You are on page 1of 25

Travessias nmero 01 Pesquisas em educao, cultura, linguagem e arte.

LETRAMENTO MIDITICO E LETRAMENTO ESCOLAR: UM DILOGO POSSVEL THE MEDIA LITERACY AND SCHOOL LITERACY: A POSSIBLE DIALOGUE Lda Maria Vieira Boaventura (UFRJ) RESUMO: Orientada por uma viso socioconstrucionista da linguagem e das identidades sociais, e por pressupostos da anlise crtica e multimodal do discurso da mdia, analiso um texto televisivo e proponho que textos desta natureza sejam abordados em sala de aula. Proponho um dilogo entre o letramento televisivo e o letramento escolar por entender a importncia do papel da mdia na construo da vida contempornea.

ABSTRACT: Following a socioconstrucionist perspective of language and social identities and the theoretical principles of critical and multimodal discourse analysis of the media, my aim in this article is to analyse a TV program and propose that this kind of text should be read and discussed in class. I propose a dialog between media literacy and school literacy bearing in mind the importance of the media literacy nowadays.
INTRODUO As lies televisuais sobre gnero, raa, sexualidade, poder e poltica [...] podem ser lies sociais mais poderosas do que aquelas ensinadas na escola (Luke, 1997:26).

O objetivo deste trabalho propor um dilogo entre o letramento televisivo e o letramento escolar. Por entender a importncia do papel da mdia na construo da vida contempornea advogo, seguindo Luke, que no falar dos textos televisivos nas salas de aula uma atitude pedagogicamente e politicamente irresponsvel (1997:25). A mdia de massa faz parte de nosso cotidiano e nos ensina lies sobre ns mesmos, os outros e o mundo, que as escolas no nos tem ensinado. O letramento televisivo tem influenciado de forma poderosa a formao dos cidados ps-modernos. Desde a infncia a compreenso das crianas sobre o bem e o mal, sobre heris e heronas, gnero, raa, e poder social so aprendidas atravs dos textos da cultura popular (Luke, 1997:29). Quando tm acesso ao letramento escolar j aprenderam muitas lies na interao com os textos da TV. No ambiente escolar as crianas se deparam com um modelo de letramento diverso daquele que lhe era familiar e comea a aprender novas lies sobre como proceder para ser letrado naquele contexto.

Travessias nmero 01 Pesquisas em educao, cultura, linguagem e arte.

O mero letramento, que focaliza somente a lngua e tematiza formas especficas de determinada lngua vem cedendo lugar a uma pedagogia dos multiletramentos que est atenta aos mltiplos modos de representao no se atendo apenas a lngua (idem). Ressaltam Cope e Kalantzis que, numa sociedade multisemiotizada, o modo de representao visual pode ser muito mais poderoso [...] do que o mero letramento [...] (2005:5). Nesse sentido, a insistncia de muitos educadores nas lies do mero letramento tem causado desconforto nas salas de aulas. O aumento das diversidades lingsticas e culturais e a multiplicidade de canais de comunicao e mdia na contemporaneidade tm instigado pesquisadores a refletir acerca da natureza do assunto da pedagogia do letramento (Cope, B. & Kalantzis, M., 2000:5). A pedagogia dos multiletramentos orienta a proposta que aqui apresentarei. Apresentarei uma proposta de abordagem de textos televisivos nas salas de aulas. A leitura desses textos e as conversas sobre os mesmos devero ser orientadas por pressupostos tericos e metodolgicos no sentido de contribuir para a construo de leitores crticos. Apresentarei a anlise de um texto televisivo no sentido de, posteriormente, refletir sobre a contribuio deste tipo de anlise para abordagens pedaggicas de textos miditicos em sala de aula. Este trabalho se divide em mais seis sees. Na segunda, fao uma breve comparao entre o modelo ideolgico e o modelo autnomo de letramento e uma exposio crtica dos mitos subjacentes a este ltimo no sentido de justificar a minha escolha pelo modelo ideolgico. Na terceira seo abordo o conceito de letramento como prtica social. Na quarta, apresento a viso socioconstrucionista do discurso e das identidades sociais que orienta as reflexes no decorrer desse trabalho. Na quinta, abordo o letramento televisivo tematizando a questo da construo da identidade de raa no Brasil, os princpios para a anlise das imagens em movimento, somados proposta de anlise do posicionamento interacional, apresentando, em seguida, o contexto de pesquisa e a anlise de um texto televisivo. Na sexta seo abordo o dilogo entre o letramento televisivo e o letramento escolar, apresentando uma proposta de abordagem de textos televisivos nas salas de aulas. E, finalmente, na ltima seo, teo algumas consideraes finais.

MODELOS DE LETRAMENTO Pode-se afirmar que a escola, a mais importante das agncias de letramento, preocupa-se, no com o letramento, prtica social, mas com apenas um tipo de prtica de letramento, a alfabetizao, o processo de aquisio de cdigos [...] (Kleiman, 1995:20).

Travessias nmero 01 Pesquisas em educao, cultura, linguagem e arte.

O processo de globalizao tem promovido a entrada da diversidade lingstica e cultural em nosso cotidiano. Esse contexto poderia representar para a prtica pedaggica o rompimento com as prticas do mero letramento. Contudo, as prticas de letramento escolar continuam a ensinar a lngua apenas como sistema, sem que as mltiplas possibilidades de construo de significados no uso da linguagem sejam abordadas. Uma concepo de linguagem como ao no mundo, seria um modo de dar interao e construo de sentidos em sala de aula, a devida relevncia. A viso da letra como um instrumento transparente de repasse do saber continua a imperar nas prticas pedaggicas, desprezando as questes polticas e ideolgicas envolvidas nesse processo (Signorini, 1994: 164). Tal perspectiva informa o modelo autnomo de letramento (Street, 1995) que se caracteriza, entre outros aspectos, pela suposta neutralidade, objetividade e iseno contextual dos textos escritos, orais e multimodais. No modelo autnomo, a linguagem, seja ela, escrita, oral ou multisemitica, concebida como um sistema abstrato cuja interpretao teria uma lgica intrnseca e independente da ao dos interlocutores e do contexto social em que foi produzida. Outro aspecto importante associado ao modelo autnomo refere-se aos mitos do letramento escolarizado, dentre eles, aqueles que apregoam que o letramento levaria a igualdade social e a ascenso scio-econmica. Nesse sentido, o acesso ao saber escolarizado representaria uma garantia do fim da excluso que determinados grupos sociais sofrem por no dominarem a letra. A ascenso social estaria subordinada aquisio do letramento da escola, que funcionaria como um bem fixo e universal a ser conquistado por indivduos de diferentes camadas da sociedade. O modelo ideolgico de letramento (Street, 1995) representa uma ruptura com preceitos do modelo autnomo. Seguindo Kleiman,
O modelo ideolgico (...) afirma que as prticas de letramento, no plural, so social e culturalmente determinadas, e, como tal, os significados especficos que a escrita assume para um grupo social dependem dos contextos e instituies em que ela foi adquirida (Kleiman, 1995: 21)

Nessa perspectiva, o letramento no uma prtica isolada da sociedade. Cada situao particular de letramento est associada a estruturas de poder e ideologias que circulam na sociedade (Street, 1995: 160). Isso significa que os efeitos sociais do letramento no so universais, pois dependem do uso social e poltico da linguagem feito pelos grupos e indivduos em suas comunidades.

Travessias nmero 01 Pesquisas em educao, cultura, linguagem e arte.

A escola no considera que as prticas de letramento dependem do contexto social e concebe seu modelo como o nico vlido socialmente. Logo, na escola as prticas de letramento representam a transmisso e recepo de um cdigo escrito que aconteceria num vcuo social. O modelo ideolgico de letramento contempla os interlocutores e o contexto social. Na concepo de Street, os contextos social, cultural e histrico possibilitam a construo de significados tanto no discurso oral quanto no escrito. Logo, a linguagem, seja escrita, oral (ou multisemiotizada) entendida como um processo social e no um sistema abstrato e cuja produo de sentidos depende de estruturas sociais mais amplas do que de um simples interacionismo situado localmente (1995: 165). Os conceitos de ideologia e discurso, seguindo o modelo ideolgico, so fundamentais para a anlise das prticas de letramento e devem ser observadas na anlise de eventos de letramento.
A ideologia concebida como o lugar de tenso entre autoridade e poder, por um lado e, de resistncia individual e criatividade, por outro. Essa tenso opera por meio de uma variedade de prticas culturais, [...] particularmente a linguagem e [...] os letramentos (Street, 1995: 162).

relevante ressaltar aqui que o processo de interpretao de textos escritos, orais e multisemiticos, depende, necessariamente de outros discursos aos quais temos acesso em nossa cultura. Esses textos esto situados scio-historicamente e esto ligados a funo interpessoal da linguagem, s identidades e relaes que os interlocutores constroem e reconstroem durante a interao (Kleiman, 1995: 22).
LETRAMENTO COMO PRTICA SOCIAL

Moita Lopes assevera que a leitura um modo especfico de interao entre participantes discursivos, envolvidos na construo social do significado: a leitura uma prtica social (1996:1). Entretanto, a tradio em estudos sobre a leitura tem sido orientada pela viso da mesma como uma habilidade cognitiva descontextualizada seguindo uma viso psicolgica da leitura. Seguindo uma viso de linguagem como representao, os leitores, atravs de processos mentais, resgatariam o significado do texto no prprio texto impresso pelo autor. Diferentemente, Bloome apresenta uma viso de leitura definida como um processo social e cultural no qual a leitura vista como um modo de estabelecer, manter ou mudar as relaes sociais e as identidades sociais (1993: 100). Isso transfere o foco do produto para o processo da leitura, ou seja, o que passa a ser considerado no o que significa a leitura, mas o que ela faz na vida das pessoas.

Estudos recentes tm cada vez mais demonstrado o grande interesse suscitado nas cincias sociais pelas prticas de leitura. As pesquisas apontam para as prticas discursivas envolvidas nos atos de leitura e, sobretudo, para os diversos modos de ler e suas conseqncias para a construo das realidades e das identidades sociais. Isso resulta em admitir que os atos de ler esto situados scio-historicamente e em considerar que se tornar letrado , sobremodo, aprender o que conta como letramento em determinado grupo social (Moita Lopes, 2005: 48-49). Nesse aspecto, em cada evento de letramento que participamos estamos usando a linguagem para construir sentidos sobre a realidade social a que temos acesso. Moita Lopes assevera que o contexto tanto aquele criado no momento da interao discursiva, no sentido de que o contexto o outro, em um nvel micro-social como tambm no sentido de que atuamos sob a scio-histria e seus significados, as estruturas sociais, em um nvel macro-social (2005:52). Portanto, o pesquisador deve estar atento a esta relao entre as prticas de letramento local e as estruturas sociais nas quais esto inseridas. Para o mesmo autor,
Essa relao dialgica entre os nveis macro-social e o micro-social possibilita compreender teoricamente no somente como as prticas sociais de letramento esto situadas nos significados que atravessam a sociedade em certo momento da histria como senso comum mas tambm como localmente os participantes de tais prticas podem estar desafiando certos significados na direo de transform-los[...]

Advogo que, as escolas devem abrir espao para outras prticas de letramento no mais se limitando a leitura e a transmisso dos contedos dos livros didticos dando tambm aos alunos a possibilidade de negociar novas formas de atribuir significados aos contedos escolares, assim como vida social. Com efeito, o que se espera de uma prtica pedaggica inserida no mundo contemporneo a do letramento crtico (Gilbert, 1997; Lankshear e Knobel, 1997; Fecho, 1998; Lankshear e Gee, 1997; e outros) para que as prticas de leitura no espao escolar sejam lugar de reflexo e transformao de significados cristalizados no senso comum. Ecoando Kumaravadivelu (2005:32), num mundo globalizado, atravs do letramento crtico, professores e alunos podem se envolver em um processo atravs do qual eles podem se tornar agentes de mudana e crticos sociais. Para que a escola colabore na construo de leitores crticos capazes de: I) situar scio-historicamente os textos em seus contextos de produo e interpretao; II) analisar as escolhas feitas pelos escritores/produtores dos textos e III) criticar e construir significados diferentes daqueles aos quais foram expostos; os educadores precisam ter um embasamento terico e metodolgico que oriente a sua prtica. Quero chamar a ateno para a indeterminao dos significados, caracterstica das aes coletivas e colaborativas mencionada por Bloome (1993:104). Este autor defende que, ao invs de ser vista como um problema, a indeterminao pode ser vista como ferramenta lingstica ou oportunidade para construir significados e agir. Nesse sentido, de suma relevncia entender que a proposta do letramento crtico no est atrelada

apresentao de uma leitura crtica nica e ideal segundo o julgamento do professor que dever ser reproduzida pelos alunos. Seguindo Bloome (idem), a indeterminao, ou seja, a ausncia de um significado nico e universal, possibilita a construo colaborativa de significados. Apresento a seguir a perspectiva socioconstrucionista da linguagem, dos letramentos e das identidades sociais que orienta as reflexes e a anlise apresentados neste trabalho, e que, deve tambm orientar a prtica pedaggica do letramento crtico. Em seguida, discorro sobre o letramento televisivo explicitando os princpios tericos e metodolgicos que orientam a anlise de uma reportagem de um programa de televiso. Posteriormente, apresentando uma metodologia para a leitura de textos televisivos na sala de aula, estabeleo um dilogo entre o letramento televisivo e o escolar.
UMA VISO SOCIOCONSTRUCIONISTA DA LINGUAGEM, DOS LETRAMENTOS E DAS IDENTIDADES SOCIAIS.

A psicologia social, a sociologia, a antropologia, a histria e os estudos culturais tm atentado para a natureza socioconstrucionista do discurso (Batista, A. A. G. e Galvo A. M., 1999: 12). O socioconstrucionismo dialoga com a perspectiva de que ao usarmos a linguagem agimos no mundo construindo significados acerca do prprio mundo, dos outros e de ns mesmos. Entendo o uso da linguagem como uma prtica situada porque os seres sociais, situados scio-historicamente, e, inseridos em uma dada cultura constroem significados possveis na mesma, alm de serem capazes de construir contra-discursos, que podero entrar em choque com os discursos tradicionais. Batista e Galvo asseveram que, dentro das disciplinas supracitadas, os estudiosos vm na leitura um interessante instrumento para compreender como diferentes grupos sociais representam diferentemente o mundo, compartilham significados e lutam para construir o sentido da realidade que mais lhes convm (1999:12). No entanto, a viso de leitura impregnada nas prticas da escola no tem contemplado essa perspectiva. Nas salas de aula, os alunos no so convidados a entender a leitura como uma prtica social na qual so negociadas certas verdades sobre quem somos e sobre o mundo em que vivemos. Entender o ato de ler como uma prtica social significa situar os textos, os escritores e os leitores sciohistoricamente. Nesse sentido, a interpretao de textos orais, escritos ou semiticos no depende do resgate de contedos veiculados por esses textos ou de interpretaes individuais construdas por processos mentais isolados. A construo dos sentidos ocorrer a partir dos significados j disponveis na cultura estando esses, necessariamente, atrelados a mesma. A leitura, entendida como uma prtica social, mobiliza mltiplos sentidos e corresponde a um processo de negociao de significados. A proposta de utilizar os textos televisivos em sala de aula deve ser pensada a partir do desenvolvimento de uma conscincia crtica da linguagem que, certamente, contribuir para a construo de leitores

mais crticos no s de textos televisivos, mas, tambm, de textos escritos, orais e multisemiticos (inclusive os cibernticos). importante ressaltar algumas diferenas entre o letramento televisivo e o letramento escrito. O ltimo, mobilizando apenas a viso, envolve a leitura da letra, dos grficos e das figuras impressos nas pginas dos livros, dos jornais, das revistas, etc. O texto televisivo, por outro lado, com seu carter multisemitico, mobiliza outros sentidos, envolvendo a leitura das dimenses verbal, visual e sonora, concomitantemente. As imagens no aparelho de televiso so poderosas porque os sons e as imagens em movimento trazem tona sensaes que o texto impresso no capaz de trazer. Alm disso, a velocidade da informao nos textos televisivos, muitas vezes no nos permite retomar aquilo que foi tematizado h alguns segundos atrs, enquanto que, nos textos escritos, temos a possibilidade de retomar o que j foi lido, rever, reconstruir. Nesse sentido, podemos dizer que o texto televisivo bastante mais complexo do que o texto escrito. O texto televisivo nos d acesso a outros discursos, ou seja, a outras formas de ver o mundo, possibilitando um outro olhar para as mesmas informaes que encontrvamos impressas nos livros. Mas, neste caso, no estamos mais limitados imaginao porque possvel sentir as emoes atravs das imagens. Redescobrimos as estrias dos livros quando as vemos recontadas atravs das imagens. Na interao com os diversos textos e contextos no decorrer de nossas vidas, ns construmos e reconstrumos as nossas identidades. Seguindo Moita Lopes (2006), advogo que nas diversas prticas de letramento, com as quais nos envolvemos no decorrer de nossas vidas, as nossas identidades esto em permanente construo. Moita Lopes (2002) assevera que a nossa construo discursiva se constitui de um amlgama de identidades sociais como classe social, gnero, raa, etnia, etc., que se entrelaam e que, portanto, co-existem em nossas prticas discursivas. Podemos dizer que somos feitos de e vivemos nossas vidas como uma massa de fragmentos contraditrios (Moore, 1988: 170 apud Moita Lopes, 2002: 62) e que ao usarmos a linguagem no mundo social, nos engajamos em verdadeiros projetos de construo identitria. Nos textos televisivos, identidades sociais e verdades sobre o mundo e as relaes sociais so construdas atravs das escolhas semiticas. Na seo seguinte, apresento a anlise de um texto televisivo, que servir de base para a reflexo sobre o tipo de trabalho que podemos fazer, em sala de aula, com esse tipo de texto.
O LETRAMENTO TELEVISIVO A televiso o educador social de massa de hoje e tem uma influncia poderosa na vida social, na poltica, no comportamento de consumo e na formao do sentimento pblico (Luke, 1997:19).

As escolas no tm dialogado com o mundo contemporneo porque excluem mltiplos discursos aos quais os alunos tm acesso atravs da televiso. No entanto, defendo a incluso dos textos televisivos no contexto escolar como uma forma de colaborar na formao dos alunos. As conversas sobre textos televisivos, orientadas pelos educadores, possibilitam interpretaes crticas sobre as escolhas semiticas dos produtores dos programas e as verdades que esses textos fazem circular e, portanto, sobre a vida social. 7

As escolhas semiticas que esto em jogo na produo do texto televisivo no so aleatrias; contudo, no podemos afirmar que a audincia projetada corresponder inevitavelmente s expectativas dos produtores dos mesmos. O telespectador no um mero receptor e reprodutor passivo dos discursos veiculados pelos programas de televiso. As formas de apropriao dos discursos dar-se-o a partir das condies e necessidades reais dos telespectadores. Como ressalta de Certeau: (...) a anlise das imagens difundidas pela televiso (representaes) e do tempo passado diante do aparelho (comportamento) deve ser completada pelo estudo daquilo que o consumidor cultural fabrica durante essas horas e com essas imagens. (1994: 39). Os interlocutores de um texto, miditico ou no, constroem sentido usando a linguagem e operando sobre a mesma. Nesse aspecto, o produtor e o receptor do texto televisivo so portadores de ideologias e interferem na construo de sentido para sua realidade scio-histrica:

(...) a linguagem seja ela oral, escrita ou mediada por dispositivos tcnicos , por definio, uma prtica social. Quando um autor est produzindo uma obra (...) est em constante processo dialgico, entre uma multiplicidade de vozes presentes ou presentificadas. Mesmo quando isolada, a produo e, conseqentemente, a recepo, so uma permanente atividade retrica de negociao entre sentidos possveis (Medrado, 2000: 251).

O dilogo entre o letramento televisivo e o escolar possibilita o estudo do que os consumidores dos textos televisivos (os alunos) esto fabricando durante a interao com os mesmos. Assevero, no entanto, que o educador no deve apresentar uma nica leitura, que seria a correta, na sua concepo. O objetivo dessa entrada autorizada da televiso no contexto escolar deve abrir espao para a reflexo e para o posicionamento crtico diante das verdades que esses textos fazem circular. A interveno dos educadores na leitura dos textos televisivos ser frutfera na medida em que esta seja orientada por princpios tericos e por ferramentas analticas, como vou sugerir na seo 6. Estas devem ser apresentadas aos alunos para que eles possam situar os textos televisivos em seus contextos de produo e interpretao. Seguindo Chouliaraki e Fairclough, entendo que discurso ao e construo reflexiva da vida social (1999:28). Portanto, os indivduos so capazes de construir verdades diferentes das que circulam no mundo social como incontestveis. Desse modo, verdades hegemnicas sobre o que ser branco, negro, mulato ou pardo, por exemplo, podero ser desestabilizadas nas salas de aula atravs da leitura de textos televisivos. O letramento televisivo e a construo da identidade de raa no Brasil O acesso a diferentes discursos tem sido possvel, principalmente, devido compresso espao-tempo possibilitada pela comunicao de massa. Atravs da televiso, cada vez mais, os indivduos tm acesso a novos

discursos e identidades que vm aos poucos conquistando legitimidade social. Esse contexto torna os estudos sobre as identidades sociais imperiosos. A televiso brasileira, atravs de suas novelas, mini-sries, programas de auditrio e debates, tem apresentado novos modos de viver a experincia humana no que diz respeito ao gnero e a sexualidade. Muito tem se discutido no senso-comum acerca da presena desses discursos na TV. Acredito, no entanto, que, o fato dessas questes serem tematizadas no horrio nobre e chegarem s salas de estar dos brasileiros para serem louvadas ou criticadas representam um ganho porque deixaram de ser assunto proibido. A questo racial tem vindo tona nos telejornais devido questo das cotas para estudantes negros nas universidades pblicas e a manifestaes racistas (como apresentarei em minha anlise). No entanto, o racismo no costuma ser problematizado devido crena na democracia racial. Segundo Telles (2003: 16) h uma viso romntica de co-existncia igualitria das diferentes raas devido ao fato de a miscigenao constituir o pilar central da ideologia racial brasileira. No entanto, o autor acrescenta que as ideologias de mestiagem no evitaram as injustias raciais (Telles, 2003:17) em um pas no qual a maioria da populao pobre negra. Muitos brasileiros mostram-se indignados com manifestaes racistas nos esportes, por exemplo, mas se esquecem que, tais episdios, apesar de pontuais, so apenas um reflexo de um sentimento que permeia as nossas relaes. Com a crena de que o racismo no um sentimento brasileiro, fica ainda mais difcil enxergar e assumir a sua presena em nosso cotidiano. Apagam-se, portanto, os constrangimentos pelos quais as pessoas passam no seu cotidiano. O apagamento das diferenas raciais nos textos televisivos deve ser lido como uma escolha que constitui significado. Considero que a questo do racismo naturalizada e que os temas relacionados mesma no so discutidos de forma satisfatria na televiso brasileira. Creio que o foco na questo racial e na relao que esta tem com os lugares sociais que ocupamos na sociedade colaborar na formao de indivduos capazes de se posicionar criticamente diante dos textos da mdia. A anlise crtica e multimodal do discurso miditico e a anlise do posicionamento interacional apontam para o estudo das escolhas semiticas no nvel micro atentando para os efeitos sociais dessas escolhas, no nvel macro. Apresento, a seguir, uma proposta de estudo dos textos miditicos, que ser associada s ferramentas analticas, sugeridas por Wortham (2001), para o estudo do posisionamento interacional. Anlise das imagens em movimento

A proposta deste trabalho de, com os pressupostos da anlise crtica e multimodal do discurso da mdia, analisar como os produtores de um programa de televiso direcionam as possibilidades de significao de uma reportagem. A anlise de um texto miditico no pode estar limitada observao das escolhas dos elementos lingsticos. Segundo Fairclough (1995:17), (...) no caso da televiso faz sentido incluir os elementos visuais e os efeitos sonoros como partes dos textos. Portanto, analisar um texto televisivo implica analisar um conjunto de elementos que constroem significados como o foco de cmera, a iluminao, os close-ups, os posicionamentos do indivduo na tela, etc. (Rose, 2002). O texto miditico televisivo constitui, portanto, um complexo amlgama que precisa ser organizado para que se possa analis-lo. impossvel, no entanto, fazer uma transcrio que capte toda a riqueza das imagens em movimento. Rose (2002) ressalta que o pesquisador deve ter mtodo explcito e plena clareza de que se d uma translao do texto original para o texto transcrito por ele. O pesquisador faz, portanto, uma recontextualizao do evento miditico, que resultar numa simplificao, devido ao carter to complexo da televiso. Deve-se selecionar, transcrever e analisar dados com o apoio de tcnicas explcitas. Para Rose, um mtodo explcito fornece um espao aberto, intelectual e prtico, onde as anlises so debatidas (Rose, 2002:345). Na transcrio do texto televisivo que analiso na prxima seo, estou seguindo a proposta de Rose (2002). H uma combinao dos elementos lingsticos com elementos visuais e sonoros , estando o texto organizado em trs colunas. Na primeira coluna transcrevi a dimenso visual, na segunda, a dimenso sonora, e, na ltima, a dimenso verbal. Disposta dessa forma, a transcrio esclarece como, simultaneamente, sons, imagens e escolhas lexicais, constroem significados. Numa viso sistmica de texto, entendo que h um grupo de opes disponveis do qual selecionamos determinados itens lexicais, gramaticais, visuais, sonoros, etc. Contudo, cabe ressaltar que, tais escolhas formais constituem escolhas de significado. E os itens que ficam ausentes tambm constituiriam escolhas de significados. Logo, preciso estar atento para as ausncias no texto, ou seja, para as escolhas que no foram feitas (Fairclough, 1995: 18). A anlise do texto transcrito acompanhar a noo desenvolvida acima. Os elementos visuais, sonoros e lingsticos constroem significados e so observados em sincronia. Quero ressaltar que, disponibilizar a transcrio do texto televisivo apontando para a relevncia das dimenses visual e sonora de suma importncia para uma proposta de anlise crtica do texto miditico na sala de aula.

Anlise do posicionamento interacional

10

Em minha anlise, me proponho a entender, como, atravs das escolhas semiticas dos produtores de um programa de televiso, um indivduo posicionado interacionalmente em uma reportagem. Para tanto utilizarei as ferramentas analticas sugeridas por Wortham (2001) para a anlise do posicionamento interacional em narrativas autobiogrficas adaptando-as para a anlise dos posicionamentos interacionais de seres sociais envolvidos num evento discursivo, seguindo Moita Lopes (2006:297). Os construtos tericos sugeridos so: a) referncia e predicao; b) descritores metapragmticos; c) citaes; d) ndices avaliativos e; e) modalizadores epistmicos. O autor afirma que esses construtos podem colaborar na identificao das vozes que esto em jogo e para interpretar o posicionamento interacional no decorrer da interao. Segundo Wortham (2001:70), quando os narradores fazem referncia e predicam sobre personagens em uma narrativa, eles, freqentemente, identificam aqueles personagens socialmente. Desta forma, ao referir e predicar, os narradores situam personagens, objetos e fatos e escolhem se posicionar de certos modos em relao a eles. Ao utilizar os descritores metapragmticos os narradores se referem a qualificam o que as outras pessoas falaram expressando suas impresses sobre como a linguagem foi usada. As citaes do verossimilhana porque representam o fato em si, ou seja, as vozes dos personagens se fazem presentes na narrativa. Ao faz-las o narrador escolhe ecoar os personagens e se posicionar em relao a eles. Os ndices avaliativos referem-se a escolhas lexicais, construes gramaticais, sotaque, etc, de certos grupos, ou seja, certas expresses e modos de falar que so associados a determinados grupos da sociedade. Deste modo, as vozes desses grupos so ecoadas. Os modalizadores epistmicos vo dar validade ao enunciado reforando o seu carter de verdade. Atravs destes os narradores deixam claro o tipo de acesso que eles tiveram ao fato narrado. Na seo seguinte, apresento o contexto de pesquisa e a anlise dos dados. Ressalto que selecionei apenas um recorte do evento discursivo para esta anlise e que explicitarei uma leitura possvel do mesmo, orientada, contudo, pelos pressupostos tericos e metodolgicos supracitados.

Contexto de pesquisa Os telejornais do Brasil e do mundo, no dia quatorze de abril de dois mil e cinco, abordaram um episdio de racismo no futebol envolvendo um jogador brasileiro (Grafite) e um jogador argentino (Leandro Desabato). O fato aconteceu no estdio do Morumbi, em So Paulo, em um jogo entre os times So Paulo e Quilmes. Leandro desabato recebeu voz de priso ainda em campo, minutos aps o trmino da partida. Ele foi levado para a delegacia e ficou detido por mais de vinte e quatro horas no Estado de So Paulo. Muitas interpretaes foram disponibilizadas na mdia, no entanto, abordarei apenas uma delas nesse trabalho. A reportagem foi exibida pela

11

Rede Globo no programa Fantstico, que vai ao ar aos domingos s 21hs. O programa direcionado famlia e aborda diversos assuntos. Alm de recontar os principais acontecimentos da semana tambm faz reportagens sobre assuntos como sade, educao, entretenimento apontando para curiosidades sobre relacionamentos etc. Posto isso, passo agora transcrio e analise da reportagem.

Anlise dos dados Os produtores do programa utilizam determinadas estratgias no sentido de delimitar as possibilidades de significao do contedo da reportagem. Abordo, nesta anlise, a narrao em off, o fundo musical, as imagens e os elementos lingsticos, para-lingsticos e no-lingsticos, como elementos essenciais na construo dos significados veiculados pelo programa. O primeiro elemento de suma importncia, que incluirei em minha anlise, so as imagens. Os produtores do programa escolheram passear por vrios lugares durante a reportagem, como listo a seguir: 1) Imagens do campo de futebol, ilustram o momento em que o jogador Desabato recebeu voz de priso; 2) Imagens da delegacia, abordam a chegada e a entrada do jogador na mesma; 3) Ateno especial ao prdio da delegacia e as celas, ilustram a descrio da cela na qual Desabato ficou; 4) Close-up no rosto de Desabato, ocupando toda a tela do televisor, chamam a ateno para como o jogador se sentiu enquanto esteve encarceirado. 5) Imagens de um furgo, ilustram o momento da transferncia do jogador. 6) Imagens da entrevista surgem enquanto Desabato explica como foi tratado no momento da transferncia; 7) Imagens do jogador Grafite se movimentando em campo so mostradas enquanto o reprter enuncia que Desabato no tem nada contra Grafite; 8) Close-up no rosto de Desabato, de perfil, mostrado no momento em que o reprter diz como Desabato refere-se Grafite: Sr. Grafite; 9) Imagens dos jogadores Grafite e Desabato em campo disputando a bola na lateral do campo, ilustram que Desabato lembra que os dois trocaram camisas no primeiro jogo, na Argentina. Essa grande alternncia de imagens dinamiza a reportagem e, a cada momento da narrao em off, ou da fala do reprter, elas aparecem no sentido de ilustrar o que est sendo dito, dando credibilidade ao evento narrado. Cabe ressaltar, no entanto, que, se os produtores do programa tivessem escolhido apresentar to somente a reportagem, o foco das cmeras se limitaria ao espao da entrevista, excluindo, portanto, a possibilidade de editar as imagens e de inserir canes que funcionassem como fundo musical para o evento. Isso quer dizer que, a ausncia dessa escolha representa um empenho na construo de um outro tipo de reportagem, notadamente, neste caso, de carter dramtico.

12

O segundo elemento, tambm relevante na construo dos significados, so os elementos lingsticos, paralingsticos e extra-lingsticos.. Essas escolhas referem-se ao lxico, as formas gramaticais e a elementos como entonao timbre de voz e ainda, aos gestos, s expresses faciais, etc. Leandro Desabato, no decorrer da entrevista, selecionou certos itens lexicais que o indexaram como vtima. No entanto, foram os produtores do programa que determinaram o timbre de voz e a entonao (elementos paralingsticos) do reprter responsvel pela narrao em off que orientou toda a reportagem. As estratgias de foco de cmera permitem-nos observar as expresses faciais (elemento no lingstico) do jogador, contribuindo tambm para a indexao do mesmo como vtima de Grafite, da polcia de So Paulo e da lei brasileira. O terceiro elemento a narrao em off, que funciona como um dos elementos mais importantes corroborando com a dramatizao do episdio vivido por Leandro Desabato no Brasil. Os produtores do programa, ao escolherem ecoar a voz de Leandro Desabato atravs da narrao em off, do verossimilhana ao que est sendo dito e indexicam o jogador como vtima atravs de determinadas escolhas lexicais e entonaes de voz. importante ressaltar que, o apagamento de determinadas escolhas apontam para o empenho dos produtores em construir um tipo de significado. Entendo que, a presena de um tradutor simultneo no momento da entrevista face-a-face com o reprter, mudaria completamente o tom do programa. Isso porque a fala do jogador seria retomada minuto a minuto sem que houvesse tempo para a dramatizao de sua fala. Portanto, vejo que, o uso da narrao em off no motivado apenas pela necessidade de traduo da fala de Desabato, que fala o espanhol. O quarto elemento abordado o fundo musical que, se apresenta como uma estratgia comumente utilizada pelos produtores de filmes, novelas e documentrios para suscitar certos sentimentos nos telespectadores. Eficazes na mobilizao das emoes, as canes so selecionadas para colaborarem na construo de sentimentos como o sofrimento, o romantismo, a alegria, a tristeza, a aventura, o suspense, o terror, etc. Nas sees que selecionei para anlise, verifico que os produtores do programa fantstico, lanaram mo desta estratgia em cinco momentos. Em todos eles, o fundo musical ecoava em concomitncia com a fala do reprter anunciando um novo tpico do assunto. Logo aps cada uma das chamadas do reprter, a narrao em off se inicia, com exceo da ltima, utilizada para concluir a reportagem. Deste modo temos:

Dimenso sonora Fundo musical dramtico Fundo musical dramtico

Dimenso verbal 1) reprter: A surpresa comeou quando o juiz apitou o final do jogo: Incio da narrao em off 2) reprter: Desabato foi levado direto do vestirio para a delegacia mais prxima do estdio e reclama de maus tratos da polcia de So Paulo: Incio da narrao em off 13

Fundo musical dramtico Fundo musical dramtico Fundo musical dramtico

3) reprter: Para o jogador argentino esse foi o pior momento: Incio da narrao em off 4) reprter: No segundo dia de recluso Desabato foi transferido: Incio da narrao em off 5) reprter: No total ele ficou detido por trinta e sete horas. Desabato faz questo de dizer que no tem nada contra o jogador do So Paulo, a quem, vrias vezes, chama Sr. Grafite. Ele lembra que os dois at trocaram camisas no primeiro jogo na Argentina.

Nesse sentido, o fundo musical anuncia o incio de um novo tpico da reportagem, chamando a ateno do telespectador para um novo momento da reportagem. Como acontece em 1, por exemplo, o fundo musical com tom dramtico indica o incio do drama vivido por Leandro Desabato, enquanto, ao mesmo tempo, a voz do reprter enuncia a surpresa comeou quando o juiz apitou o final do jogo e as imagens do juiz apitando o final do jogo surgem na tela. Logo em seguida, a narrao em off surge, marcada por escolhas lexicais e entonao que indexicam Desabato como estrangeiro que, por no entender bem o portugus, fica surpreso, sem compreender as circunstncias. Essa narrao j acompanhada por outras imagens. Desta vez, Desabato focalizado em campo, sem camisa, acompanhado por outros jogadores, no momento em que recebeu voz de priso. Todo esse dinamismo, caracterstico dos textos televisivos, apontam para a necessidade de pensarmos em uma anlise que d conta de trs dimenses: a dimenso visual (as imagens e os elementos no-lingsticos), a dimenso sonora (a narrao e off, o fundo musical e os elementos para-lingsticos) e a dimenso verbal (elementos lingsticos). A percepo dos cinco momentos da narrativa, marcados pela presena do fundo musical, me instigou a organizar a minha anlise em cinco partes, nas quais me empenho no sentido de analisar, concomitantemente, as trs dimenses supracitadas.

Parte 1 4. Dimenso visual Dimenso sonora Fundo musical com tom dramtico. Dimenso verbal 01reprter: A surpresa comeou 02 quando o juiz apitou o final do jogo: 03narrao em off: Me perguntaram se 04 eu era Desabato. Eu disse que sim e 05 a, me prenderam por racismo.Eu no 06 entendi direito. No entendo bem 07 portugus. Achei que o delegado era 08 algum do anti-dopping.

Imagem do juiz apitando o jogo. Cmera lenta se aproximando de um grupo de jogadores at chegar em Desabato, que est sem camisa

Como mencionei acima, o fundo musical e a voz do reprter precedem cada uma das narraes em off, que ecoam a voz de Desabato. Nesse sentido, os enunciados do reprter, que marcam as quatro primeiras partes da 14

anlise, funcionam como um anncio da chegada do discurso direto. O uso dessas citaes da voz de Desabato, somado s imagens, que vo sendo apresentadas em sincronia com a narrao, do verossimilhana ao evento contado na reportagem. Nesta primeira parte, o fundo musical acompanha o anncio do reprter: A surpresa comeou quando o juiz apitou o final do jogo, enquanto as imagens do juiz apitando o jogo surgem na tela. O substantivo surpresa enunciado pelo reprter corresponde a uma escolha que indexica Desabato como inocente. Fica implcito que o jogador surpreendeu-se com a presena dos policiais porque no havia cometido nenhum crime. Na narrao em off, a indeterminao do sujeito em me perguntaram e me prenderam indexicam o jogador argentino como passivo, posto que, ele sofreu a ao de terceiros. Desabato, no tendo cometido crime algum, no compreendia as circunstncias nas quais estava envolvido e nem, tampouco, a lngua portuguesa ou comportamento dos policiais. Enunciando as frases eu no entendi direito, no entendo bem portugus, o jogador se posiciona como estrangeiro em relao aos policiais e ao delegado. O verbo achar, conjugado na primeira pessoa do singular indica que o jogador tentava compreender o que motivava a presena de uma autoridade policial em campo: Achei que o delegado era algum do anti-dooping. A palavra racismo foi notadamente falada com uma entonao quase interrogativa expressando o estranhamento da acusao e indexando Desabato, uma vez mais, como inocente. Nas imagens apresentadas em sincronia com essa narrao, produtores do programa escolhem um modo de movimentao e aproximao da cmera que gera a sensao de suspense, somada aos rudos comumente utilizados em filmes e novelas para construir esse tipo de efeito. Quando o foco direcionado somente para a figura de Desabato, ele est sem camisa e com um semblante de surpresa. Todos esses elementos corroboram com a vitimizao do jogador argentino. Parte 2
5. Dimenso visual Dimenso sonora Dimenso verbal 09 reprter: Desabato foi levado 10 direto do vestirio para a delegacia 11 mais prxima do estdio e reclama 12 de maus tratos da polcia de So 13 Paulo:

Imagens de Desabato chegando delegacia. H muitas pessoas e confuso. Fundo musical com tom dramtico. Foco em uma das grades. H um foco de luz no rosto de Desabato, que est em meio a policiais. Imagens do alto do prdio. A cmera desce lentamente at se aproximar de uma das janelas com grades. Close-up nas grades at ficar embaado.

14 narrao em off: Fiquei numa cela; 15 era uma espao de um metro e meio 16 por trs ou quatro de comprimento com 17 barras de ferro. Foi nesse momento 18 que me assustei. Fiquei triste; 19 sozinho; fecharam a porta; no tinha 20 onde me sentar, no tinha colcho, 21 no tinha nada.

15

Mais uma vez, temos a entrada do fundo musical acompanhando a voz do reprter, que anuncia: Desabato foi levado e (Desabato) reclama de maus tratos da polcia de So Paulo. Verifica-se que essas escolhas indexicam o jogador como vtima da polcia de So Paulo. Primeiramente, no caso do uso da voz passiva, Desabato posicionado interacionalmente, em relao aos policiais, como passivo diante das circunstncias. Ele sofre a ao dos policiais, que so os agentes, que cometem a ao de lev-lo para a delegacia. Em seguida, o uso do verbo reclamar, aparece conjugado na terceira pessoa do singular, ou seja ele reclama, o que parece indexicar Desabato como ativo. No entanto, observamos que, ele reclama de maus tratos, portanto, sofrendo maus tratos, ele , novamente, indexado como vtima dos policiais. Na dimenso visual, observam-se as imagens de Desabato chegando delegacia e de manifestantes na frente do prdio. H um foco de luz no rosto de Desabato quando este encontra-se dentro da delegacia, em meio a outros policiais. Essas imagens ilustram a fala do reprter dando credibilidade ao que est sendo dito. Com o incio da narrao em off, a voz de Desabato novamente ecoada. Desta vez o jogador descreve a cela na qual ficou detido. Neste momento, imagens do prdio e das janelas das celas vo ilustrando a fala do jogador. Os movimentos da cmera e o close-up em uma das grades at que a imagem ficasse embaada compem a dramatizao do episdio juntamente com a narrao em off. O jogador se predica como triste e sozinho e indexado como um indivduo em total estado de abandono nas linhas 19-21 quando afirma "no tinha onde me sentar, no tinha colcho, no tinha nada" e nas linhas 18 e 19 quando diz me assustei, fecharam a porta. Todas essas escolhas posicionam o jogador interacionalmente, em relao polcia de So Paulo, como um estrangeiro que sofreu injustia em um pas de outrem, no tendo cometido crime algum.

Parte 3
Dimenso verbal 6. Dimenso visual Dimenso sonora 22 reprter: Para o jogador argentino 23 esse foi o pior momento: 24 narrao em off: Quando lembrei da 25 esposa chorei muito; eu estava sendo 26 tratado como um delinqente, de 27 algemas, eu no havia roubado, no 28 havia matado, no havia agredido 29 ningum, me senti muito mal.

Foco no rosto de Desabato em close-up e em cmera lenta. Seu rosto fica posicionado direita do vdeo. Imagem do rosto de Desabato

Fundo musical com tom dramtico.

com suave movimento em cmera lenta. A imagem de seu rosto fica no vdeo por

alguns

16

segundos.

O fundo musical inaugura um novo momento da reportagem. Na dimenso visual, o foco no rosto de Desabato, em cmera lenta, marca um momento de ateno especial aos seus sentimentos e, na dimenso verbal, o reprter anuncia: Para o jogador argentino, esse foi o pior momento. Nesta frase, o reprter utiliza o pronome demonstrativo esse, que aponta para as linhas 14-21 dos dados, na parte 3, quando o jogador se refere ao momento em que se encontrava encarceirado, triste, sozinho, sem ter onde se sentar. O reprter o predica, ento, como o pior momento. Na narrao em off, os dados apontam que, o intertexto da criminalidade foi acionado para indexar o jogador argentino como inocente atravs do uso dos substantivos delinqente e algemas e dos verbos roubar, matar e agredir. Nas linhas 25 e 26, o jogador deixa implcito que no um delinqente, j que estava sendo tratado como (se fosse) um. Quando enuncia: "eu no havia roubado, no havia matado, no havia agredido ningum", com a repetio do advrbio de negao, Desabato se indexica como inocente, no tendo praticado o que ele concebe como crime. O jogador argentino no mencionou, no entanto, o racismo, ficando, nesse sentido, implcito que, ele no concebe como criminosa a ofensa racista pela qual recebeu voz de priso. O jogador faz referncia esposa, se indexando como um indivduo de bem, ligado famlia, e, que, entristecido, chegou a chorar e se sentir mal: quando lembrei da esposa chorei muito, me senti muito mal. O uso da voz passiva em eu estava sendo tratado como um delinqente, indexica Desabato como vtima, sendo posicionado interacionalmente como passivo em relao aos policias. Na dimenso visual, o foco no rosto de Desabato e os movimentos em cmera lenta culminam com a imagem de seu rosto centralizado no vdeo, tomando toda a tela, por alguns segundos. Dimenso sonora
Dimenso visual

Parte 4
7.

Fundo musical dramtico. Imagens de um furgo com a sirene


ligada.

com

tom

Dimenso verbal 30 reprter: No segundo dia de 31 recluso Desabato foi transferido: 32 narrao em off: Me tiraram meio 33 a fora; sete ou oito policiais; e me 34 puseram contra a parede, 35 me apalparam, me puseram algemas.

Imagens da entrevista. Desabato aparece gesticulando e imitando a posio das mos no momento em que lhe colocaram as algemas.

17

Um outro fundo musical, tambm dramtico, acompanha a fala do reprter: No segundo dia de recluso, Desabato foi transferido. A escolha da voz passiva em foi transferido, indexica Leandro Desabato como passivo, posicionando-o como tal, em relao polcia de So Paulo. As imagens de um furgo com a sirene ligada, ilustram o momento da transferncia do jogador. Enquanto so proferidas as palavras do jogador, atravs da narrao em off, so apresentadas imagens de Leandro Desabato no contexto da entrevista. O jogador explica como foi tratado no momento da transferncia, gesticulando e imitando a posio das mos no momento em que lhe colocaram as algemas. O uso do sujeito indeterminado em me tiraram, me puseram, me apalparam e me puseram, nas linhas 3235, indexicam Desabato como vtima da ao de terceiros, sete ou oito policiais e, as escolhas meio a fora e contra a parede, indexicam o jogador argentino como vtima de violncia e, conseqentemente, indexicam os policiais de So Paulo como violentos. Parte 5
8. Dimenso visual Dimenso sonora Fundo musical com tom dramtico. Dimenso verbal 36 reprter: No total ele ficou detido 37 por trinta e sete horas. Desabato faz 38 questo de dizer que no tem nada 39 contra o jogador do So Paulo, a 40 quem, vrias vezes, chama Sr. Grafite. 41Ele lembra que os dois at 42 trocaram camisas no primeiro jogo 43 na Argent 43 na Argentina.

Imagens de um jogo de futebol. Grafite aparece correndo (cmera lenta) Foco no rosto de Desabato de perfil.

Imagens

dos

jogadores

Grafite

Desabato disputando a bola na lateral do campo prximo linha de fundo.

O reprter finaliza a reportagem falando sobre o perodo que Desabato ficou detido e dizendo que Desabato faz questo de dizer que no tem nada contra o jogador do So Paulo, a quem, vrias vezes, chama Sr. Grafite. Nesta frase, a anlise aponta que os itens faz questo e, vrias vezes chama Sr. Grafite, indexicam Desabato como um indivduo sobremaneira gentil, especialmente pelo uso da forma de tratamento Sr., que sinaliza que ele nutre um sentimento de respeito por Grafite. O programa posiciona-o como algum que seria incapaz de proferir uma ofensa racista contra Grafite, j que, ele no tem nada contra o jogador. Sendo assim, indexicando Desabato como pacificador, o programa tambm posiciona o jogador Grafite como injusto em relao a Desabato. 18

As imagens, em cmera lenta, mostram somente o jogador Grafite correndo em um campo de futebol. Em seguida, o foco fica no rosto de Desabato de perfil no momento em que a frase a quem, vrias vezes, chama Sr. Grafite enunciada. Nas ltimas imagens da reportagem, Grafite e Desabato esto disputando a bola na lateral do campo prximo linha de fundo. O uso da preposio at na frase Ele lembra que os dois at trocaram camisas no primeiro jogo na Argentina indexica o jogador Desabato como colega do jogador Grafite, visto que, trocar camisas uma prtica caracterstica de um relacionamento amistoso entre os jogadores de futebol. A anlise aponta que os produtores do programa Fantstico fizeram escolhas que corroboram com a vitimizao do jogador argentino Leandro Desabato. Nesta reportagem, ele foi construdo como algum que no tinha motivos para ofender o jogador Grafite e que, portanto, no compreendeu a abordagem dos policiais. As escolhas semiticas, no decorrer da reportagem, colaboraram para a omisso da questo racial implicada no episdio. O foco da entrevista foi desviado para o tratamento que foi dado ao jogador argentino pela polcia de So Paulo. Em primeiro lugar, o jogador teve a oportunidade de expor seus sentimentos em uma entrevista de durao mdia, na qual ele esteve sentado em um sof. O reprter, que estava de frente para Desabato, aparecia somente de perfil. O foco da cmera no rosto de Desabato aproximava-o ainda mais da audincia, que enquanto ouvia o testemunho do jogador, ouvia tambm uma msica de fundo. Em segundo lugar, as imagens da delegacia e do campo de futebol que surgem concomitantemente com o fundo musical com tom dramtico e com a narrao em off, constroem o carter dramtico do programa, que, posiciona o jogador Grafite como injusto, por ter denunciado por racismo, um inocente. Em outros telejornais a rivalidade entre Brasil e Argentina nos campeonatos de futebol chegou a ser apontada como motivo para a denncia de Grafite contra Leandro Desabato. Muitos comentaristas argumentaram que as ofensas nas partidas de futebol so muito comuns e que as frases ditas durante os jogos no teriam carter racista ou criminoso. A mdia vista do prisma deste evento discursivo mostrou-se como instituio responsvel por repetir e, portanto, consolidar verdades que j circulam na sociedade sobre os indivduos, sem que as mesmas sejam questionadas. Neste caso, refora o mito da democracia racial, porque no problematiza a questo da ofensa racista, abordando o tema de forma descomprometida com as questes sociais. A dramatizao do episdio vivido por um argentino acusado de racismo no Brasil poderia ter suscitado debates sobre a questo racial nos diversos setores da sociedade. No entanto, os produtores da reportagem abordaram o fato de forma descontextualizada, tratando apenas das percepes do acusado, que sentiu-se assustado, triste, sozinho, etc. importante ressaltar que, as percepes de Grafite no foram disponibilizadas da mesma forma, o que nos leva a refletir sobre as ausncias no texto. Se posicionado como vtima de ofensa racista, o jogador do So Paulo teria tido a oportunidade de expor como se sentiu um cidado negro ao sofrer uma ofensa racista, acionando discursos que apontassem para o

19

respeito s diferenas e a desconstruo do mito da democracia racial. Nesse sentido, o programa poderia ter acionado outros cidados negros que sofrem com o racismo em seu dia-a-dia em diferentes contextos e camadas da sociedade. Os produtores dos programas posicionam tambm os telespectadores. Porm, entendo que, direcionar determinado produto miditico a uma audincia projetada, no determina que esta audincia corresponder s expectativas do produtor do texto, mesmo porque no possvel controlar o que o leitor/ telespectador far com o texto ao qual foi exposto. Desse modo, os telespectadores podem resistir s possibilidades de significao propostas pelos produtores dos programas de televiso, construindo outros sentidos com os textos televisivos

20

Travessias nmero 01 Pesquisas em educao, cultura, linguagem e arte.

LETRAMENTO TELEVISIVO E LETRAMENTO ESCOLAR: UM DILOGO POSSVEL Os professores podem prover os alunos de ferramentas analticas para que estes tornem-se telespectadores crticos e consumidores crticos da cultura de massa [...] (Luke, 1997: 41-42).

Com o advento da comunicao de massa (Thompson, 1998:13), temos a acesso a mltiplos discursos sem nem mesmo sairmos de casa, principalmente atravs da televiso. Por entender a importncia do papel da mdia na construo da vida contempornea considero imperiosa a existncia de um dilogo entre o letramento escolar e o letramento miditico no sentido de investigar como os eventos discursivos da mdia televisiva podem colaborar para a construo intersubjetiva dos significados e para a formao de leitores crticos no contexto escolar. Expostos a letramentos multisemiticos, os adolescentes encontram dificuldades para se engajar em prticas discursivas que estejam muito distantes desta realidade. Nas salas de aula os professores continuam comprometidos com a transmisso dos contedos dos livros didticos e no rompem com a crena de que somente neles encontram-se os textos que merecem ser lidos na escola. A preocupao da maioria dos professores de lngua materna e estrangeira ainda com o conhecimento sistmico. Esse tipo de foco, ainda que crucial, no contempla a participao dos alunos e define um contexto no qual h respostas pr-estabelecidas para as questes propostas pelo professor. Na medida em que na mdia circulam discursos presentes no cotidiano dos alunos, creio que a abordagem de textos miditicos tornar a sala de aula de leitura um ambiente propcio participao dos alunos no processo de construo de significados.

2
Luciane Maria Rodrigues Mell www.unioeste.br/travessias

Travessias nmero 01 Pesquisas em educao, cultura, linguagem e arte.

Parto do pressuposto de que ler uma prtica social e de que toda prtica social situada. Nesse sentido, proponho que os alunos sejam convidados a situar os textos da televiso em seus contextos de produo e de interpretao e a construir sentidos na interao com esses textos, podendo questionar os significados que esses textos fazem circular. Moita Lopes (2006: 41) e Wallace (1992) pensam uma anlise crtica do discurso adaptada para a prtica pedaggica. Recorro s perguntas utilizadas por esses autores na anlise de textos escritos, adaptando-as para os textos multisemiticos1: 1) Quem produziu o programa?; 2) Para quem foi produzido o programa?; 3) Quando foi televisionado?; 4) Em que lugar e em que emissora foi exibido?; 5) O que tratado no programa?/ Que identidades sociais esto envolvidas? e; 6) Como apresentado o texto?/ Que escolhas foram feitas na produo do programa?

Estas perguntas devem ser respondidas oralmente para que tenha o carter de conversa sobre textos televisivos na qual os alunos estaro construindo inteligibilidade sobre um evento discursivo da televiso. Na anlise que apresentei neste ensaio, o contexto de pesquisa, corresponde a possveis respostas s questes: 1) Quem produziu o programa?; 2) Para quem foi produzido o programa?; 3) Quando foi televisionado?; 4) Em que lugar e em que emissora foi televisionado?; 5) O que tratado no programa?/ Que identidades sociais esto envolvidas? e, a anlise dos dados, corresponde a respostas questo: 6) Como

Uma possvel organizao para essas perguntas encontra-se nos anexos.

2
Luciane Maria Rodrigues Mell www.unioeste.br/travessias

Travessias nmero 01 Pesquisas em educao, cultura, linguagem e arte.

apresentado o texto?/ Que escolhas foram feitas na produo do programa?. No caso da pergunta 6, seguindo as ferramentas analticas que utilizo neste trabalho, os alunos devem analisar as escolhas lexicais, a sintaxe, as cores, os sons, as imagens, o foco da cmera, a iluminao, os grficos, etc. Para tanto, os alunos devem ter acesso transcrio dos dados para que possam analisar as escolhas mais atentamente, j que, no caso da TV, no h muito tempo para a anlise das escolhas lingsticas em tempo real. Os elementos multisemiticos sero observados como escolhas que representam um uso interessado da linguagem, seguindo a anlise de textos miditicos explicitada na seo 5.5. Kumaravadivelu (2005:32) assevera que o material selecionado para o ensino pode funcionar como input para promover a conscientizao scio-poltica e cultural em nossos alunos. Sendo assim, proponho que os alunos sejam expostos aos textos da televiso e instigados a conversar sobre os mesmos a partir das perguntas supracitadas.

CONSIDERAES FINAIS

Na anlise que apresentei, focalizei a questo racial que, na reportagem abordada, no foi tematizada. No obstante, a presena do letramento televisivo na sala de aula pode trazer para o centro das discusses os modos de construo ou de apagamento de outras identidades hegemnicas ou subalternas que vm sendo veiculados continuamente nos telejornais, nas novelas, nos programas de auditrio, etc. Entendo que as construes de significados que circulam no discurso da cincia, da mdia e nas salas de aula esto em conformidade com relaes de poder porque creio que no h neutralidade (Pennycook, 1999:335 apud Weidemann, 2004:12) em nenhuma produo de sentidos, j que os indivduos esto inseridos em uma cultura e, de acordo 2
Luciane Maria Rodrigues Mell www.unioeste.br/travessias

Travessias nmero 01 Pesquisas em educao, cultura, linguagem e arte.

com o lugar social que ocupam, produzem conhecimentos e discursos que atendam aos seus interesses e aos interesses de seu grupo. Seguindo Celani (2000:21), considero essencial o desenvolvimento de uma conscientizao lingstica, tanto em relao lngua enquanto sistema, quanto em relao lngua enquanto meio de comunicao socialmente construdo. Nesse sentido, quero ressaltar que as reflexes sobre a natureza socioconstrucionista da linguagem devem preceder a entrada autorizada dos textos televisivos na sala de aula. Isso implica dizer que, para que os alunos analisem os discursos que circulam na mdia e os reconstruam em outras bases, eles precisam, antes, compreender que a natureza constitutiva da linguagem os permite fazer novas escolhas semiticas que estejam de acordo com seus pontos de vista polticos e ideolgicos.
BIBLIOGRAFIA

BATISTA, A. A. G. & GALVO, A. M. Prticas de leitura, impressos, letramentos: uma introduo. In BATISTA, A. A. G. & GALVO, A. M. (Orgs). Leitura: Prticas, Impressos e Letramentos. Belo Horizonte: Autntica, 1999. BLOOME D. Necessary indeterminacy and the microethnography study of reading as a social process. Journal of Resarch in Reading, 16 (2), 1993. CHOULIARAKI, L & FAIRCLOUGH, N. Discourse in Late Modernity. Edinburgh: Edinburgh University Press, 1999. CELANI, Maria Antonieta A. A Relevncia da Lingstica Aplicada na Formulao de uma Poltica Educacional Brasileira, M.B.M.: Aspectos da Lingstica Aplicada. Florianpolis: Insular, 2000. 17-32 CERTEAU, M. DE. A inveno do Cotidiano: artes de fazer (Vol 1). Petrpolis, RJ: Vozes, 1994. COPE, B. & KALANTZIS, M. Introduction: Multiliteracies: the beginnings of an idea. In COPE, B & KALANTZIS, M. (Eds.) Multiliteracies. Literacy learning and the design of social futures. Londres: Routledge, 2000. FAIRCLOUGH.N. Media Discourse. Londres: Edward Arnold, 1995. FECHO, B. Crossing boundaries of race in a critical literacy classroom. In Alvermann, D. E. Et al. (Eds.). Constructing the Self in a Mediated World. Londres Sage, 1998. GILBERT, P. Discourses on gender and literacy: changing the stories. In MUSPRATT, S. LUKE, A & FREEBODY, P. (Eds.) Constructing Critical Literacies. Cresskill, NJ: Hampton Press, Inc, 1997. LANKSHEAR, C. & KNOBEL, M. Literacy, texts and difference in the eletronic age. In LANKSHEAR, C. Changing Literacies. Buckingham: Open U Press, 1997. 2
Luciane Maria Rodrigues Mell www.unioeste.br/travessias

Travessias nmero 01 Pesquisas em educao, cultura, linguagem e arte.

LANKSHEAR, C. & GEE, J. P. Language literacy and the new work order. In LANKSHEAR, C. Changing Literacies. Buckingham: Open U Press, 1997 KEIMAN, A. Modelos de letramento e as prticas de alfabetizao na escola. In KLEIMAN, A. Os significados do letramento. Campinas: Mercado de Letras, 1995. KUMARAVADIVELU, B. Deconstructing Applied Linguistics: a postcolonial perspective. In: FREIRE, Maximiana M., ABRAHO, Maria Helena V., BARCELOS, Ana Maria F. Lingstica Aplicada e Contemporaneidade. Campinas: Pontes Editores, 2005. 2537 LUKE, C. Media Literacy and Cultural Studies. In MUSPRATT, S., LUKE, A. & FREEBODY, P. (Eds.) Constructing Critical Literacies. Cresskill, NJ: Hampton Press, Inc, 1997. MEDRADO. B. (2000) Textos em cena: a mdia como prtica discursiva. In SPINK. M. J. (org.) (2000). Prticas discursivas e produo de sentidos no cotidiano: aproximaes tericas e metodolgicas. So Paulo: Cortez MOITA LOPES, L. P. Queering literacy teaching: analyzing gay-themed discourses in a fifth grade class in Brazil. Jounal of Language, Identify and Education, 2006. __________________. A construo do gnero e do letramento na escola: como um tipo de conhecimento gera o outro. Investigaes, Lingstica e Teoria Literria. Vol. 17, n 2, pp. 47 68, 2005. __________________. Re-construo das identidades sociais de gnero e sexualidade no discurso da sala de aula de lnguas. In MOITA LOPES, L. P. Identidades Fragmentadas. Campinas: Mercado das Letras, 2002. __________________. Interdisciplinaridade e intertextualidade: leitura como prtica social. Anais do III Seminrio da Sociedade Internacional Portugus Lngua Estrangeira. UFF, Niteri, 1996. ROSE. D. Anlise de imagens em movimento In BAUER. M. W. and GASKELL. G. (Eds.) Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prtico. Petrpolis, RJ: Vozes, 2002. STREET, B. Literacy practices and Literacy Myths. In STREET, B Social Literacies. Critical Approaches to Literacy in Development, Ethnography and Education. Londres: Longman, 1995. SIGNORINI, I. Esclarecer o ignorante: a concepo escolarizada do acesso ao mundo da escrita. ESP, 15 (1 & 2), 163 171, 1994. TELLES, E. Racismo brasileira: uma nova perspectiva sociolgica. Rio de Janeiro: Relume Dumar, 2003. THOMPSON. J. B. (1998) A mdia e a modernidade: uma teoria social da mdia. Petrpolis, RJ: Vozes. WALLACE, C. (1992) Critical Literacy Awareness in the EFL Classroom In FAIRCLOUGH, N. (org.) (1992) Critical language awareness. Londres: Longman. WEIDEMANN, Albert. Towards accountability: a point of orientation for post-modern applied linguistics in the third millenium. Disponvel em http://www.up.ac.za/academic/ulsd/Publications/tuk00180.pdf Acesso em 03 de jun de 2004.

2
Luciane Maria Rodrigues Mell www.unioeste.br/travessias

You might also like