You are on page 1of 7

COMO FAZER CITAES?

as citaes devem ser apresentadas conforme a norma NBR 10520/2002; citao: a meno de uma informao extrada de alguma fonte.

REGRAS GERAIS DE APRESENTAO


citao pelo sobrenome do(s) autor(es), pela instituio responsvel ou pelo ttulo, quando includos na sentena, deve ser em letras maisculas e minsculas seguido do ano de publicao, entre parnteses; citao pelo sobrenome do(s) autor(es), pela instituio responsvel ou pelo ttulo, quando no estiverem includos na sentena, devem ser entre parnteses e em letras maisculas seguido do ano de publicao; em citaes diretas e citaes indiretas localizadas, especificar no texto a(s) pgina(s), o volume ou a(s) seo(es) da fonte consultada. Esta(s) dever(o) seguir a data, separada(s) por vrgula(s) e precedida(s) pelo designativo que a(s) caracteriza(m).

FORMA GERAL: Sobrenome (ano, [p. xx [- xx]]) ou (SOBRENOME, ano, [p. xx [- xx]])

EXEMPLOS: Segundo Saliba (1992, p. 1), "a programao de computadores apenas um dos campos de aplicao de algoritmos." A utilizao da informtica como instrumento de aprendizagem vem aumentando rapidamente de tal forma que a educao tem passando por mudanas estruturais e funcionais (ROSEMEIRE, 1998). Connalen (1999 apud KREUTZFELD, 2003, p. 5) diz que "uma aplicao web um website onde o usurio interfere no estado do sistema".

TIPOS DE CITAO: CITAO DIRETA


citao direta consiste na transcrio exata (entre aspas duplas) das palavras (frase completa ou trechos de frases) de um autor, respeitada a redao, ortografia e pontuao; deve-se: apresentar a referncia bibliogrfica completa de qualquer documento citado diretamente; informar a(s) pgina(s) da fonte consultada; caso o trecho citado j contenha sinal de pontuao encerrando a frase, as aspas finais so colocadas aps o sinal; caso contrrio, as aspas delimitam o final da citao; citao direta com at trs linhas deve estar contida entre aspas duplas, escritas com o mesmo tipo e tamanho de letra utilizadas no pargrafo no qual est inserida (estilo no modelo TF-TEXTO). As aspas simples so usadas para indicar citao no interior da citao; citao direta com mais de trs linhas deve ser destacada com recuo de 4cm da margem esquerda, com espao simples, com letra menor que a utilizada no texto e sem aspas (estilo no modelo TF-CITAAO).
EXEMPLOS: Segundo Saliba (1992, p. 1), "a programao de computadores apenas um dos campos de aplicao de algoritmos." Conforme Bezerra (2002, p. 34), a abordagem incremental incentiva a participao do usurio nas atividades de desenvolvimento do sistema, o que diminui em muito a probabilidade de interpretaes erradas em relao aos requisitos levantados.
Ao contrrio do que se pode pensar, o conceito de algoritmo no foi criado para satisfazer s necessidades da computao. Pelo contrrio, a programao de computadores apenas um dos campos de aplicao dos algoritmos. Na verdade, h inmeros casos que podem exemplificar o uso [...] de algoritmos para a padronizao do exerccio de tarefas rotineiras. (SALIBA, 1992, p. 1, grifo do autor).

TIPOS DE CITAO: CITAO INDIRETA


citao indireta consiste na transcrio no literal das palavras (frase completa ou trechos de frases) de um autor, isto , o texto modificado pelo autor da monografia; deve-se: apresentar a referncia bibliogrfica completa de qualquer documento citado indiretamente; informar a(s) pgina(s) da fonte consultada em citaes indiretas localizadas.
EXEMPLOS: A utilizao da informtica como instrumento de aprendizagem vem aumentando rapidamente de tal forma que a educao tem passando por mudanas estruturais e funcionais (ROSEMEIRE, 1998).

texto original citao direta: As citaes so elementos retirados dos documentos pesquisados durante a leitura da documentao e que se revelam teis para corroborar as idias desenvolvidas pelo autor no decorrer de seu raciocnio (SEVERINO, 1984, p.126). As citaes so referncias extradas de textos durante a pesquisa documental e bibliogrfica, consistindo em importantes fontes para a fundamentao das idias desenvolvidas pelo autor no decorrer de seu raciocnio (SEVERINO, 1984, p. 126).

TIPOS DE CITAO: CITAO DE CITAO


citao de citao a citao de um documento ao qual no se teve acesso direto. deve-se: apresentar a referncia bibliogrfica completa apenas do documento consultado; informar pelo sobrenome do(s) autor(es) do documento original (no consultado), seguido da expresso apud (do latim citado por, conforme, segundo) seguida do sobrenome do(s) autor(es) da obra consultada; citao de citao s deve ser usada na total impossibilidade de acesso ao documento original.
EXEMPLOS: Segundo Connalen (1999 apud KREUTZFELD, 2003, p. 5), "uma aplicao web um website onde o usurio interfere no estado do sistema". "Uma aplicao web um website onde o usurio interfere no estado do sistema" (CONNALEN, 1999 apud KREUTZFELD, 2003, p. 5). Segundo Kent e Cunningham (1989 apud BEZERRA, 2002, p. 117), a modelagem CRC foi proposta ... Sistemas de software entregues ao usurio com a documentao que descreve como instalar e usar o sistema so chamados produtos de software (SOMERVILLE, 1996 apud CARVALHO; CHIOSSI, 2001, p. 23).

SUPRESSO, INTERPOLAO, NFASE ... [EM CITAO DIRETA]


devem ser indicadas supresses, interpolaes, nfases, destaques, tradues, erros, do seguinte modo: - supresso: deve-se usar [...]; - interpolao (explicao, acrscimo ou comentrio): deve-se coloc-la entre colchetes; - nfase ou destaque: deve-se usar negrito ou itlico, podendo ser do autor da obra consultada (grifo do autor) ou do autor da monografia (grifo nosso); - traduo: deve-se indicar que o trecho citado foi traduzido (traduo nossa); - erro (ortogrfico ou lgico): deve-se usar a expresso sic, do latim assim mesmo, entre colchetes logo aps a ocorrncia do erro;
EXEMPLOS: Saliba (1992, p. 1) define algoritmo como "[...] seqncia ordenada de passos que deve ser seguida para a realizao de uma tarefa [...]". A igreja luterana de Domingos Martins [o mais antigo templo protestante do Brasil, com torre] foi fundada no ano de 1866 (ANDRADE, 1998, p. 28). " especificao da seqncia ordenada de passos que deve ser seguida para a realizao de uma tarefa, [...] d-se o nome de algoritmo." (SALIBA, 1992, p. 1, grifo do autor). "A complexidade dos algoritmos est intimamente ligada da aplicao a que se destinam. Em geral, problemas complicados exigem algoritmos extensos para sua soluo." (SALIBA, 1992, p.105, grifo nosso). Booch (1996, p. 7, traduo nossa) recomenda: "Envolva os usurios no processo de desenvolvimento de software [...]".

SISTEMA DE CHAMADA
as citaes devem ser indicadas no texto por um nico sistema de chamada: numrico ou autor-data (do incio ao fim do documento); quando o(s) nome(s) do(s) autor(es) quando o(s) nome(s) do(s) autor(s) nas referncias bibliogrficas no estiver(em) includo(s) na estiver(em) includo(s) na sentena sentena

um autor dois autores

(MENEZES, 1998) (PRICE; TOSCANI, 2001)

Menezes (1998) Price e Toscani (2001)

MENEZES, Paulo F. B.. Linguagens formais e autmatos. Porto Alegre: Sagra Luzzatto, 1998. PRICE, Ana M. de A.; TOSCANI, Simo S. Implementao de linguagens de programao: compiladores. 2. ed. Porto Alegre: Sagra Luzzatto, 2001. AHO, Alfred V.; SETHI, Ravi; ULLMAN, Jeffrey D. Compiladores: princpios, tcnicas e ferramentas. Traduo Daniel de Ariosto Pinto. Rio de Janeiro: LTC, 1995. GRUNE, Dick et al. Projeto moderno de compiladores: implementao e aplicaes. Traduo Vandenberg D. de Souza. Rio de Janeiro: Campus, 2001. de Normas ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 10520: informao e documentao: citaes em documentos: apresentao. Rio de Janeiro, 2002. ANTEPROJETO de lei. Estudos e Debates, Braslia, n. 13, p. 51-60, jan. 1987.

trs autores

(AHO; SETHI; ULLMAN, 1995)

Aho, Sethi e Ullman (1995)

mais autores

(GRUNE et al., 2001)

Grune et al. (2001)

instituio

(ASSOCIAO BRASILEIRA NORMAS TCNICAS, 2002)

DE Associao Brasileira Tcnicas (2002)

sem autor

(ANTEPROJETO..., 1987)

Anteprojeto de lei (1987) - 1a vez Anteprojeto... (1987) - demais

OBSERVAES:
dois autores com o mesmo sobrenome e data: se coincidir apenas sobrenome: (BARBOSA, C., 1958) (BARBOSA, P., 1958) se coincidir nome e sobrenome: (BARBOSA, Cssio, 1965) (BARBOSA, Celso, 1965)

diversos documentos de um mesmo autor publicados num mesmo ano: (CONNALEN, 1999a) (CONNALEN, 1999b) conforme as referncias bibliogrficas

diversos documentos de um mesmo autor publicados em anos diferentes mencionados simultaneamente: (DREYFUSS, 1999, 2002, 2003) (CRUZ; CORREA; COSTA, 1998, 1999, 2000)

diversos documentos de vrios autores mencionados simultaneamente: (FONSECA, 1997; PAIVA, 1997; SILVA,1997) (CROSS, 1984; KNOX, 1986; MEZIROW, 1991) mencionar os autores em ordem alfabtica

You might also like