You are on page 1of 6

FACULDADES DE CINCIAS HUMANAS DE VITRIA FAVIX MARIA VALDELENA LOPES DOS SANTOS

O PROCESSO AVALIATIVO NO DESENVOLVIMENTO ESCOLAR

Vila Gorete-Lago Grande-Santarm-PA 2012

MARIA VALDELENA LOPES DOS SANTOS

O PROCESSO AVALIATIVO NO DESENVOLVIMENTO ESCOLAR

Artigo apresentado disciplina avaliao Institucional, como requisito avaliativo parcial para obteno de nota sob a orientao do professor Josenias Figueira.

Vila Gorete-Lago Grande-Santarm-PA 2012

MARIA VALDELENA LOPES DOS SANTOS

O PROCESSO AVALIATIVO NO DESENVOLVIMENTO ESCOLAR

Avaliado por: ______________ Josenias Figueira Data:__/__/__ Nota:________

Vila Gorete-Lago Grande-Santarm-PA 2012

voc que me ajudou nas horas mais difceis e que acreditou em mim, apesar dos meus erros.

O PROCESSO AVALIATIVO NO DESENVOLVIMENTO ESCOLAR Maria Valdelena Lopes dos Santos1 Josenias Figueira2

A comunidade escolar Nossa Senhora de Nazar tem um objetivo vivenciado pelo acompanhamento dos mais discentes, da qual substanciam a aprendizagem proposto pelos saberes de avaliar e buscar uma evoluo que englobam cada conhecimento.

(...) Capaz de compreender tanto a situao do aluno quanto de medir seu desempenho, capaz de fornecer lhe indicaes esclarecedoras mais do que oprimir-lo com recriminaes capaz de preparar a operacionalizao das ferramentas xito, mais do que se resignar a ser apenas um termmetro (at mesmo um instrumento) do fracasso, no seria o mais belo auxiliar, e o primeiro meio de uma Pedagogia enfim eficaz (Hadji, 2001. p9)

A atividade que se realizar fundamental aos docentes proporcionando o bem estar dos discentes das sries educao infantil e do ensino fundamental de 5 srie a 8 srie, que teve o incio dia 14 a 28 de fevereiro, o ato que desenvolve muito construtivo a comunidade escolar que depara com a prtica de cada discente, favorecendo a qualidade, levando mais conhecimento ao ambiente em que vive, avaliando com eficincia, tendo um processo cuidadoso e contnuo, obtendo nota relacionando o desempenho de cada discente.

(...) Sob essa tica, ela considerada um instrumento sancionador e qualificador em que o sujeito da avaliao o aluno, somente o aluno, e os objetivos das avaliaes so as aprendizagens realizadas segundo certos objetivos previamente delimitados para serem atingidos igualmente por todos. Todavia, no contexto escolar a avaliao da aprendizagem no deveria existir por si mesma, mas ser compreendida e implementada como elemento subsidirio da prtica a servio da proposta a qual est atrelado. (Souza. 2005. p.69).

Por tanto, o ensino da aprendizagem da escola, tem como contedo proporcionar um conhecimento relacionado a um desenvolvimento que facilite a

Aluno do Curso de Pedagogia 2012 pela FAVIX Faculdade de Cincias Humanas de Vitria. Professor adjunto pela FAVIX Faculdade de Cincias Humanas de Vitria.

segurana da criana. O docente no tem o proposito de s ensinar, mas acompanha-la cada passo de valores de um desempenho.

(...) O uso de avaliao sistemtica durante o processo de elaborao do programa de ensino de aprendizagem com o proposito de aperfeioar quaisquer desses trs processos. Na medida em que a avaliao formativa se processa durante o estgio de formao, deve haver todo o empenho no sentido de utiliz-lo no aperfeioamento do processo. (Bloom, Hastings e Madaus. 1983, p130).

O objetivo da escola progredir com a aprendizagem dos discentes, facilitando o conhecimento, vivenciando o acompanhamento, atribuindo o

desempenho para uma boa educao de qualidade aos seus educandos.

You might also like