You are on page 1of 10

DA ABEM

NACIONAL

XVII ENCONTRO

IMPRIMIR DIVERSIDADE MUSICAL E COMPROMISSO SOCIAL

O PAPEL DA EDUCAO MUSICAL

SO PAULO, 08 A 11 DE OUTUBRO DE 2008 FECHAR

Histria da Educao Musical Brasileira: o alto nvel de ensino musical e o pioneirismo do Curso Internacional de Frias Pro Arte de Terespolis (RJ) - (1950 a 1989)
Jos Nunes Fernandes jonufer@globo.com Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Resumo. Pesquisa iniciada em maro de 2008 que pretende apresentar e discutir o processo educativomusical do Curso Internacional de Frias Pro Arte de Terespolis (CIFT) (Rio de JaneiroBrasil) de sua fundao (1950) a sua ltima edio (1989). Investigando ainda: o histrico do Curso apontando para seu pioneirismo, percurso e como se tornou molde para outros cursos de frias brasileiros; a possibilidade de diviso e de caracterizao de perodos do percurso histrico do Curso; os princpios pedaggicos e metodolgicos do Curso atravs de anlise de documentos e de entrevistas com diretores, professores e alunos; o quadro geral por ano das atividades (cursos, concertos, estrias, lanamentos, discursos de abertura), diretores e professores; a participao de Koellreutter no CIFT especialmente de 1950 a 1960, perodo dirigido por ele - embora em muitos dos anos seguintes teve participao como professor, homenageado e diretor-, alm da verificao se seus princpios pedaggicos foram mantidos ou modificados; como se organizou estatisticamente o Curso (por ano e como um todo): fases, cursos e outras atividades, professores, nacionalidades (professores e alunos) e nvel dos alunos. Espera-se, assim, contribuir para o registro histrico da educao musical brasileira, tendo em vista a importncia do objeto de estudo, no que diz respeito ao pioneirismo nesse tipo de ensino de msica no Brasil, primeira atuao pedaggico-institucional de Koellreutter, ao sucesso do Curso (em termos de qualidade, nvel e profissionalismo) e lacuna existente na literatura sobre tal assunto. Palavras-chave: Curso Internacional de Frias Pro Arte de Terespolis, H.J. Koellreutter, histria da educao musical brasileira, cursos de frias

1 Introduo De 1950 a 1989 aconteceu em Terespolis, Rio de Janeiro - Brasil, anualmente, o Curso Internacional de Frias Pro Arte, marcando definitivamente o cenrio educativo-musical brasileiro. O Curso era realizado nas frias de janeiro e fevereiro de cada ano, com professores de msica de alto nvel, famosos, conhecidos no meio musical da poca, compositores, intrpretes e maestros. Do Curso saram msicos que posteriormente se tornaram grandes intrpretes, conhecidos regentes e compositores de renome. O Curso abarcava tambm outras reas, como as artes plsticas, a literatura, o teatro, a arquitetura, a dana, entre outros, embora o carro-chefe foi, em todo o seu percurso, a msica.

2 Tal ao, pioneira no Brasil, tornou-se modelo para diversos cursos que foram implantados em vrias cidades brasileiras, os festivais e cursos de inverno, por exemplo (KATER, 1997; KOELLREUTTER, 1999; PRO ARTE, 2007). Os Cursos Internacionais de Frias Pro Arte, em Terespolis, foram realizados atravs da PRO ARTE SOCIEDADE DE ARTES, LETRAS E CINCIAS, instituio fundada na dcada de 30 na cidade do Rio de Janeiro.

Em 1931 Theodoro Heuberger, cidado brasileiro, nascido em Munich, ligado Escola do Bauhaus, que representava ento as tendncias mais modernas da arte europia, Frei Pedro Sinzig, O.F.M., notvel musiclogo e compositor, e Maria Amlia de Rezende Martins, pianista e camerista, fundaram a PRO ARTE SOCIEDADE DE ARTES, LETRAS E CINCIAS. Nos Sales da PRO ARTE, realizaram-se, naquele tempo, exposies, conferncias e concertos(PRO ARTE, 2007). Theodor Heuberger fundou PRO ARTE em vrias cidades brasileiras (Rio de Janeiro, So Paulo, Porto Alegre, Terespolis) e dela foram gerados cursos de msica, alm dos de frias, em So Paulo e em Salvador, sempre com a liderana de Koellreutter.

Figura 1. I Curso Internacional de Frias de Terespolis professores e alunos. Fonte: Intercambio. N.1/3, 1951, p. 23

3 Em 1950, Theodor Heuberger, presidente da Pro Arte, criou em Terespolis o 1 Curso Internacional de Frias, que foi o primeiro do gnero no Brasil, sendo Koellreutter1 seu primeiro diretor artstico. Dentre os diretores artsticos posteriores a Koellreutter citamos: Roberto Schnorrenberg, Heitor Alimonda, Homero Magalhes, Gilberto Tinetti, Alberto Jaff e Roberto Ricardo Duarte. Foram professores, entre outros: Villa-Lobos, E. Krenek, Karl Ulrich Schnabel, Gerard Huesch, Carl Seeman, Tomas Teran, Noemie Perugia, Oscar Niemeyer, Mario Pedrosa, Manuel Bandeira, Guilherme Figueiredo (PRO ARTE, 2007). importante salientar que do Curso saram alunos que depois se projetaram no cenrio musical, tais como Isaac Karabtchevsky, Edino Krieger, David Machado, Cludio Santoro, Esther Scliar, Saloma Gandelman, Maura Moreira, Joo Carlos Martins, Berenice Menegale entre tantos outros (PRO ARTE, 2007). Alm disso, o Curso serviu assim de modelo para os festivais de Ouro Preto, Porto Alegre, Curitiba, Campos do Jordo e outros. Durante o XV Curso, Terespolis foi declarada a Cidade dos Festivais e o Governador do Estado do Rio de Janeiro, General Paulo Torres, fez doao de uma rea na Rua Gonalo de Castro, 85 onde foi fundada a Escola de Arte e Artesanato que se tornou um Centro de Cultura da Cidade e sede dos Cursos de Frias (PRO ARTE, 2007, grifo do original). Mas voltamos a discutir a questo da criao do Curso. Esta, por sua vez, se deu devido relao entre Koellreutter e Theodor Heuberger. Kater(1997) explica que Koellreutter em 1938 trava contato, no Rio de Janeiro, com Theodor Heuberger (proprietrio da Casa e Jardim e presidente da Pr-Arte, que existia em So Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre), que o convida para realizar concertos em 1938, 39 e 40 (KATER, p.9, grifos do autor). Kater (1997) relata que Koellreutter trabalhou na Casa e Jardim e em 1944 abandonou o trabalho de vendedor e dedicou-se exclusivamente msica, afirmando, ento, que neste momento que de fato ele comeou sua carreira musical.

Hans-Joachim Hoellreutter, nasceu em Freiburg, Alemanha, em 2 de setembro de 1915, chegando ao Brasil em 1937, e faleceu em So Paulo, Brasil, em 13 de setembro de 2005. Era compositor, flautista, regente e pensador, dedicou-se muito educao (KATER, 1997;MARIZ, 1983.;NEVES, 1981).

Figura 2. H.J.Koellreutter Fonte: Intercambio. N.7/9, 1975 (4 capa) Em 1950, Koellreutter, com o apoio de T. Heuberger, funda, organiza e dirige o Curso Internacional de Frias Pr-Arte, em Terespolis, Rio de Janeiro (de 03/01 a 15/02/1950), primeiro de uma longa e bem sucedida srie. Inaugura-se no pas a tradio de cursos e festivais de frias (KATER, 1997,p.16). Koellreutter foi diretor de nove dos dez cursos iniciais, ou seja, de 1950 a 1958 e em 1960, sendo que em 1956 no houve curso. Assim, podemos dizer que a fundao e os dez primeiros anos foram dirigidos por ele. Em muitos dos anos seguintes Koellreutter teve participao como professor, homenageado e diretor. Koellreutter, no discurso de abertura do 1 Curso(1950), j predizia a repercusso do Curso, um estar por vir, mostrando que seria um tipo de vanguarda na educao musical brasileira2. E isso de fato aconteceu. Na poca da inaugurao ele afirmou que o Curso constituir um marco nos anais da msica e do ensino no Brasil(...),com a finalidade de compensar o ensino acadmico que reduz a arte a um processo (apud KATER, 1997, p. 26). Seguindo planejamento de Koellreutter, o Curso aconteceria anualmente e constituir um fato de suma importncia na vida artstica do Brasil(...)Terespolis, futuramente, ser um verdadeiro laboratrio de arte, que resultar benefcios inestimveis para a vida cultural do nosso pas(p.26). Koellreutter(1977) aponta a importncia do Curso e mostra que

Koellreuter fundou, junto Pro Arte, instituies, cursos, seminrios, em algumas cidades brasileiras, tendo dirigido muitas delas e outras no exterior.

os Cursos de Frias, em Terespolis,(...)tornaram-se um conceito definido nos meios musicais, no s no Brasil, mas tambm no estrangeiro. que, em Terespolis, nasceram novos princpios e novos mtodos do ensino musical, uma nova concepo da educao musical, baseada na pesquisa e no desenvolvimento do que de criador estiver em cada aluno (p.21). Na fala de Koellreutter encontramos a caracterizao da pedagogia musical usada, fundamentada em uma filosofia slida, amplamente divulgada pelo autor. As caractersticas pedaggicas do Curso podem ser assim descritas (KOELLREUTTER, 1950 apud Kater, 1997, p. 26-27):(1)lema: trabalho e recreao, disciplina e lealdade; (2)criar um real ambiente artstico que permita ao estudante conseguir um mximo num mnimo espao de tempo; (3)Estabelece-se um ambiente de estudo em que sempre existe um alento de criao e o professor(...) o guia do aluno, o amigo, o conselheiro, que conduz entre Cila de adorao incondicional e estpida de tudo que pertence ao passado, e a Caribdis de admirao sem crtica de tudo que atual e novo.

2 Objetivos da pesquisa A pesquisa visa apresentar e discutir o processo educativo-musical do Curso Internacional de Frias de Terespolis, de sua fundao(1950) a sua ltima edio(1989); elaborar histrico do Curso apontando para seu pioneirismo, percurso e como se tornou molde para outros cursos brasileiros; dividir e caracterizar em possveis perodos(fases) o percurso do Curso; analisar os princpios pedaggicos e metodolgicos do Curso atravs de anlise de documentos e de entrevistas com diretores, professores e alunos; elaborar quadro geral por ano das atividades(cursos, concertos, estrias, lanamentos, discursos de abertura etc), diretores e professores; discutir a participao de H.J. Koellreutter no Curso Internacional de Frias Pro Arte de Terespolis especialmente de 1950 a 1960; analisar estatisticamente, por ano e como um todo: fases, cursos, professores, nacionalidades professores e alunos , e nvel dos alunos.

3 Justificativa e importncia do estudo Este estudo se justifica pela lacuna na bibliografia existente sobre o assunto. Alm do fato de o problema ser de grande importncia para a rea da msica e da educao musical, uma vez que o Curso marcou a histria da formao de excelentes msicos e foi pioneiro, no que diz respeito a cursos internacionais de alto nvel e cursos de frias, passando a ser modelo

6 para cursos posteriores em diferentes cidades brasileiras, como os de Ouro Preto, Braslia, Salvador, Porto Alegre, Campos do Jordo, Curitiba e outros. Assim, o valor artsticoeducacional do problema se revela, e justifica a execuo desta pesquisa.

4 Metodologia A pesquisa descritiva e envolve metodologia qualitativa e quantitativa. Sero usados instrumentos de coleta de dados especficos de pesquisas documentais, incluindo entrevistas semi-estruturadas gravadas, detalhadas a seguir, anlise de documentos e reviso da literatura pertinente. 4.1 Fontes 1)documentos do acervo3 da antiga PRO ARTE - Fundao Comendador Theodor Heuberger, hoje incorporada FESO4, chamada de Centro Cultural FESO Pro-Arte, localizado em Terespolis(RJ), selecionados, registrados em fichas e formulrios, fotocopiados, fotografados e escaneados;2) outros materiais escritos a serem definidos no decorrer da pesquisa;3) diretores, professores e alunos do Curso, entrevistados em locais e horrios a serem definidos posteriormente. A amostra ser composta pelo nmero de sujeitos encontrados, no excedendo 5 alunos por curso/ano, tendo em vista que o evento foi inaugurado em 1950. 4.2 Anlise dos Dados A anlise da parte quantitativa ser feira estatisticamente (mdia ponderada); a anlise qualitativa ser feita com base em categorias provenientes da anlise do contedo (BARDIN, 1977; KRIPENDORFF,1990; HOLSTI,1969; GUBA & LINCOLN,1981), geradas a partir da anlise dos dados. Um quadro preliminar de cursos/anos e diretores artsticos encontra-se a seguir.

A PRO ARTE de Terespolis tem a Revista Intercmbio, publicada pela PRO ARTE (So Paulo/Rio de Janeiro) de 1950 a 1979 (acervo 1), alm de um banco de documentos e materiais impressos (acervo 2).
4

Em 1997 a Fundao Theodor Heuberger Pr-Arte foi incorporada e transformada em unidade de extenso da UNIFESO. O atual Ncleo Cultural FESO/Pr-Arte visa realizao e ao patrocnio de eventos, procurando impulsionar os setores de servio e lazer e estimular a vida cultural de Terespolis. (Fundao Educacional Serra dos rgos - FESO,2007, http://www.feso.br/instituicao/historia.php).

4.3 Andamento da pesquisa e breves concluses O primeiro esboo geral, de cursos, edies e diretores artsticos, j pode ser apresentado no Quadro 1.
Quadro 1. O Curso Internacional de Frias PRO ARTE de Terespolis por ano, edio e seus diretores artsticos5
Ano Edio Direo artstica Ano Edio Direo artstica

1950 1951 1952

H.J.Koellreutter H.J.Koellreutter H.J.Koellreutter

1970 1971 1972

20

2o 3o 4o 5o 6o 7o 8o 9o 10o 11o 12o 13o 14o

21o 22o 23o 24o 25o 26o 27o 28o 29o 30o 31o 32o 33o 34o

1953 1954 1955 1956 1957 1958 1959 1960

H.J.Koellreutter H.J. Koellreutter H.J. Koellreutter No teve curso H.J. Koellreutter H.J. Koellreutter Heitor Alimonda / Roberto Schonorrenberg H.J. Koellreutter

1973 1974 1975 1976 1977 1978 1979 1980

A.Jaff Pres. de Honra: H.J.Koellreutter R. Schonorrenberg Coordenador: Jos Penalva Ernst Huber-Contwig (Coordenador) no tem diretor artstico Samuel Kerr (Coordenador) no tem diretor artstico A.Jaff A.Jaff A.Jaff Roberto Ricardo Duarte R.Ricardo Duarte R.Ricardo Duarte R.Ricardo Duarte Pres. de Honra: H.J. Koellreutter A.Jaff Coordenao: Amrico Mattos A.Jaff Coordenao: Amrico Mattos Luiz Celso Rizzo Coordenao: Amrico Mattos A.Jaff Assist. Dir. Artstica: Luiz Celso Rizzo Coordenao: Amrico Mattos A.Jaff Assist. Dir. Artstica: Dieter Gogarten Coordenao: Amrico Mattos A.Jaff Assist. Dir. Artstica: Dieter Gogarten Coordenao: Amrico Mattos A.Jaff Assist. Dir. Artstica: Dieter Gogarten Coordenao: Amrico Mattos A.Jaff Coordenao: Amrico Mattos Assit. Coord. Valria Alves Carlos Alberto Figueiredo Coordenao: Amrico Mattos

1961 1962 1963 1964

R. Schonorrenberg H. Alimonda / R. Schonorrenberg H. Alimonda H.Alimonda / Gilberto Tinetti

1981 1982 1983 1984

1965

15o

H. Alimonda

1985

35o

1966

16o

H. Alimonda Coord. Homero de Magalhes G. Tinetti

1986

36o

1967

17o

1987

37o

1968

18o 19o

Homero de Magalhes

1988

38o 39o

1969

Alberto Jaff Assistente: Daisy de Luca

1989

Fonte: programas originais de cada curso escaneados e copiados do arquivo da PRO ARTE de Terespolis entre maro e junho de 2008.

Embora o projeto de pesquisa tenha sido elaborado em 2007 e solicitado FESO a consulta ao acervo da PRO ARTE/Terespolis neste ano, somente em maro de 2008 a permisso foi dada. Com isso, iniciamos em a coleta de dados em maro e j escaneamos e copiamos todo o acervo da Revista Intercmbio existente na PRO ARTE(acervo 1), que consta de programas gerais, programas dos concertos, artigos, comentrios, fotos, discursos de abertura e encerramento, entre outros. Partiremos agora para a anlise deste primeiro arquivo e, em seguida, para a coleta e anlise do segundo acervo (banco de documentos e outros materiais impressos). Em dezembro de 2008 esperamos finalizar a coleta do segundo acervo e realizar as entrevistas.

Figura 3. Programa do XIII Curso (1963) Fonte: Intercambio. N.10/12, 1962, p. 87.

9 Um fato interessante a ser comentado, que o curso incluiu, a partir do primeiro Curso a pedagogia musical, ministrada por Geni Marcondes, e posteriormente inclui a iniciao musical, a psicologia da msica e a didtica instrumental. Em 1963, a PRO ARTE traz, pela primeira vez no Brasil, um curso da metodologia Orff, com o jovem e competente pedagogo alemo Dr. Hernann Regner (FRANA, 1963, p.46)(v. Figura4). Sobre isso, Bernardo(1963) afirma que um assunto que alm do fato de at ento ser indito no Brasil, pelo seu prprio contedo(...)trata-se do sistema de musicalizao de Carl Orff(...)o mais moderno e avanado no campo da musicalizao (p.50). Verifica-se que, alm da formao em teoria, em canto, em instrumento, em regncia e em composio, o Curso tambm formava profissionais para a iniciao musical/musicalizao, e durante muitos anos ofereceu cursos da metodologia Orff com profissionais alemes e austracos.

5 Referncias BERNARDO, Srgio. O Curso Orff em Terespolis. Intercambio - Economia e Cultura, N.1/3. Rio de Janeiro/So Paulo:PRO ARTE, p.50-52, 1963. BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigao qualitativa em educao. Uma introduo teoria e aos mtodos. Porto:Porto Editora, 1994. FRANA, Nogueira. Iniciao Musical. Intercambio - Economia e Cultura,N.1/3. Rio de Janeiro/So Paulo:PRO ARTE, p.45-46, 1963. FUNDAO EDUCACIONAL SERRA DOS RGOS FESO:Terespolis,2007. Disponvel em: http://www.feso.br/instituicao/historia.php, acesso em 6 de jul.2007. KATER, Carlos. H.J. Koellreutter: Msica e Educao em Movimento. In: KATER, Carlos (Org.). Cadernos de Estudo: educao musical. Belo Horizonte:Atravez / EMUFMG/ FAPEMIG, 1997, p. 6-25. KOELLREUTTER, H.J. 1 Curso Internacional de Frias. Palavras pronunciadas por ocasio do I Curso Internacional de Frias Pro Arte, em Terespolis/RJ (03/01 15/02/1950). Exemplar datilografado (02p.). In: KATER, Carlos (Org.). Cadernos de Estudo: educao musical. Belo Horizonte:Atravez/EMUFMG/FAPEMIG, 1997, p. 26-27. __________. Discurso de encerramento do XXVII Curso Internacional de Frias da Pro Arte (Terespolis). Intercambio - Economia e Cultura, N.10/12. Rio de Janeiro/So Paulo: PRO ARTE, p.21-24, 1977. __________. Entrevista. A revoluo de Koellreutter. Lies de Vanguarda. Folha de So Paulo. So Paulo, Domingo, 07 de Novembro de 1999 Folha Mais. CARLOS ADRIANO & BERNARDO VOROBOW - especial para a Folha,p. 1-7.

10

PRO ARTE - SEMINRIOS DE MSICA RIO DE JANEIRO. Histrico. Disponvel em <http://www.proarte.org.br/a_proarte.htm>, acesso em 8 de nov.2007. PRO ARTE - SEMINRIOS DE MSICA TERESPOLIS. Programas dos Cursos Internacionais de Frias de Terespolis (1 ao 39). 1950 a 1989. MARIZ, Vasco. Histria da Msica no Brasil.2.ed. Rio de Janeiro:Civilizao Brasileira, 1983. NEVES, Jos Maria. Msica Contempornea Brasileira. So Paulo:Ricordi Brasileira,1981.

You might also like