You are on page 1of 8

O movimento hip hop e a ressignificao do espao pblico contemporneo Rafael Lopes de Sousa *

Desde os anos 10 do sculo XX com o surgimento do jazz a msica vem sendo utilizada pelos jovens como principal meio para expressar suas manifestaes culturais. No Brasil, a agenda pblica sofreu sensveis alteraes das duas ltimas dcadas para c, e muitas delas esto relacionadas com a entrada em cena dos novos atores sociais que se utilizam, uma vez mais, da msica como veculo mais eficaz de comunicao. Para alm do conflito e da experincia geracional que as culturas juvenis encerram, seus novos atores, vale dizer, as comunidades hip hop, expressam em suas crnicas musicais outras preocupaes e outras reivindicaes para suas vidas. Por se tratar de uma fala espontnea, ainda no totalmente contaminada pelos vcios da linguagem e no ter as idias padronizadas um universo em expanso esperando ser revelado. Este artigo tem dois objetivos primordiais e distintos. Primeiramente concentra suas foras na anlise de algumas composies musicais e no depoimento de alguns rappers para, a partir da, verificar como essas msicas encorajam seus ouvintes a desempenhar um papel de destaque na ressignificao do espao pblico na contemporaneidade. Num segundo momento, buscaremos compreender como a periferia, seus atores e artfices reagem ao olhar estrangeiro que insiste em classific-la como extica. Nosso interesse nesse segundo momento reside, ento, em compreender o confronto que se estabelece entre o homem civilizado e o que considerado o seu avesso, isto ; o selvagem, o primitivo, que abriga as bordas da cultura superior com outros costumes, outros valores, enfim, outros cdigos de linguagem e comunicao, que por to articulados que so, permitem criar uma rede de convvio autnoma em comunidades especficas s quais definiremos aqui como Repblica dos Manos. Essas comunidades, como tantos outros exemplos, ressaltam, exaltam e valorizam sua cultura local sem, contudo, deixar de tratar de temas humanos universais. Para estar inserido neste universo preciso, pois, compor com sua ideologia que se afirma, por um lado, pela autoconfiana e solidariedade cultivada entre seus pares e, por outro, consolida-se no incansvel swing de James Brown, e Marvin Gaye; pela descontrao de Tim Maia e Jorge Bem, mas tambm se detm nas reflexes de Malcoln X, Martin Luther King e Spike Lee. Para ser aceito como membro efetivo dessa comunidade preciso, portanto, estar familiarizado com alguns princpios elementares da cultura negro-mestia, j que um conhecimento superficial
*

Doutorando em Histria Cultural pela UNICAMP

Texto integrante dos Anais do XVIII Encontro Regional de Histria O historiador e seu tempo. ANPUH/SP UNESP/Assis, 24 a 28 de julho de 2006. Cd-rom.

dessa cultura no permite trnsito livre nesse territrio; quando muito, o descompromissado conseguir ser um membro flutuante desta comunidade, sem ter ou receber a ateno e o respeito que dispensado para seus membros mais ilustres. Os dispositivos miditicos desempenham, nesse cenrio, papel relevante para a afirmao de uma nova conformao scio-juvenil. Em muitos aspectos esses dispositivos so os principais responsveis pelas novas experincias que se desenvolvem na sociedade contempornea. Nesse sentido no seria demais afirmar que o cinema e a televiso, o rdio e a indstria fonogrfica, tm um papel instituinte no processo de construo de identidade dos agrupamentos juvenis das sociedades de massa. Assim, o enfrentamento sem meias-palavras, o combate efetivo que se faz agora e s agora ao racismo e baixa auto-estima tm ensejado novas prticas de relaes sciocomunitrias entre os jovens da periferia de So Paulo. Essas novas prticas carregam, muitas vezes, apelos emancipatrios e ao mesmo tempo crticas s instituies oficiais. Desse modo, as escolas ou qualquer outro centro de (re)formao juvenil so vistas com reserva e desconfiana pelos jovens de periferia. Ao deixar em xeque prticas consagradas de conhecimento, esses jovens apostam na dinmica e na mobilidade das ruas, praas, parques apostam, enfim, na natureza descentralizada do conhecimento proveniente da esfera pblica, onde os saberes so mais livremente compartilhados, o que permite aos jovens experimentar o novo constantemente. Resulta da uma energia e uma coragem em utilizar as novas tecnologias sem o medo ou o receio de errar, j que nesse espao a pouca habilidade com o uso das novas ferramentas tecnolgicas no motivo de critica, sobretudo por se acharem todos em um mesmo patamar de conhecimento. Embora a busca por destaque possa ser um aspecto saliente para muitos integrantes dessas comunidades preciso ressaltar que curiosamente coexistem nelas, tambm, um interesse latente em compartilhar os saberes adquiridos. Talvez esse seja um dos fatores que explica a multiplicao dos grupos de rappers na periferia de So Paulo. Multiplicam-se pela devoo que compartilham pela causa do rap e pelas possibilidades que encontram de se destacar frente aos seus pares, o que no muito difcil, pois aquele que no sabe cantar pode ser D.Js.; se no possui familiaridade com a eletrnica, a dana pode ser o espao apropriado para atuao mas se, ainda assim, nada disso agrada, possvel encontrar no grafite um campo frtil para o desenvolvimento de sua arte. Alertamos anteriormente que, apesar de valorizar suas singularidades, a cultura rapper no se furta em dialogar com temas humanos universais como a injustia, a opresso, a

Texto integrante dos Anais do XVIII Encontro Regional de Histria O historiador e seu tempo. ANPUH/SP UNESP/Assis, 24 a 28 de julho de 2006. Cd-rom.

criminalidade, entre tantos outros temas afins tratados em suas crnicas musicais. A tematizao e a relevncia dos assuntos da msica rap o que passaremos a tratar a seguir.

Os temas da msica rap: reao ao olhar estrangeiro

Um trao comum presente em boa parte da msica rap a recusa constante, muitas vezes intolerante, contra o padro de vida e o modo de se viver da sociedade branca exclusivista. Essa situao no nem um pouco nuanada por eles, contrariamente, revelada em cores e formas numa clara tentativa de explicitar, cada vez mais, as contradies da democracia brasileira em suas crnicas musicais. Da a urgente necessidade de cantar a vingana do filho de me negra que foi abandonado pelo pai branco; de criticar a postura das minas de periferia que, em busca de sucesso e destaque, entregam-se com facilidade para os boys; ou ainda quando reclamam o abandono da infncia nessas localidades. Contudo, apesar das crticas e do denuncismo alarmante, o rap encontra espao para enfatizar o outro lado, vale dizer, o lado bom das quebradas, destacando os aspectos positivos de seus limites, ao mesmo tempo em que procura valorizar aquele que considerado o nvel mais baixo da sociedade: o gueto. (Bauman, 2003:100). Tratando do tema da guetizao nas sociedades contemporneas, Bauman estabelece uma diferenciao entre o que classifica de gueto voluntrio e o que compreende como gueto real. De acordo com suas anlises, o gueto voluntrio um territrio corporificado, habitado por um grupo seleto de pessoas que estabelecem regras de convvio e segurana para proteger seus membros. A idia, ento, a de que o Estado fracassou em sua misso. Esse fracasso abre espao para esse grupo de bem intencionados agir em nome do bem comum apelo ao senso de responsabilidade e, com essa justificativa, levantar barreiras contra aventureiros, estranhos e todo tipo de intrusos que ameaam a liberdade e os privilgios criados para os habitantes daquele, somente daquele, territrio. O gueto real, por sua vez, um ambiente sem regras e, por isso mesmo, um lugar de constante ameaa s normas de convivncia. Mundo de relaes humanas esgaradas e corrompidas pela misria cotidiana. Neste ambiente degradante no possvel, portanto, praticar-se qualquer ato de solidariedade ou altrusmo para com seu semelhante, j que ali as disputas interpessoais acabam, invariavelmente, sobrepondo-se aos interesses coletivos, impossibilitando, assim, que qualquer sentimento comunitrio floresa nesse meio.

Texto integrante dos Anais do XVIII Encontro Regional de Histria O historiador e seu tempo. ANPUH/SP UNESP/Assis, 24 a 28 de julho de 2006. Cd-rom.

Compartilhar o estigma e a humilhao pblica no faz irmos os sofredores; antes alimenta o escrnio, o desprezo e o dio. Uma pessoa estigmatizada pode gostar ou no de outra portadora do estigma, os indivduos estigmatizados podem viver em paz ou em guerra entre si mas algo que provavelmente no acontecer o desenvolvimento de respeito mtuo. (Bauman, 2003:110).

Essa anlise de Bauman parece-nos demasiadamente pessimista, no acredita na capacidade emancipatria dos excludos e nivela todas as comunidades perifricas a um mesmo patamar. Ainda que o tenhamos como uma importante referncia para pensar os problemas da contemporaneidade, nossa compreenso sobre a questo dos guetos situa-se em campo divergente ao de suas anlises. Em nosso entendimento as regies perifricas, apesar da violncia sistmica tm se esmerado em busca de alternativas de superao da realidade estigmatizada do indivduo humilhado que vive sem perspectivas e abandonado no gueto. Carinho e respeito; acolhimento e companheirismo; confiana e amizade so sentimentos caros para a integrao social verificada na repblica dos manos. Essa associao em torno de valores comuns funciona, alis, como uma defesa contra o terror do olhar estrangeiro que insiste em desprezar as alternativas de convvio e integrao social ali praticadas.

O que eu queria mesmo era ter coragem para enfrentar o racismo e a discriminao do sistema a, de repente, a cultura rap cruzou meu caminho, foi a brecha; passei a ser mais um soldado da causa. (Rodrigo, integrante do grupo, Rumo Conscincia).

Das idias mais constantemente tematizadas pelo rap, o trauma do preconceito e da discriminao, sofrida pelos negros, serve de orientao para a leitura crtica que eles vm fazendo da sociedade em suas crnicas musicais. O tom do discurso descarta qualquer forma de humor ou abrandamento das aes. Minha inteno ruim(...) Eu sou bem pior do que voc ta vendo o preto aqui no tem d 100% veneno.(Racionais MCs, do lbum Sobrevivendo no Inferno., de 1997). Uma inteno ruim que preserva os aliados da causa que so, por isso mesmo, convocados a participarem mais ativamente do movimento j que agora eles tm como denunciar as contradies do sistema.A juventude negra tem voz ativa. Mas metade do pas

Texto integrante dos Anais do XVIII Encontro Regional de Histria O historiador e seu tempo. ANPUH/SP UNESP/Assis, 24 a 28 de julho de 2006. Cd-rom.

negra e se esquece, que tem acesso apenas ao resto. (Racionais MCs, do lbum Raio X do Brasil, de 1993). Em outro rap, Da ponte pra c, os Racionais procuram expor as contradies da cidade dual, de territrios demarcados e dos espaos no compartilhados. Cidade que, gerao aps gerao, empurrou para o gueto seus irmos de sofrimento, obrigando-os a inventar, na presso diria do cotidiano, formas alternativas para sobreviver. Nesse rap, os Racionais devolvem as exigncias que sempre foram feitas a seus semelhantes e cobram dos estrangeiros que circulam em seus territrios conhecimento e respeito da cultura local.

No adianta querer tem que ser tem que ta, o mundo diferente da ponte pra c(...) Mas se tiver calor! Quento! No vero! Se voc quer d um rol no Capo. Daquele jeito! Mais perde a linha fcil; veste a carapua esquece seus defeitos no seu jaco de camura. (Racionais MCs, do lbum Vida Loka, de 2004).

Abertos ao dialogo eles exigem, apenas, conhecimento prvio da realidade em que esto imersos. Essa exigncia no se constitui, porm, em uma ameaa para os moradores do gueto como imaginou Bauman. Serve, contrariamente, de aviso aos incautos que habitam as regies nobres da cidade e que insistem em fazer incurses suspeitas por essas localidades. Neste sentido, a msica rap funciona, ento, como um modelo, um exemplo; em uma palavra, num cdigo de conduta para os moradores do gueto que se sentem, doravante, representados por esse canto de protesto. O rap minha cara, fala minha lngua e mostra a realidade da periferia.(Rodrigo, grupo Rumo Conscincia). Chamando ateno para a relao abertamente conflituosa entre a periferia e as zonas nobres da cidade, a msica rap demonstra interesse em encontrar resposta contra toda ordem de preconceito que se dirige os pobres. Ao evidenciar essa situao deixam claro que suas queixas no se dirigem aos indivduos comuns e sim s instituies que representam os cidados de maneira desigual.

Equilibrado num barraco incmodo, mal acabado e sujo, porm seu nico lar, seu bem e seu refgio; Cheiro horrvel de esgoto no quintal, por cima e por baixo se chover ser fatal, um pedao do inferno aqui onde eu estou, at o IBGE passou aqui e nunca mais voltou, (...) a

Texto integrante dos Anais do XVIII Encontro Regional de Histria O historiador e seu tempo. ANPUH/SP UNESP/Assis, 24 a 28 de julho de 2006. Cd-rom.

justia criminal implacvel, tiram sua liberdade, famlia e moral, mesmo longe do sistema carcerrio, te chamaro pra sempre de expresidirio, no confio na polcia, (...) por isso a minha segurana eu mesmo fao.(Racionais MCs, do lbum Raio X do Brasil de 1993).

A msica rap apresenta, ento, uma certa articulao da juventude subalterna contra o descaso com que o Poder Pblico tem tratado a populao da periferia. A notria elevao do tom precipitou um discurso francamente aberto que fala de justia e reclama oportunidade de condies, trazendo tona as crticas ocultas, vale dizer, silenciadas dos moradores do gueto. Frente a essa nova realidade suas vozes encontram eco e apoio em um exrcito formado por mais de 50mil manos. (Racionais MCs, do lbum, Sobrevivendo no Inferno, de 1997). A idia e a imagem da constituio de um exrcito paralelo com mais de 50 mil manos , certamente, assustadora. Afinal, que causas defende o referido exrcito? Que armas usam? Contra quem luta? Essas dvidas so objeto de uma investigao que estamos desenvolvendo mais detalhadamente em nossa Pesquisa de Doutorado. No momento, nossa hiptese sugere que h uma ambivalncia no discurso e nas prticas de interveno mais comumente utilizadas pelas comunidades hip-hop. Assim, apesar da ameaa velada, o discurso deixa entrever o desejo oculto de participar e usufruir os benefcios oferecidos pela sociedade e deles usufruir. Sim! Ganhar dinheiro ficar rico enfim, quero um futuro melhor no quero morrer assim, num necrotrio qualquer como indigente sem nome, sem nada, um homem na estrada.(Racionais MCs, do lbum Raio X do Brasil de 1993). Em uma outra msica eles elaboram ainda mais essas idias e apresentam dados estatsticos a fim de sustentar, que aos jovens da periferia de So Paulo e, por extenso, do Brasil os caminhos de participao na vida cvica esto, invariavelmente, obstrudo.

60% dos jovens de periferia sem antecedentes criminais j sofreram violncia policial. A cada quatro pessoas mortas pela polcia, trs so negras. Nas universidades brasileiras apenas 2% dos alunos so negros. A cada quatro horas, um jovem negro morre violentamente em So Paulo. Aqui quem fala Primo Preto, mais um sobrevivente (Racionais MCs, do lbumSobrevivendo no Inferno de 1997).

Texto integrante dos Anais do XVIII Encontro Regional de Histria O historiador e seu tempo. ANPUH/SP UNESP/Assis, 24 a 28 de julho de 2006. Cd-rom.

Esse discurso encontra forte ressonncia nas comunidades perifricas, pois no fala apenas contra as mazelas locais. Em realidade, ele pretende transcender o desconforto do mundo circundante para questionar e, conseqentemente, provocar a reatualizao de alguns valores consagrados pela cultura Ocidental: Democracia, Liberdade, Justia e Cidadania. Evidenciando, dessa maneira, a pouca importncia e o pouco significado que estes conceitos tm para suas vidas.

Consideraes Finais Temos enfatizado em outras oportunidades (SOUSA, 2002, 2003 e 2006) que a fora e a representao das culturas juvenis tm sofrido mutaes ideolgicas ao longo do tempo. Essas mutaes representam, muitas vezes, rupturas com certas tradies de luta dos jovens, o que sinaliza possivelmente, para uma idia de descontinuidade com a denominada contracultura juvenil. Examinando uma cultura juvenil especfica o hip hop, podemos perceber que apesar das muitas similitudes (o uso das ferramentas tecnolgicas, por exemplo), as aes agora praticadas pelos jovens prezam mais suas subjetividades imediatas em contraponto s utopias idealizadas pelas geraes anteriores. Ao relatar os dramas diariamente vivenciados no gueto como a gravidez na adolescncia, analfabetismo, abandono da infncia, criminalidade, entre outros, eles deixam entrever que no esto dispostos a compactuar com a idia de democracia racial e num mesmo movimento denunciam as prticas de segregao da sociedade branca exclusivista.Com isso, esses jovens, banidos da vivncia cvica reclamam uma releitura de suas realidades observando que o estigma de desocupados e violentos, drogados e criminosos que deles se faz precisam ser superados. A anlise emprica que at aqui realizamos com depoimentos e a interpretao de algumas letras de raps no fecham concluses. Autoriza-nos a registrar, porm, que a cultura hip hop esmera-se em divulgar outras referncias de suas localidades que, curiosamente, tem auxiliado os moradores da periferia a estabelecer uma nova relao com a sociedade.Com isso eles reexaminam suas relaes com a sociedade, chamam ateno para a uniformizao que esta sociedade pretende fazer de suas vidas e num mesmo movimento pem em suspeio qualquer concluso sobre eles que feita da ponte pra l.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICA:

Texto integrante dos Anais do XVIII Encontro Regional de Histria O historiador e seu tempo. ANPUH/SP UNESP/Assis, 24 a 28 de julho de 2006. Cd-rom.

BAUMAN, Zygmunt. Comunidade:a busca por segurana no mundo atual. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Ed., 2003. SOUSA, Rafael Lopes de. Punk: cultura e protesto. So Paulo, Edies Pulsar, 2002. __________ Movimento Punk: sociabilidade, conflito e vivncia juvenil no espao pblico. IN: Cenrios da Comunicao. Centro Universitrio Nove de Julho. Departamento de Cincias Sociais. v. 2, n. 1 (maio 2003). So Paulo, UNINOVE. p. 31-40. __________O movimento hip hop e a anticordialidade da Repblica dos Manos. IN: Revista Imaginrio. Instituto de Psicologia , Universidade de So Paulo, n.12, So Paulo, 1 sem./2006 , p. 251-269.

Texto integrante dos Anais do XVIII Encontro Regional de Histria O historiador e seu tempo. ANPUH/SP UNESP/Assis, 24 a 28 de julho de 2006. Cd-rom.

You might also like