You are on page 1of 4

ESCOLA MUNICIPAL MARIA ANTONIA DA COSTA

Diretrizes Estratgicas
Viso :

Ser referncia em Ensino Fundamental focada em um alto padro de aprendizagem que contribua de forma efetiva para que o estudante exera a sua plena cidadania.

Misso :

Criar meios para a construo de uma educao de qualidade envolvendo estudantes e partes interessadas nesse processo dinmico e ativo, norteado em prticas que respeitem as individualidades e assegurem o sucesso de todos os estudantes.

Finalidade : Educao de qualidade para todos os estudantes.

Valores Educao centrada na aprendizagem Liderana visionria Melhoramento contnuo Valorizao de professores, funcionrios e parceiros Busca de inovaes Gesto por fatos e dados Foco no futuro Agilidade Responsabilidade pblica e cidadania Foco nos resultados e na criao de valor Viso sistmica

Metas de Aprendizagem
Metas Medidas

1. Ler e compreender diferentes modalidades textuais.

a) Avaliao externa b) Avaliao interna, ficha avaliativa C) N de estudantes que lem no nvel da srie ou acima

2. Escrever diferentes tipos de textos, adequando-os situao comunicativa

a) Avaliao externa b) Avaliao interna, ficha avaliativa c) N de estudantes que escrevem no nvel da srie ou acima

3. Comunicar-se utilizando diferentes formas de expresso, adequando a fala ou outra forma de expresso a diferentes situaes. 4. Resolver clculo com habilidade, a partir de situaes-problema. 5. Resolver criticamente situaesproblema com autonomia, criatividade e capacidade de julgamento, anlise e sntese. 6. Conviver interagindo, respeitando o prximo, a cultura e os valores da sociedade e fortalecendo a sua identidade. .

a) PCE: percepo dos professores sobre a qualidade e/ou o domnio da expresso do estudante b) Ficha avaliativa a) Avaliao externa: b) Ficha avaliativa

a) Avaliao externa: b)PCE: percepo do professor e da famlia sobre a capacidade do estudante de resolver problemas a) PCE: percepo sobre a qualidade da convivncia do estudante professores, pais, funcionrios e estudantes sobre a qualidade da convivncia dos estudantes b) N de professores que promovem atividades em que o estudante tem que interagir. c) N de projetos que a escola desenvolve, visando melhor convvio. a) N de estudante que usam editor de texto b) % de estudantes que usam a internet para busca de conhecimentos e informaes; c) N de pesquisas feita pelos alunos.

7. Usar novas tecnologias como fonte de informaes para adquirir e construir conhecimentos.

Metas Operacionais

Metas

Medidas

8-Estabelecer e fortalecer parcerias internas A Nmero de parcerias realizadas; e com outras instituies. B PCE: ( professores /supervisores) Percepo do impacto da parceria na aprendizagem; C - N de Projetos realizados com os parceiros. D N de professores que desenvolve projetos comuns. 9-Estreitar parcerias com os pais e comunidade. A Nmero de pais que apiam a aprendizagem dos filhos; B PCE: percepo dos professores sobre o envolvimento dos pais com o dever de casa do estudante C % de pais que participam de reunies de apoio aprendizagem do estudante. D- PCE: percepo do professor sobre o impacto do apoio da famlia aprendizagem do estudante; E N de parcerias feitas com a comunidade, visando a melhoria da aprendizagem dos estudantes.

Estratgia 03: Formao continuada dos profissionais da educao.


Metas 10-Implantar e desenvolver uma poltica de formao continuada. Medidas A Nmero de profissionais em programa de formao; B Percepo da liderana da escola sobre o impacto da capacidade na sala de aula ou na escola; C Nmero de atividades de educao e treinamento centradas nas metas de aprendizagem; D Nmero ou % de professores com formao superior. 11-Implementar e desenvolver avaliao de desempenho. A Nmero de profissionais avaliados; B Nmero de profissionais que melhoraram suas prticas aps avaliao de desempenho.

Metas 12-Otimizar recursos

Medidas A Percepo da SME, professores e funcionrios sobre o uso dos recursos financeiros da Escola M. Jos Raimundo; B Percepo da SME, professores e funcionrios sobre o uso e conservao dos recursos materiais; C Nmero de professores que utilizam os recursos tecnolgicos. D-N de profs que utilizam a Biblioteca E- N de profs que utilizam recursos pedaggicos F- PCE-(prosf/func/liderana) Percepo do uso sustentvel dos recursos,evitando desperdcio A Nmero de dias letivos cumpridos, bimestralmente. B Porcentagem de carga horria cumprida.

13-Garantir o cumprimento dos dias letivos e carga horria.

14-Garantir a assiduidade e pontualidade dos profissionais.

A Nmero de profissionais sem falta no bimestre; B Nmero de profissionais que cumpriram o horrio com pontualidade no bimestre.

You might also like