You are on page 1of 16

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAR INSTITUTO TECNOLGICO PROGRAMA DE POS-GARDUAO EM ENGENHARIA QUMICA CURSO DE MESTRADO EM ENGENHARIA QUMICA DISCIPLINA: SECAGEM

FUNDAMENTOS E PRTICA. PROFESSORA: CRISTIANE M LEAL COSTA. MESTRANDO: TAKASHI DIAS NISHIOKA.

Mtodos Experimentais em Secagem

BELM - PA OUTUBRO DE 2012

1 Determinao do Contedo de Umidade em Slidos:

Embora a determinao do teor de umidade de materiais midos parece simples, os resultados obtidos, so muitas vezes, no so suficientemente precisos, ou seja, muitos materiais podem sofrer no s a perda de umidade, mas tambm alteraes qumicas (oxidao, decomposio, destilao destrutiva, e outros), que ocorre devido, principalmente ao aquecimento. Ao mesmo tempo, a gua adsorvida deve ser distinguida da gua ligada de cristalizao, que frequentemente um problema muito complexo. Ao selecionar as tcnicas de determinao de umidade deve-se ter em conta a preciso desejada, o tipo de processo, a durao da anlise, bem como a complexidade dos instrumentos necessrios e equipamentos. Os mtodos possveis para a medio a distribuio de contedo de umidade durante secagem so apresentados de duas formas mtodos diretos e indiretos.

1.1-

Mtodos Diretos:

Os mtodos diretos consistem essencialmente na determinao do teor de gua de uma amostra por secagem realizada em um forno de secagem com ou sem circulao de ar, ou por secagem em uma cmara de vcuo (secador a vcuo). O material da amostra deve ser preparado em cada caso, da seguinte forma. O material desintegrado em pedaos de 1-2 mm2, e uma amostra de massa conhecida (4-5 g) colocado numa recipiente de vidro, previamente seco e tarado, que colocado dentro da cmara de secagem entre 102-105 C, (MUJUNDAR, 2006). O tempo de secagem aproximadamente 24 horas considerando materiais, tais como sementes, alimentos, etc. Tendo em vista as metodologias vigentes para cada tipo de material a passar por esse ensaio. A medio a da massa deve ser feita a temperatura ambiente, sendo que o material deve se arrefecer dentro de um dessecador at o momento da pesagem. O processo de secagem pode ser considerado concludo quando a diferena entre os valores obtidos para o teor de humidade do material por duas medies consecutivas no exceder 0,05%. A literatura indica que este processo mais rpido quando a secagem efetuada a 130-150 C. No entanto, as certas investigaes revelaram que os resultados obtidos

desta forma pode desviar-se 0,5-1,0%. Assim, o mtodo rpido parece ser adequado apenas para uma determinao aproximada do teor de umidade de um material. O perodo de secagem pode ser significativamente encurtado soprando ar atravs da cmara de secagem, desde este ar tiver sido previamente aquecido a 102-105 C, geralmente por resistncias eltricas. Secagem de alimentos e outros materiais sensveis ao o calor so realizados a 60 C num secador vcuo, em a fim de impedir a sua decomposio. Neste caso secagem requer vrios dias. 1.2 Mtodos Indiretos:

Sob condies industriais a umidade presente no material deve ser determinada por mtodos mais rpidos, tais como por mtodos eltricos, dos quais trs variedades principais tem se tornado comum: determinao de umidade com base na Alterao da resistncia hmica cd, Medio da capacitncia eletrosttica (dieltrico constante do material) e Medida de perda de campo de corrente alternada. Outros mtodos rpidos so o mtodos qumicos usados, principalmente para a maioria dos casos, tal como a anlise de Karl Fischer baseada na reaco qumica do iodo na presena de gua, neste caso a umidade do material, (KEEY 1972). O mtodo de destilao, em que a umidade determinada por meio de destilao com tolueno, e o Mtodo de extrao, realizado com etanol absoluto. Para a determinao dos fatores necessrios para a descrio do mecanismo de transporte da umidade de materiais midos, distribuio do contedo de umidade do material seco e at mesmo a sua mudana durante o processo de secagem tem de ser conhecido. Estas medies so geralmente realizado sob condies laboratoriais. Duas principais variedades destas medies so comuns: Desintegrao mecnica do material para a determinao rpida do teor de umidade dos elementos individuais e, prensagem da amostra para melhorar a secagem do material, (TOEI e HAYASHI, 1963) Adaptao especial de um dos mtodos eltricos mencionados anteriormente, (WEXLER, 1965).

2 Determinao da umidade do agente de secagem:

Os seguintes mtodos se tornaram muito comuns para a determinao do teor de umidade dos gases: determinao do valor absoluto do teor em umidade por gravimetria ou baromtrico (mtodo direto), medio de partculas no ar de gases midos por determinao das temperaturas de bulbo seco e mido e a temperatura do ponto de orvalho (mtodo indireto), e medio de uma propriedade do gs mido que depende do teor de umidade, tais como a capacidade de absoro do gs mido de ondas eletromagnticas. O mtodo mais utilizado o indireto, na determinao das temperaturas de bulbo seco e mido ou medir a temperatura do ponto de orvalho, sendo que para isto exige instrumentos um pouco mais caros. No entanto, em utilizando estes mtodos, a determinao do teor de umidade do gs mido no pode ser realizado em todos os casos, com uma preciso satisfatria. Quando a alta preciso necessria, um dos mtodos absolutos deve ser aplicado. Em casos como, por exemplo, a temperatura do ar de 50 C e 50% teor de umidade relativa, e ocorre uma mudana de 18 C na temperatura de bulbo mido resultam em uma mudana de 9% do teor de humidade absoluta, ou uma mudana de 18 C nos resultados da temperatura do ponto de orvalho resultaria numa mudana de 7% de o teor de umidade absoluta. A determinao absoluta do teor de umidade gases dos pode ser realizado pelo Mtodo de absoro (fazendo com que o gs flua atravs de um leito de slica-gel ou permitindo que seja absorvido pelo metanol, e em seguida a determinao do contedo de gua por titulao Karl-Fischer, por exemplo).

3 Determinao das Curvas de Cintica de Secagem:

A secagem uma operao que visa reduzir a umidade de materiais, mantendo ao mximo a sua qualidade. Para a escolha de um mtodo de secagem preciso conhecer a natureza da substncia e o estado em que se encontra se slido, lquido ou pastoso. Nos processos de secagem o material mido est em contato com o ar insaturado e se obtm como resultado a diminuio do contedo de umidade deste material e a umidificao do ar, tem-se ento dois estgios que definem o processo total de secagem

o aquecimento e a evaporao da umidade do material. Sendo assim a secagem tem por finalidade a reduo da umidade de um produto a um nvel desejado.

3.1 Parmetros da cintica de secagem a serem analisados: 3.1.1 Teor de Umidade (X): uma relao que pode ser expressa em base mida (Xbu) ou em base seca (Xbs):

slido seco.

seca.

Para converter o teor de umidade de base mida para base seca ou vice-versa pode-se usar as seguintes equaes:

Teor de Umidade Crtico (Xc): o teor de umidade que evidencia o trmino da taxa de secagem constante, ele indica que nesse ponto a temperatura do material ir aumentar e a taxa ir cair (ser explicado com mais detalhes na parte de interpretao das curvas).

Teor de Umidade de Equilbrio (Xe): o teor de umidade que permanece no slido independente do tempo de secagem, desde que as condies de operao no se modifiquem e a taxa cai at prximo de zero ou zero.

3.1.2 Taxa de Secagem(N):

a quantidade em massa de umidade pela quantidade de slido seco e pelo tempo, por exemplo, ( tempo. ), ela calculada pelo gradiente do teor de umidade em relao ao

3.1.3 Taxa de Secagem por unidade de rea(Na):

a quantidade em massa de umidade pela rea de contato do material mido pelo tempo, por exemplo ( ), ela calculada pela seguinte equao e a mais utilizada

nos problemas de secagem considerando a rea superficial constante.

3.1.4 Temperatura do material (Tm):

Durante o processo de secagem sofre alteraes distintas dentro e fora do material superficialmente em um primeiro momento ela aumenta e em seguida se mantm em um valor quase constante ou pouco varivel(quando se inicia a secagem a taxa

constante) ao atingir o teor de umidade crtico (Xc) a temperatura do material tende a aumentar com o tempo at atingir o valor prximo da temperatura do gs de secagem (ar quente), os detalhes sero explicados melhor nas curvas da temperatura do material. 3.2 Interpretao dos dados:

Na figura 1 temos as curvas que descrevem as variaes de teor de umidade, a taxa de secagem e da temperatura do material. Podemos descrever os seguintes fenmenos que ocorrem durante o processo de secagem:

O perodo de induo (0) representa o incio da secagem, no qual ocorre a elevao gradual da temperatura do slido e da presso de vapor da gua contida no mesmo, e consequentemente da velocidade de secagem, at que o fenmeno de transferncia de calor seja equivalente transferncia de massa, alcanando o equilbrio.

Durante o perodo de taxa constante de secagem (1), o equilbrio das transferncias de massa e calor se manter enquanto houver gua na superfcie do produto suficiente para acompanhar a evaporao.

J no perodo em taxa decrescente de secagem (2), a quantidade de gua na superfcie do produto diminui, afetando a transferncia de massa, uma vez que a migrao de umidade do interior do produto para a sua superfcie decresce. A temperatura do slido aumenta at alcanar do ar de secagem, e ao produto atingir a umidade de equilbrio com o ar de secagem, a taxa de secagem passa a ser nula e o processo encerrado.

(a)

(b)

(c)

Figura 1 - Curvas da cintica de secagem, Teor de Umidade (a), Taxa de Secagem (b) e Temperatura do material durante a secagem (c), todas em relao ao tempo do processo de secagem.

4 Determinao das Isotermas de Soro:

O estudo da atividade de gua pode ser feito atravs das isotermas de soro. Uma isoterma uma curva que descreve, em uma umidade especifica, a relao de equilbrio de uma quantidade de gua sorvida por componentes do material biolgico e a presso de vapor ou umidade relativa, a uma dada temperatura. Esta relao depende da composio qumica do material a ser analisado podendo ter diversos tipos de componentes ligados a essa matriz slida (gordura, amido, acar, protenas, etc.).

Uma isoterma de soro pode ser obtida em duas direes: a isoterma de adsoro obtida quando um material completamente seco e colocado em ambientes com diversos incrementos de umidade relativa e so medidos os ganhos de peso do material devido entrada de agua; a isoterma de dessoro e obtida quando o material inicialmente mido colocado sob diversas condies ambientais sendo medidas as perdas de peso do material, devido a sada de agua. As isotermas de soro podem ser divididas em trs regies, onde cada uma representa um mecanismo de soro diferente. A primeira regio esta entre 0 e 35% de atividade de agua, representa a adsoro na primeira camada de agua ligada a superfcie do material mido. A energia de ligao depende da estrutura fsica da superfcie, sua composio e propriedades da gua. A segunda regio localiza-se entre 35 e 60% de atividade de agua, representa a adsoro nas camadas adicionais e uma regio de inflexo onde outras molculas de gua esto depositadas sobre a primeira camada. A mobilidade da gua restrita devido a foras atrativas com fase slida. A terceira regio representa a gua condensada nos capilares do material seguida pela dissoluo de materiais solveis presentes (LOMAURO, BAKSHI e LABUZA, 1985) Essas isotermas podem ser determinadas de duas formas uma delas o mtodo esttico na qual o material mido a ser analisado exposto a ambientes com teores de umidades simulados atravs de solues (normalmente salinas ou acidas) a medida que o tempo passa o teor de umidade se equilibra com o do material dependendo da temperatura que est sendo realizado o experimento. A outra metodologia se baseia no mesmo princpio, mas se denomina mtodo dinmico de obteno de isotermas de soro, o material fica em uma matriz onde por ela ir passar um fluxo de gs inerte, sendo que este gs antes de entrar em contato com o material a ser analisado, passar por uma seo contendo a soluo salina ou cida que simula a umidade na qual se quer verificar o equilbrio do material. A vantagem dessa tcnica o tempo de ser bem mais curto que no mtodo esttico, j que neste ltimo o material poderia levar semanas para se estabilizar o mtodo dinmico faz a mesma anlise em algumas horas. Isto ocorre devido a corrente de gs que passa na matriz, equilibrando mais rapidamente o material com a umidade de estudo. As duas metodologias so precisas, o nico diferencial o tempo empregado em cada uma e o investimento em equipamentos que poderia encarecer a anlise. Para um produto, ha uma diferena entre as isotermas de soro quando determinadas durante a hidratao (adsoro) e quando determinadas durante a desidratao (dessoro). A esta diferena d-se o nome de histerese, conforme a figura 2 abaixo.

Figura 2 - Histerese das isotermas de soro.

A diferena do contedo de umidade do material e do contedo de umidade de equilbrio representa a fora motriz para a secagem. A Figura 3 mostra a reteno de umidade em funo de contedo de umidade versus atividade de agua.

Figura 3 - Reteno de umidade.

4.1 Modelos Matemticos e Empricos de Isotermas de Soro:

Pela facilidade de quantificao da isoterma, existem muitas equaes empricas que correlacionam os dados experimentais das isotermas de soro de materiais biolgicos. Para o caso das isotermas de gros, as equaes usuais so os polinmios de variados graus, sendo que para a maioria das isotermas, os polinmios de segundo grau apresentam bons resultados. Apesar das dificuldades apresentadas pelas equaes tericas, algumas consideraes termodinmicas so indispensveis. Uma das importantes aplicaes das equaes de isotermas e a energia de ligao de agua que e traduzida na energia de adsoro. A outra importante considerao e acerca dos valores de monocamada molecular de agua, que indicam a relao com as reaes qumicas que determinam a deteriorao dos materiais biolgicos, atravs das reas expostas da matriz slida (BROD, 1999).

4.1.1 Modelo de LANGMUIR:

Termodinamicamente falando, a posio simplista ao considerar a condio de equilbrio aplicada a agua livre fenece a taxa de evaporao idntica a taxa de condensao.

4.1.2 Modelo de BET (Brunauer, Emmet e Teller):

Tecendo consideraes da natureza qumica da umidade e ampliando o conceito de Langmuir, Brunauer, Emmet e Teller (BET) propem, para camadas polimoleculares.

Esta equao tem dois importantes casos especiais: Quando n = 1, ela fica reduzida a equao de Langmuir; Quando n tende a infinito, ela se reduz a equao de BET linearizada.

4.1.3 Modelo BET linearizado:

O modelo de BET linearizado se baseia na suposio de que a gua se adsorve em forma de camadas; a primeira se fixa por adsoro sobre pontos uniformemente localizados e as camadas seguintes se fixam entre si mediante pontes de hidrognio. A equao geral da isoterma de BET, quando o nmero de camadas tende a um nmero infinito, pode ser escrita na seguinte forma:

4.1.4 Modelo de GAB (Gugghenheim, Anderson e de Boer):

Gugghenheim, Anderson e de Boer estenderam as teorias de adsoro fsica de BET, resultando numa equao triparamtrica, que permite um melhor ajuste dos dados de soro dos alimentos at a atividade de agua de 0,9. A equao de GAB e escrita como (Van den BERG, 1984):

Onde C e K so constantes de adsorvido relacionadas com as interaes energticas entre as molculas da monocamada e as subsequentes, num dado stio de soro. Quando K = 1, a equao de GAB fica reduzida a equao de BET linearizada. Como sendo uma equao de trs parmetros a serem estimados (Xm, C e n) e sendo uma equao polinomial de grau maior que 2, dependendo do valor numrico de n estimado, o modelo de BET na sua forma original apresenta uma maior possibilidade de ajustes de dados experimentais.

4.1.5 Modelo de HALSEY:

Halsey desenvolveu um modelo para a condensao das camadas a uma distancia relativamente grande da superfcie.

5.1.6 Modelo de OSWIN:

O modelo baseia-se na expanso matemtica para curvas de formato sigmoidal. Apresenta algumas vantagens sobre os modelos cinticos de BET e GAB: apenas duas constantes de fcil linearizao.

5.1.7 Modelo de PELLEG:

Modelo emprico de quatro parmetros tenta conjugar duas tendncias em uma equao.

A restrio para esta equao que n1 < 1 e n2 > 1

O uso dos modelos matemtico em conjunto com os modelos empricos nos ajuda a determinar certos parmetros e ajustar dados avaliando as constantes das equaes matemticas.

6 Concluses:

As determinaes experimentais visam principalmente ajudar na com a coleta de dados, no to somente dos produtos (material seco) como tambm das condies do ambiente em que ele ser exposto (ar ou gs de secagem) durante o processo de secagem. Com estes dados possvel ter fundamentos suficientes para determinar essas condies e colocar em prtica o experimento. Tambm nos fornece informaes importantes na questo da reidratao do produto seco quando atingir o seu equilbrio com a umidade ambiente, neste caso visado a qualidade, pois a gua pode ser um fator de proliferao microbiolgica podendo degradar o produto final.

7 Bibliografia:

BROD, F.P.R., Construo e teste de um secador vibro-fluidizado. Dissertao (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Agricola.Campinas, SP: [ s.n.], 1999.

KEEY, R.B., Drying Principles and Practice, Editora Pergamon, Oxford, 1972.

LOMAURO, C.J., BAKSHI, A S.; LABUZA, T. P. Moisture transfer properties of dry and semi-moist foods. In: Journal of Food Science. v. 50, p. 397-400, 1985.

MUJUMDAR, A.S. Experimental Techniques in Drying, em: Handbook of industrial drying. 3 ed. New York: CRC PRESS, 2006.

TOEI, R., HAYASHI, S., Memoirs Fac., Universidade de Engenharia de Kyoto (Enginering Kyoto University) 25: 457 (1963).

WEXLER, A., Humidity and Moisture, Reinhold, New York, 1965.

Van der BERG, C. Description of water activity of foods for engineering purposes by means of the GAB model of sorption. em: Engineering and Food. Londres: B. M. Mckenna Elsevier Applied Science, 1984. v. 1, p.311-321.

You might also like