You are on page 1of 7

INTRODUO Os gregos antigos se destacaram muito no mundo das artes.

As esculturas, pinturas e obras de arquitetura impressionam, at os dias de hoje, pela beleza e perfeio. Os artistas gregos buscavam representar, atravs das artes, cenas do cotidiano grego, acontecimentos histricos e, principalmente, temas religiosos e mitolgicos. As grandes obras de arquitetura como os templos, por exemplo, eram erguidos em homenagem aos deuses gregos. A expresso arte grega engloba as expresses culturais, arquitetnicas, de pintura, de escultura, de literatura, de teatro, etc. do perodo que se inicia na Idade do Ferro (sc. XI a.C.) e vai at o final do sc. I a.C. A Arte Grega tm em seus deuses figuras inteligentes e justas, dedicadas ao bem-estar da populao. O dilogo com a vida presente recorrente nas manifestaes dos artistas, que se utilizam da natureza na busca pela manifestao artstica que visa a perfeio e a harmonia perfeita. Entre alguns pontos-chave que caracterizam a manifestao artstica grega esto: o interesse pelo homem; a beleza; o racionalismo; e a democracia. Do ponto de vista de sua produo artstica, so relevantes os seguintes perodos histricos da Grcia antiga: Perodo arcaico - da formao das cidades-Estados, em meados do sculo VII a.C., at a poca das Guerras Grego-Prsicas, no sculo V a.C. Perodo clssico - das Guerras Greco-Prsicas at o fim da Guerra do Peloponeso (sculo IV a.C.). Perodo helenstico - do sculo IV a.C. at o sculo II a.C. ARQUITETURA GREGA Um dos templos gregos mais conhecidos a Acrpole de Atenas, que foi construdo no ponto mais alto da cidade, entre os anos de 447 a 438 a.C. Alm das funes religiosas, o templo era utilizado tambm como ponto de observao militar. As colunas deste templo seguiram o estilo arquitetnico drico. A arquitetura grega antiga pode ser dividida em trs estilos: No que se refere arquitetura, temos nas edificaes e templos edificados a partir do sculo VII as expresses pelas quais se tm maior interesse. Por serem politestas e acreditarem na semelhana entre os homens e os deuses, observa-se uma cultura

religiosa nica no mundo, o que refletiu em seus templos distribudos em todas as cidades gregas. 1 Corntio - pouco utilizado pelos arquitetos gregos, caracterizava-se pelo excesso de detalhes. Os capitis das colunas eram, geralmente, decorados com folhas. 2 Drico - estilo com poucos detalhes, transmitindo uma sensao de firmeza. 3 Jnico - este estilo transmitia leveza, em funo dos desenhos apresentados, principalmente nas colunas das construes. Outra caracterstica deste estilo era o uso de base circular. Exemplos de construes da Grcia Antiga: - Esttua de Zeus em Olmpia - Parneton de Atenas - Colosso de Rodes - Tempo de rtemis em feso - Farol de Alexandria Caractersticas:

O sentimento cidado e democrtico foi substitudo pelo individualista; Casas com mais conforto e espao, no sculo IV a.C.; O coro foi substitudo pelo desempenho dos atores; Mudana na estrutura dos teatros: o palco sofreu uma remodulao, no sculo II a.C., os atores eram representados isolados e destacados, aproximando-se mais do pblico. Veio a se desenvolver mais tarde, com os romanos. Ex.: Teatro de Priene, no sculo II a. C. PINTURA GREGA A pintura grega tambm foi muito importante nas artes da Grcia Antiga. Os pintores gregos representavam cenas cotidianas, batalhas, religio, mitologias e outros aspectos da cultura grega. Os vasos, geralmente de cor preta, eram muito utilizados neste tipo de representao artstica. Estes artistas tambm pintavam em paredes, principalmente de templos e palcios. Os vasos cermicos gregos so os principais cenrios. A harmonia e o equilbrio das pinturas, muitas vezes pretas e em forma de silhueta, geralmente tinham motivos geomtricos ou vegetalistas.

ESCULTURA GREGA Quando o assunto so as esculturas, observa-se um cuidadoso estudo das dimenses do corpo humano e uma tentativa de express-la com muita fidelidade. As esculturas gregas transmitem uma forte noo de realismo, pois os escultores gregos buscavam aproximar suas obras ao mximo do real, utilizando recursos e detalhes. Nervos, msculos, veias, expresses e sentimentos so observados nas esculturas. O antropomorfismo teve na Grcia seu perodo de auge, com a perfeio na escultura das formas e o movimento. A temtica religiosa foi muito presente neste tipo de expresso cultural, juntamente com situaes cotidianas e at esportivas (ligadas s Olimpadas). O realismo das esculturas que contavam com detalhes do corpo humano, como nervos, msculos, veias, entre outros fazem delas legtimas obras de arte. Entre seus principais artistas, Praxteles, Policleto, Fdias, Lisipo e Miron. No final do sculo V a.C., aps a morte de Felipe II, rei da Macednia (perodo Helenstico), que dominou as cidades estados da Grcia, seu sucessor, Alexandre, O Grande, construiu um vasto imprio. Com sua morte, o seu imprio foi dividido em vrios reinos que, segundo os historiadores receberam o nome de helenstico. Nesse perodo, no sculo IV a.C., as caractersticas da escultura so:

Naturalismo: representada pela idade, personalidade, emoes e sentimentos; Representao: a escultura traduzia a paz, a liberdade, o amor, etc.; Nu feminino: as figuras esculpidas de mulher, anteriormente eram sempre vestidas; Princpio de Policleto: opor membros tensos aos relaxados combinando-os com o tronco, garante movimento e sensualidade. Ex.: Afrodite de Melo, Vnus de Milo, com uma nudez parcial e esse princpio. As esculturas eram representadas em grupos: na segunda metade do sculo III a. C. Ex.: a cpia romana de 'O Soldado Glata' e sua mulher, o original grego se perdeu. Feita de forma a ser bela vista de todos os ngulos e revelando uma carga de dramaticidade.

Obras famosas do perodo:


Afrodite de Cnido, esculpida por Praxteles; Afrodite de Cpua, de Lisipo, representando a sensualidade de uma deusa com os troncos despidos;

Vitria de Samotrcia, marcou o sculo III a. C. Pela mobilidade, traduzida pelo vento, em suas vestes e com asas abertas, significando vitria.

A EVOLUO DA ESCULTURA Aproximadamente no fim do sculo VII a.C., os gregos comearam a esculpir grandes figuras masculinas em mrmore. Nelas ainda era evidente a influncia da cultura egpcia, tanto nas formas como na tcnica de esculpir em grandes blocos. O artista grego, porm, j acreditava que a escultura no deveria apenas se assemelhar a seu modelo: ela teria de ser tambm um objeto belo em si mesmo. Tanto quanto o escultor egpcio, o escultor grego do perodo arcaico apreciava a simetria natural do corpo humano. Para deixar clara ao observador essa simetria, ele esculpia as figuras masculinas nuas, eretas, em rigorosa posio frontal e com o peso do corpo igualmente distribudo sobre as duas pernas. Veja ao lado. Esse tipo de esttua chamado kouros, palavra grega que significa "homem jovem". Diferentemente da arte egpcia, cuja produo tinha uma funo religiosa, a arte grega no estava submetida a convenes rgidas; por isso, pde evolir livremente. Assim, com o tempo, para o escultor grego a postura rgida e forada do kouros passou a ser insatisfatria. Esta esttua conhecida como Efebo de Crtios, por exemplo, mostra mudanas nesse sentido. Nessa escultura, em vez de olhar bem para a frente, o modelo tem a cabea ligeiramente voltada para o lado; em vez de apoiar-se igualmente sobre as duas pernas, seu corpo descansa sobre uma delas, que assume uma posio mais afastada em relao ao eixo de simetria, e mantm o quadril desse lado um pouco mais alto. Na busca do artista grego pela superao da rigidez das esttuas, o mrmore mostrou-se um material inadequado: pesado demais, quebravase sob seu prprio peso, quando determinadas paredes do corpo no estavam apoiadas. Os braos estendidos de uma esttua, por exemplo, corriam srio risco de se quebrarem. Para solucionar o problema, os escultores comearam a trabalhar com bronze, liga metlica que, alm de mais resistente que o mrmore, permitia criar figuras que expressassem melhor a idia de movimento. Vemos um exemplo disso na escultura Zeus de Artemsia (c. 470 a.C. altura: 2,09 m. Museu Arqueolgico Nacional, Atenas).

Proveniente de uma localidade prxima ao cabo de Artemsio, na Grcia, essa figura de bronze uma provvel representao de Zeus. Seus braos e pernas mostram uma atividade vigorosa. Seu tronco, porm, traduz imobilidade. O problema da imobilidade do tronco persiste tambm na famosa esttua Discbolo (c. 450 a.C. Altura: 1,55m. Museu Nacional Romano, Roma), de Mron, produzida na mesma poca do Zeus de Artemsio.

A escultura original de bronze dessa obra foi perdida, mas podemos observar, em sua cpia romana de mrmore, a oposio entre a intensa atividade dos membros e a estrutura esttica do tronco. A soluo para o problema da imobilidade foi encontrada por Policleto. Sua escultura Dorforo (440 a.C. Altura: 1,99m. Museo Archeologico Nazionale, Npoles) representa um homem caminhando, pronto para dar mais um passo.

Nesse trabalho - tambm conhecido graas a uma cpia romana de mrmore -, a figura apresenta alternncia de membros tensos e relaxados. A alternncia de curvas suaves direita e esquerda percorre o corpo do lanceiro, evita uma postura esttica e pouco real do ser humano e apia a sugesto de movimento do corpo. A perna direita, tensa, sustenta o corpo; a esquerda, aliviada do peso e deslocada para trs, apia-se apenas na ponta do p. Essa postura garante a sugesto de que esse jovem est pronto para dar um passo e sair caminhando. PRICLES, UM HOMEM QUE DEU NOME A UM SCULO O ateniense Pricles (495 a.C.-429 a.C.) governou a cidade-Estado de Atenas por 15 anos, de 446 a 431 a.C. Nesse perodo, promoveu a

reconstruo da cidade, que havia sido destruda nas Guerras GrecoPrsicas. Para a tarefa de reconstruo, Pricles contratou os mais destacados arquitetos e escultores de sua poca, que ergueram templos (como o Partenon, na Acrpole grega que voc viu logo no topo), teatros e outras edificaes. Grande incentivador das artes e do teatro, ele transformou a cidade de Atenas em um verdadeiro plo cultural. Tambm sob a inspirao de Pricles, deu-se o aperfeioamento da democracia, surgiram os primeiros relatos histricos e a filosofia ganhou destaque. O BRONZE NA ESCULTURA O bronze (do persa biring, cobre) uma liga metlica que tem como base o cobre e propores variveis de estanho, alm de outros elementos, como zinco e alumnio. de fcil fundio e, quando polido, adquire cor e brilho semelhantes ao ouro, o que o torna muito apreciado para a confeco de diferentes peas. Alm disso, apresenta boa resistncia a impactos e corroso atmosfrica, o que o torna adequado para peas expostas ao ar livre TEATRO Em relao ao teatro, foi nesta poca que temos a criao da comdia e da tragdia, que aparece como textos em que os costumes, instituies e dilemas da existncia eram discutidos atravs da elaborao de narrativas e personagens muito elaborados. dipo Rei de Sfocles uma das mais famosas Alguns grandes artistas:

Fdias: (500 - 432 a. C), o mais famoso escultor ateniense, supervisor da estaturia do Partenon e o primeiro a usar drapeados para revelar o corpo. Policleto: (ativo 450 - 420 a. C), rival de Fdias, escreveu livro sobre proporo; seu trabalho mais clebre foi a colossal esttua de Hera em Argos, em ouro e marfim. Praxteles: (ativo em meados do sculo IV a. C), escultor ateniense famoso pelo primeiro nu total da esttua de Afrodite; introduziu um conceito mais sensual, mais natural, da beleza fsica INFLUNCIA na arte romana Quando dominaram a Grcia, os romanos ficaram to admirados com a arte grega que buscaram "imitar" o estlo artstico grego. Basta observarmos os detalhes das esculturas e obras arquitetnicas romanas para percebermos as semelhanas. CONCLUSO

Em suma, as enormes contribuies deixadas pela arte grega so de inegvel valor, representando uma arte que at hoje admirada e reconhecida ao redor do mundo. Os gregos deixaram, sem dvida, um legado cultural riqussimo, que merece ser estudado detalhadamente para que as novas geraes possam aprender cada vez mais com esta manifestao artstica to rica.

You might also like