You are on page 1of 4

DIREITO CIVIL FAMLIA - REGIME DE BENS I

Autor: Prof. Marcos Alves de Andrade

Conceito

Regime de bens o conjunto de regras, estabelecido antes do casamento, que disciplina as relaes patrimoniais entre os cnjuges, e entre estes e terceiros. a) Imutabilidade ou irrevogabilidade. Porm, a imutabilidade no absoluta no Cdigo Civil de 2002, pois admitida a alterao do regime de bens, na hiptese prevista no 2, do art. 1.639 (princpio da mutabilidade motivada ou justificada), e desde que no seja o obrigatrio imposto no art. 1.641. De acordo com a jurisprudncia do STJ, admissvel a alterao do regime de bens de casamentos ocorridos na vigncia do CC de 1916 (REsp 73.056). b) Variedade de regimes. A lei coloca disposio dos nubentes quatro modelos de regimes, que tambm podem sem combinados entre si, criando um regime misto. c) Livre estipulao (art. 1.639), com a ressalva do art. 1.655. Exceo: art. 1.641, que determina o regime obrigatrio de separao de bens, nos casos que menciona.

Princpios bsicos

Administrao e disponibilidade dos bens, qualquer que seja o regime: arts. 1.642 a 1.652

Pacto antenupcial

Contrato bilateral (vontade de ambos os nubentes), solene (feito por escritura pblica) e condicional (ser ineficaz se no lhe seguir o casamento). Art. 1.653. A eficcia do pacto antenupcial, realizado por menor, fica condicionada aprovao de seu representante legal, salvo as hipteses de regime obrigatrio de separao de bens (art. 1.654). Nulo o pacto ou clusula dele que afrontar disposio absoluta de lei (art. 1.655). Quando adotado o regime de participao final nos aqestos, poder ser convencionada a livre disposio dos bens imveis, desde que particulares (art. 1.656). Para valer em relao a terceiros, deve ser registrado no Cartrio do Registro de Imveis do domiclio dos cnjuges (art. 1.657). Dispensado quando o regime for o da comunho parcial. Pelo pacto antenupcial os nubentes podero escolher o regime de bens que quiserem, podendo combin-los entre si, bem como adotar restries que no afrontem a lei. o regime que vigora no casamento se os consortes no fizerem pacto antenupcial, ou, se o fizeram, for ele nulo ou ineficaz (art. 1.640). Por essa razo tambm chamado de regime legal ou supletivo. Comunicam-se os bens que sobrevierem ao casal, na constncia do casamento, excetuando-se os bens, direitos e obrigaes elencados nos arts. 1.659 e 1.661. Caracteriza-se por estabelecer a separao dos bens que cada cnjuge possua antes do casamento e comunho quanto aos adquiridos na constncia do casamento, gerando trs massas de bens: os do marido, os da mulher e os comuns. A administrao do patrimnio comum compete a qualquer dos cnjuges (art. 1.663), podendo, no caso de malversao (m administrao) dos bens, o juiz atribuir a administrao a apenas um deles (art. 1663, 3). A administrao e disposio dos bens particulares competem ao cnjuge proprietrio, salvo conveno diversa em pacto antenupcial (art. 1.665).

Regime da comunho parcial

DIREITO CIVIL FAMLIA - REGIME DE BENS II


Autor: Marcos Alves de Andrade Regime da comunho universal Todos os bens dos cnjuges se comunicam, quer sejam eles adquiridos antes ou aps o casamento, alm de suas dvidas passivas, salvo as excees previstas nos incisos I a V do art. 1.668. Quanto administrao dos bens, aplicam-se as mesmas disposies que regulam, a respeito, o regime da comunho parcial (art. 1.670). Cada cnjuge possui patrimnio prprio (bens que cada um possua ao casar e os por ele adquiridos na constncia do casamento), e lhe cabe, poca da dissoluo da sociedade conjugal, metade dos bens adquiridos pelo casal, a ttulo oneroso, na constncia da unio (arts. 1.672 e 1.673). A administrao dos bens particulares exclusiva de cada cnjuge, que os poder livremente alienar, se forem mveis (art. 1.673, nico). Conforme dispe o art. 1.674, a apurao do montante dos aqestos efetuada no momento da dissoluo da sociedade conjugal, excluindo-se da soma dos patrimnios prprios os bens particulares, os adquiridos atravs de doao, legado ou herana, e as dvidas relativas a esses bens, observando-se, ainda, o disposto nos arts. 1.675 e 1.676. Cada cnjuge arcar com suas dvidas, salvo se provar que reverteram em benefcio do outro (art. 1.677). Pode ser considerado como um regime misto, pois na vigncia do casamento, aplicam-se normas semelhantes ao do regime da separao de bens e, ao final do matrimnio, so aplicadas as regras que se assemelham ao regime da comunho parcial. Cada cnjuge conserva, com exclusividade, o domnio, posse e administrao de seus bens presentes e futuros e a responsabilidade pelos dbitos anteriores e posteriores ao matrimnio, ocorrendo, assim, a incomunicabilidade dos bens que cada qual possua ao casar e dos que veio a adquirir na constncia do casamento, havendo uma completa separao de patrimnio dos dois cnjuges. O passivo dos cnjuges tambm separado, no se comunicando os dbitos anteriores ou posteriores ao casamento, pelos quais responde o consorte que os contraiu, isoladamente. A outorga marital para os atos elencados nos incisos do artigo 1647 somente dispensada nos casos em que o regime de bens for o da separao convencional, havendo necessidade da outorga quando se tratar de separao obrigatria (entendimento doutrinrio e jurisprudencial). a) Pessoas que o celebrarem com infrao ao artigo 1.523, I, II, III e IV; b) Da pessoa maior de 60 anos (Obs.: art. 45, Lei 6.515/77): c) De todos os que dependem, para casar, de autorizao judicial (artigos 1.517, 1.519, 1.634, III, 1.747, I e 1.774, CC). Smula 377 do STF: No regime de separao legal de bens comunicam-se os adquiridos na constncia do casamento (os aqestos, ou seja, os bens adquiridos a ttulo oneroso na constncia do casamento, por qualquer dos cnjuges, se comunicam ao outro no adquirente). Obs: divergncias doutrinria e jurisprudencial.

Regime de participao final nos aqestos

Regime de Separao de bens

Obrigatrio (art. 1.641)

Regime dotal

Suprimido pela Lei 10.406/2002 (CC). Conjunto de bens, designado como dote, transferido pela mulher, ou algum por ela, ao marido, para fazer frente aos encargos da vida conjugal, sob a condio de devolv-lo com o trmino da sociedade conjugal.

DIREITO CIVIL FAMLIA BEM DE FAMLIA


Autor: Marcos Alves de Andrade Bem de famlia, segundo Slvio de Salvo Venosa, trata-se da destinao ou afetao de um patrimnio em que opera a vontade do instituidor, amparada em lei (Direito Civil, Famlia, p. 367). Foi introduzido no nosso ordenamento jurdico pelos arts. 70 a 73 do Cdigo Civil de 1916, os quais foram complementados pelos arts. 19 a 23 do Decreto-Lei 3.200/41, e tambm disciplinada pelas Leis Federais 6.015/73 (arts. 260 a 265) e 8.009/90. O objeto do bem de famlia, de acordo com o atual estatuto civil, consistir em prdio residencial urbano ou rural, com suas pertenas e acessrios, destinando-se em ambos os casos a domiclio familiar, e poder abranger valores mobilirios, cuja renda ser aplicada na conservao do imvel e no sustento da famlia (art; 1.712), no podendo os respectivos mobilirios, devidamente individualizados no instrumento de instituio do bem de famlia, excederem o valor do prdio institudo em bem de famlia, poca de sua instituio (art. 1.713 e seu 1). O art. 1 da Lei 8.009/90 refere-se a imvel residencial, cujo conceito jurdico nem sempre coincide com o conceito de domiclio. O instituidor poder determinar que a administrao dos valores mobilirios seja confiada a instituio financeira, bem como a forma de atribuio da respectiva renda aos beneficirios (art. 1.713, 3). a) Voluntrio: regido pelo Cdigo Civil, e que exige, entre outros requisitos, a escritura pblica; b) Legal: disciplinado pela Lei 8.009 - protege o imvel independentemente da escriturao registrada em cartrio (art. 5, caput e par. nico). A instituio pode ser feita pelos cnjuges, pela entidade familiar ou pelo terceiro, desde que observado o disposto no art. 1.711. O prdio deve ser de propriedade do instituidor ou instituidores, exclusivamente. No pode haver dvidas suficientes para prejudicar os credores. So dvidas anteriores ao ato instituidor que prejudicam o instituto (art. 1.715). O prdio deve ser destinado efetivamente ao domiclio da famlia. O instituto foi criado exclusivamente para garantir a moradia. O prdio e os valores mobilirios, constitudos como bem da famlia, no podem ter destino diverso do previsto no art. 1.712 ou serem alienados sem o consentimento dos interessados e seus representantes legais (art. 1.717). O bem de famlia constitui-se pelo registro de seu ttulo no Registro de Imveis (art. 1.714), no havendo, portanto, eficcia erga omnes, antes do registro. O bem de famlia declarado inalienvel, podendo ser removido, desde que haja consentimento dos interessados e de seus representantes legais, ouvido o Ministrio Pblico (art. 1.717). impenhorvel, ficando isento de execuo por dvidas posteriores sua instituio, salvo as que provierem de tributos relativos ao mesmo prdio, ou de despesas de condomnio (art. 1.715). O bem de famlia legal tambm impenhorvel, salvo as excees previstas na Lei 8.009/90.

Conceito Legislao

Objeto e valor do bem de de famlia

Modalidades de bem de famlia

Requisitos para instituio do bem de famlia

Inalienabilidade e Impenhorabilidade do bem de famlia

Extino do bem de famlia

A dissoluo da sociedade conjugal no extingue o bem de famlia (art. 1.721), mas, dissolvida a sociedade conjugal pela morte de um dos cnjuges, o sobrevivente poder pedir a extino do bem de famlia, se for o nico bem do casal (par. nico). Extingue-se, igualmente, o bem de famlia com a morte de ambos os cnjuges e a maioridade dos filhos, desde que no sujeitos a curatela (art. 1.722). Na hiptese e na forma previstas no 1.717, o juiz poder extinguir o bem de famlia ou autorizar a subrogao dos bens institudos em outros.

QUADRO ESQUEMATICO

You might also like