You are on page 1of 15

INTEGRAL DEFINIDO

O conceito de integral definido est relacionado com um problema geomtrico: o clculo da rea de uma figura plana.

Vamos comear por determinar a rea de uma figura delimitada por duas rectas verticais, o semi-eixo positivo dos XX e por uma dada funo y = f (x) . Definio: Seja f uma funo, real de varivel real, definida num intervalo [a, b]. Chama-se partio P desse intervalo a qualquer decomposio de [a, b] em n subintervalos da forma xi tais que: a = x0 < x1 < x2 < < xn = b . Definio: Seja f uma funo, real de varivel real, definida num intervalo [a, b] e P uma partio desse intervalo. Chama-se Soma de Riemann de f em relao partio P, a toda a expresso da forma:
n i =1

f ( wi )xi ,

onde wi um valor qualquer do intervalo xi .

44

Definio: Seja f uma funo, real de varivel real, definida num intervalo [a, b] e P uma partio desse intervalo. Chama-se integral definido de f desde a at b e escreve-se f ( x) dx , ao limite tal que
a b a b

f ( x) dx = lim

P 0 i =1

f ( wi )xi ,

onde wi um valor do intervalo xi . NOTAS: 1) Se tal limite existe ento dizemos que f integrvel no intervalo [a, b]. 2) A a e a b chama-se limites de integrao:
a limite inferior do integral; b limite superior do integral.

3) Sempre que utilizamos um intervalo [a, b] supomos que a < b . Mas a definio anterior pode ser estendida ao caso a > b:
b

f ( x) dx = f ( x) dx .
b
a a

Como consequncia imediata temos o resultado seguinte: f ( x) dx = 0 .

45

O teorema que se segue transforma o difcil problema de calcular integrais definidos por meio de clculo de limites de somas, num problema bem mais fcil que se resume, praticamente, na determinao de uma primitiva da funo dada. Teorema Fundamental do Clculo: Seja f uma funo, real de varivel real, contnua definida num intervalo [a, b]. Se F a sua primitiva ento
b a

f ( x) dx = F (b) F (a ) .

Notao: Pode-se escrever:

b a

f ( x) dx = F ( x) |

b a

ou

b a

f ( x) dx = [F ( x)] b . a

Propriedades do integral definido 1. Toda a funo contnua em [a, b] integrvel em [a, b]. 2. Se f integrvel em [a, b] e k um nmero real ento a funo
k f ainda integrvel no mesmo intervalo e tem-se
b a

k f ( x) dx = k f ( x) dx .
a

3. Se f e g so duas funes integrveis em [a, b] ento a funo


f + g ainda integrvel no mesmo intervalo e tem-se:
b a b a b

[ f ( x) + g ( x)]dx =

f ( x) dx + g ( x) dx .
a
46

4. Se a < c < b e f integrvel nos intervalos [a, c ] e [c, b] ento a funo f integrvel em [a, b] e tem-se:
b a

f ( x) dx = f ( x) dx + f ( x) dx .
a c

5. Se f integrvel num intervalo [a, b] e f ( x) 0 , x [a, b], ento


b a

f ( x) dx 0 .

6. Se f e g so duas funes integrveis em [a, b] e f ( x) g ( x) ,

x [a, b], ento f ( x) dx g ( x) dx .


a a

Nota: As tabelas e as tcnicas de integrao utilizadas para o clculo de integrais indefinidos so ainda vlidas para o clculo de integrais definidos. Exemplo: Calcule os seguintes integrais definidos:
1 a) dx 2 5x 1
10

b)

ln 3 0

5e x dx

47

Mudana de varivel no clculo do integral definido Seja f uma funo contnua no intervalo [a, b]. Pretende-se calcular
b a

f ( x) dx por mudana de varivel. Seja t a nova varivel tal que

t = g ( x) . Quando se faz a mudana de varivel os limites de integrao, por dizerem respeito varivel apresentada, deixam de ter significado, pelo que surge a necessidade de tambm se efectuar mudanas nos limites de integrao. Para tal, basta calcular os valores correspondentes de a e b em funo da nova varivel: t1 = g ( a) e t 2 = g (b) . Utilizando estes valores torna-se ento desnecessrio voltar varivel original x aps a integrao.
x 1 dx . x 1
5

Exemplo: Calcule

48

APLICAES DO CLCULO INTEGRAL Clculo de reas 1) Clculo da rea de uma regio plana limitada pelo eixo das abcissas, pelo grfico de uma funo e por duas rectas verticais Se f uma funo contnua num intervalo [a, b] e f ( x ) 0 , x [a, b], ento a rea sob o grfico de f de a at b dada por:
b a

f ( x)dx .

Se f ( x ) 0 , x [a, b], ento a rea sob o grfico de f de a at b dada por: f ( x)dx . Se f muda de sinal em [a, b] um nmero finito de vezes, ento dada por:
b a
y = f (x)

b a

f ( x) dx .

A
a b

A=

b a

f ( x )dx

A=

b a

f ( x)dx

49

2) Clculo da rea de uma regio plana limitada por duas curvas e por duas rectas verticais Definio:
Se f e g so funes contnuas no intervalo [a, b] e se f ( x) g ( x) x [a, b], ento a rea da regio plana fechada, limitada pelas curvas y = f (x) , y = g (x) e pelas rectas verticais x = a e x = b , dada por:
A=
b a

[ f ( x) g ( x)]dx .
b a

Nota:

Se falhar a condio f ( x) g ( x) , A =

f ( x) g ( x) dx .

3) Clculo da rea de uma regio plana limitada por duas curvas e por duas rectas horizontais Definio:
Se f e g forem funes contnuas no intervalo [c, d ] e se f ( y ) g ( y )

y [c, d ], ento a rea da regio plana fechada, limitada pelas curvas


x = f ( y ) , x = g ( y ) e pelas rectas horizontais y = c e y = d , dada por
A=
d c

[ f ( y ) g ( y)]dy .

Nota:
Se falhar a condio f ( y ) g ( y ) , A =

b a

f ( y ) g ( y ) dy .

50

Exemplos: a) Calcule a medida da rea da regio fechada limitada pela funo y = sen ( x ) e pelo eixo das abcissas quando x [0 , 2 ]. b) Calcule a medida da rea da regio limitada pelas rectas y = 2 x + 1, 1 y = x + 3 e x = 0. 2 c) Calcule a medida da rea de um crculo de raio 3. d) Calcule a rea da regio fechada limitada pelas funes y = x + 1, y = 0 e x = 0. e) Calcule a medida da rea da regio fechada compreendida entre os grficos das funes y = x 3 e x = y 2 .

51

Clculo de volumes de slidos de revoluo


Fazendo-se girar uma regio plana em torno de uma recta do plano, o slido resultante chama-se slido de revoluo. Neste caso, diz-se que o slido gerado pela regio e a recta, em torno da qual se processa a revoluo, chamada eixo de revoluo.

Exemplo:
Fazendo-se girar em torno do eixo dos xx uma regio limitada pelo grfico da uma funo contnua no negativa f , pelo eixo dos XX e pelos grficos de x=a e de x=b, de acordo com a figura 1, obtm-se um slido do tipo exibido na figura 2.

Figura 1

Figura 2

Definio:
Seja f : x y = f ( x ) uma funo, real de varivel real, contnua em [a, b]. O volume V do slido de revoluo gerado pela rotao, em torno do eixo dos XX, da regio limitada pelos grficos de y = f (x ) , x=a, x=b e pelo eixo dos XX dado por:

V =

b a

[ f ( x)]2 dx .
52

Definio:
Seja f : x y = f ( x ) uma funo real de varivel real contnua em [c, d ]. O volume V do slido de revoluo gerado pela rotao, em torno do eixo dos YY, da regio limitada pelos grficos de x = f ( y ) , y=c, y=d e pelo eixo dos YY dado por:

V =

[ f ( y )]2 dy .

Definio:
Sejam f : x y = f ( x ) e g : x y = g ( x) funes, reais de varivel real, contnuas em [a, b], com f ( x ) g ( x ) 0 . O volume V do slido de revoluo gerado pela rotao, em torno do eixo dos XX, da regio limitada pelos grficos de y = f (x ) , y = g (x ) , x=a e x=b dado por:

V =

b a

([ f ( x)]2 [g ( x)]2 )dx .

Definio:
Sejam f : y x = f ( y ) e g : y x = g ( y ) funes, reais de varivel real, contnuas em [c, d ], com f ( y ) g ( y ) 0 . O volume V do slido de revoluo, gerado pela rotao em torno do eixo dos YY, da regio limitada pelos grficos de x = f ( y ) , x = g ( y ) , y=c, de y=d dado por:

V =

d c

([ f ( y)]2 [g ( y)]2 )dy .


53

Exemplos: a) Calcule a medida do volume do slido gerado pela rotao da regio do plano limitada pelos grficos das funes y = x 2 + 1, y = 0 , x = 1 e x = 1 , em torno do eixo dos xx. b) A regio do plano limitada pelos grficos das funes y = x ,
y = 2 x e y = x 2 roda em torno do eixo dos xx. Determine a medida do volume do slido gerado.
4 3

c) Utilizando integrais definidos, prove que o volume de uma esfera


de raio r dado por V = r 3 .

d) Determine o volume do slido de revoluo, gerado pela rotao da regio limitada pelos grficos de y = x 2 e y = 2 , em torno do eixo dos yy. e) Calcule o volume do slido de revoluo, gerado pela rotao em torno do eixo dos yy, da regio limitada por y = x , y = 2 e x = 0 . f) Utilizando integrais definidos, prove que o volume de um cilindro circular recto de altura h e raio r dado por V = r 2 h .

54

INTEGRAIS IMPRPRIOS
A definio de integral definido foi estabelecida para uma funo definida num intervalo [a, b] e contnua nesse intervalo. Vamos agora considerar os casos: [a,+[ , ] , a ] e ] ,+[ . Nestes intervalos no tem sentido generalizar a definio de integral definido usando somas de Riemann pois teramos de usar parties com uma infinidade de subintervalos.

Exemplos:
Consideremos as funes:

a) f ( x) =

x , x [0,+[ ; 50

b) g ( x) =

1 x
2

, x [1,+[ .

Definio:
Seja f uma funo, real de varivel real, definida num intervalo [a,+[ e integrvel em qualquer intervalo do tipo [a, X ] com X arbitrrio, superior a a. Se existir lim que o integral imprprio
+ a + a
X x + a

f ( x) dx = L ento dizemos
convergente e que

f (x) dx

f (x) dx = L.

55

Definio:
Seja f
X

uma funo contnua no intervalo

[a,+[.

Se existir

grfico de f , pela recta x = a , pelo eixo dos XX e tal que x > a ,existe e igual a L.

x + a

lim

f ( x) dx = L ento dizemos que a rea da figura limitada pelo

Nota:
1) No caso do limite no existir ou ser infinito diz-se que o integral imprprio divergente ou que a medida da rea no existe.
b

2) No caso do integral imprprio

f (x) dx mantm-se tudo o que


b x + Y

foi dito desde que se considere o limite: lim

f ( x) dx .

Definio:
Seja f uma funo integrvel em qualquer intervalo fechado. Seja a um nmero real qualquer. Se existirem
x + a X

lim

f ( x) dx = A e

y + y +

lim

f ( x) dx = B

ento dizemos que o integral imprprio


+

f ( x) dx convergente e que
+

f ( x) dx = A + B .

Exemplo: Calcule

1
2

1 + x

dx .
56

Definio:
Seja f uma funo contnua e positiva num intervalo [a, b], excepto num ponto c, com c [a, b]. Tem-se que:
b a

f ( x) dx = f ( x) dx + f ( x) dx ,
y a a

b c

com

c a

f ( x) dx = lim

y c

f ( x) dx

b c

f ( x) dx = lim

b z

z c +

f ( x) dx .
b a

Quando tais limites existem, diz-se que o integral

f ( x) dx

converge. Caso contrrio diverge. Exemplo: Calcule Exemplos:


Determine a natureza dos seguintes integrais imprprios:
3 0

1 dx . 3 x

a)

+
1

dx

b)

1 x
2

1 +
0

dx

c)

+
1

x x +1 dx
2

dx

d) ln( x) dx
0

1 e) dx x 1

f)

1
2

1 x

g)

2 1x 2

(ln( x) )1 / 5

dx

h) tan( x) dx
0

i)

1 sen 0

(ln( x) ) dx
x

57

j)

+
1

1 dx x ln( x)

k)

ex
2 x

1 + e

dx

l) sen x dx .
0

58

You might also like