You are on page 1of 12

Centro Integrado de Desenvolvimento do Trabalhador " Luiz Adelar Scheuer" SENAI / CIDT

Juiz de Fora 2011

(TCC) SUMRIO

Pg.
1 INTRODUO ................................................................................... 1.1 Questionamentos freqentes ............................................................ 2 APRESENTAO DE TRABALHO .................................................. 3 DESENVOLVIMENTO DO TCC ........................................................ 4 DOCUMENTOS CONSULTADOS .................................................... 03 03 07 08 12

1. INTRODUO

(TEXTUAL)

Certamente, quando voc optou para a realizao de um Curso no Ensino Tcnico, pensava em sua formao profissional e consequentemente sua insero no mercado de trabalho. A concluso deste curso, com xito, est cada vez mais prxima com a elaborao de seu TCC. Ao pensarmos na concretizao desse ideal que o SENAI CIDT-LAS/Juiz de Fora preparou este documento, contendo orientaes sobre a realizao e finalizao de TCC. A leitura atenta destas instrues e cumprimento de todas as etapas descritas permitir que voc esteja livre de contratempos que poderiam ocorrer na concluso de seu curso.

1.1 Questionamentos freqentes na realizao do TCC

a) O que o TCC? a efetiva integrao do mundo acadmico com o mundo do trabalho. o momento em que o aluno ter a oportunidade de transferir os conhecimentos e consolidar em uma pesquisa. Espera-se que este perodo seja de amadurecimento do aluno no aspecto profissional e pessoal. b) Por que fazer o TCC? Porque ele obrigatrio em seu curso. Ou seja, est estabelecido na grade curricular do curso matriculado, sendo, portanto indispensvel para a concluso de seu curso e aquisio do Diploma de Tcnico. Significa que para o trmino de seu curso, mesmo que voc j tenha concludo todos os mdulos estabelecidos, voc tem que finalizar o TCC, apresent-lo a uma banca determinada pela Escola.

c)

Quantas pginas devem conter meu TCC? No existe um nmero mnimo exigido. O nmero deve ser em

decorrncia da coerncia e necessidade do desenvolvimento do tema a ser trabalhado. O TCC, dever ser entregue, subdividido da seguinte maneira: - Primeira Etapa (1 Captulo) - Segunda Etapa (2 Captulo) - Terceira e ltima Etapa (3 Captulo) Totalizando ento as trs etapas distintas. Ficando ento assim: a)
b)

Capa Folha de Rosto Sumrio Introduo Geral Captulo 1 Captulo 2 Captulo 3 Concluso Apndices e Anexos Capa Nome e local da unidade responsvel; Ttulo e subttulo Local data e ano;

c) d)
e) f) g)

h)
i)

(se houver);

Folha de Rosto Nome da Instituio (por extenso); Nome da

Unidade de Ensino; Ttulo e subttulo (curso e perodo); nome do aluno e data (ms e ano);

Sumrio Enumerao das principais sees e outras partes

de um documento na mesma ordem em que a matria se apresenta. Escreve-

se sumrio em letra maiscula a partir da margem superior centralizado na folha.

Formatao Todo o trabalho deve ser digitado em folha A4, Margem superior: 3 cm. Margem inferior: 2 cm. ; Margem esquerda: 3 cm. ; Margem direita: 2 cm. Margem de pargrafo: 2 cm. ;
(Especificao de Margens)

obedecendo as seguintes margens:

3 cm.

3 cm 2cm

2 cm

4cm.

2 cm.

2. APRESENTAO DO TRABALHO

A) Margens da Folha 3 cm esquerda e superior; 2cm direita e inferior, em folha branca tamanha A4. A tinta deve ser de cor preta nica; B) Fonte (letra) Times New Roman ou Arial; fonte tamanho 12, em citaes tamanho 11 e notas de rodap 10; Obs:

Para ttulos (captulos e partes) o tamanho 14 - negrito; Para subttulos o tamanho 14 - normal; Para o texto normal, o tamanho 12; Para citaes no texto, tamanho 11; Para notas de rodap, o tamanho 10; Todo o trabalho deve ser digitado somente em uma fonte, no

sendo aceitvel qualquer variao. D) Espaamentos - O texto normal deve ser digitado em espao 1,5; Entre ttulos, subttulos e pargrafos, usar espaamento duplo. Nas citaes e tabelas usar espaamento simples; Nas referncias bibliogrficas usar espaamento simples.

E) Ttulos das partes pr-textuais e ps-textuais Devem ser centralizados; F) Ttulos e subttulos Da partes textuais, alinhados esquerda; G) Paginao A partir da folha de rosto, todas as folhas so contadas, mas apenas numeradas, a partir da INTRODUO, ou seja, da PARTE TEXTUAL. A numerao feita em algarismos arbicos a 2cm da margem superior e 2cm da margem direita;

3.

DESENVOLVIMENTO DO TCC

As orientaes abaixo apresentam a descrio de todo o contedo proposto em seu desenvolvimento. E para finalizar, suas concluses ponderadas nas observaes junto ao mercado de trabalho.

3.1 - O TCC compreende Elementos pr-textuais: capa, agradecimentos (opcional) e sumrio. Elementos textuais: introduo (apresentao da empresa; sntese da carga horria; relatrio descritivo das atividades e situaes vivenciadas; concluso). Elementos ps-textuais: referncia bibliogrfica. Apndices e anexos so opcionais. Eles devem ser apresentados de acordo com as informaes direcionadas no relatrio, a saber:

3.1.1

- ELEMENTOS PR-TEXTUAIS

Capa (Elemento obrigatrio) uma cobertura externa em folha A4, contendo os seguintes elementos:
Nome da Instituio responsvel, com subordinao at o nvel de

autoria (centralizado);
Ttulo: ttulo do relatrio (centralizado); Subttulo: Tema (margem direita); Local: da entrega do TCC

Ms/ano: Data da entrega do TCC.

Agradecimentos (Elemento opcional)

Iniciar o agradecimento em folha distinta apresentando o ttulo centralizado margem superior, letra maiscula, fonte tamanho 12 em negrito. O texto deve iniciar a 2cm abaixo. O agradecimento poder ser direcionado aquele(s) cujo auxlio foi fundamental para a realizao do trabalho.

Sumrio (Elemento obrigatrio) Iniciar em folha distinta apresentando o ttulo centralizado margem superior, letra maiscula, fonte tamanho 12 em negrito. O texto deve iniciar a 2cm abaixo. Apresenta a enumerao das divises e sees (captulos) presentes no relatrio, na mesma ordem e grafia que aparece no corpo do trabalho e com a respectiva indicao de pgina. A palavra sumrio dever ser centralizada e sem indicativo numrico, fonte tamanho 12 em negrito.
3.1.2 - ELEMENTOS TEXTUAIS

So aqueles que expem a parte textual do relatrio. Fazem parte: - Introduo; - Desenvolvimento; - Sntese; - Metodologia; - Concluso.

4 - Introduo

a parte introdutria que explica o tema a ser pesquisado, devendo ser consideradas sucintamente as seguintes informaes: a) Qual a importncia do tema para a formao profissional; b) Apresentao dos objetivos traados pelo aluno para o seu TCC, direcionando onde quer chegar com a pesquisa realizada mediante suas indagaes e questionamentos a respeito do assunto. Exemplo de objetivo geral: Desenvolver um programa para manuteno e controle de produtos no setor. Exemplos de objetivos especficos: ( o caminho a ser seguido para alcanar o objetivo geral): a) Reconhecer a rotina do setor de automao; b) Selecionar o instrumento de programao ideal s necessidades detectadas; c) Elaborar o programa de gerenciamento e controle da produo; d) Instalar o programa no setor de automao. (Em determinados casos pode-se optar e explicitar o objetivo geral e relacionar em tpicos os principais elementos desenvolvidos). Exemplo do objetivo: Prestar servios tcnicos na rea de manuteno buscando colocar em prtica os conhecimentos adquiridos em sala de aula e assim desenvolver atitudes profissionais de forma monitorada.

4.1 Desenvolvimento
Iniciar em folha distinta apresentando o indicativo numrico (2), alinhado margem esquerda, a 3cm de borda superior e o texto deve iniciar 2cm abaixo.

4.2 - Metodologia

10

Iniciar em folha distinta apresentando o indicativo numrico (4), alinhado margem esquerda, a 3cm de borda superior e o texto deve iniciar 2cm abaixo. O tema pesquisado dever ser redigido em forma de texto e para melhor organizao das informaes, pode-se subdividir o texto em subsees. Ao fazer uso de informaes contidas em livros, revistas, sites, etc., dever citar a fonte (AUTORIA, data) e apresentar a referncia completa do material na lista de referncias constante no final do relatrio.

4.3 - Concluso
Iniciar em folha distinta apresentando o indicativo numrico (5), alinhado margem esquerda, a 3cm de borda superior e o texto deve iniciar 2cm abaixo. A parte final onde se descrever sobre a importncia do tema para seu curso de sua formao, as dificuldades encontradas na realizao do TCC e finalmente os comentrios, apresentando sugestes se achar necessrio. Ao final da pgina devero constar as assinaturas do(s) aluno(a)(s), do orientador(a).

5 - ELEMENTOS PS-TEXTUAIS
Consideram-se como elementos ps-textuais: referncias, apndices e anexos.

5.1 Referncias (Elemento obrigatrio)


Iniciar em folha distinta apresentando o ttulo centralizado margem superior, letra maiscula, fonte tamanho 12 em negrito. O texto deve iniciar a 2cm abaixo.

11

Fazer a referncia de uma obra significa reunir um conjunto de dados (tais como autoria, ttulo, editora, local e ano de publicao) sobre o documento, que permita identific-lo de forma nica, porm, em vrias fontes de informao, tais como: (livro, revista, fita de vdeo, home-page, CD-ROM, etc) utilizadas na elaborao do TCC devem ser arroladas alfabeticamente em uma lista, digitadas em espao simples, margeadas esquerda e separadas entre si por espao duplo (ver exemplo de apresentao de referncias).

5.2 Apndices (Elemento opcional) So todos os documentos elaborados pelo autor e que servem para complementar uma argumentao com as informaes fornecidas no corpo do trabalho. Os apndices so identificados por letras maisculas consecutivas, travesso e pelos respectivos ttulos e devem ser apresentados no sumrio. Exemplo: APNDICE A Fotografia dos equipamentos adquiridos para o setor.

5.3 Anexos (Elemento opcional)


Anexo um texto ou um documento que no foi elaborado pelo autor, mas vale como comprovante de uma determinada citao. So identificados por letras maisculas ou travesses, seguidos do ttulo. Exemplo: ANEXO C Representao grfica da quantidade de solda usada ......

12

6 DOCUMENTOS CONSULTADOS

ANDRADE, M. M. de. Introduo metodologia do trabalho cientfico. 3.ed. So Paulo: Atlas, 2005. UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARAN. Biblioteca Central. Normas para apresentao de trabalhos. Curitiba: Ed. Da UFPR, 2002.pt.2:Teses, dissertaes e trabalhos acadmicos.

You might also like