You are on page 1of 8

Curso de Engenharia de Produo

SEPARAO DE MISTURAS

Profa. Responsvel: Dra Lucia S. F. A. Collet Relatrio de experimento da disciplina F1QUE realizado em 14/09 Alunos participantes: Thais Hiroe Maki Vanessa H. O. Hirata Vinicius Hidalgo Ribeiro Vitor Massao Higashi

pront.:1273418 pront.:1274627 pront.:127337X pront.:1273426

So Paulo 2012

Resumo

Este experimento foi realizado no dia quatorze de setembro de 2012, com o intuito de familiarizar-se com os mtodos de separao de misturas. Dessa forma, realizou-se a extrao de etanol anidro da composio da gasolina para verificar o seu teor, podendo assim, compar-lo com a norma exigida. O experimento foi realizado em duas partes semelhantes, onde em cada uma delas foi feita a extrao com solvente. Adicionou-se gua gasolina disponvel, agitou-os e os esperou decantar. As fases resultantes foram separadas com o auxlio de um funil com torneira. Ao final das duas partes do experimento, os resultados obtidos foram bem semelhantes, sendo utilizados para a realizao do calculo de teor ou concentrao de etanol que estava misturado gasolina. Diante disso, concluiu-se que a gasolina em questo estava dentro das normas que regem nosso pas de no mximo 20% de teor de etanol anidro.

F1QUE - Qumica experimental para engenharia

I.

Introduo

Na qumica, a separao de misturas de extrema importncia, pois para se obter resultados mais precisos em pesquisas e experincias, necessrio que as substncias qumicas utilizadas sejam as mais puras possveis, o que raro de se encontrar na natureza. De modo facilitar o processo de separao de uma mistura, deve-se observar primeiro a prpria mistura. Ela pode ser de dois tipos: homognea e heterognea. Homognea significa que as misturas tem um aspecto comum, dando a impresso de que no uma mistura. Heterognea o contrrio: nota-se claramente que se trata de duas ou mais substncias.
[1]

Muitas vezes,

dependendo da complexidade da mistura, necessrio usar vrios processos diferentes, numa sequncia que se baseia nas propriedades das substncias presentes.
[2]

Este experimento envolve uma mistura de gasolina, com o objetivo de calcular a porcentagem do teor de lcool presente em sua composio. A justificativa do experimento que no Brasil adiciona-se certa quantidade de lcool anidro e alguns outros compostos em menor escala antes de sua comercializao.
[3]

Para isso, deve-se utilizar uma separao simples, que

envolve os procedimentos de adio de solvente e decantao por funil. Ao adicionar um novo solvente mistura, proporciona-se uma nova ordenao entre as molculas do composto que por decantao acabam sendo definidas em duas fases. Sendo assim, possvel atravs do funil separar as substncias e calcular a porcentagem das mesmas na mistura.

Desde 1 de outubro de 2011, o percentual obrigatrio de etanol anidro combustvel na gasolina 20%, sendo que a margem de erro de 1% para mais ou para menos. [4]

F1QUE - Qumica experimental para engenharia

II.

Materiais e mtodos Dois bqueres de 80 ml; Uma proveta graduada em 50 ml; 50 ml de gua destilada; 50 ml de gasolina; Uma pisseta com gua destilada; Uma rolha; Um funil de separao; Um suporte universal; Uma garra de anel;
Imagem 1 - Materiais

Em um dos bqueres, colocam-se os 50 ml de gasolina e transfere-se 25 ml - medidos na proveta - para o funil de separao, que est posicionado no suporte universal e apoiado na garra de anel. Mede-se 25 ml de gua destilada na proveta e acrescenta-se ao funil. Tampa-se o funil com a rolha, inverte-o e abre-se a torneira do mesmo para prevenir qualquer presso. Fecha-se a torneira e agita-se suavemente. Coloca-se o funil no anel de ferro, retira-se a rolha, abre-se a torneira e aguarda-se a separao das camadas, recolhendo a fase aquosa no segundo bquer.

F1QUE - Qumica experimental para engenharia

gasolina que restou no funil, adiciona-se 25 ml de gua destilada medida na proveta, tampa-se o funil novamente com a rolha e repete-se o processo. Recolhe-se a fase aquosa no bquer e a gasolina na proveta. Mede-se o volume da gasolina e calcula-se o teor de etanol na gasolina.

F1QUE - Qumica experimental para engenharia

III.

Resultados e Discusso Depois de duas separaes chegou-se em dois resultados. Na primeira separao obteve-se 21 ml de gasolina pura a partir de 25 ml da mistura lcool-gasolina, resultando em um teor de 16% de lcool. J na segunda foram obtidos 20,5 ml tambm a partir de 25 ml da mistura, resultando assim em 18% de teor. Dessa forma, chegou-se a uma mdia de 17% o que 3% a menos que o mximo exigido pela ANP. Observaes: Foi calculado o volume do lcool a partir da gasolina restante, pois no seria possvel ser obtido fazendo a diferena do volume da mistura lcool-gua pelo volume da gua inicial. Isso porque o volume da mistura homognea lcool-gua diferente do volume das duas substncias separadas. O lcool misturado com a gua sofre contrao de volume, pois o lcool forma ligaes de hidrognio com a gua. A formao dessas ligaes diminui as distncias intermoleculares, resultando na diminuio de volume. A evaporao no significativa, e se a mistura fosse feita em um sistema fechado, aps o reequilbrio da temperatura, ainda haveria uma reduo de volume. [5]

F1QUE - Qumica experimental para engenharia

IV.

Concluses O teor de lcool na gasolina comercializada em postos de abastecimento pode-se ser exigido pelos consumidores, e para calcul-lo, necessita-se de um importante processo conhecido como separao simples, que envolve adio de um solvente e decantao por funil. A partir desse processo, calculou-se a porcentagem do teor de lcool presente na gasolina obtendo-se uma mdia de 17%, considerado, portanto, dentro dos padres da ANP, j que 3% menor que o mximo exigido de acordo com a lei de 1 de outubro de 2011.

F1QUE - Qumica experimental para engenharia

V.

Referncias bibliogrficas [1] MARTINS, LUCAS. Separao de misturas. Separao de misturas, 1 e 8 pargrafos, 23/02/2007. Disponvel em: <http://www.infoescola.com/quimica/separacao-de-substancias-misturas/>. Acesso em: 19/09/2012. [2] OLIVEIRA, ALEXANDRE. Separao de misturas. I Anlise imediata, 4 pargrafo. Disponvel em: < http://www.algosobre.com.br/quimica/separacao-de-misturas.html>. Acesso em: 19/09/2012. [3] CRUZ, ROQUE. Experimentos de Qumica em Microescala - Qumica Orgnica. So Paulo, Editora Scipione, 1992. Disponvel em: <http://www.cdcc.sc.usp.br/quimica/experimentos/teor.html>. Acesso em: 19/09/2012. [4] ANP Agncia Nacional de Petrleo, Gs Natural e Biocombustveis, Qualidade dos combustveis. 4 Pargrafo. Disponvel em: <http://www.anp.gov.br/?pg=58866&m=&t1=&t2=&t3=&t4=&ar=&ps=&cach ebust=1346878176847>. Acesso em: 19/09/2012. [5] VALLE, CLUDIA. Tcnicas de Volumetria - Qumica Analtica. Pgina 3, ltimo pargrafo. Disponvel em: <http://pt.scribd.com/doc/25110234/Quimica-Analitica-I-Volumetria>. Acesso em: 19/09/2012.

You might also like