You are on page 1of 9

Orao e Perodo

Perodo a frase organizada em uma ou mais oraes. Pode ser: Simples - quando constitudo de uma s orao: O casaro todo dormia. Composto - quando formado de duas ou mais oraes: O senhor sabe, / so moas, / querem divertir-se. O perodo termina sempre por uma pausa bem definida, que se marca na escrita com ponto, ponto de exclamao, ponto de interrogao, reticncias e, algumas vezes, com dois pontos. Termos essenciais da orao So termos essenciais da orao o SUJEITO e o PREDICADO. Sujeito - o ser sobre o qual se faz uma declarao. Predicado - tudo aquilo que se diz do SUJEITO. Assim, na orao: O galo velho olhou de novo o cu. temos: SUJEITO: O galo velho. PREDICADO: olhou de novo o cu. 1. Tipos de Sujeito: 1.1. Sujeito simples Quando o sujeito tem apenas um ncleo, isto , quando o verbo se refere a um s substantivo, ou a um s pronome, ou a um s numeral, ou a uma s palavra substantivada, ou a uma s orao substantiva, o SUJEITO SIMPLES. 1.2. Sujeito composto COMPOSTO o sujeito que tem mais de um ncleo, ou seja, o sujeito constitudo de: a) mais de um substantivo: Vozes, risos e palmas vieram l de baixo. b) mais de um pronome: E assim galgamos ele e eu o rochedo. c) mais de uma palavra ou expresso substantivada: Falam por mim os abandonados de justia, os simples de corao. d) mais de um numeral: Passavam devagar, em fila, seis ou sete. e) mais de uma orao: Era melhor esquecer o n / e pensar numa cama igual de seu Toms da bolandeira. 1.3. Sujeito oculto (determinado) aquele que no est materialmente expresso na orao, mas pode ser identificado: a) pela desinncia verbal: Gosto de chuva, Pedro.

O sujeito de gosto, indicado pela desinncia -o, o pronome eu. b) pela presena do sujeito em outra orao do mesmo perodo ou de perodo contguo: O funcionrio riu com esforo, e despediu-se enojado. Entrou numa livraria. O sujeito de riu e despediu-se o funcionrio, mencionado apenas na primeira orao, antes de riu. E tambm o sujeito do verbo entrou, pertencente ao perodo seguinte. 1.4. Sujeito indeterminado Quando o verbo no se refere a uma pessoa determinada, ou por se desconhecer quem executa a ao, ou por no haver interesse no seu conhecimento, diz-se que o SUJEITO INDETERMINADO. Nestes casos, pe-se o verbo: a) ou na 3 pessoa do plural: Anunciaram que voc morreu. b) ou na 3 pessoa do singular, com o pronome se: No se falava dele no Ateneu. 1.5. Orao sem sujeito No deve ser confundido o SUJEITO INDETERMINADO, que existe, mas no se pode ou no se deseja identificar, com a inexistncia do sujeito. Em oraes como as seguintes: Chove. Anoitece. Faz frio. Interessa-nos o processo verbal em si, pois no o atribumos a nenhum ser. Diz-se, ento, que o verbo IMPESSOAL; e o SUJEITO, INEXISTENTE. Principais casos de orao sem sujeito: a) com verbos ou expresses que denotam fenmenos da natureza: De noite choveu muito. b) com o verbo haver na acepo de "existir": H flores, vidros, luz e sombra na casa das seis mulheres. c) com os verbos haver, fazer e ir, quando indicam tempo decorrido: J estou aqui h dois dias. d) com o verbo ser, na indicao de tempo em geral: Era inverno na certa no alto serto. 2. O predicado O PREDICADO pode ser NOMINAL, VERBAL ou VERBO-NOMINAL. 2.1. Predicado nominal O PREDICADO NOMINAL formado por um VERBO DE LIGAO + PREDICATIVO DO SUJEITO. 2.1.1. O verbo de ligao Os VERBOS DE LIGAO servem para estabelecer a unio entre duas palavras ou expresses de carter nominal. No trazem propriamente idia nova ao sujeito; funcionam apenas como elo entre este e o seu predicativo. Os verbos de ligao podem expressar: a) estado permanente: O fato vulgarssimo. b) estado transitrio: Os caboclos estavam desconfiados. c) mudana de estado: Fiquei sensibilizadssimo. d) continuidade de estado: O rapaz continua indeciso. e) aparncia de estado: Os olhos pareciam uma posta de sangue.

2.1.2. O predicativo do sujeito PREDICATIVO DO SUJEITO o ncleo do PREDICADO NOMINAL, ou seja, aquilo que se declara do sujeito. Pode ser representado por: a) substantivo ou expresso substantivada: Eras marido e filho? No, eu no era o 301. b) adjetivo ou locuo adjetiva: Ele ficou pasmo, sem palavras. c) pronome: Nunca fora nada na vida... d) numeral: Duas so as representaes elementares do agradvel realizado. (R. POMPIA) e) orao: O pior que parti os culos. 2.2. Predicado verbal O PREDICADO VERBAL tem como ncleo, isto , como elemento principal da declarao que se faz do sujeito, um VERBO SIGNIFICATIVO. VERBOS SIGNIFICATIVOS (ou nocionais) so aqueles que trazem uma idia nova ao sujeito. Podem ser INTRANSITIVOS e TRANSITIVOS. Observao: Como h verbos que se empregam ora como de ligao, ora como significativos, convm atentar sempre no valor que apresentam em determinado texto para classific-los com acerto. Comparem-se, por exemplo, as frases: Estavas pensativa. Estavas no colgio. Andei muito feliz. Andei dez quilmetros. Fiquei assustado. Fiquei em casa. Continuamos alegres. Continuamos o passeio. Nas primeiras, os verbos estar, andar, ficar e continuar so verbos de ligao; nas segundas, verbos significativos ou nocionais. 2.2.1. Verbos intransitivos Cedo, a noite caa. Verificamos que a ao est integralmente contida na forma verbal caa. Tal verbo , pois, INTRANSITIVO, ou seja, NO TRANSITIVO: a ao no vai alm do verbo. 2.2.2. Verbos transitivos Nestas oraes: -- No tenho dinheiro. O Senhor te abenoe. Vemos que as formas verbais tenho e abenoe exigem uma palavra para completar-lhes o significado. Como o processo verbal no est integralmente contido nelas, mas se transmite a outro elemento (o substantivo dinheiro e o pronome te), estes verbos se chamam TRANSITIVOS. Os VERBOS TRANSITIVOS podem ser DIRETOS, INDIRETOS, ou DIRETOS e INDIRETOS ao mesmo tempo. 2.2.2.1. Verbos transitivos diretos Nestas oraes: Abrirei o porto. Verei meu filho? A ao expressa por abrirei e verei se transmite a outros elementos (o porto e meu filho) diretamente, ou seja, sem o auxlio de preposio. So, por isso, chamados TRANSITIVOS DIRETOS, e o termo da orao que lhes integra o sentido recebe o nome de OBJETO DIRETO.

2.2.2.2. Verbos transitivos indiretos Nestes exemplos: A populao da Vila assistia ao embarque. Um poeta, na noite morta, no necessita de sono. A ao expressa por assistia e necessita transita para outros elementos da orao (o embarque e sono) indiretamente, isto , por meio das preposies a e de. Tais verbos so, por conseguinte, TRANSITIVOS INDIRETOS. O termo da orao que completa o sentido do verbo TRANSITIVO INDIRETO denomina-se OBJETO INDIRETO. 2.2.2.3. Verbos transitivos diretos e indiretos Nestes exemplos: Capitu preferia tudo ao seminrio. No lhe arranquei mais nada. A ao expressa por preferia e arranquei transita para outros elementos da orao, a um tempo, direta e indiretamente. Por outras palavras: estes verbos requerem simultaneamente OBJETO DIRETO e OBJETO INDIRETO para completar-lhes o sentido. 2.3. Predicado verbo-nominal No apenas os verbos de ligao se constrem com predicativo do sujeito. Tambm verbos significativos podem ser empregados com ele. Neste exemplo: As fisionomias respiram aliviadas... O verbo respirar significativo, e aliviadas refere-se a fisionomias, de que uma qualificao. A este predicado misto, que possui dois ncleos significativos (um verbo e um predicativo), d-se o nome de VERBO-NOMINAL. 2.3.1. Variabilidade de predicao verbal A anlise da transitividade verbal feita de acordo com o texto e no isoladamente. O mesmo verbo pode estar empregado ora intransitivamente, ora transitivamente; ora com objeto direto, ora com objeto indireto. Comparem-se estes exemplos: Perdoai sempre [= INTRANSITIVO]. Perdoai as ofensas [=TRANSITIVO DIRETO]. Perdoai aos inimigos [= TRANSITIVO INDIRETO]. Perdoai as ofensas aos inimigos [= TRANSITIVO DIRETO E INDIRETO]. Termos integrantes da orao 1. Complemento nominal O COMPLEMENTO NOMINAL vem, como dissemos, ligado por preposio ao substantivo, ao adjetivo ou ao advrbio cujo sentido integra ou limita. Pode ser representado por: a) substantivo (acompanhado ou no de seus modificadores): A notcia do rebate falso espalhou-se depressa. A amizade no cortada de pressentimentos b) pronome: Seria nojo de mim? c) numeral: Foi ele o inventor dos e das dez mais. d) palavra ou expresso substantivada: E voc tem medo daquela maluca? e) orao: Tenho certeza de que gosta de mim. Observaes: 1) O COMPLEMENTO NOMINAL pode estar integrando o sujeito, o predicativo, o objeto direto, o objeto indireto, o agente da passiva, o adjunto adverbial, o aposto e o vocativo.

2) Convm ter presente que o nome cujo sentido o COMPLEMENTO NOMINAL integra corresponde, geralmente, a um verbo transitivo de radical semelhante: amor da ptria amar a ptria dio aos injustos odiar os injustos 2. Complemento verbal So Complementos Verbais: 1) O Objeto Direto 2) O Objeto Indireto 3) O Predicativo do Objeto 4) O Agente da Passiva 2.1. Objeto direto o complemento de um verbo transitivo direto, ou seja, o complemento que normalmente vem ligado ao verbo sem preposio e indica o ser para o qual se dirige a ao verbal. Pode ser representado por: a) substantivo: Passageiros e motoristas atiram moedas. b) pronome (substantivo): Os jornais nada publicaram. c) numeral: A moa da repartio ganha 450. d) palavra substantivada: Tem um qu de inexplicvel. e) orao: Meu pai dizia que os amigos so para as ocasies. 2.1.1. Objeto direto preposicionado 1. O OBJETO DIRETO costuma vir regido da preposio a: a) com os verbos que exprimem sentimentos: No amo a ningum, Pedro. b) para evitar ambigidade: Mame bem sabe que ele o estima e respeita como a um pai! c) quando vem antecipado, como no provrbio: A homem pobre ningum roube. 2. O OBJETO DIRETO obrigatoriamente preposicionado quando expresso por: a) pronome pessoal oblquo tnico: Joo, o povo, na noite imensa, festeja a ti. b) pronome relativo quem: A pessoa a quem amo est ausente. 2.1.2. Objeto direto pleonstico 1. Quando se quer chamar a ateno para o OBJETO DIRETO, costuma-se repeti-lo. o que se chama OBJETO DIRETO PLEONSTICO. Nele uma das formas sempre um pronome pessoal tono: As minhas lies as tomava em casa um professor particular. 2. O OBJETO DIRETO PLEONSTICO pode tambm ser constitudo de um pronome tono e de uma forma pronominal tnica preposicionada: Um dia esquecera-a, a ela, D. Iris, no teatro e recolhera descuidado a Paissandu.

2.2. Objeto indireto o complemento de um verbo transitivo indireto, isto , o complemento que se liga ao verbo por meio de preposio. Pode ser representado por: a) substantivo: Falamos de vrios assuntos inconfessveis. b) pronome (substantivo): Tambm dialogava com elas. c) numeral: preciso optar por um Rosa optou por esta ltima. d) palavra ou expresso substantivada: Mas, -- quem daria dinheiro aos pobres..? e) orao: Esquecia-se de que no havia piano em casa. Observao: No vem precedido de preposio o OBJETO INDIRETO representado pelos pronomes pessoais oblquos me, te, lhe, nos, vos, lhes, e pelo reflexivo se. A vida por aquelas bandas me agradava mais. 2.2.1. Objeto indireto pleonstico Com a finalidade de real-lo, costuma-se repetir o OBJETO INDIRETO. Neste caso, uma das formas obrigatoriamente um pronome pessoal tono: Um dia a ns nos coube participar da pantomima como desinteressados palhaos. 2.3. Predicativo do objeto Tanto o OBJETO DIRETO como o INDIRETO podem ser modificados por PREDICATIVO. O PREDICATIVO DO OBJETO s aparece no predicado VERBO-NOMINAL. Podem ser expressos por: a) substantivo: Uns a nomeiam primavera. Eu lhe chamo estado de esprito. Na 1 orao, o substantivo primavera o predicativo do objeto direto a; na 2, estado de esprito predicativo do objeto indireto lhe. b) adjetivo: Achei-a bonita com as duas lgrimas escorrendo pelas faces. 2. Como o PREDICATIVO DO SUJEITO, o DO OBJETO pode vir antecedido de preposio: Os jornais chamam-na de tradicional. O vigrio j escolheu o Antoninho Pio, filho do coronel, como candidato a Prefeito. 2.4. Agente da passiva o complemento que, na voz passiva com auxiliar, designa o ser que pratica a ao sofrida ou recebida pelo sujeito. Este complemento verbal -- normalmente introduzido pela preposio por (ou per) e, algumas vezes, por de -- pode ser representado por: a) substantivo ou palavra substantivada: Antes de deixar a cidade foi visto por um amigo madrugador. b) pronome: Foi cercado por todos. c) numeral: Tudo quanto os leitores sabem de um e de outro foi ali exposto por ambos. d) orao: O elenco era formado por quem soubesse ao menos ler as "partes", velhos, moos, crianas.

2.4.1. Transformao de orao ativa em passiva 1. Quando uma orao contm um verbo constitudo com objeto direto, ela pode assumir a forma passiva, mediante as seguintes transformaes: a) o objeto direto passa a ser sujeito; b) o verbo passa forma passiva analtica do mesmo tempo e modo; c) o sujeito converte-se em agente da passiva. Tomando-se como exemplo a seguinte orao da voz ativa: A lua domina o mar. Convertida na voz passiva, teramos: O mar dominado pela lua. 2. Se numa orao da voz ativa o verbo estiver na 3 pessoa do plural para indicar a indeterminao do sujeito, na transformao passiva cala-se o agente. Assim: voz ativa voz passiva Destruram o cartaz. O cartaz foi destrudo. Destruram os cartazes. Os cartazes foram destrudos. Observaes: 1 ) Cumpre no esquecer que, na passagem de uma orao da voz ativa para a passiva, o agente e o paciente continuam os mesmos; apenas desempenham funo sinttica diferente. 2) Somente oraes com objeto direto podem ser apassivadas. VOZ ATIVA: Ouvimos gritos. VOZ PASSIVA: Gritos foram ouvidos por ns. 3) Na voz ativa o termo que representa o agente o SUJEITO do verbo; o que representa o paciente o OBJETO DIRETO. Na voz passiva, o OBJETO (paciente) torna-se o SUJEITO do verbo. 4) Omite-se o agente da passiva quando este ignorado, ou no interessa declar-lo. Tal omisso corresponde, na ativa, ao sujeito indeterminado. Na voz passiva pronominal, no se emprega o agente: Ouviram-se gritos. Termos acessrios da orao Chamam-se ACESSRIOS os TERMOS que se juntam a um nome ou a um verbo para precisar-lhes o significado. Embora tragam um dado novo orao, os TERMOS ACESSRIOS no so indispensveis ao entendimento do enunciado. Da a sua denominao. So TERMOS ACESSRIOS: a) o ADJUNTO ADNOMINAL; b) o ADJUNTO ADVERBIAL; c) o APOSTO. 1. Adjunto adnominal o termo de valor adjetivo que serve para especificar ou delimitar o significado de um substantivo, qualquer que seja a funo deste. O ADJUNTO ADNOMINAL pode vir expresso por: a) adjetivo: A festa inaugural esteve animada. b) locuo adjetiva: Tinha uma memria de prodgio.

c) artigo (definido ou indefinido): Cessaram as vozes. s vezes, um galo canta. d) pronome adjetivo: Sofia nunca lhe contou este meu palpite? e) numeral: Os dois homens estavam fascinados. f) orao: O caso que vos citei expressivo. 2. Adjunto adverbial o termo de valor adverbial que denota alguma circunstncia do fato expresso pelo verbo, ou intensifica o sentido deste, de um adjetivo, ou de um advrbio. O ADJUNTO ADVERBIAL pode vir representado por: a) advrbio: Eu jamais tinha ouvido coisa igual. b) locuo ou expresso adverbial: De repente um carro comea a buzinar com fora junto ao meu porto. c) orao: Como eu achasse muito breve, explicou-se. 2.1. Classificao dos adjuntos adverbiais difcil enumerar todos os tipos de ADJUNTOS ADVERBIAIS. Muitas vezes, s em face do texto se pode propor uma classificao exata. No obstante, convm conhecer os seguintes: a) DE CAUSA: O homem, por desejo de nutrio e de amor, produziu a evoluo histrica da humanidade. b) DE COMPANHIA: Vivi com Daniel perto de dois anos. c) DE CONCESSO: Apesar de cansado, no sentia sono. d) DE DVIDA: Talvez a gente combine alguma coisa para amanh. e) DE FIM: Volto daqui a meia hora, para o enterro. f) DE INSTRUMENTO: A pobre morria com o palmo e meio de ao enterrado no corao. g) DE INTENSIDADE: Temos mudado muito. h) DE LUGAR: A lama respinga por toda a parte. i) DE MATRIA: Os quintais so massas escuras de verdura. j) DE MEIO: Voltamos de bote para a ponta do Caju. l) DE MODO: A orquestra atacava de rijo. m) DE NEGAO: No quero ouvir mais cantar. n) DE TEMPO: Ontem Afonsina te escreveu. 3. Aposto o termo de carter nominal que se junta a um substantivo, a um pronome, ou a um equivalente destes, a ttulo de explicao ou de apreciao.

1. Entre o APOSTO e o termo a que ele se refere h em geral pausa, marcada na escrita por vrgula, dois pontos, travesso. Ela, Aucena, estava em seus olhos. Tudo aquilo para mim era uma delcia o gado, o leite de espuma morna, o frio das cinco horas da manh, a figura alta e solene de meu av. Mas pode tambm no haver pausa entre o APOSTO e a palavra principal, quando esta um termo genrico, especificado ou individualizado pelo APOSTO. A cidade de Terespolis. O ms de junho. O poeta Bilac. Este APOSTO, chamado DE ESPECIFICAO, no deve ser confundido com certas construes formalmente semelhantes, como: O clima de Terespolis. As festas de junho. em que de Terespolis e de junho equivalem a adjetivos (= teresopolitano e juninas) e funcionam, portanto, como ADJUNTOS ADNOMINAIS. 2. O aposto pode tambm ser representado por uma orao: De pronto, fixou-se uma soluo: traria o relgio. 4. Vocativo Examinando estes versos: Deus te abenoe, minha filha. lanchas, Deus vos leve pela mo! Vemos que, neles, os termos minha filha e lanchas no esto subordinados a nenhum outro termo da frase. Servem apenas para invocar, chamar ou nomear, com nfase, uma pessoa. A estes termos, de entoao exclamativa e isolados do resto da frase, d-se o nome de VOCATIVO. Colocao dos termos na orao Ordem direta e ordem inversa 1. Em portugus predomina a ORDEM DIRETA, isto , os termos da orao se dispem preferentemente na seqncia: sujeito + verbo + objeto direto + objeto indireto ou sujeito + verbo + predicativo Essa preferncia pela ORDEM DIRETA mais sensvel nas ORAES ENUNCIATIVAS ou DECLARATIVAS (afirmativas ou negativas). Assim: Os vizinhos deram jantar aos rfos nessa tarde. Deodato ainda menino. 2. Ao reconhecermos a predominncia da ordem direta em portugus, no devemos concluir que as inverses repugnem ao nosso idioma. Pelo contrrio, com muito mais facilidade do que outras lnguas (do que o francs, por exemplo), ele nos permite alterar a ordem normal dos termos da orao. H mesmo certas inverses que o uso consagrou, e se tornaram para ns uma exigncia gramatical. Assim: Aqui outrora reboaram hinos. Uma tarde entrou-me quarto a dentro um canarinho da terra.

You might also like