You are on page 1of 7

Saliva

Saliva
A saliva um fluido aquoso, transparente, que secretado pelas glndulas salivares diretamente na cavidade bucal. constituda principalmente de enzimas, minerais e amiocidos.

Descrio
A saliva um dos mais complexos, versteis e importantes fluidos do corpo, que supre um largo espectro de necessidades fisiolgicas. Suas propriedades so essenciais para a proteo da cavidade bucal, do epitlio gastrointestinal e do orofaringe. Alm de umedecer os tecidos moles e duros da cavidade bucal, tem funo de destaque no controle da quantidade de gua do organismo. Quando o corpo est com falta de gua, a boca fica seca, manifestando a sede. A saliva desempenha diversas funes e em condies ideais de sade o ser humano produz de 1 a 2 litros de saliva por dia! A saliva diminui a acidez bucal, prevenindo a crie. Muitos grupos sociais primitivos e indgenas, por no terem hbitos perniciosos, como o fumo, consumo excessivos de lcool e acar tm uma saliva de melhor qualidade e menor acidez, por isso menos cries e problemas gastrointestinais. Recentemente foi comprovado [1], atravs de pesquisas, que quando ratos tinham as glndulas salivares extradas, adoeciam mais de infeces e intoxicaes, o que justifica plenamente o hbito de "lamber as feridas" mantido pela maioria dos animais. Todas as glndulas salivares maiores e menores contribuem para a composio da saliva. Essa composio varia de acordo com a taxa de secreo, que baixa durante o sono e alta ( 1 ml por minuto) durante a estimulao. A secreo controlada pelo centro salivar no crebro, e o fluxo gerado pelo paladar (gustao). A funo mastigatria controlada por meio de receptores no periodonto e nos msculos da mastigao.

Fisiologia
A saliva uma secreo excrina de clulas especializadas que se denominam globalmente clulas salivares, e podem, ou no, congregar-se, formando glndulas: so as glndulas salivares (maiores e menores). A secreo salivar um lquido aquoso que contm, em soluo, uma multiplicidade de substncias, principalmente protenas e glicoprotenas. Dentro das glicoprotenas destacam-se a mucina, molculas de alto peso molecular que conferem saliva a propriedade de viscosa mucinosa. Quando a proporo de mucina predominar sobre a concentrao de protena na saliva, fala-se de secreo mucosa; no segundo caso, quando for maior a concentrao de protena fala-se de secreo serosa. As clulas produtoras de saliva podem ter duas caractersticas citolgicas diferentes, segundo o tipo de secreo salivar que sejam capazes de secretar. Por exemplo, as clulas que secretam saliva mucosa apresentam menor densidade eletrnica, so clulas claras, contendo poucos grnulos no citoplasma, que pelo fato de secretar mucina, so chamados grnulos mucinognicos. Estas clulas claras encontram-se nas glndulas salivares menores e, entre as maiores, principalmente na glndula sublingual e esto na partida. As clulas salivares isoladas, espalhadas na mucosa bucal e farngea, em geral, so apenas clulas com grnulos de mucinognio (claras). As clulas secretoras de saliva serosa tm caractersticas diferentes; so escuras, porque contm alta proporo de grnulos de zimognio, isto , formadores de protenas, entre elas enzimas (zimo = fermento). Estas clulas s existem nas glndulas salivares maiores, mas predominam definidamente na glndula partida (so praticamente as nicas) e diminuem, proporcionalmente, na submandibular, sendo escassas na sublingual. Estas clulas (claras e escuras) diferem ainda, entre si, pelas caractersticas do ncleo.

Saliva

Composio
A saliva secretada pelas glndulas salivares contm gua e glicoprotenas, entre elas a mucina ela d viscosidade saliva(deixa-a espessa,e tambm lubrificam os alimentos e a boca, mantendo-a mida. Outra substncia presente na saliva a ptialina, uma enzima protica que digere amidos. Calcula-se que setenta por cento do amido ingerido sejam hidrolisados pela ptialina.
gua Slidos A)Substncias inorgnicas b)Substncias orgnicas A)Substncias inorgnicas nios 1. Cl2. H2PO-4 3. HPO--4 4. HCO-3 (CO2) 5. SO--4 6. S-7. F8. Outros nions: Ctions 1. Na+ 2.K+ 3.Ca++ 4.NH4 5.Mg++ B) Substncias orgnicas 1.Mucina 2.Amilase (ptialina) 3.Uria 4.Lisozima 5.Anidrase carbnica (ac) 6.Tiocianato (SCN-) 7. Glicose 8. Outras: a)Enzimas microbianas b)Componentes sangneos c) Produtos de excreo 300mg% 40mg% 20mg% 10mg% 10mg% 10mg% 1mg% 9mg% 150mgg% 80mg% 25mg% 15mg% 10mg% 10mg% 6mgg% 0,02mg% 0,89mg% 350mg% 160mg% 170mg% 4 a 10mg% 10mg% 0,5mg% 99,1g% 900mg% 500mg% 400mg%

Saliva

d) Produtos da atividade microbiana

Consideraes gerais
A gua entra em grande proporo, e serve para manter midas a mucosa bucal e as superfcies dos dentes, ao mesmo tempo em que o solvente geral das substncias do meio bucal. Entre os nions, particularmente, o bicarbonato, o monofosfato e o bifosfato, que exercem um efeito tamponante eficaz, frente aos cidos e s bases, o que permite a constncia do pH salivar em torno de 6,9. Entre os ctions, o clcio, na taxa de 4 a 10mg%, usado como parmetro para se determinar a susceptibilidade dos pacientes crie dental no mtodo de Fosdick. Entre os componentes orgnicos, a mucina (glicoprotena), graas sua elevada viscosidade, exerce um papel protetor de grande eficincia, lubrificando a mucosa da boca, aglutinando as partculas alimentares e microrganismos, ao mesmo tempo em que tem um elevado poder tamponante, contribuindo para a manuteno do Ph a 6,9. A amilase, ou ptialina, hidrolisa o amido e glicognio at maltose, conforme a seqencia: amido e glicognio dextrinas maltose A uria, resduo do catabolismo dos aminocidos, e que excreta, principalmente, pela urina, tambm eliminada na saliva na taxa de 20mg%. A lisozima exerce importante ao bactericida e a]] anidrase carbnica catalisa a reao: CO2 + H2O H2CO3 H+ + HCO-3 que importante na formao do trtaro ou clculo dental. A glicose entre numa taxa bastante reduzida de 1,0mg%, mas o principal substrato que, na via glicoltica, explica a formao do cido lctico, que est relacionado ao processo bioqumico da crie dental. Finalmente entre os componentes orgnicos da saliva destacam: Enzimas microbianas A hialuronidase hidrolisa os mucopeptdeos, como o cido hialurnico, produzindo cido glicurnico, glicosamina, e cido actico. A urease hidrolisa a uria, responsvel pelo aparecimento da amnia (NH3) na saliva, que uma substncia bsica que eleva o pH salivar, o que facilita a precipitao dos sais de clcio na formao do trtaro dental e, alm disso, a amnia txica e custica,e acaba lesando o periodonto de proteo, o que permite a instalao da doena periodontal. (piorria): O=C(NH2)2 + H2O (urease) CO2 + 2NH3 As fosfatases cidas hidrolisam steres fosfricos e tomem parte no processo da crie a aftas da mucosa da boca. As fosfatases alcalinas tomam parte nas alteraes do periodonto, precipitando os sais de clcio para a formao de trtaro dental. As lipases hidrolisam os diferentes tipos de lipdeos, produzindo cidos graxos, glicerol, H3PO4 e outros. As oxidases (sacarose, lactase, maltose e amilase) hidrolisam sacarose, lactose, maltose, amido e glicognio, dando frutose-galactose e glicose.

Saliva Componentes sangneos Destacamos os aminocidos, o cido rico, as alfa, beta e gamaglobulinas; mas, a concentrao desses componentes sempre inferior quela que se apresenta no sangue, e pouco influenciada pelas variaes das respectivas taxas sanguneas. Produo de excreo Medicamentos (I- e Br-) e txicos (Pb++, Hg++, Bi+++ e alcalides) podem ser encontrados na saliva; assim prtica rotineira, nos prados de corrida, pesquisar-se a presena de drogas estimulantes (dopping) na saliva dos cavalos ganhadores. Por outro lado, importante ao cirurgio-dentista ter esse conhecimento, em funo do diagnstico das gengivo-estomatites medicamentosas. Produtos da atividade microbiana So variados como j tivemos a oportunidade de ver, mas em especial destacam-se os produtos de putrefao como fenis, cidos, aminas, amnia, aminocidos, H2S, tis, indol, escatol que so dotados de cheiro desagradvel, determinando, pois, o mau hlito ou halitose.

Glndulas Produtoras
Glndula partida Glndula submandibular Glndula sublingual Glndulas menores

Funo
Preparao do bolo alimentar
Pelas propriedades cognitivas da saliva, em especial pela ao adesiva das glicoportenas (mucina), pode-se colar partculas previamente quebradas pela ao mecnica da mastigao para posterior deglutio.

Umidade
Confere o grau de umidade mucosa bucal e farngea e o ambiente mido das vias digestivas superiores em geral.

Ao solvente e de limpeza
A gua da saliva o solvente no qual se dissolvem as substncias que estimulam os corpsculos gustativos, estimulao importante que mantm a secreo salivar (feed back positivo).

Proteo
A funo protetora expressa de varias formas. A saliva tem papel lubrificante. Seu contedo glicoprotico, que torna mucinosa, protege a mucosa de revestimento, formando uma barreira contra estmulos nocivos, toxinas microbianas e pequenos traumas. Sua consistncia fluida tambm prov uma ao de lavagem mecnica, a qual carreia bactrias no-aderentes e debris celulares da boca. Em particular, a limpeza promovida pela saliva limita a disponibilidade dos acares para os microrganismos da placa acidognica. As protenas da saliva que se ligam ao clcio ajudam a formar uma pelcula que se comporta como uma membrana protetora.

Saliva

Tamponamento
A saliva comporta-se como um sistema tampo que protege a cavidade oral de duas maneiras: primeiro, muitas bactrias necessitam de um pH especfico para seu crescimento mximo; a capacidade tampo da saliva evita a colonizao da boca por microrganismos potencialmente patognicas, por negar-lhes a otimizao das condies ambientais: em segundo lugar, os microrganismos da placa podem produzir cido a partir de aucares, os quais, no sendo rapidamente tamponado e limpos pela saliva, podem desmineralizar o esmalte. Capacidade-Tampo A capacidade-tampo da saliva (CTS) a propriedade de a saliva manter o seu pH constante a 6,9-7,0, graas aos seus tampes, mucinato/mucina, HCO-3/H2CO3 e HPO--4/H2PO-4, que bloqueiam o excesso de cidos e de bases conforme os mecanismos: Excesso de cidos (H+): HCO-3 H2CO3 H2O + CO2 Excesso de bases (HO-): HO- + H2CO3 HCO-3 + H2O Os tampes mucinato/mucina e monofosfato/bifosfato agem da mesma forma e. assim. o elevado poder tamponante da saliva mantm a higidez da mucosa bucal e dos dentes. A determinao da CTS se faz por titulometria, medindo-se o volume de cido lctico 0,1 normal necessrio para baixar o pH salivar de 6,9 a 3,7 (ponto de viragem do alaranjado de metila). O indicador amarelo-laranja a 6,9 e rseo a 3,7. Na prtica, colocam-se 10ml de saliva num erlenmeyer, juntamente com o alaranjado de metila, e verte-se, na saliva, gota a gotra, o cido lctico 0,1 normal colocado numa bureta, at ser atingida a cor rsea (viragem do alaranjado de metila). Fecha-se ento a bureta e l-se o volume de cido lctico 0,1N gasto. Para exprimir a CTS usa-se multiplicar por 10 o volume de cido lctico gasto. E assim, podemos classificar os pacientes em trs grupos: 1. Pacientes medianamente susceptveis crie dental: CTS = 40. 2. Pacientes resistentes crie dental: CTS = >40. 3. Pacientes muito susceptveis crie dental: CTS = <40. Dentro de certos limites, a CTS funciona como um ndice relativo de atividade de crie dental.

Digesto
A saliva importante para a vida, fornecendo sensibilidade gustativa, neutralizando o contedo do esfago, diluindo o suco gstrico, ajudando a formar o bolo alimentar e, devido ao seu contedo de amilase, quebrando o amido.

Gustao
A saliva possui tambm um papel na gustao. Embora ela permita que se tenha a sensao de satisfao da comida a ser experimentada, seu papel principal o de proteo, permitindo o reconhecimento de substncias nocivas. A saliva necessria para dissolver substncias a serem degustadas, assim dessa forma as papilas gustativas vo poder sentir o sabor do alimento e fazer com que ele seja digerido, alm de informar ao crebro o gosto do alimento. Ela contm, tambm protena, chamada gustina, que parece ser necessria ao crescimento e maturao dos corpsculos gustativos.

Saliva

Ao antimicrobiana
Tem a saliva grande influncia ecolgica sobre os microrganismos que tentam colonizar os tecidos bucais. Alm do efeito de barreira do seu contedo mucoso, ela contm um espectro de protenas com propriedades antibacterianas, como o caso da histatina. A lisozima uma enzima que pode hidrolisar a parede celular de algumas bactrias. A lactoferrina liga-se ao ferro livre, privando, assim as bactrias do seu elemento essencial. Anticorpos esto presentes na saliva. A principal imunoglobulina encontrada na saliva, IGA secretora, tem a capacidade de aglutinar microrganismos. Essa capacidade, juntamente com a ao de limpeza da saliva, serve para remover agregados de bactrias.

Manuteno da integridade dos dentes


A saliva saturada com ons clcio e fosfato. A alta concentrao dos referidos ons garante trocas inicas direcionadas superfcie dos dentes. Essa troca comea to logo o dente erupcione, pois, embora a coroa esteja completamente formada sob ponto de vista morfolgico, nesse momento, ela cristalograficamente incompleta. A interao com a saliva resulta em maturao ps-erupo atravs difuso de ons, como o clcio, fsforo, magnsio e cloreto, para a superfcie dos cristais de apatita do esmalte. Essa maturao aumenta a dureza da superfcie, diminui a permeabilidade e aumenta a resistncia do esmalte s cries. Se, contudo, o processo carioso for instalado, poder ser paralisado, antes de ocorrer a cavitao do esmalte, sendo possvel o processo de remineralizao devido disponibilidade de ons fosfato e clcio na saliva. Se os ons fluoreto tambm estiverem disponveis na remineralizao, a leso reparada ser menos susceptvel a uma futura decomposio. Por outro lado, a saliva contm estaterina, que inibe a deposio de fosfato de clcio, como tambm protenas acdicas ricas em prolina, que, juntamente com a estaterina inibem o crescimento dos cristais de hidroxiapatita.

Reparao tecidual
Clinicamente, parece que o tempo de sangramento dos tecidos bucais inferior aos dos outros tecidos. Quando a saliva experimentalmente misturada com sangue, o tempo de coagulao pode ser muito acelerado (embora o cogulo resultante seja menos slido que o normal). Estudos experimentais em camundongos tm mostrado que a contrao da ferida significantemente aumentada na presena da saliva, devido ao fator de crescimento epidrmico que ela contm, produzido pelas glndulas submandibulares. Ainda que com menor freqncia, o fator de crescimento ocorre na saliva humana, mas seu efeito sobre os processos de reparao ainda no foi demonstrado.

Xerostomia
a falta de produo de saliva. Existem diversas causas para esse quadro. Uma das solues possveis para o quadro o uso de saliva artificial. Xerostomia a sensao de boca seca. Diferentemente da hiposalivao, que a diminuio do fluxo salivar.
[1] Revista National Geographic, abril 2006.

Bibliografia
Tratado de Fisiologia Aplicado Sade; C. R. Douglas.; 5 edio; Guanabara Koogan. Histologia bucal, Desenvolvimento, Estrutura e funo; A. R. Ten Cate; Quinta edio; Guanabara Koogan; 1998. Bioqumica odontolgica; Aranha, Fvio leite ; So Paulo: Savier, 2 ed.; Revista e ampliada., 2002.

Fontes e Editores da Pgina

Fontes e Editores da Pgina


Saliva Fonte: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?oldid=31780967 Contribuidores: Bisbis, ChristianH, Eisdur, Jeferson, Jozeias3d, Marcelo Cesa, Millo, Nuno Tavares, OS2Warp, Pedromelcop, Rhcastilhos, Sturm, Viniciusmc, Vinne2, 41 edies annimas

Licena
Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported //creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/

You might also like