You are on page 1of 8

Acidente na usina Vladimir Lenin em Chernobyl

A usina nuclear de Chernobyl, Vladimir Lenin localiza-se na Ucrnia, antiga Unio Sovitica e era composta por 4 reatores nucleares. Em 26 de Abril de 1986 o reator 4 sofreu uma exploso de calor, que resultou num incndio at o derretimento nuclear, esse acidente foi 1000 vezes maior do que a bomba de Hiroshima, acidente de grau 7 no ltimo grau da Escala Internacional de Eventos Nucleares e Radiolgicos, usada pela AIEA(Agncia Internacional de Energia Atmica). Imediatamente causou a morte instantnea de 31 pessoas e a evacuao muito tardia de mais de 200.000 pessoas pois s souberam do risco que estavam correndo quando a radiao chegou na Noruega. O Governo ficou desacreditado, quando as pessoas comearam a morrer pela radiao o pnico se espalhou, s 19 dias depois da exploso da usina que o Presidente Mikhail Gorbatchev fez uma anunciao na Tev sobre o acidente, mas j era tarde, passaram-se mais de duas semanas e a nuvem de radioatividade se espalhou pela Europa, atingindo a Unio Sovitica, Europa Oriental, Escandinvia e Reino Unido, Ucrnia, Bielo-rssia e Rssia foram muito contaminadas, 605 da radioatividade caiu em territrio bielo-russo.

Causas do acidente entre outros erros, os funcionrios envolvidos no episdio que interromperam o sistema hidrulico que controlava as temperaturas na realizao de testes comandado pelo Engenheiro-chefe: Anatoly Dyatlov por descumprir uma srie de regras de segurana e o defeito no projeto do reator RBMK, especificamente nas hastes de controle causando assim um processo de superaquecimento irreversvel, formou-se ento uma imensa bola de fogo anunciando a exploso do reator 4, rico em Csio-137, elemento qumico de grande poder radioativo, liberando ento uma grande e letal quantidade de material radioativo no ar na forma de

uma grande nuvem. Inmeros mortos aps o acidente, crianas com mais pr-disponibilidade de cncer na tireide, casos de cncer no mundo todo cresceu muito em relao a este acidente, infelizmente tambm gera-se at hoje muitas crianas com mutaes genticas.

As cidades esto vazias,tudo est abandonado,Cidade fantasma. T

Sarcfago que abriga o reator 4, construdo s pressas para conter a radiao liberada pelo acidente. Considerado uma medida provisria, foi construdo para durar 20 a 30 anos, seu maior problema a falta de estabilidade, h sinais de ferrugem nas vigas.

CSIO-137 Goinia- GO-Brasil

Em 13 de Setembro de 1987, um ano depois do acidente em Chernobyl, fomos informados de um grave desastre radioativo no Brasil, especificamente em Goinia, quando dois amigos tiveram a infeliz ideia de retirar um equipamento de radioterapia, utilizado para cura do cncer, composto de chumbo e metal, deveria pesar cerca de 100 quilos para reciclarem, eles no sabiam que desencadeariam um dos mais graves acidentes radioativos no Brasil causando uma srie de mortes fsicas e scias a tanta s pessoas ao adentrarem em uma clnica desativada e se depararem com um equipamento que de tanto chumbo deveria valer muito dinheiro,o que eles tambm no sabiam e que nesse equipamento tambm continha o Csio-137, substncia radioativa; ento retiraram parte do equipamento e venderam-no para o dono do ferro-velho de nome Devair que tambm no sabia de nada.

Os funcionrios do ferrro-velho acabaram de desmontar o restante do equipamento marretadas, e extraram uma cpsula que continha o Csio-137, quando Devair fecha o seu ferro-velho e apaga todas as luzes ele v uma luz azul muito linda , se encanta, acha que algo sobrenatural e tambm teve a triste ideia de mostrar para sua famlia e amigos, portanto, Devair, sem saber dos riscos leva o Csio-137 para sua casa onde vira atrao para todos, e ganham de presente um pouco do p que de dia se parece com um punhado de sal e noite brilha azul. Foi assim que a radiao comeou a ser espalhada. Ivo, um dos irmos de Devair levou um pouco no bolso e sua filha ingeriu algumas partculas com po, outro irmo, Odesson teve contato com o Csio-137, ele coloca em sua mo o fragmento do tamanho de um gro de arroz, ele era motorista de nibus e transportava cerca de 1.000 pessoas por dia. A parte dianteira do nibus que ele dirigia foi posteriormente destruda e aterrada com o lixo radioativo do acidente. A esposa de Devair dono do ferro-velho leva parte da mquina para a Vigilncia Sanitria aps a famlia toda estar se sentindo mal, a Vigilncia Sanitria achou que se tratava de radiao e chamaram um Fsico, que foi no dia seguinte com um medidor de radiao e impediu que os Bombeiros jogassem o material em um rio prximo cidade. Imediatamente a Secretaria de Sade do Estado foi avisada e Tcnicos da Comisso Nacional de Energia Nuclear chegaram cidade dando o alerta. A Rua 57 foi interditada e nos dias posteriores centenas de pessoas foram levadas ao Estdio Olmpico para uma triagem e medio de contaminao. Primeiras medidas: separar todas as roupas das pessoas expostas ao material radioativo, lav-las com gua e sabo para a descontaminao externa. Aps isso as pessoas tomaram um quelante (substncia que elimina radiao denominado de Azul da Prssia) com ele as partculas de Csio saem atravs da urina e fezes. De um grupo de 249 pessoas, cerca de 120 foram descontaminadas e liberadas. O restante 129, passaram a ser monitoradas. Deste grupo 79m tinham contaminao externa e 14 j estavam com o quadro clnico muito agravado, sendo removidas para o Hospital Naval Marclio Dias no Rio de Janeiro, neste grupo estavam as 4 primeiras vtimas fatais do acidente. Para descontaminar a rea, as autoridades enviaram Policiais e Bombeiros sem nenhuma proteo e sem informao para isolar a rea. Muitos deles se contaminaram e apresentaram problemas de sade nos anos subsequentes. Para muitas das pessoas que ajudaram foi dito

que teria havido um vazamento de gs. Cerca de um ms aps o acidente, o trabalho de descontaminao gerou cerca de 13,4 toneladas de lixo(roupas, utenslios,materiais de construo,etc), contaminados com o Csio-137. Esse lixo encontra-se armazenado em cerca de 1.200 caixas, 2.900 tambores e de 14 contineres em um depsito construdo na cidade de Abadia de Gois, onde deve ficar por aproximadamente 180 anos.

A CNEN(Comisso Nacional de Energia Nuclear), responsvel pela segurana e fiscalizao das atividades nucleares no Brasil, reagiu ao acidente com o Csio-137 de forma improvisada. A CNEN, no tinha estrutura de tcnicos ou segurana para executar a descontaminao do local. Por isso, contrata trabalhadores da empresa Crisa, que fazia obras pblicas, para demolir, colocar o entulho contaminado em gales e carregar os caminhes. Os cerca de 200 trabalhadores que fizeram a demolio e o transporte do material no tinha nenhum treinamento ou informao acerca dos riscos a que foram expostos. As mos foram as primeiras partes do corpo afetadas nas vtimas do Csio e tambm simbolizam o trabalho heroico dos que colocaram a mo na massa para limpar o lixo radioativo. O Csio-137 tende a fixar-se em solo orgnico. S aps 16 dias foi se percebendo que a substncia estava deixando um monte de pessoas doentes. A menina de 6 anos, Leide e sua tia morreram em decorrncia da contaminao aguda por radiao, elas foram enterradas em caixes com 700 quilos de chumbo,caixes blindados em um local isolado, debaixo de uma intensa confuso no cemitrio,com cordo de isolamento, j que mais de 2.000 pessoas com pedras e tijolos quiseram impedir os enterros por medo e desinformao. A terceira e a quarta vtimas que morreram , eram os funcionrios do ferro-velho de Devair.

Cinco anos depois, Ivo irmo de Devair morreu de enfisema pulmonar, pois se sentia culpado pela morte de sua filha, entrou em depresso e fumava sete maos de cigarro por dia. Devair morreu sete anos depois, ficou depressivo e alcolatra. Os mdicos responsveis pela clnica e o Fsico nuclear quase cinco anos depois tiveram a sentena decretada, foram condenados a 3 anos de priso em regime semi-aberto, aps um ano de cumprimento da pena tiveram um indulto.

You might also like