You are on page 1of 5

AMPLIAO DOS PODERES INSTRUTRIOS DO JUIZ

Joselene Machado Dias

"O bom juiz bem pode ser criativo, dinmico e 'ativista' e como tal manifestar-se; no entanto, apenas o juiz ruim agiria com as formas e as modalidades do legislador, pois, a meu entender, se assim agisse deixaria de ser juiz. " Mauro Cappelletti

1-INTRODUO

Na atualidade, ainda h corrente doutrinria que considera correta a total imparcialidade do magistrado em relao produo de provas. Faz-se necessrio demonstrar que esse posicionamento no serve de paradigma na atual conjuntura. Uma reviso das premissas que sustentam tal posicionamento far o juiz ciente de suas funes, tornando-o um juiz ativo, participante e independente, com ampla liberdade na investigao da prova nos moldes do que exige a sociedade.
2- PRINCPIO DISPOSITIVO E IMPARCIALIDADE DO JUIZ

A busca da verdade real, na instruo probatria, no pode ser limitada pelo princpio dispositivo que, na sua interpretao clssica era caracterizado pela exclusiva contribuio das partes no que tange a matria probatria. Este princpio, sedimentado ao longo dos anos, deve ser reexaminado em razo da necessidade da busca da verdadeira postura do juiz, qual seja: ativo e direcionado para o atendimento dos anseios dos jurisdicionados. A corrente que se contrape idia de que o juiz deve deter amplos poderes na instruo processual, sobretudo na instruo probatria tem como defensor Liebman, o qual afirma que esse princpio o sustentculo da imparcialidade do magistrado e, ao contrari-lo, o juiz estaria negando a sua necessria imparcialidade. Assevera que o julgador ao diligenciar em busca de provas torna-se de tal forma envolvido que passa a

decidir de forma parcial, devendo o processo restringir-se a um instrumento a ser manuseado pelas partes, prevalecendo, assim, a imparcialidade do juiz. Ora, deve haver no s uma relativizao do princpio dispositivo como tambm um correto entendimento do seu verdadeiro alcance. O princpio dispositivo no tem qualquer ligao com a instruo da causa, matria eminentemente processual, mas apenas com as limitaes impostas ao juiz em razo da disponibilidade do direito material. Seguindo esse entendimento, Jos Roberto dos Santos Bedaque afirma em belo trabalho: a denominao "princpio dispositivo" deve expressar apenas as limitaes impostas ao juiz, em virtude da disponibilidade do direito; e que so poucas, pois se referem aos atos processuais das partes voltados diretamente para o direito disponvel. As demais restries, quer no t cante ao incio do processo, quer referentes instruo o da causa, no tm qualquer nexo com a relao material; no decorrem, portanto, do chamado princpio dispositivo." Dando efetividade tese ora esposada, o legislador de 1973 incorporou ao cdigo a mitigao do princpio dispositivo, demonstrando que o magistrado no um simples espectador diante da produo das provas no processo. Assim dispe o dispositivo legal: Art.130. Caber ao juiz, de ofcio ou a requerimento da parte, determinar as provas necessrias instruo do processo, indeferindo as diligncias inteis ou meramente protelatrias." A respeito do tema, assim se pronuncia o ministro Slvio de Figueiredo Teixeira: "O Cdigo acolheu o princpio dispositivo, segundo o qual o juiz deve julgar segundo o alegado pelas partes ( iudex secundum allegata et probata partium indicare debet). Mas o abrandou, permitindo a iniciativa probatria do juiz..., haja vista que a publicizao do processo e a socializao do direito implicam, cada vez mais, a busca da verdade real... A iniciativa probatria do juiz pode ocorrer em qualquer fase, uma vez que a mesma no se sujeita a precluso. "

A ttulo de concluso, pode-se afirmar que o princpio dispositivo, assim como todos os princpios que regem o ordenamento jurdico, deve ser relativizado para que se permita a realizao processual atravs da atuao efetiva do magistrado, o que, longe de ser um risco imparcialidade deve ser entendido como legtima e imprescindvel realizao da justia.
3- PUBLICIZAO DO PROCESSO CIVIL E INSTRUMENTALIDADE

A publicizao do processo civil demonstra que embora a relao de direito material

seja privada, a relao de direito processual pblica (autonomia do direito de ao), tendo por conseqncia uma negao das premissas que fundamentavam a antiga doutrina do sculo XIX. Nesse sentido, Michele Taruffo sentencia:
"O processo deixa de ser algo que diz respeito apenas s partes, passando a ser visto como um local onde o Estado exprime a sua autoridade, e que objetiva no apenas a tutela dos interesses privados, mas tambm a realizao do interesse pblico na distribuio da justia."

Outra no a ctedra do professor Humberto Theodoro Jnior, o qual demonstra de forma concisa e clara que no deslinde da controvrsia no esto presentes somente os interesses das partes envolvidas, mas sobretudo o interesse do Estado em que a lide seja resolvida de forma justa segundo os ditames do direito ptrio. E conclui: "Eis porque o juiz, no processo moderno, deixou de ser simples rbitro diante do duelo judicirio travado entre os litigantes e assumiu poderes de iniciativa para pesquisar a verdade real e bem instruir a causa." Destarte, esse rigor formal deve ser combatido pois prejudica a adequada verificao dos fatos e dificulta a realizao da justia, alm de estar em desconformidade com o carter pblico do processo viabilizador da efetividade.
4- DIREITO CONSTITUCIONAL PROVA E PRINCPIO DO LIVRE CONVENCIMENTO MOTIVADO

O direito produo da prova, seja por parte do juiz ou das partes, viabilizador da efetivao de direitos e, no Processo Civil deve ser ampliado. Impe-se

a eliminao de qualquer tentativa de abolir tal direito, pois decorrente da garantia constitucional do devido processo legal, sendo, portanto, a regra. As limitaes concernentes produo da prova somente devem ocorrer de forma excepcional quando estiver em choque com outro direito fundamental mais relevante e ainda assim, atendendo-se ao princpio da proporcionalidade. Neste mesmo diapaso, leciona Eduardo Cambi: "O reconhecimento de um direito constitucional prova, no processo civil implica a impossibilidade de criao de obstculos legislativos irracionais que tornem praticamente impossvel ou extremamente difcil, valer-se das provas necessrias para a demonstrao dos fatos que integram o thema probandum" Cumpre salientar que vige no direito ptrio o princpio da comunho da prova, segundo o qual uma vez levada ao processo, a prova passa a pertencer ao juzo, nada importando, pois, quem determinou sua produo. O artigo 131 do Cdigo de Processo Civil constitui uma garantia da
imparcialidade do juiz. Vejamos:

"Artigo 131: O juiz apreciar livremente a prova, atendendo aos fatos e circunstncias constantes dos autos, ainda que no alegados pelas partes; mas dever indicar, na sentena, os motivos que lhe formaram o convencimento." Trata-se do princpio da persuao racional ou do livre convencimento motivado, princpio constitucionalmente garantido s partes, demonstrando que a atribuio de poderes ao juiz implica tambm no dever de motivar, forma de aferir a responsabilidade do magistrado conforme os ditames do Estado Democrtico de Direito.
5- IGUALDADE FORMAL X IGUALDADE MATERIAL

O que se depreende da linha de evoluo do direito brasileiro, especialmente do processo civil a substituio cada vez mais acirrada da igualdade formal, entendida como ficta, pela material. Esta igualdade formal, embora seja resultante da vitria marcante da Revoluo Francesa, lastreia-se no entendimento literal da lei, fruto do liberalismo individualista, que, embora de suma importncia em outra poca, no deve consubstanciar-se em algo inviabilizador da justia. Hoje vive-se em um Estado Social Democrtico de Direito onde se busca a igualdade material para que a justia seja feita. Essas consideraes traduzem-se em uma vertente que se coaduna cada vez mais com a

ampliao dos poderes do juiz no tocante a instruo probatria, uma vez que permite a correo das desigualdades dentro do pocesso.
6-CONCLUSO

O presente estudo busca demonstrar que, no mbito do processo civil, o magistrado no pode mais permanecer distante de tudo e das partes como se fosse um repetidor inconsteste da lei. no tocante a essas idias que surge a necessidade de ampliao dos poderes do juiz na instruo probatria para viabilizar uma melhor prestao jurisdicional, reavaliando dentro desta conjuntura, a posio do Poder Judicirio. Sugere-se uma mudana substancial para que ocorra uma adequao nova realidade. Desta forma, o juiz deixar de ser apenas um tcnico em Direito para ser um realizador da justia.
l- REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS BEDAQUE, Jos Roberto dos Santos, "Poderes Instrutrios do Juiz", Ed. RT, 1991 CAMBI, Eduardo, "Direito Constitucional Prova no Processo Civil" CINTRA, Antonio Carlos de Arajo, "Teoria Geral do Processo" Ed. Malheiros, 15a edio. MARINONI, Luiz Guilherme," Novas Linhas do Processo Civil", 3a edio. TEIXEIRA, Slvio de Figueiredo, "Cdigo de Processo Civil Anotado, Ed. Saraiva. THEODORO JNIOR, Humberto, "Curso de Direito Processual Civil", 9a edio.

You might also like