You are on page 1of 6

CETEP CENTRO TERRITORIAL DE EDUCAO PROFISSIONAL DE IREC

SAMBA, FORR & HIPHOP. Atos Andrade 1 Carlos Jamerson 2 Daniele 3 Deivisson Lima 4 Deivson Silva 5 Erenildo Souza 6 Fabricio 7 Geisiane 8 Igor Souza 9 Jessica 10 Lara Amaral 11 Mauricio 12 Moises Arajo 13 Rainanda Bispo 14 Ricardo Souza 15 Thayla Martins 16 Vitria Reisa 17 Trabalho solicitado pelo CETEP de Irec para obteno de credito parcial da disciplina de Educao Fsica sob a orientao da Prof.: Rose Fernanda.

Irec - BA 2012

SAMBA, FORR & HIPHOP. Atos Andrade 1 Carlos Jamerson 2 Daniele 3 Deivisson Lima 4 Deivson Silva 5 Erenildo Souza 6 Fabricio 7 Geisiane 8 Igor Souza 9 Jessica 10 Lara Amaral 11 Mauricio 12 Moises Arajo 13 Rainanda Bispo 14 Ricardo Souza 15 Thayla Martins 16 Vitria Reisa 17

OBJETIVO GERAL Identificar a influncia da cultura brasileira no mbito familiar, poltico e econmico, de forma que se tenha uma viso geral da criao e evoluo dos ritmos, Samba, Forr e Hip-Hop pelo brasileiro. OBJETIVO ESPECFICO Identificar os processos de evoluo do samba, forr e hip-hop evidenciando seus diferentes estilos musicais. PROBLEMA Atravs desses estilos culturais existentes h muito tempo no cotidiano dos brasileiros, pergunta-se: Seria possvel uma mudana cultural nos aspectos ideolgicos da populao brasileira?

SAMBA, FORR & HIPHOP SAMBA Gnero bsico da MPB, o samba tem origem afro-baiana de tempero carioca. Ele nasceu nas casas das "tias" baianas da Praa Onze, no centro do Rio (com extenso chamada "pequena frica", da Pedra do Sal Cidade Nova), descendente do lundu, nas festas dos terreiros entre umbigadas (semba) e pernadas de capoeira, marcado no pandeiro, prato-e-faca e na palma da mo. O samba, como conhecemos atualmente, tem origem afro-baiana, temperado com misturas cariocas. Nasceu da influncia de ritmos africanos, adaptados para a realidade dos escravos brasileiros e, ao longo do tempo, sofreu inmeras transformaes de carter social, econmico e musical at atingir as caractersticas conhecidas hoje. O gnero, descendente do lundu (canto e dana populares no Brasil do sculo XVIII), comeou como dana de roda originada em Angola e trazida pelos escravos, principalmente para a regio da Bahia. Tambm conhecido por umbigada ou batuque, consistia em um danarino no centro de uma roda, que danava ao som de palmas, coro e objetos de percusso e dava uma ''umbigada'' em outro companheiro da roda, convidando-o a entrar no meio do crculo. Com a transferncia, no meio do sculo XIX, da mo-de-obra escrava da Bahia para o Vale do Paraba e, logo aps, o declnio da produo de caf e a abolio da escravatura, os negros deslocaram-se em direo a capital do pas, Rio de Janeiro. Instalados nos bairros cariocas de Gamboa e Sade, eles dariam incio divulgao dos ritmos africanos na Corte. Eram nas casas das tias baianas, como Amlia, Ciata e Prisciliana, que aconteciam as festas de terreiro, as umbigadas e as marcaes de capoeira ao som de batuques e pandeiros. Essas manifestaes culturais propiciariam, conseqentemente, a incorporao de caractersticas de outros gneros cultivados na cidade, como a polca, o maxixe e o xote. O samba carioca urbano ganha a cara e os ritmos conhecidos. Em 1917 foi gravado em disco o primeiro samba chamado ''Pelo Telefone''. A msica, de autoria reivindicada por Donga (Ernesto dos Santos), geraria polmica uma vez que, naquele tempo, a composio era feita em conjunto. Essa cano, por exemplo, foi criada numa roda de partido alto (pessoas que partilhavam dos antigos conhecimentos do samba e designava msica de alta qualidade), do qual tambm participaram Mauro de Almeida e Sinh (Jos Barbosa da Silva), que se auto-intitulou ''o rei do samba''. Aps a primeira gravao, o samba conquistaria o mercado fonogrfico e, com a inaugurao do rdio em 1922 - nico veculo de comunicao em massa at ento -, alcanaria as classes mdias cariocas. O novo estilo seria, ainda, abraado e redimensionado por filhos de classe mdia, como o ex-estudante de Medicina Noel Rosa e o ex-estudante de Direito, Ari Barroso, atravs de obras memorveis como ''Tarzan, o filho do alfaite'' e ''Aquarela do Brasil''. O advento do rdio ainda transformaria nomes como Francisco Alves, Orlando Silva e Carmen Miranda em grandes dolos do samba.

As escolas de samba do Rio de Janeiro Entre as dcadas de 20 e 30, o gnero ganharia muitas variaes tais como o samba-enredo, o samba-choro e o samba-cano. desse perodo, tambm, o surgimento dos sambas criados para os grandes blocos de Carnaval. A primeira escola de samba surgiria em 1929 no Estcio - tradicional bairro de bomios e da malandragem da cidade. Chamada de 'Deixa Falar', fez sua primeira apario na Praa Onze como um bloco de corda e inovava no ritmo: a nova batida era capaz de contagiar qualquer folio, diferentemente dos sons anteriores mais montonos. .RADIOGRAFIA DO SAMBA Os estilos que influenciaram o gnero, segundo Mrio de Andrade Samba: Dana de salo ou de roda acompanhada de canto e danarinos Lundu: Canto e dana muito populares no Brasil do sculo XVIII originria dos escravos de Angola Maxixe: Canto e dana populares no pas no final do sculo XIX e incio do XX. uma mistura da habanera e da polca Modinha: Canto de salo conhecido tanto no Brasil quanto em Portugal Choro: Formado por pequenos grupos de instrumentos solistas Alguns dos principais sambistas de todos os tempos

Adoniran

Barbosa

(1910-1982)

Reverenciado como o nico sambista verdadeiro de So Paulo pelos cariocas, Adoniran Barbosa tirava de seu dia-a-dia os personagens e situaes de suas msicas. Seu jeito simples com a fala rouca e contador de histrias o fizeram colecionar muitos amigos, entre eles Elis Regina e Clara Nunes, que tambm interpretaram muitas de suas canes. ''Trem das onze'', de sua autoria, conquistou o concurso de Carnaval do IV Centenrio do Rio de Janeiro, em 1965. Ari Barroso (1903-1964) .

Ari Barroso ficou famoso em todo o mundo com ''Aquarela do Brasil''', o primeiro samba de exaltao patritica. rfo de pai e me, foi criado pela av materna e por uma tia. Tocava piano aos 12 anos de idade no cinema de sua cidade, Ub, fazendo fundo musical para filmes mudos. Formou-se em Direito no Rio de Janeiro. Com a marcha ''D nela'' venceu o concurso carnavalesco de 1930.

Ataulfo

Alves

(1909-1969)

''Ai, que saudades da Amlia'', em parceria com Mrio Lago, uma de suas mais clebres msicas. Nascido em Mira, Minas Gerais, mudou-se para o Rio de Janeiro aos 18 anos. Foi diretor de harmonia do ''Fale Quem Quiser'', bloco organizado no bairro Rio Comprido. Carmen Miranda gravou um de seus sambas chamado ''Tempo perdido''. Cartola (1908-1980) .

Cartola marcado por sua sensibilidade inata e sua poesia intuitiva, que o tornaram um dos principais artistas populares do Brasil. Aprendeu a tocar cavaquinho com o pai. Morador do morro da Mangueira, foi o responsvel por escolher as cores verde e rosa da Escola de Samba Estao Primeira de Mangueira, alm de compor o samba-enredo ''Chega de demanda'' para o primeiro desfile da escola. Chiquinha Gonzaga (1847-1935) .

A compositora foi responsvel por aproximar a msica erudita da popular, uma vez que tinha uma slida formao de pianista e regente. Chiquinha foi, tambm, uma das primeiras a introduzir o violo nos sales cariocas. Comeou a carreira como compositora de polcas e comps a primeira marcha carnavalesca brasileira ''Abre alas!''. Lamartine Babo (1904-1963) .

O estilo nico de Lamartine Babo era sua interpretao que, por meio de inflexes, destaca o humor e o lirismo de suas canes. Sua carreira no rdio foi iniciada em 1929, na Rdio Educadora, onde cantava e contava piadas. Nos anos 30, comps marchinhas e sambas para o carnaval como ''Teu cabelo no nega'' (1932). Em 1942, criou o programa de rdio Trem da Alegria, no qual lanou os hinos que comps para todos os times cariocas de futebol.

Pixinguinha

(1898-1973)

O apelido Pixinguinha vem da mistura de Pizindim (menino bom) num dialeto africano, e Bexiguinha, apelidos infantis. o autor do samba-choro ''Carinhoso'', que recebeu letra de Joo de Barro e fez sucesso na voz de Orlando Silva. Noel Rosa (1910-1937) .

Suas melodias mostram um verdadeiro retrato da vida carioca, atravs do lirismo e do sarcasmo. Tentou estudar Medicina, mas optou pela boemia do bairro de Vila Isabel, reduto do samba urbano cultivado pela classe mdia. Em 1932, iniciou suas atuaes na emissora Rdio Philips. Com mais de 200 composies, Noel tem clssicos como ''Com que roupa?'' (1930) e "At amanh" (1932).

You might also like