e empresas - de que alguma norma necessria e que ela deve ser estabelecida por consenso. Nesse plano, trata-se de um legtimo caso de exerccio de liderana (CALVERT, 1992). As transformaes impostas pela mudana de patamar das atividades da ISO eram visveis para inmeros engenheiros brasileiros, que percorriam a Europa em visitas tcnicas a laboratrios e instituies de pesquisa. O Dr. Alberto Pereira de Castro, no curso de uma dessas viagens, organizada pela Organizao das Naes Unidas para o Desenvolvimento Industrial (United Nations Industrial Development Organization, UNIDO), em 1971, compareceu reunio do Conselho da ISO no final de setembro, na condio de representante da ABNT (CASTRO, 1971). Em seu relatrio, apresentado ao Instituto de Pesquisas Tecnolgicas (IPT), Pereira de Castro informava, em primeiro lugar, sobre o incio da publicao das Normas Internacionais e no mais de meras Recomendaes. Anotava, em seguida, o interesse que os pases europeus (Frana, GrBretanha, Alemanha e Sucia) demonstravam pelo tema por conta da simplificao da exportao de produtos industriais, da iminente ampliao do Mercado Comum, das presses criadas pelas instituies internacionais responsveis pela liberalizao do comrcio e, naturalmente, pela crescente preocupao com o efeito econmico das chamadas barreiras tcnicas. Castro registrou ainda a clara manifestao da influncia das naes desenvolvidas: apenas cinco pases (Gr-Bretanha, Frana, Estados Unidos, Alemanha e Sucia) controlavam a secretaria executiva de dois teros dos comits tcnicos, um cenrio que merecia ateno do Brasil, diante da meta da ISO de passar de 4 mil a 12 mil Normas Internacionais. Pereira de Castro apresentou uma lista dos Comits Tcnicos que poderiam afetar diretamente as exportaes brasileiras. A melhor razo para promover a participao do Brasil na normalizao internacional vinha descrita com imensa clareza:

41

Porque a norma tcnica uma das maneiras mais eficientes de transferncia de tecnologia. E no s a norma, como todo o custoso trabalho de coleta de elementos e de justificativas necessrias para atingi-la. (CASTRO, 1971, p. 21).

Alm desse ganho importante e imediato, a normalizao internacional oferecia tambm, para os pases em desenvolvimento, um caminho mais curto para organizar sua prpria estrutura de normas (de empresas, nacionais, regionais e internacionais):
Este problema particularmente grave para os pases em desenvolvimento porque, para eles, dificilmente a elaborao de normas se far em uma velocidade igual das normas internacionais, isto , as normas nacionais no funcionaro como precursoras nas negociaes para o estabelecimento das normas internacionais. Ser, portanto, necessrio definir, como parte da poltica industrial de cada um desses pases, o que se espera alcanar com uma norma nacional prpria: se uma complementao s normas internacionais, no sentido da normalizao de produtos ou classes de produtos de uso restrito no mercado interno; se uma suplementao s mesmas normas internacionais visando melhor aplicao interna; ou, mesmo, se um certo grau de protecionismo com relao a produtos locais. (Id., Ibid., p. 22).

Por fim, havia a questo, considerada de mdio prazo, relativa conexo entre as normas e a qualidade. Em qualquer caso, Pereira de Castro alertava que a ISO era a primeira a recomendar uma melhor articulao entre governos e entidades nacionais de normalizao. Nos pases em desenvolvimento, esse imperativo era ainda mais urgente, pois cabia ao Estado a responsabilidade pela poltica industrial, pela poltica de exportao e tambm pela legislao sobre a qualidade dos produtos. Por fim:
O aparecimento das normas internacionais, elaboradas longe do pas, est criando a necessidade de outros mecanismos de vigilncia para que o pas seja alertado a tempo, antes que se estabelea uma norma contrria aos seus interesses. (Id., Ibid., p. 22).

No mundo real, o elenco de fatores que presidem a elaborao de uma Norma Internacional

j se estende para alm da lista de Pereira de Castro. Nenhuma norma proposta sem o apoio ou a concordncia de interesses polticos e econmicos bem definidos, quase sempre localizados no mundo desenvolvido. Alm disso, qualquer norma precisa demonstrar tecnicamente sua relevncia econmica, social ou mesmo ambiental e, nesses campos, dificilmente as escolhas so neutras. A influncia tcnica e econmica das naes desenvolvidas sofre, por sua vez, o contrapeso natural dos votos das naes em desenvolvimento, e nenhuma Norma Internacional vivel sem ao menos uma discusso ampla de todos os pontos de vista. evidente, contudo, que essa discusso ser conduzida em torno de parmetros tcnicos, e as naes em desenvolvimento, para conquistar influncia real, precisam se habilitar para tanto. As implicaes polticas da elaborao de Normas Internacionais tambm so ampliadas pelos novos campos de atuao da ISO. Na dcada de 1970, teve incio a preocupao com normas ambientais e foram criados dois Comits Tcnicos especficos Qualidade do Ar e Qualidade da gua , logo seguidos pelo Comit de Energia Solar (1980). Normas Internacionais para o controle da qualidade comearam a ser discutidas no ano de 1978, e um Comit sobre gesto da qualidade foi incorporado estrutura da ISO. De todo modo, os problemas de ao coletiva para a produo de normas em escala internacional foram resolvidos pelo equilbrio entre interesses econmicos e uma ampla base de pases membros. Estabelecida essa equao, a escolha do melhor formato organizacional da ISO no chegava a representar um desafio. A atividade de normalizao no exigia os caros laboratrios da pesquisa cientfica bsica, caractersticos das instituies metrolgicas, nem extensas burocracias, como as organizaes de natureza econmica, como o FMI ou o Banco Mundial. Na prtica, continuava sendo um frum de intercmbio de informaes tcnicas, administrado por uma secretaria executiva.

42

Jamais envolveu custos ponderveis para seus associados. A continuidade de sua operao requeria apenas condies polticas e econmicas favorveis, como a ausncia de conflitos mais graves entre as grandes potncias e o crescimento constante do comrcio internacional. A partir de certo momento, a demanda por normalizao foi quase automtica, um reflexo da complexidade das relaes econmicas entre as naes. Sucesso, contudo, gera sucesso, e o problema de ao coletiva na elaborao de Normas

Internacionais comeou a viver uma transformao relevante. Quando todos percebiam as vantagens econmicas da normalizao, empresas e governos no precisavam mais ser induzidos a participar, mas nascia o risco de que o avano do processo de normalizao produzisse benefcios desiguais para as naes ou de que seu formato no fosse o mais adequado para um ambiente de mudana tecnolgica acelerada. No incio da dcada de 1980, o jogo da Norma Internacional encontrava-se nesse patamar.

43

Reunio de fundao da ABNT, no Instituto Nacional de Tecnologia

44

A criao da ABNT
O desenvolvimento do transporte ferrovirio no Brasil havia criado ao menos as condies para que a normalizao seguisse um padro similar ao ingls: um esforo de uniformizao do material siderrgico usado em locomotivas, vages e pontes. Uma trajetria que poderia ser reforada por um maior empenho do governo ou do setor privado na produo domstica de ferro e ao. Nada disso ocorreu. Nas primeiras dcadas do sculo XX, a civilizao do concreto armado, da estrada de rodagem e do automvel capturou a imaginao de governantes, empresrios e engenheiros. Outro caminho seria traado. No Brasil, a criao de uma organizao nacional de normalizao terminou ligada ao desenvolvimento da construo civil e a um domnio tcnico bem especfico - o uso do concreto armado. De maneira at surpreendente, os engenheiros civis brasileiros tiveram condies de avanar de modo pioneiro em termos mundiais e puderam perceber, de forma imediata e relativamente autnoma, as necessidades e o potencial da normalizao. originalmente na construo de reservatrios de gua e passou por maior desenvolvimento apenas nos anos finais do sculo XIX. Seu emprego generalizado enfrentava obstculos ponderveis. Tratava-se de um material composto e havia poucos estudos cientficos sobre seu comportamento fsico-qumico. Seu uso na construo de pontes ou prdios permaneceu dependente da experincia pessoal de engenheiros e mestres de obras por bastante tempo, e apenas em meados da dcada de 1890 essa situao comeou a ser corrigida, como resultado de pesquisa experimental (KIRBY, 1990, p. 476-477). Foi nos Estados Unidos que as pontes de concreto, pela primeira vez, deixaram seu uso ornamental, como nos parques de So Francisco, para suportar trfego pesado em zonas industriais. Do ponto de vista brasileiro, o emprego do concreto armado tinha grande atrao econmica: ele reduzia o uso de materiais siderrgicos na construo em um pas que mal produzia ferro ou ao. Em termos acadmicos, a engenharia nacional tinha ligaes mais densas com a Europa, onde a tecnologia do concreto armado desenvolvia-se com mais rapidez. Por fim, a experimentao com o concreto revelou, desde sua origem, a importncia das condies ambientais e da natureza dos materiais empregados. Nas condies tropicais brasileiras, essa realidade criava exigncias novas para os meios tcnicos. Assim, foi possvel, no Captulo 2, descrever como o uso crescente do concreto armado no Brasil conduziu diretamente criao, em 1926, do

Captulo 4

Concreto e norma tcnica


Em termos cronolgicos, a tecnologia do concreto armado relativamente posterior ao uso do ferro e do ao em grandes construes. A primeira patente relacionada ao uso do concreto armado foi concedida em 1867 ao francs Joseph Monier (1823-1906), sendo, assim, tardia quando comparada a outras tcnicas de construo de maior escala. Este, por sinal, nem era seu objetivo inicial. O concreto armado foi empregado

45

Os delegados de Mato Grosso, Bahia e Minas Gerais foram ao Rio de Janeiro para aprovar a proposta de criao de uma Entidade Nacional de Normalizao

46

Gabinete de Ensaio de Materiais da Escola Politcnica de So Paulo. Deste ponto em diante, a histria do Gabinete, sob a direo do engenheiro Ary Frederico Torres, que conduzir criao da ABNT. O primeiro propsito do laboratrio foi ocupar-se dos ensaios de materiais requeridos pela tecnologia do concreto armado, mas seus trabalhos de pesquisa logo demandariam o tratamento cientfico da medida e a criao de padres para os mais variados tipos de material de construo. O Gabinete est na origem, portanto, no apenas da normalizao, mas da moderna metrologia brasileira. A biografia do engenheiro Ary Torres, por sinal, reflete de forma exemplar as variadas conexes entre a pesquisa tecnolgica, a atividade empresarial e a normalizao brasileira. Ary Torres nasceu em Porto Alegre, em 1 de outubro de 1900, e comeou sua vida escolar no Ginsio Jlio de Castilhos, naquela cidade. Em 1914, mudou-se para So Paulo, onde completou seus estudos no Colgio AngloBrasileiro, em 1917, e formou-se em engenharia civil pela Escola Politcnica da atual Universidade de So Paulo (USP), em 1923, sempre premiado por desempenho escolar. A promoo da excelncia pela Escola Politcnica envolvia a previso de estudos no exterior e, entre os prmios recebidos por Torres, houve uma viagem Europa, iniciada em 1925, para realizar um extenso programa de visitas a laboratrios de pesquisa na Frana, Alemanha, ustria, Itlia, Blgica e Sua. Em Zurique, Torres chegou a trabalhar como assistente no Laboratrio Federal de Ensaio de Materiais. Foi o relatrio dessa viagem, apresentado ao Conselho da Escola Politcnica de So Paulo, que levou criao do Gabinete de Resistncia e Ensaios, do qual Torres se tornou diretor. No ano seguinte, por determinao do governo do estado de So Paulo, viajou Europa para adquirir os equipamentos do futuro Laboratrio de Ensaio de Materiais (LEM) da Politcnica22. Neste ponto, contudo, a transformao econmica vivida pela sociedade brasileira

coincidiu com sua transformao poltica. O curso normal da sucesso presidencial de 1929 foi interrompido pela Revoluo de 1930, e o novo regime adotou uma viso completamente diferente do papel do Estado na promoo do crescimento econmico e, por consequncia, na produo e difuso do conhecimento cientfico. O estado de So Paulo, que assumira a dianteira na promoo do desenvolvimento tecnolgico em favor de sua base industrial, teria um competidor de peso no governo federal. A conturbada relao poltica entre o estado e a Unio ao longo da dcada de 1930 teria seu paralelo no mbito das polticas oficiais para a tecnologia, mas Ary Torres gradualmente ocuparia o espao de conciliao possvel. Assim, se o estado de So Paulo, por meio da Escola Politcnica, havia comeado seu envolvimento com a normalizao como uma resposta aos desafios da construo civil, o governo federal iniciava seu movimento pelo campo da reforma administrativa. Poucas semanas aps a chegada de Getlio Vargas ao poder, foi publicado o Decreto n 19.512, de 20 de dezembro de 1930, dispondo sobre uma comisso responsvel pelos padres e normas a serem adotados pelos fornecedores de produtos e servios necessrios ao governo federal. Ainda em janeiro de 1931, uma srie de textos legais daria forma a uma Comisso Central de Compras, que deveria centralizar as compras do governo e impor tais normas e padres. (WAHRLICH, 1983). A origem dessas ideias estava, naturalmente, nos esforos de reforma e modernizao da administrao pblica nos Estados Unidos, o chamado movimento pela eficincia, liderado pelo engenheiro Herbert Hoover (18741964). Secretrio do Comrcio em duas gestes presidenciais (1921-1928) e eleito presidente dos Estados Unidos em 1929, Hoover sustentava que governo e sociedades deveriam ser aperfeioados por solues tcnicas, que eliminariam desperdcios e gerariam mais riquezas. Hoover patrocinou a criao de escolas de negcios e administrao e era tambm um entusiasta da normalizao.

22 De acordo com o Dicionrio Histrico-Biogrfico Brasileiro, no incio da dcada de 1930, Ary Torres viveu perodos de atividade na iniciativa privada, no Rio Grande do Sul, mas retornou ao Laboratrio para presidir sua transformao no Instituto de Pesquisas Tecnolgicas (IPT).

47

Naturalmente, no era uma questo trivial levar frente, no Brasil, um conjunto de aes que exigira mais de uma dcada nos Estados Unidos para registrar progressos relevantes (BERLINCK, 1938). Como outras iniciativas da mesma natureza nos primeiros anos do governo Vargas, a Comisso Central de Compras no funcionou. Extenso e ambicioso, o regulamento da comisso exigiria para sua execuo um vasto corpo de funcionrios e especialistas, capazes de articular o trabalho de elaborar normas e tambm o de harmoniz-las com a legislao nacional. Por isso mesmo, por ser perfeito demais esse programa, no foi nem atacado. A comisso nasceu morta. (WAHRLICH, 1983, p. 51). Nesse relativo vcuo, a conciliao entre a realidade da pesquisa tecnolgica j conduzida pelas instituies de ensino superior em So Paulo com o aparato em processo de criao pelo governo federal daria, contudo, um novo passo. O engenheiro Ary Torres seria novamente uma figura-chave. O governo federal moveu a primeira pea com o Decreto de criao do Instituto de Tecnologia, de 24 de maio de 1933, e com a edio da legislao complementar no ano seguinte23. Voltavam tona os planos de racionalizao da administrao pblica, incluindo uma comisso de compras limitada ao material para escritrios, mas com uma seo tcnica dotada de um laboratrio de ensaios. Dois anos mais tarde, o Decreto n 562, de 31 de dezembro de 1935, disps sobre uma Comisso Permanente de Padronizao, com a atribuio oficial de determinar todos os tipos de material usados nos rgos pblicos. Instalada em maro de 1936, a Comisso de cinco membros seria encarregada de incluir as vantagens da padronizao entre os princpios de uma organizao racional da administrao pblica. Para chefi-la foi indicado o engenheiro Joo Carlos Vital e, entre seus membros, estavam Abadie Faria Rosa, Alberto Ribeiro de Cerqueira Lima, um engenheiro do Ministrio da Agricultura, Viterbo de Carvalho, diretor da Imprensa

Nacional, e Rafael Xavier, advogado e estatstico do Ministrio da Agricultura. A primeira preocupao da Comisso no foi, curiosamente, um produto industrial ou material de construo, mas o material impresso em uso pela prpria administrao pblica. Aps os estudos necessrios, o conhecido tamanho almao foi fixado como formato fundamental do material de expediente. Os envelopes, a timbragem e a qualidade do papel tambm foram examinados e padronizados, de acordo com as disponibilidades do mercado brasileiro. (VITAL, 1938, p. 39-42). A Comisso, contudo, no teve tempo de estender-se por outros campos, sendo superada por outra iniciativa de maior flego do governo Vargas em matria de reforma administrativa. Suas funes foram absorvidas, em julho de 1938, pela criao do Departamento Administrativo do Servio Pblico (DASP). O governo do estado de So Paulo acompanhou esses movimentos. Em resposta criao do Instituto Nacional de Tecnologia (INT), ele transforma, em 1934, o Laboratrio de Ensaios de Materiais em Instituto de Pesquisas Tecnolgicas (IPT), cujo primeiro presidente ser precisamente o engenheiro Ary Torres. Enquanto o governo federal normalizava seu material de expediente, a conexo do IPT com o mundo do concreto armado no Brasil ampliavase. Torres tambm o primeiro presidente da Associao Brasileira de Cimento Portland (ABCP), com sede no Rio de Janeiro, uma organizao privada criada em 1936 para o estudo do cimento e de suas aplicaes. As relaes de Torres com o mundo poltico tambm se aprofundam: aps a decretao do Estado Novo, em 1937, nomeado secretrio de Viao e Obras Pblicas do Estado de So Paulo pelo interventor Jos Joaquim Cardoso de Melo Neto (1937-1938). Ele no fica nisso: aps deixar o governo estadual, Torres retorna direo da Associao Brasileira de Cimento Portland e assume uma posio de liderana da profisso de engenheiro,

23 O Decreto n 24.277, de 22 de maio de 1934, deu a nova denominao de Instituto Nacional de Tecnologia.

48

sendo eleito primeiro secretrio da Federao Brasileira de Engenheiros. Nessa condio, designado membro da Comisso Organizadora do Comit Sul-Americano de Normas Tcnicas. No espao de poucos anos, Ary Torres passou a ocupar, ento, todos os postos relevantes para comandar o incio do processo de normalizao no Brasil. A ideia, como vimos, estava no ar e, a partir desse ponto, os fatos so conhecidos.

A ABNT
A existncia de normas e especificaes variadas para o uso do concreto armado havia sido detectada pela Associao Brasileira de Cimento Portland e provocava discrepncias nos ensaios levados a cabo nos laboratrios nacionais (Histrico ABNT. Rio de Janeiro, 2006, p. 18), mas no bastava a manifestao da necessidade tcnica. Era preciso um movimento capaz de romper a inrcia e levar frente a coordenao de todos os interesses. Neste ponto, surgia outro grande personagem da normalizao brasileira, o engenheiro Paulo Accioly de S, j diretor do Laboratrio de Ensaios de Materiais do Instituto Nacional de Tecnologia (INT). Em setembro de 1937, Paulo S toma a iniciativa de convidar engenheiros e tcnicos para participar da 1 Reunio de Laboratrios de Ensaios de Materiais, que seria coordenada por Paulo S e, naturalmente, por Ary Torres. Tratava-se, contudo, de uma mera aposta e as centenas de convites enviados revelava a incerteza quanto ao sucesso do empreendimento24. No dia marcado, cerca de 40 especialistas compareceram reunio e foi ento formulada a primeira proposta de constituio de uma Entidade Nacional de Normalizao. As discusses prosseguiram, mas apenas na 2 Reunio de Laboratrios de Ensaios, realizada em So Paulo, em abril de 1939, foi estabelecido o consenso em torno da criao de uma entidade permanente de normalizao. O formato final foi decidido em 28 de setembro de 1940, durante a sesso solene inaugural da 3 Reunio de Laboratrios Nacionais de Ensaios de

Materiais, j presidida pelo legtimo representante do governo federal, o professor Ernesto Lopes da Fonseca Costa25, diretor do INT. Nos termos da clebre ata, seria ento fundada a Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT). O evento teve lugar na sede do Instituto Nacional de Tecnologia, na Avenida Venezuela, n 82, no Rio de Janeiro. Seu primeiro presidente foi o engenheiro Ary Torres, que ocuparia esta posio por mais de uma dcada, at 195326. Os eventos que levaram criao da ABNT so objeto de uma reconstituio de cunho bem pessoal, feita pelo Dr. Alberto Pereira de Castro (19152010), superintendente por quase 20 anos do Instituto de Pesquisas Tecnolgicas (IPT). Trata-se de uma palestra comemorativa dos 30 anos da associao, mais tarde publicada em forma de artigo27. Para Pereira de Castro (1971), sua primeira origem estaria exposta no Boletim do Instituto de Engenharia n 43, de dezembro de 1928, quando Ary Torres, na condio de diretor do Laboratrio de Ensaio de Materiais da Escola Politcnica, pedia a participao dos laboratrios tecnolgicos no aperfeioamento dos chamados cadernos de especificaes de materiais de construo. As observaes de Ary Torres no Boletim permitem, na verdade, reviver as prticas da engenharia civil nas primeiras dcadas do sculo XX. As concorrncias para as obras civis, pblicas e privadas, por exemplo, sempre traziam a especificao de que os materiais empregados seriam de primeira qualidade, uma afirmao que ele considerava vazia na ausncia de testes de laboratrio. Apenas ensaios adequados poderiam fixar as caractersticas dos materiais: no trabalho que se possa executar em um escritrio, copiando especificaes estrangeiras (CASTRO, 1971). Em trecho particularmente incisivo, Torres lembra que tais especificaes obedecem a particularidades histricas de cada pas, refletem suas tradies tcnicas e escondem frequentemente uma poltica comercial, tendente a eliminar produtos estrangeiros (Id., Ibid.). O programa de aes sugerido para o Brasil se dividia em trs partes:

24 Segundo o Boletim da ABNT de setembro de 2010, Volume 8, n 97, p. 4, apenas quatro convidados teriam confirmado presena. 25 A ata da sesso que aprovou os estatutos da ABNT menciona a presena, alm de Fonseca Costa, de Paulo S, Joo Carlos Vital, Lelis Espartel, Francisco de Assis Baslio, Antnio Russel Raposo de Almeida e, na condio de relator geral, Maurcio Joppert da Silva. 26 Torres teve posteriormente uma longa carreira no mundo empresarial e na administrao pblica, tendo sido, inclusive, o primeiro presidente do BNDES, em 1952. Faleceu em 1973. 27 O trabalho de Alberto Pereira de Castro foi publicado pelo IPT, em 1972, e mais tarde, em 1973, tambm foi publicado na Revista Brasileira de Tecnologia, Volume 4.

49

Ata da Sesso de fundao da ABNT

50

(a) uma assimilao refletida dos procedimentos adotados no exterior; (b) ensaios repetidos dos materiais disponveis no mercado interno; (c) um projeto de especificao cuja redao deveria ser entregue a uma Sociedade de Ensaio de Materiais. Esse procedimento, segundo Pereira de Castro, se tornou uma rotina no relacionamento entre o IPT e os governos estadual e municipal de So Paulo. Torres entendia, contudo, que havia necessidade de uma coordenao nacional, e essa recomendao seria apresentada, em 1933, direo dos laboratrios de ensaios ento existentes no pas, ainda de forma particular. Deveriam ser realizadas reunies anuais com uma pauta de discusses fixada em funo das necessidades correntes e dos pontos de concordncia formados pelo debate entre especialistas. A normalizao dos mtodos de experimentao deveria reduzir a disperso de esforos e promover a especializao dos laboratrios:
Nessas reunies peridicas, penso, devem tomar parte no somente homens de laboratrio, mas tambm os representantes das reparties tcnicas, das estradas de ferro, das indstrias e outros interessados. (CASTRO, 1971, p. 4).

A sistematizao desse trabalho deveria estar a cargo de uma organizao permanente e Torres sugeriu a constituio de uma Associao Nacional para o Estudo dos Materiais. De todo modo, mesmo depois da criao da entidade de normalizao nacional, no formato de uma associao, a ABNT continuaria a promover reunies anuais de laboratrios de ensaios, deixando clara a sua origem. O IPT tambm s suspendeu seus trabalhos de normalizao quando a ABNT ganhou maior impulso. Pereira de Castro observa que muitas dessas especificaes e mtodos de ensaio regionais desenvolvidos pelo IPT serviram de base a normas da ABNT. (Id., Ibid., p. 5). o caso justamente daquelas que so consideradas as primeiras Normas Tcnicas Brasileiras: a NB-1 Clculo e Execuo de Obras de Concreto - e a MB-1 Cimento Portland

Determinao da Resistncia Compresso. Os dois documentos j vinham sendo utilizados pela engenharia nacional, tendo sido elaborados ainda no final dos anos 1930. O prestgio internacional alcanado pela NB-1 seria orgulhosamente registrado pelos Boletins da ABNT nos anos seguintes (Boletim ABNT, setembro de 2010, V. 8, n 97, p. 11). A aposta dos engenheiros brasileiros no desenvolvimento da normalizao em plena II Guerra Mundial era muito significativa: um claro sinal da maturidade tcnica de certos ramos da engenharia nacional e do interesse dos gestores do Estado na modernizao da administrao pblica. Nas circunstncias da poca, contudo, continuava sendo apenas uma aposta: a economia mundial vivia sob os rigores da guerra28 e a industrializao do pas dava seus primeiros passos. Os engenheiros brasileiros, na verdade, ainda buscavam responder, da melhor forma possvel, ao desenvolvimento da normalizao nas dcadas de 1920 e 1930 nos pases da Europa e nos Estados Unidos. Por sinal, quando se examina, naquele mesmo momento, a vertente menor da origem da normalizao brasileira, que foi o esforo de modernizao da administrao pblica sob Vargas, as dificuldades j antecipam um tema futuro: o uso das compras dos governos e de suas empresas como estmulo para a normalizao de produtos e para o desenvolvimento de laboratrios de ensaios. As seguidas tentativas de mobilizar o poder do Estado para promover a uniformizao de produtos entre 1930 e 1945 apenas confirmam a repetio de seus fracassos. Assim, em 1940, a Comisso Central de Compras foi transformada em Departamento Federal de Compras, com a responsabilidade de articular-se com servios ou divises de material criados em todos os rgos importantes do governo. O objetivo era o de sempre: reformar os sistemas de compras, capturados por determinados fornecedores ou desmoralizados pelos pedidos com urgncia, que dispensavam suas regras (WAHRLICH, 1983, p. 382-383). O Instituto Nacional de Tecnologia e os demais laboratrios de ensaio e anlise do

28 Em discurso, em setembro de 1940, na cerimnia de criao da ABNT, o Dr. Saturnino de Brito Filho, membro da Federao Brasileira de Engenheiros, destacava a importncia da uniformizao das normas em todo o mundo, afirmando que da uniformizao de mtodos, do intercmbio cultural e comercial adviro muitos benefcios para o nosso Pas, exatamente quando a ordem mundial naufragava no caos da guerra e do comrcio controlado por razes estratgicas.

51

52

governo seguiam como colaboradores do sistema, responsveis pela verificao da qualidade dos materiais e da obedincia s especificaes. A Diviso de Material do DASP devia fixar tais normas, a partir de estudos do INT. O estado de guerra e as limitaes para a importao de vrios materiais tambm levavam o governo federal a testar novos mecanismos. Em 1943 foi criado um Conselho de Administrao do Material, no mbito do DASP, com o mesmo objetivo de coordenar os rgos de compra do Servio Pblico. Entre seus 12 membros, figurava um nico representante de uma entidade privada: a Associao Brasileira de Normas Tcnicas. Era a estreia da organizao no processo de colaborao com o governo federal. Com reunies quinzenais, o novo Conselho vem atuando no sentido de remover os obstculos que impedem o funcionamento harmnico do sistema do material. (DASP, Relatrio, 1943). Naqueles primeiros anos da dcada de 1940, at mesmo uma aproximao com o setor privado foi buscada. Em 1942, o engenheiro Eudoro Berlinck recebia a misso de desenvolver um ncleo de normalizao em So Paulo, certamente contando com a eficcia de sua posio de Chefe Nacional de Compras do DASP. O fim da II Guerra Mundial e a redemocratizao do pas no contriburam, contudo, para o desenvolvimento da normalizao brasileira. A retomada do processo eleitoral certamente foi um avano poltico para o pas, mas as realidades do sistema partidrio tiveram impacto negativo imediato sobre a profissionalizao e a modernizao da administrao pblica. Os ministrios voltaram a ser domnios exclusivos de partidos e lideranas polticas. Desapareceu a capacidade de coordenao do DASP e as compras do Estado voltaram ao seu estado catico de sempre.

As primeiras dcadas
O fim das restries criadas pela guerra abriu novos horizontes em termos de crescimento e industrializao para o Brasil e prometia, desse modo, um cenrio bastante positivo para

a recm-criada Associao. bem verdade que essa industrializao seguia dependente do investimento estatal e, por conta de recorrentes crises cambiais, marcada por um notvel grau de fechamento comercial. Sem exposio concorrncia internacional e grande importadora de tecnologia externa, a economia brasileira tambm apresentava seus contrapesos para a atividade de normalizao. Seja como for, o balano de oportunidades e obstculos revelou-se favorvel para a ABNT, e o incio de suas atividades foi marcado por grande entusiasmo de sua direo e funcionrios. Ainda sob o Estado Novo, a publicao de normas seguia o programa oficial para a promoo das chamadas matrias-primas nacionais, como era o caso das especificaes do leo de linhaa cru, das normas para o ensaio de leo de linhaa e a classificao do leo bruto e semirrefinado de caroo de algodo (1943). Era tambm o caso das especificaes para a determinao de impurezas em leos vegetais (1945) e da srie de sete normas com a especificao de corantes usados na fabricao de tintas. Tambm so desse perodo as normas que tratam de ensaios para a determinao da presena de certas substncias em bebidas como caf ou mate. A partir do fim da guerra, contudo, esse panorama mudaria rapidamente. Ele pode ser analisado com detalhes graas ao incio da publicao, em dezembro de 1947, do Boletim da ABNT, destinado a um pblico amplo, que ia do empresariado ao mero consumidor29. O primeiro aspecto que chama ateno a preocupao em destacar a repercusso social e poltica das atividades da ABNT. Nascida como uma iniciativa de tcnicos e administradores, abrigada sob a estrutura de um regime autoritrio, a partir de meados dos anos 1940, a direo da Associao viajava pelo Brasil, realizando suas reunies anuais em vrias capitais. Cada uma dessas reunies se estendia em eventos polticos, com o comparecimento de governadores de estado, parlamentares e representantes do empresariado local. Cabia ao Boletim reportar a viagem de

29 Na dcada de 1980, o Boletim transformou-se na Revista ABNT, j contendo publicidade e novo formato editorial, mas no sobreviveu por muito tempo. O Boletim ento voltou a ser o instrumento de comunicao da entidade. Em 2001, o percurso foi invertido e o Boletim passou a ser publicado novamente em formato de revista.

53

seus dirigentes a pontos notveis de cada estado visitado, contribuindo para a divulgao do Brasil para os brasileiros. Foi o caso de uma reportagem fotogrfica de certa extenso com que o Boletim celebrou a realizao da Stima Reunio Anual do Conselho Diretor, realizada em Salvador, sob a presidncia de Ary Torres e com Paulo S na Secretaria-Geral: grandes sales, mesas floridas, fotos comemorativas com autoridades tudo ao melhor estilo do jornalismo social do final dos anos 1940. As reunies anuais do Conselho Diretor podiam viajar pelo pas, mas, naqueles anos, o trabalho tcnico da ABNT ficava a cargo de sees especializadas, divididas em grupos de estudos organizados no Rio de Janeiro e So Paulo. A relao das 17 sees especializadas oferecia um panorama das atividades de normalizao no perodo: acar e lcool; elementos de mquinas; cdigos de instalaes hidrulicas; material ferrovirio; produtos qumicos industriais; solos; tecidos; cdigos de obras; couros; cacau; desenho tcnico; estruturas de madeira; mdulos de construo; petrleo; vocabulrios tcnicos; leos e gorduras vegetais; e sabo. Em termos quantitativos, o nmero seguinte do Boletim da ABNT, publicado em maro de 1948, reportava a existncia de um acervo com 50 especificaes de produtos, 100 mtodos de ensaio e 10 modos de execuo, de acordo com a terminologia seguida na poca. O Boletim tambm passava a trazer, de forma sistemtica, uma relao das normas tcnicas de outros pases que estavam disposio dos interessados tanto em sua sede, no Rio de Janeiro, na Avenida Almirante Barroso, n 54, 15 andar, como no escritrio paulista, ento funcionando no Instituto de Engenharia. Os nmeros seguintes do Boletim deixaram evidente o esforo de atender s demandas da sociedade brasileira naquele final da dcada de 1940. No Rio de Janeiro e em So Paulo, foram formados grupos de estudos sobre normas tcnicas para a fabricao de elevadores, de materiais

eltricos como transformadores, fios e cabos, e para tcnicas de construo, como assentamento de tubos e estruturas de ao. A pesquisa conduzida em 1948 sobre elevadores, por exemplo, registrou que o peso dos passageiros, para o clculo da lotao, deveria ser fixado entre 70 kg e 75 kg, e que o fator de segurana deveria variar de 7 (elevadores de carga) a 12 (elevadores de passageiros) (Boletim ABNT, n 5, setembro de 1948). Sob a instigao da entidade de normalizao da ndia, foi iniciado o estudo de especificaes para a mica. Havia tambm uma conexo variada com os projetos de saneamento urbano em curso no Brasil, por meio de estudos para normas de produtos cermicos sanitrios, instalaes hidrulicas e um investimento na adoo de cdigo especfico, sugerido no 7 Congresso Brasileiro de Higiene (Boletim ABNT, n 3, julho de 1948). O Boletim tambm serviu como instrumento da primeira campanha de divulgao e conscientizao sobre a importncia da normalizao. Vrias mensagens, inseridas ao longo de suas matrias, recomendavam s empresas associadas que anunciassem a seus consumidores a obedincia de seus produtos s normas da entidade. Os consumidores, por sua vez, eram estimulados a exigir produtos que utilizassem as normas. Ao mesmo tempo, tinha incio o estudo sobre a criao de uma marca de conformidade, inspirada diretamente no modelo francs. Por fim, o Boletim era tambm um instrumento de comunicao com o corpo funcional da ABNT e, em setembro de 1948, informava, por exemplo, que a instituio conseguira para seus empregados um desconto de 20% nas assinaturas do jornal Folha da Manh (Boletim ABNT, n 5, setembro de 1948). Outro exemplo de uma atividade tpica da ABNT nesse perodo foi o inqurito sobre a nomenclatura do material ferrovirio. Mesmo a mais simples conexo entre vages podia receber quase uma dezena de denominaes diferentes, apesar da sua histria quase secular no Brasil. Ao final de 1948, o Boletim registrava a adeso de quase uma centena de novos scios.

54

Fonte: Histria das Ruas do Rio - Brasil Gerson - Lacerda Editores

Primeira sede da ABNT, no final da dcada de 1940.

55

O alcance da instituio voltaria a ser ampliado no final da dcada. O Boletim de abril de 1949 registrou dois acontecimentos importantes na histria da ABNT: a participao na criao do Comit Pan-Americano de Normas Tcnicas e a elaborao do primeiro regulamento para a marca de conformidade. O Comit, institudo em 19 de julho de 1949, fazia parte de um conjunto de iniciativas diplomticas colocadas em marcha ainda durante a guerra, para a promoo de desenvolvimento econmico sob a gide do governo dos Estados Unidos, e ofereceu ABNT uma primeira experincia no campo da normalizao internacional. A proposta de cooperao do governo dos Estados Unidos foi apresentada em 1945, por meio da Comisso Interamericana de Fomento, e previa a convocao de uma conferncia sobre normas tcnicas. A reunio foi realizada apenas em 1949 e o engenheiro uruguaio Molfino foi indicado para presidir o comit provisrio que tomaria as providncias para a criao do Comit PanAmericano de Normas Tcnicas. Ary Torres, o autor original da ideia, declinou da posio em seu favor. Sete entidades de normalizao das Amricas estavam presentes - Argentina, Brasil, Chile, Estados Unidos, Mxico, Peru e Uruguai - e outros pases enviaram delegados - Cuba, Equador, Paraguai e Venezuela. A ABNT apresentou seu projeto para o Comit, elaborado por meio de consultas realizadas entre os institutos de tecnologia e as escolas de engenharia, que terminou sendo aceito aps algumas modificaes sugeridas pelo Instituto Uruguaio de Normas Tcnicas30. Quanto marca de conformidade, a elaborao de seu regulamento teve incio em abril de 1949, por meio de uma ampla consulta s federaes das indstrias do Rio de Janeiro e de So Paulo, rgos pblicos e vrias empresas lderes em seus setores. Seu texto final foi redigido por Jos Tomaz Sayo, representante da Federao das Indstrias do Estado de So Paulo (Fiesp), e por Eudoro Berlinck, chefe do escritrio

da ABNT de So Paulo, prevendo a adoo de selos adesivos, um formato especfico de contrato com as empresas interessadas na certificao e um esquema de inspeo gerido pela associao. O momento parecia bastante promissor e o Boletim comemorava a boa recepo internacional das Normas Brasileiras sobre concreto armado (Boletim ABNT, n 8, setembro de 1949), e a sistematizao da classificao das Normas Brasileiras. A primeira norma recebeu a denominao oficial de EB-1/1937 - uma data anterior criao da ABNT. Na Oitava Reunio do Conselho Deliberativo, realizada em Porto Alegre, no incio de 1950, foram aprovadas seis Normas Brasileiras e discutidos outros 47 Projetos de Normas. Entre as normas aprovadas, estava, por exemplo, uma Especificao de tubos de ferro fundido centrifugado Mtodo de ensaio. De acordo com a numerao dos documentos em estudo, o nmero de Normas Brasileiras (NB) chegava a 20; o nmero de especificaes (EB), a 44; o nmero de mtodos (MB), a 115; e de padres brasileiros (PB), a 7, perfazendo um total de 186 documentos (Boletim ABNT, n 9, abril de 1950). Ainda no mesmo ano, o Boletim informava que o governo federal, por meio de um decreto, determinava o uso, em suas atividades, das normas da ABNT, movimento que seria logo seguido pelos governos estaduais31. Quando examinado o conjunto de normas publicadas no perodo, h especificaes relativas a leos vegetais (ensaios, teores de impureza, caractersticas etc.) e tintas e corantes (azul de ultramar, zarco etc.) e tambm a produtos qumicos como lcool, carbonato de clcio, terebintina etc. Produtos industriais relacionados segurana dos consumidores tambm so objeto das novas normas. A NB-65, publicada em 1956, fixava as exigncias para os tubos flexveis de ligao para gs liquefeito de petrleo (GLP). A certificao da conformidade de extintores de incndio teve incio no final de 1951, cabendo fbrica Contra receber os primeiros selos da ABNT. As normas passaram a ser publicadas nos

30 A principal polmica estava na questo da responsabilidade de cada entidade nacional no financiamento das atividades do Comit, resolvida pelo princpio da proporcionalidade. A primeira reunio do Comit hoje Comisso Pan-Americana de Normas Tcnicas - seria realizada apenas no final de setembro de 1956, no Rio de Janeiro. Seu funcionamento efetivo comearia em 1960. 31 O governo estadual de So Paulo tomaria a mesma deciso em 3 de setembro de 1951.

56

Boletins. So documentos de excelente qualidade grfica, como as normas para pregos (Boletim ABNT, n 14, abril de 1952), para roscas (Boletim ABNT, n 15, outubro de 1952), a terminologia de material automvel (Boletim ABNT, n 16, abril de 1953) e a norma sobre a pintura de cilindros de gases comprimidos (Boletim ABNT, n 17, agosto de 1953). Em outubro de 1952, h outro registro importante no Boletim: a presena do engenheiro brasileiro Alberto Neves no Conselho da ISO. A vitalidade da ABNT, sua presena internacional e mesmo as perspectivas financeiras favorveis criadas pela marca de conformidade devem ter sugerido, para a gerao de engenheiros que lanou a ideia da normalizao duas dcadas antes, a sensao de dever cumprido. Outros homens deveriam cumprir a misso de renovar horizontes e, em julho de 1954, teria lugar a primeira transio na presidncia da Associao. Ary Torres, alegando razes pessoais, deixa o cargo, sendo substitudo por Mariano Jatahy Marcondes Ferraz. Naquele momento, havia cerca de 300 documentos tcnicos em discusso, entre normas, ensaios e mtodos (Boletim ABNT, n 20, abril de 1955). Para entidades associativas, sobretudo as de carter tcnico, esse momento sempre delicado. Os fundadores, que guardam na memria a experincia dos anos mais difceis e comandam a rede de conexes profissionais que abrem as portas do poder poltico e empresarial, deixam a cena. As regras estatutrias precisam, ento, funcionar por si mesmas, produzir novas lideranas, garantir a emergncia de talentos e superar os vcios internos de qualquer organizao. Nesse sentido, deve-se notar que a ABNT foi beneficiada por uma transio lenta. Aps a gesto de Ary Torres, seu sucessor, o engenheiro e empresrio Mariano Ferraz, tambm se manteve no cargo por vrios anos, entre 1954 e 1959. Sua escolha j refletia o interesse em uma maior conexo com os meios empresariais de So Paulo32. O exame da documentao do perodo, contudo, j no revela a mesma diversificao de iniciativas.

Os anos 1960 e a legislao de 1973


Na dcada seguinte, as conexes polticas da presidncia da ABNT continuaram em nvel elevado, com a gesto de lvaro de Souza Lima (1960-1966). Mineiro de Juiz de Fora, Souza Lima formou-se em engenharia em So Paulo e, no incio da dcada de 1940, ocupou cargos de visibilidade na Coordenao da Mobilizao Econmica, entidade que administrou a economia de guerra no Brasil. Souza Lima foi tambm secretrio estadual de Viao e Obras Pblicas no governo Ademar de Barros (1947-1951) e ministro de Estado de Viao e Obras Pblicas na presidncia de Vargas (19511953). Nos anos seguintes, continuou ocupando posies de relevo em empresas estatais e foi diretor do Departamento Nacional de Estradas de Rodagem (DNER). Do ponto de vista da elaborao de normas, a trajetria anterior tambm foi mantida. As normas relativas a ensaios e especificaes para leos vegetais, tintas ou corantes praticamente perderam relevncia, assim como as normas relativas a bebidas e alimentos. Nesses anos, as especificaes relativas a produtos qumicos e industriais j representavam mais de 70% dos documentos publicados. Havia normas, por exemplo, para agregados leves de uso em alvenaria e em concreto estrutural, para desinfetantes com base em fenis, para borracha de uso em juntas e engrenagens cilndricas. Quanto s normas sobre produtos qumicos, o destaque era a presena dos derivados de petrleo, com a fixao de vrios tipos de ensaios sobre GLP, assim como especificaes para armazenamento e manuseio de lquidos inflamveis e combustveis. Tratava-se de um reflexo natural da consolidao da indstria de petrleo no Brasil, aps a construo das grandes refinarias de Cubato (1955) e Duque de Caxias (1960). A Petrobras logo se tornaria um associado fundamental da ABNT. At mesmo normas relativas a trabalho intelectual foram publicadas no perodo, como a de regras para a transliterao de caracteres cirlicos para o alfabeto latino (1961).

32 Ferraz fez parte da primeira diretoria da Federao das Indstrias do Estado de So Paulo (Fiesp), instalada em setembro de 1942, e foi presidente da instituio no binio 1951-1952.

57

No h como passar ao largo, contudo, do perodo de tenso poltica e turbulncia econmica iniciado aps a renncia do presidente Jnio Quadros, em 1961. Em termos prticos, a radicalizao poltica sempre termina afetando as relaes entre o setor privado e o governo, reduzindo as perspectivas de crescimento e, portanto, o interesse em atividades que exigem recursos das empresas, como o caso da normalizao. A emergncia da inflao, caracterstica desse perodo, reduzia o valor real das contribuies dos associados e aumentava sua inadimplncia. A publicao de novas normas manteve um bom ritmo, mas a revoluo de 1964 logo exigiria uma nova transio de poder na ABNT. O novo presidente seria um oficial militar, o general Artur Levy, eleito para uma gesto de trs anos (1967-1969). Felizmente para a ABNT, Levy estava longe de ser apenas um militar. Era tambm uma personalidade poltica de certa influncia, cuja carreira iniciou-se com a expulso do Exrcito em 1922, por envolvimento nas revoltas militares contra o presidente Artur Bernardes. Levy formou-se em engenharia no Instituto Eletrotcnico e Mecnico de Itajub (MG), em 1925, e, aps a anistia promulgada pela Revoluo de 1930, voltou carreira militar e sempre esteve envolvido com obras de engenharia, civis e ferrovirias. Foi nomeado representante do Ministrio da Guerra junto ao Conselho Nacional do Petrleo (CNP), em 1945, e chefe da Comisso de Estudo do Oleoduto Santos - So Paulo - Campinas, do CNP, entre 1946 e 1947. Ao longo do tempo, ocupou vrios cargos de relevo no setor estatal de petrleo, sendo presidente da Petrobras entre 1954 e 1956 e superintendente do seu Departamento Industrial entre 1965 e 1967. O que poderia parecer uma influncia indevida do regime militar em uma associao privada terminou representando um momento importante de sua histria. A gesto de Artur Levy marcou, por exemplo, o primeiro envolvimento direto da Petrobras com a normalizao brasileira: ele praticamente saiu do Departamento Industrial da estatal para a presidncia da ABNT.

Em sua gesto tambm ocorreu a primeira mudana importante na sistemtica de trabalhos da ABNT, com a criao dos primeiros Comits Brasileiros, em 1968. Eram 17 no total, e a ABNT adotava, afinal, o modelo dos Comits Tcnicos Setoriais da ISO. O ano de 1968 tambm foi marcado pela transferncia para um novo endereo do escritrio em So Paulo, que durante muitos anos funcionou em um andar emprestado do Edifcio Banespa. As novas instalaes em So Paulo eram localizadas no prdio da Rua Marqus de Itu, 88. A sede da ABNT continuava no Rio de Janeiro, mas novas delegacias foram criadas nos estados de Minas Gerais, Bahia, Rio Grande do Sul e no Distrito Federal. Nos primeiros anos da nova dcada, a presidncia a BNT ontinuou ob esponsabilidade d A c s ar de personalidades de destaque nos meios polticos, como o engenheiro Plnio Cantanhede, cuja gesto se estendeu de 1970 a 197433. Nesse perodo, o Conselho Diretor da ABNT era composto, em primeiro lugar, por trs representantes do governo, indicados pelos ministrios do Planejamento, da Indstria e Comrcio e do Estado Maior das Foras Armadas. Quanto aos scios mantenedores, seus representantes provinham de uma lista seleta de entidades estatais e privadas: a Federao das Indstrias do Estado de So Paulo (Fiesp), o Banco Nacional de Desenvolvimento Econmico (BNDE), a Companhia Energtica de So Paulo (Cesp), a Petrobras, a Light, o Sindicato da Indstria Automobilstica, a Companhia Energtica de Minas Gerais (Cemig) e a Companhia Siderrgica Paulista (Cosipa). Os scios coletivos indicados eram o Centro Tecnolgico da Aeronutica, o Sindicato da Construo Civil e a Eucatex (Relatrio da Diretoria, ABNT, Rio de Janeiro, 1970). O envolvimento com a gesto da ABNT continuava sendo uma funo buscada por organizaes privadas e pblicas de prestgio. No ano de 1970, entre os documentos aprovados com mais alta numerao, a Norma Brasileira 170 tratava da numerao de eletrodos

33 Formado em engenharia em 1931, ainda jovem Cantanhede ocupou vrios cargos de relevo no governo Vargas, como a presidncia da Caixa de Aposentadoria e Penses dos Estivadores e do Instituto de Aposentadoria e Penses dos Industririos (IAPI). Foi ainda presidente do Conselho Nacional do Petrleo (CNP), diretor do BNDES e diretor da Companhia Siderrgica Paulista (Cosipa). Continuou sua carreira de destaque tambm sob o regime militar, sendo nomeado prefeito de Braslia (19641967) e, mais tarde, presidente da Companhia Siderrgica Nacional (1974-1979).

58

e da designao de vlvulas eletrnicas. A numerao dos Mtodos Brasileiros chegava a 461 (Identificao do contedo no fibroso de matrias txteis) e a Especificao Brasileira 240 definia as caractersticas das espumas flexveis de polister. A Terminologia Brasileira 57 tratava dos tipos de alumnio e suas ligas, e a Simbologia Brasileira 7 estabelecia os sinais grficos para o desenho de circuitos eltricos. No simples a transformao dessas numeraes especficas em um acervo de normas, mas elas sugerem um acervo global pouco superior a mil documentos. Tambm sob a presidncia de Plnio Cantanhede, a ABNT reportava uma participao relativamente intensa nos comits da ISO. Os relatrios desse perodo trazem uma longa lista de tcnicos e especialistas responsveis pela definio do chamado ponto de vista do Brasil nos projetos em debate nos Technical Committees. Em termos financeiros, as receitas provenientes da concesso de marcas de conformidade j representavam 54% do oramento da ABNT, enquanto as contribuies regulares e especiais perfaziam 42%. Nesse ponto, contudo, um sinal problemtico comeava a ser notado: a concentrao dessas receitas na certificao de apenas um produto extintores de incndio -, que j alcanava 38 empresas. Oficialmente, as despesas de pessoal eram mantidas em patamar perfeitamente aceitvel, representando cerca de 60% do total (Relatrio da Diretoria, ABNT, Rio de Janeiro, 1973). Ao longo desses anos, portanto, a ABNT nunca teve problema de acesso aos centros de deciso poltica do Estado e pde sempre contar, em seus rgos de direo, com representantes das maiores empresas brasileiras. Como entidade privada, sentia os reflexos inevitveis da conjuntura econmica, mas dispunha de porta-vozes importantes, caso fosse necessria a ajuda governamental. Seus problemas eram de outra natureza. Tal como foi documentado no Captulo 3, o rpido avano da normalizao internacional nos anos 1960, em termos quantitativos e qualitativos, tornava insuficiente, por comparao, a produo de normas no Brasil.

A prpria estrutura da economia brasileira no ajudava. As empresas, protegidas da competio externa e contando com mercados limitados, no tinham razes prticas para um envolvimento mais intenso no processo de normalizao. Nem mesmo a presena de multinacionais alterava esse cenrio. No caso da indstria automobilstica, determinada empresa trazia suas prprias normas e fechava acordos especiais de fornecimento com as indstrias de autopeas, s quais cabia a tarefa de lidar com a multiplicao de especificaes para os milhares de componentes de um automvel. Apenas a globalizao e o carro mundial vieram amenizar essa tendncia34. Uma alternativa evidente quela altura seria ampliar o envolvimento do Estado na promoo do desenvolvimento tecnolgico e, por decorrncia, elevar o nvel de recursos humanos e financeiros dedicado normalizao. Ao final dos anos 1960, contudo, o governo brasileiro apenas comeava a incorporar tal objetivo estratgico. Seria ainda necessrio criar novos instrumentos para influir efetivamente nesse campo. De todo modo, a mudana no patamar da atividade da ABNT no incio dos anos 1970 merecia um interessante registro pessoal de Pereira de Castro, que destacava a fervilhante atividade de dezenas de comisses tcnicas que ocupam em rodzio as salas de reunio da agncia da ABNT em So Paulo. (CASTRO, 1973, p. 6). Ele notava tambm uma reduo da participao dos laboratrios e institutos tecnolgicos na ao da ABNT, mas, dessa vez, por razes bem positivas. O esforo de criao de normas sobre materiais disponveis no mercado interno havia completado o seu curso e crescia a nfase na elaborao de normas interindustriais, que assumiam a forma de uma barganha entre fornecedores e compradores. Neste caso, contudo, a participao do tcnico continuava limitada ao esclarecimento de questes gerais de tecnologia. Naquele incio de dcada, Pereira de Castro previa a recuperao da importncia dos

34 Informao verbal obtida em entrevista concedida por Vitor Jardim, um engenheiro com longa carreira tcnica e executiva na ABNT, em setembro de 2010.

59

8 Reunio Geral da ABNT, em 1950, no Rio Grande do Sul

60

laboratrios de ensaios para a normalizao nacional. Seria uma consequncia natural da preeminncia do consumidor individual sobre os consumidores institucionais e industriais:
E no s porque na medida em que as populaes se tornam mais educadas, elas passam a ser mais exigentes nas suas compras, mas tambm porque existe um interesse social ligado a uma boa aplicao dos oramentos individuais, os quais, somados, correspondem a uma respeitvel parcela da despesa nacional. Portanto, um sistema de normas que permita a cada consumidor individual uma escolha racional em cada uma de suas compras corresponder a um efetivo progresso econmico para a nao. (CASTRO, 1973, p. 7).

Nas condies brasileiras, Pereira de Castro previa a necessidade de milhares de normas, incluindo aquelas relativas a materiais de construo, objeto de aquisio individual no Brasil, e as normas de desempenho do produto. Os mtodos e instrumentos necessrios para testar os produtos demandariam extensos programas de pesquisa dos laboratrios tecnolgicos, alm, naturalmente, de um programa de certificao da conformidade, organizado em torno de um nmero de grandes instituies de referncia. De acordo com Pereira de Castro, um papel importante caberia ao organismo de normalizao:
[ele] faz a gerncia do programa de certificao, credencia laboratrios independentes e incentiva sua constituio, porm condiciona o credenciamento destes permanente inspeo pelos laboratrios de referncia. (Id., Ibid.).

Mesmo sendo inevitvel uma interveno do governo na organizao dessas atividades, Pereira de Castro sugeriu que a ABNT se adiantasse aos fatos e criasse um rgo responsvel pelas questes relativas aos consumidores individuais, uma espcie de Conselho para Assuntos do Consumidor, em que participassem entidades do comrcio, fornecedores do Estado, empresas de servios bsicos etc. Haveria a necessidade de financiamento oficial na fase inicial de implantao do sistema, mas o objetivo seria conquistar o autofinanciamento. Os primeiros anos da dcada de 1970, contudo, no foram muito diferentes do

panorama da dcada anterior. O nmero de normas publicadas atingiu um nmero mais elevado em 1972, com a publicao de mais de duas dezenas de documentos, mas a mdia global at o incio do governo Geisel (19741979) no estava muito distante do patamar histrico da ABNT. O banco de dados da ABNT passou a registrar normas relativas a espumas flexveis de polister (EB-240, 1970), compostos vulcanizados de borracha (MB-565, 1970) e viscosmetros cinemticos (EB-316, 1972). No ano seguinte, foram editadas normas relativas destilao de produtos de petrleo a presses reduzidas (MB-890) e determinao da corrosividade em combustveis para turbinas de aviao (MB-453). Apenas em 1973 surgiu um sinal mais forte: neste ano, 93 normas tcnicas foram editadas no Brasil pela ABNT. O ano de 1973 revelou-se um marco por motivos ainda mais relevantes. Aps um perodo de estudos legais e tcnicos liderados pelo Ministrio da Indstria e Comrcio e nos quais o prprio Pereira de Castro teve o seu papel, o governo federal decidiu reformular completamente a legislao relativa metrologia, normalizao e qualidade. Em resposta s necessidades criadas por projetos ambiciosos, como a explorao de petrleo no mar, a criao da indstria nuclear e a expanso do setor siderrgico, o Estado promoveria um investimento agressivo no desenvolvimento tecnolgico. Ao final do governo Mdici (1969-1973), o ministro Pratini de Morais assinaria a legislao prevendo a criao do Sistema Nacional de Metrologia, Normalizao e Qualidade Industrial (Sinmetro). Sob sua gide, a pesquisa cientfica na rea de metrologia no Brasil ganharia uma infraestrutura moderna, a adoo das tcnicas de gesto da qualidade pelo setor privado receberia o apoio necessrio e a normalizao seria incorporada aos objetivos estratgicos do governo. A nova poltica integrada para as trs reas representava uma soluo ambiciosa em termos mundiais, mas no era difcil perceber uma dificuldade. Os laboratrios de metrologia

61

seriam apenas mais alguns rgos incorporados estrutura do governo e os custos com consultores e cursos sobre qualidade poderiam ser facilmente suportados por programas de fomento, mas a ABNT continuava sendo uma entidade privada. Possua estatutos prprios e suas regras de funcionamento, baseadas no consenso tcnico, tinham pouca relao com os padres de deciso do setor pblico, baseados no princpio da autoridade. As dificuldades enfrentadas pela operao prtica do Sinmetro em sua primeira dcada de existncia sero examinadas mais frente, mas

desde logo se deve registrar seu impacto direto sobre a ABNT. O governo brasileiro entendeu, sobretudo a partir de 1974, que a expanso das atividades previstas no novo sistema exigia uma interveno mais direta e resultados rpidos e, assim, passou a considerar o projeto de estatizar a prpria atividade de normalizao, sob o comando direto do novo Instituto Nacional de Metrologia, Normalizao e Qualidade Industrial (Inmetro). Sintomaticamente, a gesto de Luiz Verano35, entre os anos de 1975 e 1977, marcava o fim do perodo em que personalidades polticas de maior relevncia ocupavam a presidncia da Associao.

35 Verano, mineiro de Itajub, formou-se pelo Instituto Eletrotcnico e Mecnico (atual Escola Federal de Engenharia) e teve uma longa carreira no setor privado antes de assumir o cargo de diretor superintendente geral da Usiminas, sendo tambm o idealizador da Usiminas Mecnica S.A (Usimec) e seu primeiro presidente. Durante o governo de Aureliano Chaves em Minas Gerais, foi secretrio estadual da Indstria, Comrcio e Turismo e, em abril de 1975, foi nomeado prefeito de Belo Horizonte, cargo que ocupou at 1979. Alm de presidente da ABNT, Verano foi tambm vice-presidente da Associao dos Exportadores Brasileiros e diretor da Federao das Indstrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG).

62

63

64

Norma, Tecnologia e Indstria


A deciso, tomada em 1973 pelo Governo Federal, criando um sistema integrado para as polticas de metrologia, normalizao e qualidade, alterou profundamente o ambiente institucional em que a ABNT vivera at aquele momento. Ela merece, portanto, uma anlise mais extensa, capaz de recobrir suas mltiplas dimenses. Para comear, uma interveno mais direta do Governo na promoo do desenvolvimento tecnolgico representava o abandono da postura quase liberal mantida ao longo das dcadas de 1950 e 1960, quando o crescimento industrial brasileiro e, portanto, as decises sobre tecnologia eram deixadas por conta das empresas, pblicas e privadas. A ABNT daquelas dcadas era, ao mesmo tempo, um produto e uma vtima dessa abordagem mais liberal e precisou, a partir de 1973, responder a essa mudana. A legislao de 1973 possua ainda outra implicao relevante para a ABNT. Ela indicava que o Governo Federal no apostava em uma articulao natural e harmoniosa entre o desenvolvimento da metrologia cientfica, a atividade de normalizao e a difuso das tcnicas da qualidade, tal como ocorrera nas naes industrializadas. Na prtica, esses trs domnios so conceitualmente diversos e sua articulao natural depende de fatores institucionais e culturais complexos. Tal articulao requer, sobretudo, um razovel tempo histrico: entre o estabelecimento da IEC e a fundao da ISO passaram-se vrias dcadas e duas guerras mundiais. O que parecia o fruto de um mero exerccio da racionalidade econmica e organizacional era, na verdade, o produto secular de mudanas econmicas em escala global. A criao do Sistema Nacional de Metrologia, Normalizao e Qualidade Industrial (Sinmetro) mostrava que o Governo Federal no ia esperar por esse fruto da histria e queria acelerar o processo. O conceito de sistema, contudo, enganoso. Apela existncia de um conjunto de elementos organizados por um propsito comum, mas omite a informao mais relevante: qual ser a lgica da subordinao de suas peas. A ABNT continuava a funcionar de acordo com as demoradas regras do consenso obtido entre atores sociais e econmicos que se aceitavam como relativamente iguais. O Sinmetro, em contrapartida, parecia desenhado para emitir ordens, uma impresso reforada pelo momento poltico vivido pelo pas. Por fim, no caso especfico da normalizao, o diagnstico oficial era particularmente delicado. A questo no era mais saber se o desenvolvimento da normalizao havia sido adequado no passado, mas como o Brasil recuperaria seu atraso para aproveitar as oportunidades do futuro. No auge do regime militar, era natural apostar na soluo representada pelas instituies governamentais e pela vontade poltica do Estado nacional, uma vez que o modelo adotado at aquele momento a mobilizao do esforo privado falhara justamente pelo escasso interesse privado no assunto. A nova equao brasileira seria formada, assim, por um investimento substancial em pesquisa cientfica e tecnolgica, bem como por

Captulo 5

65

decises de poltica econmica que levassem as empresas a ativar o processo de normalizao. Equaes polticas e sociais no tm, obviamente, o mesmo rigor das equaes matemticas. A soluo adotada em 1973 viveria bons e maus momentos, e o peso especfico de cada um de seus elementos sofreria variaes induzidas pelo ambiente poltico e econmico. Para a ABNT, foram anos de desafios e turbulncias.

Autonomia tecnolgica e normalizao


Os primeiros componentes do projeto oficial de autonomia tecnolgica podem ser atribudos, na verdade, reforma da administrao pblica formulada ao final do governo Castello Branco (1964-1967) e executada, de fato, pelo governo Mdici (1969-1974). O planejamento e a execuo das polticas pblicas foram aperfeioados pela concesso de maior autonomia gerencial e independncia financeira (DIAS, Jos de Nazar Teixeira, 1968). Os problemas de pessoal e de investimento dos institutos e centros de pesquisa do Governo Federal, alguns deles com dcadas de existncia, no seriam resolvidos do dia para noite, mas ao menos foram criadas novas oportunidades de atuao para cientistas, engenheiros e gerentes. O Instituto Nacional de Tecnologia (INT), um parceiro histrico da normalizao brasileira, ganhou um fundo prprio de financiamento e um programa atualizado de trabalho. O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) foi criado em 1970, na gesto do ministro da Indstria e Comrcio, Pratini de Morais, e o Instituto Nacional de Pesos e Medidas (INPM) foi autorizado a instituir, em 1971, um grupo de trabalho interno para estudar os obstculos ao desenvolvimento da normalizao e da metrologia no pas. O relatrio final expunha fatos bem conhecidos: as empresas e a sociedade possuam pouca informao sobre os benefcios econmicos da normalizao, havia uma carncia de recursos humanos no setor e faltava ao pas um laboratrio metrolgico de alto nvel. No campo

da metrologia legal, houve uma primeira meno necessidade de legislar sobre os equipamentos e produtos que trouxessem riscos para a sade ou para a segurana pblica. O aspecto principal do relatrio, contudo, foi a recomendao de instituir um novo quadro legal para a metrologia e a normalizao no Brasil36. Sem a necessidade de negociar Projetos de Lei com o Congresso ou com a sociedade, o Governo passou com rapidez da formulao legislao. Por sinal, antes mesmo da integrao das polticas de metrologia, normalizao e qualidade, ainda em 1972, as atividades de planejamento na rea tecnolgica foram atribudas, no mbito do Ministrio da Indstria e Comrcio, a um rgo crucial para a histria da ABNT naqueles anos, a Secretaria de Tecnologia Industrial (STI). Seu primeiro titular, Luiz Correa da Silva, no tinha uma viso ideolgica de sua misso (1973). No seu entender, o problema real era o impacto das taxas elevadas de crescimento sobre a importao de tecnologia. As estimativas para o incio da dcada de 1970 apontavam para um dficit, gerado por despesas com royalties e assistncia tcnica, de 500 milhes de dlares. Para Correa da Silva, tratava-se de mudar essa situao, aproveitando a complexidade do parque industrial brasileiro e o crescimento do comrcio internacional. Essa foi a origem do Plano Bsico de Desenvolvimento Cientfico e Tecnolgico (PBDCT), elaborado com ajuda da UNIDO e publicado em 1973. O Sistema Nacional de Tecnologia proposto pelo plano tinha como linhas fundamentais o desenvolvimento de novas tecnologias (na prtica, energia nuclear) e de setores industriais intensivos em tecnologia (como eletrnica e aeronutica, por exemplo), o estmulo pesquisa nas empresas pblicas e privadas, bem como a consolidao da estrutura de pesquisa tecnolgica na rea governamental. Foi ainda previsto um Sistema Nacional de Informao Cientfica e Tecnolgica, como resultado da expanso das atividades relacionadas propriedade industrial, metrologia, normalizao e certificao de qualidade industrial (PBDCT, 1993, p. 10).

36 Na verdade, o setor privado tambm comeava a se mover. O processo de importao de tecnologia j havia superado sua fase mais fcil e processos produtivos mais complexos no podiam ser assimilados sem avanos em metrologia, normalizao e qualidade. (DIAS, Jos Luciano, 2007, p. 108-109).

66

67

O oramento do Plano para o binio 1973-1974 chegava a 700 milhes de dlares, em valores da poca uma soma bastante elevada. Desse total, os programas de tecnologia conduzidos pelo Ministrio da Indstria e Comrcio receberiam quase 80 milhes de dlares. A STI seria a responsvel pela gesto dos recursos e pela coordenao das instituies a cargo dos diversos programas. A mudana legal viria por meio da soluo integrada: a criao do Sinmetro. Publicada em 11 de dezembro de 1973, a Lei n 5.966 atribuiu ao Sistema a finalidade de formular e executar a poltica nacional de metrologia, normalizao industrial e certificao de qualidade de produtos industriais. Na sua cpula, estava o Conselho Nacional de Metrologia, Normalizao e Qualidade Industrial (Conmetro), responsvel pela elaborao da poltica nacional para a metrologia, pelo estmulo normalizao voluntria e pela fixao de critrios e procedimentos para a certificao da qualidade de materiais e produtos. Ele assumia a forma de um grande colegiado de ministros e representantes do empresariado, cujo trabalho tcnico seria conduzido por meio de cmaras setoriais. Para a execuo das polticas, foi criado o Instituto Nacional de Metrologia, Normalizao e Qualidade Industrial (Inmetro), com funes bem mais extensas do que o INPM, que seria extinto aps instalao oficial do novo rgo. O novo Instituto seria responsvel no apenas pela conduo de um verdadeiro programa cientfico, em um centro de pesquisas prprio, mas tambm deveria ser o agente governamental no fomento da normalizao voluntria, consolidar os regulamentos tcnicos e normas compulsrias editadas pelo governo, alm de administrar o Sistema Brasileiro de Certificao da Qualidade.

Nada havia de similar no mundo, mas a ousadia se justificava pela necessidade de queimar etapas37. No se podia, entretanto, dizer que se tratava de voluntarismo do Governo Federal. O projeto de autonomia tecnolgica iniciado na dcada de 1970 era perfeitamente compatvel com a estrutura de cincia e tecnologia existente no pas. Havia experincia acumulada no financiamento do ensino superior e da pesquisa bsica pelo Conselho Nacional de Pesquisa Cientfica (CNPq) e pela Coordenao de Aperfeioamento do Pessoal de Nvel Superior (Capes). A Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) comeava a apoiar a absoro de capacidade na rea de consultoria e engenharia (DIAS, Jos Luciano, 1998a), e os cursos de ps-graduao estavam em pleno crescimento no pas. Estava em vigor um plano de desenvolvimento cientfico e tecnolgico, e o Fundo Nacional de Desenvolvimento Cientfico e Tecnolgico (FNDCT) contava com recursos abundantes. Seus principais elementos poderiam no possuir a articulao ideal, mas o Brasil podia ser comparado favoravelmente com qualquer outra nao em desenvolvimento. Nem mesmo um regime autoritrio est livre, contudo, de transies de poder, e o ministro da Indstria e Comrcio, Pratini de Morais, uma personalidade de convices mais liberais, praticamente encerrou sua gesto com a publicao da nova lei. A gesto das novas instituies caberia a outras pessoas e a outro ministro, o industrial nacionalista Severo Gomes. O que poderia ser apenas um sistema articulado, sob um administrador mais convencional, transformou-se em um instrumento de ativismo governamental na gesto do escolhido por Severo Gomes para comandar a STI entre os anos de 1974 e 1979: o engenheiro Jos Walter Bautista Vidal38.

37 A direo do INPM, por exemplo, era ctica e tentou convencer o Secretrio de Tecnologia Industrial a mudar de ideia. No conseguiu. (Informao verbal obtida em depoimento de Armnio Lobo da Cunha Filho ao CPDOC/Inmetro, 1996). 38 Nascido na Bahia, Bautista Vidal formou-se em engenharia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 1958 e estagiou no Centro Brasileiro de Pesquisas Fsicas (CBPF) entre 1960 e 1961. Completou sua ps-graduao em energia nuclear na Universidade de Stanford e retornou ao Brasil em 1963, para participar da criao do Centro de Pesquisa Geofsica da Petrobras na Bahia e dirigir o Departamento de Fsica da UFBA. Sua viso particular sobre absoro de tecnologia consolidou-se justamente nos anos seguintes, quando acompanhou a instalao do Plo Petroqumico de Camaari, na condio de Secretrio de Cincia e Tecnologia do governo Lus Vianna Filho (1966-1970). Naquela poca, ns fundamos o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento (Ceped) e eu comecei a me ligar ao campo energtico especfico por meio da Petrobras, formando esse grupo de geofsicos que se radicou na Universidade em convnio com a Petrobras. Foi desde essa poca, em 70, 71. J havia Camaari, j havia o centro industrial de Aratu, mas todos conduzidos sobre a gide de companhias estrangeiras, alems, japonesas, norte-americanas. E ns fomos para a Secretaria exatamente para nacionalizar, para transformar aquilo em uma ao efetiva da Petrobras. Porque era a Petrobras que conduzia o processo e tinha muito o esprito de trazer companhias do exterior para o Brasil, para se valer do conhecimento tecnolgico, mas, na minha maneira de pensar, aquilo era um equvoco, porque, sem a tecnologia prpri a, era muito difcil voc construir indstrias competitivas, no ? Ento, a minha ao na rea tecnolgica, de interao com as empresas, comeou com a fundao desse centro de tecnologia industrial montado no Estado da Bahia, o Ceped. (Informao verbal obtida em depoimento de Armnio Lobo da Cunha Filho ao CPDOC/Inmetro, 1996).

68

Havia a inteno declarada de intervir sobre o processo de aquisio de tecnologia por meio da anlise dos projetos de investimento apresentados pelas empresas privadas ao Conselho de Desenvolvimento Industrial (CDI) e pela influncia direta sobre as grandes empresas estatais, as maiores compradoras de tecnologia no Brasil. A Petrobras, a Eletrobras e outras estatais deveriam usar seu poder de compra para estimular a absoro e o desenvolvimento de tecnologias nacionais. Os financiamentos e os incentivos fiscais disposio do CDI seriam destinados preferencialmente a empresas e projetos que transferissem tecnologia ao pas, de acordo com as diretrizes formuladas pelo governo. Com a mudana de governo, os recursos destinados ao desenvolvimento tecnolgico foram tambm ampliados. O oramento do II PBDCT (1974-1979) previa gastos de 500 milhes de dlares apenas com os programas de tecnologia industrial entre 1975-1977, mais do que o dobro dos valores do primeiro plano. Nesse conjunto de recursos, o item de maior peso ainda era desenvolvimento cientfico e formao de recursos humanos, rubrica onde estavam includos o financiamento dos centros de pesquisa cientfica e os recursos dedicados ps-graduao. A rea de tecnologia industrial, contudo, vinha logo a seguir e deveria receber, quando computados os fundos especiais, um valor aproximado de 167 milhes de dlares no trinio 1975-1977, quase 19% do total de todos os oramentos39. Nos termos do II PBDCT, esses recursos deveriam ser utilizados de acordo com trs linhas bsicas de ao: consolidao da infraestrutura da tecnologia industrial; apoio empresa nacional e aos setores industriais prioritrios; e promoo do uso conveniente dos recursos do pas. No caso especfico da Secretaria de Tecnologia Industrial, a nfase recairia, alm

de nos tradicionais projetos de equipamento de laboratrios e treinamento de pessoal, nos projetos de normalizao industrial e de criao de capacidade nas reas de inspeo e certificao da qualidade. As reas de maior interesse para a normalizao industrial eram os produtos siderrgicos, a construo naval, a indstria txtil, os condutores eltricos, as mquinas-ferramenta, as tintas, os fios de algodo, as embalagens para produtos de exportao, os contineres etc. (DIAS, Jos Luciano, 1998a, p. 176). A normalizao de contineres, por sinal, representava um caso clssico do impacto da atividade sobre o comrcio exterior, e a iniciativa brasileira representava um alinhamento significativo com a normalizao internacional (MURPHY e YATES, 2009, p. 50-62). fcil concluir que um governo apenas no seria suficiente para realizar tal programa. O INPI, por exemplo, passaria os anos seguintes convivendo com complicaes burocrticas em nada compatveis com uma entidade devotada informao tecnolgica40. Em outros casos, houve mesmo conflitos de natureza ideolgica em torno dos objetivos de certos programas41. No mbito do Sinmetro, o Laboratrio Nacional de Metrologia (LNM), localizado em Xerm, no estado do Rio de Janeiro, no seria completado, evidentemente, no perodo de uma gesto presidencial. As obras civis foram apenas iniciadas em 1975 e, no incio da dcada seguinte, o LNM era ainda um conjunto de prdios de laboratrios desprovidos de equipamentos ou pessoal. Quanto normalizao, as atividades teriam de esperar pela efetiva instalao do Conmetro, no segundo semestre de 1975.

Sob o regime militar


A primeira resoluo do Conmetro, publicada em 31 de outubro de 1975, j representava certa invaso nos domnios da normalizao:

39 Os fundos especiais eram geridos pela Finep, pelo BNDE, pela Capes e pelo CNPq. Somados aos recursos oramentrios, totalizavam 900 milhes de dlares no trinio. (DIAS, Jos Luciano, 1998a, p. 175). 40 O sucessor de Vidal na STI, Jos Israel Vargas, descreve: [...] o caso do INPI era a situao mais escandalosa. Os funcionrios do INPI eram pagos contrarrecibo, eles no podiam ser contratados nem como CLT, nem casar, nem morrer. Eu fui tratar desse assunto com o todo poderoso ministro do Planejamento, porque todo o poder na rea de tecnologia industrial havia sido transferido para mim pelo ministro Camilo Pena. Voc tinha uma situao intolervel. Um instituto que, como o Banco Central, autorizava a transferncia de recursos, aprovava ou no os contratos de tecnologia, e em geral carimbava, porque os grandes compradores de tecnologia eram as empresas estatais. Fui ao ministro do Planejamento. Ele me ofereceu, pondo disposio do INPI, os engenheiros dos antigos Correios e Telgrafos que estavam disposio do DASP. Eu disse: no quero. (Informao verbal obtida em entrevista concedida por Jos Israel Vargas, em janeiro de 2007). 41 Trata-se do conflito em torno do Centro de Informaes Tecnolgicas. (DIAS, Jos Luciano, 1998a, p. 115).

69

determinava que o INPM teria 30 dias para definir as especificaes relativas a embalagens para uso domstico de produtos inflamveis no derivados do petrleo a conhecida garrafa de lcool vendida em supermercados. Nenhuma palavra sobre a ABNT. A Resoluo n 3, da mesma data, estabelecia que Norma Brasileira era toda e qualquer norma aprovada pelo Conmetro. A norma voluntria no Brasil deveria receber a chancela do governo para ser considerada como tal. A Resoluo n 6, de 31 de dezembro, estabelecia uma nova classificao das Normas Brasileiras: NBR-1 (uso compulsrio em todo o pas); NBR-2 (normas referendadas, para uso do setor pblico); NBR-3 (normas voluntrias, registradas pelo Inmetro); e NBR-4 (normas probatrias, de uso experimental, tambm registradas pelo Inmetro). Naturalmente, o INPM exerceria as funes executivas do Inmetro enquanto este no fosse oficialmente instalado. A ABNT foi tambm assunto da Resoluo n 7, de dezembro de 1975, que apenas identificava a entidade como parte do Sinmetro, autorizava o Inmetro a firmar convnios para estimular as atividades de normalizao voluntria e a autorizar seu funcionamento como foro do Sistema para a harmonizao do interesse pblico, das empresas industriais e do consumidor de acordo com as diretrizes e critrios aprovados pelo Conmetro. A definio desses critrios exigiria ainda alguns meses. Eles foram expostos na Resoluo n 8, de 1975, mas publicados apenas em 29 de abril de 1976. No estilo legislativo caracterstico da poca, era uma longa lista de critrios e diretrizes:
Harmonizao das normas no plano nacional com a indispensvel compatibilidade com os interesses nacionais; defesa da sade e da segurana do usurio; fortalecimento da tecnologia nacional; utilizao de tecnologia vivel no pas, proteo do meio ambiente; utilizao, sempre que possvel e conveniente, de matrias-primas nacionais; atendimento legislao metrolgica; defesa do consumidor; representao dos interesses do sistema produtivo, dos consumidores, do governo e do sistema nacional de produo de tecnologia; existncia de consenso no mbito dos

respectivos fruns; estabelecimento de uma sadia competio de mercado; elevao da eficincia do sistema produtivo nacional; harmonizao no nvel internacional dentro das condicionantes impostas pelos interesses nacionais, tendo em vista as benficas consequncias dessa poltica para o comrcio exterior; e considerao, quando necessrio, na anlise das normas, dos aspectos culturais e socioeconmicos regionais.

No satisfeitos em fixar nada menos que 14 critrios diferentes para o registro de uma Norma, os autores da Resoluo ainda promoveram uma distribuio precisa destes critrios pelos quatro tipos de Norma Brasileira previstos pelo Sinmetro42. Caberia ao INPM, por meio da Resoluo n 10/1975, publicada em abril de 1976, registrar e classificar as Normas Brasileiras de acordo com tais critrios. Em um plano mais operacional, os projetos de normalizao para os setores siderrgico, mecnico, naval, aeronutico e eletroeletrnico foram definidos em 1976. Diante dessas intenes impressionantes, resta apenas o comentrio habitual: no Brasil, governos podem muito, mas no podem tudo. O Sinmetro dispunha de extenso aparato legal e institucional, mas a mera autoridade poltica no bastava para garantir sua operao eficaz. O caso mais evidente era a prpria transformao do INPM em Inmetro, que consumiu vrios anos e no foi concluda na gesto de Bautista Vidal na Secretaria de Tecnologia Industrial. Para suprir essa deficincia, a responsabilidade executiva pela rea de normalizao e qualidade terminou transferida para a prpria Secretaria. O credenciamento de entidades junto ao Sinmetro foi regulado apenas em dezembro de 1977 e, somente em junho de 1978, cinco anos aps sua criao, o Conmetro aprovaria a primeira norma compulsria, a NBR 5929, relativa a motores a lcool. No caso da normalizao, vale a pena examinar os consideranda da Resoluo n 5, publicada em 25 de outubro de 1976 um notvel testemunho de modstia governamental no Brasil. O texto, assinado pelo ministro Severo Gomes, reconhece o bvio: era grande o acervo

42 Segundo a base de dados legislativos do Inmetro, essa Resoluo s foi revogada em 1997.

70

de normas existentes que no se enquadravam na diretriz para o preparo de normas aprovadas pelo prprio Conmetro, e seu enquadramento na mesma diretriz exigia gastos elevados. O ministro, ento, resolve que as normas j existentes seriam reconhecidas como Normas Brasileiras e, quando fossem registradas no INPM, teriam apenas uma pgina de rosto padronizada de acordo com o novo sistema. Fixava um prazo at 31 de dezembro de 1977 para a adequao das normas nova sistemtica. A essa altura, as dificuldades em harmonizar os dois sistemas de normas, um organizado h dcadas pela ABNT e outro promovido pela nova legislao, assumiam traos curiosos. Como lembra o engenheiro Vitor Jardim, um tcnico de longa trajetria na ABNT, no se fazia ideia do nmero de normas constantes no acervo da instituio e corria-se o risco, ao tornar compulsria a nova numerao patrocinada pelo Governo, de que normas diferentes recebessem o mesmo nmero. A soluo, ao mesmo tempo engenhosa e irnica, sugerida por Jardim, foi comear a nova srie pelo nmero 5000. Assim no haveria o menor risco de coincidncia43. De fato, no texto da Resoluo n 6, de outubro de 1976, consta o numeral como ponto de partida do registro no Inmetro. Neste ponto, conveniente deixar um pouco de lado as dificuldades do Governo no manejo do Sinmetro e examinar a situao interna da prpria ABNT que, a julgar pela legislao analisada at aqui, pouca confiana merecia do Governo. Este exame muito facilitado por um relatrio interno da ABNT, datado de outubro de 1975 e assinado pelo engenheiro Jorge Cintra. Ele apresenta uma anlise crtica da Associao. Faltava, por exemplo, espao para biblioteca em uma instituio cuja misso era a guarda de documentos tcnicos, e no havia sequer um catlogo publicado das Normas Brasileiras em vigor. Tambm no havia critrios tcnicos para a admisso de pessoal, inclusive no que se refere documentao funcional, enquanto o setor de atendimento ao pblico era ocupado por auxiliares de escritrio. Os salrios eram fixados

sem qualquer relao com o mercado de trabalho e no havia controle dos horrios de trabalho. Nas delegacias estaduais, existia uma centralizao indevida das atividades no chefe do escritrio e foi registrado o uso das instalaes da ABNT para atividades particulares. O oramento da entidade era um caso parte. Segundo Cintra, ele era executado de modo inadequado e no havia contabilidade profissional ou auditoria dos balanos. No havia tambm um sistema de arquivamento de informaes sobre o passado, o que ajuda a explicar a ausncia de dados financeiros nos relatrios de atividades mais antigos. Por fim, no existia qualquer controle sobre a situao das contribuies dos scios. No havia condies de afirmar nem qual era o nmero exato de scios ativos, nem o estoque de publicaes de normas existente um dos principais ativos financeiros da ABNT. Cintra no se furta sequer a mencionar as suspeitas de desvios. No que se refere ao trabalho de elaborao de normas tcnicas, o relatrio de Cintra tambm era contundente:
Em concluso, os trabalhos desenvolvidos atenderam plenamente aos objetivos, tanto no que tange reestruturao, quanto ao incio da dinmica de elaborao de normas. Estas, entretanto, s sairo em maior nmero na medida em que houver convnios ou novos mecanismos que foram estabelecidos, o que depende de financiamentos muito superiores aos atualmente disponveis. O apoio total a essa atividade por parte dessa Secretaria s ser completo quando a ABNT estiver em condies financeiras de suportar todo aquele pessoal e alugar reas adicionais para que todos os CB possam contar com sua prpria secretaria. (ABNT, Relatrio, 1975).

Olhando o assunto em retrospecto, no h necessidade de um rigor excessivo com a situao organizacional da ABNT. O panorama oferecido pelas instituies estatais de pesquisa no era to diferente e no se deve perder de vista que a ABNT, na passagem para a dcada de 1960, viveu uma transio administrativa importante. As longas gestes dos primeiros presidentes - como Torres e Ferraz - foram substitudas por mandatos de menor extenso,

43 Informao verbal obtida em entrevista concedida por Vitor Jardim, em setembro de 2010.

71

o que contribuiu para a reduo de algum controle gerencial. Alm disso, a escolha de personalidades polticas de perfil elevado para o comando desse tipo de instituio certamente garante acesso ao poder, mas presidentes com este perfil tambm no tm motivos para encarar seu mandato na ABNT como um estgio de alta relevncia para suas carreiras. No incio da dcada de 1970, a ABNT precisava mais de gestores eficientes, com foco na instituio, do que de lderes polticos ou empresariais. De toda forma, esse era o esprito do processo de reestruturao exposto no Relatrio da Diretoria de 1976, sob a presidncia de Luiz Verano e com a Secretaria-Geral a cargo de Epitcio Cardoso de Brito. Haveria um plano de ao para o binio, prevendo um posicionamento formal perante a Lei n 5.966/1973 e o fortalecimento dos setores prioritrios definidos pelo Governo. O convnio necessrio para dar execuo Resoluo n 7/75 do Conmetro foi efetivamente assinado e foram iniciados os preparativos para a criao dos Comits Brasileiros de Planejamento, de Instalaes Nucleares, de Siderurgia e de Questes do Consumidor44. Quanto aos convnios, considerados fontes promissoras de financiamento, estavam em curso contratos com o Instituto Brasileiro de Siderurgia, o Instituto Brasileiro de Petrleo, o Banco Nacional da Habitao (BNH), o Departamento Nacional de Estradas de Rodagem (DNER), com a prpria STI, com a Eletrobras e com o organismo alemo de normalizao, o Deutsches Institut fr Normung. O Relatrio de 1976 ainda previa a assinatura de convnios com a Sociedade Brasileira de Engenharia de Segurana e com a Associao de Fabricantes de Materiais para Saneamento. Os Relatrios de 1976 e de 1977 tambm oferecem informaes importantes sobre a escala de atividades da ABNT naquele perodo. O pessoal da Associao era relativamente modesto: havia 151 funcionrios, dos quais 25 com nvel superior. Os gastos com salrios representavam cerca de 50% das despesas totais, enquanto o

trabalho de elaborao de normas consumia uma percentagem relativamente pequena do oramento: 10,5% em 1976 e 6,3% em 1977. O nmero de reunies realizadas pelos Comits Brasileiros chegou a cerca de 2.700 no ano de 1977, com a participao de mais de 18 mil especialistas45. O nmero de consultas tcnicas atingiu 3.400 e foram acrescentados 349 novos scios base da ABNT. Em 1976, por sinal, seria assinado o primeiro convnio com a STI para o cumprimento das metas nacionais de normalizao. O registro do nmero de normas publicadas no muito confivel nesse perodo, mas a tendncia de crescimento evidente, sobretudo aps 1976, certamente graas assinatura dos convnios mencionados. A tabela abaixo apresenta os nmeros compilados a partir dos relatrios de atividades:

Fonte: Relatrios anuais de atividade.

O binio 1976-1977 registrou corretamente o salto na importncia dos convnios de normalizao como fonte de receita. Todos os grandes itens do oramento da ABNT sofreram queda: contribuies (de 47% para 33%), marca de conformidade (20% para 19%) e venda de normas (13% para 11%), enquanto os convnios aumentaram de 14% para 31%. Havia sinais de vitalidade tambm na atividade de avaliao da conformidade. Em 1977, tambm o cimento Portland e os filtros de ar, leo e gasolina teriam marcas de conformidade ABNT. Vinham se juntar a uma lista j extensa e relativamente diversificada: extintores de incndio, portas

44 O Relatrio d a entender que a atividade dos Comits Brasileiros era bastante desigual. No total de 19 Comits, oito no teriam ainda aprovado qualquer norma. 45 Em termos comparativos, o ano de 2009 registrou cerca de trs mil reunies, com a participao de mais de 30 mil especialistas.

72

73

corta-fogo, p qumico, postes de concreto armado e tubos de concreto simples e armado. Naquele ano foi concludo o envio do acervo de normas para registro no Inmetro. No conjunto, o acervo era composto por 1.103 normas, das quais 440 do Comit Brasileiro de Eletricidade (ABNT/CB-03) e 117 do Comit Brasileiro de Qumica (ABNT/CB-10) (ABNT, Relatrio da Diretoria, 1977). Esses nmeros, contudo, no comoviam a STI. Para os documentos oficiais, os problemas da ABNT persistiam. A normalizao brasileira continuava marcada pela falta de interesse e de estmulo para as empresas privadas participarem; pela imposio, por empresas estatais, do uso de normas alems ou americanas; pela resistncia das prprias empresas estatais em coordenar suas compras de tecnologia etc. (DIAS, Jos Luciano, 1998a, p. 179180). O remdio era simples: promover a estatizao da normalizao e, por decorrncia, da ABNT. Coube, assim, gesto seguinte, entre 1977 e 1978, presidida pelo general R1 Arthur Napoleo Montagna de Souza, comandar a resistncia em suas vrias frentes (ABNT, Histrico. Rio de Janeiro, ABNT, 2006, p.38-39). Primeiro, estabelecer um modelo estatizante para a produo e o registro das normas tcnicas. Segundo, enfrentar a situao gerencial criada pelo corte das transferncias oramentrias para a instituio e pela suspenso dos recursos necessrios at mesmo para honrar os compromissos anuais com os organismos internacionais de normalizao. Para sorte da ABNT, o general Montagna de Souza no era apenas um militar da reserva ocupando uma posio de relevncia em uma organizao privada. Ele possua tambm uma boa experincia profissional em normalizao, que inclua a responsabilidade pela linha de montagem de caminhes militares da General Motors46 e compreendia a necessidade de respeitar o modelo da normalizao voluntria. Alm disso, o presidente da ABNT era apenas o representante mais destacado das

Foras Armadas na entidade. Durante muitos anos, por exemplo, o Estado Maior das Foras Armadas (EMFA) fez parte das organizaes do governo com assento no Conselho da ABNT . Por fim, o sucesso da resistncia foi devido a outro fato relativamente tpico de vrias organizaes sociais sob o regime militar. Desde 1968, tornouse comum a indicao de oficiais reformados do Exrcito para posies na ABNT. Engenheiros, tcnicos e especialistas no apenas traziam uma valiosa contribuio tcnica para a associao, mas tambm terminaram oferecendo proteo poltica no contexto de um governo militar47. Como j foi mencionado, sem conseguir realizar seus planos, as autoridades do Ministrio da Indstria Comrcio decidiram retaliar, suspendendo a transferncia dos recursos destinados ao pagamento das anuidades devidas IEC, COPANT e ISO. O acmulo dessas dvidas criaria, no futuro, srios problemas administrativos para a ABNT. Com a aproximao do final do governo Geisel, o conflito terminou com uma silenciosa vitria da ABNT. O Conmetro publicou afinal seu catlogo de normas em 1978 e a direo da STI, na fase final de sua gesto, mudou o foco de suas prioridades, tal como definidas em seu Relatrio de 1979. Os quatro projetos setoriais realmente relevantes eram a produo de quartzo industrial; o financiamento de projetos na rea farmacutica; a minerao e o aproveitamento do nibio e o seu xito mais evidente; e o programa tecnolgico do etanol. Metrologia, normalizao e qualidade continuavam na condio de projetos para o futuro48. Para agravar a situao dos planos governamentais de autonomia tecnolgica, o fim da gesto de Bautista Vidal na Secretaria de Tecnologia Industrial coincidiu com a ecloso de nova crise econmica mundial, com impacto direto sobre o Brasil. Mal superado o primeiro choque do petrleo, o novo presidente, Joo Batista Figueiredo (1979-1985), precisou enfrentar uma substantiva elevao dos preos do combustvel, seguida por uma recesso global e pela crise da dvida externa dos pases em desenvolvimento.

46 Montagna de Souza tambm foi o responsvel pela edio da primeira Terminologia Brasileira da Indstria Automobilstica. (Informao verbal obtida em entrevista concedida por Vitor Jardim, em setembro de 2010). 47 Informao verbal obtida em entrevista concedida por Vitor Jardim, em setembro de 2010. 48 O mundo real da administrao pblica brasileira tinha tambm seu peso especfico: Devido s medidas oriundas do rgo responsvel pela poltica de pessoal da administrao direta e das autarquias, por quatro vezes teve a STI suas equipes tcnicas desfeitas; efeitos semelhantes ocasionaram grandes prejuzos s atividades do INPI, INPM e INT, e no permitiram at o presente a implantao do Inmetro. Como decorrncia dessa poltica de pessoal, foram dissolvidos na STI os grupos setoriais de bens de capital, metais no ferrosos, eletroeletrnicos, alm da assessoria que cuidava da rea internacional. (Ministrio da Indstria e Comrcio, 1979, p. 14).

74

Do ponto de vista da rea tecnolgica, o novo ambiente econmico teve implicaes dramticas. As restries fiscais afetaram a capacidade do governo de sustentar seus planos de investimento e os projetos de modernizao do setor pblico. Era tempo de cortar gastos e, sendo possvel, demitir. A situao das contas externas tambm exigia controle sobre gastos em divisas, ao mesmo tempo em que transformava a conquista de mercados externos em objetivo estratgico do governo. Aps 1981, na linguagem da poca, exportar era o que importava. Nesse cenrio, a ABNT teve uma funo bem diferente.

Em busca de uma poltica para a normalizao


Na Secretaria de Tecnologia Industrial, da qual dependiam quase todas as polticas oficiais para a normalizao, a mudana de governo foi imediatamente seguida por uma mudana de modelos e de pessoas. A interveno governamental patrocinada por Bautista Vidal deixou um inestimvel patrimnio de instituies, tcnicos e propsitos49, mas sua necessria reconfigurao foi comandada pelo novo titular, Jos Israel Vargas50. A primeira e bvia mudana estava no oramento destinado aos programas tecnolgicos. O III Plano Bsico de Desenvolvimento Cientfico e Tecnolgico (1979-1985) trouxe a promessa habitual de maior autonomia, mas tambm uma reduo dos recursos oramentrios, bem inferiores aos valores da dcada de 1970. A segunda alterao relevante, uma resposta bvia situao das contas externas, foi a nfase na capacitao para as exportaes e uma meno pioneira busca de maior satisfao do consumidor (DIAS, Jos Luciano, 1998a, p. 184-185). Foi quando comeou ento, de forma ainda reativa, a mudana do modelo de desenvolvimento brasileiro, e a nova equipe da STI, dispondo de recursos em escala muito inferior, precisou dar outro uso aos instrumentos legais e institucionais criados

na dcada de 1970. Aps um necessrio exame da viabilidade dos projetos em curso, Israel Vargas fixou as novas prioridades: desmontar a centralizao e promover o credenciamento de entidades nas reas de normalizao e qualidade, instalar efetivamente o Inmetro e transformar o Laboratrio Nacional de Metrologia em uma instituio cientfica de fato. Novamente, as Resolues do Conmetro ajudaram a fixar os marcos cronolgicos mais importantes. A Resoluo n 3/1980, j assinada pelo ministro Camilo Penna, reconheceu a imediata transformao do INPM em Inmetro e, em outubro do mesmo ano, novas regras foram adotadas para facilitar a ampliao dos sistemas de normalizao e de certificao da qualidade. A Resoluo n 9/1980, publicada em 19 de outubro, representou uma verdadeira reivindicao da ABNT como entidade de normalizao. Seu texto autorizava o Inmetro a credenci-la como o foro nacional na rea de normalizao industrial e determinava que, por comum acordo, promovesse a adequao de sua Secretaria Executiva e a reestruturao dos Comits de Normalizao51. A Resoluo determinava ainda que Inmetro e a ABNT formulassem um Plano Quadrienal de Normalizao. Para cumprir esses objetivos, a nova direo da STI assinou um protocolo de intenes com a ABNT (Informativo ABNT, setembro e outubro de 1979), revertendo a posio nada amigvel da resoluo de 1977: ele exigia um registro prvio da ABNT no Sinmetro e fixava prazos para seu registro para a solicitao de credenciamento como foro da rea de normalizao industrial52. No mbito especfico da ABNT, o sucessor de Montagna, o engenheiro Francisco de Assis Baslio (1978-1980), representou uma espcie de volta s razes, pela indicao de um nome de prestgio profissional na engenharia do concreto. Nascido em Portugal, mas engenheiro pela Politcnica do Rio de Janeiro, Baslio foi um dos scios fundadores do Instituto Brasileiro do Concreto e, mais tarde, seu presidente, entre 1975 e 197753.

49 O balano feito por Bautista Vidal tem cores fortes: Jos Israel Vargas me substituiu na STI, mas destruiu tudo o que eu fiz. Era uma secretaria muito importante e perdeu status, perdeu programa. Todos os seus principais programas. Inclusive o Programa do lcool. A secretaria foi afastada do Programa do lcool, que ela criou [...]. (Informao verbal obtida em entrevista concedida por Bautista Vidal, em 16 de fevereiro de 2006). 50 Qumico por formao, Vargas tambm chega ao comando da Secretaria vindo da estrutura estadual de Cincia e Tecnologia, tendo sido o criador dessas instituies quando Secretrio do governo Aureliano Chaves (1970-1974) em Minas Gerais. Aps deixar o governo estadual, Vargas passou os anos seguintes estudando e pesquisando na Europa, mas retornou em 1979 para comandar a STI durante quase todo o governo Figueiredo. Tal como Bautista Vidal, Vargas continuou ativo politicamente e foi ministro da Cincia e Tecnologia do governo Itamar Franco e do governo Fernando Henrique Cardoso. 51 O credenciamento foi efetivado apenas pela Resoluo n 14/1983. 52 No fim das contas, a Resoluo n 14, de 30 de dezembro de 1983, suprimiu qualquer formalidade e credenciou a ABNT como Foro Nacional de Normalizao. 53 Baslio foi tambm diretor tcnico da Companhia de Anilinas e Produtos Qumicos e chefe do Laboratrio de Ensaios de Materiais e Pesquisas Tecnolgicas da Associao Brasileira de Cimento Portland.

75

74 76

A Associao comeava a respirar de novo. No final de 1979, foi anunciada a inteno de retomar a publicao, em 1980, do Boletim Tcnico, aps 12 anos de interrupo. O Centro de Documentao e Biblioteca, outra iniciativa proposta pela reestruturao de 1975, tambm foi efetivamente instalado (ABNT, Relatrio da Diretoria, 1979). A indstria continuava demandando seus servios e, em 1979, o nmero de firmas que utilizavam a marca de conformidade ABNT j se aproximava de duas centenas, e mais um produto foi agregado lista: pisos de vinil amianto. O abandono do modelo estatal permitiu rapidamente uma elevao no patamar de produo de normas. Ela se estabilizaria em torno de 350 normas publicadas por ano para chegar, ao fim dos anos 1980, a valores superiores a 600 normas por ano54. De fato, os primeiros anos da dcada de 1980 foram de relativa abundncia de recursos, e o vice-presidente, Aureliano Chaves, em seus perodos de interinidade como chefe de governo, foi decisivo para liberar recursos oramentrios em momentos difceis. No mbito da ABNT, os esforos estiveram voltados para a reconquista de espao institucional. O segundo presidente nesse perodo foi o engenheiro Hlio Martins de Oliveira (1981-1982), que ocupara cargos de direo nas associaes de engenheiros e tambm a posio de secretrio municipal de So Paulo, na gesto do prefeito Olavo Setbal (1975-1979). Seus sucessores tambm seriam personalidades de expresso nos meios polticos e empresariais, como Srgio Quintella (1983-1984)55 e Mauro Thibau (1987-1988)56. O retorno democracia em 1985, associado ao recrudescimento da inflao, marcou o incio de uma poca mais difcil57. Os efeitos

dessa combinao so bem conhecidos e j tinham sido vistos no passado: alta rotatividade nos postos governamentais, descontinuidade administrativa, dificuldades para a transferncia de recursos governamentais e eroso da base de scios e das receitas. A ABNT mal comeava a resolver seus problemas internos, quando uma nova turbulncia a atingiu. Na verdade, a escolha de Quintella para a presidncia da ABNT j representava um esforo para promover uma associao mais slida com o setor privado e conquistar credibilidade para uma reforma institucional mais profunda. Apesar de todos os esforos, contudo, os problemas de gesto herdados do passado no eram de fcil soluo. A situao oramentria tornou-se delicada por conta de aes trabalhistas e de crditos no reconhecidos pelo Governo Federal. Tambm no era fcil controlar a operao dos Comits Brasileiros aps anos de virtual independncia. De todo modo, a nova equipe da STI teve o mrito inegvel de conquistar uma nova fonte de recursos para o financiamento de seus projetos e, por decorrncia, para a rea de normalizao. Graas busca por vezes desesperada de emprstimos externos pelo Governo Federal, surgiu a possibilidade de um contrato com o Banco Mundial, de acordo com uma proposta oficial do CNPq, apresentada em dezembro de 1981. Originalmente, tratava-se de um projeto de financiamento para o Programa Nacional de Qumica (Pronaq), mas foi sendo ampliado pelas demandas das demais instituies de fomento brasileiras. Em novembro de 1982, aps a visita de uma misso do Banco, a Secretaria de Tecnologia Industrial incluiria como sua demanda especfica projetos na rea de metrologia, normalizao e qualidade industrial58.

54 Pedro Paulo Almeida Silva (2003) nota, entretanto, que mesmo esse nvel elevado, em comparao ao passado, estava ainda longe do desempenho de pases como Espanha ou Portugal, que editaram mais de 1.100 normas/ano, entre 1992 e 2002, contra as 363 do Brasil. 55 O engenheiro Srgio Quintella teve uma ampla carreira no setor pblico e privado no Brasil. Foi vice-presidente da Montreal Engenharia (1965-1991), membro do Conselho de Administrao da Sulzer (1976-1979), membro do Conselho de Administrao da CAEMI (1979-1983), Presidente da Internacional de Engenharia (19791990), membro do Conselho de Administrao de Refrescos do Brasil S.A (1980-1985) e Presidente da Companhia do Jar (1982-1983). Foi tambm diretor do BNDES entre 1975 e 1980 e do Conselho Monetrio Nacional entre 1985 a 1990; foi Presidente do TCE entre 1993 a 2005. engenheiro pela PUC e economista pela UFRJ. Atualmente vice-presidente da FGV e membro do Conselho de Administrao da Petrobras. 56 Mauro Thibau formou-se na Escola Nacional de Engenharia, no Rio de Janeiro, e comeou sua carreira pblica em 1950, quando se tornou engenheiro assistente da Comisso do Vale do So Francisco (CVSF). Participou dos planos de eletrificao do estado de Minas Gerais e da primeira diretoria das Centrais Eltricas de Minas Gerais S.A. (Cemig). Sob o governo militar, foi ministro das Minas e Energia (1964-1967). A partir de ento, manteve uma ativa carreira no setor privado como engenheiro e consultor. Lanou sua biografia, Mauro Thibau Trajetria de um ministro, em 1997. 57 Informao verbal obtida em entrevista concedida por Vitor Jardim, em setembro de 2010. 58 Segundo Vargas: A eu levantei o problema de que no existia cincia experimental digna de f no Brasil. Porque no existia metrologia, no existia qualidade, porque no se podia confiar nas medidas realizadas pela cincia brasileira. No tinha padro. Nessa altura, eu j tinha aprendido que o Ozires Silva, que estava construindo a Bandeirantes, pedia dinheiro STI para levar medidores e calibr-los no NIST. Ns no tnhamos capacidade de calibrao aqui. Se ele no fizesse isso, no tinha como certificar, e voc no voa no mundo sem a autorizao da FAA. (Informao verbal obtida em entrevista concedida por Jos Israel Vargas, em janeiro de 2007).

77

Os detalhes da elaborao e gesto do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Cientfico e Tecnolgico (PADCT) podem ser conferidos em outras fontes (DIAS, Jos Luciano, 2007, p. 127). Com relao especificamente atividade de normalizao no Brasil, relevante notar a emergncia de uma primeira poltica governamental integrada, mas no centralizada, com uma gesto relativamente protegida das conhecidas agruras da administrao pblica brasileira. Ela assumiria a curiosa denominao de Tecnologia Industrial Bsica (TIB):
O nome TIB meramente um nome fantasia [...]. A STI ficou com um programa que recebeu, do Vargas, o nome de Tecnologia Industrial Bsica, porque como o grupo era cincia, tecnologia e educao, ele no podia ser uma tecnologia industrial. Ento, como forma de viabilizar o programa, ele queria juntar a parte de metrologia, normalizao, qualidade, propriedade, marcas, patentes, esse negcio todo. O mnimo que as empresas precisariam ter estruturado em termos de tecnologia para poder enfrentar o mercado. Ento, surgiu o nome de tecnologia industrial bsica. (Informao verbal obtida em entrevista concedida por Hugo Tlio Rodrigues, em fevereiro de 2006).

Com a garantia de recursos, tornou-se possvel uma mudana de cultura. De um modelo em que as organizaes governamentais vigiavam ou mesmo executavam atividades e servios tpicos do setor privado, passava-se a outro mundo, onde o papel do Estado era apenas estimular e supervisionar o funcionamento de laboratrios e empresas privadas. No mbito da atividade de normalizao, o impacto das operaes do PADCT e da nova abordagem na aplicao da legislao de 1973 foi profundo. Houve uma verdadeira mudana de escala na publicao das normas, que ainda flutuavam em torno de poucas centenas ao longo dos anos 1970. Na segunda metade da dcada seguinte, a mdia de normas publicadas anualmente situava-se em torno de 600. Os dados podem ser conferidos na tabela abaixo.

Segundo Jos Israel Vargas, era quase propaganda. Tratava-se de convencer o setor produtivo de que havia uma espcie particular de tecnologia, que se aplicava aos processos produtivos em geral59. Apesar de toda a turbulncia poltica e econmica vivida pelo Brasil no curso de seu perodo de vigncia, o PADCT terminaria sendo financiado por nada menos que trs emprstimos sucessivos obtidos junto ao Banco Mundial, em um arranjo que seria estendido at 199860. Com seus recursos foram atendidos os objetivos principais: equipar o Laboratrio Nacional de Metrologia, criar centros de informao tecnolgica, facilitar o acesso a informaes tcnicas sobre normas e patentes, promover a difuso das tcnicas da qualidade no Brasil e financiar estudos sobre o impacto econmico das tecnologias bsicas.

Fonte: Relatrios de atividades da ABNT.

Da mesma maneira, a atividade dos Comits Brasileiros atingiu patamares similares aos registrados nos dias atuais. Em 1989, foram cerca de cinco mil reunies, envolvendo mais de 32 mil especialistas.

Fonte: Relatrios de atividades da ABNT.

59 Informao verbal obtida em entrevista concedida por Jos Israel Vargas, em janeiro de 2007. 60 Na verdade, fontes alternativas foram sendo mobilizadas ao longo dos anos, como as oferecidas pelo Programa RHAE (capacitao de recursos humanos para atividades estratgicas), pelo Programa de Apoio Competitividade e Difuso Tecnolgica do CNPq e do Fundo Nacional de Desenvolvimento Cientfico e Tecnolgico (FNDCT). Entre 1985 e 2001, os recursos despendidos chegaram a cerca de U$ 60 milhes. (SOUZA, Reinaldo Ferraz et alii, Tecnologia Industrial Bsica. In Tecnologia Industrial Bsica Trajetria, Tendncias e Desafios no Brasil, p. 33).

78

Naturalmente, nem tudo eram flores. A crise fiscal caracterstica do governo Jos Sarney (1985-1990) comeou a afetar, no final do governo, at mesmo a contrapartida oramentria brasileira dos recursos obtidos por meio do PADCT, mas o golpe decisivo viria da reforma administrativa do governo Fernando Collor de Mello (1990-1992). O Ministrio da Indstria e Comrcio foi incorporado pelo Ministrio da Economia e foi extinta a Secretaria de Tecnologia Industrial. A promessa de estabilizao do Plano Cruzado acabou ajudando o Banco Mundial a aprovar um novo emprstimo para um programa de cinco anos, assinado em fevereiro de 1991, mas toda a estrutura governamental de cincia e tecnologia e seus programas sofreram duramente nos primeiros anos dcada de 1990. A retomada da inflao, somada crise poltica do impeachment do presidente Collor, consumiria vrios anos de uma soluo estvel. Enquanto isso, as boas alternativas formuladas pelo prprio governo Collor demandavam tempo para que pudessem produzir seus frutos. Emprstimos externos podem ajudar no incio de certas iniciativas, como foi o caso da normalizao no mbito do Programa TIB, mas no h como sustent-los indefinidamente. Para sobreviver ao teste do tempo, as polticas de Vargas e sua equipe precisavam despertar o interesse privado nacional. O futuro da normalizao estava bem desenhado, mas outras condies sociais e econmicas precisavam ser cumpridas. Sem controle da inflao, por exemplo, a sensao de instabilidade econmica fazia do investimento em tecnologia a ltima preocupao do empresariado. A mesma inflao, associada a problemas nas contas externas, fornecia tambm uma enorme proteo economia brasileira contra a competio externa. Sem competio, os conceitos de credenciamento e certificao perdem boa parte de sua utilidade prtica. Desaparece tambm o efeito indutor que o comrcio internacional exerce sobre o processo de normalizao. Finalmente, os surtos de instabilidade poltica e a politizao da administrao61 recomendavam a adoo de novos formatos, uma conexo mais protegida entre governo, sociedade e agentes econmicos.

O Relatrio de atividades da ABNT no binio 1989-1990 reflete a ambiguidade e a dramaticidade do momento. De um lado, seu texto reconhece a crise no modelo de desenvolvimento industrial, representando uma excepcional oportunidade para a organizao; de outro, anota que no dia 8 de agosto de 1990, poucos meses depois do bloqueio dos depsitos bancrios pelo Plano Cruzado, a diretoria da ABNT recebeu da Assembleia Geral o direito de alienao patrimonial. Nos primeiros anos do governo Collor de Mello, a prioridade nmero um era, de fato, sobreviver, e ao engenheiro Henrique Silveira de Almeida (19891992), empresrio e professor de engenharia de produo da Escola Politcnica de So Paulo, cabia, como presidente da ABNT, cumprir essa tarefa. No fim das contas, preferiu-se avanar com a modernizao. Foi possvel adquirir, com recursos congelados em um leilo de ativos da Unio, os andares da atual sede no Rio de Janeiro, na Rua Treze de Maio, n 13. Um sistema de oramento e de processamento eletrnico da folha de pagamento foi adotado e a criao de um plano de cargos e salrios deveria impedir, no futuro, o surgimento de novas questes trabalhistas. Os tempos eram difceis, mas a instituio continuava a dar provas de vitalidade. Foram aprovadas 1.285 novas normas tcnicas no binio 1989-1990 e foi completada a adaptao da ISO 9000 ao ambiente brasileiro. Foi tambm criado o Comit Brasileiro de Segurana contra Incndio (ABNT/CB-24) e mais 850 normas foram levadas para registro no Inmetro. Um subprograma especfico do PADCT, aprovado em 1984 para a criao de um Sistema de Normas e Regulamentos Tcnicos, trouxe recursos para a organizao de uma rede de informaes e contratao de pessoal. Como prova final de sua sobrevivncia, a ABNT realizou o I Congresso Internacional de Normalizao e Qualidade, um evento de boa repercusso e presena de especialistas estrangeiros. A essa altura, tambm se manifestava o lado positivo do governo Collor. Confrontado pela necessidade de apresentar uma nova retrica para seus esforos de reforma econmica, ele tornou o conceito

61 O Ministrio da Cincia e Tecnologia teve uma histria movimentada ao longo do governo Sarney, como reflexo da recriao constante do gabinete presidencial em funo da busca de apoio poltico no Congresso. Como Ministrio, ele foi criado logo em maro de 1985. Em janeiro de 1989, uma Medida Provisria o extinguiu, criando o Ministrio do Desenvolvimento Industrial, Cincia e Tecnologia. Ainda em novembro do mesmo ano, a pasta foi restabelecida para ser extinta novamente em abril de 1990 pela reforma de Collor, que a transformou em uma Secretaria ligada Presidncia da Repblica.

79

Edifcio em que est instalada a sede da ABNT, no Rio de Janeiro.

ABNT em So Paulo: em 2005, a identidade resgatada.

80

da qualidade visvel para a opinio pblica brasileira, chamando os automveis brasileiros de carroas e oferecendo uma viso alternativa sobre o que, no Brasil, se considerava uma poltica industrial. Na rea comercial, foi promovida uma abertura unilateral que criou muitos problemas para o setor industrial, mas acabou sendo irreversvel na promoo de maior competitividade. No espao de poucos meses, as ideias do programa TIB, lanadas dez anos antes, passaram de experimentos condio de uma necessidade econmica bem concreta. Em consequncia, a ABNT comeou a ser integrada ao nascente esforo do governo brasileiro em favor dos programas da qualidade. Ainda no governo Collor, a Casa Civil decidiu financiar o funcionamento dos Comits Brasileiros de Normalizao62 e a reestruturao do sistema de certificao foi iniciada no ano seguinte, que tambm marcou um recorde no registro de normas pelo Inmetro: 1.459. A ABNT acabou convocada a participar na elaborao do novo modelo de normalizao, j em linha com as polticas da qualidade, e conseguiu recursos para organizar o II Congresso Internacional de Normalizao. Foi tambm criado, em 1991, um Comit Brasileiro que marcaria a histria da normalizao no Brasil: o da Qualidade (ABNT/CB-25). Em meados de 1992, o governo Collor de Mello parecia condenado politicamente, enquanto sua poltica industrial e de comrcio internacional revelava seu potencial promissor para a ABNT. Do ponto de vista institucional, portanto, a questo no era mais sobreviver e, sim, enfrentar, de uma vez por todas, o desafio da gesto, uma maldio que parecia condenar a organizao desde o final de dcada de 1970. Um relatrio especial, preparado em 1993, pelo engenheiro Cludio Mariano, secretrio

executivo na gesto do presidente da ABNT, Antnio Mrcio Avellar (1993-1995), examinou alguns desses dilemas63. Os benefcios do novo modelo de poltica econmica no se faziam ainda sentir, mas seus efeitos colaterais eram bem claros. O trabalho de certificao da ABNT, por exemplo, havia entrado em crise, pois sua continuidade dependia do credenciamento pelo Inmetro, e este credenciamento exigia modernizao das prticas e procedimentos. Alm disso, a ABNT no tinha mais o monoplio da avaliao da conformidade e antigos clientes, como a Associao Brasileira de Cimento Portland (ABCP) e os produtores de equipamento contra incndio, passaram a exigir a reviso de contratos e custos. O fim do monoplio da certificao da conformidade tambm revelara outra deficincia histrica: a falta de investimento na divulgao das atividades e funes da ABNT. Por fim, de nada adiantava mais um plano emergencial de corte de gastos e captao de contribuies, como o adotado em 1993, se o Governo Federal no cumprisse seus compromissos com a transferncia de recursos. As oportunidades existiam, mas a ABNT precisava de uma fonte slida de financiamento, inclusive governamental, de uma gesto moderna e de capacitao para enfrentar a competio e falar sociedade brasileira, no sentido amplo dessa expresso. Segundo o engenheiro Vitor Jardim, o ano de 1993 pode ter marcado o ponto mais baixo da trajetria da ABNT. Da em diante, comearia um processo lento de recuperao, garantido inicialmente por um emprstimo da Finep e pela renegociao das dvidas com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), mas o desafio da gesto continuaria vivo para a ABNT at o final do sculo XX64.

62 Informao verbal obtida em entrevista concedida por Reinaldo Dias Ferraz de Souza, em agosto de 2010. 63 Avellar teve uma longa carreira na Comgs, chegando a superintendente e, por meio de um amplo entendimento entre governo e setor privado, terminou indicado pela Fiesp para a direo da ABNT. 64 Informao verbal obtida em entrevista concedida por Vitor Jardim, em setembro de 2010.

81

82

A ABNT e a norma contempornea


Enquanto a normalizao brasileira vivia o desafio de adaptar-se mudana no modelo de desenvolvimento brasileiro, no plano internacional a globalizao aumentava sua presso sobre os sistemas nacionais de pesquisa tecnolgica. Em praticamente todos os pases desenvolvidos, as entidades de metrologia e de normalizao e as polticas para a qualidade viviam um momento de redefinio de misses e de novas conexes com os governos e as empresas privadas. No papel, o Brasil parecia preparado para esse momento. A ideia de um conjunto de servios tecnolgicos descritos como bsicos estava consolidada e aceita pelas autoridades governamentais e pelo setor privado, sendo perfeitamente compatvel com o ambiente econmico mundial65. Alm disso, por mais incerto que fosse o futuro, era certo que o modelo de interveno estatal, previsto para o Sinmetro em 1973, no funcionara. A normalizao, em seu formato original, privado e consensual, adotado nos anos 1940, conseguira sobreviver. Quando os projetos de reforma econmica e abertura comercial se consolidaram politicamente, graas ao Plano Real, em 1994, a formulao escolhida para a tecnologia industrial bsica estava no lugar certo e na hora certa. O problema, do ponto de vista da ABNT, que no bastava estar no lugar certo e do jeito certo. A prosperidade econmica do mundo desenvolvido nas ltimas dcadas do sculo XX, gerada pela globalizao e fortalecida pela consolidao da democracia em escala mundial, redobrava suas exigncias sobre a normalizao internacional. No Brasil, contudo, a questo real era se tais demandas serviriam para forar a modernizao da ABNT ou se terminariam apenas realando o atraso relativo do pas.

Captulo 6

Traos do novo cenrio


No campo especfico da normalizao, o marco mais importante do novo cenrio econmico e tecnolgico talvez tenha sido o Acordo sobre Barreiras Tcnicas ao Comrcio (Technical Barriers to Trade, TBT), aprovado em 1995. Sua assinatura fez parte do processo de transio entre as rodadas do Tratado sobre Tarifas e Comrcio (GATT), responsveis pela liberalizao comercial aps a II Guerra Mundial e pela criao da Organizao Mundial do Comrcio (OMC). O conjunto de regras e instituies do comrcio internacional mudara, incorporando uma nova nfase na normalizao. O tratado sobre barreiras tcnicas marcava o reconhecimento oficial da importncia econmica da profuso de normas e regulamentos tcnicos em todo o mundo e de seu impacto sobre a vida das empresas e das sociedades. No havia como recuar na busca da qualidade e da proteo do consumidor e do meio ambiente, mas essa busca tinha custos econmicos e afetava as trocas comerciais. De um lado, normas e regulamentos tcnicos funcionam como proteo para as economias nacionais e, na falta de tarifas, como instrumentos de poltica comercial (WILSON e OTSUKI, 2004). De outro lado, no trivial, para os governos nacionais, administrar essa proteo. Alm dos dilemas tecnolgicos

65 Reinaldo Ferraz, em comunicao pessoal ao autor deste livro, lembra ainda que o carter sistmico estava apontado, na verdade, desde a configurao do Sistema de Tecnologia Industrial da dcada de 1970, que tambm inclua organizaes responsveis pelas polticas de propriedade intelectual e transferncia de tecnologia.

83

envolvidos no desenho dos regulamentos e suas implicaes estratgicas, a mera questo do contexto temporal da ao governamental relevante. A imposio de uma determinada tecnologia ou especificao, expressa em um regulamento tcnico com fora legal, pode no levar em conta a evidncia cientfica definitiva e condenar todo um setor econmico a um desempenho inferior ou forar a adoo de uma tecnologia menos eficiente. Vrios exemplos histricos so conhecidos e vo desde o uso agrcola de pesticidas, regulado pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, at a tecnologia dos reatores nucleares para uso civil (CABRAL, Lus e KRETSCHMER, Tobias, Standards battles and public policy. In GREENSTEIN e STANGO, 2007, p. 336). No que se refere ao Brasil, era visvel, desde a dcada de 1970, que as empresas dos pases em desenvolvimento tinham dificuldades para cumprir as exigncias impostas por normas e regulamentos tcnicos e para garantir acesso aos mercados europeus. No fim das contas, desistiam de exportar. Obter a certificao de conformidade a garantia de que um produto obedece s especificaes legais - um processo caro, e a obedincia s normas voluntrias condio necessria para o sucesso das vendas externas (MASKUS, K.E., WILSON, J.S. e OTSUKI, T., An empirical framework for analyzing technical regulations and trade. In MASKUS e WILSON, 2001).
[...] De fato, a certificao, por ser de terceira parte, com os custos das auditorias e as peridicas reavaliaes, para fins de manuteno das certificaes, considerada um componente caro do processo. Isso vez por outra leva discusso sobre outras modalidades de Avaliao da Conformidade menos onerosas, como, por exemplo, a Declarao do Fornecedor, antes conhecida como certificao de primeira parte, um equvoco tcnico. De fato, o uso da Declarao do Fornecedor algo mais complexo do que parece, no desobrigando o fabricante de recorrer a laboratrios, segundo o modelo a que se referir. Na Europa so oito modelos, conforme a natureza do produto. Entretanto, as pr-condies para o uso dessa modalidade, a meu ver, so: justia e leis que funcionem, consumidor informado e concorrncia atenta. Levantamentos mais recentes indicam que mesmo na Europa h um nmero expressivo da no conformidade com o uso da SDoC (Supplier declaration of conformity) [...]. (Informao verbal obtida em entrevista concedida por Reinaldo Ferraz, em janeiro de 2007).

O problema era reconhecido nos artigos originais do GATT sobre regulamentos tcnicos e normas, mas seu estudo avanou com lentido e, apenas em 1979, ao final da Rodada de Tquio, houve um primeiro acordo em torno do assunto. O Acordo da Organizao Mundial do Comrcio veio, tambm, para fortalecer e esclarecer essas provises. O TBT reconhece o direito dos pases signatrios de estabelecer garantias necessrias para a proteo de sua economia ou de sua populao, mas sob um critrio de razoabilidade. Regulamentos e normas tcnicas no podem, por exemplo, constituir barreiras desnecessrias ao comrcio. Sua elaborao deve ter como foco os processos e no os produtos. H um artigo relacionando as condies que podem justificar a imposio de regulamento ou norma tcnica, e o mesmo princpio geral aplica-se certificao de conformidade. Por fim, existem tambm clusulas que impedem a discriminao de pases. De todo modo, a relevncia dessas disposies pode ser medida pelo aumento das disputas na Organizao Mundial do Comrcio (OMC), tanto em torno do TBT, quanto de seu correlato para questes sanitrias e fitossanitrias, o chamado Acordo SPS. Nesse cenrio, a tradicional disputa em torno do custo econmico de tarifas ou subsdios substituda pela contestao de normas e regulamentos, e a resoluo desses conflitos exige a apresentao de evidncias bem mais sofisticadas sobre o impacto dessas barreiras (MASKUS, Id., Ibid., p. 11). Como as normas e regulamentos tcnicos cobrem tambm questes relativas defesa da sade e do meio ambiente, at mesmo aspectos cientficos precisam ser discutidos no curso das disputas entre naes. Para complicar esse cenrio, a repetio de estudos setoriais relativos a todo tipo de tecnologia, com impactos variados sobre a economia global, vem confirmando uma avaliao antiga: no fcil estabelecer com preciso a inter-relao entre um determinado padro tecnolgico, seu mercado consumidor e a rede de fornecedores e produtores que dele dependem. Em um caso bem conhecido, dos navegadores na internet, no foi suficiente

84

para o Netscape assegurar sua sobrevivncia nem o pioneirismo, nem tambm a conquista rpida de uma frao dominante do mercado. No se sabia, na verdade, nem qual seria a real dimenso desse mercado (BRESNAHAN, Timothy e YIN, Pai-Ling, Standard setting in markets: the browser war. In GREENSTEIN e STANGO, 2007, Captulo 1). O estabelecimento ou no de evidncia emprica acerca do impacto econmico de normas e de regulamentos afeta a negociao dos acordos de reconhecimento mtuo (MRA) e das normas voluntrias sobre o comrcio internacional. De acordo com a melhor teoria, normas corrigem falhas de mercado na proviso de informao, e sua difuso deveria aumentar a eficincia global. Normas, contudo, no geram componentes diretos do preo, como tarifas e quotas, sendo difcil quantificar seu efeito especfico sobre a operao dos mercados. Paradoxalmente, no se consegue definir precisamente seu impacto, mas persiste a viso de que normas podem impor custos, estabelecer regras excessivas e prejudicar mais os fornecedores estrangeiros que os nacionais66. Normas e regulamentos tcnicos no afetam as transaes comerciais da mesma maneira como tarifas ou quotas e seus efeitos dependem tambm da estrutura dos mercados, de sua interao com outras normas e regulamentos e do estgio de cada cadeia produtiva afetada. Como ficou registrado em captulo anterior, normas e regulamentos no so produzidos por entidades neutras, mas por organizaes nacionais que refletem um determinado sistema poltico. Na prtica, existem verdadeiras camadas de normas nacionais e internacionais, cada uma refletindo um momento particular de cada economia e sociedade, em termos polticos e tecnolgicos (NADVI e WLTRING, 2002). Por fim, existe ainda a incerteza em torno do balano ideal entre a necessidade de normalizao e o imperativo de manter abertos os canais da inovao, ou entre a regulao governamental e a livre competio. Em um ambiente dessa natureza, persistem razes para assumir que o formato corrente da normalizao voluntria ainda representa a melhor soluo

para esses dilemas, mesmo que no seja sequer possvel uma demonstrao rigorosa e global desse fato (FARREL, Joseph, Should competition policy favor compatibility?. In GREENSTEIN e STANGO, 2007, Captulo 12). Alm do impacto das normas sobre o comrcio, preciso registrar tambm a complexidade do novo regime internacional e os fatores que qualquer negociao comercial precisa mobilizar. Mesmo a proteo necessria economia dos pases menos desenvolvidos uma necessidade reconhecida pelos tratados internacionais exige a capacidade de processar e deliberar sobre informaes tcnicas. A elaborao de normas e regulamentos tcnicos nos dias de hoje j requer mais do que metrologia e avaliao da conformidade, avanando tambm para o campo da informao tecnolgica, da propriedade intelectual e das tecnologias de gesto. Ao mesmo tempo em que se amplia o mbito da atividade de normalizao, aumenta o peso das escolhas feitas no plano internacional. Nasce uma dupla exigncia para as organizaes de normalizao nacionais: preciso absorver rapidamente a Norma Internacional e tambm desenvolver a capacidade de participar de forma efetiva na sua elaborao. Uma misso que , ao mesmo tempo, poltica e tcnica. O reconhecimento da pertinncia do modelo corrente de normalizao continua exigindo uma considerao detida de suas dificuldades especficas. Produzir o consenso entre especialistas uma tarefa complexa, e as consideraes tcnicas continuam sendo dominantes, reduzindo o peso de imperativos comerciais que muitas vezes definem o futuro de um produto ou de uma tecnologia. Os organismos de normalizao, como qualquer outra organizao, tambm so vulnerveis a presses internas e a grupos de interesses. Por fim, no se pode desconsiderar a influncia das agendas governamentais sobre o processo de normalizao e o peso da mera conjuntura temporal. H mesmo uma concluso interessante na anlise de Peter Grindley67: o maior papel dos comits tcnicos continua sendo levar, para as firmas

66 Informao verbal obtida em entrevista concedida por Reinaldo Ferraz, em janeiro de 2007. 67 quando Peter Grindley expe os dilemas da normalizao na forma de jogos (2002, p. 66).

85

e partes envolvidas, informaes mais precisas sobre os ganhos do processo. Os comits estimulam a deciso de participar por trs razes diferentes: (a) oferecem um espao para a troca de informaes, (b) disponibilizam a informao inicial bsica para o processo de produo do consenso e, por fim, (c) educam os usurios. A questo prtica para a normalizao contempornea, portanto, no decidir entre mercados ou comits, mas escolher a melhor combinao possvel entre ambos. Ou seja, definir, a cada caso, o grau de orientao que os governos podem oferecer aos mercados e definir a natureza da participao que cabe aos agentes do mercado (GRINDLEY, 2002, p. 70-72). Este novo ambiente da normalizao internacional no encontrou, como visto, o Brasil em uma situao favorvel. No desdouro reconhecer que a normalizao brasileira ainda convivia com os problemas criados para a ABNT pela falta de envolvimento privado e pela turbulncia econmica que envolveu o pas entre 1990 e 1994. At mesmo dvidas trabalhistas uma ameaa permanente para organizaes privadas no Brasil - prejudicavam a continuidade dos trabalhos da ABNT quando havia urgncia na recuperao do tempo perdido (ABREU, Jos Augusto Pinto de, Normalizao e 20 anos de TIB no Brasil. In TIB: Trajetria, desafios e tendncias no Brasil, 2005, p. 103). Um exemplo tpico da relao incerta entre governo, ambiente econmico e ABNT nesses anos de dificuldades oferecido pela atividade de certificao, fonte importante de receitas da entidade. Como relatado em captulo anterior, no faltou pioneirismo na atividade de certificao da ABNT. O tema foi discutido no final da dcada de 1940 e, duas dcadas mais tarde, estava bem organizado, ao menos no que se refere aos extintores de incndio. No final da dcada de 1970, um novo campo de atividade foi includo por iniciativa da Associao Brasileira de Cimento

Portland (ABCP) e um convnio entre as entidades atribuiu ABNT a tarefa de certificao do cimento, cabendo ABCP a realizao dos ensaios68. Uma interpretao estatal das regras do Sinmetro levou excluso das atividades de certificao no mbito da ABNT, deixando a entidade sem uma fonte importante de receitas e sem a possibilidade de desenvolver um tipo de expertise importante para a economia brasileira. A reverso desse cenrio foi lenta.

Comeando a acertar o passo


O Cdigo de Defesa do Consumidor (Lei n 8.078) foi publicado em 11 de setembro de 1990 e, no ano seguinte, a ABNT teve seu papel na fundao da Associao Mercosul de Normalizao (AMN), mas o empuxo das polticas da qualidade chegou realmente atividade de normalizao em 1992, quando o governo reuniu as vrias instituies pertinentes para a elaborao de um novo termo de referncia. Na prtica, era mais uma discusso sobre a relao entre uma entidade privada a ABNT e suas vrias contrapartes governamentais69. Mais uma vez, a ABNT estava em questo. O risco, naquele momento, no era de estatizao, mas de adoo do modelo norte-americano de normalizao setorial. Como examinado no Captulo 2, o ANSI no desenvolve normas, apenas credencia outras entidades tcnicas e consolida o seu trabalho. Nas condies brasileiras, a proposta certamente despertava o interesse dos setores de normalizao intensiva, onde havia boas oportunidades econmicas. A negociao, complexa e difcil, serviu ao menos para que a ABNT definisse com clareza o que considerava sua pauta mnima e as posies de onde no poderia recuar. De acordo com Vitor Jardim, ento Diretor de Normalizao da ABNT, quatro pontos estavam acima de qualquer concesso: a entidade deveria continuar fora da rbita do Estado; deveria se manter como foro nico de normalizao no pas; ser o representante do Brasil na ISO e na

68 O secretrio executivo de ambas as associaes era o mesmo, Francisco Baslio. 69 A discusso foi travada no mbito do Comit Nacional de Normalizao (CNN), criado pela Resoluo n 6, de 24 de agosto de 1992, para assessorar o Conmetro na rea de normalizao; promover a articulao institucional entre os setores privados e governamental na rea de normalizao; promover atividades de fomento normalizao; analisar e aprovar o planejamento do Sinmetro e ser o rgo de recorrncia administrativa do Sistema Brasileiro de Normalizao. Suas reunies se estenderam at 1999, mas sem uma deciso final sobre um novo Sistema Brasileiro de Normalizao. Retomou seus trabalhos em 2001, transformado em Comit Brasileiro de Normalizao (CBN). Essas informaes so do site do Inmetro.

86

Lanamento da ABNT NBR ISO 14064:2007: norma tcnica para combate aos gases de efeito estufa

A diretoria, no evento de 70 anos da ABNT: marco histrico

87

IEC; e, por fim, caso fosse adotado o modelo de normalizao setorial, a ABNT deveria ser a agncia acreditadora dessas entidades70. Afortunadamente, o governo Collor, quela altura de 1992, perdia fora, e a posio oficial na mesa de negociao seguia a mesma trajetria. Nada aconteceu e a Normalizao Brasileira atingiu a era da qualidade no formato geral definido na dcada de 1940. A mudana de ambiente chegou direo da ABNT a partir da gesto do engenheiro qumico Mrio Gilberto Cortopassi, presidente do Conselho Deliberativo entre 1996 e 2000. Consultor e empresrio no campo das fibras qumicas desde a dcada de 1970, Cortopassi tinha uma longa experincia na atividade de normalizao, tendo sido presidente do Comit Brasileiro de Txteis e do Vesturio (ABNT/CB-17) e do Comit Brasileiro de Mquinas e Equipamentos Mecnicos (ABNT/CB-04). Sua eleio j refletia a preocupao com uma atuao internacional mais intensa: Cortopassi tinha sido tambm membro da Coalizo Empresarial Brasileira, um grupo organizado pela Confederao Nacional da Indstria para apoiar o governo na formao de blocos econmicos. Em sua gesto, houve um primeiro momento relevante. Aps iniciar a formao de auditores, em 1995, o Inmetro finalmente decidiu credenciar a instituio para emitir certificados relativos a Sistemas de Gesto da Qualidade, de acordo com as normas da srie ABNT NBR ISO 900071. A ABNT teria, assim, condies de participar do fenmeno da nova poltica industrial brasileira: a rpida difuso das normas tcnicas de qualidade. Tratava-se no apenas de garantir uma fonte de receita, mas de conquistar prestgio junto ao setor privado. Um segundo momento relevante veio em junho de 1996: o Brasil sediou a Reunio Plenria da ISO, que aprovou a ISO 14000, norma sobre gesto ambiental. No h indicao mais forte sobre o novo momento da ABNT e da normalizao brasileira do que a eleio posterior de Cortopassi para a presidncia da ISO, no binio 2001-2002. Ele foi o primeiro presidente da organizao proveniente de um pas em desenvolvimento.

Esse perfil da presidncia da ABNT, mais empresarial que estatal, seria mantido nas gestes de Jayme Ferreira Brando (2000-2001), cuja carreira profissional inclua a posio de gerente geral de Relaes Institucionais da Multibrs S/A e do Grupo Brasmotor, e de Francisco Sanz Esteban (2001-2002), diretor da Votorantin Cimentos e da Fiesp, enquanto exercia a presidncia da Associao Brasileira de Cimento Portland (ABCP) e do Sindicato Nacional da Indstria do Cimento. Sob a presidncia de Francisco Esteban, o Conselho Deliberativo da ABNT j exibia uma composio bem diferente. No lugar do Estado Maior das Foras Armadas (EMFA), estava agora o Ministrio da Defesa; no lugar do Ministrio do Planejamento, figurava o Ministrio do Desenvolvimento, Indstria e Comrcio Exterior. Entre os scios mantenedores, havia algumas presenas constantes no passado, como a Fiesp, a Associao Brasileira de Cimento Portland, a Petrobras e o Sindicato Nacional da Indstria de Mquinas e Equipamentos (SINDIMAQ); entre os scios mais recentes, a Associao Nacional de Distribuidores e Processadores de Vidros Planos, a Bahia Sul Celulose, a Resmat Parsch Sistemas contra Incndios - e a Yanes Minas Indstria e Comrcio. No faltavam, naturalmente, os representantes dos produtores de material eltrico: Pirelli, Pial, Schneider Electric do Brasil. Ainda no Conselho, havia um scio contribuinte da microempresa, a Associao Brasileira da Indstria de Artefatos e Equipamentos Mdicos, Odontolgicos, Hospitalares e de Laboratrios (ABIMO). Entre os scios coletivos, parceiros de longos anos: a Associao Brasileira da Indstria Eltrica e Eletrnica (ABINEE), o Servio Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), o Sindicato da Indstria da Construo Civil do Estado de So Paulo (SindusCon-SP) e quatro Comits Brasileiros, o ABNT/CB-24 - Segurana contra Incndio, o ABNT/CB-36 - Anlises Clnicas e

70 Informao verbal obtida em entrevista concedida por Vitor Jardim, em setembro de 2010. Jardim nota ainda que a posio governamental sofria tambm com a diversidade de vises mantidas em instituies-chave, como o prprio Inmetro. 71 Hoje, a ABNT Certificadora detm a Marca de Conformidade para Sistemas Certificados (ABNT NBR ISO 9001:2008, ABNT NBR ISO 14001:2004, ABNT NBR 16001:2004 ou OHSAS:2007 e ABNT NBR ISO/IEC 27001:2006) e a Marca de Conformidade para Produtos Certificados, que inclui a Marca de Segurana ABNT.

88

Diagnstico in Vitro, o ABNT/CB-08 - Aeronutica e Espao e o ABNT/CB-09 - Gases Combustveis. Esteban no economizou palavras na mensagem ao Conselho, publicada no Relatrio anual da ABNT, sobre o momento vivido pela Associao. Classificou como marco o ano de 2002, final de sua gesto, mesmo reconhecendo as dificuldades administrativas e financeiras e a incapacidade de atender crescente demanda por normas tcnicas72. O passivo financeiro do passado foi enfrentado graas adoo do chamado Plano Master, que previa emprstimos substantivos junto aos grandes associados, que seriam quitados pela administrao seguinte. Nada menos que 74 empresas e entidades aderiram ao plano emergencial de financiamento, reconhecendo dessa forma a importncia da ABNT para as suas atividades. Outro sinal de recuperao institucional foi o apoio do Ministrio da Cincia e Tecnologia, por meio de um convnio especfico para o pagamento das anuidades devidas s organizaes internacionais e do projeto ABNT Global. Financiado pela FINEP, o projeto previa um montante de 2,5 milhes de reais, por um prazo de dois anos, e visava garantia de recursos para a melhor difuso das normas, a produo mais rpida de documentos tcnicos e a participao da Associao nos foros internacionais de normalizao. Aps vrias dcadas de promessas no cumpridas, tentativas de estatizao e negligncia, o Governo Federal comeava a cumprir seus compromissos com a instituio73. Naturalmente, a ABNT teria de oferecer uma mudana correspondente em termos de gesto, para assegurar sua credibilidade perante os novos scios e os contribuintes de planos de recuperao e tambm perante o governo. No Relatrio da Diretoria de 2002, Esteban enumera os Comits criados no Conselho Consultivo, uma estrutura de planejamento, gesto e controle, com o propsito de evitar a repetio dos velhos problemas e criar um novo ambiente institucional: Recursos Financeiros, Planejamento Estratgico,

Governana Corporativa Estratgica, Governana Corporativa de Gesto e Administrao e, naturalmente, um Comit de tica e Sindicncia. Nesse ltimo caso, a abordagem dos trabalhos buscava equilibrar a apurao de desvios com mecanismos para evitar sua repetio. Era, de fato, o incio de um novo tempo74 e Esteban celebrou a parceria firmada com o IPT, que ofereceu ABNT vrias salas em seu prdio no campus da Universidade de So Paulo. Ao final de 2002, foi tambm formado um Grupo-Tarefa sobre Responsabilidade Social, que participou dos primeiros debates sobre a futura norma. Por fim, em 17 de dezembro de 2002, foi eleito, para a presidncia do Conselho Deliberativo, Pedro Buzatto Costa, com um mandato de dois anos. Seria apenas a primeira de vrias gestes que consolidariam a transformao da ABNT.

Normalizao no sculo XXI


A consolidao era necessria, pois a atividade de normalizao no mais se reduzia ao mero mapa das tecnologias industriais. Se ao longo dos anos 1990 consideraes econmicas convencionais ainda prevaleciam na determinao de seus planos de trabalho, no incio do sculo XXI o campo da normalizao expandia-se praticamente em todas as direes. Quando os setores industriais eram o foco quase exclusivo da normalizao, o atraso relativo de uma nao poderia ser medido com preciso e, ento, recuperado em um tempo determinado. Este era o formato do diagnstico do governo brasileiro, por exemplo, no incio da dcada de 1970. Nas circunstncias atuais, um atraso relativo no processo de normalizao pode afetar o prprio nvel do progresso de uma sociedade. Em 2005, o Comit de Gesto Tcnica da ISO definia omo reas rioritrias e tuao ormalizao c p d a an no campo da segurana, da responsabilidade social, dos sistemas de gesto, da segurana de alimentos, do turismo, da nanotecnologia e das mercadorias de segunda mo (MURPHY e YATES, 2009, p. 34). Um

72 A ABNT seguia endividada e sua situao foi agravada pela compra de um imvel na Avenida Paulista, em 1999. Em 2002, a diretoria decidiu alugar parte desse espao para levantar recursos e aceitou a oferta do Instituto de Pesquisas Tecnolgicas (IPT) para transferir-se, sem custos, para suas dependncias, na Avenida Professor Almeida Prado, 532, Prdio 1, 3 andar, na Cidade Universitria. 73 Na recuperao da ABNT, o Plano Master trouxe 1,65 milho de reais; o convnio com o Ministrio do Desenvolvimento, 1,11 milho; e com o Ministrio da Cincia e Tecnologia, 1,13 milho de reais. 74 Um indicador simples da mudana de cenrio o nmero de produtos e servios cobertos pela atividade de certificao da ABNT: campo de treinamento, colcho, conforto do calado, extintor de incndio, indicador de presso, isolante trmico, mangueira de incndio, manuteno de extintores, porta corta-fogo, sprinklers, certificados de conformidade, ao longo, ao plano, caixilho de ao, cermica vermelha, certificado de lote, cimento Portland, qualificao de construtoras, telhas de ao, tubos de ao e conexes.

89

Reunio da ISO, na Bahia: Brasil e Sucia coordenam a elaborao da Norma Internacional de Responsabilidade Social

90

conjunto de atividades j distante das convenes do passado sobre o objeto de uma norma. O caso da norma de gesto ambiental, a ISO 14001, teve especial relevncia para as condies brasileiras. Este tipo de norma, com seus custos difusos para a economia e requisitos de transparncia para as empresas, nunca foi recebido com simpatia por pases como os Estados Unidos, mas a experincia recente mostrou que, para os pases em desenvolvimento, sua adoo importante como parte de sua definio de identidade e, portanto, de sua estratgia de mercado (Id., Ibid., p. 80). A conformidade norma assume, nesse ponto, um significado completamente novo. No Brasil, o avano do compromisso com a normalizao ambiental por parte das grandes empresas alcanou reconhecimento internacional, em uma evidente consequncia da mudana no modelo de desenvolvimento e do restabelecimento da democracia no pas. Eventos como a Conferncia da Terra, em 1992, e os Foros Sociais Mundiais de 2003 foram marcos do maior interesse pblico no tema. Murphy e Yates chegam mesmo a sugerir que a posio especial do setor financeiro no pas realada pela convivncia com a inflao e, depois, pela sua centralidade no processo de estabilizao ofereceu condies para que este assumisse uma posio de vanguarda na defesa das responsabilidades sociais do mundo corporativo:
Por volta de 2005 uma dcada depois da publicao inicial da ISO 14000 -, o peso acumulado da evidncia sugere que as empresas que usam a norma tambm cumprem mais completamente a legislao ambiental que outras firmas similares. Alm disso, h evidncia relativamente convincente de melhorias no desempenho ambiental daquelas que adotam a norma: poluem menos do que poluam no passado e poluem menos que suas concorrentes. E mais: um estudo bem desenhado indica que a inteno das empresas de atuarem em mercados onde a ISO 14000 era um suplemento voluntrio ou mesmo o substituto de uma legislao ambiental estava alimentando a rpida adoo da norma em todo o mundo (p. 78).

No contexto da globalizao, em que as transaes comerciais sofrem a influncia crescente de consideraes de natureza poltica e social, por motivos legtimos ou estratgicos, a adoo de

normas ambientais ofereceu, no mnimo, um sinal de obedincia s melhores prticas. Para um pas como o Brasil, buscando espao nos mercados externos e vulnervel a um noticirio polmico sobre a devastao da Amaznia e sobre questes sociais, a Norma Internacional oferecia uma oportunidade e tanto. Ao menos dificultava movimentos protecionistas dos pases desenvolvidos disfarados de exigncias de preservao e de respeito ao meio ambiente. Novamente, um efeito social positivo do modelo da normalizao consensual aplicada em uma rea onde seriam previsveis impactos negativos sobre a lucratividade de certos setores industriais (PRAKASH e POTOSKI, 2006, Captulo 6, p. 171). A intensidade dessa transformao sobre a ABNT pode ser analisada por seu envolvimento com os marcos modernos da normalizao. No curso da difuso das normas de Gesto da Qualidade, a ISO 9001, o Brasil apenas reagiu, tardiamente, inovao. Na elaborao das normas ambientais, a situao era outra e, graas participao de gerentes da Cia. Vale do Rio Doce, com ampla experincia na gesto ambiental, a ABNT exerceu influncia relevante. No caso mais recente, envolvendo a responsabilidade social, as empresas brasileiras tiveram um papel pioneiro. Participaram da elaborao da Norma Brasileira de Responsabilidade Social, contribuindo para que a ABNT conquistasse posio de liderana na elaborao da Norma Internacional75. A aprovao da ISO 26000 um assunto naturalmente polmico, por incluir temas relacionados s relaes entre capital e trabalho, e porque iniciativas anteriores conduzidas pela ONU ou por organizaes no governamentais (ONG) registraram pouco progresso76. Um relatrio preparatrio, apresentado em 2004 ao Comit de Gesto Tcnica da ISO, autorizou o incio do debate sobre a norma de responsabilidade social e este Comit passou a ter coordenao compartilhada por dois pases: um do norte desenvolvido, a Sucia, por meio de seu organismo nacional de

75 Informao verbal obtida em entrevista concedida por Reinaldo Dias Ferraz de Souza, em agosto de 2010. 76 curioso notar que o tema era menos polmico nos anos 1950, quando havia grande otimismo com relao ao impacto positivo da normalizao: No estou certo se as normas de negociao coletiva aqui discutidas sero aceitas pelos especialistas em normalizao como objeto de sua considerao So certamente normas arbitrrias, no sentido em que no so definidas com preciso matemtica ou por mtodos cientficos. Ainda assim, normas elas so, pois oferecem definies claras dos direitos dos trabalhadores em lugar de determinaes casuais dos administradores e acrescentam a isso o consenso que lhes garante validade Mais do que isso, consumam um considervel grau de uniformidade, que considero ser uma dos objetivos do estabelecimento de normas. Oferecem um cdigo uniforme de regras para governar uma dada planta, frequentemente estendendo essa uniformidade a todas as plantas de uma corporao e, em larga medida, prov uniformidade para a administrao das relaes de trabalho em vrios ramos industriais. Walter P. Reuther. Labor uses Standards. In RECK, National Standards in a Modern Economy (p. 304-305).

91

92

normalizao (SIS); e outro do sul emergente, o Brasil, por meio da ABNT. Estabeleceu-se um processo aberto e amplo, incluindo todos os interesses relevantes, em sete temas principais: governana organizacional, meio ambiente, direitos humanos, prticas trabalhistas, prticas operacionais justas, questes de consumidores e envolvimento com a comunidade e seu desenvolvimento (MURPHY e YATES, 2009, p. 85). A nova norma, que no exige avaliao da conformidade, foi publicada em 2010. H problemas evidentes na elaborao de uma norma de responsabilidade social, desde seu uso pelos governos nacionais como instrumento de presso sobre empresas, at as divergncias estruturais entre o Norte e o Sul em matria de proteo do trabalho. Se a norma vier a funcionar, contudo, ser pelos mesmos motivos que levaram ao sucesso das normas sobre gesto da qualidade e gesto ambiental: a presso do mundo econmico e a necessidade de se conformar a padres de comportamento aceitveis aos olhos do cidadoconsumidor-eleitor77, agora em escala mundial. Outro aspecto importante que no possvel conduzir o processo de normalizao nesses campos sem promover o envolvimento da sociedade. Assim, natural esperar que essas novas exigncias tenham seu impacto sobre o formato organizacional das entidades de normalizao. Sem isso, corre-se o risco de perda de legitimidade, no plano nacional ou internacional. H tambm o caso da demanda por normas que, sem condies de elaborao imediata pelos organismos de normalizao, do origem a esforos setoriais para seu atendimento. Isso ocorre, por exemplo, com a certificao da gesto sustentvel de florestas (MURPHY e YATES, p. 104). Tais iniciativas, por sinal, seguem problemticas, uma vez que materializam agendas e imperativos dificilmente sustentveis por meio das regras do consenso, terminam representando uma disperso de recursos e podem permitir a consolidao de interesses especiais.

Esse risco tambm visvel em setores onde o ritmo do progresso tecnolgico e a presso dos mercados por inovao no tm como se adaptar aos procedimentos cautelosos e negociados da normalizao oficial. Em muitos casos, no h motivo para consumir tempo e recursos com a normalizao de produtos cujas caractersticas podem mudar no curso de poucos anos. o que ocorre com a tecnologia da informao. A rapidez da mudana tecnolgica e sua direta relao com ganhos apropriados em funo de patentes e segredos passaram a ameaar o prprio paradigma da normalizao voluntria, por meio do crescimento e disseminao dos chamados consrcios e alianas e da multiplicao de entidades de normalizao distanciadas das organizaes formais, capazes de oferecer especificaes relevantes em prazo mais curto e por meio de procedimentos mais adequados ao novo ambiente econmico (CARGILL, Carl e BOLIN, Sherrie, Standardization: a failing paradigm. In GREENSTEIN e STANGO, 2007, Captulo 9)78. Manifesta-se aqui outro efeito colateral: a criao de normas e procedimentos de certificao de carter proprietrio, margem das polticas pblicas e dos regimes internacionais79. Como o real impacto econmico e tecnolgico das normas abertas ainda requer mais estudo, os agentes governamentais esto forados a alguma cautela na utilizao desse paradigma (WEST, Joel, The economic realities of open standards: Black, white and many shades of gray. In GREENSTEIN e STANGO, 2007, p. 115-116). Nessas condies, assume outra dimenso o trabalho de conscientizao da sociedade e dos meios polticos quanto importncia das normas para as polticas industrial e comercial. Por fim, os regulamentos tcnicos produzidos pelos governos nacionais precisam sustentar-se nas normas voluntrias, pois as empresas no devem ser submetidas a regras que

77 Um sucesso que teria, por sinal, implicaes polticas relevantes para a compreenso do funcionamento das organizaes internacionais. A ISO demonstraria a superioridade da abordagem das normas consensuais sobre os procedimentos usualmente utilizados pela ONU e suas organizaes associadas. (MURPHY e YATES, 2009, p. 88). 78 Para Reinaldo Ferraz, contudo, a relao entre normalizao e propriedade intelectual terminou se revelando um falso problema. Um questionamento governamental explcito teve incio com posies da China, no mbito da OMC, por conta de preocupaes com a tecnologia da televiso digital. Entretanto, a maioria das empresas teria todo interesse em ver sua tecnologia incorporada norma e em extrair lucros da venda de seus produtos e no exatamente do licenciamento desta ou daquela tecnologia em particular. 79 No escapa, por exemplo, atual direo do Inmetro a possibilidade de que a produo da norma e, futuramente, do regulamento tcnico nela baseado reflitam interesses privados. Cabe s organizaes do Estado defender o consumidor de tal possibilidade. (Informao verbal obtida em entrevista concedida por Joo Jornada, em janeiro de 2007).

93

afetem sua competitividade, garantida pela utilizao das normas. Em tal cenrio, os governos tambm no tm alternativa, seno uma participao mais intensa no processo de normalizao voluntria, como descreve Reinaldo Ferraz:
[...] H duas questes associadas com as atividades de regulamentao tcnica que devem ser consideradas. Uma de ordem tcnica: bastante inconveniente que os regulamentos tcnicos citem normas ou trechos de normas, ou mesmo normas inteiras, ou ainda que sejam de fato normas com sentido de compulsoriedade. Os regulamentos tendem a ser, como natural, mais perenes, enquanto as normas evoluem de acordo com o progresso tecnolgico. Na Europa isso foi resolvido com as chamadas diretivas de nova abordagem. Essas diretivas, que so os regulamentos tcnicos comunitrios, se limitam aos requisitos essenciais do objeto do regulamento e deixam as particularidades tcnicas por conta das normas. Por meio de anncio em meios especializados, indicam que o atendimento s normas X, Y e Z pressupe conformidade com um dado regulamento tcnico. Isso no Brasil tem um entendimento muito varivel entre os regulamentadores, alguns francamente contrrios a esses conceito, outros mais a favor. A segunda questo o conceito das boas prticas de regulamentao: o Acordo TBT j trouxe implcito o Cdigo de Boas Prticas de normalizao (Anexo 3 do Acordo), mas s mais recentemente tem-se dado ateno, no Comit do TBT, s boas prticas regulatrias. Principalmente, no sentido de que se deve chegar a um entendimento que permita avanar nesse campo. No Brasil, o Conmetro instituiu, em meados de 2005, o Comit Brasileiro de Regulamentao que visa, justamente, a colocar em discusso essas questes. No momento, o CBR est trabalhando na elaborao de um Guia de Boas Prticas da Regulamentao Tcnica que, quando adotado amplamente, poder trazer grande avano [...]. (Informao verbal obtida em entrevista concedida por Reinaldo Ferraz, em janeiro de 2007).

insero internacional da economia brasileira, confere base para a regulamentao tcnica conduzida pelo Estado e amplia domnios como sustentabilidade e responsabilidade social. Logo em seguida, contudo, apresentava o velho diagnstico oficial sobre os problemas histricos da atividade no Brasil: a baixa participao do setor privado e uma relao distante com os rgos do Estado responsveis pela edio dos regulamentos tcnicos. Recomendava, ento, um investimento consistente na difuso dos conceitos da normalizao na sociedade e dos benefcios econmicos da normalizao. Propunha o melhor acesso ao acervo de Normas Brasileiras e o estmulo participao de setores organizados da sociedade no processo de normalizao. Quanto ao Governo, deveria incluir a normalizao nas estratgias setoriais de desenvolvimento. Prometia ainda a criao de metodologia para a identificao das necessidades de normalizao e advogava a rpida adoo de Normas Internacionais. No que se refere ABNT, recomendava tornar atrativa a filiao entidade e modernizar o trabalho dos Comits, bem como prometia garantia de recursos do Estado.

A ABNT no sculo XXI


Foi sombria a chegada do sculo XXI para a ABNT. Apenas a partir de 2003, com a regularizao das dvidas, a Associao voltou a vender seus servios para entidades governamentais e a receber os recursos necessrios para honrar as anuidades devidas s organizaes internacionais de normalizao. Assim, passou a contar com uma receita crescente da venda das normas publicadas e da atividade de certificao, um modelo de negcios similar aos seus semelhantes internacionais81. Os oramentos previstos para a normalizao no programa TIB, aps sua extino formal82, foram substitudos pelo acesso ao financiamento governamental direto para as atividades dos Comits Brasileiros de normalizao. Essas foram as primeiras consequncias do programa de ao definido por seu presidente:

O Plano Nacional de Normalizao80, publicado em 2004, procurava responder a todos esses desafios. Ele reconhecia as trs funes estratgicas da normalizao: ela contribui para a

80 O Plano estava estruturado em quatro temas: Papel estratgico da normalizao para a economia brasileira; Normas Brasileiras - Identificao de necessidades e prioridades; Normas Brasileiras, regulamentos tcnicos e normas internacionais; e Sustentabilidade do Sistema Brasileiro de Normalizao. 81 Informao verbal obtida em entrevista concedida por Reinaldo Ferraz, em agosto de 2010. 82 Em termos absolutos, nos primeiros anos da dcada de 2000, os recursos destinados normalizao pelo programa TIB oscilaram entre mais de dois milhes de reais, em 2002, a 60 mil reais, em 2004. Em termos percentuais, a normalizao consumia 3% dos recursos do programa, uma fatia menor do que a despesa com propriedade intelectual (4%) ou tecnologias de gesto (6%). Os dados so do Ministrio da Cincia e Tecnologia.

94

Procuramos dar uma estruturao mais profissional ABNT, na qual fossem definidas responsabilidades e compromissos de cada um, cobramos resultados e estabelecemos uma rotina de trabalho. Estudamos as dvidas que a entidade havia contrado e buscamos maneiras de honrar esses compromissos, ajustando o oramento conforme os recursos que dispnhamos na poca.(Entrevista concedida por Pedro Buzatto Costa, em setembrode 2010, ao Boletim ABNT).

Aqui a diferena crucial com relao ao passado. Planos de recuperao foram elaborados anteriormente, contribuies emergenciais dos scios ou do governo foram obtidas, mas faltava um elemento crucial: a ateno permanente aos problemas de gesto. Com a profissionalizao da gesto superior da ABNT, a entidade passou a contar com uma verdadeira Diretoria Executiva, escolhida pela Assembleia Geral e colocada sob a autoridade de um Conselho Deliberativo83. Um planejamento estratgico contemplava a gesto por resultado em cada unidade de negcio, visando retomada da sade financeira, aliada valorizao das pessoas e ao resgate da credibilidade. Os colaboradores foram estimulados a buscar o desenvolvimento profissional e a crescer com a ABNT, confiantes de que era possvel enfrentar o desafio de ocupar todos os espaos nos organismos internacionais de normalizao. Enquanto a situao financeira se estabilizava, o trip comprometimentoenvolvimento-resultado pautava as aes gerenciais que determinariam o renascimento da entidade. Vieram, efetivamente, os tempos de mudana, de ter orgulho de pertencer ABNT. No demorou muito para que a ABNT ocupasse um lugar privilegiado na normalizao internacional. Em 2003, a entidade foi eleita para participar do Conselho da ISO, no Comit de Finanas, sendo representada por seu diretor geral, Ricardo Rodrigues Fragoso. Naquele momento, a ABNT j havia marcado presena em 99 das 155 reunies dos Comits e Subcomits Tcnicos da ISO e votado em 76% das ocasies em

que foi chamada a aprovar documentos (quando sua condio de membro obrigava a emisso de voto). A Associao participava de 188 Comits e, em trs deles, ocupava a Secretaria Tcnica. No plano regional a ABNT, representada por Ricardo Fragoso, tambm assumiu uma posio na direo da Associao Mercosul de Normalizao (AMN). Em 15 de abril de 2003, a ABNT lanou um novo smbolo grfico, buscando uma comunicao mais dinmica com o pblico. Este reposicionamento da marca fez parte da estratgia decorrente das mudanas organizacionais e filosficas que colocaram a ABNT como uma entidade que se modernizou, em perfeita sintonia com o que acontecia no mundo da normalizao. O primeiro logotipo da ABNT foi criado na poca de sua fundao, acompanhando uma tendncia que se verificava, na ocasio, nas principais entidades congneres, entre elas o Instituto Argentino de Normalizao que, j em 1935, utilizava um crculo em volta de sua sigla. No esforo contnuo da ABNT para disseminar a importncia da normalizao no Brasil e no mundo, o novo logotipo tem um papel fundamental. Continua sendo o smbolo da personalidade da organizao, imprimindo mudanas significativas, embora sutis. O novo desenho mantm a essncia da marca ABNT. Traduz uma entidade que se atualiza, assimila rapidamente as demandas de seu tempo, avana para o futuro sem abrir mo de sua tradio e orgulha-se de sua histria. A trajetria prosseguiu no ano seguinte quando a ABNT organizou, na Bahia, a Assembleia Geral da COPANT. Na ocasio a ABNT foi eleita para a presidncia da instituio, para o perodo 2005-2006, sendo representada por seu Diretor de Desenvolvimento e Informao, Carlos Santos Amorim Junior. Por fim, em julho de 2004, pela primeira vez na histria o Secretrio-Geral da ISO visitou o Brasil: Alan Bryden esteve na ABNT em reunies no Rio de Janeiro e em So Paulo. Eventos dessa natureza no ocorreriam sem uma percepo clara da credibilidade conquistada pela entidade.

83 Em 2003, mudanas no Estatuto Social alteraram a composio do Conselho Deliberativo, reformularam os perodos de mandatos, criaram o cargo de vice-presidente e ampliaram o nmero de membros, visando a uma maior participao da sociedade.

95

Em 15 de abril de 2003, a ABNT lanou um novo smbolo grfico, buscando uma comunicao mais dinmica com o pblico.

Este reposicionamento da marca fez parte da estratgia decorrente das mudanas organizacionais e filosficas que colocaram a ABNT como uma entidade que se modernizou, em perfeita sintonia com o que acontece no mundo da normalizao. O primeiro logotipo da ABNT foi criado na poca de sua fundao, h 70 anos, acompanhando uma tendncia que se verificava, na ocasio, nas principais entidades congneres, entre elas, o Instituto Argentino de Normalizao que, j em 1935, utilizava um crculo em volta de sua sigla. No esforo contnuo da ABNT para disseminar a importncia da normalizao no Brasil e no mundo, o novo logotipo tem um papel fundamental. Continua sendo o smbolo da personalidade da organizao, imprimindo mudanas significativas, embora sutis. O novo desenho mantm a essncia da marca ABNT. Traduz uma entidade que se atualiza, assimila rapidamente as demandas de seu tempo, avana para o futuro sem abrir mo de sua tradio e orgulha-se de sua histria.

96

Em 2005, a ABNT obteve, pela primeira vez, um assento no Technical Management Board (TMB) da ISO por um perodo de dois anos, sendo representada por seu Diretor Tcnico, Eugenio Guilherme Tolstoy De Simone. Com isso, a Associao foi chamada a participar do seleto grupo de organismos de normalizao dos pases desenvolvidos, que comandam a definio das polticas da entidade. No por acaso, comearam nesse ano os trabalhos da ISO sobre a Norma Internacional de Responsabilidade Social, coordenados pela ABNT, em parceria com a Sucia. No plano interno, os sinais eram igualmente positivos. A boa fase das contas da entidade permitiu que, em 2005, a ABNT deixasse as instalaes do IPT, em So Paulo. Passou a ocupar o imvel da Rua Minas Gerais, n 190, no bairro de Higienpolis, em uma iniciativa que foi saudada como o resgate da identidade. A ABNT Certificadora j oferecia, nesse ano, 80 programas de certificao destinados a produtos, processos e sistemas. Desde o ano 2002, o nmero de scios tem se mantido em um patamar em torno de 1.20084. Outra medida que sinalizou a entrada efetiva da ABNT no sculo XXI foi o investimento macio em tecnologia, com a modernizao de seus processos baseados na informtica. A ABNT j completou a transio de seu acervo de normas, dos documentos tcnicos e projetos de normas para um site na internet, como recomendam as boas prticas da normalizao internacional. O processo de normalizao tambm apresenta sensvel evoluo. Desde o incio do novo sculo, a ABNT vem mantendo uma mdia anual elevada de publicao e reviso de normas, superior a quatro centenas. O acervo total de normas em vigor em 2009 chegava a cerca de dez mil documentos, precisamente o nmero considerado necessrio pelos diagnsticos oficiais do incio da dcada de 1970. A tabela a seguir traz os nmeros.

Fonte: Relatrios anuais de atividade.

o resultado de um nvel elevado de atividade de cerca de 150 Comits Tcnicos, incluindo os Comits Brasileiros (ABNT/CB), Organismos de Normalizao Setorial (ABNT/ ONS) e Comisses de Estudo Especiais (ABNT/ CEE). O nmero de reunies foi de 1.285, em 2002, para 2.984, conforme registra o Relatrio da diretoria de 2009. O nmero de tcnicos envolvidos passou, no mesmo perodo, de pouco mais de 11 mil para cerca de 30 mil. Os ltimos anos tm sido marcados pela expanso das atividades nas direes apontadas pelo Plano Nacional de Normalizao. A divulgao da importncia das Normas Tcnicas para a economia tem sido o objeto de eventos como o Exponorma, que chegou quarta edio em 2010, reunindo especialistas, empresrios e rgos de governo para a discusso de avanos e prioridades da normalizao brasileira. O acesso s normas, por sua vez, garantido por iniciativas como a reduo do preo por meio de convnios especficos, como os firmados com o Conselho Federal de Engenharia e Arquitetura (Confea) e com o Servio Brasileiro de Apoio s Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE). Um acesso mais em conta para milhares de tcnicos e empresas associadas refora a presena da norma no processo produtivo. Outro convnio da mesma natureza foi celebrado com o Ministrio do Turismo, para permitir o acesso gratuito s Normas Tcnicas do setor para todos os envolvidos em atividades tursticas. No mesmo sentido caminha o investimento em tecnologias de informao. Ainda em 2007,

84 No final da dcada de 1980, a ABNT chegou a ter mais de 4 mil scios, mas o nmero era pouco relevante, face inadimplncia e ao cadastro pouco confivel.

97

o relatrio anual da ABNT comemorava mais de trs milhes de acessos ao site da entidade. Outra iniciativa importante tem sido a promoo de reunies dos Comits Tcnicos da ISO no Brasil, o que representa ao mesmo tempo um sinal da importncia internacional da normalizao brasileira e do interesse do empresariado no assunto. No total, a Associao, como representante do Brasil, j tem participao em mais de 120 Comits Tcnicos da ISO e em quase uma centena de Comits da IEC. Em 2007, a norma mais procurada ainda era a famosa ABNT NBR ISO 9001:2004, sobre sistemas de gesto da qualidade, mas as novidades em discusso j refletiam o horizonte em expanso da normalizao no Brasil. Vieram normas sobre a criao do novilho precoce, emisso de gases de efeito estufa, televiso digital e biocombustveis, esta em colaborao com o ANSI. No campo da certificao, destacavam-se as auditorias para emisso de um selo social aos produtores de algodo, sob a responsabilidade do Instituto do Algodo Social, no estado do Mato Grosso. O investimento na realizao de eventos internacionais no Brasil, sob a coordenao da ABNT, prossegue. A reunio do Comit de Polticas para Pases em Desenvolvimento da ISO (Committee on Developing Countries Matters, DEVCO) foi realizada em 2008, em Salvador. Em So Paulo aconteceu a Reunio Anual da IEC, pela segunda vez no Brasil - a primeira foi em 1982 -, um reflexo da importncia conquistada pelo Comit Brasileiro de Eletricidade, Eletrnica, Iluminao e Telecomunicaes (Cobei), que abriga o ABNT/CB-03, e naquele ano comemorava seu centenrio de fundao85. Esse envolvimento vem se refletindo positivamente na posio assumida pela ABNT em importantes Comits Tcnicos da ISO, em parceria com organismos de normalizao dos pases desenvolvidos. o caso do comit responsvel pela elaborao da norma de gesto de energia (ISO 50001), em que a ABNT divide a secretaria do ISO/PC 242 com o ANSI. Ou do Comit de Alimentos (ISO/TC 34), em parceria

com a AFNOR. O exemplo mais importante, naturalmente, a elaborao da Norma Internacional de Responsabilidade Social86. A ABNT tambm intensificou outro tipo de atividade internacional. Em setembro de 2009, foi assinado um convnio de cooperao com o Instituto de Normalizao e Qualidade (INNOQ) de Moambique e foram firmados memorandos de entendimento com a Agncia Coreana de Normas e Qualidade (KATS) e com o Instituto Angolano de Normalizao e Qualidade (IANORQ), para cooperao no campo da normalizao, da avaliao da conformidade, da capacitao e da informao tecnolgica. H tambm memorandos firmados com a China e com o Egito. A ABNT, ao consolidar sua posio internacional, refora naturalmente a capacidade de atender s necessidades do Sinmetro. Finalmente, depois de consumir tantas pginas com os problemas financeiros da ABNT, justo concluir estes pargrafos com um final feliz. O supervit operacional, em 2008, chegou a cerca de 2,3 milhes de reais, enquanto o faturamento passava de 16,4 milhes, em 2007, para 17,8 milhes, em 2008. Um ano depois, as receitas operacionais passaram de 20 milhes de reais, com o registro de um supervit superior a 3 milhes de reais. Aps dcadas de turbulncia administrativa e dvidas trabalhistas, esses nmeros so uma demonstrao cabal de quo distante estava o passado e da intensidade da demanda social por normalizao no Brasil. O futuro parece assegurado. Estagnada por dcadas, desde seu incio em 1950, a atividade de avaliao da conformidade registra, agora, avanos a cada ano. Em 2009, foram iniciados procedimentos especficos para a indstria de calados, reforma de pneus, indstria de cremes e xampus e produtos txteis. Novas empresas demandam certificao para a produo do algodo social, para a gesto de segurana em turismo de aventura e para a gesto de sustentabilidade em meios de hospedagem, alm dos campos mais tradicionais, como gesto

85 extensa a lista de eventos recentes: houve reunies do Comit de Poltica do Consumidor da ISO, em Salvador, em 2007; do ISO/TC 71 - Concrete, reinforced concrete and pre-stressed concrete, tambm em Salvador, em 2007; do ISO/TC 28/SC7 - Liquid Biofuels), em 2009; do ISO/TC 228 - Tourism and related services, em 2010; do ISO/PC 248 - Sustainability criteria for bioenergy e do ISO/TC 34 Food products, em 2010; e do ISO/TC 215 - Health informatics, no Rio de Janeiro, em 2010. 86 Tanto no caso da responsabilidade social, como no da gesto de energia, a ABNT tem sido pioneira, iniciando a discusso das normas antes da comunidade internacional. Em 2010, a ISO decidiu que dois projetos da Comisso de Estudo Especial de Informtica em Sade se tornassem novos itens de trabalho (New Work Item Proposal NWIP), para serem publicados como Normas Internacionais.

98

da qualidade , sistemas de gesto ambiental, gesto de segurana e sade ocupacional e sistemas de gesto de responsabilidade social87. Um novo mercado de cursos vem crescendo na esteira do sucesso das edies do Exponorma.

Depois de 2010
O processo de normalizao continua enfrentando as mesmas presses histricas que marcaram sua origem. As disputas entre a Comunidade Econmica Europeia e os Estados Unidos em torno da criao de normas refletem diferentes abordagens, mais e menos liberais, para o tratamento de questes econmicas. O progresso tecnolgico traz novas presses sobre o modelo consensual de elaborao de normas. Empresas-lderes seguem com a tentao de impor as prprias escolhas tecnolgicas como normas. Nem sempre h tempo para esperar pela elaborao de uma Norma Internacional. So dilemas sem sada para os principais interessados. Os Estados Unidos podem ter o poder de contestar o sistema de normalizao internacional, mas no tm o poder de impor suas normas como internacionais. Normas Internacionais voltariam a ser demandadas por empresas e consumidores. A Europa, por sua vez, no pode usar indefinidamente as normas como instrumento de poltica comercial e industrial sem enfrentar, ela mesma, a ineficincia gerada por uma selva de normas criadas por cada nao de sua comunidade e sem interferir na demanda internacional por tecnologia, que inclui os pases pobres e os pases emergentes. Os governos, ensina a histria, no tm muito sucesso na imposio de normas. No campo da tecnologia da informao, muitas empresas podem, de fato, tentar estabelecer propriedade sobre certas normas. H muitas reas de normalizao, contudo, que no podem ser objeto de permanente inovao: o caso das transaes bancrias por meio eletrnico, que envolvem elevados requisitos de uniformidade e segurana (MURPHY e YATES, 2009, p. 99). A Associao Internacional de Telecomunicaes (ITU) ou a

Fora-Tarefa de Engenharia da Internet (IETF) so foradas a tratar com a ISO desses assuntos. Os consrcios de normalizao podem ser fontes de ganhos para seus patrocinadores, mas vivem sob a desconfiana de seus consumidores e sob a presso de competidores. Para estes, resta sempre a alternativa de recorrer ao sistema ISO. O consrcio de fabricantes de alimentos e supermercados norte-americanos, responsvel pela criao do cdigo de barras, resistiu por anos, mas a internacionalizao do comrcio e algumas aes judiciais relativas propriedade intelectual logo convenceram seus gerentes de que tomar o caminho da ISO era a opo mais segura (BROWN, 1997, p. 208-209). tambm necessrio reconhecer que os aspectos mais delicados da normalizao, no contexto contemporneo, so revelados apenas no caso de algumas novas tecnologias. Elas representam um grupo importante e de alta visibilidade, mas pequeno. Nesses casos, so muito evidentes os custos sociais das guerras de normas e de sua fragmentao em um determinado setor, bem como os prejuzos para os consumidores que adquiriram equipamentos fabricados com base em normas j abandonadas. Para todo o conjunto de tecnologias consolidadas ou tradicionais, a normalizao continua sendo a melhor sada. Os consumidores vivem situaes que compensam facilmente at mesmo a adoo de normas com um padro tecnolgico inferior (GRINDLEY, 2002, Captulo 3, p. 58). A real influncia presente e futura do modelo de normalizao da ISO ainda uma questo menos importante do que aferir com preciso o que realmente foi conquistado at aqui:
Esta mudana no diminuiu o papel da ISO ou da normalizao voluntria. A organizao est no centro de uma rede de especialistas e representantes de indstrias que maior ou igual ao staff profissional de todo o sistema das Naes Unidas. A obra coletiva dos criadores de normas pode ser to essencial para a ordem poltica global do que qualquer ao das Naes Unidas. O trabalho da ISO ainda talvez mais essencial para a governana da economia industrial global. (MURPHY e YATES, 2009, p. 107).

87 A ABNT Certificadora apresentou crescimento de mais de 70% nos contratos para certificao de produtos e firmou um acordo inovador com o Instituto Argentino de Normalizao e Certificao (IRAM), visando ao reconhecimento mtuo de processos de avaliao da conformidade, em uma iniciativa que fortalece ainda mais as relaes comerciais entre os dois pases.

99

As presses econmicas e sociais sobre a atividade de normalizao tendem, na verdade, a aumentar no curso da prxima dcada. A crise financeira de 2008-2009 provocou um breve recuo no comrcio internacional, mas os anos continuados de crescimento da economia brasileira s fizeram aumentar a sua importncia relativa em termos internacionais. Em algum tempo, o fracasso da rodada de Doha ser esquecido e as negociaes comerciais voltaro ao topo da agenda das naes, assim como a organizao de blocos econmicos regionais. Seu avano colocar em questo a ampliao dos acordos de mtuo reconhecimento dos sistemas nacionais de avaliao88. A velocidade na incorporao de Normas Internacionais precisar ser elevada. Sem isso, os sistemas de avaliao da conformidade continuaro funcionando como barreiras comerciais e criando mercado para a proviso privada desses servios. O ciclo se completaria com a convocao da ao do Estado, nico ator capaz de evitar prejuzos para as empresas nacionais. Se a interveno estatal direta, tal como formulada em 1973, certamente no produziu os melhores resultados, o diagnstico que sustentou a deciso legislativa do governo militar segue, contudo, correto. Os atores sociais relevantes empresas, associaes profissionais, as entidades de defesa do consumidor etc. tm dificuldade para promover, de forma natural, uma articulao capaz de responder com eficincia ao desafio da proliferao de normas internacionais e do uso dos sistemas de certificao como instrumentos de poltica comercial. O mundo globalizado continua sendo uma ordem desigual, e sua complexidade tecnolgica crescente premia as sociedades mais habituadas com o uso da informao cientfica. Nas condies brasileiras, esse diagnstico termina pela concluso inexorvel de que caber ao Estado alguma responsabilidade pelas tecnologias bsicas, como a normalizao, e pelo amparo inovao em todos os campos necessrios. O ambiente poltico, por sinal, favorvel a essa equao. Aps oito anos de gesto

modernizante, mas discretamente liberal, o governo Fernando Henrique Cardoso (1995-2002) foi sucedido por uma gesto que se revelou menos temerosa em defender a participao efetiva do Estado na promoo do desenvolvimento. O governo Lus Incio Lula da Silva (2003-2010) fez renascer a ideia de poltica industrial e fortaleceu as instituies que historicamente sustentaram esse esforo, como as empresas estatais e os bancos oficiais. Entretanto, tal como no passado, h tarefas fceis e outras mais difceis quando se trata de ao governamental. Aumentar o pessoal tcnico e cientfico empregado nos laboratrios e instituies de pesquisa uma tarefa fcil. Criar as condies para que as prprias empresas adotem tecnologias de gesto uma tarefa difcil. Promover uma integrao efetiva entre a estrutura dos laboratrios estatais com o mundo privado outra dessas tarefas difceis. preciso, por exemplo, escolher um foco tecnolgico para o investimento estatal, uma vez que os recursos so finitos, e oferecer o estmulo correto para que as prprias empresas invistam em pesquisas para a promoo da competitividade e produtividade. Qualquer que seja a frmula, ela certamente exigir concentrao de recursos e capacidades. No contexto das tecnologias bsicas, isso significa que todas as suas reas precisam ser fortes. O sistema ter a exata consistncia de seu membro mais fraco. Se entre os objetivos do Inmetro estiver mesmo o apoio competitividade das empresas e a sustentao da atividade comercial, o progresso da metrologia ser intil sem o envolvimento com o regime internacional das tcnicas da qualidade, e a atividade de normalizao precisar caminhar no mesmo ritmo. Se o governo brasileiro, por imperativos internos ou externos, reconhecer a necessidade de regular com mais intensidade questes relacionadas proteo sade e ao meio ambiente, ser necessrio investir em normalizao. Quando se tornar necessrio o controle governamental, pelo mero progresso tecnolgico, da avaliao da conformidade de material biolgico89, que envolve questes complexas como o reconhecimento

88 A discusso a seguir baseada principalmente em publicao de Reinaldo Ferraz et alii. Evoluo e tendncias futuras da avaliao de conformidade. In TIB: Trajetria, desafios e tendncias no Brasil, 2005, p. 119. 89 Aps alguns meses em consulta pblica, o relatrio elaborado pelo grupo de trabalho criado em fevereiro de 2001 pelo MCT foi transformado em um documento especfico, Sistema de Avaliao de Conformidade de Material Biolgico. (Braslia, Senai/DIN, 2002).

100

de patentes, o uso humano de material geneticamente modificado ou o controle do impacto ambiental, a fiscalizao estatal exigir medidas e, naturalmente, normas e regulamentos tcnicos. Tais normas e regulamentos tcnicos sero definidos da forma habitual: desenvolvimento de um processo de regulamentao especfico para a rea biolgica, criao de um Comit Brasileiro de Normas Tcnicas na ABNT e desenvolvimento de uma metrologia prpria, no campo da qumica e da biologia. Em vrios sentidos, a histria da normalizao no Brasil est ainda em seu incio, apesar dos 70 anos completados pela ABNT. Ela faz parte da histria da reao brasileira ao progresso tecnolgico das economias desenvolvidas e, nesse campo, o passo decisivo ainda no foi completado: uma integrao eficaz entre sociedade, empresas e governo, que torne autnomo o fluxo de conhecimento entre todas as suas partes. Esse fluxo no acontece sem uma intensa atividade de normalizao. Normalizao tecnologia consolidada, no sentido mais amplo do termo. Comeando como uma viso dos engenheiros Ary Torres e Paulo S, a ABNT teve seus altos e baixos por conta, em boa parte, da complexa relao histrica entre o Estado e a economia brasileira. As agncias governamentais podem ter experimentado

modalidades radicalmente diferentes de interveno em favor do setor produtivo nacional, mas a misso segue a mesma. No possvel esperar um futuro sem a agregao constante de contedos tecnolgicos a produtos e servios. Caber o governo promover a oferta das tecnologias bsicas, e a normalizao estar entre elas. Nesse sentido, em 30 de abril de 2009, em sua Resoluo n 4, o Conmetro aprovou a nova Estratgia Brasileira de Normalizao, trazendo diretrizes familiares, como a ampliao dos organismos internacionais de normalizao e a nfase em normas com impacto sobre a exportao ou a promoo da cooperao com pases latinoamericanos e de lngua portuguesa. H novidades, contudo: o reconhecimento da necessidade de integrar a normalizao com a pesquisa cientfica e promover a formao de pessoal especializado em normalizao. Em um determinado ponto desse trajeto, contudo, o Estado no basta. preciso que a sociedade esteja convencida de que a tecnologia um fator decisivo para a superao de seus desafios histricos. nesse sentido que a histria da ABNT mal comeou: a conscincia de que a sociedade brasileira ser responsvel por seu destino, sem depender indefinidamente do amparo do governo, recente, mas crescente. Nesse sentido, a viso de Ary Torres e Paulo S ainda est por se realizar.

101

102

Fundador e patrono Paulo Accioly de S Presidente do Conselho Diretor e Diretor-Presidente Ary Frederico Torres (1940-1953) Mariano Jatahy Marcondes Ferraz (1954-1959) lvaro de Souza Lima (1960-1966) Arthur Levy (1967-1969) Diretores-Presidentes Jos Olavo de Freitas (1969-1970) Plnio Reis de Cantanhede Almeida (1970-1974) Luiz Verano (1975-1977) Arthur Napoleo Montagna de Souza (1977-1978) Francisco de Assis Baslio (1978-1980) Hlio Martins de Oliveira (1981-1982) Srgio Quintella (1983-1984) Alberto Cotrim Pereira (1985-1986) Mauro Thibau (1987-1988) Presidentes do Conselho Deliberativo e Diretor-Presidente Henrique Silveira de Almeida (1989-1992) Antnio Mrcio Avellar (1993-1995) Victor Resse Gouva (1996) Presidentes do Conselho Deliberativo Mrio Gilberto Cortopassi (1996-2000) Jayme Ferreira Brando (2000-2001) Francisco Sanz Esteban (2001-2002) Diretoria atual Pedro Buzatto Costa Presidente do Conselho Deliberativo Walter Luiz Lapietra Vice-Presidente do Conselho Deliberativo Ricardo Rodrigues Fragoso Diretor Geral Carlos Santos Amorim Junior Diretor de Relaes Externas Eugenio Guilherme Tolstoy De Simone - Diretor Tcnico Odilo Baptista Teixeira Diretor Adjunto de Negcios

Personalia

103

ABNT/CB-01 - Minerao e Metalurgia ABNT/CB-02 - Construo Civil ABNT/CB-03 - Eletricidade

Comits Tcnicos

90

ABNT/CB-04 - Mquinas e Equipamentos Mecnicos ABNT/CB-05 - Automotivo ABNT/CB-06 - Metroferrovirio ABNT/CB-07 - Navios, Embarcaes e Tecnologia Martima ABNT/CB-08 - Aeronutica e Espao ABNT/CB-09 - Gases Combustveis ABNT/CB-10 - Qumica ABNT/CB-11 - Couro, Calados e Artefatos de Couro ABNT/CB-12 - Agricultura e Pecuria ABNT/CB-13 - Bebidas ABNT/CB-14 - Informao e Documentao ABNT/CB-15 - Mobilirio ABNT/CB-16 - Transportes e Trfego ABNT/CB-17 - Txteis e do Vesturio ABNT/CB-18 - Cimento, Concreto e Agregados ABNT/CB-19 - Refratrios ABNT/CB-20 - Energia Nuclear ABNT/CB-21 - Computadores e Processamento de Dados ABNT/CB-22 - Impermeabilizao ABNT/CB-23 - Embalagem e Acondicionamento ABNT/CB-24 - Segurana contra Incndio ABNT/CB-25 - Qualidade ABNT/CB-26 - Odonto-Mdico-Hospitalar ABNT/ONS-27 - Tecnologia Grfica ABNT/CB-28 - Siderurgia ABNT/CB-29 - Celulose e Papel ABNT/CB-30 - Tecnologia Alimentar ABNT/CB-31 - Madeira ABNT/CB-32 - Equipamentos de Proteo Individual ABNT/CB-33 - Joalheria, Gemas, Metais Preciosos e Bijuteria ABNT/ONS-34 - Petrleo ABNT/CB-35 - Alumnio ABNT/CB-36 - Anlises Clnicas e Diagnstico in Vitro ABNT/CB-37 - Vidros Planos ABNT/CB-38 - Gesto Ambiental ABNT/CB-39 - Implementos Rodovirios
90 O Comit Brasileiro (ABNT/CB) um rgo da estrutura da ABNT, com Superintendente eleito pelos scios da ABNT nele inscritos, com mandato de dois anos, permitidas duas reeleies. O Organismo de Normalizao Setorial (ABNT/ONS) um organismo pblico, privado ou misto, sem fins lucrativos, que, entre outras, tem atividades reconhecidas no campo da Normalizao em um dado domnio setorial, credenciado pela ABNT, segundo critrios aprovados pelo Conmetro. A Comisso de Estudo Especial (ABNT/CEE) uma Comisso de Estudo vinculada Gerncia do Processo de Normalizaco da ABNT, com objetivo determinado, para tratar de assunto no coberto pelo mbito de atuao dos Comits Tcnicos.

104

ABNT/CB-40 - Acessibilidade ABNT/CB-41 - Minrios de Ferro ABNT/CB-42 - Soldagem ABNT/CB-43 - Corroso ABNT/CB-44 - Cobre ABNT/CB-45 - Pneus e Aros ABNT/CB-46 - reas Limpas e Controladas ABNT/CB-47 - Amianto Crisotila ABNT/CB-48 - Mquinas Rodovirias ABNT/CB-49 - ptica e Instrumentos pticos ABNT/CB-50 - Materiais, Equipamentos e Estruturas Offshore para Indstria do Petrleo e Gs Natural ABNT/ONS-51 - Embalagem e Acondicionamento Plsticos ABNT/CB-52 - Caf ABNT/CB-53 - Normalizao em Metrologia ABNT/CB-54 - Turismo ABNT/CB-55 - Refrigerao, Ar-Condicionado, Ventilao e Aquecimento ABNT/CB-56 - Carne e do Leite ABNT/CB-57 - Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosmticos ABNT/ONS-58 - Ensaios No Destrutivos ABNT/CB-59 - Fundio ABNT/CB-60 - Ferramentas Manuais e de Usinagem ABNT/CEE-61 - lcool Combustvel ABNT/CEE-62 - Biodiesel ABNT/CEE-63 - Gesto de Riscos ABNT/CEE-64 - Fabricao de Veculo Acessvel ABNT/CEE-65 - Recursos Hdricos ABNT/CEE-66 - Utenslios Domsticos Metlicos ABNT/CEE-67 - Tecnologias de Hidrognio ABNT/CEE-68 - Avaliao da Qualidade do Solo e da gua para Levantamento de Passivo Ambiental e Anlise de Risco Sade Humana ABNT/CEE-69 - Sistemas de Armazenagem ABNT/CEE-70 - Qualificao e Certificao de Profissional de Acesso por Corda ABNT/CEE-71 - Poliestireno Expandido para Isolao Trmica ABNT/CEE-72 - Tabaco e Produtos de Tabaco ABNT/CEE-73 - Tubos e Acessrios de Polietileno para Sistemas Enterrados para Redes de Distribuio e Aduo de gua ABNT/CEE-74 - Qualificao e Certificao de Operadores de Aciarias ABNT/CEE-75 - Qualificao e Certificao de Operadores de Altos-Fornos ABNT/CEE-76 - Qualificao e Certificao de Operadores de Ponte Rolante e Prtico na rea Minerometalrgica ABNT/CEE-77 - Aproveitamento de gua de Chuva ABNT/CEE-78 - Informtica em Sade

105

ABNT/CEE-79 - Servio em Pequeno Comrcio ABNT/CEE-80 - Sistemas de Preveno e Proteo contra Exploso ABNT/CEE-81 - Minrios, Concentrados e Produtos Primrios de Cobre e Nquel ABNT/CEE-82 - Vidraria de Laboratrio ABNT/CEE-83 - Aplicaes de Mtodos Estatsticos ABNT/CEE-84 - Segurana de Documentao Eletrnica ABNT/CEE-85 - Televiso Digital ABNT/CEE-86 - Cofres ABNT/CEE-87 - Cadeia Apcola ABNT/CEE-88 - Qualificao e Certificao de Profissional de Resgate por Corda em Altura e em Espao Confinado ABNT/CEE-89 - Nanotecnologia ABNT/CB-90 - Qualificao de Pessoas no Processo Construtivo para Edificaes ABNT/CEE-91 - Sistemas para Redes de Coleta de Efluentes a Vcuo ABNT/CEE-92 - Servios de Atendimento ao Consumidor (SAC) ABNT/CEE-93 - Gesto de Projetos ABNT/CEE-94 - Laje Pr-Fabricada, Pr-Laje e de Armaduras Treliadas Eletrossoldadas ABNT/CEE-95 - Estufas e Viveiros Agrcolas ABNT/CEE-96 - Segurana de Brinquedos Inflveis de Grande Porte ABNT/CEE-97 - Gesto de Segurana para Cadeia Logstica ABNT/CEE-98 - Cadeiras de Praia ABNT/CEE-99 - Terminologia para Qualificao e Certificao de Pessoas ABNT/CEE-100 - Segurana dos Brinquedos ABNT/CEE-101 - Tubos Plsticos para Irrigao e Drenagem Agrcola ABNT/CEE-102 - Segurana de Artigos Escolares ABNT/CEE-103 - Manejo Florestal ABNT/CEE-104 - Segurana de Alimentos ABNT/CEE-105 - Copos Plsticos Descartveis Termoformados ABNT/CEE-106 - Anlises Ecotoxicolgicas ABNT/CEE-107 - Portas Automticas ABNT/CEE-108 - Produtos para Escrita ABNT/CEE-109 - Segurana e Sade Ocupacional ABNT/CEE-110 - Qualificao e Certificao de Pessoal da rea de Manuteno ABNT/CEE-111 - Responsabilidade Social ABNT/CEE-112 - Servios Financeiros ABNT/CEE-113 - Cabos de Ao e Acessrios ABNT/CEE-114 - Zincagem a Quente ABNT/CEE-115 - Tubos e Conexes de CPVC-poli(cloreto de vinila)clorado para Sistemas de Proteo contra Incndio por Chuveiro Automtico ABNT/CEE-116 - Gesto de Energia ABNT/CEE-117 - Parques de Diverso ABNT/CEE-118 - Equipamentos de Proteo Individual para o Setor de Petrleo e Petroqumico

106

ABNT/CEE-119 - Hotelaria Embarcada ABNT/CEE-120 - Segurana de Playgrounds ABNT/CEE-121 - Sistema APM ABNT/CEE-122 - Cartuchos para Impressoras ABNT/CEE-123 - Qualificao e Certificao de Inspetor de Controle Dimensional ABNT/CEE-124 - Escadas Transportveis ABNT/CEE-125 - Matrias-Primas para Uso na Indstria de Borracha ABNT/CEE-126 - Ergonomia da Interao Humano-Sistema ABNT/CEE-127 - Sistemas Inteligentes de Transporte ABNT/CEE-128 - Critrios de Sustentabilidade em Bioenergia ABNT/CEE-129 - Resduos de Servios de Sade ABNT/CEE-130 - Gesto da Pesquisa, Desenvolvimento e Inovao ABNT/CEE-131 - Vestimenta de Segurana para Combate a Incndio ABNT/CEE-132 - Calado de Segurana para Combate a Incndio ABNT/CEE-133 - Capacete de Segurana para Combate a Incndio ABNT/CEE-134 - Modelos de Informao na Construo Civil (BIM) ABNT/CEE-135 - Radiaes Ionizantes ABNT/CEE-136 - Ergonomia Antropometria e Biomecnica ABNT/CEE-137 - Cincias Forenses ABNT/CEE-138 - Elementos de Filtragem de Ar e Outros Gases ABNT/CEE-139 - Controle e Combate a Fraudes ABNT/CEE-140 - Qualificao e Certificao de Operadores de Laboratrios Siderrgicos ABNT/CEE-150 - Materiais de Referncia ABNT/CEE-151 - Pesquisa Social, de Opinio e de Mercado ABNT/CEE-152 - Produo de Carvo Vegetal ABNT/CEE-153 - Semiacabados de Ultra-Alto Peso Molecular (UHMW) ABNT/CEE-154 Fsforos de Segurana

107

Referncias
ABNT. Boletim ABNT. Vrios anos. ABNT. Histrico ABNT. So Paulo, 2006. ABNT. Informativo ABNT. Vrios anos. ABNT. Relatrio Anual. Vrios anos. ABREU, Jos Augusto Pinto de. Normalizao e 20 anos de TIB no Brasil. In TIB: Trajetria, desafios e tendncias no Brasil. Braslia: MCT; CNI; SENAI/DN; IEL/NC, 2005. ALGARTE, Waldir e QUINTANILHA, Delma. A histria da qualidade e o Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade. Rio de Janeiro: Inmetro/Senai, 2000. Anais. VI Encontro Tcnico PEGQ. Vitria: MCT, PADCT, TIB/PEGQ, novembro de 1997. ANSI. ANSI 1918-2008: An historical overview. ANSI, Washington, 2008. ARAJO, Ana Cristina et alii (org.). O terramoto de 1755: Impactos histricos. Lisboa: Livros Horizonte, 2007. BARROS, Feliciano Mendes de Mesquita, LIBERALLI, Frederico Augusto e VASCONCELLOS, Frederico Augusto. Parecer da Revista do Clube de Engenharia, N 10, outubro de 1887. BERLINCK, Eudoro. O problema dos materiais de uso do Governo Federal. Revista do Servio Pblico, 1(2): 34. Rio de Janeiro: DASP, janeiro de 1938. BLANTON, Godfrey. Ten areas for future research in total quality management. In Quality Management Journal. Milwaukee: American Society for Quality, 1993. BROWN, Stephen. Revolution at the checkout counter. The explosion of bar code. Cambridge: Harvard University Press, 1997. CALVERT, Randall. Leadership and its basis in problems of social coordination. In International political science review 13 (1). Montreal: IPSA, 1992. CAMPOS, Vicente Falconi. Gerncia da qualidade total. Estratgia para aumentar a competitividade da empresa brasileira. Belo Horizonte: Fundao Christiano Ottoni, 1990. ______. TQC. Controle da qualidade total (no estilo japons). Belo Horizonte: Fundao Christiano Ottoni, 1992. CASTRO, Alberto Pereira. Papel do Instituto de Pesquisas Tecnolgicas no desenvolvimento das normas tcnicas de aplicao industrial e de engenharia. So Paulo: Datilografado 036, IPT, 1971. CARGILL, Carl F. Open systems standardization. A business approach. Londres: Prentice Hall, 1997. CARVALHO, Anna Maria. Mestre Valentim. Rio de Janeiro: Cosac e Naify, 1999. COMIT BRASILEIRO DE NORMALIZAO. Plano Brasileiro de Normalizao. Rio de Janeiro: Inmetro, 2004. COUTINHO, Luciano e FERRAZ, Joo Carlos (coord.). Estudo da competitividade da indstria brasileira. Campinas: Papirus, 1994. DASP. Relatrio do Departamento Administrativo do Servio Pblico. Rio de Janeiro, 1943. DARS, Mrcia da Mota. O Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade. Uma anlise de poltica. Tese de Mestrado em Poltica Cientfica e Tecnolgica. Campinas: Unicamp. Instituto de Geocincias, 1997. DAUMAS, Maurice. Histoire gnrale des techniques. Vol 3. Lexpansion du machinisme. Paris: PUF, 1996.

108

DIAS, Jos Luciano de Mattos. Os mercados medidos. A construo da tecnologia industrial bsica no Brasil. Rio de Janeiro: Ink Produes, 2007. ______. Finep - 30 anos de projetos para o Brasil. Rio de Janeiro: FGV, 1998a. ______. Metrologia, normalizao e qualidade Aspectos da histria da metrologia no Brasil. Rio de Janeiro: Inmetro, 1998b. DIAS, Jos de Nazar Teixeira. A reforma administrativa de 1967. Rio de Janeiro: FGV, 1968. FARRELL, Joseph e SALONER, Garth. Coordination through committees and markets. In Rand Journal of Economics, 19, n 2. Santa Monica: The Rand Corporation, 1988. FERNANDES, Elisabete Nadai e TAGLIAFERRO, Fbio Sileno. Demandas de metrologia na agricultura. Plano Nacional de Metrologia. Rio de Janeiro: Paper, 1998. FERREIRA, Jos Rincn e LVARES, Llian. A evoluo da informao tecnolgica: O subprograma de tecnologia industrial bsica como elemento estruturante da rea no Brasil. In TIB: Trajetria, desafios e tendncias no Brasil. Braslia: MCT, CNI, SENAI/DN, IEL/NC, 2005. GAMA, Ruy. Engenho e tecnologia. So Paulo: Duas Cidades, 1983. GREENSTEIN, Shane e STANGO, Victor (ed.). Standards and public policy. Cambridge: Cambridge University Press, 2007. GRINDLEY, Peter. Standards, strategy and policy. Cases and stories. Nova Iorque: Oxford University Press, 2002. HUGHES, Thomas Parker. Networks of power: Electrification in western society, 1880-1930. Londres: The Johns Hopkins Press, 1995. ISO. Friendship among equals: Recollections from ISOs first fifty years. Genebra: ISO Central Secretariat, 1997. JURAN, J. M. (ed.). A history of managing for quality. The evolution, trends and future directions of managing for quality. Milwaukee: ASQC Quality Press, 1995. KRISLOV, Samuel. How nations choose product standards and standards change nations. Pittsburgh: University of Pittsburgh Press, 1997. KIRBY, Richard S. Engineering in history. Nova Iorque: Dover, 1990. KUPFER, David. A poltica da qualidade. In SCHWARTZMAN, Simon (org.). Cincia e tecnologia no Brasil: Poltica industrial, mercado de trabalho e instituies de apoio. Volume 2. Rio de Janeiro: FGV, 1995. LANE, F.C. Storia di Venezia. Turin: Einaudi, 1978. LEONARDOS, Luiz. O sistema de propriedade intelectual como fomentador da inovao tecnolgica. In TIB: Trajetria, desafios e tendncias no Brasil. Braslia: MCT, CNI, SENAI/DN, IEL/NC, 2005. LHOSTE, Ernest. La normalisation, journe dtudes et de propagande du 16 dcembre 1942. Paris: Comit national de lorganisation franaise, Association Franaise de Normalisation, 1943. LUZZATO, G. Studi di storia economica veneziana. Pdua, 1954. MAIOR, Armando Souto. Quebra-quilos Lutas sociais no outono do Imprio. So Paulo: Cia. Editora Nacional, 1978. MASKUS, K.E., WILSON. J.S. e OTSUKI, T. An empirical framework for analyzing technical regulations and trade. In MASKUS, K.E. e WILSON, J.S. Quantifying trade effect of technical barriers: Can it be done? Ann Arbor: University of Michigan Press, 2001. MILANEZ, Jos Frazo. Histrico do sistema mtrico decimal. Rio de Janeiro: Jornal do Commercio, 1942. MINISTRIO DA CINCIA E TECNOLOGIA/ACADEMIA BRASILEIRA DE CINCIAS. Cincia, tecnologia e inovao: Desafios para a sociedade brasileira Livro verde. Braslia: MCT/Academia Brasileira de Cincias, 2001.

109

MINISTRIO DA CINCIA E TECNOLOGIA/CNI. Pesquisa de avaliao do PEGQ. Braslia: MCT, 1996. MINISTRIO DA CINCIA E TECNOLOGIA/CNI/SENAI. Tecnologia Industrial Bsica: Trajetria, desafios e tendncias no Brasil. Braslia, 2005. MINISTRIO DA CINCIA E TECNOLOGIA. Programa de tecnologia industrial bsica e servios tecnolgicos para a inovao e competitividade. Braslia: Coordenao de Poltica Tecnolgica Industrial, 2001. ______. Sistema de avaliao de conformidade de material biolgico. Braslia: Senai/DIN, 2002. MINISTRIO DA INDSTRIA E COMRCIO. O desempenho da Secretaria de tecnologia industrial no perodo 1974-1978. Braslia: STI, 1979. MUSCHALLA, Rudolf. Zur vorgeschichte der technischen nurmung. Berlim: Beuth, 1992. MOSCATI, Giorgio. As bases cientficas da metrologia e vice-versa. Enqualab Encontro para a Qualidade de Laboratrios. So Paulo: Remesp, 2005. MURPHY, Craig. International organization and industrial change. Global governance since 1850. Nova Iorque: Oxford University Press, 1994. MURPHY, Craig e YATES, JoAnne. The International Organization for Standardization. Global governance through voluntary consensus. Londres: Routledge, 2009. NADVI, Khalid e WLTRING, Frank. Making sense of global standards. Duisburg: INEF Report, University Gerhard Mercator, 2002. OCDE. Standards and conformity assessment in trade: Minimising barriers and maximising benefits. Berlim: Workshop and policy dialogue, 2005. PADCT-TIB. Projeto de especializao em gesto da qualidade Documento bsico. Braslia: MCT, 1993. PAGLIUSO, Antnio Tadeu e CARDOSO, Rodolfo. Gesto organizacional. passado, presente e futuro. In TIB: Trajetria, desafios e tendncias no Brasil. Braslia: MCT, CNI, SENAI/DN, IEL/NC, 2005. PRAKASH, Aseem e POTOSKI, Matthew. The voluntary environmentalists. Green clubs, ISO 14001 and voluntary environmental regulations. Cambridge: Cambridge University Press, 2006. PUFFERT, Douglas. Tracks across continents, paths through history: The economic dynamics of standardization in railway gauge. Chicago: Chicago University Press, 2009. RECK, Dickson. National standards in a modern economy. Nova Iorque: Harper and Brothers, 1956. SCHWARTZMAN, Simon e CASTRO, Maria Helena Magalhes. Tecnologia para a indstria. A histria do Instituto Nacional de Tecnologia. Rio de Janeiro: Iuperj, 1981. SEDDON, John. The case against ISO 9000. Nova Iorque: Oak Tree Press, 2000. SILVA, Luiz Correa da. Industrial technology in Brazil: Ideology, methodology and action. Braslia: Ministrio da Indstria e Comrcio, 1973. SILVA, Pedro Paulo Almeida. Metrologia nas normas, normas na metrologia. Rio de Janeiro: PUC, Centro Tcnico-Cientfico, 2003. SOUZA, Antnio Francisco de Paula. Estradas de ferro na provncia de So Paulo. So Paulo: Tipografia do Correio Paulistano, 1876. SOUZA, Laura de Mello e (org.). Histria da vida privada no Brasil: Cotidiano e vida privada na Amrica Portuguesa. So Paulo: Companhia das Letras, 1997. STEMMER, Caspar Erich. Programa de apoio ao desenvolvimento cientfico e tecnolgico (PADCT). In SCHWARTZMAN, Simon (org.). Cincia e tecnologia no Brasil: Poltica industrial, mercado de trabalho e instituies de apoio. Volume 2. Rio de Janeiro: Editora FGV, 1995.

110

TAVERNER, Robert. Smoots ear. The measure of humanity. New Haven: Yale University Press, 2007. VARGAS, Milton (org.). Contribuies para a histria da engenharia no Brasil. So Paulo: EPUSP, 1994a. ______. Histria da tcnica e da tecnologia no Brasil. So Paulo: Editora da UNESP, 1994b. VASCONCELLOS, Sylvio. Vida e obra de Antnio Francisco Lisboa, o Aleijadinho. So Paulo: Cia. Editora Nacional, 1979. VITAL, Joo Carlos. Comisso permanente de padronizao. Relatrio apresentado ao presidente da Repblica. Revista do Servio Pblico, 3(2). Rio de Janeiro: DASP, agosto de 1938. VRIES, Henk J. de. Standardization. A business approach to the role of national standardization organizations. Boston: Kluwer Academic Publishers, 1999. WAHRLICH, Beatriz de Souza. A reforma administrativa na era Vargas. Rio de Janeiro: Editora FGV, 1983. WILSON, John e OTSUKI, Tsunehiro. Standards and technical regulations and firms in developing countries: New evidence from a world bank technical barriers to trade survey. Washington: World Bank, 2004. WOLF, Abraham. A history of science and technology and philosophy in the 16th and 17th centuries. Volumes 1 e 2. Gloucester: Peter Smith, 1968. WREN, Daniel A. The history of management thought. Hoboken: John Wiley & Sons, 2005. YOUNG, G. F. The medici. Nova Iorque: Random House, 1930.

111

Coordenao: Monalisa Zia Redao: Jos Luciano de Mattos Dias Denise Lima Pesquisa histrica: Jos Luciano de Mattos Dias Projeto grfico: Mackennit Propaganda Data da publicao: Fevereiro de 2011.

Expediente

112

ISBN 978-85-07-02528-3

You might also like