You are on page 1of 13

Erotizao e Infncia: as Duas Faces da Publicidade

Alice Lacerda Pio Flores Jos Nunes de Oliveira Jnior Maria Eduarda Viana Santos Suellen Souza Teixeira1 Orientao: Profa. Ms. Sylvia Teixeira

Resumo
Este artigo tem como objetivo discutir, atravs de um estudo comparativo, como duas propagandas impressas, destinadas ao mesmo pblico, veiculam informaes e trabalham a imagem da criana na contemporaneidade. Para tanto, nos apoiamos em alguns estudos na rea da erotizao dos corpos infantis, e fizemos um estudo dos elementos que constroem essa imagem da criana adulta na mdia.

Palavras-chave: infncia, erotizao infantil, publicidade.

Introduo
Este estudo consistir na elaborao de uma anlise comparativa entre duas peas publicitrias que, a priori, tm o mesmo pblico-alvo, e na observao de como essas diferentes abordagens geram, mesmo nessas condies, respostas diversas. As peas escolhidas so duas campanhas publicitrias, ambas sob forma de imagem esttica, que foram veiculadas em suportes como revistas, jornais, outdoors e na Internet. Os produtos anunciados em ambas, so artigos infantis, com destaque para as roupas e acessrios. A primeira propaganda da grife Lilica Ripilica, que trabalha com artigos infantojuvenis e voltado especialmente para o pblico feminino. A segunda, da Tiptop que, na mesma linha de mercado, atende, sobretudo ao pblico infantil de ambos os sexos.
1

Alunos do curso de Comunicao Social Rdio e TV na Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC
Revista Anagrama: Revista Cientfica Interdisciplinar da Graduao Ano 4 - Edio 3 Maro-Maio de 2011 Avenida Professor Lcio Martins Rodrigues, 443, Cidade Universitria, So Paulo, CEP: 05508-900 anagrama@usp.br

FLORES, A., OLIVEIRA JR, J., SANTOS, M. & TEIXEIRA, S.

EROTIZAO...

Aqui se analisa o discurso da erotizao infantil na publicidade, e suas implicaes, tanto no tocante ao produto que vende, quanto ao pblico ao qual se direciona. Para isso, sero abordadas as seguintes questes: como se d o fenmeno da erotizao infantil nas peas publicitrias, como ela se relaciona com o gnero, quais os elementos utilizados para explicitar/camuflar essa inteno, como a erotizao infantil influencia na mudana do pblico-alvo, qual a sua influncia na formao identitria das crianas que consomem esse tipo de publicidade.

HISTRICO DA CONCEPO DE INFNCIA E SURGIMENTO DA EROTIZAO INFANTIL NA PUBLICIDADE


A concepo que se tem da infncia hoje no a mesma de anos atrs. A forma de ver, tratar e entender as crianas variou muito ao longo dos tempos, at que chegssemos hoje a essa nova forma de representao social infantil, marcada pela influncia exercida pelos meios de comunicao de massa e dentro da qual se instala um problema que merece importncia: a erotizao. Apesar de essa erotizao ser considerada uma caracterstica especfica da sociedade contempornea, preciso compreender de forma geral a evoluo histrica do conceito de infncia nas sociedades ocidentais. Para traar este panorama histrico, tomamos como base o estudo desenvolvido por Jane Felipe e Bianca Salazar Guizzo, professoras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e membros do GEERGE (Grupo de Estudos de Educao e Relaes de Gnero), que foi publicado em 2003 no artigo chamado Erotizao dos corpos infantis na sociedade de consumo. De acordo com as autoras acima citadas, em relao Grcia Antiga, bero da civilizao ocidental, no h muitas referncias, na literatura, por exemplo, da relao entre adultos e crianas, de onde se tira a concluso de que a infncia, de uma maneira geral, no ocupava um papel de grande destaque. Entretanto, a cultura grega possua uma caracterstica importante: a valorizao da disciplina e da educao, atravs das quais as crianas obtinham uma formao diversa, o que se assemelha sociedade moderna. Mas importante salientar que, apesar disso, o sentido de infncia para os gregos no o mesmo da modernidade.

Revista Anagrama: Revista Cientfica Interdisciplinar da Graduao Ano 4 - Edio 3 Maro-Maio de 2011 Avenida Professor Lcio Martins Rodrigues, 443, Cidade Universitria, So Paulo, CEP: 05508-900 anagrama@usp.br

FLORES, A., OLIVEIRA JR, J., SANTOS, M. & TEIXEIRA, S.

EROTIZAO...

Com a conquista da Grcia pelo Imprio Romano, e o imbricamento destas culturas, conservou-se a valorizao da educao prezada pelos gregos, mas, alm disso, revelou-se uma ateno especial criana pequena e em desenvolvimento, graas arte romana. Com os romanos passou a existir uma conexo entre a criana em desenvolvimento e a noo de vergonha, o que foi essencial para haver uma distino mais clara entre infncia e fase adulta, e para privar as crianas dos assuntos sexuais relacionados ela. (PASSARELLI, 2002, p. 9). Durante a Idade Mdia pouca ateno foi dada s crianas, exceto quando elas completavam sete anos de idade, momento em que geralmente dominavam a palavra, o que era fundamental, j que se tratava de uma sociedade oral. Com sete anos as crianas geralmente eram misturadas aos adultos e consideradas, muitas vezes, como tal. No sculo XII os meninos de treze anos j poderiam se casar com meninas de pelo menos onze anos, sem pedir o consentimento dos pais. Nesse perodo as crianas assumiam responsabilidades dos adultos muito cedo, e no passavam pelas fases da juventude, que, como sabemos, so consideradas super importantes na sociedade de hoje. Alm disso, as prprias relaes entre pais e filhos eram muito mais baseadas em princpios sociais e morais que sentimentais, no havendo, portanto, aquela relao de amor familiar. O amor parental vai ser ligado famlia burguesa. Nesse momento se acentuou a diviso de papis entre os gneros, e a mulher se tornou responsvel por cuidar do lar, do marido e dos filhos. Assim, surge maior preocupao e cuidado com as crianas, o que vai se fortalecer a partir dos sculos XVIII e XIX e possibilitar uma nova representao social da infncia. Na modernidade, perodo no qual houve crescente racionalizao das sociedades, bem como expanso capitalista, uma srie de desenvolvimentos tecnolgicos permitiu ampliao dos meios de comunicao e reproduo tcnica. Com a leitura e o acesso ao conhecimento, cada vez mais atingveis, passou-se a se preocupar com a educao infantil, distribuindo as crianas em sries adequadas sua idade, com conhecimentos especficos que diferiam do conhecimento dos adultos. A criana passa a ser associada a um conjunto de ideias como: ingenuidade, pureza e inocncia, que no deveriam ser corrompidas pelos segredos adultos.
Assim, o conhecimento produzido sobre a infncia a partir do sculo XVIII, suas caractersticas e necessidades, foi consolidando aos poucos a idia da criana como sujeito de direitos, merecedora de dignidade e respeito, devendo ser preservada em sua integridade fsica e emocional.
Revista Anagrama: Revista Cientfica Interdisciplinar da Graduao Ano 4 - Edio 3 Maro-Maio de 2011 Avenida Professor Lcio Martins Rodrigues, 443, Cidade Universitria, So Paulo, CEP: 05508-900 anagrama@usp.br

FLORES, A., OLIVEIRA JR, J., SANTOS, M. & TEIXEIRA, S.

EROTIZAO...

No sculo XIX foram criadas vrias leis para garantir proteo e bemestar infncia, implicando um maior controle do Estado, inclusive em relao sexualidade infanto-juvenil. (FELIPE e GUIZZO, 2003, p. 123)

Com o passar do tempo, as relaes sociais vo se reestruturando novamente, e o prprio modelo familiar vai variar, mudando o papel das mulheres, dos homens e das prprias crianas. Filhos de pais separados so cada vez mais frequentes, mulheres passam a ter o controle financeiro da famlia. Somando-se a isso, o mundo se torna cada vez mais acelerado graas ao fenmeno da globalizao: uma grande quantidade de informaes e conhecimentos se espalha com o capitalismo informacional, alm disso, as mdias se desenvolvem de forma assustadora, a televiso e os demais meios de comunicao de massa ingressam no cotidiano das pessoas e uma srie de valores, comportamentos e identidades se formam dando origem ao que chamamos de ps-modernidade. A criana e a infncia um tema bastante discutido na ps-modernidade e no incomum o uso de expresses como perda da infncia. A expresso uma representao da mudana que se tem na forma como as crianas vo se relacionar com o mundo na contemporaneidade. Essas mudanas aconteceram, dentre outros fatores, pela influncia dos meios de comunicao de massa, que passaram a dividir com os pais e a escola, o prprio papel de transmisso de conhecimento, educao comportamental e valores. O acesso televiso e s suas informaes irrestritamente veiculadas, aproxima as crianas dos conhecimentos destinados aos adultos.
Com a ajuda de outros meios eletrnicos no impressos, a televiso recria as condies de comunicao que existiam nos sculos XIV e XV. Biologicamente estamos todos equipados para ver e interpretar imagens e para ouvir a linguagem que se torna necessria para contextualizar a maioria dessas imagens. O novo ambiente miditico que est surgindo fornece a todos, simultaneamente, a mesma informao. (...) a mdia eletrnica acha impossvel reter quaisquer segredos. Sem segredos, evidentemente, no pode haver uma coisa como infncia. (Postman, 1999, p. 94)

Neste momento, a criana adquire um papel importante e determinante: percebe-se nela a possibilidade de atuao como consumidoras. Propagandas publicitrias surgem na inteno de seduzir cada vez mais o pblico infantil para a compra de sandlias, brinquedos, roupas e jogos de vdeo-games. Alm da importncia que passa a ser dada s crianas como veculos de consumo, a infncia passa a ser vista como objeto a ser apreciado e desejado, comeando a surgir uma
Revista Anagrama: Revista Cientfica Interdisciplinar da Graduao Ano 4 - Edio 3 Maro-Maio de 2011 Avenida Professor Lcio Martins Rodrigues, 443, Cidade Universitria, So Paulo, CEP: 05508-900 anagrama@usp.br

FLORES, A., OLIVEIRA JR, J., SANTOS, M. & TEIXEIRA, S.

EROTIZAO...

espcie de erotizao da imagem infantil que ser amplamente veiculada pela mdia. Algumas campanhas publicitrias surgem gerando polmicas devido ao seu contedo: expressamente dbio e, evidentemente, coberto de intenes de segunda ordem.

ANLISE DISCURSIVA
Uma campanha que explicita bem a questo da erotizao dos corpos infantis, e que foi muito discutida, gerando polmicas e chegando a ser retirada de circulao, foi a campanha Use e se lambuze da grife Lilica Ripilica. Segue abaixo uma descrio detalhada da campanha, na qual possvel reconhecer os traos que fazem dela uma publicidade inadequada para o pblico-alvo ao qual se remete, alm de sugerir valores ambguos.

Campanha Use e se Lambuze


Neste texto iremos analisar a campanha Use e se Lambuze, da marca de roupas infantis Lilica Ripilica. A campanha foi criada em 2008 pela agncia OpusMltipla Comunicao Integrada, e foi apresentada atravs de imagens veiculadas em revistas, outdoors e Internet. Com o intuito de lanar no mercado a coleo Tea Time, que tem estilo inspirado no tradicional ch ingls, a campanha em questo utilizou-se de imagens que causaram espanto e que, por isso, permaneceu pouco tempo em circulao. A Lilica Ripilica uma marca destinada classe A que, como sabemos, possui um forte poder aquisitivo. Para promover sua coleo de roupas que, cabe explicitar, so imaginadas aparentemente para adultos, porm, destinadas ao pblico infantil, a campanha Use e se Lambuze provocou polmica. Segundo reportagem publicada no site do Instituto Alana, a pea chegou a ser, por ordem do Ministrio Pblico do Estado do Paran, comarca de Londrina, retirada de circulao, e, em maro de 2009, por meio do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre o Ministrio Pblico do Estado de Santa Catarina e a Marisol, foi decidido que a empresa no mais veicularia publicidade com imagens de crianas como a que constava na denncia apresentada e tambm pagaria uma multa compensatria ao Fundo de Reconstituio de Bens Lesados do Estado de Santa Catarina no valor de RS 20 mil. A imagem em questo foi exibida em um outdoor, e traz a foto de uma menina com cerca de cinco anos sentada em uma espcie de div. Ela veste as roupas da marca: saia,
Revista Anagrama: Revista Cientfica Interdisciplinar da Graduao Ano 4 - Edio 3 Maro-Maio de 2011 Avenida Professor Lcio Martins Rodrigues, 443, Cidade Universitria, So Paulo, CEP: 05508-900 anagrama@usp.br

FLORES, A., OLIVEIRA JR, J., SANTOS, M. & TEIXEIRA, S.

EROTIZAO...

blusa, colete e leno, todos em tons de rosa e branco, usa meias brancas altura dos joelhos e um sapato rosa. A criana segura nas mos um doce, tem o rosto sujo de acar e creme e olha diretamente para a cmera com um meio-sorriso nos lbios. Ao lado, as palavras Use e se Lambuze. Motivos florais enfeitam o fundo e a marca aparece no canto inferior direito, fechando a imagem. Para compor esta anlise, tomamos como base, alm de nossas constataes, o parecer psicolgico da psicloga Maria Helena Masquetti sobre esta pea. Em seu texto, Masquetti assertiva: A publicidade aproveita-se desta vulnerabilidade para apregoar aos pequenos a importncia de aderirem aos modismos e ideias que os induza a consumir produtos desnecessrios ou inadequados sua idade. (MASQUETTI, 2008, p. 3). Essa vulnerabilidade infantil precisa estar constantemente protegida, uma vez que, por estarem em processo de formao s crianas no so capazes de discernir acerca dos perigos que a informao publicitria contm em suas mensagens. De incio, pode-se perceber a manipulao de alguns recursos expressivos que auxiliam na construo da imagem, que transforma em mocinha uma menina ainda to jovem: o ngulo de tomada apresenta um leve contra-plonge colocando a menina em uma posio superior, o que lhe confere um ar mais sbrio; na escolha da objetiva vemos uma proximidade maior e mais ntida sem profundidade de campo, destacando e enfatizando a expresso facial da criana. Utilizando-se de cores leves e traos suaves, a imagem ganha um aspecto de simplicidade. Os tons femininos mostram um ambiente mais direcionado s meninas, com a presena de uma iluminao difusa sem referncia, apresentada de forma generalizada e uma textura mais lisa. Porm esta aura de delicadeza pode nos remeter a outro pensamento: a vivacidade das cores foi retirada, e o cenrio ganhou um aspecto srio, quase adulto. A propaganda se desenvolve em uma mensagem que induz a uma sensualidade e maturidade no condizentes com o universo infantil. violenta por instaurar um modelo de infncia que desestabiliza a formao da criana, tanto educacional quanto sexual. A imagem mostra uma criana exposta em pose adulta com alto teor de sensualidade, o que acaba destruindo sua inocncia. Por no conseguirem compreender tcnicas de seduo publicitria, as crianas so mais suscetveis manipulao. Sobre isso Jean Baudrillard afirma: A criana transformada pela mdia no modelo ideal de consumidor. Se, por um lado, ela no considerada socialmente como um ser completo, por outro, na perspectiva de sua insero na cultura, ela plena para o exerccio de consumo (MASQUETTI apud
Revista Anagrama: Revista Cientfica Interdisciplinar da Graduao Ano 4 - Edio 3 Maro-Maio de 2011 Avenida Professor Lcio Martins Rodrigues, 443, Cidade Universitria, So Paulo, CEP: 05508-900 anagrama@usp.br

FLORES, A., OLIVEIRA JR, J., SANTOS, M. & TEIXEIRA, S.

EROTIZAO...

BAUDRILLARD, 2008, p. 2). Ou seja, os meios de comunicao vivem um grande dualismo, de um lado protegem as crianas e de outro as deixam totalmente expostas. A mensagem contida na propaganda acarreta muitos problemas para o futuro dos pequenos. Por serem facilmente manipulveis as crianas crescem e se desenvolvem de acordo com princpios instaurados pela publicidade. A mdia de maneira geral cumpre para essa formao. As emissoras de televiso, por exemplo, j h algum tempo dedicam boa parte da programao ao pblico infantil. Pesquisas realizadas j apontam que crianas passam mais de quatro horas por dia diante da TV e que no limitam sua curiosidade aos programas infantis, elas assistem desde desenhos a novelas e programas de auditrio. Baseados nesses estudos as empresas de propaganda se apropriam do espao da televiso para vender seus produtos, mas tambm utilizam de outros suportes da mdia para a circulao da marca. Sabendo que o pblico infantil est totalmente interligado s novas tecnologias, as empresas utilizam-se delas para indicar esses novos modelos, no caso da Lilica Ripilica, modelo de vestir. Abusando da sensualidade e da criao de um padro de comportamento de que a criana, em especial a da segunda infncia e da pr-adolescncia, deva se vestir como uma mulher madura, a propaganda transforma costumes atravs da violncia simblica.
do prprio pai da psicanlise, Sigmund Freud, o alerta sobre os riscos dessa estimulao precoce: A experincia mostrou ainda que as influncias externar da seduo so capazes de provocar interrupes no perodo de latncia ou mesmo sua cessao e que, nesse sentido, o instinto sexual se revela, na verdade, perverso e polimorfo; parece, alm do mais, que qualquer atividade sexual prematura desta ordem diminui a educabilidade da criana (MASQUETTI, 2008, p. 5)

preciso evidenciar, aps essa anlise da propaganda da Lilica Ripilica, que esse carter ertico que vem sendo frequentemente embutido nas peas publicitrias infantis, no se aplica de maneira generalizada. Dessa forma, achamos conveniente expor uma segunda anlise, dessa vez da marca de artigos infantis Tip Top, na qual h uma preocupao em valorizar as peculiaridades infantis. importante contrapor essas propagandas, tambm, a fim de aclarar as divergncias entre aquelas que transformam em tendncia a erotizao infantil, e aquelas que fogem dela.

Revista Anagrama: Revista Cientfica Interdisciplinar da Graduao Ano 4 - Edio 3 Maro-Maio de 2011 Avenida Professor Lcio Martins Rodrigues, 443, Cidade Universitria, So Paulo, CEP: 05508-900 anagrama@usp.br

FLORES, A., OLIVEIRA JR, J., SANTOS, M. & TEIXEIRA, S.

EROTIZAO...

Campanha Anncio Beb Cai de Bunda, da marca Tiptop


A campanha Anncio Beb Cai de Bunda, composta por dois comerciais para a TV, um spot para rdio e anncios para revistas, foi uma criao da agncia White Propaganda, e visava, por meio da exposio da marca dos produtos de forma intensa, durante um perodo longo, garantir uma maximizao de fora de venda para o canal multimarca, bem como das lojas exclusivas Tip Top, segundo informou o diretor de atendimento da agncia, Zeca Batista, ao site da Tottal Marketing, um famoso prmio da publicidade. Lanado em 2010, o produto analisado se direciona ao pblico infantil, de 4 a 10 anos de idade, e integra uma srie de anncios divididos por faixa etria. A pea em questo foi escolhida por se dirigir ao pblico de mesma faixa etria do outro anncio que foi discutido neste trabalho. Esta propaganda foi veiculada em revistas e na Internet, onde est disponvel para acesso. A imagem se divide em duas partes, como num carto postal. esquerda aprece, em letras brancas sobre fundos coloridos, o seguinte texto: Usa, lambuza, grita, faz careta, pula, corre, salta, d uma pirueta, zoa, atordoa, deixa a me zureta. direita, a foto de um menino de cerca de cinco anos de idade, cabelos louros, olhos azuis. O menino aparece de cabea para baixo no sof e sorri, usa uma camisa vermelha com listras. No canto superior direito, o slogan da marca: Tip Top faz tudo o que a criana faz numa boa, o desenho de uma ovelha acompanha a frase. Abaixo da imagem do menino, aparecem o site da marca, em letras midas, o emblema da empresa, e a frase que define a campanha: Gostosinho de vestir. evidente que nesse tipo de publicidade a imagem da criana sorridente quase unanimidade, afinal, como disse a psicloga Maria Helena Masquetti em seu parecer psicolgico sobre a campanha da marca Lilica Ripilica, nada to capaz de cativar a ateno do que crianas em cenrios afetivos ou demonstrando graa e esperteza em suas expresses (MASQUETTI, 2008, p. 1). Outro elemento presente nesta pea, que parece ser dominante, a imagem da criana de pele e olhos claros, e quase sempre loura e magra. Embora no seja este o enfoque deste estudo, no se pode desconsiderar a figura ariana da criana que ilustra esta propaganda: um menino louro, magro, olhos azuis e pele branca. No sem motivo que este arqutipo to difundido na publicidade: estes so padres representativos dominantes na sociedade que, alm de evidenciar um desacordo com a ideia de diversidade tnica,
Revista Anagrama: Revista Cientfica Interdisciplinar da Graduao Ano 4 - Edio 3 Maro-Maio de 2011 Avenida Professor Lcio Martins Rodrigues, 443, Cidade Universitria, So Paulo, CEP: 05508-900 anagrama@usp.br

FLORES, A., OLIVEIRA JR, J., SANTOS, M. & TEIXEIRA, S.

EROTIZAO...

como diz Ins Sampaio em seu livro Televiso, publicidade e infncia, revelam (...) a tendncia a representar imagens idealizadas e isentas de qualquer negatividade (SAMPAIO, 2000, p. 257). Quanto ao contedo textual, a propaganda tem uma estratgia interessante: utilizase de verbos e locues verbais que expressam aes tipicamente infantis, e com isso consegue reforar a ideia de uma criana sapeca. Aliada a essa imagem, h a frase do slogan, e juntos os conceitos transmitem a noo de que a roupa que faz tudo o que a criana faz numa boa , alm de tudo, resistente e confortvel e que, portanto, atende perfeitamente s necessidades e expectativas da criana e de seus pais. Um aspecto que imprescindvel considerar a utilizao das cores na composio da imagem: todo o anncio constitudo de tons alegres e claros, e isso remete aura de leveza e puerilidade prpria das crianas felizes. Para plano de fundo do texto, cores vibrantes de chamativas que contrastam o branco das letras, e equilibram a composio. Em contrapartida, para apoiar o menino, um sof branco, que vem funcionar como uma moldura para a figura radiante que, dotada de toda cor que se possa desejar, exime todo o resto do cenrio desse papel. Enfim, pertinente analisar como a imagem se comporta como um todo: a ideia que veicula, e a sensao que desperta no pblico. O Anncio Beb Cai de Bunda um tipo de publicidade que vem se tornando, sob certo ponto de vista, cada vez mais incomum, isto porque, como j foi exposto, o processo de erotizao infantil alcanou e conquistou de uma vez a publicidade. Por seu carter leve e infantil, esta propaganda acaba por destacar-se com relao s demais, e, com isso, conquista no s o pblico infantil, mas tambm os pais que buscam fugir dessa tendncia em transformar os pequenos em miniaturas de adultos. Porm, embora seja citada como modelo de propaganda genuinamente infantil, ainda h neste anncio vestgios daqueles to conhecidos ideais representativos dominantes. Como j dissemos acima, a criana que ilustra esta pea atende aos padres de beleza que dominam a publicidade. As caractersticas fsicas do menino so as mesmas que nos acostumados a ver sempre na mdia, e, por mais que se negue, um fato conhecido que as crianas consideradas modelos de beleza so brancas, de olhos claros e magras.

Revista Anagrama: Revista Cientfica Interdisciplinar da Graduao Ano 4 - Edio 3 Maro-Maio de 2011 Avenida Professor Lcio Martins Rodrigues, 443, Cidade Universitria, So Paulo, CEP: 05508-900 anagrama@usp.br

FLORES, A., OLIVEIRA JR, J., SANTOS, M. & TEIXEIRA, S.

EROTIZAO...

10

CONSIDERAES FINAIS
A erotizao dos corpos infantis, veiculada principalmente nas propagandas e outdoors, compromete a formao identitria das crianas, e coloca em risco at mesmo sua segurana. De acordo com a psicloga Ana Olmos, em entrevista ao site do Instituto Alana, a erotizao precoce de uma criana de 12 anos, por exemplo , pode trazer problemas, porque so informaes de difcil compreenso para a criana. Segundo Luiz Mott (1989, p.33), se considerarmos a criana como um ser inocente e indefeso, "aproxim-la dos prazeres erticos equivaleria a profanar sua prpria natureza, evidenciando assim a influncia negativa dessas propagandas. Nesse contexto, a propaganda veiculada pela Lilica Ripilica dissemina uma ideia de sensualidade e maturidade que so ao universo infantil. A imagem compromete a formao da criana, receptora dessa mensagem, pois a induz a se comportar como aquela garotinha, tanto no modo de vestir, como no semblante srio e adulto. As preocupaes relacionadas sexualidade podem obter diversas formas de influncia, tanto imediata quanto a longo prazo, como: pornografia, prostituio, estupro, incesto, gravidez na adolescncia, doenas sexualmente transmissveis, pedofilia, antecipao da mentruao na meninas, banalizao do sexo.

Formao sexual das crianas


A iniciao sexual precoce compromete a sade da criana, pois pode provocar problemas no seu desenvolvimento, a exemplo: doenas sexualmente transmissveis, gravidez na adolescncia e banalizao do sexo. Com relao propaganda aqui apresentada, da grife Lilica Ripilica, h problemas quanto ao chamado mudana comportamental de garotas com corpos ainda em transformao, mesclando inocncia e malcia. A maquiagem sofisticada, as roupas, os acessrios e as atitudes que se adequariam ao publico adulto influenciam no psicolgico da criana, que encara tal imagem como natural. A longo prazo, esta atitude lev-la supor que pode portar-se como um adulto, o que pode ser perigoso se pensarmos que ela ainda no possui informaes suficientes para lidar com este tipo de transformao. Com relao ao ato sexual em si, este tipo de publicidade pode gerar um efeito de banalizao do sexo, pois, em continuidade este convite ao modo de vida adulto, h um acmulo de imagens que expem o sexo ou sensualidade que faz a criana entender a
Revista Anagrama: Revista Cientfica Interdisciplinar da Graduao Ano 4 - Edio 3 Maro-Maio de 2011 Avenida Professor Lcio Martins Rodrigues, 443, Cidade Universitria, So Paulo, CEP: 05508-900 anagrama@usp.br

FLORES, A., OLIVEIRA JR, J., SANTOS, M. & TEIXEIRA, S.

EROTIZAO...

11

relao sexual de maneira banal uma prtica que se deve fazer por que todos fazem e no pelo significado pessoal.
Tenho receios sobre a forma como o sexo e a sexualidade so mostradas na televiso hoje em dia . No mostram o sexo por amor ou afeto mas como meio de adquirir poder. Tantos para homens para com mulheres. Que mansagem horrivel de se transmitir para os nosso filhos( LINN, 2006, p. 161).

Alm disso, o sexo banal e sem envolvimento produz a possibilidade de decepes geradas por envolvimentos superficiais, tudo isto influenciado por tendncias e sugestes de comportamentos tipicos da fase adulta. A banalizao do sexo juntamente a problemas financeiros pode tambm levar ao estgio de prostituio.

Pedofilia e incesto
Ainda com relao propaganda da Lilica Ripilica, pode se dizer que a mensagem, apesar de ter como alvo principal a criana, pode, mesmo que indiretamente, influenciar tambm os adultos, incentivando a pedofilia. O slogan, Use e se Lambuze, em conjunto com o teor sensual da imagem, transforma a criana em objeto sexual disponvel e vulnervel aos adultos. Este tipo de propaganda torna-se ento alvo de grande preocupao social, porque expe ao mximo a criana aos olhos de indivduos perversos que possuem esta patologia. A pedofilia pode ir alm, ela acaba s vezes se instalando no ambiente familiar, provocando o incesto. Contudo, a culpa da pedofilia, no apenas das imagens produzidas pelas propagandas, mas tambm dos adultos que, cientes das conseqncias que isso pode acarretar, permitem a adultizao da criana, vestindo-a de forma inapropriada sua idade, e estabelecendo assim o processo de pedofilizao da sociedade.

Referncias Bibliogrficas
FELIPE, Jane; GUIZZO, Bianca Salazar. Erotizao dos corpos infantis na sociedade de consumo. Grupo de Estudos de Educao e Relaes de Gnero, UFRGS, 2003. HAMANN, Fernanda Passarelli. Erotizao da Infncia e Meios de Comunicao de Massa. Centro de Filosofia e Cincias Humanas. Escola de Comunicao, UFRJ, 2002.

Revista Anagrama: Revista Cientfica Interdisciplinar da Graduao Ano 4 - Edio 3 Maro-Maio de 2011 Avenida Professor Lcio Martins Rodrigues, 443, Cidade Universitria, So Paulo, CEP: 05508-900 anagrama@usp.br

FLORES, A., OLIVEIRA JR, J., SANTOS, M. & TEIXEIRA, S.

EROTIZAO...

12

LINN, Susan. Crianas do consumo: a infncia roubada. So Paulo: Instituto Alana, 2006. MASQUETTI, Maria Helena. Parecer Psicolgico Sobre o Outdoor da Grife Lilica Ripilica Empresa Marisol S.A. Disponvel em: http://www.alana.org.br. Acesso em: 22 nov. 2010 POSTMAN, Neil. O Desaparecimento da Infncia. Rio de Janeiro: Graphia, 1999. SAMPAIO, Ins Silva Vittorino. Televiso, publicidade e infncia. So Paulo: Annablume, 2000. SANTOS, Ivone Maria dos. A cultura do consumo e a erotizao na infncia. Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Cultura e Comunicao, USP, 2010.

Revista Anagrama: Revista Cientfica Interdisciplinar da Graduao Ano 4 - Edio 3 Maro-Maio de 2011 Avenida Professor Lcio Martins Rodrigues, 443, Cidade Universitria, So Paulo, CEP: 05508-900 anagrama@usp.br

ANEXOS
Anexo 1: Outdoor da campanha Use e se Lambuze, da marca Lilica Ripilica

Anexo 2: Propaganda da campanha Anncio Beb Cai de Bunda, da marca Tiptop

You might also like