You are on page 1of 21

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO ESCOLA DE MINAS

DEPARTAMENTO DE GEOLOGIA

NOTAS DE AULA GEOFSICA - GEO 122

PERFILAGEM

Maria Slvia Carvalho Barbosa

Fevereiro /2003

NDICE

1. INTRODUO........................................................................................................ 2 2. PROPRIEDADES A SEREM AVALIADAS ........................................................ 2 2.1. POROSIDADE ........................................................................................................... 3 2.2. PERMEABILIDADE.................................................................................................... 3 3. INVASO DE FLUIDOS........................................................................................ 4 4. MTODOS ELTRICOS....................................................................................... 4 4.1. RESISTIVIDADE........................................................................................................ 4 4.1.1. INSTRUMENTAO....................................................................................... 6 4.1.2. MICROLOG (PERFIL DE RESISTIVIDADE NA PAREDE DO POO) ...... 7 4.1.3. PERFIL DE INDUO ................................................................................... 7 4.1.4. PERFIL RESISTIVIDADE EM PESQUISA MINERAL................................... 8 4.2. PERFIL SP................................................................................................................ 8 4.2.1. INSTRUMENTAO....................................................................................... 9 4.3. DIAPMETER ........................................................................................................... 10 4.4. MTODO EM......................................................................................................... 10 4.5. POLARIZAO INDUZIDA ...................................................................................... 10 5. MTODOS RADIOMTRICOS ......................................................................... 10 5.1. PERFIL GAMMA RAY ............................................................................................. 11 5.1.1. INSTRUMENTAO..................................................................................... 11 5.1.2. APLICAES ................................................................................................ 12 5.2. PERFIL DE DENSIDADE .......................................................................................... 12 5.2.1. INSTRUMENTAO..................................................................................... 12 5.3. PERFIL NEUTRON .................................................................................................. 14 6. MTODOS DE PROPAGAO DE ONDAS ELSTICAS............................ 15 6.1. PERFIL SNICO ...................................................................................................... 16 7. MTODOS MAGNTICOS ................................................................................ 16 8. MEDIDAS TERMAIS ........................................................................................... 17

NOTAS DE AULA - PERFILAGEM

9. PERFIL DE GRAVIDADE................................................................................... 17 10. 11. EXERCCIO ....................................................................................................... 18 BIBLIOGRAFIA ................................................................................................ 19

NOTAS DE AULA - PERFILAGEM

PERFILAGEM
1. INTRODUO
Os mtodos geofsicos vem sendo aplicados investigao de poos nos ltimos cinqenta anos. Inicialmente, somente as tcnicas eltricas eram utilizadas na explorao em superfcie. Os vrios instrumentos e tcnicas so usadas na explorao direta, na identificao de formaes geolgicas e fluidos, e correlao entre os poos. Desde 1928, quando os irmos Schulumberger fizeram uma perfilagem eltrica, a perfilagem de poos tornou-se uma operao simples na explorao de petrleo. A correlao e avaliao dos reservatrios so os principais objetivos. A perfilagem de poos no tem sido usada extensivamente na prospeco de minerais metlicos por vrias razes: dimetro do poo menor impondo limitaes no equipamento (no o maior problema); estrutura geolgica complexa em reas minerais, comparadas com as formaes sedimentares uniformes, tornando a identificao e correlao mais difcil; abertura de poos com coroas de diamante possuem testemunhos, tornando desnecessrio a perfilagem. Os mtodos de perfilagem tm sido mais usados para a prospeco de petrleo. Os mtodos mais usados so: resistividade (EL), potencial espontneo (SP), induo, polarizao induzida (IP) e ocasionalmente outros mtodos eltricos; deteco de raios gama e neutrons (mtodos radiomtricos); perfilagem acstica e medidas de propriedades trmicas e magnticas.

2. PROPRIEDADES A SEREM AVALIADAS


A perfilagem para petrleo tem como objetivo a identificao de rochas reservatrio e a determinao de sua porosidade e permeabilidade, bem como a natureza do fluido presente.

NOTAS DE AULA - PERFILAGEM

2.1. Porosidade a poro da rocha em volume que ocupada por espao poroso (%). A porosidade de um reservatrio est no intervalo de 10 a 30%, embora rochas de uma porosidade menor possam ser perfiladas para petrleo. O produto da porosidade, rea e espessura do reservatrio d o volume de fluido que o reservatrio contm. A porosidade pode ser determinada a partir dos perfis de resistividade, velocidade acstica (snico), densidade e neutron. Na maioria dos reservatrios de hidrocarbonetos (HC) somente parte dos espaos porosos preenchido por HC, esta frao denominada saturao de hidrocarboneto. Onde o outro fluido presente somente a gua, a saturao da gua somada saturao de HC igual unidade.

2.2. Permeabilidade Alm da porosidade, uma outra propriedade importante o grau em que os poros esto interconectados, isto , a permeabilidade. A permeabilidade medida em darcy. Um darcy a permeabilidade que permitir um fluxo de um mililitro por segundo de fluido de uma viscosidade centipoise atravessar um centmetro quadrado sobre um gradiente de presso de um atmosfera por centmetro . Um reservatrio comercial possui a permeabilidade de poucos darcy a milidarcy. A permeabilidade estimada dos perfis usando frmulas empricas, mas determinando apenas a ordem de grandeza. A maioria das rotinas de perfilagem dependem da seo geolgica: clstica (areia e folhelhos) ou carbontica. Assim, em uma seo clstica espera-se os seguintes perfis: SP e/ou raios gama; Resistividade; Perfis de porosidade (snico e de densidade).

NOTAS DE AULA - PERFILAGEM

Numa seo carbontica: Raios gama; Perfis de porosidade (snico, densidade e neutron). O diapmeter e microressitividade so corridas freqentes; o ltimo delimita as camadas permeveis pela deteco de argilas.

3. INVASO DE FLUIDOS
O objetivo da perfilagem medir as propriedades das rochas in situ e os fluidos que elas contm. No entanto, o ato de perfurao da rocha produz distrbios. Presses em rochas so muito maiores do que as medidas. A lama (mistura complexa de slidos) injetada durante a perfurao tambm causa distrbios, denominada invaso. Apreciao da invaso essencial interpretao, pois a regio da rocha que possui um maior efeito ter valores anmalos.

4. MTODOS ELTRICOS
As propriedades medidas so condutividade eltrica e o potencial espontneo. A polarizao induzida no tem sido desenvolvida para a perfilagem em aplicaes petrolferas

4.1. Resistividade As formaes sedimentares normalmente encontradas em poos com leo so geralmente pobres condutores, tendo resistividades no intervalo de 1 a 106 m. Os minerais comuns nas rochas sedimentares (silicatos, xidos e carbonatos) so praticamente no condutores. No entanto, a maioria das rochas sedimentares so porosas e contm gua e vrios sais dissolvidos. Em soluo, estes sais dissociam-se em ctions (Na+, Ca++, Mg++, etc.) e nions (Cl -, SO4--, etc.) que tendem a se mover em um campo eltrico, ento provocando um veculo de corrente de fluxo nos sedimentos. Rochas metamrficas e gneas podem conter minerais (geralmente disseminados), tais como pirita, calcopirita, grafita, magnetita, galena, etc., que contribuem para a condutividade da rocha. Assim, como nas rochas sedimentares, a gua intersticial sempre um fator controlador.
4

NOTAS DE AULA - PERFILAGEM

Trs equaes so usadas no petrleo para relacionar a resistividade das rochas, resistividade do fluido nos poros da rocha, a porosidade e a quantidade de gua preenchendo os espaos porosos. Estas so modificaes da frmula emprica de Archie:

e= a -m s-n w onde: e - resistividade eletroltica; - volume poroso fracional (porosidade); s frao de poros que contm gua; w - resistividade da gua; n aproximadamente igual a 2 (expoente de saturao); a constante = 0.5 a 2.5; m fator de cimentao = 1.3 a 2.5. A primeira equao expressa a resistividade da gua em volume (todos os poros fossem preenchidos com gua) (0), e a resistividade da gua contida nos poros (w), em termos do fator de resistividade de formao (F): F = 0 / w Archie (1942) mostrou que o fator de formao (F) uma funo da porosidade e, em menor grau, da permeabilidade da amostra. A Segunda relao : F = 1 / m Uma forma alternativa desta expresso chamada frmula de Humble, aplicada a rochas granulares: F = 0.62 -2.15
5

NOTAS DE AULA - PERFILAGEM

Se os poros da rocha so completamente preenchidos por gua, mas contm fraes de gs e/ou leo a resistividade efetiva maior que 0 . A terceira equao emprica considera a saturao de gua da rocha (Sw): Sw =( 0 / t ) 1/n onde: t a resistividade real da amostra, derivada da correo da resistividade aparente a; n o expoente de saturao, que assume valores entre 1.5 e 3, tendo valor aproximadamente igual a 2. 4.1.1. INSTRUMENTAO O mtodo similar ao usado em superfcie: dois eletrodos de corrente e de potencial. Eletrodo simples : no muito usado. Arranjo normal: a =

4 V I

1 1 1 1 + PC PC P2C1 P2C 2 1 1 1 2

a Arranjo lateral a =

4 V (P1C1 ) I
(P1C1 ) (P2C1 ) (P C P C ) 1 1 2 1

4 V I

NOTAS DE AULA - PERFILAGEM

4.1.2. MICROLOG (PERFIL DE RESISTIVIDADE NA PAREDE DO POO)

Foi desenvolvido em 1949 para medir as camadas independentemente de zonas adjacentes. A presena de lama de perfurao uma indicao forte que as camadas so permeveis. Estas no so observadas em formaes calcrias.

4.1.3. PERFIL DE INDUO

Este instrumento energiza o terreno por induo, como nos mtodos de prospeco EM. Se a camada pouco condutiva, a leitura ser semelhante corrente induzida; porm se condutiva, as medidas possuiro uma forte perturbao.
7

NOTAS DE AULA - PERFILAGEM

4.1.4. PERFIL RESISTIVIDADE EM PESQUISA MINERAL

Este perfil no muito usado em reas minerais, exceto em conexo com o IP e em experimentos acadmicos. Usado apenas para a interpretao qualitativa.

4.2. PERFIL SP

Em prospeco de petrleo, esta perfilagem envolve principalmente a interface entre o arenito e o folhelho. O princpio devido, principalmente, ao potencial eletroqumico. Os folhelhos so permeveis ao ction Na+, mas essencialmente impermeveis ao nion Cl -.

SP V+ Folhelho Folhelho Arenito Folhelho Arenito Onde a energia lida (Ec) em milivolts, dada pela equao:
273 + T log10 mf 298 w

+ -

Na+ ClArenito

Na+ Cl-

Ec = -70.7
Sendo: T temperatura (C); mf resistividade da lama; w resistividade da gua na formao.

NOTAS DE AULA - PERFILAGEM

(A)

(b)

Caractersticas das curvas SP para uma seo arenito - argilito (aps Pirson 1963). (A) Curvas para camadas espessas; (b) Curvas para camadas finas; (c) Curvas caractersticas para vrias formaes.

Figura Curvas caractersticas de perfilagem SP

4.2.1. INSTRUMENTAO

O potencimetro conectado em dois eletrodos, um desce o poo e o outro permanece fixo na superfcie. Este mtodo de perfilagem (SP), devido as suas caractersticas, possui trs finalidades: - locao de limites entre folhelhos e camadas porosas (arenito); - correlao entre poos; - determinao da resistividade da gua de formao.

NOTAS DE AULA - PERFILAGEM

4.3. Diapmeter

Em alguns casos o mergulho da formao pode ser estimado pela correlao entre os poos, onde no haja interveno de estruturas. No entanto, sempre a determinao difcil ou impossvel. Originalmente (1943) este mtodo empregava o princpio de ondas eletromagnticas (mtodo EM) e posteriormente o mtodo SP. Atualmente baseia-se em medidas de microressistividade.
4.4. MTODO EM

Perfilagem cujo principal objetivo localizar zonas mineralizadas (alta condutividade). O seu emprego assemelha-se ao levantamento em superfcie, ajustado ao poo.
4.5. Polarizao Induzida

Assemelha-se prospeco superficial.

5. MTODOS RADIOMTRICOS
Alguns ncleos atmicos emitem radiaes naturais. As radiaes nucleares esto na forma de raios , e ou neutros. A radiao e neutrons possuem poder de penetrao que so medidos na perfilagem radiomtrica. Os instrumentos que medem a radiao podem ser de trs formas: detectam atravs da radioatividade natural de rochas (U, Th, e K); empregam uma radiao artificial; ou usam neutrons para induzir processos nucleares. a) Radioatividade Natural: resulta da presena de pequenas quantidades de U, Th e K nas rochas. menor nas rochas gneas bsicas; intermediria em rochas metamrficas; e maiores em alguns sedimentos. b) Interao de raios : um raio energizado pode iterar com o material circunvizinho atravs de trs processos: pode transferir esta energia para um eltron do tomo (converso fotoeltrica); pode perder uma frao desta energia no tempo para vrios eltrons atravs de processos de colises sucessivas (compton scattering); ou o raio desaparecer na criao de um par de eltron. A probabilidade de um processo predominar o outro depende da energia do fton. A converso fotoeltrica ocorre a
10

NOTAS DE AULA - PERFILAGEM

baixas energias ( < 0.2ev), enquanto a produo de par de eltron ocorre para maior energia ( 1.02ev) c) Interao de neutrons: a interao de neutrons com o material vizinho diagnstico do meio. Neutrons rpidos so diminudos pelas colises elsticas e anelsticas com os ncleos. As colises elsticas resultam na partio da energia. Nas colises anelsticas, em resposta adio de energia cintica, o ncleo torna-se excitado e emite raios caractersticos.

5.1. Perfil Gamma Ray

Utilizado para localizar e correlacionar formaes nos caos em que os perfis eltricos no so aplicados.

Figura Perfil Gamma Ray 5.1.1. INSTRUMENTAO

A sonda consiste de um detetor e amplificador. O detetor um contador Geiger ou cintilmetro.


11

NOTAS DE AULA - PERFILAGEM

5.1.2. APLICAES

Reflete principalmente folhelhos devido a elementos radioativos que tendem a se concentrar em argilas. Correlaciona-se ao perfil SP.

5.2. Perfil de Densidade

O perfil de densidade ou perfil gamma-gamma tem por objetivo medir a densidade in situ. Seu valor correlaciona-se com a porosidade.

=
onde: - porosidade; ma densidade da rocha; f densidade do fluido; b densidade total.

ma b ma f

5.2.1. INSTRUMENTAO

O contador Geiger consiste em um tubo contendo um anodo e um catodo, sendo preenchido por gs inerte, tipo argnio, a baixa presso com uma pequena frao de lcool, metano e vapor de gua. Uma bateria promove uma alta voltagem entre os eletrodos. As radiaes que penetram no tubo ionizam os tomos do gs. Os ons positivos e os eltrons so acelerados em direo ao anodo e ao catodo, respectivamente, e durante o percurso estas partculas ionizam outros tomos do gs num processo em cadeia que resulta em um pulso eltrico no anodo. Este pulso amplificado para os fones de ouvido ou registrado por um ampermetro. Os cintilmetros utilizam a contagem de cintilaes produzidas por bombardeio de radiao em uma tela de sulfeto de zinco. Este foi um dos primeiros mtodos de deteco de radiaes. Outros materiais que podem ser utilizados para este fim so o antraceno, o stilbeno e a scheelita. Um dos melhores detetores de cintilaes
12

NOTAS DE AULA - PERFILAGEM

feito atravs do crescimento natural de cristais de iodeto de sdio (NaI) tratados com tlio (Tl). Se o cristal for suficientemente grande, a eficincia de converso de raios em ftons de luz de 100%.

Figura Instrumentos usados para os perfis Gamma

13

NOTAS DE AULA - PERFILAGEM

Figura Perfis Realizados Em Evaporitos

Figura Identificao dos evaporitos atravs de Perfil de densidade

5.3. Perfil Neutron

Depende da resposta induzida pelo bombardeio de neutrons nas formaes. Respondem primariamente ao hidrognio (contedo de) e so particularmente til na locao de zonas porosas e determinao da quantidade de lquidos que preenchem os poros. Vrios neutrons so utilizados: berilo, radio, polnio, plutnio ou amercio. He4 + 4B9
12 6C

+ 0n1
14

NOTAS DE AULA - PERFILAGEM

O perfil neutron mede a porosidade determinando a quantidade de hidrognio, e consequentemente a quantidade de fluidos que preenchem os poros.

Figura Instrumentos usados no Perfil Neutron

6. MTODOS DE PROPAGAO DE ONDAS ELSTICAS


As propriedades elsticas das rochas so medidas atravs de perfis acsticos atravs da energia ssmica ou elstica.

15

NOTAS DE AULA - PERFILAGEM

6.1. Perfil Snico

Consiste de um transmissor e um receptor. Para ondas mais rpidas, menor a porosidade. Para diminuir a influncia dos rudos (irregularidades das paredes, lama de perfurao, ...) so usados dois receptores. Determinao da porosidade: t - t m t f - t m

onde : t tempo de trnsito na formao; tf tempo de trnsito no fluido; tm tempo de trnsito na matriz. ou: 1 (1 ) = + Vr Vf Vm

t =

sendo: Vr medida da velocidade de formao; Vf medida da velocidade no fluido; Vm medida da velocidade na matriz.

7. MTODOS MAGNTICOS
Perfilagem em poos com este mtodo possui aplicao limitada. Mede-se o campo magntico e a susceptibilidade magntica. A susceptibilidade anmala pode indicar presena de minerais magnticos como magnetita, ilmenita e pirrotita. A perfilagem utiliza equipamentos do tipo fluxgate (campo total) e precesso nuclear (campo vertical) adaptados ao poo.
16

NOTAS DE AULA - PERFILAGEM

Existe boa correlao entre perfis de SP e susceptibilidade. Indica que a zona de poros est enriquecida pela deposio de minerais minrio por hidrotermalismo.

8. MEDIDAS TERMAIS
Medidas de temperatura em poos uma tcnica antiga. Determina-se o fluxo trmico, como tambm anomalias trmicas causados por fluxo de fluido e gs, radioatividade anormal e regies de oxidao. Vrios tipos de termmetros so usados, incluindo termmetros de resistncia de platina.

9. PERFIL DE GRAVIDADE
(Ver item Clculo de Densidade - captulo de gravimetria pgina 12)

A densidade das rochas controlada por trs fatores: densidade dos gros, a porosidade e o fluido que preenche os poros. Para a maioria dos minerais comuns formadores de rochas, a densidade no apresenta grandes variaes. Quartzo puro e calcita tm densidade de 2.65. Os minerais argilosos apresentam maior variao, mas as densidades ficam entre 2.5 a 2.8. Portanto, para a maioria das rochas comuns, o fator que controla a densidade a porosidade. Para todas as rochas situadas abaixo do nvel fretico, o fluido presente nos espaos pode ser considerado como sendo gua ( 1, ou superior se houver presena de sais e outros minerais em soluo). A densidade da rocha porosa pode ser facilmente determinado por: r = g (1-) + H2O sendo a porosidade. Isto vlido para a maioria das rochas sedimentares, exceto para alguns casos importantes como o caso de domos de sal, pois no apresenta porosidade. Por outro lado, existem camadas de magnetita que podem apresentar densidades de at 5, e diatomitas que podem apresentar densidades em torno de 1.0.

(0.094006 h - g) 0.0254 h
17

NOTAS DE AULA - PERFILAGEM

sendo: g gradiente de gravidade (miligals); h intervalo de profundidade em que se faz as medidas (ps).

10. EXERCCIO

Interpretao de perfis Compostos

18

NOTAS DE AULA - PERFILAGEM

11. BIBLIOGRAFIA
DOBRIN, M.B. 1981 Introduction to Geophysical Prospecting. 3. Ed. International Student Edition. 630p. TELFORD, W.M.; GELDART, L.P.; SHERIFF, R.E. & KEYS, D.A. 1990 2. Ed. Cambridge: Cambridge University,: 770p.

19

You might also like