You are on page 1of 4

A comunicao de dados a disciplina da engenharia que trata da comunicao entre computadores e dispositivos diferentes atravs de um meio de transmisso comum.

. Tambm chamada de comunicao de informtica pelo fato das informaes trocadas hoje transferida entre dois ou mais computadores e terminais, impressoras ou outros dispositivos perifricos, sendo que os dados podem ser elementares ou complexos. um campo que representa uma das tecnologias de mais rpida evoluo. Atualmente, podemos conversar recorrendo ao uso do microfone e vdeo, essa informao dividida em pacotes e transmitida pela Internet, sem qualquer custo adicional alm da tarifa mensal do nosso ISP (Internet Service Provider). Assim, o uso tradicional da comunicao de dados como meios de comunicao para mover dados entre dispositivos terminais e computadores est a evoluir em direo a um mecanismo de transmisso de voz, dados e vdeo. Actualmente, podemos conversar recorrendo ao uso do microfone e vdeo, essa informao dividida em pacotes e transmitida pela Internet, sem qualquer custo adicional alm da tarifa mensal do nosso ISP (Internet Service Provider). Assim, o uso tradicional da comunicao de dados como meios de comunicao para mover dados entre dispositivos terminais e computadores est a evoluir em direco a um mecanismo de transmisso de voz, dados e vdeo.
Um dos desenvolvimentos mais significativos na comunicao de dados aconteceu no Sec. XIX, quando o americano Samuek F. B. Morse inventou o telefrico elctrico. A inveno de Morse foi sem dvida importante, pois juntou a mente humana (a inteligncia) com o equipamento de comunicao, com a descodificao baseado na capacidade auditiva da pessoa que recebia a mensagem, e tambm do seu conhecimento do cdigo de Morse. O cdigo de Morse era inadequado para a codificao e descodificao por mquina, devido aos problemas causados pelos comprimentos variveis dos cdigos correspondentes aos caracteres. Assim, o Cdigo Baudot inventado pelo francs Jean Maurice mile Baudot, em 1870, para a perfurao e leitura da fita de papel para utilizao em sistemas telegrficos, utilizava um sistema com 5 perfuraes que permitia codificar 32 estados diferentes o que era insuficiente para codificar as 26 letras do alfabeto anglo-saxnico e os 10 algarismos, mas que vinha resolver alguns problemas da comunicao. O cdigo de Boudot e as suas variaes foram a espinha dorsal da comunicao durante muito tempo. Mas, como a comunicao moderna exigia muito mais, durante a dcada de 1960, foram desenvolvidos vrios cdigos de transmisso de dados. A maioria caiu no esquecimento, restando 3 cdigos predominantes: - O CCITT Internacional Aphabe N 2 um cdigo isolado de cinco bits usado para transmisso de telex; - O EDCDIC (Extended Binary Coded Decimal Interchange Code), cdigo da IBM de 8 bits para codificao dos caracteres alfa-munricos usados em computadores, no compatvel com o cdigo ASCII, usado principalmente para comunicao sncrona em sistemas ligados a computadores de grande porte (mainframes).

- O cdigo ASCII (American Standard Code for Information Interchange) foi definido pelo ANSI (American National Standard Institute,) nos Estados Unidos e pela ISO (International Standard Organization ) em todo o mundo. O cdigo ASCII (American Standard Code for Information Interchange) foi adoptado pelo governo dos USA porque era utilizvel em comunicao de dados. Inicialmente a norma compreendia um cdigo de 7 bit e um bit opcional de paridade que permitia um controlo de validade sobre o cdigo transmitido. Com 7 bit apenas era possvel codificar 128 estados diferentes. O ASCII evoluiu para um "Extended" ASCII que compreende 8 bit permitindo codificar 256 estados diferentes desde 0000 0000 (00 em hexadecimal) at 1111 1111 (FF em hexadecimal). Um dgito binrio comummente chamado bit. A combinao de vrios bits (8) permitem transmitir um carcter (American Standard Code for Information Interchange -ASCII). Assim, o cdigo ASCII permitiu uma das caractersticas mais marcantes das civilizaes modernas que sem dvida a circulao de cada vez maiores quantidades de informao (0s e 1s), entre os diversos pontos do globo. Informao essa que, em grande parte, tratada e canalizada atravs de meios elctricos, electrnicos e informticos. Entre sistemas informticos. Este conceito distingue-se de comunicao e de telecomunicaes, no sentido em que se refere especificamente a transmisso de informao digitalizada (0 e 1), ou seja, que envolve algum processamento informtico, enquanto que as outras formas de comunicao no implicam esse tipo de tratamento.
1-3 Componentes bsicos de um sistema de comunicao

Um sistema de comunicao de dados pode ser descrito simplesmente em termos de trs componentes: o Emissor (origem), o canal (caminho da transmisso) e o receptor (destino). Todavia, o emissor e receptor podem trocar de funes ; ou seja, o mesmo equipamento pode transmitir e receber dados simultaneamente. Que regras ou procedimentos vamos usar para comunicar?

Emissor e Receptor - Designam-se por DTE (Data Terminal Equipment), podero ser terminais remotos, caixas de multibanco, impressoras etc. Um modem ou um n de comunicaes numa rede local, tambm pode ser designado - DCE (Data Communications Equipment), equipamento de comunicao de dados. Canal - Meio utilizado tanto pelo emissor como pelo receptor no estabelecimento da comunicao.

Mensagem - Informao transmitida. Normalmente divida em parte mais pequena, para que possa chegar ao destino sem erros. Protocolos - regras e procedimentos para comunicaes, descritos no papel e aceites pelos fabricantes que projectam produtos e equipamentos informticos. Todos os computadores podem trocar informaes livremente com qualquer outro, independentemente da sua marca ou do sistema operativo instalado. Ex: IPX/SPX, FTP, TCP/IP. Distoro, tempo de propagao, rudo - Conjunto de factores que contribuem para a deteriorao das mensagens que circulam no canal. Ento fcil pensar num sistema de comunicao de dados entre os ponto A e o ponto B em termos de circuito de dados universal de sete partes, que consiste nos seguintes itens:

a) Esquema de blocos

b) Representao pictrica Figura 4- Circuito de dados universal de 7 partes - O equipamento terminal de dados (DTE) no ponto A - Interface entre o DTE e o equipamento de trmino de circuitos de dados ou equipamento de comunicao de dados (DCE) no ponto A

- O DCE no ponto A - O canal de transmisso entre o ponto A e o ponto B - O DCE no ponto B - A interface DCE-DTE no ponto B - O DTE no ponto B No circuito de dados de sete parte, o DTE pode ser um dispositivo terminal ou parte de um computador; o DCE poder ser um modem se for usado um canal de comunicao analgico. O sistema de comunicao de dados s est preocupado com a transmisso correcta dos dados, e no com o seu contedo, se diz "isto ou aquilo". Tem como papel principal evitar os erros na transmisso. Assim, para que possa ser assegurada essa transmisso correcta existem os referidos Protocolos.

You might also like