You are on page 1of 3

REGIO AUTNOMA DOS AORES SECRETARIA REGIONAL DA EDUCAO E FORMAO ESCOLA BSICA E SECUNDRIA DA MADALENA Departamento Curricular do Pr-Escolar

Competncias - Grupo etrio - Trs anos

REA DE FORMAO PESSOAL E SOCIAL


Identifica e nomeia os colegas. Sabe o seu nome prprio, da me e do pai. Identifica o seu cacifo pelo smbolo. Reconhece-se numa fotografia. Reconhece o que lhe pertence. Indica a idade. Faz uma escolha simples quando se lhe pede. Reconhece as diferenas na utilizao dos sanitrios entre rapazes e raparigas. Identifica e nomeia partes do seu corpo. Diz qual o seu sexo. capaz de compreender e exprimir sentimentos diferentes. Lava e enxuga as mos sozinho. Pede para ir casa de banho. Utiliza a casa de banho correctamente. Come sozinho utilizando a colher e garfo. Bebe sozinho utilizando o copo. Veste e despe roupas simples. Pendura o seu casaco no seu cabide. Arruma os seus pertences no cacifo. Limpa os ps ao entrar na sala. Permanece dentro dos limites da escola. Usa o guardanapo. Desaperta molas de roupa. Utiliza diferentes materiais da sala adequando-os s diferentes actividades. Aceita a ausncia dos pais. Assimila as regras da sala. Dialoga com outras crianas enquanto brinca. Apela ajuda do adulto para satisfazer as suas necessidades. Participa em jogos de grupo cumprindo regras simples. Obedece ao adulto na maior parte das vezes. Imita o adulto em tarefas simples Escolhe colegas para trabalhar/ brincar partilhando o mesmo espao/activi. Participa nas conversas do grupo. Cumpre as regras da sala.

CONHECIMENTO DE SI

AUTONOMIA

RELAO COM OS OUTROS

REA DE EXPRESSO E COMUNICAO


EXPRESSO MOTORA

Executa pequenos saltos. Salta no mesmo lugar com os dois ps juntos. Pontapeia uma bola grande e imvel. Anda em vrias direces segundo um modelo. Competncias 3 anos - 1 -

Departamento Curricular do Pr-Escolar

EXPRESSO MOTORA (cont.)

EXPRESSO DRAMTICA

EXPRESSO PLSTICA

EXPRESSO MUSICAL

LINGUAGEM ORAL

Reproduz diversos tipos de andamento (andar, correr, marchar). Atira uma bola a um adulto. Realizar actividades de destreza manual (puxar, empurrar, enfiar e rodar). Atirar uma bola a um colega, de p e sentado. Apanha uma bola grande com as duas mos. Compreende o significado de noes topolgicas simples . Sobe escadas alternando os ps. Desce escadas alternando os ps. Imita sons do meio ambiente. Imita diferentes tipos de voz. Desloca-se de diferentes formas imitando alguns animais. Participa em dramatizaes. Representa situaes da vida real Selecciona um objecto e dramatiza experincias com ele relacionadas. Utiliza a tesoura e a cola. Sabe usar o lpis e o pincel em pina. Faz bolas com materiais modelveis. Rasga papel. Corta livremente. Atribui significado s figuras que modela. Pinta num espao limitado. Identifica os objectos a utilizar para as diferentes actividades plsticas. Cola diferentes materiais num espao limitado. Identifica as cores bsicas. Atribui significado s suas representaes grficas. Identifica sons familiares. Dana ao som da msica. Identifica e reproduz sons do meio ambiente. Canta ao som da msica. Reproduz batimentos simples. Participa em danas de roda. Canta em conjunto com os colegas. Reproduz e acompanha canes, ou parte delas. Reproduz e lengalengas, ou parte delas. Utiliza instrumentos musicais de percusso. Utiliza livremente o corpo para produzir sons. Expressa-se a pedido do adulto. Usa frases simples. Responde a perguntas simples. Ouve histrias com ateno. Expressa-se por iniciativa prpria. Relata acontecimentos do seu dia a dia. Descreve imagens simples representadas em gravuras. Escolhe livros por sua iniciativa. Usa plurais regulares. Pronuncia bem as palavras. Selecciona um objecto, entre vrios vista, pela sua funo. Relata uma situao com uma sequncia lgica. Responde a perguntas relacionadas com histrias contadas na sala. Utiliza o pronome eu. Manipula os livros correctamente.

Departamento Curricular do Pr-Escolar

Competncias 3 anos - 2 -

LINGUAGEM ESCRITA

MATEMTICA

Identifica imagens iguais. Identifica personagens em histrias conhecidas. Desenha uma linha vertical e horizontal por imitao. Faz pina sem dificuldade. Copia uma cruz e um crculo. Ordena sequencialmente uma pequena histria. Estabelece relaes de grandeza entre os objectos. Faz seriaes e classificaes (grande/pequeno). Associa formas geomtricas s formas que as representam. Completa um puzzle de 4 peas. Coloca por ordem crescente trs elementos. Distingue alguns contrrios. Realiza correspondncias simples. Ordena sequncias de trs imagens. Conta at cinco por imitao. Consegue encontrar um objecto segundo caractersticas predeterminadas.

REA DE ESTUDO E CONHECIMENTO DO MEIO


Conhece os diferentes espaos da escola, sala e suas funes. Conhece as rotinas do jardim-de-infncia. Nomeia os diferentes espaos da casa e suas funes. Identifica pocas festivas pelas suas caractersticas. Nomeia os elementos da famlia. Conhece algumas normas de preveno rodoviria. Revela conhecimentos de outros povos. Conhece meios de transporte diferentes dos existentes na sua localidade. Faz perguntas sobre o que o rodeia. Reconhece e identifica animais domsticos. Conhece alguns cuidados a ter com as plantas. Nomeia frutos e legumes. Distingue o dia da noite. Apercebe-se das vrias condies atmosfricas. Identifica alguns cheiros da natureza. Sabe de onde vem a chuva.

DO MEIO PRXIMO DE OUTROS MEIOS/ CULTURAS DAS CINCIAS

Departamento Curricular do Pr-Escolar

Competncias 3 anos - 3 -

You might also like