You are on page 1of 3

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO

PROCESSO TC- 3681/09 Administrao Indireta Estadual. PBPREV. Aposentadoria compulsria. Inconsistncias remanescentes. Assinao de prazo para apresentao de documentos e retificao dos clculos. Resoluo RC1-TC-102/10 Recurso De Reconsiderao Incabvel frente deciso que estabelece unicamente prazo para adoo de medidas ( 2, art. 221, do RITCE). Ausncia de m-f ou erro crasso. Aplicao do Princpio da Fungibilidade Recursal. Recepo como Embargos de Declarao. Conhecimento. Provimento. Perda de objeto. Extino. Devoluo origem.

ACRDO AC1-TC - 2454/2012


RELATRIO Nos presentes autos que trata da aposentadoria compulsria em nome do Sr Valdomiro da Silva Magalhes, Agente de Atividade Administrativa C5, matrcula 3.771-7, do DETRAN, a 1 Cmara do Tribunal de Contas do Estado da Paraba, em sesso do dia 23/09/10 editou a Resoluo RC1-TC102/10 (publicada no DOE-TCE-PB de 28/09/10), assinando o prazo de 60(sessenta) dias para o ento Presidente da PBPREV tomar as providncias necessrias ao restabelecimento da legalidade, abaixo indicadas, para, s ento, proceder-se lavratura do acrdo, concedendo-se o respectivo registro ao ato da aposentadoria em tela: I. apresentar provas de que o interessado trabalhou na Secretaria de Agricultura do Estado entre 09/12/1954 a 31/01/1957; II. elaborar nova planilha de clculos proventuais, excluindo a Gratificao de Atividades Especiais-GAE do mbito da remunerao do servidor para efeito de comparao com o valor obtido pela mdia.

Findo o prazo, considerando o princpio da continuidade administrativa, em 27/01/11, o Relator determinou a citao ao novo Presidente daquele rgo previdencirio, Sr Diogo Flvio Lyra Batista, para conhecer os termos da deciso supra. Naquela ocasio, todavia, o mesmo impetrou Recurso de Reconsiderao contra a supracitada deciso preliminar, objeto ora em apreciao. Alegou o recorrente que, apesar de concordar com a excluso da GAE, o processo restou prejudicado em funo de o aposentando ter falecido em 07/11/08. Observou ainda que este TCE, atravs do Proc-TC-0838/10, Acrdo AC1-TC- 1046/10, de 15/07/10, j concedeu registro ao ato da penso vitalcia em nome da Sr Valquria Andrade Magalhes, viva do ex-servidor. No tocante ao tempo de servio questionado pela Auditoria, no houve manifestao. Ao final, requereu a extino do feito por perda de objeto processual. Em 03/02/11, o Relator encaminhou o processo antiga unidade tcnica (GET) responsvel, poca, por analisar os recursos. s fls. 99/100, a DIAPG consignou relatrio, datado de 30/08/12, assim explicando: Cumpre informar que, com o falecimento de servidor, o processo no perde o objeto, em razo da possibilidade de poder gerar benefcio de penso e se perpetuar no tempo, o que veio a ocorrer nos presentes autos, conforme se observa na defesa apresentada. Logo, no que concerne ao presente processo restou constatado a ausncia de provas de que o interessado tenha trabalhado na Secretaria de Agricultura do Estado entre 09/12/1954 a 31/01/1957, perodo, este averbado, conforme se observa ao visualizar a certido de fls. 63.

PROCESSO-TC-3681/09

fls.2

De arremate, a Auditoria reiterou a necessidade de a PBPREV tomar as providncias inicialmente por ela sugeridas e deliberadas atravs da Resoluo RC1-TC-102/10, para que se possa emitir relatrio conclusivo. Os autos foram agendados para a presente sesso, com as intimaes de praxe, ocasio em que o PMjTCE pugnou pelo no conhecimento do presente recurso. VOTO DO RELATOR Antes de divagar acerca dos aspectos meritrios do vertente processo, urge fazer um rpido passeio nos acontecimentos que antecederam a presente sesso. Sob o n 0006172/05, em 07/12/2005, o Sr. Valdomiro da Silva Magalhes deu entrada na Paraba Previdncia PBPrev na solicitao de aposentadoria compulsria. Depois de concedido o benefcio, o mencionado aposentando veio a bito em 07/11/2008, dando incio a processo de exame da legalidade de ato de concesso de penso (conforme Processo TC n 0838/10), em favor da Sr Valquria Andrade Magalhes, cuja entrada neste Tribunal ocorreu em 18/02/2010. A partir dessa data, tramitaram nesta Corte dois autos distinto, sendo o primeiro referente chancela de aposentadoria compulsria e o segundo tendente ao registro da penso dela decorrente. A 1 Cmara, mediante o Acrdo AC1 TC n 01046/10 (Processo TC n 0838/10), datado de 15/07/2010, unanimidade, tratou de conceder registro penso perseguida, determinando o arquivamento dos autos. Por outro lado, em paralelo, no acato de sugesto ministrada pela Auditoria (14/09/2010), o mesmo rgo Fracionrio, em sesso realizada em 23/09/2010, decidiu emitir a Resoluo RC1-TC102/2010 (Processo TC 3681/09) assinando prazo de 60 (sessenta) dias ao Presidente da PBPREV para apresentao de alguns documentos e ainda elaborao de nova planilha de clculos proventuais, na qual deveria ser excluda a parcela referente gratificao de atividades especiais. O responsvel pela autarquia estadual fez presente, atravs de recurso de reconsiderao (fls. 95/97), concordando com a excluso proposta pelo TCE/PB, no entanto, em virtude do atesto de legalidade do ato de concesso da penso decorrente por parte deste Sodalcio, asseverou encontrarse impossibilitado de proceder s reclamadas alteraes. Ao final, pleiteou o arquivamento de feito em epgrafe. Exposta a situao pendente de resoluo, passo a analisar os requisitos de admisso da reconsiderao ministrada. no art. 33 da lei Complementar Estadual n 18/93 (LOTCE/PB) que a interposio de Recurso de Reconsiderao encontra moldura jurdica no mbito desta Corte de Contas. Referido dispositivo assim estabelece:
Art. 33. O recurso de reconsiderao, que ter efeito suspensivo, ser apreciado por quem houver proferido a deciso recorrida, na forma estabelecida no Regimento Interno, e poder ser formulado por escrito uma s vez, pelo responsvel ou interessado, ou pelo Ministrio Pblico junto ao Tribunal, dentro do prazo de quinze dias, contados na forma prevista no art. 301 desta Lei. (grifei)
1

Art. 30. Salvo disposio em contrrio, para efeito do disposto nesta Lei Complementar, os prazos sero contnuos, no se interrompendo nem se suspendeando nos finais de semana e feriados, e sero computados excluindo-se o dia do incio e incluindo-se o dia do vencimento. (Redao dada pela LC n 91, de 29/10/2009). 1 Considera-se prorrogado o prazo at o primeiro dia til subsequente, se o incio e o trmino coincidir com final de semana, feriado ou dia em que o Tribunal no esteja em funcionamento ou que tenha encerrado o expediente antes da hora normal; (Includo pela LC n 91, de 29/10/2009). 2 Considera-se como data da publicao o primeiro dia til seguinte ao da disponibilizao da informao no Dirio Oficial Eletrnico do Tribunal; (Includo pela LC n 91, de 29/10/2009). 3 Os prazos referidos nesta Lei contam-se do primeiro dia til que seguir ao considerado como data da publicao eletrnica; (Includo pela LC n 91, de 29/10/2009). 4 Realizada a citao, conta-se o prazo da juntada aos autos do aviso de recebimento com a cincia e a identificao de quem o recebeu, cabendo s Secretarias dos rgos deliberativos a certificao da juntada, nos termos do Regimento Interno. (Includo pela LC n 91, de 29/10/2009).

PROCESSO-TC-3681/09

fls.3

Da dico do dispositivo suso, extrai-se para a formulao do Recurso de Reconsiderao ho de ser observados dois pressupostos de admissibilidade, a saber: subscrio por pessoa legitimada para tanto e tempestividade. Porm, o 2, do art. 221, estatui que nenhum recurso caber das decises que assinam prazo para a adoo de medidas ou apresentao de documentos, salvo embargos declaratrios. Considerando que a resoluo combatida apenas estabelece to somente interregno temporal para ajustes solicitados, no h espaos para interposio de qualquer via recursal, no merecendo conhecimento. Por no vislumbrar indcios de dolo ou m-f na petio, aliados ausncia de erro crasso, requisitos bsicos aplicabilidade do princpio da fungibilidade recursal, entendo ser pertinente e passvel de reconhecimento do presente, como embargos de declarao. Destacando, inclusive, que, no caso em tela, a permuta recursal funcionar de forma a assegurar o mais amplo direito de defesa institudo pela norma constitucional, bem como tornar desnecessrias outras demandas processuais, privilegiando assim a reclamada celeridade processual. Outro ponto a ser evidenciado fato de que os referidos embargos, entre outros, se prestam a correo de omisso no considerada quando da emisso da Resoluo. Dito isso, cumpre informar que no instante da chancela do ato concessrio de penso, em favor da Sr Valquria Andrade Magalhes, por via indireta, esta colenda Casa concedeu registro ao ato aposentatrio do Sr. Valdomiro da Silva Magalhes, no existindo razes de decidir em sentido contrrio, por perda de objeto. Ex positis, voto pela(o): 1. Recepo da via recursal manejada como embargos declaratrios, por aplicao do princpio da fungibilidade recursal, conhecendo-a e dando-lhe provimento para determinar a extino do vertente feito por perda de objeto; Devoluo dos autos origem.

2.

DECISO DA 1 CMARA DO TCE-PB Vistos, relatados e discutidos os autos do Processo TC n 3681/09, ACORDAM os Membros do DA 1 CMARA DO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DA PARABA, unanimidade, na sesso plenria realizada nesta data, em: I. Receber a via recursal manejada como embargos declaratrios, por aplicao do princpio da fungibilidade recursal, dando lhe conhecimento e provimento para determinar a extino do vertente feito por perda de objeto; II. Devolver os autos origem. Publique-se, registre-se e cumpra-se. TCE-Plenrio Ministro Joo Agripino Joo Pessoa, 1 de novembro de 2012.

Conselheiro Arthur Paredes Cunha Lima Presidente

Conselheiro Fbio Tlio Filgueiras Nogueira Relator

Fui presente, Representante do Ministrio Pblico junto ao TCE-Pb

You might also like