You are on page 1of 6

FACULDADE DE DIREITO CONSELHEIRO LAFAIETE

A Famlia e o processo de Atendimento Educacional do Surdo


Joemir, Ramiro e Tatyane Conselheiro Lafaiete, 3 de novembro de 2012

Introduo indiscutvel a importncia da famlia no desenvolvimento de crianas/adolescentes. A famlia o ncleo social bsico e das relaes a estabelecidas vo depender as relaes interpessoais de seus integrantes. Nas aes educacionais, as experincias da vida familiar esto sempre presentes, podendo auxiliar ou dificultar o processo dos alunos. O que a pessoa depende de como so estabelecidas as relaes familiares, as quais sempre estaro refletidas no decorrer de sua vida. No caso especfico do atendimento educacional a alunos com necessidades educativas especiais, a Declarao de Salamanca (Brasil, 1994), documento internacional que orienta a poltica nacional brasileira, congrega a todos os governos encorajarem e facilitarem a participao dos pais no planejamento e tomada de decises nos servios especializados, estabelecendo, com eles, uma verdadeira parceria. A proposta bilnge ainda se limita a poucos centros, pela dificuldade de se organizar grupos de surdos e de ouvintes com domnio de LIBRAS, pela resistncia em se aceitar a Lngua de Sinais como a primeira lngua dos surdos e por no se compreender a necessidade de seu uso no trabalho junto a pessoas surdas. Apesar dessas dificuldades, nota a autora, os resultados de experincias bilnges no atendimento educacional a surdos tm sido muito satisfatrios.

A famlia e o Processo de Atendimento Educacional do Surdo Ao longo da vida dos surdos e de seus familiares, alguns problemas de ordem social, psicolgica e educacional so vivenciados, favorecendo o aparecimento de tenses. Dentre estas podemos citar o diagnstico da surdez como sendo o marco inicial das mesmas. No momento em que a me aguarda o nascimento de seu filho, criada uma imagem de criana ideal, ou seja, que no apresente nenhuma anormalidade. Porm, se esse filho to desejado apresentar algo fora dos padres considerados normais, qual ser a reao desta famlia, se ela for de ouvintes? E, se ela for de surdos? Diante destes questionamentos, considera-se que o contexto familiar de ambas as situaes distinto. Se os membros familiares (pai e me) forem ouvintes, ao receberem o diagnstico da surdez de seu filho, haver dificuldade na aceitao desta criana, pois no houve nenhuma preparao emocional para esta situao. Por outro lado, no contexto familiar de surdos, os pais esto dentro de uma comunidade surda e esta situao de ter um filho surdo no vai lhes causar pnico e rejeio pelo fato de conviverem com esta condio. Pesquisas no mbito do desenvolvimento das crianas surdas, filhas de pais ouvintes, e crianas surdas, filhas de pais surdos, demonstram que o mesmo significativamente diferenciado. Na primeira situao as crianas adquirem uma menor autoconfiana, muitas vezes no estabelecem uma comunicao correta com seus pais devido, na maioria dos casos, pelo desconhecimento da Lngua de Sinais, confinando-se a cdigos lingsticos pobres e s vezez inexistentes, o que ir refletir na sua escolarizao. J na segunda situao, estabelecida uma melhor interao entre a criana e seus familiares, o que lhe proporcionar autoconfiana, bem como motivao e, alm disso, tero uma forma de comunicao efetiva em Lngua de Sinais. Segundo alguns tericos, os pais ouvintes tm anseio de que seus filhos aprendam a falar, como se isso fosse a soluo para os problemas. Acrescentam ainda que quanto mais tarde a surdez for diagnosticada maior ser o prejuzo com relao ao desenvolvimento da linguagem, pois esclarecem que, a partir de 2 ou 3 anos, a criana inicia seu aprendizado da linguagem e, se o diagnstico tardar, os aspectos lingsticos e cognitivos podero ficar comprometidos. A partir dessas consideraes, observa-se o quanto importante o ambiente familiar, as interaes entre os surdos e seus pares e entre surdos e ouvintes a fim de que essas pessoas possam adquirir uma identidade e para que seu desenvolvimento psquico, social e educacional ocorra de forma satisfatria.

O Oralismo, a Comunicao Total e o Bilingismo A histria da educao dos surdos e as abordagens educacionais que marcaram esse processo: O oralismo, a comunicao total e o bilingismo. Elaborar um quadro com as principais caractersticas dessas trs abordagens e escreva uma concluso apontando os benefcios que o bilingismo poder possibilitar para a vida do surdo e para o seu processo educacional. Oralismo

1- Visava integrao da criana surda na comunidade ouvinte, enfatizando a lngua oral do pas. 2- O objetivo era fazer a reabilitao da criana surda em direo normalidade, negava-se a surdez e enfatizava a aquisio da fala. 3- Os alunos surdos eram ensinados a falar por meio de tcnicas oralistas fundamentadas na viso clnico-teraputica. 4- O trabalho pedaggico destinava-se mais ao ensino da fala do que dos contedos curriculares. 5- No houve uma realizao satisfatria nesta abordagem do oralismo.

Comunicao total 1- uma filosofia de trabalho voltada no atendimento e educao de pessoas surdas. 2- O objetivo era entender o surdo como uma pessoa, e no como algum portador de uma patologia mdica, a surdez vista como um fenmeno com significaes sociais. 3- Os alunos surdos podiam utilizar os sinais no contato com outros surdos fluentes, bem como sua divulgao em contextos escolares e no escolares. O uso dos sinais ocorria na estrutura da lngua portuguesa e no na estrutura da lngua de sinais, um mecanismo portugus sinalizado. Ele no compreendia o uso dos sinais em uma estrutura gramatical que ele desconhece o que impedia a construo do sentido daquilo que produzido. 4- O trabalho pedaggico destinava-se a uma completa liberdade na prtica de quaisquer estratgicas que permitia o resgate da comunicao, seja por meio da oralidade, dos sinais, da soletrao ou pela combinao desses modos. 5- Houve um favorecimento do contato do surdo com os sinais, antes proibido no oralismo.

Bilingismo 1- Tem sido considerado como a abordagem que pode propiciar ao surdo s condies, ainda no encontradas na escola, de que necessita para realizar seu potencial. A surdez entendida como diferena e no como deficincia. 2- A lngua de sinais e a lngua falada no podem ser produzidas simultaneamente. Envolve lnguas de modalidades diferentes: uma visual-espacial e outra oral-auditiva. 3- Leva o surdo a se apropriar, inicialmente da lngua de sinais e depois a aprender a lngua majoritria do pas, na modalidade escrita. 4- Contrape o modelo oralista porque considera o canal viso-gestual de fundamental importncia para a aquisio de linguagem da pessoa surda. 5- O trabalho pedaggico compreende que a lngua de sinais a nica que os surdos poderiam dominar plenamente e que pode suprir todas as suas necessidades de comunicao e cognitivas, propiciando ao surdo atingir a terminalidade escolar equiparada dos ouvintes.

Surdo na sociedade O reconhecimento da LIBRAS como primeira lngua da comunidade de surdos est amparada pela Lei n 10.436, de 24 de abril de 2002. A Lei foi criada devido luta pela conquista de direitos dos surdos em espaos de cidadania a exemplo de: escola, sociedade, igreja e outros que os levem a adquirir independncia. A incluso leva a reconhecer a importncia da LIBRAS no mbito escolar, profissional e da sociedade em geral. No estudo realizado foram abordadas importantes consideraes tericas relacionadas as contribuies da lei 10.436 essas contribuies se tornaram necessrios para dar sustentabilidade s nossas anlises, e em particular, importncia da lngua de sinais para o surdo, dentro do contexto social, profissional e educacional. Assim, baseada no levantamento bibliogrfico e nos objetivos propostos, foi possvel perceber que esta lei de grande importncia pois traz parmetros para o desenvolvimento no processo de aprendizagem do sujeito surdo. A discusso sobre o tema da Lei de Libras de sumria importncia para a uniformatizao de uma sociedade democrtica de direito. Ao se realizar uma analise precisa das atuaes da lei de Libras, e sua vigncia e aplicabilidade observou-se que apesar dos impsseis com respeito as diferenas os desafios atuao educacional da Libras esto sendo superados e enfrentados de forma eficaz. A gesto educacional pontuada para resultados eficazes passa pelo ensino e vivencia cotidiana, deparando-se no contexto analisado com professores que buscam sempre dar o melhor para seus alunos com a conscincia de melhorar a tcnica de ensino de Libras numa abordagem de qualificao, ao aperfeioamento a fim de que realize sua funo da melhor maneira com o intuito de melhores resultados do educando. A abordagem do tema foi feita de forma a possibilitar uma anlise atual e inovadora em relao temtica indicada. De um modo geral, a temtica do presente trabalho comumente visto em contextos da sociedade e pode, portanto, constituir um importante elemento de reflexo para a sociedade. preciso, notadamente, em face da pesquisa feita entender que fortalecer as conquistas e buscar novos rumos atravs de experincias mais concretas para a otimizao de atividades educacionais no ensino sempre ser um desafio. Espera-se que no futuro o valor das pessoas surdas, seja ainda mais reconhecido alm de que a atuao atualmente delimitada ao contexto dos surdos ainda possa ser mais efetivada de forma global e irrestrita. Que no fique somente nas legislaes, posto que os mesmos j perderam muito do seu tempo sendo segregados durante anos a fio em escolas especializadas, que s serviram de pano de fundo para a grande discriminao que assola o pas, alm de no acrescentar nada ao processo de desenvolvimento do surdo enquanto pessoa ou como cidado.

Consideraes finais A famlia, de uma forma geral, desempenha a funo de cuidar, promover a sade, o bem estar e dar proteo.Em uma famlia com filho surdo, acrescenta-se a isto a funo da aprendizagem de uma outra lngua, a Libras. O objetivo deste estudo foi identificar na literatura o papel da famlia junto ao filho surdo. Trata-se de uma reflexo estruturada a partir da reviso de publicaes que tinham como temtica o estudo junto a famlias de surdos. O estudo demonstrou a dificuldade da aceitao da surdez para os pais, bem como ressaltou a importncia da Lngua de Sinais para o desenvolvimento do surdo e para o melhor relacionamento familiar. Conclumos que a comunicao exerce papel fundamental para a vida de qualquer indivduo, proporcionando a este, alm do desenvolvimento cultural, o delineamento de sua identidade prpria.

You might also like