You are on page 1of 9

de a id 4 rma IN o nf m Co co

M a n ua l

Governana

AMIGA

Para baixar o modelo de como fazer PDTI: www.microsoft.com/brasil/setorpublico/governanca/pdti

Um dos grandes desafios atuais da administrao pblica melhorar a governana em tecnologia da informao (TI) e atender s recomendaes da Instruo Normativa 04/2008 (IN4). Para isso, o caminho mais seguro e eficiente planejar tudo: na hora de implementar a infraestrutura, gerenciar o ambiente e os recursos humanos, cuidar da segurana da informao e adquirir produtos e servios.

Por que ter governana em tI?


A TI o verdadeiro motor das organizaes modernas, e pode impulsion-las para ajudar a criar uma administrao transparente, voltada para o benefcio do cidado e a racionalizao dos recursos. O objetivo da governana em TI assegurar que as aes de TI estejam alinhadas com os objetivos do negcio da organizao, agregando-lhe valor. Para isso, preciso planejar e criar um plano de ao que justifique os recursos aplicados em TI, garantir o controle e o retorno dos investimentos e melhorar o servio prestado ao cidado.

Fique atento!
A boa governana em TI na administrao pblica promove a proteo das informaes crticas e contribui para que essas organizaes atinjam seus objetivos. Desta forma, atende s recomendaes da Instruo Normativa 04/2008MPOG/SLTI, Portaria 11/2008M P O G / S LT I e d a s n o r m a s tcnicas do Cobit e da ABNT NBR ISO/IEC 27002 e NBR ISO/ IEC 15999-1:2007.

BenefcIos da governana em tI
Com a ajuda da tecnologia da informao, a administrao pblica ganha ferramentas que facilitam o planejamento financeiro e colaboram para uma gesto integrada e responsvel dos recursos, melhoria dos processos e maior transparncia. A transparncia pode ser um grande incentivador de investimentos e um elemento a mais para os governantes ganharem a confiana da comunidade.

Principais benefcios da boa governana em TI:

estruturar e planejar o rgo

Modernizao
pblico para os desafios do presente e do futuro.
impulsionar uma nova cultura na administrao pblica

Organizao
melhor

gerenciamento dos processos.

Gesto

com uso das melhores prticas mundiais.

Capacitao
melhor gesto de

recursos tcnicos e humanos.

Segurana
maior segurana das

Conhecimento compartilhamento
maior de informaes.

informaes.

Eficincia
resultados

Transparncia
maior transparncia para o

+ eficazes.

cidado.

conformIdade
Para estar em conformidade com a IN4, o rgo pblico deve seguir as orientaes das principais normas tcnicas que subsidiam o planejamento estratgico e ajudam a fazer a gesto dos processos:

CObIT (www.isaca.org)
um modelo de gesto orientado a processos, amplamente reconhecido e utilizado, no Brasil e no mundo, no mbito da tecnologia da informao*. Est dividido em quatro grandes grupos:

Planejar e Organizar Adquirir e Implementar

Entregar e Assistir Monitorar e Avaliar

ABNT NBR ISO/IEC 27002


Da Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT) o cdigo de prtica para a gesto da segurana da informao mais adotado em todo o mundo.

ABNT NBR ISO/IEC 15999-1:2007


o cdigo de boas prticas para a gesto de continuidade de negcios.

rgos fIscalIzadores
Quando a atuao da administrao de TI realizada de forma consistente e constante, obtemos uma melhoria generalizada em todos os aspectos da governana. Esse fato repercute na gesto pblica como um todo e traz benefcios para o pas e os cidados. Nesse sentido, rgos como Tribunal de Contas da Unio (TCU) e a Controladoria Geral da Unio (CGU) atuam como indutores da melhoria dos processos por meio de auditoria de conformidade. O rgo responsvel por induzir melhorias na governana em TI e fiscalizar a gesto e o uso dos recursos de TI na administrao pblica federal a Secretaria de Fiscalizao de TI (Sefti).

Comit Diretivo de TI
Como um importante passo na melhoria da governanca, o rgo pblico deve criar um Comit Diretivo de TI, formado por executivos de TI e de outras reas, responsvel por determinar as prioridades de investimento e alocao de recursos nos diversos projetos e aes de TI. Cabe ao comit desenvolver aes estruturantes e de controle para a plena implantao da estratgia, alinhando as atividades de TI aos objetivos do negcio da organizao, otimizando os recursos disponveis e reduzindo o desperdcio.

(*) A Microsoft e a Isaca assinaram um acordo que permite companhia integrar o contedo do Cobit e Val IT ao seu prprio framework de governana de TI, o Microsoft Operations Framework (MOF), gerando benefcios para os usurios das solues Microsoft.

como fazer a Boa governana


Conhea melhor o que preciso fazer para atender s recomendaes da IN4 e efetivar a governana em TI na administrao pblica. Este material vai ajudar a planejar e montar o PDTI, est sendo entregue gratuitamente para os rgos pblicos e conta ainda com um CD-ROM de apoio com modelos e materiais complementares.

Metodologia Microsoft Consulting Service (MCS)


A metodologia baseada nas recomendaes tcnicas do Cobit e foi desenvolvida em conjunto com parceiros especializados nessa prtica.

O trabalho da Microsoft Consulting Service est estruturado em uma srie de passos:

FASE I

Preparao e Planejamento

Obter documentaes

Inventariar TI

Elaborar diagnstico TI

Elaborar PETI

FASE II

Pesquisar Planos

Identificar setores-chave

Identificar responsveis

Elaborar questionrios de levantamento

Aplicar questionrios de levantamento

Consolidar levantamento necessidades

FASE III

Anlise da situao desejada

Planejamento do mapa de demandas futuras

Gerar mapa de demandas de TI

FASE IV

Elaborar Plano diretor de TI (PDTI)

Obter aprovao do comit TI

FASE V

Elaborar plano de execuo do PDTI

Elaborar plano de monitoramento do PDTI

FaSe I Gerao do Plano estratgico de TI


No mundo atual, com mudanas constantes, o planejamento tem se tornado cada vez mais um instrumento fundamental para que as organizaes tenham sucesso. Por isso, a importncia de elaborar um planejamento estratgico de TI para o rgo pblico, com metas, estratgias e procedimentos especficos para alcanar seus objetivos. Alm disso, o processo de planejamento contribui para eliminar a possibilidade de desperdcio de recursos pblicos. Nesta fase, o inventrio da situao atual de TI, por exemplo, ajudar a definir melhor os objetivos pretendidos. Para realizar esse diagnstico, a rea conta com um Estudo de Maturidade, feito gratuitamente pela Microsoft por meio da ferramenta Optimization, e que contribui para obter informaes sobre o grau de maturidade da infraestrutura de TI, pessoas, processos e tecnologia dentro do rgo pblico.

FaSe II levantamento de necessidades de TI


Nesta fase, o principal objetivo fazer o levantamento de necessidades de informao e servios de TI para que o rgo pblico possa desenvolver bem suas atividades e consolidar a governana em TI. Ao identificar setores-chave e os responsveis pelos processos e atividades de TI, a rea passa a ter uma viso geral de distribuio dos recursos humanos dentro do rgo, incluindo competncias, necessidades de treinamento, capacitao etc. Com isso, consegue tambm fazer um planejamento para minimizar a ocorrncia de dependncia crtica de indivduos-chave, por meio de aquisio de conhecimento (documentao), compartilhamento de conhecimento, planejamento de sucesso e equipe reserva.

FaSe III Mapeamento da situao desejada


Depois de fazer o levantamento de todas as necessidades de informao e servios de TI da unidade, hora de fazer o planejamento de demandas. Ou seja, elaborar a arquitetura de solues e recursos capazes de atender s demandas futuras do negcio e quais devem ser priorizadas. nesta etapa que so feitos o alinhamento das necessidades com os objetivos estratgicos e processos do rgo pblico, identificao das restries e premissas: situao atual x situao necessria e priorizao e consolidao das necessidades das reas.

FaSe Iv elaborao do Plano Diretor de TI


O PDTI um instrumento de diagnstico, planejamento e gesto dos recursos e processos de tecnologia da informao necessrios para atender s demandas de TI de um rgo pblico em determinado perodo, sempre alinhado ao seu planejamento estratgico. nesta fase que so dimensionadas as solues e competncias tcnicas para que a rea possa gerenciar bem seu ambiente de TI. Aps a aprovao do PDTI, necessrio fazer o planejamento da contratao de servios e produtos de TI para implementao das aes e continuidade das atividades do rgo, melhorando e consolidando a governana em TI.

Confira no CD-ROM de apoio o modelo de PDTI, que contm referncias de documentos e formulrios.

FaSe v execuo e Monitoramento


Aps a definio do PDTI e do processo de contratao dos servios e produtos de TI, necessrio fazer um plano de execuo e de monitoramento do PDTI, para evitar interrupes no processo de implantao das solues e desperdcio de recursos pblicos. Esse plano tambm importante porque permite acompanhar precisamente quanto foi gasto, em que aes e qual a disponibilidade para gastos futuros. Alm de ajudar os gerentes a direcionar os investimentos necessrios na manuteno da qualidade da infraestrutura de TI, de acordo com os requisitos do negcio, e melhorar o processo de governana em TI.

Para mais informaes sobre as fases da Metodologia Microsoft Consulting Ser vice, consulte o CD-ROM de apoio no endereo www.microsoft.com/brasil/setorpublico/governanca/pdti ou entre em contato com a Microsoft.

como a mIcrosoft Pode ajudar voc


Para ter boa governana em TI, e atuar em conformidade com a IN4, voc pode contar com os servios de consultoria da Microsoft em:

Planejamento estratgico. Estudo de levantamento de maturidade sem custos por meio da ferramenta Optimization. Apoio no planejamento da contratao de produtos e servios.

Apoio na elaborao do PDTI. Planejamento das demandas para atender as suas necessidades e melhorar o servio de atendimento ao cidado. Consultoria para todas as fases do processo.

comPromIsso mIcrosoft
A Tecnologia da Informao (TI) , hoje, uma ferramenta essencial para o crescimento pessoal e profissional de todos os cidados e tambm para o
Para tornar isso realidade, a Microsoft

econmico e social de um pas. A Microsoft sabe


que, mais do que desenvolver software e prestar servios, muito importante capacitar pessoas e negcios

desenvolvimento

compromisso com o Brasil , que vai alm dos


tem um firme prprios negcios. E que se traduz no dia-a-dia no comprometimento com o desenvolvimento das pessoas, governos e comunidades. Por isso, investe em uma ampla equipe local de profissionais especializados em entender e atender s necessidades especficas do governo brasileiro. Desta forma, consegue desenvolver solues e servios como a Metodologia Microsoft Consulting Service, baseada nas melhores prticas de governana, contribuindo assim para a modernizao e para gesto da administrao pblica, promovendo

a atingirem seu potencial pleno.

servios mais eficientes e maior transparncia para


o cidado.

Misso da rea de Setor Pblico da Microsoft Brasil:


Ser Reconhecido por Instituies Pblicas e de Ensino do Brasil como Parceiro Estratgico para o Desenvolvimento Econmico e Social Sustentvel por meio de Tecnologias Inovadoras.

BenefcIos mIcrosoft
A Microsoft, pela abrangncia e disponibilidade de profissionais capacitados e utilizao de padres mundiais, proporciona maior segurana e mais benefcios para a sua rea de TI:

Facilidade de gerenciamento
O fato de gerenciar o contrato de um fornecedor como a Microsoft, capaz de oferecer solues de ponta a ponta na operao de TI, facilita a administrao e d ao rgo pblico maior poder de negociao.

Integrao dos sistemas


As solues Microsoft permitem fcil integrao de novas tecnologias e sistemas, proporcionando ganho de escala, otimizao de investimentos, padronizao de linguagem e maior produtividade.

Padronizao do ambiente
Um ambiente padronizado ajuda a gerenciar o fornecimento de produtos e servios, evitando a necessidade de lidar com vrios fornecedores e administrar possveis conflitos a cada problema que aparece.

Treinamento
A padronizao do ambiente de TI e a integrao dos sistemas facilita a capacitao das equipes no trato com as tecnologias, melhorando a performance das pessoas e a qualidade do servio para o cidado.

Facilidade de operao
O uso de solues e produtos integrados, maduros e nativos, que atendem a diversos processos, facilita a operao de TI no dia-a-dia, melhora a produtividade das pessoas e o servio para a comunidade.

Interoperabilidade
As solues e produtos Microsoft so interoperveis e permitem gerenciar ambientes heterogneos em qualquer nvel da operao de TI.

Portflio de Solues Microsoft que atendem s necessidades de negcios e de TI dos rgos pblicos:

Objetivos da Gesto para 2009


Foco na Melhoria dos Processos Melhoria do Atendimento Reduo de Custos Operacionais

Prioridades
Aumentar Qualidade dos Servios Aumentar Nveis de Transparncia Controlar Arrecadao/Gastos

Desafios TI
Melhorar Infraestrutura Atual Atualizar Sistemas Legados Melhorar Processos de TI

Portflio de Solues
Gerenciamento de Dados Business Intelligence SOA / Processos de Negcios Experincia do Usurio Colaborao Comunicaes Unificadas Gerenciamento de Contedo Corporativo Busca Corporativa Gerenciamento de Identidade e Acesso Gerenciamento da Base Instalada Proteo e Recuperao de Dados Redes e Segurana Processos e Polticas de TI Outros

A governana em TI um dos principais desafios da administrao pblica na atualidade. O Manual Governana Amiga traz informaes que ajudam a estar em conformidade com a IN4 e recomendaes tcnicas do Cobit. Apresenta tambm a Metodologia Microsoft Consulting Service, baseada nas melhores prticas de governana, e que tem como objetivo contribuir para a maior eficincia e transparncia no servio pblico.

Para baixar o modelo de como fazer o PDTI acesse:

www.microsoft.com/brasil/setorpublico/governanca/pdti

You might also like