You are on page 1of 11

IMAGENS MENTAIS IMAGENS MENTAIS NOS SONHOS: ESTUDO DE PORT CASO COM DOIS PORTADORES DE DEFICINCIA VISUAL, VISUAL,

NA CIDADE DE CRICIMA/SC
Ledijane Cristina Sachet Ghisi *

Resumo
A autora estuda as imagens mentais presentes nos sonhos de dois deficientes visuais: um portador de cegueira congnita e outro com cegueira adquirida. Apresenta os relatos desses sonhos e tambm uma anlise comparativa dos dados obtidos. Os resultados mostraram que os participantes sonham e formam imagens mentais, seja com base na percepo dos outros sentidos ou da memria visual. Conclui com a proposta de dar prosseguimento pesquisa, aprofundando um tema que pode propiciar ricas e valiosas contribuies para a rea.

Palavras-chave: Deficincia visual. Sonhos. Imagens mentais. Sentidos.


Memria visual. A pesquisa a seguir apresentada foi realizada por meio de entrevistas consentidas com dois portadores de deficincia visual, um portador de cegueira adquirida (PCA) e um portador de cegueira congnita (PCC). As entrevistas foram gravadas e transcritas para posterior anlise individual e comparativa.

Psicloga Programa de Pesquisa PIC V m.ghisi@terra.com.br.

283

sobre Consideraes sobre o portador de deficincia visual


Existem, de um modo geral, dois tipos de deficincia visual: a congnita, em que o indivduo nasce cego, e a adquirida. Embora a preocupao com a cegueira seja antiga, pesquisas sistemticas sobre os seus efeitos psicolgicos so comparativamente recentes. Amiralian (1997) contribui em seu livro com um tema acerca da cegueira congnita e o desenvolvimento dos primeiros anos de vida, com algumas pesquisas sobre a formao de conceitos a partir das experincias tteis-cinestsicas e auditivas, e a ausncia da viso, meio por excelncia para a organizao e integrao das informaes sensoriais. A mesma autora apresenta o estudo de Fraiberg (1977), que descobriu que a aquisio do conceito de objeto retardada na criana cega e est relacionada aquisio da coordenao ouvido-mo, porque o som em si confere substancialidade aos objetos. Outra pesquisa apresentada pela autora a de Santin e Simmons (1997), segundo a qual a ausncia de estimulao para dirigir a ateno das crianas para objetos do ambiente, mais a impossibilidade de usar a viso como meio de organizao e integrao das informaes sensoriais, conduz a uma formao de conceito de objeto diferente do que ocorre com as crianas que enxergam, e, embora as crianas cegas atribuam a esses objetos as mesmas palavras usadas pelos videntes. Essas palavras possuem significados diferentes, peculiares e pessoais a elas. O segundo tipo, a deficincia visual adquirida, ocorre quando o indivduo nasce com a viso normal e, seja por doena, acidente, ou por um fator desconhecido, acaba por perd-la. A caracterizao dos efeitos produzidos na personalidade pela aquisio da cegueira apresenta tantas variveis que torna difcil pensarmos em um grupo de pessoas com cegueira adquirida. A perda da viso pode ocorrer sob diversas condies, vrias formas, e em diferentes idades. Lima (1999, p.117), por sua prpria experincia, contribui dizendo que: [...] aceitar e encarar que nos tornamos invlidos no nada fcil. A cegueira adquirida subitamente por algum acidente apresenta inicialmente uma intensa reao ao choque sofrido, e s posteriormente uma lamentao pelas perdas e privaes que sobrevm a este. De acordo com Amiralian (1997), as reaes ao choque descritas por Blank (1957) como despersonalizao, e por Vash (1988) como uma experincia de encontro muito prximo com a morte, exigem uma retirada momentnea da carga afetiva e um posterior tempo de luto e lamentao para a pessoa digerir suas perdas. S depois, poder enfrentar o longo caminho de renascimento como pessoa cega. Tambm Cholden (1958) e Blank (1957), segundo a mesma autora, afirmam que a tragdia da cegueira

284

adquirida se aprofunda e prolonga quando se encoraja o paciente a fugir da aceitao da realidade que pesa sobre ele. Sem dvida, a perda da viso um morrer, o fim de certa maneira de viver, o trmino de mtodos adquiridos de realizaes, a perda de relaes humanas estabelecidas, e de uma auto-imagem como pessoa vidente.

Imagens mentais e smbolo


O homem utiliza a palavra escrita ou falada para expressar o que deseja transmitir. Sua linguagem cheia de smbolos, mas ele tambm, muitas vezes, faz uso de sinais ou imagens no estritamente descritivos. As imagens mentais no so passivas, pois, de qualquer maneira, constituem-se na forma como, em momentos diversos, percebemos a vida social e tudo o que nos circunda. De acordo com Burlingham (1965), citado por Amiralian (1997, p. 47), possvel transportarmo-nos ao mundo da escurido, pois, segundo o autor, h um vazio na mente daqueles que constroem suas imagens do mundo sem as impresses visuais e parece que este vazio ocupado em parte pela ateno da criana s sensaes vindas de seu prprio corpo. Smbolo um termo, um nome ou mesmo uma imagem que nos pode ser familiar na vida diria, embora possua conotaes especiais alm do seu significado evidente e convencional. Implica alguma coisa vaga, desconhecida ou oculta para ns. Assim, uma palavra ou uma imagem simblica quando implica alguma coisa alm do seu significado manifesto e imediato.

crebr ebro O crebro e as memrias


Os neurocirurgies constataram que a memria evocada por duas reas cerebrais complementares, cuja sinergia d uma carga afetiva ao tempo presente, a fim de que ele possa reaparecer ulteriormente no pensamento. As emoes so indispensveis para a criao e para a categorizao das lembranas. Mas o crebro lmbico no basta em si mesmo para proporcionar uma memria inteira. Ele s gera rastros fragmentrios, que s se tornam lembranas ao final de um trabalho analtico sobre os pensamentos e as emoes, ou seja, no momento do estabelecimento do contexto. A memria uma funo complexa de dados perceptuais anteriores, de uma atividade emocional lmbica e do meio ambiente imediato. As necessidades

285

e desejos individuais determinam a nossa maneira de classificar os indivduos, os lugares e os acontecimentos que povoam a nossa vida cotidiana, escreve Isral Rosenfield (apud MEYER, 2002, p. 101).

natureza A natureza do estado de sono e de sonho: aspectos histricos e fisiolgicos


Lima (2003) explica que o sono um mecanismo psicofisiolgico que envolve toda a atividade cerebral e o sistema nervoso, que entra em processo de relaxamento visando reposio de energias, a produo de hormnios e o metabolismo de substncias. Sono e sonho regulam nossa afetividade, reequilibram nosso sistema nervoso e nossas emoes. Aps vrias fases de relaxamento, surgem as produes onricas, que geram em nossa psique o mesmo processo reparador que o sono proporciona ao organismo. No campo da Fisiologia, a descoberta mais importante foi a da existncia do sono REM, do ingls rapid eye movement (movimento ocular rpido). Krippner (1998a, p. 8) descreve que esse o primeiro perodo e inicia-se cerca de noventa minutos depois de ter comeado a dormir. Os sonhos que transcorrem no estado REM tm componentes visuais fortes e so facilmente lembrados, ao contrrio do que acontece com aquele ocorrido em outras fases do sono. No fcil estudar a respeito das imagens presentes nos sonhos de deficientes visuais, porque o profissional no encontra prontamente ao seu dispor instrumentos que possam auxili-lo. Alm disso, h carncia de estudos brasileiros sobre a cegueira. Nesse contexto, veremos alguns estudos voltados temtica. Em 1988, o fsico Hlder Brtolo, para saber se os cegos de nascena tm ativao do crtex visual, realizou um estudo que visava a estabelecer correlaes entre parmetros espectrais do EGG (Eletroencefalograma) de sono e as variveis dos relatos onricos, particularmente os contedos visuais, e analisar as diferenas entre fases REM (sono paradoxal) e NREM (sono lento), em sonhos de cegos. Os voluntrios apresentaram contedos visuais nos seus relatos onricos, com diferenas quando acordados em fase REM e NREM, ocorrendo maior incidncia durante o sono paradoxal. Concluindo, os voluntrios cegos relatam contedos visuais nos seus sonhos, a grande maioria durante o sono REM. (ADEVA, 2004) Segundo Blank (apud AMIRALIAN, 1997, p. 55), os nascidos cegos e os que ficaram cegos antes dos cinco anos de idade no tm sonhos visuais, predominando em seus sonhos as imagens auditivas. J aqueles que ficaram cegos depois dos sete anos tm sonhos povoados de imagens visuais.

286

Anlise dos dados de pesquisa


Os contedos das entrevistas realizadas esto demonstrados em quadros a seguir expostos. O primeiro demonstra a ocorrncia de imagens nos sonhos dos entrevistados. Os quadros seguintes apresentam associaes entre essas imagens, os sentidos ativados pelas mesmas e as palavras associadas. J o ltimo quadro apresentado demonstra a anlise comparativa dos dados.

Fonte: Dados da Pesquisa, 2004.

Quadro 1 - Os portadores de cegueira sonham, independentemente de contar com o sentido da viso.

Como visto, ambos os entrevistados sonham e h ocorrncia de imagens em seus sonhos, sendo que nos sonhos do PCA h a presena de cores. Depois de confirmado que o PCC sonha, so identificadas as imagens mentais que apareceram nos seus sonhos e relacionadas aos sentidos.

287

Quadro 2 - Entrevistas: Imagens Mentais dos Sonhos e os Sentidos (PCC) Fonte: Dados da Pesquisa (2004).

ercepes Percepes alm dos cinco sentidos?


Alm de ativar os sentidos da audio, tato e paladar, algumas imagens mentais ocorridas nos sonhos desse sujeito da pesquisa foram significativas, pois parecem transcender tempo e espao. O sujeito relata que o que apareceu em alguns sonhos foi inusitado, pois no sabe por que sonhou com aquelas imagens. A ocorrncia de imagens inesperadas ficou evidenciada na seguinte fala: Foi, n, coisa at esquisita, n, porque uma coisa que eu nunca ouvi falar [...] (Sonho 4 - PCC) Sendo assim, foram focalizados aspectos ligados a percepes alm dos cinco sentidos, aspectos que transcendem tempo e espao. O PCC afirmou acreditar que as imagens de pocas passadas ocorridas em seus sonhos tivessem ligao com vidas passadas, mas tambm associou tais imagens aos contedos das aulas de Histria estudados no dia anterior. Pela anlise realizada, percebeu-se que os sonhos relatados pelo PCC foram aqueles mais antigos, ocorridos no perodo entre 11 e 19 anos de idade, e os relatos mostraram o quanto sua funo intuio aguada, misturada com percepes tteis e auditivas.
1

A viso aqui referida no obviamente a viso fsica, mas sim a percepo de uma imagem mental por parte do sujeito, a qual descrita como uma viso.

288

Quadro 3 Entrevistas: Imagens Mentais dos Sonhos e Memrias Visuais (PCA) Fonte: Dados da Pesquisa (2004). Esse sujeito, desde o incio da pesquisa, demonstrava a importncia dos sonhos em sua vida, afirmando sentir vontade de falar, de ter algum ao seu lado que escrevesse todos os seus relatos para, um dia, no futuro, escrever um livro. Acredita que um livro tratando dos sonhos dos cegos chamaria ateno. Um ponto que se pode destacar, na anlise dos dados da pesquisa com o PCA, foi que seus sonhos que, at ento, continham representaes de imagens mentais passadas foram sendo re-elaborados com produes de novas combinaes de cenas, pessoas e locais que surgiram no decorrer da pesquisa. Assim, surgiram novas imagens em seus sonhos, diferentes daquelas que havia conhecido antes de adquirir a deficincia visual. Percebe-se, ento, que, neste momento, a nova imagem est relacionada com som, sendo ativado o sentido da audio. O PCA, depois de seu acidente,

289

diz ter uma audio bem mais afinada, e que talvez seja pela necessidade de compensao da perda da viso. Esse sujeito demonstra necessidade de mudanas em suas experincias onricas, como sonhar com pessoas e locais que no possam ser captados pelo sentido da viso. A partir das imagens mentais guardadas, outras produes com novas combinaes surgiram nos sonhos no decorrer da pesquisa. Percebeu-se que sua imagem corporal no aparecia e que, nos sonhos de tempos passados, sua imagem corporal aparecia. Pela anlise realizada, percebeu-se que os sonhos do PCA foram mais atuais, e que os sentidos da viso, audio e tato foram ativados. As memrias visuais aparecem representadas por tempos passados e tambm na produo de novas combinaes. A funo intuio tambm ativada. Mas seus relatos reproduziram a imagem corporal da poca de sua adolescncia, secundarizando-se a imagem corporal atual.

Quadro 4 - Comparativo: Temas associados s imagens ocorridas nos sonhos Fonte: Dados da Pesquisa (2004). Para essa sistematizao, foram aglutinados alguns pontos significativos das imagens mentais ocorridas nos sonhos dos dois sujeitos da amostra. Um dos dados que chamou a ateno, embora esperado, foi a constatao de que a vivncia da cegueira no PCC tende a dificultar a expresso do que uma imagem ou a sua descrio com muitos detalhes, como se observa na fala a seguir. Agora, imagem, imagem (risos) eu no tenho noo de imagem, n! Mas como se fosse imagem, no tem cores, entendesse? (1 Entrevista Questes Abertas - PCC) [...] Eu no sei te explicar detalhadamente. (Sonho 4 - PCC) O portador de cegueira congnita possui menor ocorrncia de imagens nos relatos de seus sonhos, maior ocorrncia de sonhos pr-cognitivos, alguns

290

relatos com cores e imagens mentais que no correspondem personalidade atual e tambm referentes sua imagem corporal. Por outro lado, com o PCA, um ponto significativo observado durante a pesquisa refere-se aos enormes relatos dos sonhos contendo informaes minuciosas de formas e cores, nomes de ruas e locais pblicos. Essa caracterizao enquadra-se tanto nos sonhos dos tempos passados, como nos sonhos de novas imagens mentais que foram criadas. significativo esclarecer que as memrias visuais que estavam guardadas fizeram parte de seus sonhos nos dois momentos. Nessa anlise transversal, podem-se trazer do referencial terico os estudos de Krippner (1998b), pois muitos dos relatos de sonhos estudados podem ser enquadrados nas categorias denominadas por esse autor como sonhos exticos, principalmente nas categorias dos sonhos de vidas passadas e pr-cognitivos, os quais trazem imagens de pocas que no correspondem sua personalidade atual, e imagens de eventos que ainda no aconteceram, no sendo, portanto, informaes do dia-a-dia, percebidas em alguns dos sonhos pesquisados. Outro estudo que contribui para essa anlise o realizado por Lima (2003), que, em sua pesquisa, destaca as particularidades da realidade psquica de um portador de deficincia visual, pois alm dos componentes pessoais e sociais, observam-se componentes universais presentes na vida dos deficientes. So componentes que transcendem tempo e espao, credos e dogmas, culturas e sociedade. O referido autor refere-se aos arqutipos descritos por Jung, explicando que eles nos mostram, de forma prtica, que, alm dos contedos individuais, da dor e do sofrimento particular do deficiente, existem elementos comuns se repetindo, independentemente da histria de vida pessoal. Entretanto, embora as imagens sejam universais, o significado que elas adquirem para cada um difere dos demais. Os sonhos so, ento, leituras simblicas pessoais. A pesquisa demonstrou que o PCC, privado do sentido da viso desde seu nascimento, apenas pelo tato encontra muitos objetos que lhe interessam. Sente os objetos com sua simetria, seus formatos, procurando, dessa forma, captar sua imagem por meio dos outros sentidos. O PCA, com seu entusiasmo em buscar descries para as imagens que no foram captadas visualmente, procura estar em contato constante com o mundo externo, em suas formas e nas descries de cores, para que essas imagens permaneam em sua mente, mesmo sendo criadas por meio dos outros sentidos. A pesquisa cumpriu com o objetivo proposto - conhecer as imagens mentais presentes nos sonhos dos portadores de cegueira congnita e adquirida, cabendo dizer, porm, que o tema amplo e suscita novos estudos. Uma pesquisa que se proponha a aprofundar esse tema pode trazer ricas e valiosas contribuies, uma vez que a importncia teraputica da tcnica de sonhos parece indicar caminhos

291

possveis para o entendimento psicoterpico das pessoas cegas. Talvez, ento, um estudo que se proponha a verificar a eficcia desse mtodo teraputico com sujeitos privados da viso, utilizando os sonhos como facilitadores e organizadores de seu mundo interno, seja uma das rotas abertas. Assim, percebe-se a deslumbrante dimenso onrica da mente, com o mistrio e o poder das imagens, vendo nelas uma fonte eterna de sabedoria, capaz de lanar o ser humano para alm de uma dimenso que transcenda o sentido da viso.

Abstract Mental images in the dreams: study of case with two carriers of deficiency, visual deficiency, in the Cricima City
The author makes study on the mental images in the dreams, with two deficient appearances: a carrier of congenital blindness and another one with acquired blindness. She also presents the stories of the dreams and a transversal analysis with the gotten data. The results had shown that, the participants dream and form mental images, are with the perception of the others directions or with the kept visual memory. It concludes with proposal to give to continuity with the research, going deep this subject that can bring rich and valuable contributions.

eywords: Keywords: Visual deficiency. Dreams. Mental images. Felt. Visual memory. Referncias
ADEVA (Associao de Deficientes Visuais e Amigos). Imagens e a cores: Cegos de nascena sonham com imagens. Disponvel em <http://www.adeva.org.br/ fique_por_dentro/imagem e_as_cores.htm.> Acessado em: 22/07/2004. AMIRALIAN, Maria Lcia T. M. Compreendendo o Cego: Uma Viso Psicanaltica da Cegueira por Meio do Desenhos-Estrias. So Paulo: Casa do Psiclogo, 1997. BRTOLO, Hlder e Teresa Paiva. Contedo Visual em Sonhos de Cegos. Laboratrio EEG/Sono Centro de Estudos Egas Moniz Faculdade de Medicina

292

de Lisboa. Psicologia, Sade & Doenas, 2001, 2 (1). 23-33. Disponvel em <http:/ /www..sp-ps.com/pdf/PSD-ll-1/helder-23-33.pdf> - Acesso em: 11 de agosto de 2004. Horrio: 20h40min. KRIPPNER, Stanley. Decifrando a Linguagem dos Sonhos. Traduo: Octvio Mendes Cajado. So Paulo: Cultrix, 1998a. ______. Sonhos Exticos Como Utilizar o Significado dos Seus Sonhos. Traduo: Andr Percia de Carvalho. So Paulo: Summus, 1998b. LIMA, Jorge Antnio Monteiro. Tirsias: Olhos da Alma S: A Busca da Doena e o Encontro com a Sade. So Paulo: Vetor, 1999. ______. Deficincia Visual e Sonhos Arquetpicos. Revista Viver. N 130, Ano XII. Novembro de 2003. MEYER, Philippe, 1993. O Olho e o Crebro. Traduo Roberto Leal Ferreira. So Paulo: Editora UNESP 2002. ,

293

You might also like