You are on page 1of 17

AS BASES TERICAS DA SOCIOEDUCAO NAS TEORIAS NO-CRTICAS1 Ms. Maria Nilvane Zanella2 nilvane@gmail.

com RESUMO O referido artigo sistematiza a anlise, concluda em 2011, no Mestrado Stricto Senso em Polticas e Prticas em Adolescente em conflito com a Lei, da Universidade Bandeirantes de So Paulo. A pesquisa bibliogrfica objetiva desvelar as bases tericas da educao social liberal, estruturadas a partir da anlise de 27 estudos que sistematizaram prticas e metodologias de atendimento do adolescente em situao de conflito com a lei no Brasil. O problema de pesquisa buscou identificar, como as bases tericas da educao social liberal se apresentam nas metodologias de atendimento e prticas socioeducativas desenvolvidas com adolescentes em conflito com a lei? Para definir o objeto selecionaram-se estudos realizados entre os anos de 1990 a 2008, disponveis no banco de teses e dissertaes da Coordenao de aperfeioamento de pessoal de nvel superior (CAPES). Nesse estudo, ser traado um paralelo entre os fundamentos da educao escolar e da educao social, concebendo-se que para a educao escolar o espao institucional a escola, enquanto que para a educao social, quando se trata de adolescente em situao de conflito com a lei, o lugar institucional o espao da socioeducao que se fundamenta em duas teorias, uma de carter liberal e outra de cunho progressista. O artigo apresentado segue o caminho terico percorrido por Dermeval Saviani ao analisar as Teorias da educao e objetiva identificar a presena de Teorias no-crticas, no mbito da socioeducao e o estudo justifica-se por ser uma pesquisa de relevncia para os diferentes profissionais que atuam na rea. Palavras-chave: Socioeducao. Adolescente em situao de conflito com a lei. Bases tericas. Pedagogia social. Teorias da Educao social liberal e progressista.

Esse o primeiro de quatro artigos que se pretende publicar sobre o tema e decorrente da dissertao de Mestrado Profissional em Polticas e Prticas em Adolescente em conflito com a lei, defendida sob o ttulo Bases tericas da Socioeducao: anlise das prticas de interveno e metodologias de atendimento do adolescente em situao de conflito com a lei, no ano de 2011 na Universidade Bandeirantes de So Paulo, sob a orientao da professora Dra. Isa Maria Ferreira da Rosa Guar. Pedagoga, Especialista em Gesto em Centro de Socioeducao, Mestre em Polticas e Prticas em Adolescente em Conflito com a Lei e Mestranda em Educao (UEM).

ABSTRACT This Article systematises the analysis, of the Masters Degree Stricto Sense Policies and Practices in Adolescents in conflict with the Law research, of the Bandeirantes University in So Paulo, completed in 2011. The literature review aims to uncover the theoretical basis of social liberal education, that was structured from the analysis of 27 systematized practices and methodologies to adolescents in conflict with the law studies, in Brazil. The research problem was to identify, how the theoretical basis of social liberal education are present in the methodologies of care and socio-educational practices developed with adolescents in conflict with the law. To set the object of this study it was selected studies conducted between 1990 to 2008, available in a database of thesis and dissertations of the Coordination of development of senior staff (CAPES). In this study, a parallel between the school education and social education foundation, conceiving that the school education space is the institutional school, while for social education, when it comes to adolescents in conflict with the law, the place is the institutional socioeducation space which is based on two theories, the liberal social one and the progressive one. The presented paper follows the path traveled by Dermeval Saviani theory that analyses the theories of education and aims to identify the presence of non-critical theories within the socioeducation. This study is justified because it has relevance for the professionals who are working in this area. Keywords: Socioeducation. Adolescents in conflict with the law. Theoretical basis. Social pedagogy. Theories of social liberal and progressive education.

INTRODUO

Ao apresentar as teorias que refletem sobre as relaes entre educao e sociedade, Saviani classificou essas teorias em no-crticas, teorias crticoreprodutivistas e teorias crticas. A classificao pautou-se no modo como essas teorias pressupem a educao e consequentemente a escola. Nesse sentido, esse estudo procura identificar pressupostos da teoria no-crtica nas pesquisas que propem ou descrevem intervenes de atendimentos socioeducativos. A escolha da bibliografia de referncia justifica-se por ser esse um dos primeiros estudos que compila as bases tericas da educao escolar brasileira e mesmo sendo o texto produzido no sculo passado, so reflexes que [...] procuram aproximar o leitor do significado daquela concepo educacional que, desde 1984, venho denominando pedagogia histrico-crtica. Para o autor, embora datado de 1983, esse texto, mantm-se atual, sendo oportuno, ainda,

para recolocar em novo patamar a questo da unidade das foras progressistas no campo educacional (SAVIANI, 2008b, p. 1). O embasamento terico-metodolgico da pesquisa discutir inicialmente o processo histrico que fundamenta a teoria da educao no-crtica e posterior apresentar a aproximao com objeto da pesquisa, relacionando essa teoria educacional com a prtica socioeducativa.

Educao Social Liberal: desvelando o contexto histrico

Para Saviani (1984) as teorias no-crticas de educao, reguladas em uma concepo de mundo liberal so constitudas pela pedagogia tradicional, pedagogia nova e tecnicista. No sistema capitalista, os conflitos sociais e a pobreza colocam em risco uma pretensa estabilidade. Nesse sentido torna-se necessrio diagnosticar os problemas sociais e buscar formas alternativas de controle, o que justifica uma proposta de Pedagogia Social que possibilite pacificar a populao desassistida socialmente. O conceito de educao social mais difundido atualmente possui origens relacionadas com a crise blica da Europa na primeira metade do sculo XX, conforme descreve Daz:
Nesta poca, procurava-se na educao uma soluo para os problemas humanos e sociais (fortes movimentos migratrios, proletarizao do campesinato, desemprego, pobreza, excluso econmica e cultural, abandono de menores, delinquncia, entre outros) que se produziram a partir da nova realidade ento criada. Toda esta situao ir criando o espao e a necessidade para uma pedagogia que d resposta s necessidades individuais e sociais e estabelecendo o ideal de comunidade, face ao excessivo individualismo que se propugnava na educao anterior. Esta nova pedagogia ser designada como Pedagogia Social (2006, p. 93).

Caliman apresenta Pestalozzi e Froebel como precursores da Pedagogia Social que, nesse artigo, adjetivamos de no-crtica e segundo ele
O termo de origem alem e foi utilizado inicialmente por K. F. Magwer em 1844, na Padagogische Revue, e mais adiante por A. Diesterweg (1850) e Natorp (1898), que a analisa como disciplina pedaggica. Foram as problemticas sociais que emergiram da industrializao, a partir da metade do sculo XIX, especialmente na Alemanha, que motivaram tal sistematizao da pedagogia social como cincia e como disciplina (2008, p. 17).

Segundo Niskier, no Brasil a Pedagogia Social serviu aos interesses do Governo, quando aps a I Guerra Mundial a educao popular passou a ser vista por agncias internacionais como [...] a caixa de ressonncia dos problemas que agridem os pases em desenvolvimento para os quais se buscam solues alternativas (2001, p. 251). Nesse contexto, em 1968, Philip H. Coombs ento Diretor do Instituto Internacional de Planejamento da Educao, da Organizao das Naes Unidas para a Educao, a Cincia e a Cultura (UNESCO), ao analisar o sistema de ensino, inserido em seu ambiente poltico, social e econmico apreendeu uma possvel crise mundial e sinalizou que a pedagogia moderna seria incapaz de descrever o mundo da educao atual, como tambm de resolver sozinha a crise que se instaurou mundialmente no sistema de ensino e segundo ele ainda haveria tempo de colocar em ao uma estratgia que impedisse o desajustamento [...] da prpria sociedade (COOMBS, 1986, Prefcio). Para intencionalmente resolver o problema gerado pelo sistema capitalista, o autor publicou ainda o estudo A crise mundial da educao: uma anlise de sistemas, no qual sugeriu o desmembramento do sistema educacional em elementos formais (cursos oficiais) e informais (atualizao profissional, tcnica e rural, alfabetizao de adultos, etc.), destacando especialmente a escassez dos recursos destinados aos programas educacionais (COOMBS, 1986). Em consonncia com o interesse dos organismos internacionais, a educao popular passou a ser considerada um modelo de educao social e uma possvel resposta ausncia do papel do Estado enquanto poltica pblica. Em 1972, a Unesco, apresentou o Relatrio Aprender a Ser, denominado Relatrio Faure, que orientava ser a Educao de Jovens e Adultos (EJA) uma educao permanente, sendo assim, esta deixaria de fazer parte da Educao Bsica (VENTURA, 2008). Na dcada de 90 do sculo XX, o Banco Mundial, na mesma linha terica elaborou o relatrio A pobreza (1990) anunciando que a educao bsica um fator preponderante para o crescimento econmico, desenvolvimento social e reduo da pobreza, o que explica o interesse dos Organizamos Internacionais em retirar a modalidade EJA da educao bsica (BANCO MUNDIAL, 1990).

No entanto, o documento preponderante para a educao social liberal foi publicado, melhor dizendo, republicado mais de 20 anos depois do Relatrio Faure, sendo ento denominado, Relatrio para a Unesco da Comisso Internacional sobre Educao para o Sculo XXI elaborado entre os anos de 1993 a 1996 ficou amplamente conhecido sob o ttulo Educao: um tesouro a descobrir de Jacques Delors.
Atravs de uma proposta humanista, os estudos do Relatrio Faure pretendiam garantir ao Estado nacional o papel de coordenador das relaes capitalistas atravs das ideias de educao permanente e de sociedade educativa. E o Relatrio Delors, nos anos 1990, em linhas gerais, cumpriu o mesmo objetivo, ou seja, o de construir uma proposta educacional capaz de dar respostas atual fase de acumulao flexvel do sistema capitalista (Grifo do autor, VENTURA, 2008, p. 7).

Segundo Niskier (2001), a possibilidade de contradio, fez com que a educao popular, em desacordo com os pressupostos desses organismos passasse a ser utilizada, como estratgia crtica de transformao da realidade em iniciativas pedaggicas como a do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST), o que fez com que a Unesco publicasse em 2005 o caderno intitulado Educao popular na Amrica Latina: dilogos e perspectivas enfatizando que seria necessria [...] uma reviso crtica das prticas e concepes at ento vigentes na Educao Popular luz das grandes transformaes em curso no mundo e de modo particular, nas sociedades latinoamericanas (UNESCO, 2005, p. 96). A proposta do Organismo foi denominada refundamentao da Educao Popular e objetiva redefinir seu papel, suas tarefas, sua concepo metodolgica e criar novos instrumentos para sua interveno (Ibdem). A refundamentao, segundo os pressupostos da Unesco busca eliminar o modelo de Educao Social crtica que ainda resiste no Brasil e Amrica Latina.

1.1 Pressupostos de uma prtica socioeducativa no-crtica A partir desse ponto, o artigo buscar relacionar a teoria no-crtica sistematizada por Saviani, com as prticas descritas nas dissertaes e teses analisadas. Na organizao do texto Saviani (1984) nomeou as trs concepes de educao que possuem uma concepo de sociedade harmoniosa e que

concebem a marginalidade como um fenmeno que deve ser corrigido pela educao, sendo elas a Pedagogia Tradicional, a Pedagogia Nova e a Pedagogia Tecnicista.

1.1.1 A Pedagogia Tradicional e os seus pressupostos na socioeducao Na tendncia tradicional, marginalizado quem no esclarecido e a educao um antdoto ignorncia, logo, um instrumento para equacionar o problema da marginalidade (SAVIANI, 1984, p. 10) e conforme Libneo nessa tendncia pedaggica o aluno educado pra atingir, pelo prprio esforo, sua plena realizao como pessoa (Grifo meu, 1990, p. 22). Aproximando a reflexo para o sistema socioeducativo possvel observar que essa concepo encontra-se presente na exclusiva culpabilizao do adolescente, pela reincidncia ou cometimento de atos infracionais,

desconsiderando os condicionantes sociais e a ausncia de polticas pblicas. Nessa perspectiva, a pesquisa de Lima (2007) relata que a Febem de So Paulo define o lcus do cumprimento da medida socioeducativa, tendo como principal critrio a gravidade da infrao, sendo os atos infracionais mais gravosos determinantes para definir o local de cumprimento da medida. Aun descreve uma dessas unidades que atende adolescentes reincidentes no Estado
A unidade de internao, a qual vou me referir nesta narrativa, era uma das ditas mais problemticas do complexo. Abrigava internos com infraes graves e a maioria dos adolescentes j tinha alcanado a maioridade penal e, se no eram reincidentes na Febem, j tinham circulado por vrias unidades e/ou complexos. Sua estrutura fsica parecia bonita; lembrava o ptio de colgio, espaos de educao talvez, mas um clima sombrio denunciava relaes tortas, evidenciando proibies, ameaas, medo e descrena (AUN, 2005, p. 14).

O relato da pesquisadora demonstra que os adolescentes recebem do coletivo um estigma que aparentemente inofensivo, os transforma em

irrecuperveis. Esses adolescentes ao serem transferidos chegam nova unidade com status de lder, [...] um certificado de que a unidade no deu conta de mim, ou seja, um certificado de considerao, liderana e poder; ainda mais valorizado se emitido por unidades palco de grandes rebelies e periculosidade (AUN, 2005, p. 105).

A anlise demonstra que a categoria reincidncia segue a orientao terica de uma tendncia pedaggica tradicional, de cunho liberal, que acompanha a trajetria do adolescente. Essa teoria do conhecimento comunga da idia de uma sociedade planejada, organizada, prevista e controlada em todos os seus nveis, sendo que o sujeito inadaptado socialmente deve ser retirado do organismo social. A concepo terica do ajustamento aparece na reproduo de um documento tcnico de 1976 da Fundao Estadual do Bem-Estar do Menor (FEBEM). Segundo Violante (1989, p. 68-69), no documento, a instituio explicita que a equipe tcnica objetiva tratar o menor, auxiliando-o em sua reintegrao, sendo que, o mesmo dever ser reeducado, profissionalizado, tratado de acordo com suas caractersticas prprias, e posteriormente mudar o seu

comportamento, adquirindo aquelas condies mnimas indispensveis para que ele retorne comunidade como cidado til (VIOLANTE, 1989, p. 68-69). Lima na dissertao analisada evidencia que
competia Fundao Pro-menor, elaborar e executar programas de atendimento ao menor carenciado, abandonado e ou infrator, promover a sua reintegrao social, adotar providncias para prevenir a marginalizao e corrigir as causas de desajustes desses menores (Grifo meu, 2007, p. 34).

Para Aun o poder avaliador dos tcnicos, muitas vezes, reflete a perspectiva do ajustamento social como parmetro para correo de conduta do sujeito e da sua violncia (Grifo meu, 2005, p. 121). Oliveira tambm encontrou na funo dos profissionais resqucios de ajustamento e segundo ela
A Unidade de Tratamento recebia os menores que haviam passado pela Triagem e que apresentavam, conforme levantamento, alguma dificuldade significativa em sua conduta, sendo esse o motivo alegado para definir o tempo de permanncia mais prolongado e necessrio para sua recuperao psquica e social, at encontrarem-se aptos para a reintegrao social (Grifo do autor, 2005, p. 58).

As pesquisas analisadas acima identificaram pressupostos da pedagogia tradicional na prtica realizada nas Instituies Socioeducativas. Entretanto, alguns pesquisadores utilizaram essa concepo terica ao proporem

intervenes em suas pesquisas. Hasse (2004, p. 29), por exemplo, definiu que a Biblioterapia, objeto de sua pesquisa pode ser definida como um processo de

interao dinmica [...] que pode ser utilizada para avaliao, ajustamento e crescimento pessoal, sendo que a tcnica tambm objetiva
enfocar aspectos das doenas mentais, distrbios de comportamento, ajustamento e desenvolvimento pessoal, fornecendo literatura sobre o assunto, resultando num favorecimento mudana de atitudes e comportamento nos pacientes, com a soluo ou melhora do problema de comportamento apresentado (HASSE, 2004, p. 40).

Nilsson, seguindo o mesmo pressuposto terico defende que a internao muitas vezes o tempo necessrio para comear um processo de renovao, ou seja, o adolescente deve se desprender de lembranas, costumes e outras tradies, pois livres do peso do passado e cumprido o processo de reeducao, 60% dos infratores internos, comeam nova vida ou o processo de renovao (2007, p. 52). Os conceitos utilizados pelas instituies de atendimento aos adolescentes em situao de conflito com a lei, pelos profissionais que l atuam e pelos pesquisadores das dissertaes analisadas, nos permitem observar que nesses casos especficos, o atendimento a esse grupo de adolescentes entendido como pressuposto para a superao da marginalidade.

1.1.2 O movimento escolanovista e a influncia na prtica socioeducativa

Na educao escolar, o entendimento de que a escola tradicional era inadequada para realizar a funo de equalizao social, influenciou o movimento da teoria da escola nova que se propunha a corrigir as distores sociais que a escola tradicional no o fazia (SAVIANI, 1984; LIBNEO, 1990). Na perspectiva de Saviani (1984, p. 14) essa nova concepo terica, encantou os profissionais da educao escolar e foi entendida como uma justificativa para o afrouxamento da disciplina e motivo de despreocupao com a transmisso de conhecimento para as classes mais pobres, o que agravou o problema da marginalidade. O movimento da escola nova tinha em Carl Rogers, Piaget, Decroly e Montessori seus precursores, em consonncia com o momento histrico, de ampla influncia da cincia experimental. evidente nessa teoria, a influncia dos

modelos e procedimentos educacionais especficos para as crianas especiais, que posterior foram generalizados para todas as instituies escolares, que passou a olhar o marginalizado social como um rejeitado que necessitava ser reintegrado. Ou seja, se o marginalizado aceito pelo grupo, ele deixa de ser marginalizado, tendo em vista que a anormalidade apenas uma diferena, sendo a educao um fator de correo da marginalidade, ajustando e adaptando os indivduos que se sentiro aceitos (SAVIANI, 1984). Assim, o marginalizado j no , propriamente, o ignorante, mas o rejeitado. Algum est integrado no quando ilustrado, mas quando se sente aceito pelo grupo e, atravs dele, pela sociedade em seu conjunto (Idem, p 11). Nessa perspectiva, os diagnsticos eram utilizados para rotular os sujeitos que no se ajustavam s normas sociais e institucionais, como relata Violante
Em Moji-Mirim, o psiclogo diz que a maioria psicopata: [...] crtica rebaixada, inafetividade, imediatismo, baixo limiar para frustrao, baixa emotividade [...], apesar de psicopatas, alguns so rebaixados, no sentido de carncia cultural [...] so espertos, mas carentes [...]. Deste modo diagnosticada a maioria dos menores internos em MojiMirim, pelos mais diferentes motivos. Uma vez que o Menor considerado completamente desacreditado, a psiquiatria d o respaldo pseudocientfico necessrio para a prtica institucional, qual seja, a punio e a conteno (1989, p. 112).

Segundo a autora em todos os casos, o discurso psicolgico e psiquitrico se caracteriza de modo a culpar a vtima por sua condio e pelo modo de a ela responder (Idem, p. 113). Para Rizzini (1993) as avaliaes buscavam definir se a personalidade do adolescente era normal ou patolgica, procedimento que pretendia dar ao diagnstico um carter cientfico, rotulando as caractersticas morais, fsicas, sociais, afetivas e intelectuais por meio da aplicao de exames pedaggicos, mdico-pedaggico, mdico-psicolgico, de discernimento e de qualificao do adolescente. A prtica data de um momento histrico em que a utilizao de tcnicas cientficas na assistncia criana e ao adolescente era aceita e encontrava-se em pleno desenvolvimento, tendo em vista que as penas deveriam ser baseadas na responsabilidade do criminoso e em sua periculosidade para a sociedade, comprovada ou no, provavelmente influenciada pelos estudos de Cesare Lombroso (1835-1909), fundador da escola positiva do direito penal. Para a

10

concepo positiva, o delinqente no tinha conscincia das foras que o levavam a praticar o ato criminoso, pois ele j nascia com essa predisposio. O autor comungava das idias inatistas, de que o homem no livre, mas determinado por fatores que no pode controlar. A sociedade, do sculo XVIII e XIX crescia desordenadamente, movida pelas mudanas cientficas, tecnolgicas e industriais e caberia ao Estado, combater o delito, sobretudo, atravs da disciplina do trabalho. Oliveira (2005, p. 25) evidencia que a leitura cientfica da criana no Brasil ganhou fora em meados dos anos 30, com a criao do Laboratrio de Biologia Infantil pelo Juzo de Menores.
O recurso destas cincias tinha por finalidade auxiliar no enquadramento do menor dentro de um diagnstico que permitia indicar o tratamento a ser realizado pela instituio que o acolheria. Diagnstico este que acabava por enquadr-lo dentro da normalidade e da anormalidade, sendo que estes ltimos podem ser extremamente discriminatrios e definitivos (RIZZINI, 1993, p. 85).

Conforme Oliveira (2005) os antecedentes hereditrios dos adolescentes, bem como as anlises sociais, o meio familiar, escolar e tambm as possveis perverses recebiam uma apreciao mdica que englobavam os aspectos emocionais, intelectuais e comportamentais determinando uma pr-sentena. Gomide (1990, p. 4) denuncia que em 1980, os maus tratos iam desde a violncia fsica, o uso de psicotrpicos e o adestramento at realizaes de cirurgias indevidas, passando por toda sorte de aes que visavam fazer o menor perder a sua individualidade e sua capacidade de pensar. Segundo Rizzini (1993) a anlise cientfica da poca investigava a existncia de distrbios psquicos baseando-se em reaes anti-sociais, impulsividades, emotividade excessiva, sentimentalidade e reaes hostis ao meio, pautando-se os diagnsticos no comportamento institucional dos adolescentes. Por outro lado, a busca pela mudana no comportamento do adolescente repetidamente mencionada nas dissertaes e teses que quase sempre objetivam aumentar a auto-estima, diminuir a agressividade, reduzir a evaso escolar e a delinquncia juvenil (MARQUES, 2006), ou ainda, proporcionar mudanas comportamentais esperadas nas atividades cooperativas com vistas a promover a integrao ou a reintegrao social (SANIOTO, 2005, p. 29).

11

Da mesma maneira, a pesquisa de Andretta (2008, p. 45) explicita que a entrevista motivacional uma interveno breve, que visa estimular a mudana de comportamento e em sua pesquisa concentrou-se no diagnstico de 50 adolescentes que cumpriam medidas socioeducativas em meio aberto, deferindo que
As comorbidades mais freqentes foram o Transtorno de Dficit de Ateno e Hiperatividade (TDAH), com 13 casos (26,0%); Transtorno de Conduta (TC), com uma prevalncia de 11 casos (22,0%); e Transtorno Opositivo Desafiador (TOD), com dois casos (4,0%). Em relao intensidade de sintomas de ansiedade e depresso, a mdia dos escores foi leve, e no houve nenhum caso de diagnstico de transtorno depressivo ou de ansiedade (2008, p. 47).

Nessa pesquisa, chama ateno o fato de que aps a metodologia de interveno o adolescente deveria se submeter a um exame denominado Screening toxicolgico para deteco do uso de maconha, para comparar os resultados obtidos no exame com os relatos dos sujeitos (Idem, p. 48) e segundo a autora
Todos os adolescentes desta amostra realizaram o Screening toxicolgico para maconha, e houve 100,0% de confiabilidade entre os auto-relatos e os resultados dos exames. A idia inicial foi de que, por serem adolescentes, por terem cometido ato infracional, e devido a alguns deles terem sido diagnosticados com transtorno de conduta, o ndice de no conformidade positivo entre o exame e o auto-relato seria alto (Idem, p. 51).

Ou seja, os diagnsticos e as anlises experimentais da atualidade se sustentam no avano tecnolgico para descobrir se os sujeitos da pesquisa, no caso os adolescentes, mentiram ao responder ao questionamento. 1.1.3 O movimento tecnicista no espao socioeducativo Segundo Violante, ressocializar implica a crena de que o Menor ajustado ser um bom trabalhador e mesmo quando os agentes institucionais reconhecem as condies sociais adversas, culpabilizam o indivduo e a sua famlia imunizando a sociedade (1989, p. 116). Para Demo (1987) a metodologia sistmica se alimenta das concepes funcionalistas de sociedade que concebem esta como consensual e harmoniosa numa perspectiva de funcionamento racional e mais produtivo possvel. Nesse

12

sentido, o funcionalismo ou a teoria sistmica possuem a habilidade fundamental de controlar conflitos e para Demo3 apud Demo significa
no mais o controle duro, maquiavlico, no sentido das imposies extremamente excludentes; significa muito mais embora jamais se elimine o anterior a cooptao dos adversrios, o convencimento atravs da propaganda, o fazer a cabea atravs da indstria cultural, a oposio domesticada, e assim por diante (Grifo do autor, 1987, p. 111).

A concepo funcionalista v a sociedade constituda por partes (polcia, hospitais, escolas), sendo que, cada parte, possui funes que promovem a estabilidade social. Nesse sentido, o homem educado o que mais se adapta ao esquema social, assumindo de maneira natural o comportamento padro, tendo em vista que comportamentos rebeldes e transgressores so inaceitveis, em uma concepo de homem, fundamentada em um ser humano ideal, moral, virtuoso e racional. Segundo Saviani (1984), quando os estudiosos perceberam que a subjetividade da escola nova no resolveria o problema da marginalidade, os mesmos se detiveram em planejar um modelo de educao racional. Assim, enquanto a pedagogia nova tinha na relao interpessoal e subjetiva do aluno, o centro do processo, a pedagogia tecnicista, coloca o professor e o aluno como secundrios no processo e racionaliza os meios, burocratizando o espao escolar. Para a pedagogia tecnicista a marginalidade no ser identificada com a ignorncia nem ser detectada a partir do sentimento de rejeio. Marginalizado ser o incompetente (no sentido tcnico da palavra), isto , o ineficiente e improdutivo (SAVIANI, 1984, p. 17). A pedagogia tecnicista busca superar a marginalidade formando indivduos eficientes para a produtividade e equilbrio da sociedade. O mtodo de ensino ou de atendimento passa pela perspectiva do aprender fazendo. A transformao desse modelo escolar pressupunha novas teorias educacionais prximas do empirismo que possui em comum com o positivismo a desconfiana contra o conhecimento sem base emprica. Do ponto de vista pedaggico conclui-se, pois, que se para a pedagogia tradicional a questo central aprender e para a pedagogia nova aprender a
3

DEMO, Pedro. Da burocracia administrao total. In: Documentao e atualidade poltica. UNB, n. 10, maio de 1980, p. 3.

13

aprender, para a pedagogia tecnicista o que importa aprender a fazer (Idem, p. 18), assim como descrito no Relatrio Delors de 1999, amplamente utilizado como base terica dos Centros de Socioeducao do Brasil.
Aprender a viver junto, aprender a viver com os outros (DELORS,1999), um dos quatro pilares da educao, representa hoje um grande desafio de (re) aprendizagem de convivncia na perspectiva da sociedade democrtica [...]. Aprender a conviver implica conhecer, aceitar e respeitar as regras da organizao social em que se est inserido [...]. Aprender a viver e conviver com cidadania, com responsabilidade sobre a prpria conduta e com participao produtiva na sociedade [...] (LIMA, 2007, p. 54).

Libneo evidencia que


Num sistema social harmnico, orgnico e funcional, a escola funciona como modeladora do comportamento humano, atravs de tcnicas especficas. educao escolar compete organizar o processo de aquisio de habilidades, atitudes e conhecimentos especficos teis e necessrios para que os indivduos se integrem na mquina do sistema social global [...]. A escola atua, assim, no aperfeioamento da ordem social vigente (o sistema capitalista) articulando-se diretamente com o sistema produtivo (1990, p. 28-29).

Na educao social, o tecnicismo busca produzir e reeducar os indivduos competentes para o mercado de trabalho. O treinamento aparece nas dissertaes e teses, relacionado s atividades desenvolvidas pelos

adolescentes, como uma tcnica adquirida pelos jovens no relacionamento com os seus pares, de base emprica, envolvendo inclusive a aquisio de habilidades para a realizao das atividades ilegais. Para Gallo, por exemplo, existe um treinamento para o envolvimento com a conduta delituosa. Segundo o pesquisador, fazer parte de um grupo social desviante um fator de risco para a prtica de atos infracionais [...] e que isso seria um treino bsico para a criminalidade (2006, p. 17). Aun, por outro lado, evidencia que os adolescentes utilizam um discurso para amedrontar o outro e que estes so experientes no assunto: treinados pela prpria experincia do mundo do crime ou pela convivncia entre si na Febem (2005, p. 104). Em relao ao fazer profissional o termo treinamento aparece relacionado formao profissional. Nilsson (2007, p. 49) sentencia A arte de ouvir mais difcil que a arte de falar. Ouvir requer disciplina. E esta, s pode ser adquirida por meio de um treino constante. Marques (2006, p. 25) define que o mentor deve

14

desenvolver no mentorado competncias especficas e para tanto dever prover treinamento tcnico capacitando-o a superar desafios, sendo que, cabe tambm ao mentor fornecer feedback ao mentorado sobre seu desempenho. Segundo Hasse (2007, p. 60) na tcnica de biblioterapia, caber ao terapeuta treinar e expor os adolescentes a um repertrio de textos adequados para o uso da tcnica, haja vistas que a mesma mais eficiente na reduo do medo, dores de cabea, depresso, e treinamento de habilidades, e menos eficiente para dieta e exerccios e hbitos de comportamento (Idem, p. 61). O uso das terminologias ligadas rea empresarial, assim como os pressupostos tericos do Relatrio Delors, comum nas dissertaes que tratam da educao escolar no espao da Educao Social e refletem o contexto tecnicista
Para poderem fazer um bom trabalho os professores devem no s ser profissionais qualificados, mas tambm beneficiar-se de apoios suficientes. O que supe, alm dos meios de trabalho e dos meios de ensino adequados, a existncia de um sistema de avaliao e de controle que permita diagnosticar e remediar as dificuldades, e em que a inspeo sirva de instrumento para distinguir e encorajar o ensino de 4 qualidade. (Grifo meu, DELORS , apud LIMA, 2007, p. 69).

Marlene Guirado (1980) com base em pesquisa realizada no final dos anos 70 do sculo passado ao falar das contradies do espao socioeducativo descreve a organizao do trabalho realizado e permite uma anlise da influncia do tecnicismo na instituio Febem na dcada de 80 do sculo XX:
[...] por um lado, a tentativa de organizar o trabalho leva a previses detalhadas das atribuies de cada funcionrio, chegando a delimitar o tempo mdio a ser gasto em seu contato com a criana e, como se pode observar no processo de internao, todos os esforos so feitos no sentido de manter este horrio e esta previso; por outro lado pela descrio das atribuies de cada caso, observa-se que a criana tratada, muito mais acentuadamente, como um sujeito jurdico-penal (consultas e despachos, entrevistas com menores, relatrio social, encaminhamento adequado do caso, exame de corpo delito, elaborao de parecer, confeco de parecer, confeco de fichas onomsticas e datiloscpicas, anlise e classificao das impresses, registro no livro, revista de menores acolhidos, conduo de menores a setores competentes, efetuao de entregas domiciliares). Na verdade, essa descrio revela a maneira como, na prtica, se concebe a criana-menor e, mais propriamente, como se concebe a crianamenor. E, esta concepo parece muito mais vinculada s definies do
4

DELORS, Jacques. Educao: um tesouro a descobrir. Relatrio para a UNESCO da Comisso Internacional sobre Educao para o Sculo XXI. 2. ed. So Paulo: Cortez; Braslia, DF: MEC: UNESCO,1999, p.165.

15

Documento de 1976 e conceituao do menor como desviante de uma norma, de uma ordem, do que como vtima (Grifo do autor, GUIRADO, 1980, p. 162-163).

A anlise demonstra que a Pedagogia Tradicional, a Pedagogia Nova e a Pedagogia Tecnicista so reflexes tericas presentes em documentos

institucionais, no fazer dirios dos profissionais que atuam no Sistema Socioeducativo, assim como, nas concepes tericas e metodolgicas das pesquisas analisadas.

CONSIDERAES FINAIS

O captulo intitulado As teorias da educao e o problema da marginalidade do livro clssico de Saviani Escola e Democracia (1984) orienta

metodologicamente a dissertao que deu origem a esse artigo. Assim, a pesquisadora buscou nas dissertaes e teses as teorias descritas pelo autor (teorias crticas, teorias no-crticas e teorias crtico-reprodutivistas), seguindo tambm, a mesma organizao racional do texto. O estudo de cunho bibliogrfico analisa as produes acadmicas sobre o tema da socioeducao e toma como ponto de partida o banco de dados do projeto docente intitulado O estado do conhecimento sobre a interveno socioeducativa em programas para adolescentes envolvidos em delitos. Das pesquisas selecionadas realizou-se uma leitura completa de 16 trabalhos e leitura parcial de duas pesquisas, ao restante (nove pesquisa) acessou-se apenas o resumo dos estudos. A anlise das bases tericas fundamenta-se especialmente, em estudos j realizados no mbito da educao escolar por autores como Saviani (1984) e Libneo (1990). A anlise mapeou as Bases tericas da socioeducao, a partir do estudo das prticas de interveno e metodologias de atendimento do adolescente em situao de conflito com a lei, apresentando a anlise de trs teses de doutorado e vinte quatro dissertaes de mestrado, totalizando 27 pesquisas no recorte temporal de 1990 a 2008, selecionadas a partir do banco de teses e dissertaes da Coordenao de aperfeioamento de pessoal de nvel superior (CAPES). No

16

estudo identificaram-se a presena de bases tericas ditas no-crticas, seguindo o referencial terico utilizado. REFERNCIAS BANCO MUNDIAL. Relatrio sobre o desenvolvimento mundial: a pobreza. Washington, DC: BIRD, 1990. CALIMAN, Geraldo. Paradigmas da excluso social. Braslia: UCB/UNESCO, 2008. COOMBS, Philip H. A crise mundial da educao: uma anlise de sistemas. 2. ed. So Paulo: Perspectiva, 1986. DEMO, Pedro. Introduo metodologia da cincia. 2. ed. So Paulo: Atlas, 1987. DAZ, Andrs Soriano. Uma aproximao Pedagogia: educao social. In: Revista Lusfona de educao. 2006, 7, p. 91-114. Disponvel em: <http://www.scielo.oc-es.mctes.pt/pdf/rle/n7/n7a06.pdf>. GUIRADO, Marlene. A criana e a Febem. So Paulo: Perspectiva, 1980. LIBNEO, Jos Carlos. Democratizao da escola pblica: a pedagogia crticosocial dos contedos. 9. ed. So Paulo: Loyola, 1990. (Educar, 1). LOMBROSO, Cesare. O Homem delinqente. Porto Alegre: Ricardo Lenz, 2001. NISKIER, Arnaldo. Filosofia da educao: uma viso crtica. 2. ed. So Paulo: Edies Loyola, 2001. RIZZINI, Irene (Org.). A criana no Brasil de hoje: desafio para o terceiro milnio. Rio de Janeiro: Universitria Santa rsula, 1993. SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia: teorias da educao, curvatura da vara, onze tezes sobre educao e poltica. So Paulo: Cortez, Autores Associados, 1984. (Polmicas do nosso tempo; 5). ______. Pedagogia histrico-crtica: primeiras aproximaes. 10. ed. rev. Campinas, SP: Autores Associados, 2008b. (Col. Educao Contempornea). UNESCO. Educao popular na Amrica Latina: dilogos e perspectivas. Braslia: MEC/UNESCO/CEAAL, 2005. (Coleo educao para todos, 4). Disponvel em: <http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me000372.pdf>. Acesso em: 19/abr./2011. VENTURA, Jaqueline. Organismos internacionais e a educao de jovens e adultos trabalhadores no Brasil. In: V simpsio nacional estado e poder: hegemonia. 2008. Acesso em: 19/fev./2011. Disponvel em: <http://www.simposiohegemonia.-pro.br/68_ventura_jaqueline_pereira.pdf>.

17

VIOLANTE, Maria Lucia V. O dilema do decente malandro: a questo da identidade do menor Febem. 5. ed. So Paulo: Cortez/Autores Associados, 1989. (Coleo teoria e prticas sociais).

PESQUISAS ANALISADAS

ANDRETTA, Ilana. A entrevista motivacional em adolescentes infratores. (Dissertao, Psicologia). Porto Alegre, RS: PUCRS, 2005, 78 p. AUN, Heloisa Antonelli. Trgico avesso do mundo: narrativas de uma prtica psicolgica numa instituio para adolescentes infratores. (Dissertao, Psicologia). So Paulo: Universidade de So Paulo, 2005. 136p. GALLO, Alex Eduardo. Adolescentes em conflito com a lei: perfil e interveno. (Tese, Educao Especial). So Carlos: UFSCar, 2006. 282p. GOMIDE, Paula Inez Cunha. Anlise do processo de integrao do menor infrator ao meio social. (Tese, Psicologia Experimental). So Paulo: USP, 1990. 216p. HASSE, Margareth. Biblioterapia como texto: anlise interpretativa do processo biblioteraputico. (Dissertao, Comunicao e linguagens). Curitiba, PR: Universidade Tuiuti do Paran, 2004. 154p. LIMA, Dinor de Souza. Proposta curricular para as unidades de internao provisria: avaliao de uma poltica de educao. (Dissertao, Educao). So Paulo: Universidade Cidade de So Paulo, 2007. 127p. NILSSON, Werno. O Adolescente infrator interno pelo Estatuto da Criana e do Adolescente e o aconselhamento psicolgico pastoral. (Dissertao, Teologia). So Leopoldo, RS: Escola Superior de Teologia, 2007. 68p. OLIVEIRA, Maria Luiza Moura. Aldeia juvenil: duas dcadas de contraposio cultura da institucionalizao de crianas e adolescentes pobres em Gois. (Dissertao, Psicologia). Gois: UCGo, 2005. 135p. MARQUES. Adriana Alvarenga. A mentoria na educao de crianas e adolescentes carentes: estudo de caso de um projeto de reforo escolar em uma comunidade do Recife/PE. (Dissertao, Administrao). Recife, PE: Universidade Federal de Pernambuco, 2006. 148p. SANIOTO, Henrique. Contribuindo para a Formao Humana dos Adolescentes da Febem por Meio da Ginstica Geral. (Dissertao, Educao Fsica). Campinas, SP: Universidade Estadual de Campinas, 2005. 198p. VEZZULLA, Juan Carlos. A mediao de conflitos com adolescentes autores de ato infracional. (Dissertao, Servio Social). Florianpolis, SC: UFSC, 2004. 137p.

You might also like