You are on page 1of 14

Consideraes sobre a Empresa Brasileira de Servios Hospitalares - II

Um ataque autonomia universitria e indissociabilidade entre ensino-pesquisa e extenso O retorno das polticas dos anos 80 e 90 do Banco Mundial e do Ministrio da Administrao Federal e da Reforma do Estado de 1997. Nelson A. de Souza e Silva Prof. Titular Faculdade de Medicina da UFRJ Diretor do Instituto do Corao Edson Saad/UFRJ

I) Introduo
H poucas semanas escrevi um documento (Consideraes sobre a EBSERH - I) que foi distribudo a todos os membros do Conselho do Centro de Cincias da Sade. Volto a escrever sobre o assunto, acrescentando dados de documentos que parecem ter sido apagados da memria dos brasileiros. Estamos retornando s polticas dos anos 80-90 quando se tentava minimizar o Estado e privatizar ou publicizar (termo empregado para mascarar a privatizao) os bens pblicos (pertencentes a todos os cidados). Resolvi escrever um novo documento, ressaltando as polticas que foram elaboradas h mais de 20 anos. Fao novas consideraes conclamando a nossa sociedade a rejeitar novamente a tentativa de ataque, ou assalto ao bem pblico e um ataque ao bem mais precioso de nossa universidade, a autonomia universitria e seu princpio da indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extenso. Como professor titular dessa universidade e nela militando desde 1960, no posso me curvar vendo nossa universidade, a comear pelos nossos hospitais, sendo ameaada pela volta dessas polticas, sendo colocada de encontro parede com ameaas de ser estrangulada pela falta de recursos oramentrios se no aderir essas polticas de publicizao. Talvez por ter 70 anos de idade, mantenho minha memria antiga bem viva e no esqueo o que foi escrito e muito menos o que escrevi. A EBSERH representa a tentativa de implantao dessas velhas polticas. Expressa uma das mltiplas medidas em andamento da profunda e velha REFORMA DO ESTADO que est em curso, ESPECIALMENTE NA REA DE SADE, e que foi repudiada pela sociedade brasileira. Essas polticas levaram o mundo catstrofe financeira que retirou trilhes de dlares dos cidados levando naes inteiras misria com a maior transferncia de capital do setor pblico para o setor privado j vista na histria do ltimo sculo. Vivemos em sociedade, no para competir ou dominar ou destruirmos uns aos outros, mas para cooperar, para cuidar dos outros. S assim desenvolveremos em harmonia, sem exploraes ou dominaes. 1

O que j foi executado recentemente e outras medidas que devero seguir parecem independentes, mas na realidade fazem parte da mesma velha REFORMA DO ESTADO. Vejamos o que j foi executado:

1) Lei de criao das Organizaes sociaisLEIN9.637,DE15DEMAIODE1998.


Dispe sobre a qualificao de entidades como organizaes sociais, a criao do Programa Nacional de Publicizao, a extino dos rgos e entidades que menciona e a absoro de suas atividades por organizaes sociais, e d outras providncias.

2) Organizaes Sociais assumindo a gerncia de unidades de sade pblicas; 3) A reduo drstica de financiamento para os Hospitais pblicos de alta complexidade; 4) O congelamento do salrio dos professores universitrios 5) A tentativa de criao de Fundao para gerenciar os Hospitais Universitrios e que foi rejeitada na Cmara; 6) A aprovao do fundo de Previdncia privada para o funcionalismo pblico; 7) A medida provisria seguida da lei que criou a Empresa Brasileira de Servios Hospitalares (EBSERH) em substituio Fundao rejeitada anteriormente; 8) O Projeto de lei que modifica a tabela salarial dos mdicos federais com reduo salarial de 50% e criao de vantagem individual para aqueles cujo salrio no pode ser reduzido, mas que ser reduzido progressivamente mesmo para os aposentados. Antes do projeto de lei ser levado Cmara, se transformou em medida provisria para acelerar a entrada em vigor de suas reformas. Esta medida forar a extino gradativa da carreira de mdicos e a contratao desses profissionais pela empresa pblica de direito privado, sob a forma de CLT.

No posso concordar com estas REFORMAS. A autonomia universitria no pode ser vendida em troca de verbas. As verbas ou o oramento para as universidades ou para a educao e para a sade so direitos constitucionais e no podem ser mercadoria de troca e muito menos de ameaas veladas ou at explcitas. Conclamo outros professores a mostrar outros caminhos, no aceitando imposies e lutando para manter nossa autonomia intacta.

II) Breve reviso da evoluo histrica da REFORMA do ESTADO em curso.


Apresentaremos a seguir, de modo resumido, o que est acontecendo com nossa universidade dentro da atual reforma do estado:

No DOU de 29 de dezembro de 2011 Ano CXLVIII No 250, foi publicado o DECRETO No 7.661, DE 28 DE DEZEMBRO DE 2011 que aprovou O Estatuto Social da Empresa Brasileira de Servios Hospitalares - EBSERH, tendo em vista o disposto na Lei no 12.550, de 15 de dezembro de 2011.

A EBSERH foi criada como empresa pblica federal, unipessoal, dotada de personalidade jurdica de direito privado e patrimnio prprio, vinculada ao Ministrio da Educao.
No artigo 2. do Decreto presidencial ficou estabelecido que a constituio inicial do capital social da EBSERH ser de R$ 5.000.000,00 (cinco milhes de reais), a ser integralizado pela Unio (etapa j realizada).

O art. 3. do Estatuto da Empresa indica que a EBSERH tem por finalidade a prestao de servios gratuitos de assistncia mdico-hospitalar, ambulatorial e de apoio diagnstico e teraputico comunidade assim como a prestao s instituies pblicas federais de ensino ou instituies congneres de servios, de apoio ao ensino, pesquisa e extenso, ao ensinoaprendizagem e formao de pessoas no campo da sade pblica, observada, nos termos do art. 207 da Constituio, a autonomia universitria.

Se a EBSERH interfere na administrao da Universidade, como pode observar a sua autonomia ?


O art. 8. Estabelece que compete EBSERH administrar unidades hospitalares, bem como prestar servios de assistncia mdico-hospitalar ambulatorial e de apoio diagnstico e teraputico comunidade, integralmente disponibilizados ao SUS. A prestao de servios de que trata o art. 8. Ser feita mediante contrato com as instituies federais de ensino ou instituies pblicas congneres.

Consideremos inicialmente algumas definies:

Emprsa Pblica assim definida pelo DECRETO-LEI N 200, DE 25 DE FEVEREIRO DE 1967: entidade dotada de personalidade jurdica de direito privado, com patrimnio prprio e capital exclusivo da Unio, criado por lei para a explorao

de atividade econmica que o

Governo seja levado a exercer por forca de contingncia ou de convenincia administrativa


podendo revestir-se de qualquer das formas admitidas em direito. (Redao dada pelo Decreto-Lei n 900, de 1969) Nas palavras de Oscar Barreto Filho (1 BARRETO FILHO, Oscar. Teoria do estabelecimento comercial. 1 ed. 1969):

empresa o smbolo da realidade econmica

submetida ao direito mercantil, ou, em outras palavras, o pressuposto jurdico da comercialidade.


Ainda sobre o conceito de empresa, ensina Slvio Marcondes Machado (2 MACHADO, Slvio Marcondes. Limitao da responsabilidade do comerciante. 1 ed. 1956): em concordncia com a doutrina econmica francesa, a empresa uma organizao da produo, na qual se renem os preos dos diversos fatores de produo, a fim de vender bem os servios no mercado, para obter a maior receita possvel na diferena do preo de venda pelo preo de custo. Por pblica, entende-se a empresa com personalidade de direito privado, regulada

pelo direito

comercial, organizada para a produo,

mas cujo comerciante o Estado. A empresa

pblica se regula conforme as empresas privadas, mas no em sua integralidade, devido presena do Estado como comerciante, alm de no objetivar lucros, apesar de possibilidade da ocorrncia de saldos positivos, frutos da boa gesto. Por meio de sua participao direta na gesto da empresa pblica, o Estado aproxima de si o desenvolvimento de atividades do setor comercial e industrial. Ademais, na empresa pblica, o Estado acionrio dirige, com seu capital ou com a maioria do capital votante, as atividades de forma a dirimir conflitos e enraizar programas de desenvolvimento slidos e duradouros no pas. Tais empresas pblicas podem ser criadas com intuito especificado em leis instituidoras ou

podem ser resultado de um reordenamento das autarquias j existentes na federao,


nos estados e nos municpios,

surgindo abertas transformao futura


Sua personalidade de Direito Privado e suas

em sociedades de economia mista.


atividades se regem pelos preceitos comerciais

Para se caracterizar a natureza jurdica de ente administrativo necessrio perquirir no a composio atual do capital de determinada empresa, que provisria ou temporariamente apenas rena capitais da Unio Federal e das autarquias. Deve-se, a teor da lei constitutiva da empresa, verificar se seu capital pode conter contribuio de outras entidades privadas ou pblicas no

federais.

Essa composio potencial, e no a atual, do capital da empresa, que

determina a sua natureza. TRF- CNJ 1.200 (PE) 17/06/1971 RTFR, vol. 31.
Celso Antnio Bandeira de Mello argumenta que as empresas estatais prestadoras de servio pblico tambm se sujeitam s normas gerais de licitao e contratos expedidas pela Unio e, pois, que continuam e continuaro a ser regidas pela Lei n 8666, de 21.6.93, com suas alteraes posteriores. J as empresas estatais exploradoras de atividade econmica futuramente tero suas licitaes e contratos regidos pela lei a que se refere o art. 22, XXVII, da Constituio Federal, com a redao que lhe deu o Emendo, isto , na conformidade do estatuto para elas previsto no art. 173 da Lei Magna. Enquanto isto no ocorrer persistiro regidas pela Lei 8666, com as ressalvas inicialmente feitas. (6 BANDEIRA DE MELLO, Celso Antnio. Curso de Direito Administrativo. 17a ed. So Paulo: Malheiros Editores, 2004).

Portanto, fica claro nessas definies, que a criao dessa empresa de direito privado representa uma interveno na administrao da universidade autrquica de direito pblico. Fere frontalmente a autonomia administrativa da universidade.
Por atuar na rea de assistncia sade, onde a indissociabilidade entre ensino pesquisa e extenso evidente, ter clara interveno na autonomia do ensino e da pesquisa por atuar de forma comercial, inadmissvel para o ensino e para a pesquisa de uma universidade pblica. Adicionalmente a criao dessa empresa abre caminho para a transformao dessa empresa pblica de direito privado em sociedade de economia mista. Estamos sob uma nova forma aberrante de administrao pblica: uma autarquia, responsvel pela administrao de todas as unidades acadmicas da universidade, sendo pressionada a contratualizar com uma empresa, ainda que dita pblica, que administrar todas as suas unidades de assistncia em sade e influenciar nas unidades acadmicas. Feitas estas consideraes iniciais para caracterizar a EBSERH, faamos alguns comentrios sobre o que precedeu a criao dessa empresa:

A) Em julho de 2008 a Portaria SPO-MEC 4/2008, criava unidades oramentrias para os hospitais de ensino e extinguia o apoio de Fundaes a esses hospitais.

B) A UFRJ optou por criar uma nica unidade para os seus hospitais e institutos especializados de ensino e pesquisa: A Unidade Oramentria Complexo Hospitalar e de Sade da UFRJ foi constituda em 2008 - cdigo 26378 com CNPJ e UPAG prprios: CNPJ 33663683/0069-04 data de abertura 18/12/2008 - UPAG cdigo 1168.

C) Esta deciso da UFRJ foi posteriormente respaldada pelo ACRDO N 2813/2009 do TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIO (TCU) ATA N 50, DE 25 DE NOVEMBRO DE 2009 - SESSO ORDINRIA Plenrio - APROVADA EM 26 DE NOVEMBRO DE 2009 e PUBLICADA EM 27 DE NOVEMBRO DE 2009 (ACRDO N 2772 a 2787, 2788 a 2838 e 2839), que assim se pronunciou aps auditorias operacionais de orientao centralizadas nos hospitais universitrios vinculados s instituies federais de ensino superior:

9. Acrdo: VISTOS, relatados e discutidos estes autos de relatrio consolidado de auditorias operacionais de orientao centralizada realizadas nos hospitais universitrios vinculados s instituies federais de ensino superior; ACORDAM os Ministros do Tribunal de Contas da Unio, reunidos em sesso do Plenrio, ante as razes expostas pelo relator, com base no inciso IX do art. 71 da Constituio Federal, em: (ressaltamos apenas alguns itens desse acrdo) 9.1. recomendar Casa Civil da Presidncia da Repblica e ao Ministrio do Planejamento, Oramento e Gesto: 9.1.1. incluso, em projeto de lei de reviso anual do Plano Plurianual 2008/2011, de dispositivo que contemple criao de programas oramentrios prprios para os hospitais universitrios; 9.4. recomendar ao Ministrio da Educao e ao rgo eventualmente responsvel pela poltica de reestruturao dos hospitais universitrios: 9.4.1. adoo de medidas para converso dos hospitais universitrios em unidades gestoras plenas; 9.4.2. elaborao, em conjunto com instituies federais de ensino superior e com hospitais universitrios, de normativo que institua plano ou programa de reestruturao dos HU, com indicao de diretrizes e critrios de organizao mnima daqueles hospitais, que criem condies para sejam eles, em prazo a ser definidos, dotados de autonomia administrativa e gerencial plena, observados os seguintes parmetros: 9.4.2.1. agrupamento de hospitais vinculados a mesma instituio federal, com criao de complexos hospitalares com administrao nica; 9.4.2.2. garantia de estrutura necessria execuo financeira e oramentria e ao exerccio de competncias tpicas de unidades gestoras plenas; D) Em 27 de Janeiro de 2010 foi publicado o DECRETO No- 7.082 que Instituiu o Programa Nacional de Reestruturao dos Hospitais Universitrios Federais-REHUF, e dispe sobre o financiamento compartilhado dos hospitais universitrios federais entre as reas da educao e da sade e disciplina o regime da pactuao global com esses hospitais.

O PRESIDENTE DA REPBLICA, no uso da atribuio que lhe confere o art. 84, inciso VI, alnea "a", da Constituio, e tendo em vista o disposto nos arts. 196 e 207, da Constituio, e no art. 4o da Lei no 8.080, de 19 de setembro de 1990, D E C R E T A : Art. 1o Fica institudo o Programa Nacional de Reestruturao dos Hospitais Universitrios Federais - REHUF, destinado reestruturao e revitalizao dos hospitais das universidades federais, integrados ao Sistema nico de Sade (SUS), nos termos do art. 4 da Lei no 8.080, de 19 de setembro de 1990. O Art. 3o estabelece: O REHUF orienta-se pelas seguintes diretrizes aos hospitais universitrios federais: I - instituio de mecanismos adequados de financiamento, igualmente compartilhados entre as reas da educao e da sade, progressivamente, at 2012; II - melhoria dos processos de gesto; III - adequao da estrutura fsica; IV - recuperao e modernizao do parque tecnolgico; V - reestruturao do quadro de recursos humanos dos hospitais universitrios federais; e VI - aprimoramento das atividades hospitalares vinculadas ao ensino, pesquisa e extenso, bem como assistncia sade, com base em avaliao permanente e incorporao de novas tecnologias em sade. O Art. 4o estabelece: O financiamento dos hospitais universitrios federais ser partilhado, paritariamente, entre as reas da educao e da sade, na forma deste artigo. 1o Para os efeitos do disposto no caput, considera-se o financiamento como sendo o montante total das despesas correntes alocadas para esses hospitais, bem como das despesas de capital necessrias sua reestruturao e modernizao, excluindo-se deste montante as despesas com inativos e pensionistas. 2o O financiamento de que trata o caput ser partilhado entre os Ministrios da Educao e da Sade, sendo que: I - para o exerccio de 2010, o Ministrio da Sade alocar oitenta e cinco por cento do valor consignado no oramento anual do Ministrio da Educao para as finalidades previstas no 1o; II - para o exerccio de 2011, o Ministrio da Sade alocar noventa e dois inteiros e cinco dcimos por cento do valor consignado no oramento anual do Ministrio da Educao para as finalidades previstas no 1o; e III - a partir de 2012, o Ministrio da Sade alocar o mesmo valor consignado no oramento anual do Ministrio da Educao para as finalidades previstas no 1o.

Este decreto estabelecia tambm instrumentos para melhoria de gesto, pactuao global para ensino, pesquisa e assistncia, bem como redimensionamento do quadro de pessoal e atualizao do parque tecnolgico entre outros. 7

O REHUF criou tambm uma base de dados para que o acompanhamento gerencial dos hospitais de ensino pudesse ser realizado de acordo com os dados de produo global e com base nesta foi criado uma planilha para alocao dos recursos oramentrios.

Portanto, a poltica que o MEC vinha desenvolvendo nos parecia inteiramente correta e era respaldada pelo TCU em seu acrdo de 2009 que apontava tambm para uma soluo definitiva do problema do pessoal extraquadro e para a oramentao dos HUs indicando a constituio de uma comisso composta pelos Ministrios da Educao, Sade, Cincia e Tecnologia e Planejamento, para implementar essa soluo.

Por outro lado, sob orientao das polticas do governo anterior, em 1997, havia sido editada a Medida provisria no. 1.591 de 09 de outubro de 1997 que criava as Organizaes Sociais, seguida pela LEIN9.637,DE15DEMAIODE1998,que Dispunha sobre a qualificao de entidades como
organizaes sociais, a criao do Programa Nacional de Publicizao, a extino dos rgos e entidades que menciona e a absoro de suas atividades por organizaes sociais, e dava outras providncias.

Esta medida visava uma reforma administrativa na sade, tentando contrapor-se legislao do SUS definido na Constituio de 1988 ao transformar instituies pblicas em pessoas jurdicas de direito privado. A criao dessas organizaes sociais para gerir as unidades pblicas de sade do SUS eram parte de um movimento articulado pelo Banco Mundial que pretendia atravs da reforma do estado, implantar um novo sistema de sade no Brasil. Estes princpios estavam estabelecidos no Relatrio sobre o desenvolvimento mundial de 1993, do Banco Mundial. No que dizia respeito gesto de servios este relatrio recomendava para os pases como o Brasil: Em muitos pases em desenvolvimento, os sistemas sanitrios administrados pelo governo so grandes demais e deveriam ser reduzidos. Para tanto, so necessrios alteraes jurdicas e administrativas que facilitem a prestao de servios pela iniciativa privada (ONGs) e

necessrio tambm que as ONGs recebam subsdios pblicos para prestarem servios e que haja cortes de investimentos em hospitais pblicos tercirios.
A criao das OS, a NOB-96, a lei dos planos de sade, a no oramentao dos Hospitais Universitrios deixando-os quase que exclusivamente dependentes dos recursos de prestao de servios, claramente insuficientes para um hospital de ensino, todas essas aes se articulam dentro dessa proposta de modificao do SUS. A reforma administrativa do MARE dava o sabor brasileiro para as diretrizes do Banco Mundial estabelecidas nos seguintes documentos: 1) Documento de 1987 do BM Financiando os servios de sade nos pases em desenvolvimento: uma agenda para a reforma; 8

2) Brasil, novo desafio sade do adulto 1991; 3) Relatrio sobre o Desenvolvimento Mundial de 1993: Investindo em Sade; 4) A organizao, prestao e financiamento da sade no Brasil - 1995. Uma agenda para os anos 90.

A reforma administrativa e na sade, entre outras mudanas, deveria permitir ao Estado a FOCALIZAO no atendimento das necessidades bsicas sociais

reduzindo a rea de

atuao do Estado atravs de trs mecanismos:


- a privatizao (venda de ativos de empresas pblicas); -a

publicizao (transformao de rgos estatais em entidades pblicas

de direito privado; - a terceirizao (contratao de servios prestados por terceiros).


A focalizao das polticas de sade nega a universalidade do sistema.

O interesse do Banco Mundial em Sade fica claro pelo fato da sade se constituir em um importante mercado a ser explorado pelo capital.
A REFORMA DO ESTADO proposta pelo MARE em 1997 apresentava as diretrizes gerais do que agora est em execuo.

Vejamos o que disse o Ministro Bresser Pereira ao apresentar a reforma para o Senado em 1997:

Exposio no Senado sobre a Reforma da Administrao Pblica MARE


Ministrio da Administrao Federal e Reforma do Estado Cadernos MARE da Reforma do Estado

Ministro: Luiz Carlos Bresser Pereira Secretria-Executiva Cludia Costin

Braslia - DF / 1997 O primeiro projeto o da descentralizao dos servios sociais do Estado, de um lado para os Estados e Municpios, de outro, do aparelho do Estado propriamente dito para o setor pblico no estatal. Esta ltima reforma se dar
atravs da dramtica concesso de autonomia financeira e administrativa s entidades de
9

servio do Estado, particularmente de servio social, como as universidades, as escolas

tcnicas, os hospitais, os museus, os centros de pesquisa. Para isto, a idia criar a


possibilidade dessas entidades serem transformadas em organizaes sociais. Organizaes sociais sero organizaes pblicas no-estatais mais especificamente fundaes de direito privado - que celebram contrato de gesto com o Poder Executivo, com aprovao do Poder Legislativo, e, assim, ganham o direito de fazer parte do oramento pblico federal, estadual ou municipal. A autonomia da organizao social corresponder a uma maior responsabilidade de seus gestores. Por outro lado, a ideia implica em um maior controle social e em uma maior parceria com a sociedade, j

que o Estado deixa de

diretamente dirigir a instituio.

A retirada do estado, para o Ministro Bresser, significaria uma maior responsabilidade dos gestores e maior controle social. Que conceito interessante!
Prossegue a exposio no Senado:

A implantao de um programa de

publicizao. - transformao de entidades

estatais de servio em entidades pblicas no estatais - permitir que essas


instituies ganhem ampla autonomia na gesto de suas receitas e despesas.

Continuaro a contar com a garantia bsica do Estado, que lhes ceder a ttulo precrio seus bens e seus funcionrios estatutrios, mas agora sero entidades de direito privado, que escapam s normas e regulamentos do aparelho estatal e particularmente de seu ncleo burocrtico.
Novamente o termo publicizao, e por incrvel que parea, ao dar autonomia s entidades pblicas no estatais, querem que permanea a garantia bsica do Estado, at cedendo seus bens e funcionrios estatutrios. exatamente isto que a EBSERH ter.
10

Portanto, as diretrizes dessa reforma esto em plena implantao e complementadas por mais uma lei que criou o fundo para aposentadoria complementar dos servidores pblicos federais de fevereiro de 2012 (FUNPRESP) e mais recentemente, o projeto de lei 2023 que vinha em tramitao no legislativo e foi subitamente implementado pela publicao da Medida Provisria 568/12 a qual reduziu os salrios dos docentes reajustados em nveis inferiores inflao e interferiu drasticamente nos salrios do mdicos federais reduzindo-os em 50%. Estas medidas certamente facilitam a implantao da EBSERH, pois a empresa ser oferecida como soluo para melhorar os salrios dessas categorias, mas ao mesmo tempo subtraem ganhos fundamentais dos funcionrios pblicos, principalmente os direitos trabalhistas, a perda de uma carreira profissional do Estado, e os ganhos de suas futuras aposentadorias.

III)

O que a Universidade e o SUS perdem com esta Reforma do Estado em curso

Demonstrado a implementao dessas polticas, devemos entender a proposta da criao da EBSERH dentro desse contexto. A criao dessa empresa pblica de direito privado em nossa opinio, no trar nenhum benefcio para a Universidade e nem para o SUS:

Para a Universidade significa:

1)

a perda da autonomia para gerenciar seus hospitais de ensino pois os mesmos sero gerenciados por uma empresa externa UFRJ contratualizada para tal. Passaremos a ter duas formas de administrao pblica indireta dentro da mesma universidade: a Universidade gerenciada sob a forma de autarquia pblica e a Universidade gerenciada sob a forma de Empresa Pblica de Direito privado podendo ser depois transformada em Empresa Pblica de capital misto.

2) A separao do ensino e da pesquisa, da assistncia sade visto que a assistncia ficar sob uma gesto independente embora se indique que a empresa poder apoiaro ensino e a pesquisa;

3) A criao de dois grupos de funcionrios na universidade: um grupo contratado pelo RJU e gerenciado pela universidade e que estar em progressiva extino e o outro grupo gerenciado pela empresa com pessoal contratado sob o regime da CLT sob polticas de gerenciamento de pessoal diversas.

11

4) A possibilidade da universidade ter que alienar seus hospitais de ensino para essa empresa.

5) A possvel remunerao adicional de docentes e funcionrios da universidade por essa empresa que poder contrat-los para compor seus quadros dificultando qualquer poltica salarial dirigida pela universidade. 6) Para os mdicos federais (incluindo os da Universidade) a reduo salarial perversa j impetrada, significa aumentar a probabilidade que esses mdicos sejam recontratados pela empresa sob a forma de CLT, enxugando o quadro RJU da universidade. 7) Para os professores que j tiveram seu salrio achatado ou melhor, reduzido, acena-se com uma bolsa adicional, a qual no ser certamente incorporada na aposentadoria. 8) Para todos, mdicos e professores a aposentadoria s ocorrer sob a forma de um fundo privado. Isto representa a maior transferncia de capital do setor pblico para o setor privado. Durante 30 anos este fundo privado estar se capitalizando e daqui a 35 anos talvez alguns entrem em falncia e o governo ter que aportar mais recursos para no deixar os aposentados desamparados.

Para o SUS significa: 1) A entrega da gesto de unidades de sade pblicas isoladamente para diversas formas individualizadas de gesto (Organizaes Sociais, empresas pblicas, cooperativas etc). Isto significa a quebra do sistema de sade integral, hierarquizado e regionalizado.

2) A focalizao das polticas pblicas de sade tambm um severo golpe na universalizao do sistema de sade. Caber ao Estado a ateno bsica e iniciativa privada ficar com a alta complexidade onde est a grande fatia dos recursos para a sade. Com certeza os idosos sero em breve deixados apenas com o Estado pois representam uma ameaa ao lucro.

3) A contratao de pessoal de sade por CLT impedir a criao da carreira de mdico ou de outros profissionais de sade do SUS, desferindo um srio golpe no maior comprometimento institucional e impedindo o desenvolvimento de polticas de capacitao contnua de pessoal dirigidas autonomamente pelo SUS.

12

IV) O que propomos Portanto, considerando que: a) O decreto-lei de janeiro de 2010 que criou o REHUF e o acrdo do TCU de setembro de 2009 definiam entre outros aspectos:

a.1 A criao de unidades oramentrias para os hospitais de ensino; a.2 A definio de um oramento para os hospitais de ensino com base na produo assistencial de ensino de extenso e assistencial de cada unidade de sade ou do complexo de sade de algumas universidades; a.3 A necessidade de formao de comisso interministerial constituda pelos Ministrios da Educao, da Sade, da Cincia Tecnologia e Inovao e do Planejamento para resolver o problema dos recursos oramentrios e de pessoal (incluindo o pessoal extra-quadro) com base em estudo de dimensionamento de pessoal;

b) A criao da EBSERH fere o princpio da autonomia universitria ao retirar os hospitais de ensino de sua gesto;

c) A criao dessa empresa pblica de direito privado, segue polticas para a rea de sade definidas pelo Banco Mundial e pela antiga Reforma do Estado proposta pelo antigo MARE e se contrapem s polticas do Sistema nico de Sade como demonstrado nos documentos apontados acima;

Julgamos que:

1) O contrato com a EBSERH no deve ser objeto de negociao, pois queremos ter recursos suficientes para administrar nossos hospitais de ensino e nossas unidades acadmicas e no desejamos contratar uma empresa para administrar o que de nossa responsabilidade constitucional.

UFRJ no pode abdicar de sua autonomia e aceitar uma imposio para assinatura de contrato com uma empresa. Mesmo que essa imposio venha disfarada como negociao contratual. O contrato visa delegar a administrao dos hospitais de ensino para uma empresa externa UFRJ, mesmo que pblica. A nova empresa no tem como sua funo o ensino, a pesquisa e a extenso funes inerentes Universidade. A funo da empresa, gerir a Assistncia em sade, no pode ser dissociada das demais funes.

13

2) A UFRJ deve propugnar para que sejam mantidas e implementadas as diretrizes estabelecidas no decreto que criou o REHUFF e no acrdo do TCU de set. de 2009. Os hospitais de ensino devem ter oramentao prpria com gesto da prpria universidade, inclusive de pessoal, atravs da sua unidade oramentria e de gesto j criadas. 3) A negociao oramentria incluindo os recursos da prestao de servios de sade, deve ser direta da UFRJ com o MEC e com o gestor do Sistema de Sade. O oramento deve ter por base as necessidades reais de ensino, pesquisa e extenso definidas em relatrio anual de produo e planejamento institucional e os recursos oramentrios devem ser oriundos dos Ministrios da Educao, da Sade, da Ciencia, Tecnologia e Inovao e do Planejamento.

4) As necessidades de pessoal devem ser definidas por estudo imediato de dimensionamento de pessoal, feito por pessoal especializado, e analisado por uma comisso interministerial, designada pela presidncia da repblica, e composta por representantes dos Ministrios da Educao, Sade, Cincia e Tecnologia e Planejamento. A contratao de pessoal para a rea de sade por uma empresa externa UFRJ e regidos por CLT, implicar em um quadro de pessoal de grande monta e que no ser gerenciado pela UFRJ. Esta dualidade causar problemas para o desenvolvimento de polticas de pessoal, incluindo a poltica salarial pela UFRJ visto que as orientaes dadas por essa empresa, para o seu pessoal contratado por CLT, podero divergir das orientaes dadas pela UFRJ pra o seu quadro de pessoal contratado pelo RJU; A poltica de pessoal da UFRJ ser fatalmente subvertida por essa empresa.

Rio de Janeiro, 19 de maio de 2012

Nelson A. de Souza e Silva Professor Titular Diretor do Instituto do Corao Edson Saad

14

You might also like