You are on page 1of 4

Movimento Harmnico Simples

Oscilador massa-mola: Um oscilador massa-mola ideal um modelo fsico composto por uma mola sem massa que possa ser deformada sem perder suas propriedades elsticas, chamada mola de Hooke, e um corpo de massa m que no se deforme sob ao de qualquer fora. Este sistema fisicamente impossvel j que uma mola, por mais leve que seja, jamais ser considerada um corpo sem massa e aps determinada deformao perder sua elasticidade. Enquanto um corpo de qualquer substncia conhecida, quando sofre a aplicao de uma fora, deformado, mesmo que seja de medidas desprezveis. Mesmo assim, para as condies que desejamos calcular, este um sistema muito eficiente. E sob determinadas condies, possvel obtermos, com muita proximidade, um oscilador massa-mola. Assim podemos descrever dois sistemas massa-mola bsicos, que so: Oscilador massa-mola horizontal: composto por uma mola com constante elstica K de massa desprezvel e um bloco de massa m, postos sobre uma superfcie sem atrito, conforme mostra a figura abaixo: Como a superfcie no tem atrito, esta a nica fora que atua sobre o bloco, logo a fora resultante, caracterizando um MHS. Sendo assim, o perodo de oscilao do sistema dado por:

Ao considerar a superfcie sem atrito, o sistema passar a oscilar com amplitude igual posio em que o bloco foi abandonado em x, de modo que:

Como a mola no est deformada, diz-se que o bloco encontra-se em posio de equilbrio. Ao modificar-se a posio do bloco para um ponto em x, este sofrer a ao de uma fora restauradora, regida pela lei de Hooke, ou seja:

Assim podemos fazer algumas observaes sobre este sistema:


O bloco preso mola executa um MHS; A elongao do MHS, igual deformao da mola; No ponto de equilbrio, a fora resultante nula.

Energia do Oscilador: Analisando a energia mecnica do sistema, tem-se que:

Assim podemos concluir que na posio x=0, ocorre a velocidade mxima do sistema massa-mola, j que toda a energia mecnica resultado desta velocidade. Para todos os outros pontos do sistema:

Quando o objeto abandonado na posio x=A, a energia mecnica do sistema igual energia potencial elstica armazenada, pois no h movimento e, consequentemente, energia cintica. Assim:

Como no h dissipao de energia neste modelo, toda a energia mecnica conservada durante o movimento de um oscilador massa-mola horizontal.

Ao chegar na posio x=-A, novamente o objeto ficar momentaneamente parado (v=0), tendo sua energia mecnica igual energia potencial elstica do sistema. No ponto em que x=0, ocorrer o fenmeno inverso ao da mxima elongao, sendo que:

Oscilador massa-mola vertical Imaginemos o sistema anterior, de uma mola de constante K e um bloco de massa m, que se aproximam das condies de um oscilador massa-mola ideal, com a mola presa verticalmente um suporte e ao bloco, em um ambiente que no cause resistncia ao movimento do sistema:

Mas, como o peso no varia conforme o movimento, este pode ser considerado como uma constante. Assim, a fora varia proporcionalmente elongao do movimento, portanto um MHS. Tendo seu perodo expresso por:

Pndulo Simples Um pndulo um sistema composto por uma massa acoplada a um piv que permite sua movimentao livremente. A massa fica sujeita fora restauradora causada pela gravidade. Existem inmeros pndulos estudados por fsicos, j que estes descrevem-no como um objeto de fcil previso de movimentos e que possibilitou inmeros avanos tecnolgicos, alguns deles so os pndulos fsicos, de toro, cnicos, de Foucalt, duplos, espirais, de Karter e invertidos. Mas o modelo mais simples, e que tem maior utilizao o Pndulo Simples. Este pndulo consiste em uma massa presa a um fio flexvel e inextensvel por uma de suas extremidades e livre por outra, representado da seguinte forma:

Podemos observar que o ponto onde o corpo fica em equilbrio :

Ou seja, o ponto onde a fora elstica e a fora peso se anulam. Apesar da energia potencial elstica no ser nula neste ponto, consider-se este o ponto inicial do movimento. Partindo do ponto de equilbrio, ao ser "puxado" o bloco, a fora elstica ser aumentada, e como esta uma fora restauradora e no estamos considerando as dissipaes de energia, o oscilador deve se manter em MHS, oscilando entre os pontos A e -A, j que a fora resultante no bloco ser: Quando afastamos a massa da posio de repouso e a soltamos, o pndulo realiza oscilaes. Ao desconsiderarmos a resistncia do ar, as nicas foras que atuam sobre o pndulo so a tenso com o fio e o peso da massa m. Desta forma:

Como P=mg, e m, g e so constantes neste sistema, podemos considerar que:

Ento, reescrevemos a fora restauradora do sistema como: A componente da fora Peso que dado por P.cos se anular com a fora de Tenso do fio, sendo assim, a nica causa do movimento oscilatrio a P.sen. Ento:

Sendo assim, a anlise de um pndulo simples nos mostra que, para pequenas oscilaes, um pndulo simples descreve um MHS. Como para qualquer MHS, o perodo dado por:

No entanto, o ngulo , expresso em radianos que por definio dado pelo quociente do arco descrito pelo ngulo, que no movimento oscilatrio de um pndulo x e o raio de aplicao do mesmo, no caso, dado por , assim:

e como Onde ao substituirmos em F:

Ento o perodo de um pndulo simples pode ser expresso por: Assim possvel concluir que o movimento de um pndulo simples no descreve um MHS, j que a fora no proporcional elongao e sim ao seno dela. No entanto, para ngulos pequenos, ngulo aproximadamente igual a este ngulo. , o valor do seno do

Ento, ao considerarmos os caso de pequenos ngulos de oscilao:

You might also like