You are on page 1of 10

Exerccios do DUDU para prova p2 do 2ano 2 bimestre. Gabarito: 1 a)Convergente, pois a imagem ampliada. b)Entre o foco e a lente.

.Virtual ,direita e maior. 2 Convergente f= 40 cm 3 a) -60 cm b)4 c) 16 cm 4B 5A 6 a) -10 cm b)-20 cm divergente 7B 8C 9 a)2m b) Sim,pois real 10A 11C 12B 13 R,I,Me ; R,I,Ig ;R,I,Ma ; Imprpria ; V,D,Ma ; V,D,Me.14 a)Divergente, V,D,Me. b) -25 cm 15C 16C
1.Sherlock Holmes neste dia usava seu cachimbo e uma instrumento tico que permitia uma anlise ainda mais ntida da cena do crime. a)Sabendo que no texto acima o instrumento em questo uma lupa, o que se pode afirmar sobre sua lente, ela convergente ou divergente? Justifique. b)Em que posio deve estar o objeto observado em relao lente para se obter uma imagem virtual deste mesmo objeto?Qual a classificao da imagem obtida quanto ao tamanho e orientao?

2.Uma lente utilizada para projetar em uma parede a imagem de um slide ampliado 4 vezes em relao ao tamanho original do slide.A distncia entre a lente a parede de 2 m.Qual o tipo de lente utilizado e sua distancia focal ?
3.Sobre o eixo principal e a 15 cm do centro ptico de uma lente convergente, coloca-se uma vela de comprimento 4.0 cm.Sabendo-se que a distncia focal da lente vale 20cm , pede-se para calcular: a)Qual a distncia da imagem lente? b)Qual o aumento linear transversal? c)Qual o tamanho da imagem?

4. Uma lente, feita de material cujo ndice de refrao absoluto 1,5, convergente no ar. Quando mergulhada num lquido transparente, cujo ndice de refrao absoluto 1,7, ela: a) ser convergente. b) ser divergente. c) ser convergente somente para a luz monocromtica. d) se comportar como uma lmina de faces paralelas. e) No produzir nenhum efeito sobre os raios luminosos
5. Com relao ao estudo das lentes e prismas: I. O funcionamento das lentes comuns explicado pelo fenmeno da refrao da luz. II. Uma lente biconvexa de n= 1,3 apresenta na gua (n=1,4) comportamento divergente. III.Um prisma pode ser utilizado como objeto refletor em instrumentos pticos. Marque a alternativa correta: a)Todas.

b)Nenhuma. c)I e II. d)I e III. e)II e III. 6.Um objeto de altura AB = 10 cm colocado a uma distncia de 20 cm de uma lente. Verificase a formao de uma imagem virtual do objeto, com altura A'B' = 5,0 cm. a) Qual a distncia da imagem lente? b) Qual a distncia focal e o tipo de lente?

7. Uma bolha de ar imersa em vidro apresenta o formato da figura. Quando trs raios de luz, paralelos, a atingem, observa-se que seu comportamento ptico de uma:

a) lente convergente b) lente divergente c) lmina de faces paralelas d) espelho plano e) espelho convexo 8. O desenho que segue representa os perfis de algumas lentes de vidro. Para usar como uma lupa simples, somente poder-se- usar a(s) representada(s) em:

a)Todas. b)Nenhuma. c)I e II. d)I e III.

e)II e III. 9.Uma lente convergente L conjuga a um objeto real O uma imagem real I conforme o esquema:

a)Qual o valor da distncia focal dessa lente? b)A imagem obtida pela lente pode ser projetada?Justifique.
10. Uma luneta constituda de dois sistemas pticos: SO1 e SO2. Cada um deles pode ser substitudo por, no mnimo, uma nica lente de vidro.

Essas lentes, para poder cumprir a mesma funo dos sistemas pticos substitudos, podero ter, respectivamente, os perfis:

11- Uma lente biconvexa de vidro de ndice de refrao 1,5 usada em trs experincia sucessivas A, B, e C. Em todas elas recebe um feixe raios paralelos ao seu eixo principal. Na experincia A a lente imersa no ar; em B, na gua de ndice de refrao 1,33; e em C, imersa em bissulfeto de carbono lquido, de ndice de refrao 1,64. O feixe de luz emergente: a) b) c) d) e) convergente nas experincias A, B e C. divergente nas experincias A, B e C. convergente em A e B e divergente em C. divergente em A e B e convergente em C. divergente em A e convergente em B e C.

12- Um observador no ar (nar = 1) ao olhar verticalmente para o fundo de uma piscina completamente cheia de gua (ngua = 4/3), percebe que a profundidade aparente dela de 6 m. Calcule a profundidade real dessa piscina. a) b) c) d) e) 3m 8m 3/4 m 4/3 m 2m

13.Dado o objeto abaixo, obtenha graficamente a imagem classifique-a quanto a sua natureza, orientao e tamanho. Utilize as seguintes abreviaes: R para real, V para virtual,I para invertida, D para direita, Ma para maior, Ig para igual e Me para menor.

(______,_______,______)

(______,_______,______)

(______,_______,______)

(______,_______,______)

(______,_______,______)

14.Olho mgico um dispositivo de segurana residencial constitudo simplesmente de uma lente esfrica. Colocado na porta de apartamento, por exemplo, permite que se veja o visitante que est no hall de entrada. Quando um visitante est a 50 cm da porta, esse

dispositivo forma, para o observador dentro do apartamento, uma imagem trs vezes menor e direita do rosto do visitante. Responda: a)A lente do olho mgico convergente ou divergente?Justifique. b)Qual a distncia focal desta lente?

15.Nas receitas de culos, inclusive os da "Professora Andreia", cada lente descrita pelo nmero de dioptrias, que corresponde ao inverso da distncia focal quando esta medida em metros. Por exemplo, uma lente convergente de distncia focal 0,50 m tem 2,0 dioptrias, enquanto outra lente divergente com f = - 0,50 m tem - 2,0 dioptrias. Quando Andreia diz que os seus culos so de - 0,25 dioptrias, ela : a) hipermtrope e usa lentes divergentes de distncia focal 0,25 m. b) hipermtrope e usa lentes convergentes de distncia focal 4,0 m. c) mope e usa lentes divergentes de distncia focal 4,0 m. d) mope e usa lentes convergentes de distncia focal 2,5 m. e) presbope e usa lentes convergentes de distncia focal 2,5 m.
16. Uma pessoa no pode ver com nitidez objetos situados a mais de 50 cm de seus olhos. O defeito de viso dessa pessoa e a vergncia das lentes que ele deve usar para corrigir tal defeito correspondem, respectivamente, a: a) b) c) d) e) miopia; 2,0di; hipermetropia; -2,0 di; miopia; -2,0 di; astigmatismo; 0,50 di; miopia; -0,50 di.

Mais exerccios

1- Um objeto luminoso de 4 cm de altura colocado a 40cm de uma lente convergente de distncia focal de 30 cm.Responda as alternativas abaixo:
a)Qual a distncia da imagem ao espelho? b) Qual o tamanho da imagem? c) A imagem pode ser projetada?Justifique. _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________

2-Um peixe est parado a 1,2 m de profundidade num lago de guas tranqilas e cristalinas. Para um pescador, que o observa perpendicularmente superfcie da gua,Qual a profundidade aparente em que o peixe se encontra? (Dado: ndice de refrao da gua em relao ao ar = 4/3)

3-De acordo com as propriedades dos raios que passam por uma lente marque V para verdadeiro ou F
para falso: ( )o comportamento de uma lente sempre o mesmo, independentemente do meio em que ela se encontra. ( )ao mudar uma lente de meio ,ela sempre muda seu comportamento de convergente para divergente ou de divergente para convergente. ( ( )as lentes de bordas grossas apresentam no ar comportamento convergente. )a lente plano-cncava apresenta no ar comportamento divergente.

( )o raio que passa pelo centro ptico da lente no altera sua direo de propagao. 4.Uma raio luminoso vindo do ar vai para uma lmina de vidro (vide figura).Sendo o ngulo de incidncia no ar igual a 45 e o ngulo de refrao no vidro de 30

a)Qual o ndice de refrao do vidro? b)Desenhe o comportamento total do raio (reflexo e refrao) nas duas faces da lmina de vidro.

5-Na figura o meio A o ar (n=1) sabendo que = 30 e = 60 ,qual o valor do seno do ngulo limite quando a luz se propaga do meio B para o meio A?

6.Em uma aula sobre ptica, um professor, usando uma das lentes de seus culos (de grau + 1,0 di), projeta, sobre uma folha de papel colada ao quadro de giz, a imagem da janela que fica no fundo da sala (na parede oposta do quadro). Para isso, ele coloca a lente a 1,20 m da folha. Qual a distncia entre a janela e o quadro de giz?
7- Some as alternativas corretas: 01-Certos culos podem ser usados para concentrar os raios do sol e queimar uma folha de papel; portanto suas lentes so usadas para corrigir o defeito da hipermetropia. 02-Um raio de luz ao mudar de meio de propagao sofre necessariamente um desvio na sua trajetria e uma mudana na sua velocidade, mantendo constante sua freqncia. 04-Ao olhar atravs da lente de um determinado culos, para qualquer distncia entre os objetos e a lente, os objetos nos pareciam diminudos; portanto esta lente usada para corrigir o defeito da miopia. 08-As lentes de bordas grossas possuem sempre comportamento divergente, e as lentes de bordas delgadas comportamento convergente. 16-Observando os culos de uma pessoa, verificamos que eles produziam o efeito de aumentar os olhos e a face da pessoa, portanto suas lentes so divergentes. 32-Um feixe luminoso propagando-se dentro de um prisma, ao atingir a superfcie de separao entre o prisma e o ar, sofrer com certeza o fenmeno da refrao. A soma das alternativas corretas :_________ 8-Uma lente convergente fornece, de um objeto real, disposto perpendicularmente ao seu eixo e situado a 3cm de distncia, uma imagem virtual 3 vezes maior que o objeto. Qual a vergncia da lente em dioptrias? 9-Uma pessoa que sofre de miopia tem a formao de imagens na frente da retina. para corrigir esse defeito ela precisa usar qual tipo de lente , qual a caracterstica da imagem produzida por est lente? a) b) c) d) e) Cilndrica e a imagem real , direita e maior que o objeto. Bifocal e a imagem real , invertida e do mesmo tamanho do objeto. Convergente e a imagem real , invertida e maior que o objeto. Divergente e a imagem virtual , direita e menor que o objeto. Varilux e a imagem perfeita.

10-De acordo com as propriedades dos raios que passam por uma lente correto afirmar: I o comportamento de uma lente sempre o mesmo, independentemente do meio em que ela se encontra. II o raio que passa pelo centro ptico da lente no altera sua direo de propagao. III as lentes de bordas grossas apresentam no ar comportamento convergente. a)somente a I correta b)somente a II correta

c)somente a III correta d)so corretas I e II e)so corretas II e III 11- Dois coleguinhas , Sandro e Luisinho, foram passear no mato. Chegando l resolveram fazer uma fogueira, mas esqueceram os fsforos. Sabendo que Sandro sofre de miopia e Luisinho sofre de hipermetropia podemos afirmar: 01-O culos de qualquer um dos meninos pode ser utilizado para concentrar os raios luminosos e acender uma fogueira. 02- Ao levar os culos para dentro da gua ambos mudaro sua distncia focal. 04- Luisinho trocou de culos com Sandro vendo ento uma imagem ampliada de Sandro. 08- Ambos os culos fornecem imagens maiores que o objeto . 16- Sabendo-se que os raios luminosos ao passar pelo culos de Luisinho, se encontram a vinte centmetros de distncia do mesmo podemos afirmar que a vergncia de seu culos de cinco dioptrias. 32- As lentes dos culos de Sandro so de bordas mais grossas que as do culos de Luisinho. 64- Somente o culos de Sandro pode ser utilizado para acender uma fogueira. A soma das alternativas corretas :______

12-Sobre o eixo principal e a 15 cm do centro ptico de uma lente convergente, coloca-se um basto luminoso de comprimento 4.0 cm , Sabendo-se que a distncia focal da lente vale 20cm , pede-se para calcular:
a) a distncia da imagem lente

b) o aumento linear transversal

c)

o tamanho da imagem

d) o raio da lente 13 Uma pessoa que sofre de miopia tem a formao de imagens antes da retina. para corrigir esse defeito ela precisa usar qual tipo de lente . a)Cilndrica . b)Bifocal . c)Convergente. d)Divergente . e)Lente de contato Varilux.

14- Assinale a alternativa correta:


a) uma lente convergente tem, sempre, os raios de curvatura de suas faces iguais. b) uma lente convergente pode tornar-se divergente se colocada num meio mais refringente que a lente. c) uma lente convergente, de vidro, imersa no ar, tem as bordas mais espessas do que no centro. d) uma lente convergente no pode ter uma das suas faces planas. e) uma lente de vidro, cujas bordas so mais finas que a parte central, colocada no ar divergente.
15- Uma lente de vidro cujas bordas so mais espessas que a parte central:

a) deve ser divergente. b) deve ser convergente c) no ar, sempre divergente. d) mergulhada num lquido, torna-se divergente. e) nunca divergente.

16 Uma pessoa que sofre de hipermetropia tem a formao de imagens depois da retina. Para corrigir esse defeito ela precisa usar qual tipo de lente?
a)Cilndrica. b)Bifocal. c)Convergente. d)Divergente. e)Lente de contatoVarilux.

17- Uma lente convergente ideal imersa no ar tem uma distncia focal de 10 cm. Uma fonte pontual de luz monocromtica colocada esquerda desta lente, exatamente em seu foco. coreto afirmar que:
01) A imagem pontual forma-se 10 cm direita da lente. 02) Ao colocar-se um anteparo direita da lente, perpendicularmente ao eixo ptico, observa-se sobre ele uma mancha luminosa cujas dimenses dependem as distncia do anteparo lente. 04) Se a fonte fosse colocada a 12 cm esquerda da lente, sua imagem formar-se-ia a 60 cm direita da lente. 08) Raios luminosos paralelos ao eixo ptico, provenientes de outra fonte, ao atravessarem a lente, convergiro para um ponto situado a 10 cm da lente. 16) Se a lente fosse imersa na gua, sua distncia focal continuaria sendo 10 cm. A soma das alternativas corretas :_________

You might also like