You are on page 1of 20

FICHA TCNICA

COORDENAO: Flvio Ojidos (FREPESP), Joo Rizzieri, (FREPESP), Luciana Lopes Simes (WWF-Brasil) PESQUISA E REDAO: Vivianne Amaral REVISO: Liane Ucha DIAGRAMAO: Aristides Pires FOTOLITOS E IMPRESSO: ACQUA Grfica AGRADECIMENTOS: pela colaborao no contedo do documento, os nossos agradecimentos a: Denise Oliveira (WWF-Brasil); Enderson Marinho (Federao das Reservas Ecolgicas Particulares do Estado de So Paulo); Erika Guimares (Aliana para a Conservao da Mata Atlntica); Fernando Veiga (The Nature Conservancy); Luiz Paulo Pinto e Mnica Fonseca (Conservao Internacional); Oswaldo Jos Bruno (Fundao Florestal do Estado de So Paulo).

So Paulo - 2008

Diversidade Biolgica: a variedade de organismos vivos de todas as origens. Recurso Gentico: material gentico de valor real ou potencial de origem vegetal, animal e microbiana.

Conservao in situ:

em seu ambiente natural, como por exemplo, em parques nacionais e estaduais. reservas biolgicas e

as espcies so preservadas

Conservao ex situ:

as espcies so conservadas em jardins zoolgicos e botnicos, bancos de germoplasma e de embries naturais. fora de seu habitat natural,

A lei sugere que os estados e os municpios tambm criem os seus Sistemas de Unidades de Conservao, contribuindo assim para o cumprimento das metas e objetivos relativos proteo da diversidade biolgica em mbito nacional e internacional. Procurando compatibilizar a conservao com o uso econmico das reas, algumas destas categorias de Unidades de Conservao permitem coleta e uso, comercial ou no, de uma parte de seus recursos naturais (uso direto) e so classificadas como Unidades de Conservao de Uso Sustentvel. J nas Unidades de Conservao de Proteo Integral (uso indireto), cujo objetivo preservar a natureza, no se admite a explorao dos seus recursos naturais.

Sob a denominao de Unidade de Conservao encontramos diversas categorias de manejo (uso), modalidades e formas de proteo natureza, como: parques, estaes ecolgicas, reservas biolgicas, reservas extrativistas, reas de proteo ambiental entre outras, que esto descritas no Sistema Nacional de Unidades de Conservao da Natureza (SNUC) pela Lei n 9.985/00 .

Entre as estratgias para conservao da biodiversidade e implantao da CDB destaca-se a criao e implementao de reas Protegidas ou Unidades de Conservao da Natureza (UCs), como so conhecidas no Brasil. So iniciativas de conservao in situ, e caracterizam-se como reas institudas pelo Poder Pblico para a proteo da fauna, flora, microorganismos, corpos de gua, solo, clima, paisagens e todos os processos ecolgicos pertinentes aos ecossistemas.

iante da crise ambiental contempornea, o conceito de conservao da biodiversidade assume inegvel importncia e tem seu reconhecimento formalizado globalmente com a Conveno sobre Diversidade Biolgica (CDB). A Conveno foi assinada por 168 pases e ratificada por 188, incluindo o Brasil, durante a Conferncia das Naes Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (ou Rio 92), sendo validada pelo Congresso Nacional em 1994.

RESERVA PARTICULAR DO PATRIMNIO NATURAL - RPPN INICIATIVA CIDAD PARA A PROTEO DA NATUREZA

Informaes sobre a implantao da Conveno no Brasil disponveis em http://www.cdb.gov.br/impl_CDB

Disponvel em http://www.planalto.gov.br/ccivil/leis/L9985.htm

RESERVA PARTICULAR DO PATRIMNIO NATURAL - RPPN INICIATIVA CIDAD PARA A PROTEO DA NATUREZA

A CONTRIBUIO DA INICIATIVA PRIVADA PARA A CONSERVAO DA BIODIVERSIDADE O Sistema Nacional de Unidades de Conservao prev categorias que atendem aos diversos objetivos da conservao e s diferentes demandas da sociedade. Entre elas, destaca-se a modalidade Reserva Particular do Patrimnio Natural (RPPN).

A RPPN uma Unidade de Conservao criada em voluntrio do rea particular, por ato proprietrio, que grava sua propriedade com perpetuidade com o a totalidade ou parte de objetivo de conservao. da rea, incluindo seu proprietrio.

No h perda dos direitos manejo (uso) e proteo,

de propriedade e a gesto

realizada pelo

O Paraguai (com seu Programa Nacional de Reservas Naturais Privadas), a Colmbia (com a Rede Nacional de Reservas da Sociedade Civil), a Argentina (com legislaes especficas em cada provncia) so alguns dos exemplos latinoamericanos de adoo da estratgia de parceria entre os sistemas pblicos de reas protegidas e a iniciativa privada. Destaca-se a experincia da Costa Rica, com mais de 110 reservas privadas, protegendo mais de 60 mil hectares de florestas primrias. Em pases como Costa Rica e Belize, em sua maioria as reservas particulares so geradoras de empregos por meio da explorao da atividade turstica, contribuindo para o desenvolvimento local e para o envolvimento das comunidades na conservao (Costa, 2006).

Na frica do Sul, o Programa do Patrimnio Natural e o dos Stios de Importncia para Conservao so exemplos bem-sucedidos de complementao do sistema pblico de reas protegidas com a criao de reservas privadas. Nos Estados Unidos, as organizaes no-governamentais so responsveis por 3,3 milhes de hectares de reas protegidas, que equivalem a 9% da rea do Sistema de Parques Nacionais e cerca de 9 mil proprietrios de terras associaram-se ao U.S. Fish and Wildlife Service para a criao de reservas particulares.

A participao da iniciativa privada na conservao da natureza uma prtica comum em muitos pases. Diversas naes tm desenvolvido programas de incentivo criao de reas particulares protegidas para a conservao da diversidade biolgica, seja com a proteo de ecossistemas ainda no protegidos, seja para a ampliao da rea das UCs pblicas j existentes, ou para a criao de zonas-tampo no entorno delas, assegurando sua proteo.

RESERVA PARTICULAR DO PATRIMNIO NATURAL - RPPN INICIATIVA CIDAD PARA A PROTEO DA NATUREZA

HISTRICO E EVOLUO DA LEGISLAO PARA RPPN NO BRASIL E NO ESTADO DE SO PAULO


1934 - Florestas Protetoras: a Lei Florestal destinou espaos naturais para proteo por iniciativa dos proprietrios rurais.

1977 - Refgios Particulares de Animais Nativos: Portaria IBDF (Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal) n 327 determinou o reconhecimento de terras privadas, onde a caa foi proibida.

1988 - Reservas Particulares de Fauna e Flora: a Portaria IBDF n 277, proibiu a caa e amparou os interesses conservacionistas dos proprietrios rurais. 1990 - Reserva Particular do Patrimnio Natural: o D e c r e t o F e d e r a l n 98.914 cria o conceito de RPPN e suas principais normas. 1996 - Decreto Federal n 1.922: estabelece a possibilidade de reconhecimento da RPPN pelos rgos ambientais estaduais e determina seu carter perptuo.

2000 - Lei n 9.985: d RPPN o status de Unidade de Conservao e cria o Sistema Nacional de Unidades de Conservao da Natureza (SNUC). 2002 - Decreto Federal n 4.340: regulamenta a Lei do SNUC.

2006 - Decreto Federal n 5.746: atualiza os procedimentos para a criao e reconhecimento da RPPN. 2006 - Decreto Estadual n 51.150: dispe sobre o reconhecimento das RPPNs no mbito do Estado de So Paulo e institui o Programa Estadual de Apoio s Reservas Particulares do Patrimnio Natural.

2007 - Instruo Normativa IBAMA (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renovveis) n 145: estabelece critrios e procedimentos administrativos referentes criao de Reserva Particular do Patrimnio Natural (RPPN). 2007 - a Portaria Normativa FF/DE n 037: ordena os procedimentos para o reconhecimento das Reservas Particulares do Patrimnio Natural (RPPNs) no Estado de So Paulo.

RESERVA PARTICULAR DO PATRIMNIO NATURAL - RPPN INICIATIVA CIDAD PARA A PROTEO DA NATUREZA

Uso Sustentvel ou Proteo Integral? unidades de Uso Embora classificadas como Sustentvel (uso direto) pela lei do SNUC, as RPPNs poderiam ser consideradas como de Proteo Integral "de fato"

No Brasil, a existncia de propriedades particulares destinadas conservao ambiental j existia expressamente desde o antigo Cdigo Florestal de 1934, que reconhecia espaos naturais para a proteo, chamados Florestas Protetoras, criados por iniciativa do proprietrio rural.

(uso indireto),

do artigo 21 que

uma vez que o inciso

possibilitava a extrao de recursos naturais em RPPN foi vetado pelo Presidente da Repblica. Como ao Executivo de sano ou veto, cabe apenas o poder alterar a redao ou fazer quaisquer permaneceram no modificaes, as RPPNs no lhe sendo permitido

Atualmente, o Brasil, primeiro pas da Amrica Latina a incluir as reservas privadas no seu sistema oficial de reas protegidas, possui mais de 750 RPPNs, abrangendo um total aproximado de 580 mil hectares que protegem reas representativas de todos os biomas brasileiros. A IMPORTNCIA DAS RESERVAS PARTICULARES DO PATRIMNIO NATURAL

Em 2000, com o estabelecimento do Sistema Nacional de Unidades de Conservao (SNUC) as Reservas Particulares de Patrimnio Natural foram reconhecidas como Unidades de Conservao.

As RPPNs assumem grande importncia diante do cenrio atual de dificuldades econmicas e polticas para a criao de Unidades de Conservao pblicas. Alternativas como a criao de reservas particulares assumem cada vez mais relevncia como estratgia de conservao in situ da biodiversidade ao possibilitarem o aumento das reas sob regime de proteo, desonerando o Poder Pblico das indenizaes e gastos com a gesto das reas. ALGUNS FATORES DA IMPORTNCIA DAS RPPNS:

texto da lei entre as Unidades de Sustentvel.

Conservao de Uso

Contribuem para uma rpida ampliao das reas protegidas no pas, sem nus para o Poder Pblico; Possibilitam a participao da iniciativa privada no esforo nacional de conservao; So aliadas na proteo do entorno de UCs pblicas; Apresentam ndices positivos na relao custo/benefcio para a sociedade e o Poder Pblico;

RESERVA PARTICULAR DO PATRIMNIO NATURAL - RPPN INICIATIVA CIDAD PARA A PROTEO DA NATUREZA

Desoneram o Poder Pblico de altos custos com indenizaes fundirias e gesto; Contribuem para a proteo dos biomas brasileiros; Prestam servios ambientais como: proviso de gua, equilbrio climtico e conservao de paisagens; Protegem espcies endmicas (cuja ocorrncia restrita a determinada regio); So importantes ferramentas na formao de Corredores Ecolgicos. Estudos demonstram que em muitas regies onde restam poucas amostras da vegetao original, as RPPNs podem ser os ltimos fragmentos originais ainda bem conservados existentes, prestando, por isso, inestimvel servio para a conservao da biodiversidade de determinadas regies.

Um aspecto relevante em relao aos benefcios para a sociedade que uma RPPN, na regio em que est localizada, torna-se um excelente exemplo de conscincia e participao do cidado comum na defesa da natureza. A criao de uma RPPN, por ser um ato de cidadania, dissemina e promove diversas outras aes de conservao, inclusive incentivando outros proprietrios da regio a seguirem o mesmo caminho. Este efeito tem sido comprovado na prtica. Atualmente existem no Brasil 15 associaes de proprietrios de reservas particulares reunidas na Confederao Nacional das Reservas Particulares do Patrimnio Natural (CNRPPN), entre elas a Federao das Reservas Ecolgicas Particulares do Estado de So Paulo (FREPESP).

A criao de Reservas Particulares do Patrimnio Natural tem sido uma estratgia fundamental para a implantao dos Corredores Ecolgicos ou Corredores de Biodiversidade, particularmente em biomas como a Mata Atlntica, onde a maior parte da vegetao nativa remanescente est em imveis rurais privados.

A iniciativa privada de pessoas fsicas (proprietrios rurais) e jurdicas (organizaes no-governamentais e empresas) na criao de reas protegidas expressa a expanso da conscincia ambiental e da responsabilidade socioambiental.

RESERVA PARTICULAR DO PATRIMNIO NATURAL - RPPN INICIATIVA CIDAD PARA A PROTEO DA NATUREZA

RPPNs nos Corredores: conectando a vida so extenses de consideradas Corredores ecolgicos

RPPN NO ESTADO DE SO PAULO: UMA INICIATIVA ESTRATGICA PARA A CONSERVAO As atuais 35 Reservas Particulares de Patrimnio Natural existentes no estado de So Paulo protegem mais de 3.400 hectares e foram reconhecidas pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renovveis (Ibama), pois at outubro de 2006 no havia legislao que permitisse seu reconhecimento pelo Estado. Aps esta data, o governo estadual, por meio do artigo 1 do Decreto n 51.150/06, instituiu o Programa Estadual de Apoio s Reservas Particulares de Patrimnio Natural, sob a coordenao da Fundao Florestal.

terras em que reas

prioritrias para a biodiversidade esto por um sistema de Unidades de Conservao conectadas com as conservao da

gesto. No corredor, as e municipais federais, estaduais

unidades de conservao so gerenciadas, reas

de forma integrada, com particulares de

indgenas e terras empresas, de pequenos e grandes proprietrios rurais, interligando diferdos recursos naturais. entes modalidades de uso

PROGRAMA ESTADUAL DE APOIO S RESERVAS PARTICULARES DO PATRIMNIO NATURAL I - Fortalecimento da organizao associativa dos proprietrios de RPPN do estado de So Paulo; II - Gesto junto aos competentes rgos das esferas federal, estadual e municipal, objetivando a concesso de isenes tributrias e outros incentivos fiscais para as RPPNs; III - Gesto junto aos setores governamentais das esferas federal, estadual e municipal com vista priorizao da concesso de crdito por instituies oficiais; IV - Capacitao dos proprietrios de RPPN e apoio s iniciativas de capacitao de suas equipes; V - Articulao e ao conjunta com os demais rgos pblicos fiscalizadores do Sistema Estadual de Meio Ambiente, visando otimizao dos resultados de proteo das RPPNs; VI - Apoio tcnico e cientfico, visando o monitoramento e os estudos nas RPPNs; VII - Orientao tcnica nos processos de recomposio ambiental das RPPNs; VIII - Estmulo e apoio ao desenvolvimento de atividades de ecoturismo e educao ambiental das RPPNs;

RESERVA PARTICULAR DO PATRIMNIO NATURAL - RPPN INICIATIVA CIDAD PARA A PROTEO DA NATUREZA

IX - Apoio divulgao das RPPNs, seus objetivos e importncia, com campanhas sistemticas e permanentes. Fonte: Decreto n 51.150, de 3 de outubro de 2006

Especificamente para o estado de So Paulo, as RPPNs tm alta relevncia. Segundo o Inventrio Florestal da Vegetao Natural do Estado de So Paulo (2005), do total de 3.457.301 hectares de cobertura vegetal nativa ainda existente no estado (13,9% do territrio), aproximadamente 75% pertence a proprietrios particulares. MAPA DOS MUNICPIOS COM RPPN NO ESTADO DE SO PAULO

Municpios com RPPN

RESERVA PARTICULAR DO PATRIMNIO NATURAL - RPPN INICIATIVA CIDAD PARA A PROTEO DA NATUREZA

de Reservas Particulares
(www.reservasparticulares.org.br)

O Cadastro Nacional

CONHECENDO MELHOR A RPPN Somente proprietrios de terras, entre eles pessoas fsicas, jurdicas, entiQUEM
PODE CRIAR UMA

um banco de dados em e organiza diversas informaes sobre as de facilitar a gesto dessas unidades de

RPPN

ambiente web que rene RPPNs brasileiras. Alm conservao, tanto para

mnimo.

de suas propriedades como RPPN, e no h limites de tamanho mximo ou

dades civis ou religiosas podem requerer o reconhecimento total ou de parte

os proprietrios como cadastro divulga de do Brasil.

para o poder pblico, o as reservas particulares forma atraente e valoriza

aspectos paisagsticos ou ainda caractersticas ambientais que justifiquem aes ameaados. de recuperao capazes de promover a conservao de ecossistemas frgeis ou

A rea deve possuir valor para a proteo da biodiversidade, importantes

CRITRIOS PARA

A CRIAO

OBJETIVO

Conservar a diversidade biolgica Pesquisa cientfica Ecoturismo


PERMITIDO EM UMA

O Q UE

RPPN

Educao ambiental Federal - Lei n 9.985/00 - SNUC Decreto n 5.746/06 Portaria Normativa IBAMA n 145/07 Portaria Fundao Florestal n 37/07 BASE
LEGAL

10

Estado de So Paulo Decreto Estadual n 51.150/06

RESERVA PARTICULAR DO PATRIMNIO NATURAL - RPPN INICIATIVA CIDAD PARA A PROTEO DA NATUREZA

Orientao para a criao de RPPN no Estado So Paulo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renovveis Federao das Reservas Ecolgicas Particulares do Estado de So Paulo Fundao Florestal - Gerncia de Desenvolvimento Sustentvel http://www.fflorestal.sp.gov.br Frepesp- http://www.frepesp.org.br Ibama- http://www.ibama.gov.br/rppn

FREPESP: MOVIMENTO DE APOIO S RPPNs RPPNs, pois a gesto adequada de uma reserva particular implica em cusA Frepesp tem atuado no aperfeioamento dos mecanismos de apoio s

tos e investimentos. O primeiro deles o prprio custo de oportunidade, ou

explorao das suas terras pesquisa cientfica, educao ambiental e ao ecoturismo. H ainda os custos de criao, como os documentos e informaes exigidos

cialmente aquelas terras. Ao criar uma RPPN, o proprietrio restringe a

seja, a receita que o proprietrio deixa de realizar ao no explorar comer-

ser protegida. Alm disso, o proprietrio deve arcar com os custos de elaborao e implantao do Plano de Manejo e da proteo da rea. Os compromissos em relao integridade da rea so para sempre.

por lei, entre eles as coordenadas georreferenciadas da propriedade e da rea a

sobre a categoria RPPN, na orientao aos proprietrios para a criao de novas reas e na obteno de recursos para a gesto das mesmas. O Plano de Manejo um documento no qual so definidas as linhas bsicas de funcionamento da Unidade de Conservao.

Assim, a federao atua em vrias frentes, como na divulgao e informao

11

RESERVA PARTICULAR DO PATRIMNIO NATURAL - RPPN INICIATIVA CIDAD PARA A PROTEO DA NATUREZA

O APOIO S RPPNS COMO AO DE POLTICA PBLICA pela relevncia das mesmas quando analisamos os dados mencionados anteriorA necessidade de polticas pblicas para apoiar as RPPNs pode ser medida

mente, ou seja, que aproximadamente 75% da cobertura vegetal natural em So Paulo est fora do domnio pblico. Sendo assim, fica claro que a proteo da maior parte da natureza ainda exis-

tente em So Paulo s ser possvel na extenso em que o Poder Pblico propiciar condies aos proprietrios particulares para que estes criem e mantenham RPPNs. Atualmente, o movimento de apoio s RPPNs em todo o Brasil crescente.

pesquisadores e mesmo tcnicos de rgos ambientais reconhecem a importnconservadas para transform-las em RPPNs.

Ao mesmo tempo em que proprietrios rurais, organizaes ambientalistas, cia desta ferramenta para conservao da biodiversidade, reconhecem tambm a insuficincia de polticas pblicas de apoio aos proprietrios de terras ainda bem Dentre as possveis aes de polticas pblicas para apoio s RPPNs, podemos

Tais aes certamente podem contribuir com a proteo da natureza no estado.

RPPN de taxas ambientais, ou ainda demais taxas de servios pblicos estaduais.

citar, por exemplo, a criao de um bnus ambiental e a iseno dos imveis com

12

Uma iniciativa de poltica pblica que teve grande impacto na criao de RPPN foi a implantao do ICMS Ecolgico pelo governo do Paran, em 1991. Segundo dados de 2006 da Agncia Cmara, a rea de conservao naquele estado cresceu 718% com o advento do ICMS Ecolgico. Este dado, mais uma vez, demonstra a eficcia de polticas pblicas que

RESERVA PARTICULAR DO PATRIMNIO NATURAL - RPPN INICIATIVA CIDAD PARA A PROTEO DA NATUREZA

apiam a ao dos proprietrios privados em conservarem suas reas.


por meio da Lei n 8.510/93, que estabeleceu que 0,5% dos recursos financeiros O segundo estado brasileiro a implementar o ICMS Ecolgico foi So Paulo,

Iniciativa Privada e

Poder Pblico:

devem ser destinados a municpios que possuem Unidades de Conservao.

em 2000, pela Lei n 9.985, que instituiu o Sistema Nacional de Unidades de Conservao. Portanto, a necessria atualizao da Lei Paulista do ICMS Ecolgico in-

RPPN e algumas outras categorias, pois elas s foram reconhecidas como UCs

No entanto, quando esta lei foi criada em 1993, a mesma no contemplou a

plementar para fortalecer

como instrumento com-

servido cada vez mais

"As RPPNs tm

natureza, permitindo, em

o sistema de proteo da vrias situaes, a conectividade na manuteno da como o

cluir as RPPNs e outras categorias de UCs nos critrios de redistribuio deste em prol da preservao ambiental no estado de So Paulo. tributo aos municpios, e constituir-se- em importante ao de poltica pblica

paisagem natural, assim representao de reas prioritrias para a conservao em incremento da

vrias sugestes so apresentadas.

outras aes podem e devem ser postas em prtica. Ao final desta publicao,

mente, a preservao da qualidade ambiental do estado de So Paulo. Inmeras

de incrementar o rol de polticas pblicas em apoio s RPPNs e, conseqente-

importante ressaltar que a Lei do ICMS Ecolgico no a nica maneira

ecossistemas ainda no protegidos pela rede de reas protegidas pblicas." Carlos Alberto suficientemente

COMO COLABORAR PARA A CRIAO, IMPLEMENTAO E GESTO DE RESERVAS PARTICULARES DO PATRIMNIO NATURAL que o tomador de deciso dos poderes Legislativo e Executivo possa colaborar para a criao e manuteno de RPPNs. Aqui est selecionado um rol de sugestes que podem servir como base para

Mesquita, 2004

13

RESERVA PARTICULAR DO PATRIMNIO NATURAL - RPPN INICIATIVA CIDAD PARA A PROTEO DA NATUREZA

DIVULGAO DE INFORMAES:

opinio pblica;

lao das informaes em prol do meio ambiente e das UCs junto mdia e Promover campanhas de divulgao do conceito de RPPN na mdia;

mentos, palestras, entrevistas, stios eletrnicos, e facilitar o acesso e a circu-

Disseminar informaes sobre RPPN por meio de publicaes, pronuncia-

gesto das Unidades de Conservao, a fim de subsidiar a formulao de polticas pblicas e o manejo adequado das reas naturais; importncia para a qualidade de vida das geraes atuais e futuras; naturais e das UCs. Colaborar para a divulgao das UCs junto sociedade, mostrando a sua

Estimular e apoiar a pesquisa cientfica relacionada biodiversidade e

governamentais, o governo e a sociedade, em prol da conservao dos recursos PARA O FORTALECIMENTO DAS RPPNS: de RPPN;

Dialogar e buscar parceria junto com a mdia, as organizaes no-

Apoiar a organizao, a mobilizao e o fortalecimento dos proprietrios

aos proprietrios rurais, associaes de proprietrios de RPPN e organizaes parceiras para a criao e implantao de reservas privadas; ONGs, empresas) para o apoio criao, implementao e gesto de RPPN e de Corredores Ecolgicos. FOMENTO S POLTICAS PBLICAS AMBIENTAIS: Promover articulaes entre diversos atores (poder pblico, universidades,

Apoiar a criao de instrumentos que disponibilizem recursos financeiros

14

gentes de rgos pblicos de meio ambiente, agricultura, educao e turismo

Apoiar iniciativas para a sensibilizao e informao de tcnicos e diri-

RESERVA PARTICULAR DO PATRIMNIO NATURAL - RPPN INICIATIVA CIDAD PARA A PROTEO DA NATUREZA

sobre os temas relativos a Unidades de Conservao em geral; RPPNs; Incentivar o cumprimento da legislao ambiental;

Criar, em mbito estadual, legislao que apie as UCs, notadamente, as

ICMS Ecolgico: O ICMS Ecolgico no um conceito que instala redistribuio do tributo o critrio ambiental na aos municpios. um novo imposto, mas

de incentivos fiscais voltados s RPPNs, e procurar extinguir incentivos contrrios conservao do meio ambiente; tivos preservao da biodiversidade; Apoiar, fomentar e divulgar propostas de integrao dos sistemas produApoiar a implementao da Lei da Mata Atlntica, sobretudo con-

Viabilizar o desenvolvimento, implantao e fortalecimento de mecanismos

siderando a criao de incentivos financeiros para proprietrios que preserRPPNs;

vam reas, especialmente as gravadas em perpetuidade, como o caso das econmicas sustentveis, tais como: ecoturismo, sistemas agroflorestais, agriApoiar programas de desenvolvimento local relacionados a atividades

cultura orgnica, permacultura, empresas social e ambientalmente responsveis, cooperativismo ambiental etc., principalmente no entorno das UCs. NO LEGISLATIVO: Meio Ambiente); bientais;

Participar de comisses permanentes e temticas (por ex., Comisso de

Fomentar e participar de Frentes Parlamentares em apoio s questes amApoiar, elaborar e aprovar projetos de lei em favor das UCs e de outras Elaborar emendas ao Plano Plurianual (PPA) e Lei de Diretriz OraBuscar informaes junto a entidades ambientalistas para seu apoio na

matrias em prol da natureza;

mentria (LDO) do PPA, em favor das Unidades de Conservao;

15

RESERVA PARTICULAR DO PATRIMNIO NATURAL - RPPN INICIATIVA CIDAD PARA A PROTEO DA NATUREZA

elaborao e votao de matrias;

servao da natureza esteja presentes na atuao parlamentar.

em discusso, de modo que a preocupao com a qualidade de vida e com a con-

Considerar os aspectos ambientais na anlise de todos os projetos e temas

16

RESERVA PARTICULAR DO PATRIMNIO NATURAL - RPPN INICIATIVA CIDAD PARA A PROTEO DA NATUREZA

PARA SABER MAIS, ACESSE OS SEGUINTES ENDEREOS:


INSTITUIES Aliana para a Conservao da Mata Atlntica Ambiente Brasil BIOTA-FAPESP PGINA ELETRNICA www.aliancamataatlantica.org.br www.ambientebrasil.com.br www.iucn.org/themes/wcpa www.conservation.org.br www.cdb.gov.br/CDB www.frepesp.org.br www.rppnbrasil.org.br www.biota.org.br

Comisso Mundial de reas Protegidas (IUCN) Conservao Internacional Brasil

Confederao Nacional de Reservas Particulares do Patrimnio Natural Conveno sobre Diversidade Biolgica Fundao Florestal

Federao das Reservas Ecolgicas Particulares do Estado de So Paulo Fundao SOS Mata Atlntica Instituto Ambiental do Paran Ibama Instituto Florestal

Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio)

www.sosmatatlantica.org.br www.funbio.org.br www.iap.pr.gov.br

www.fflorestal.sp.gov.br

Leis Ambientais/Presidncia da Repblica Ministrio do Meio Ambiente (MMA) Rede de ONGs da Mata Atlntica

www.presidencia.gov.br/legislacao www.mma.gov.br www.rma.org.br

www.iflorestal.sp.gov.br

www.ibama.gov.br/rppn

Rede de Combate ao Trfico de Animais Silvestres (RENCTAS) Reserva da Biosfera da Mata Atlntica The Nature Conservancy Secretaria do Meio Ambiente do Estado de So Paulo WWF-Brasil

www.renctas.org.br www.ambiente.sp.gov.br www.wwf.org.br www.nature.org www.rbma.org.br

17

RESERVA PARTICULAR DO PATRIMNIO NATURAL - RPPN INICIATIVA CIDAD PARA A PROTEO DA NATUREZA

BIBLIOGRAFIA
ASSOCIAO DE PROPRIETRIOS DE RESERVAS PARTICULARES DO PATRIMNIO NATURAL DE MATO GROSSO DO SUL - REPAMS. Guia para criar e implementar Reservas Particulares de Patrimnio Natural. Campo Grande. Editora Gibim. 2006. Disponvel na Internet em http://www.repams.org.br/downloads/guia_RPPN.pdf

MELO, Adriano Lopes de Melo et. al. Interfaces entre Reservas Particulares do Patrimnio Natural (RPPN) e incluso social. Disponvel na Internet em http://www.ivt-rj.net/sapis/2006/pdf/AdrianoMelo.pdf

WWF-Brasil, Instituto Florestal, Fundao Florestal, PPMA. Implementao do RAPPAM em Unidades de Conservao do Instituto Florestal e da Fundao Florestal de So Paulo. Disponvel na Internet em http://assets.wwf.org.br/downloads/rappam.pdf

COSTA, Cludia Maria Rocha. Potencial para a implementao de Polticas de Incentivo s RPPNs. Belo Horizonte. Conservao Internacional, Fundao SOS Mata Atlntica, The Nature Conservancy. 2006.

MELO, Adriano L.; MOTTA, Paulo C. S. Biodiversidade, servios ambientais e Reservas Particulares do Patrimnio Natural (RPPN) na Mata Atlntica. disponvel na Internet em http://bioatlantica.org/Biodiversidade,%20servicos%20ambientais%20e%20RPPN%20na%20Mata%20Atlantica.pdf

MESQUITA, Carlos Alberto Bernardo. RPPN da Mata Atlntica: um olhar sobre as reservas particulares dos corredores de biodiversidade Central e da Serra do Mar. Belo Horizonte. Conservao Internacional, 2004. Disponvel na Internet em http://www.aliancamataatlantica.org.br/rppn_final.pdf PINTO, L. P.; PAGLIA, A., PAESE, A.; FONSECA, M. O papel das reservas privadas na conservao da biodiversidade. In RPPN: Conservao em Terras Privadas - desafios para a sustentabilidade. CASTRO, Rodrigo; BORGES, Maria E. (orgs.). Edies CNRPPN. Planaltina do Paran. 2004. SO PAULO, Governo do Estado, 2005. Inventrio Florestal da Vegetao Natural do Estado de So Paulo. Secretaria do Meio Ambiente. Instituto Florestal, Imprensa Oficial (Atlas).

18

Esta iniciativa parte integrante do Programa para Conservao da Biodiversidade nos Stios do Patrimnio Mundial Natural do Brasil. O Programa para Conservao da Biodiversidade nos Stios do Patrimnio Mundial Natural do Brasil uma iniciativa do MMA, do IBAMA e da UNESCO em parceria com a Conservao Internacional, The Nature Conservancy e o WWF-Brasil, com apoio financeiro da Fundao das Naes Unidas, e tem como objetivo consolidar e promover a gesto integrada nos stios nacionais

You might also like