You are on page 1of 124

WORLDS

Tcnicas em Soldagens Eletrodo Revestido Worlds Qualificao Profissional LTDA

QUALIFICAO PROFISSIONAL

PROCESSO A ARCO ELTRICO

ELETRODO REVESTIDO (SMAW)

Criativa

Tcnicas em Soldagens Eletrodo Revestido Worlds Qualificao Profissional LTDA

Este trabalho foi elaborado exigindo-se meses de pesquisa e estudo, possui trechos tirados de vrios trabalhos cientficos e de pginas da web, alm de fazer parte integrante do curso de tcnicas em soldagens da Worlds Qualificao Profissional.

Os assuntos abordados neste primeiro volume esto relacionados teoria e conceitos primitivos que serviro de base para aplicao nos processos de soldagem por eletrodo revestido, esperamos que este volume sane as suas dvidas e curiosidades iniciais, seria impossvel esgotar os assuntos relacionados s Tcnicas e Processos de soldagem, mas abordamos aqui neste primeiro volume, em uma linguagem simples e acessvel tudo que um profissional gabaritado deve conhecer para exercer a funo de soldador com competncia, este livro o primeiro volume e faz parte integrante da coleo Tcnicas em Soldagens da editora.

Todos os Direitos Reservados. Copyright 2011

Juliana Freitas Martins Diretora de Ensino Tecnolgico Professor Instrutor Colaborador Douglas Santos

Tcnicas em Soldagens Eletrodo Revestido Worlds Qualificao Profissional LTDA

CURSO TCNICAS EM SOLDAGENS

O progresso alcanado no campo da soldagem, bem como o desenvolvimento de processos e tecnologias avanadas nos ltimos anos, resultado de uma exaustiva busca de aprimoramento e aperfeioamento das tcnicas, e o conhecimento dessas tecnologias to importante, que todo aquele que no possuir uma mentalidade aberta, capaz de assimilar novas idias, ser ultrapassado e incapacitado para o atual ritmo do progresso industrial. E em todos os setores relacionados com o trabalho industrial, o profissional deve estar consciente de suas atividades como um todo, bem como dos riscos decorrentes da utilizao dos equipamentos manuseados. Deseja-se ainda, que o mesmo possa adotar medidas capazes de eliminar ou pelo menos minimizar acidentes e desperdcios, permitindo o desempenho do trabalhado de forma segura e eficaz. Este volume 1 Eletrodo Revestido-Teoria se destina ao acompanhamento das aulas tericas, sendo complementado com vdeos, palestras, imagens e experincias vivenciadas. Atravs dele so apresentados os princpios bsicos envolvidos na soldagem, descrevendo os tipos de equipamentos, consumveis, EPIs etc.

Tcnicas em Soldagens Eletrodo Revestido Worlds Qualificao Profissional LTDA

1.0 NOES DE ELETRICIDADE APLICADA SOLDAGEM

1.1 CORRENTE ELTRICA D-se o nome de corrente eltrica ao movimento ordenado de cargas eltricas de um corpo. H dois tipos de corrente eltrica usados em mquinas de soldagem: a corrente contnua e a corrente alternada.

CORRENTE CONTNUA ( = ) Uma corrente chamada de continua ou constante quando o seu valor no se altera com o tempo, podemos tomar como referncias de geradores de correntes contnua as pilhas e as baterias frequentemente utilizadas em nosso cotidiano. Resumindo a corrente contnua aquela que circula sempre no mesmo sentido. A fonte fornecedora de corrente (gerador de solda, Bateria, Inversor ou Retificador de Solda) mantm constante sua polaridade, ou seja, o borne negativo ser sempre negativo e o borne positivo ser sempre positivo; borne onde encaixado os cabos na mquina de solda. A Figura a seguir mostra o aspecto fsico, smbolo e curva da corrente contnua em funo do tempo.
U(V) GERADOR

ELETRODO

xV

t(s)
PEA

CORRENTE ALTERNADA (~) aquela que passa atravs de um corpo sofrendo inverso de sentido em intervalos regulares de tempo, caminhando primeiro num sentido e depois no outro, usado com mais frequncia em

Tcnicas em Soldagens Eletrodo Revestido Worlds Qualificao Profissional LTDA

mquinas transformadoras. Cada borne hora ser negativo, hora ser positivo. Em soldagens a troca de polaridade pode se dar a cada interrupo do arco eltrico. Segue abaixo representao grfica da corrente alternada.
TRANSFORMADOR

U(V) xV
ELETRODO


t(s)
PEA

INTENSIDADE DA CORRENTE ELTRICA A corrente eltrica, seja ela alternada ou contnua, pode ter sua intensidade medida. Para medir a intensidade da corrente, usa-se a unidade de medida chamada AMPRE, que representado pela letra A. Portanto correto dizer que, num determinado instante, a intensidade da corrente circulante pelo eletrodo de 5 a 200 A.

1.2 TENSO ELTRICA J foi visto que a corrente eltrica um movimento ordenado de cargas eltricas atravs de um corpo. Essas cargas, porm, no se movem sem que haja uma fora atuando sobre elas, fazendo-as circularem. A essa fora atuante, d-se o nome de tenso eltrica. Portanto, tenso eltrica a fora que movimenta as cargas eltricas atravs de um corpo e que tem, como unidade de medida, o volt, que representado pela letra V.

1.3 RESISTNCIA ELTRICA a dificuldade que um corpo oferece passagem da corrente eltrica. Sua unidade de medida o ohm, que representado pela letra grega . Ao atravessar um corpo, a corrente eltrica encontra dificuldade e gera calor. Esse calor pode ser desejvel, como o caso do chuveiro eltrico, ou indesejvel, como no caso de um mau contato numa conexo eltrica. Na soldagem eltrica, deve-se evitar o aquecimento indesejvel em:

Tcnicas em Soldagens Eletrodo Revestido Worlds Qualificao Profissional LTDA

a) mau contato entre o grampo-terra e a massa; Ligao massa suja, solta ou com material intermedirio.

b) mau contato entre o cabo eltrico e o porta-eletrodo, danificado, parafuso mal ajustado, fios quebrados ou mesmo desgaste por uso.

c) mau contato entre terminais do cabo eltrico e os bornes da mquina; bornes mal ajustados/frouxos, cabos danificados, quebrados e desgastados.

d) Grampo-terra ou cabos danificado, quebrado, desgastado pelas altas temperaturas, ou com a mola gasta, o que ocasiona vrios mini curtos depredando o mesmo na rea de contato. Observao: Ao fazer uma conexo eltrica, deve-se ter o cuidado de execut-la corretamente, para que no ocorra mal contato e consequentemente perda de energia eltrica, gerando aquecimento indesejvel.

1.4 MATERIAIS CONDUTORES So corpos que permitem a passagem da corrente eltrica com relativa facilidade. Os mais usados so o cobre e o alumnio.

Tcnicas em Soldagens Eletrodo Revestido Worlds Qualificao Profissional LTDA

1.5 -MATERIAIS ISOLANTES So corpos que, dentro de uma determinada faixa de tenso, no permitem a passagem da corrente eltrica. Os mais usados so a borracha, a mica, a porcelana e a baquelita.

ISOLANTE

CONDUTOR

2.0 - ARCO ELTRICO a passagem da corrente eltrica de um polo (pea) para outro (eletrodo), desde que seja mantido entre eles um afastamento conveniente. Esse afastamento, chamado de comprimento do arco, deve ter aproximadamente um dimetro e meio do ncleo do eletrodo. Observe:
Ncleo ou alma do eletrodo
Revestimento do eletrodo, age como proteo do arco, podendo tambm atuar como catalisador

Afastamento
Este afastamento determinante no tamanho e propriedades do arco eltrico e do cordo de

O calor intenso produzido pelo arco eltrico funde a ponta do eletrodo e a parte da pea tocada por este, formando a solda. Alm de seu papel de fonte de calor, o arco eltrico ainda conduz as gotas de metal, depositando-as de encontro pea, o que permite executar soldas na posio sobre cabea.

Solda de ponta cabea, o arco impulsiona as gotas de metais em fuso possibilitando as mais variadas posies de soldagens.

Tcnicas em Soldagens Eletrodo Revestido Worlds Qualificao Profissional LTDA

2.1 -OBTENO DA CORRENTE ELTRICA

Nas soldagens, a corrente eltrica pode ser obtida por meio de mquinas de solda que podem ser Mquinas de solda Geradora, Mquinas Transformadora, Mquinas Retificadora e Inversoras Eletrnica.

a) MQUINA DE SOLDA GERADORA Fornece apenas corrente contnua, so mquinas rotativas que possuem um motor eltrico ou motor de combusto interna, acoplado a um gerador de corrente eltrica, contnua, destinada alimentao do arco eltrico, Quando acoplados a motores eltricos, necessitam de uma rede eltrica trifsica, com tenses de 220/380/440V. Os geradores resistem bem aos trabalhos de soldagem de longa durao, plena carga.

Princpio do gerador No gerador, tem-se um rotor com bobinas que gira no campo magntico. As bobinas contidas no rotor produzem corrente que ser retirada atravs de coletores, resultando uma corrente contnua de sada para alimentar o arco. Observe abaixo.
Exitao Coletor CC

Rotor
Estator Ventilador

Escovas
Induzido

Tcnicas em Soldagens Eletrodo Revestido Worlds Qualificao Profissional LTDA

Emprego dos geradores Os geradores so largamente empregados por apresentarem os seguintes recursos: Permitem o uso de todos os tipos de eletrodo devido corrente contnua; Gera sua prpria energia atravs do acoplamento de um dispositivo girante, que pode ser um trator, motor a combusto, roda dgua, motores eltricos, etc. So muito usados em trabalho de campo por sua versatilidade. Podem ser de pequeno, mdio e grande porte, dependendo da exigncia do trabalho a ser realizado.

Manuteno dos geradores Por possurem partes girantes, necessrio que se estabelea um plano de manuteno e lubrificao. Os coletores exigem uma limpeza planejada, bem como uma troca peridica de suas escovas. Os geradores de corrente contnua apresentam, como desvantagem, o alto custo de aquisio em relao aos demais, bem com um alto custo de manuteno, por possurem partes mveis, entretanto, apresentam de positivo a melhor estabilidade do arco eltrico.

b) MQUINA DE SOLDA TRANSFORMADORA

Geralmente um transformador usado em soldagens, pode possuir um ou vrios bornes, conforme visto acima, as mquinas transformadoras fornecem apenas corrente alternada, para obter corrente contnua partir de uma mquina de solda transformadora, a mquina de solda, que basicamente um transformador, deve ter um conjunto retificador onde a tenso de sada do transformador retificada e usada para as soldas em CC e CA. Os transformadores de soldagem podem apenas ser conectados corrente alternada e fornecem somente esse tipo de corrente.

Tcnicas em Soldagens Eletrodo Revestido Worlds Qualificao Profissional LTDA

10

Isso est relacionado com a contnua variao do campo magntico na bobina primria, onde circula apenas corrente alternada. Essa constante variao ou alternncia do campo magntico gera corrente na bobina secundria.

Nos transformadores, modifica-se apenas a tenso da corrente alternada. Pode ser do tipo monofsico ou trifsico e ser alimentado com tenses de 110, 220, 380 e 440v. Os transformadores, sendo mquinas para soldagem com corrente alternada, no tm polaridade definida e s permitem o uso de eletrodos apropriados para esse tipo de corrente. A mquina normalmente dispe de dois terminais para ligao de cabo terra e porta-eletrodo

Representao esquemtica de um transformador de solda de alta potncia com comutador especial para chapas finas. Gama de regulagem da corrente: 20 a 80

Na maioria dos casos, tem um dispositivo volante com o qual se regula a intensidade da corrente. Observao: Em funo do consumo de potncia em trabalhos de longa durao utilizando-se eletrodos de dimetros maiores,

Tcnicas em Soldagens Eletrodo Revestido Worlds Qualificao Profissional LTDA

11

deve-se ter o cuidado de selecionar-se a mquina com potncia adequada.

Vantagens dos Transformadores Eliminam o risco de surgimento do sopro magntico, que provoca uma fuso desigual do eletrodo e defeito na solda, principalmente incluses de escria. Baixo custo de equipamento. Baixo custo de manuteno.

Desvantagens dos Transformadores Desequilibram a rede de alimentao, devido sua ligao monofsica. Devido alternncia da corrente de soldagem, que passa por zero a cada semi-perodo, a tenso em vazio da mquina (42V) precisa ser elevada, a fim de possibilitar-se o reacendimento do arco eltrico. No podem ser usados com eletrodos que no proporcionem boa ionizao da atmosfera por onde flui o arco eltrico.

C) MQUINA DE SOLDA RETIFICADORA. Como visto anteriormente, alm de um transformador ela possui um conjunto retificador para ser usado em correntes contnuas e correntes alternadas, estes tipos de mquinas podem ser usadas em soldagens TIG, j os transformadores no, a no ser que haja um dimensionamento ou um adaptao de um conjunto retificador. Os retificadores de soldagem so constitudos basicamente de um transformador trifsico, cujo secundrio ligado a uma ponte de retificadores. Os retificadores so elementos que somente

Tcnicas em Soldagens Eletrodo Revestido Worlds Qualificao Profissional LTDA

12

permitem a passagem de corrente em um s sentido, portanto convertem a corrente alternada em corrente contnua de sada. A Figura abaixo apresenta uma ideia da transformao da corrente alternada trifsica numa corrente contnua pulsante pela ao dos retificadores.

As pulsaes se interrompem com a utilizao da corrente de soldagem. Os retificadores, no que diz respeito aos custos de aquisio e de manuteno, vantagens inerentes s mquinas de corrente contnua, isto , operam com baixas tenses em vazio, proporcionam um regime de arco eltrico estvel e permitem a utilizao de qualquer tipo de eletrodo.

Observao: Em caso de incndio, devem ser utilizados extintores de CO2 ou nitrognio.

d) MQUINA DE SOLDA INVERSORA. Desde o advento de semicondutores de alta potncia, por exemplo IGBT e MOSFET, foi possvel construir inversores de potncia, capazes de transformar corrente AC (Corrente Alternada) em corrente DC (Corrente Direta) em alta freqncia, o suficiente para as grandes cargas de potncia exigida para soldagem com eletrodos (ARC / MMA). Elas so conhecidas como "Inversoras de Soldagem". Estes equipamentos, geralmente transformam a energia eltrica AC, convertendo-a em altas voltagens e armazenando-a em um banco de capacitores em voltagem DC, onde um microprocessador controla a entrega desta energia para um segundo transformador conforme a

Tcnicas em Soldagens Eletrodo Revestido Worlds Qualificao Profissional LTDA

13

amperagem desejada para a soldagem, retornando como corrente suave/estvel e controlada. As frequncias utilizadas so normalmente muito altas, tipicamente acima de 10.000 Hz. Os equipamentos de soldagem, baseado nestes princpios, podem e normalmente so, muito mais eficientes do que as mquinas de solda tradicionais, principalmente porque os controles da regulagem da amperagem desejada so microprocessados, fazendo com que, por exemplo, uma oscilao de energia eltrica na rede no altere a amperagem de sada na soldagem. Alm disso, quando comparamos os tamanhos dos equipamentos tradicionais este tipo de inversora, encontramos mais uma grande vantagem: chegam a pesar um quinto de uma mquina de solda tradicional na mesma faixa de potncia, o que torna este tipo de equipamento muito til para aplicaes em grandes alturas, espaos confinados, necessidade de grande mobilidade, etc. alm de serem muito mais econmica em relao s demais mquina vistas anteriormente.

2.2 SENTIDO DE CIRCULAO DA CORRENTE ELTRICA A corrente circula do plo negativo ( -) para o plo positivo ( + ). 1.10 -POLARIDADES No processo de soldagem, quando a mquina de solda est operando, a corrente eltrica sai pelo borne A, desloca-se pelo cabo at a pea que est sendo soldada e provoca a fuso do material da pea com o material do eletrodo atravs do arco eltrico. Em seguida, passa pelo eletrodo e retorna ao borne B atravs do cabo, entra novamente na mquina e, pelo circuito interno, torna a sair pelo borne A.

Tcnicas em Soldagens Eletrodo Revestido Worlds Qualificao Profissional LTDA

14

Com a aplicao de uma fonte de corrente contnua de soldagem, pode-se ter diferentes temperaturas na pea e no eletrodo em funo da polaridade utilizada. Essas diferenas de temperaturas na pea e no eletrodo modificam sensivelmente a deposio e a profundidade do cordo de solda conforme figura abaixo:
Colocando-se a polaridade positiva no eletrodo o mesmo trabalha a 4.200C e a pea fica a 3.600C
Essa posio da polaridade conhecida como polaridade inversa

Colocando-se a polaridade negativa no eletrodo o mesmo trabalha a 3.600C e a pea fica a 4.200C
Essa posio da polaridade conhecida como polaridade direita

11

Os geradores de corrente de soldagem fornecem a tenso e a corrente dentro de valores adequados para a operao. A tenso fica em torno de 15 a 30V em trabalho e a corrente situa-se na faixa de 60 a 300A.

2.3 EFEITO DA TENSO NA SOLDAGEM Visto que o ar no um condutor, o arco deve ser inicialmente aberto atravs de um curto-circuito, fazendo com que, ao levantar-se o eletrodo, a corrente flua neste instante com elevada amperagem. A tenso faz com que a corrente eltrica prossiga circulando mesmo depois que o eletrodo afastado da pea, fazendo com que o arco eltrico se mantenha. O arco produz alta temperatura, fundindo o material do eletrodo e da pea, formando a solda.

Tcnicas em Soldagens Eletrodo Revestido Worlds Qualificao Profissional LTDA

15

Deve-se abaixar o eletrodo e tocar na pea para fazer um curto circuito, aps este curto, deve-se afastar o eletrodo a uma distncia igual a aproximadamente 1,5 do dimetro da alma ou ncleo do mesmo. A elevada corrente no instante do curto-circuito provoca um intenso aquecimento, tendo-se, portanto, uma elevada temperatura. A elevada temperatura faz com que ocorra a fuso do eletrodo, cujas partculas fundidas passam a se transferir para a pea formando uma poa de fuso. Aps a abertura do arco e fuso do eletrodo, a transferncia do material do eletrodo para a pea pode vir a ocorrer atravs de gotas fundidas de tamanhos grandes, mdios ou pequenos (quase nvoa)

Gotejamento Grosso

Gotejamento Mdio

Gotejamento Fino

O tipo de transferncia depende da corrente de soldagem, composio do eletrodo, comprimento do arco eltrico e composio do revestimento. Por exemplo, a 1 Figura acima caracteriza um processo com baixa corrente, enquanto que a 3 Figura acima caracteriza um processo com alta corrente. O gotejamento grosso caracteriza-se por baixa corrente e nele pode ocorrer perigo de curto-circuito. Apresenta o som de estalos e chiados, possui uma maior penetrao e tem uma taxa de deposio em torno de 10 a 30 gotas por segundo. A transferncia por gotejamento fino possui uma penetrao menor. Ela mais bem aplicada em revestimentos e ocorre com altas correntes. Tem um som normal e uma taxa de deposio em torno de 200 gotas por segundo.

Tcnicas em Soldagens Eletrodo Revestido Worlds Qualificao Profissional LTDA

16

Atravs do tipo de corrente, pode-se influenciar a transferncia do material do eletrodo para a pea.

3.0 ELETRODOS REVESTIDOS PARA SOLDAGENS Na soldagem a arco eltrico, o eletrodo um elemento dos mais importantes na transferncia de material. Num eletrodo no revestido, ocorrem durante a transferncia, a combinao de O2, H2 e N2, existentes na atmosfera, com o metal fundido e com a poa de fuso. Os gases O2, H2 e N2 tendem a oxidar o metal de adio do cordo de solda, bem como interferir no arco eltrico, no resfriamento e na estrutura resultante. Os eletrodos normalmente possuem revestimentos de materiais no metlicos que, ao se fundirem, formam uma escria que, solidificando-se, atua como uma cobertura protetora do material de adio e do cordo de solda.
Revestimento do eletrodo

Alma ou ncleo do eletrodo


escria

Arco Eltrico Metal de Base

Alm disso, existem eletrodos que, em funo da composio do revestimento, geram gases e fumaa, os quais protegem o arco da ao dos gases O2, H2 e N2, bem como o metal de adio. O revestimento torna mais fcil a fuso do eletrodo, melhorando ainda a condutibilidade eltrica na regio do arco, tornando-o mais estvel e de fcil conduo.

Revestimento do eletrodo

Alma ou ncleo do eletrodo

Arco Eltrico

Poa de fuso

Tcnicas em Soldagens Eletrodo Revestido Worlds Qualificao Profissional LTDA

17

A Soldagem a Arco com Eletrodos Revestidos (Shielded Metal Arc Welding SMAW um processo no qual a coalescncia (unio) dos metais obtida pelo aquecimento destes com um arco estabelecido entre um eletrodo especial revestido e a pea). O eletrodo formado por um ncleo metlico ("alma"), com 250mm a 500mm de comprimento, revestido por uma camada de minerais (argila, fluoretos, carbonatos, etc.) e/ou outros materiais (celulose, ferro ligas, etc.), com um dimetro total tpico entre 2 e 8mm. A alma do eletrodo conduz a corrente eltrica e serve como metal de adio. O revestimento gera escria e gases que protegem da atmosfera a regio sendo soldada e estabilizam o arco. O revestimento pode ainda conter elementos que so incorporados solda, influenciando sua composio qumica e caractersticas metalrgicas. Afigura acima ilustra o processo. O seu equipamento usual consiste de fonte de energia (ou mquina de soldagem), porta-eletrodo e cabos, alm de equipamentos de segurana para o Soldador. O calor do arco funde a ponta do eletrodo e um pequeno volume do metal de base formando a poa de fuso. A soldagem realizada manualmente, com o soldador controlando o comprimento do arco e a poa de fuso (pela manipulao do eletrodo) e deslocando o eletrodo ao longo da junta. Quando o eletrodo quase todo consumido, o processo interrompido para troca do eletrodo e remoo de escria da regio onde a soldagem ser continuada. A tabela abaixo apresenta as suas vantagens, limitaes e aplicaes principais.
VANTAGENS E LIMITAES
Equipamento simples, porttil e barato. No necessita fluxo ou gases externos Pouco sensvel a correntes de ar (trabalho no campo) Processo muito verstil em termos de materiais soldveis. Facilidade para atingir reas de acesso restrito Aplicao difcil para materiais reativos. Produtividade relativamente baixa. Exige limpeza aps cada passe.

APLICAES
Soldagem de produo, manuteno montagens de campo. Soldagens de ao carbono e ligados. Soldagens de ferro fundido Soldagens de alumnio, nquel e suas ligas. e

Tcnicas em Soldagens Eletrodo Revestido Worlds Qualificao Profissional LTDA

18

No Brasil, normas da AWS so amplamente utilizadas para a especificao de consumveis para soldagem. Eletrodos para a soldagem de aos de baixo carbono so, em geral, especificados com base nas propriedades mecnicas do metal depositado, no tipo de revestimento e em suas caractersticas operacionais. A especificao da AWS para estes aos feita atravs de um conjunto de letras e dgitos conforme mostraremos na figura abaixo Por exemplo, de acordo com a norma AWS A5.1, uma classificao do tipo E6010 indica um eletrodo capaz de depositar material com um limite de resistncia de 60.000psi (420MPa) e que possui um revestimento celulsico, com ligante a base de silicato de sdio, indicado para soldagem em todas as posies com corrente contnua e o eletrodo no plo positivo. Para os aos carbono, os eletrodos podem ser separados em diferentes tipos em funo das caractersticas de seu revestimento, destacando-se:

Como dito anteriormente eletrodos revestidos so constitudos de uma alma metlica rodeada de um revestimento composto de matrias orgnicas e/ou minerais, de dosagens bem definidas. Adiantamos a classificao anterior pelo fato de ser mais comumente usada, porm agora nos aprofundaremos em conhecer o eletrodo revestido e suas caractersticas. O material da alma metlica depende do material a ser soldado, podendo ser da mesma natureza ou no do metal de base, uma vez que h a possibilidade de se utilizar revestimentos que complementem a composio qumica da alma. Para os materiais mais comumente soldados, os tipos de almas utilizados so os que aparecem na prxima Tabela:

Tcnicas em Soldagens Eletrodo Revestido Worlds Qualificao Profissional LTDA

19

TABELA MATERIAIS DA ALMA DOS REVESTIMENTOS


Ao doce e baixa liga Aos inoxidveis Ferros fundidos Ao carbono (C < 0,10 %) Ao carbono ou ao inoxidvel Nquel puro, ligaFe-Ni. Ferro fundido, ao, bronze, etc.

Os revestimentos por sua vez so muito mais complexos em sua composio qumica, pois como eles tm diversas funes, estas so conseguidas com a mistura dos diversos elementos adicionados. Iniciaremos estudando as funes dos revestimentos, para em seguida estudar os tipos e elementos qumicos utilizados para atingi-las.

3.1 FUNES DOS REVESTIMENTOS Os revestimentos apresentam diversas funes, que podem ser classificadas nos seguintes grupos: Funo Eltrica: Como j dito, em trabalhos com corrente alternada, utilizando-se um eletrodo sem revestimento e sem nenhum outro tipo de proteo, impossvel estabelecer um arco eltrico. Porm, graas ao ionizante dos silicatos contidos no revestimento, a passagem da corrente alternada consideravelmente facilitada entre o eletrodo e a pea soldar. Assim, a presena do revestimento no eletrodo permitir a utilizao de tenses em vazio baixas, mesmo em trabalhos com corrente alternada (40 a 80 V), possibilitando assim uma reduo do consumo de energia no primrio e um considervel aumento da segurana do soldador e a continuidade e consequentemente a estabilidade do arco. Funo Metalrgica: O revestimento ao fundir cria uma "cratera" e uma atmosfera gasosa que protegem a fuso da alma contra o Oxignio e Nitrognio do ar. Ele depositar "escria" que mais leve que o metal fundido e que proteger o banho de fuso no somente contra a oxidao e nitretao, mas tambm contra um resfriamento rpido. A escria constitui um isolante trmico que ter as seguintes funes: Permitir a liberao dos gases retidos no interior do metal depositado, evitando com isto a formao de poros, e, Minimizar o endurecimento do material depositado por tmpera, tmpera esta consequncia de um rpido esfriamento.

Tcnicas em Soldagens Eletrodo Revestido Worlds Qualificao Profissional LTDA

20

Funo Mecnica e Operatria: Durante a fuso dos eletrodos ocorre em sua extremidade uma depresso que chamamos de cratera; A profundidade desta cratera tem influncia direta sobre a facilidade de utilizao do eletrodo, sobre as dimenses das gotas e a viscosidade da escria. Um eletrodo de boa qualidade deve apresentar a cratera mais profunda e as gotas mais finas, alm disto, a cratera servir tambm para guiar as gotas do metal fundido como pode ser visto na Figura ao lado - Influncia da profundidade da cratera na utilizao do eletrodo.

3.2 TIPOS DE REVESTIMENTO O dimetro indicado de um eletrodo corresponde sempre ao dimetro da alma. Os dimetros de mercado variam na faixa de 2 a 6 mm, embora existam eletrodos especiais com dimenses diferentes destas. Conforme a espessura do revestimento pode-se classificar os eletrodos nos seguintes tipos: 17 Peculiar ou fino: revestimento o menos comum de todos. Tem a espessura menor do que 10% do dimetro da alma, e por isto, o que requer a menor intensidade de corrente para ser fundido. Este eletrodo no apresenta a formao de cratera. Por cratera pode-se entender a medida indicada na cota da Figura Influncia da profundidade da cratera na utilizao do eletrodo. Semi-espesso: Eletrodos em que a faixa de espessura do revestimento encontra-se entre 10 a 20% do dimetro da alma. Sua fuso requer um valor de corrente ligeiramente superior ao tipo anterior. A cratera formada por este eletrodo a menor de todos os tipos. Espesso: Eletrodos em que a faixa de espessura do revestimento encontra-se entre 20 a 40% do dimetro da alma. Sua fuso requer um valor de corrente ainda maior, e a cratera formada pode ser considerada como mdia. Muito Espesso: Esta classificao engloba os revestimentos em que a faixa de espessura do revestimento seja maior que 40% do dimetro da alma. Requer as maiores intensidades de corrente

Tcnicas em Soldagens Eletrodo Revestido Worlds Qualificao Profissional LTDA

21

para ser fundido e apresenta uma cratera que podemos considerar como profunda. A intensidade de corrente necessria para a fuso dos eletrodos variar conforme uma srie de fatores que veremos adiante, porm tomando por base apenas esta classificao dos tipos de revestimento, possvel estabelecer regras prticas que indicaro a corrente adequada para o trabalho, uma vez que para todos os eletrodos, existem os limites mximos e mnimos de corrente. Por valor mximo pode-se definir um valor a partir do qual o eletrodo crepita dificultando a operao de soldagem e ocorre a danificao do revestimento (queima antes de sua efetiva utilizao), e por limite mnimo um valor em que o arco fique muito difcil de estabelecer. Para os eletrodos de revestimento muito espesso pode-se considerar a frmula apresentada a seguir: I = (40 a 60) * (d-1) onde: I = Intensidade de corrente necessria para a soldagem do eletrodo. d = Dimetro da alma do eletrodo. Tomando como base um eletrodo com o dimetro de 4 mm, as intensidades de corrente recomendadas de acordo com o tipo de revestimento, seriam as seguintes:

VALORES DE REFERCIA PARA ELETRODOS DE 4mm


TIPO DE REVESTIMENTO INTENSIDADE DA CORRENTE

Fino Semi-espesso Espesso Muito espesso

130 A 150 A 170 A 200 A 220 A

importante destacar que tanto a regra como a tabela apresentada, no so vlidas para eletrodos que contenham elevado teor de p de Ferro no revestimento, pois estes necessitaro de maiores valor de intensidade de corrente.

Tcnicas em Soldagens Eletrodo Revestido Worlds Qualificao Profissional LTDA

22

Alm da classificao por dimenses, os revestimentos podem ainda ser classificados em relao a sua composio qumica do seu revestimento. Na composio qumica do revestimento de um eletrodo, so utilizados diversos componentes qumicos com diferentes funes como pode ser visto na prxima tabela.

TABELA ELEMENTOS ADICIONAIS NO REVESTIMENTO


FUNES BUSCADAS
Formadores de gs Formadores de Escria e Fundentes Estabilizadores de Arco Desoxidantes Elementos de Liga

ELEMENTOS ADICIONAIS
Celulose, dolomita, CaCo3, etc. Argila, Talco, TiO2, CaCo3, SiO2, FeMn, FeO, feldispato, asbestos, etc. TiO2, ilmenita, silicatos de Na e K, etc. Fe-Si, Fe-Mn, Fe-Cr, etc. Fe-ni, Fe-Mn, Fe-Cr, etc.

Nesta classificao, o elemento que se encontra em maior teor no revestimento aquele que ser utilizado como base. Assim tambm ser possvel separar os eletrodos em funo de sua composio qumica. Esta classificao a mais importante, pois a que servir de base para as normas internacionais. Os grupos de revestimentos segundo esta classificao so apresentados a seguir:

Eletrodos Celulsicos (EXX10 e EXXX1): Possuem elevada quantidade de material orgnico(celulose) no revestimento, cuja decomposio pelo arco gera gases que protegem o metal lquido. A quantidade de escria produzida pequena, o arco muito violento, causando grande volume de respingos e alta penetrao em comparao com outros tipos de eletrodo. O cordo tende a apresentar escamas irregulares. A solda apresenta propriedades mecnicas adequadas para vrias aplicaes, contudo, no devem ser usados na soldagem de aos de teor elevado de carbono, de aos ligados e na soldagem de peas de maior espessura devido

Tcnicas em Soldagens Eletrodo Revestido Worlds Qualificao Profissional LTDA

23

a possibilidade de fragilizao pelo hidrognio proveniente do revestimento. So particularmente adequados para soldagem fora da posio plana, tendo grande aplicao na soldagem circunferencial de tubulaes e na execuo de passes de raiz em geral. Devido sua grande penetrao e perda por respingos no so adequados para o enchimento de chanfros.

Eletrodos Rutlicos (EXXX2, EXXX3 e EXXX4): Contm quantidades significativas de rutilo (TiO2) no revestimento e produz uma escria abundante, densa e de fcil destacabilidade. So eletrodos de fcil uso, que podem ser usados em qualquer posio exceto quando tm uma elevada quantidade de p de ferro no revestimento (para aumentar a produtividade). Podem operar tanto em CA como em CC e produzem um cordo com bom aspecto visual e de penetrao baixa ou mdia. Sua resistncia formao de trincas na solidificao da poa de fuso relativamente pequena o que pode ser um problema na soldagem de peas contaminadas com leo. So eletrodos de grande versatilidade e de uso geral.

Eletrodos Bsicos (EXXX5, EXXX6 e EXXX8): Possuem quantidades apreciveis decarbonatos (de clcio e de outros elementos) e de fluorita, formam uma escria bsica que, juntamente com o CO2 gerado da decomposio dos carbonatos, protege o metal lquido. Esta escria exerce uma ao metalrgica benfica sobre a solda, dessulfurando-a e reduzindo o risco de formao de trincas de solidificao. No possui substncias orgnicas em sua formulao e, se manuseado corretamente, produz soldas com baixo teor de hidrognio, minimizando os riscos de fragilizao e fissurao por este elemento. A penetrao mdia e o cordo apresenta boas propriedades mecnicas, particularmente quanto tenacidade. indicado para aplicaes de grande responsabilidade, na soldagem de juntas de grande espessura ou de grande rigidez e na soldagem de aos de maior teor de carbono, de aos de maior resistncia mecnica e de aos de composio qumica desconhecida. Este tipo de eletrodo

Tcnicas em Soldagens Eletrodo Revestido Worlds Qualificao Profissional LTDA

24

altamente hidroscpico, requerendo cuidados especiais na sua armazenagem.

Eletrodos Oxidantes (EXX20 e EXX27): Possui revestimento constitudo principalmente de xidos de ferro e mangans que produz escria oxidante, abundante e de fcil destacamento. O metal depositado possui baixos teores de carbono e mangans e grande quantidade de incluses. Este tipo de eletrodo pouco utilizado atualmente, embora exista em certo interesse na sua utilizao como eletrodo para a soldagem subaqutica. O processo adequado para unir materiais em uma ampla faixa de espessura, sendo mais utilizado para juntas de 3 a 20mm. Encontra, tambm, grande aplicao em juntas de maior espessura, quando a soldagem precisa ser realizada fora da posio plana, particularmente para a soldagem no campo. Trabalha, tipicamente, com uma corrente entre 50 e 600A (os maiores valores sendo usados com eletrodos de maior dimetro), resultando em uma taxa de deposio (de metal de adio) de 1 a 8kg/h. Para a soldagem de peas finas ou fora da posio plana necessrio usar eletrodos de menor dimetro, corrente baixa e, assim, uma baixa taxa de deposio. Ainda, a necessidade de interrupo peridica do arco para a troca de eletrodo e remoo de escria, faz com que, neste processo, a proporo do tempo gasto pelo soldador efetivamente soldando (fator de ocupao) seja, em geral, inferior a outros processos de soldagem a arco. Assim, o processo SMAW tende apresentar uma menor produtividade e uma maior dependncia de mo de obra que outros processos a arco. Estes fatores tm levado, recentemente, a uma substituio desse processo por outros em muitas aplicaes, particularmente nos pases mais desenvolvidos.

Revestimento cido
Este revestimento constitudo principalmente de xido de Ferro, Mangans e slica. Produz uma escria cida, abundante e porosa e tambm de fcil remoo. Este eletrodo pode ser utilizado nos dois tipos de corrente, apresenta penetrao mdia

Tcnicas em Soldagens Eletrodo Revestido Worlds Qualificao Profissional LTDA

25

e alta taxa de fuso, causando por um lado uma poa de fuso volumosa, e em consequncia disto a limitao da aplicao as posies plana e filete horizontal. As propriedades da solda so consideradas boas para diversas aplicaes, embora sua resistncia formao de trincas de solidificao seja baixa. Apresentam tambm uma muito boa aparncia do cordo. Vistas ento as diferentes formas como os eletrodos podem ser classificados quanto ao seu revestimento, so apresentadas seguir as especificaes mais utilizadas para identifica-los.

4.0 ESPECIFICAES AWS PARA ELETRODOS REVESTIDOS A AWS - American Welding Society (Sociedade Americana de Soldagem - o equivalente nossa Associao Brasileira de Soldagem) criou um padro para a identificao dos eletrodos revestidos que aceito, ou pelo menos conhecido, em quase todo o mundo. Devido a simplicidade, e talvez o pioneirismo, esta a especificao mais utilizada no mundo atualmente para identificar eletrodos revestidos. Estas especificaes so numeradas de acordo com o material que se pretende classificar, conforme a TABELA ESPECIFICAES AWS PARA ELETRODOS REVESTIDOS.

Tcnicas em Soldagens Eletrodo Revestido Worlds Qualificao Profissional LTDA

26

Entre estas especificaes as mais populares so as utilizadas para ao Carbono (AWS A 5.1), as utilizadas para aos de baixa liga (AWS A 5.5), e as utilizadas para aos inoxidveis (AWS A 5.4). A primeira (AWS A 5.1) tem uma forma simples de ser interpretada que pode ser vista na figura 2 a seguir. A especificao para aos de baixa liga (AWS A 5.5) muito semelhante a anterior, utiliza exatamente a mesma base e adiciona no fim um hfen e alguns dgitos (entre um e trs podendo ser letras e nmeros ou somente letras) que indicaro a presena e quantidade do elemento de liga adicionado no revestimento do eletrodo. Na tabela abaixo da norma, so apresentados os significados dos sufixos desta norma.
Eletrodo para soldagem ao Arco eltrico Conjunto de 2 ou 3 nmeros que indicam a resiatncia do material em Ksi 1Ksi=100Psi=6850Pa

AWS E XXXYZ
Nmero que indica a posio de soldagem 1= Todas as Posies 2= Plana Horizontal 3=Somente plana
Nmero que indica revestimento e corrente XX10 rev. Celulsico (sdio) CC+ XX20 rev. cido CCXXY1 rev. Celulsico (potssio) CC+ CA XXY2 rev. Rutlico (sdio) CCCA XXY3 rev. Rutlico (potssio) CC+ CC- CA XXY4 rev. Rutlico (p de ferro) CC+ CC- CA XXY5 rev. Bsico (sdio) CC+ XXY6 rev. Bsico (potssio) CC+ CA XXY7 rev. cido (p de ferro) CC- CA XXY8 rev. Bsico (p de ferro) CC+ CA

TABELA SIGNIFICADO DOS SUFIXOS DA ESPECI FICAO AWS A 5 .5 B2 L - idem ao B2 c/ C mx . de 0 ,05%


A1- 0,5% Mo B1 - 0,5% Cr e 0,5% Mo B2 - 1,25% Cr e 0,50% Mo B2L - dem ao B2 c/ C2 mx de 0,005% B3 - 2,25% Cr e 1% Mo B4 - 2% Cr e 0,5% Mo B4L - 2% Cr e 0,5% Mo c/ C max. de 0,05% B5 - 0,5% Cr e 1,0% Mo C1 - 2,5% Ni C2 - 3,5% Ni C3 - 1,0% Ni, 0,35% Mo e 0,15% Cr D1 - 1,5% Mn e 0,35% Mo D2 - 1,75% Mn e 0,35% Mo G - min. de 0,5% Ni ou 0,3 Cr ou 0,2% Mo ou 0,1% V ou 1,0% Mn M - especif. militar USA

Tcnicas em Soldagens Eletrodo Revestido Worlds Qualificao Profissional LTDA

27

Finalizando, a interpretao da especificao de eletrodos para aos inoxidveis (AWS A 5.4), pode ser vista na Figura - Norma AWS A 5.4. Destacando que estas normas devem ser conhecidas por aqueles que desejam exercer a profisso de soldador, muitas vezes o conhecimento das ligas, tipos de eletrodos, composio do revestimento, e efeitos da amperagem no material, so decisivos para uma boa soldagem, e so estes diferenciais que separam um soldador profissional de algum que sabe soldar.
Eletrodo para soldagem ao Arco eltrico Conjunto de 3 nmeros que designam o grau do metal depositado Conforme Nota AISI

AWS E XXX Yy 1Z
Estas letras indicam a presena de elemento qumico adicional ex: V = Vandio Cr = Cromo Pode ser tambm ser a letra L que Indica C max. = 0,04%
Nmero que indica i tipo de revestimento e corrente 5 = Bsico CC 6 = Rutlico CC/CA

Uma vez vista a forma como feita a identificao conforme a norma mais usual, a seguir ser apresentado e comentado alguns eletrodos classificados conforme especificao AWS A 5.1. 4.1 CARACTERSTICAS DOS PRINCIPAIS ELETRODOS (AO CARBONO) E 6010 (Na) e E 6011 (K): Grande penetrao, solda em todas as posies, facilidade a produzir transferncia metlica por spray (desde que se utilize valores de corrente adequados), escria de pequeno volume e aspecto vtreo, boas propriedades mecnicas, alto teor de umidade: E 6010 =>3 a 5% ; E 6011 => 2 a 4%, principal constituinte: celulose. E 6012 e E 6013: Mdia penetrao, escria viscosa e densa, o E 6012 pode ser utilizado em correntes relativamente altas j que seu

Tcnicas em Soldagens Eletrodo Revestido Worlds Qualificao Profissional LTDA

28

revestimento possui pequenas propores de celulose e uma grande proporo de materiais refratrios, o E 6013 possui mais K que torna o arco mais estvel. E 6020: Mdia a profunda penetrao, transferncia por spray, escria espessa e de fcil remoo, revestimento ricas em xido de Ferro e Mangans, altas taxas de deposio e poa de fuso com metal muito fluido, o que obrigar operar nas posies plana ou filete horizontal. E 7016:Possui pouco ou nenhum elemento gerador de hidrognio no arco (celulose, asbestos), so cozidos em temperaturas entre 500 a 600 C para minimizar a reteno de gua pelo revestimento, por isto, so recomendados para a soldagem de aos susceptveis trinca a frio. Eletrodos: E 7014, E 7018, E 7024, E 7027, E 7028: So eletrodos com p de ferro, possuem elevadas taxas de deposio, trabalha com elevados valores de corrente, quando o teor de p de Ferro ultrapassa os 40% a soldagem s recomendada na posio plana, revestimento espesso => melhor proteo e tcnica de soldagem por arraste. Algumas das aplicaes em que podem ser utilizados estes eletrodos so apresentadas na tabela.

TABELA DESEMPENHO DE ALGUNS ELETRODOS EM DIFERENTES APLICAES APLICAES 6010 6011 6013 7016 7018 7024 Ao com Enxofre alto ou s/ anlise qumica na na 3 10 9 5 Alta Ductilidade 6 7 5 10 10 5 Alta Penetrao 10 9 5 7 7 4 Alta Resistncia ao Impacto 8 8 5 10 10 9 Alta Taxa de Deposio 4 4 5 4 6 10 Espessura Fina, Probabilidade de Distoro. 5 7 9 2 2 7 Espessura Grossa, Alta Restrio. 8 8 8 10 9 7 Facilidade de Remoo de Escria 9 8 8 4 7 9 Filete 1G/ 2G alta produtividade 2 3 7 5 9 10 Filete todas posies 10 9 7 8 6 Na Poucas Perdas por Respingos 1 2 7 6 8 9 Topo posio plana e < 6 .0 mm 4 5 8 7 9 9 Topo todas posio e < 6 .0 mm 10 9 8 7 6 na
Os valores esto correspondidos entre 10 (aplicao fortemente indicada) e 1 (aplicao no recomendada). A sigla "na" significa "no aplicvel".

Tcnicas em Soldagens Eletrodo Revestido Worlds Qualificao Profissional LTDA

29

4.2 MANUTENO E CUIDADO COM OS ELETRODOS Caso no sejam tomados os adequados cuidados no armazenamento e manuseio, os eletrodos revestidos podem se danificar. Parte ou todo o revestimento pode se danificar, principalmente nos casos de dobra ou choque do eletrodo. Sempre que se observar qualquer alterao no estado do eletrodo, este no deve ser utilizado em operaes de responsabilidade. A umidade em excesso no revestimento dos eletrodos (principalmente os bsicos), de uma forma geral, prejudicial a soldagem. Ela pode levar a instabilidade do arco, formao de respingos e porosidades principalmente no incio do cordo e a fragilizao e fissurao pelo Hidrognio. O nvel de umidade pode ser medido em laboratrios conforme estipulado na norma AWS A5.5-81. Pode tambm ser estimado praticamente, quando o teor de umidade for suficientemente alto, por duas diferentes maneiras: Verificao do comportamento do eletrodo durante a soldagem. Os eletrodos midos, em geral, geram um som explosivo e, quando a umidade for excessiva, haver, no incio da soldagem, desprendimento de vapor d'gua do eletrodo. Alm disto, ocorrendo a interrupo da soldagem com um eletrodo mido, o revestimento tende a trincar longitudinalmente. Verificao do som produzido pelo choque de dois ou mais eletrodos. Dois eletrodos midos ao se tocarem geraram um som mais abafado e grave do que eletrodos secos, que por sua vez produzem um som mais agudo e metlico. Devido aos citados problemas causados pela umidade, os eletrodos devem de preferncia ser adquiridos em embalagens hermeticamente fechadas e armazenados em ambientes controlados, de modo a serem evitados danos e contatos com a umidade do ar. Por ambientes controlados, entendem-se ambientes com umidade relativa do ar menor do que 50%. As embalagens dos eletrodos so consideradas totalmente estanques enquanto fechadas. Aps abertas, perdem a capacidade de executar uma adequada armazenagem, e os eletrodos devem ser mantidos em estufas. O perodo mximo que se recomenda para que um eletrodo permanea fora da estufa so duas horas. Aps este tempo, h o risco de ocorrer absoro excessiva de umidade. Caso isto venha

Tcnicas em Soldagens Eletrodo Revestido Worlds Qualificao Profissional LTDA

30

a acontecer, os eletrodos bsicos devem ser recondicionados por um tratamento de ressecagem, devendo em seguida retornarem as estufas. Como os eletrodos so produzidos por diferentes fabricantes, normal se encontrar diferenas nos tempos e temperaturas considerados ideais para a manuteno e ressecagem. Por isto as empresas devem ter procedimentos especficos para a correta armazenagem dos eletrodos levando em conta estas diferenas. Na ausncia destes, as recomendaes do fabricante podem ser aplicadas diretamente. Tendo em vista estas diferenas, a tabela 7 apresentada a seguir simplesmente uma referncia.
ARMAZENAMENTO E RESSECAMENTO DE ELETRODOS ARMAZENAMENTO ARMAZENAMENTO EMBALAGEM FECHADA EM ESTUFA Temperatura ambiente Ver a Nota Fiscal Ver a Nota Fiscal Ver a Nota Fiscal Ver a Nota Fiscal 95 a 120 Ver a Nota Fiscal 65 a 95 245 a 400 por 1h 200 a 230 por 1h No Recomendado 65 a 85 65 a 95 95 a 120 TRATAMENTO DE RESSECAGEM No Recomendado 120 a 150 por 1h 260 a 320 por 1h 320 a 370 por 1h

CLASSE DO ELETRODO

EXX10 e EXX11 EXX12 ,XX1 ,XX1 4 ,XX2 0 ,XX2 4 e XX2 7 E7015 , E7016, E7018 at E7028 E80/9015, E80/9016 e E80/9018 E100/110/12015, E100/110/12016 e E 100/110/12018 E XXX1 5 / 1 6 ( ino x idv e is )

Umidade do ar abaixo de 50% e temperatura 10C acima da temperatura ambiente, porm no mnimo 20C No tratamento de secagem foram considerados valores mnimos.

4.3 VARIVEIS O processo de soldagem a arco eltrico por eletrodo revestido, quando comparado com outros, apresenta relativamente poucos parmetros com possibilidade de regulagem. Os efeitos de cada um so mostrados na tabela EFEITO DA ALTERAO NOS PARMETROS DESOLDAGEM a seguir. As siglas Ic (Intensidade de corrente), Va (Velocidade de avano) e U0 (Tenso em vazio) significam respectivamente: Intensidade de corrente ("amperagem"), Velocidade de avano e Tenso em vazio ("voltagem").

Tcnicas em Soldagens Eletrodo Revestido Worlds Qualificao Profissional LTDA

31

EFEITO DA ALTERAO NOS PARMETROS DE SOLDAGEM


CAUSAS EFEITOS FUSO FORMA DO DEPSITO ASPECTO DO DEPSITO Ic. Va e U0 NORMAIS NORMAL CORRETA Ic. MUITO BAIXO DIFCIL MUITO CONVEXO REGULAR E LIMPO Ic. MUITO ALTO Va. MUITO BAIXA Va. MUITO ALTA MUITO IRREGULAR CONVEXO E DEFORMADO MUITO IRREGULAR ESTRIAS ALONGADAS FRACA U0 (1) BAIXO U0 ALTO

CREPITANTE ACHATADO E DEFORMADO MUITO IRREGULAR C/ MUITOS RESPINGOS MUITO GRANDE INTIL E PERIGOSA DEFORMADA, POROS E TRINCAS MORDEDURA POROSIDADE E TRINCAS

NORMAL MUITO CONVEXO REGULAR EM PLANA, DEFORMADA EM NGULO MUITO GRANDE

NORMAL CONVEXO

IRREGULAR ACHATADO E DEFORMADO IRREGULAR C/ MUITOS RESPINGOS

REGULAR E LIMPO

REGULAR E LIMPO

PENETRAO

TIMA

FRACA

RAZOVEL

ALTA

FORMA DA CRATERA OUTROS DEFEITOS

CIRCULAR SAUDVEL

DEFORMADA MAS SADIA POROS E INCLUSO DE ESCRIA

REGULAR MAS PROFUNDA

DEFORMADA COM POROS MORDEDURA POROSIDADE E TRINCAS

REGULAR

REGULAR POROS CASO ELETRODO ERRADO

NENHUMA

MORDEDURA

NENHUM

(1 ) - Porm superior a tenso de abertura do arco

A intensidade de corrente o parmetro que mais sensvel a variao. Depende tambm dos seguintes aspectos: Dimetro do eletrodo, massa da pea, afastamento na montagem, temperatura inicial da pea e posio de soldagem, veremos no captulo de trata de TCNICAS E PROCEDIMENTOS DE SOLDAGEM. 5.0 EQUIPAMENTOS E FERRAMENTAS USADOS NO PROCESSO DE SOLDAGEM ELETRODO REVESTIDO Arco Eltrico - Eletrodo Revestido (SMAW) um dos mais versteis processos de unio da indstria e extensivamente usado no mundo inteiro. Na ndia aproximadamente 10% da soldagem fabricada feita por este processo e mesmo nos pases mais avanados como Rssia, Estados Unidos, Japo e Europa Ocidental conta com aproximadamente 60% do metal depositado por este processo. Seu uso est decrescendo vagarosamente, mas esperado permanecer indispensvel para reparos e pequenos trabalhos. Uma de suas caractersticas atrativas seu baixo custo inicial para uma instalao na indstria. Mquinas de solda para SMAW esto disponveis e podem ser ligadas imediatamente se necessrio em cabeamento domstica monofsica, da sua popularidade mesmo para pequenos fabricantes.

Tcnicas em Soldagens Eletrodo Revestido Worlds Qualificao Profissional LTDA

32

O maior equipamento para SMAW a mquina de solda que como vimos anteriormente pode ser um transformador de tenso, um retificador de Corrente Contnua, um grupo motor gerador, ou um Inversor Eletrnico. A seleo do equipamento depende da proviso para investimento inicial e da faixa de materiais a serem manipulados. O tamanho e tipos de eletrodos que so usados e a penetrao e a velocidade de soldagem utilizada determinam o suprimento necessrio para o fornecimento de corrente. As mquinas de soldagem empregadas para SMAW so quase invariavelmente do tipo C.C. j que elas servem ao melhor propsito em manter o arco eltrico no perturbado mesmo quando a mo do soldador inadvertidamente perturbada temporariamente. Dos quatro tipos bsicos de mquinas de soldagem cada uma tem suas vantagens. A mquina de solda de C.C., muito verstil na soldagem de uma variedade de metais em qualquer espessura desejada. Ela permite uma operao porttil e usa de maneira eficiente uma grande variedade de eletrodos revestidos. O transformador de soldagem tem o custo inicial mais baixo bem como o mais baixo custo de operao e manuteno. Ela no tem partes mveis, portanto sua operao silenciosa. A mquina de solda retificadora C.C. tem um projeto simples e combina as vantagens de um transformador de soldagem e de um conjunto retificador de soldagem C.C. Existem outros equipamentos para mquinas de solda, isto , 29 cabos, conectores, alicates, cabos terra. Os cabos que transportam a corrente no circuito de soldagem so bastante flexveis e so feitos geralmente de cobre e alumnio. Esses fios so muito finos (0,2 mm de dimetro) e para constituir os cabos estes fios enrolados entre 800 e 2500 fios dependendo da capacidade de transporte de corrente do cabo. Cabos de alumnio so mais leves e pesam somente um tero dos cabos de cobre, mas sua capacidade de transporte de corrente cerca de 60% menor em relao aos cabos de cobre. 5.1 CONECTORES Os conectores de cabos so usados para aumentar o comprimento dos terminais de soldagem devem ter o tamanho adequado para transportar a corrente desejada e devem se ajustar perfeitamente para evitar queda de tenso. Algumas vezes a solda fraca (Soldering) ou a soldagem forte (Brazing), ou mesmo

Tcnicas em Soldagens Eletrodo Revestido Worlds Qualificao Profissional LTDA

33

soldagem comum so usadas para conectar os cabos, mas os conectores mecnicos so os mais populares pois eles podem ser montados ou desmontados.

Conectores para alongamentos de cabos de soldagens

O alicate geralmente encaixado no cabo de solda e o tamanho do cabo depende da corrente necessria a ser transportada no circuito de soldagem. Usualmente alicates so especificados dependendo da corrente que eles devem transportar; tendo um intervalo de 150 a 500 A. Os alicates populares tm ranhuras nas garras que facilitam a fixao do eletrodo em diferentes ngulos para uma fcil manipulao. 5.2 TERMINAIS Os terminais de cabos de solda, tem a utilidade se otimizar a fixao nos bornes das mquinas, muitas pessoas, apenas enrolam ou amarram a ponta dos cabos nos bornes, isto nunca deve ser feito.

Terminais de cabos de soldagens

5.3 ALICATE PORTA ELETRODO O porta eletrodos, ou alicates de soldagem, podem ser dos mais variados modelos, sendo que o que difere uma marca da outra

Tcnicas em Soldagens Eletrodo Revestido Worlds Qualificao Profissional LTDA

34

a qualidade de acabamento, o material usado em sua fabricao, e adaptaes especficas para certos tipos de servios, eles podem variar de 100 a 1000 Ampres, e deve-se ter um cuidado especial ao fix-lo no cabo, no deixando partes do cobre do cabo soltas, ou parafuso fixador frouxo. Os porta-eletrodos servem para a fixao e energizao do eletrodo. fundamental a correta fixao e boa isolao dos cabos para que os riscos de choque sejam minimizados. As garras devem estar sempre em bom estado de conservao, o que ajudar a evitar os problemas de superaquecimento e m fixao do eletrodo, podendo vir a soltar-se durante a soldagem. Um porta-eletrodo dimensionado para trabalhar em uma determinada faixa de dimetros. Esta limitao vem no s da abertura mxima nas garras para encaixar o eletrodo, como tambm, e principalmente, pela corrente mxima que pode conduzir. Um porta-eletrodo para ser utilizado em valores de correntes mais elevadas, necessita ser mais robusto, o que far com que seu peso aumente. Como o peso um fator determinante na fadiga do soldador, deve-se sempre procurar especificar o menor portaeletrodo possvel, para a faixa de corrente que se pretende trabalhar.

Porta Eletrodo ou Alicate porta Eletrodo

5.4 GRAMPO TERRA, OU GARRA TERRA. Assim como o porta-eletrodo, o grampo terra, ou a Garra negativa, pode se de cobre ou de Alumnio, pode ser fundido ou estampado, pode se de presso por mola ou presso por parafuso, mas o importante que a presso fundamental para o no aquecimento desnecessrio do cabo e do metal base, e conservao da garra.

Tcnicas em Soldagens Eletrodo Revestido Worlds Qualificao Profissional LTDA

35

Garra Negativa, ou Grampo Terra.

5.5 CABOS PARA SOLDAGEM


Os cabos transportam a corrente eltrica da fonte de energia ao porta-eletrodo (cabo de soldagem), e da pea de trabalho para a fonte de energia (cabo de retorno) para possibilitar a soldagem. Os cabos podem ser de Cobre ou de Alumnio, devem apresentar grande flexibilidade de modo a facilitar o trabalho em locais de difcil acesso. necessrio que os cabos sejam cobertos por uma camada de material isolante, que deve resistir entre outras coisas abraso, sujeira e um ligeiro aquecimento que ser normal devido a resistncia passagem da corrente eltrica. Os dimetros dos cabos dependem basicamente dos seguintes aspectos: Corrente de soldagem; Ciclo de trabalho do equipamento; Comprimento total dos cabos do circuito; Fadiga do operador. Estes quatro itens atuam de maneira antagnica. Enquanto que para os trs primeiros seria ideal o cabo com o maior dimetro possvel, (menor chance de superaquecimento para os dois primeiros e menor perda de corrente para o terceiro) no ltimo item exatamente o oposto, pois ocorre aqui o mesmo que com os porta-eletrodos, um cabo resistente a maiores valores de passagem de corrente consequentemente mais robusto e por sua vez mais pesado causando com isto maior fadiga ao soldador.

Cabos de conexes da mquina ao terra e ao alicate de solda

Cabos de entra de energia

Cabos usados em mquinas de solda e extenses.

Tcnicas em Soldagens Eletrodo Revestido Worlds Qualificao Profissional LTDA

36

Para os cabos confeccionados em cobre, a tabela dimetros recomendados de cabos para soldagem, seguir, indica os dimetros recomendados em funo da corrente, fator de trabalho e, principalmente, comprimento do cabo.
Tabela - Dimetros Recomendados de Cabos Para Soldagem

5.6 Martelo Picador e Escova de Ao para limpeza


O martelo picador pode ser feito de metal ou cobre, possui uma talhadeira em uma ponta e um ponteiro em outra, serve para a retirada de escria, e limpeza do cordo de solda, indispensvel juntamente com a escova de ao, pois a utilizao dos mesmos influi de maneira significativa na qualidade e acabamento da solda. Aprenderemos nas aulas de tcnicas em soldagem, que a cada interrupo do arco eltrico ser necessrio realizar a limpeza do cordo de solda.

Tcnicas em Soldagens Eletrodo Revestido Worlds Qualificao Profissional LTDA

37

5.7 Estufas Porta-eletrodos.


As estufas porta eletrodos servem para conservar os eletrodos secos e protegidos, evitando que os mesmos venham a adquirir a umidade do ar antes do uso, as mquinas de soldas modernas j vem com entrada de tomada para o uso dos mesmos. As estufas de grande porte tambm servem para a secagem dos eletrodos, por a umidade influencia o arco eltrico podendo produzir poros e outras no conformidades.

5.8 Gabarito.
uma ferramenta constituda de chapa de ao, de forma geomtrica varivel de acordo com o tipo de trabalho a ser executado. So utilizados em substituio aos instrumentos de preciso, para padronizar dimenses de cordes, filetes, verificao de esquadro, ngulos de chanfros, etc. Nas figuras abaixo mostramos os principais tipos de gabaritos utilizados nas operaes de soldagem e suas aplicaes. Ainda existem gabaritos para verificao da altura do reforo, ngulos do chanfro, etc. Existem tambm gabaritos para soldas, para verificao de conformidades nos filetes ou nos ngulos de soldagem, aprenderemos a us-los posteriormente, mas segue abaixo imagens de alguns tipos.

Junta de Esquadro Junta de Cunha

Junta Para Filetes

Tcnicas em Soldagens Eletrodo Revestido Worlds Qualificao Profissional LTDA

38

4.0 INSTRUES EM EQUIPAMENTOS DE SEGURANA Os acidentes na soldagem so causados principalmente pela falta de ateno, pelo uso incorreto ou o no uso do EPI (Equipamento de Proteo Individual), por todos os envolvidos no processo. Todos os acidentes podem ser prevenidos. Assim para evitar que eles aconteam devemos ter total conhecimento da forma de utilizao do 6.0 PROCESSOS DE SEGURANA EM SOLDAGEM A ARCO ELTRICO POR ELETRODO REVESTIDO RISCOS E EPIs Choques Eltricos: Choques eltricos podem ser fatais. Instalaes eltricas inadequadas, aterramento incorreto, assim como operao incorreta do equipamento so as fontes mais comuns de acidentes. Nunca entre em contato com partes energizadas do equipamento de solda caso no esteja devidamente aterrado, como a rede de alimentao eltrica, o cabo de entrada, os cabos de soldagem, porta eletrodo, pistola ou tocha de soldar, terminais de sada da mquina e a pea a ser soldada. Ao soldar ou cortar (por plasma) recomendado no utilizar acessrios ou objetos metlicos, como anis, relgios, colares e outros itens metlicos, pois estes em contato com partes energizadas podem provocar acidentes. No manusear o equipamento de solda se suas luvas, sapatos ou piso molhado. Pessoas portadoras de marca-passo devem consultar um mdico antes de permanecerem prximas a reas de soldagem, pois os campos eletromagnticos ou as radiaes podem interferir no funcionamento do aparelho. O que Equipamento de Proteo Individual - EPI? Referncia bsica: Norma Regulamentadora NR 6 do TEM. todo o dispositivo ou produto, de uso individual, utilizado pelo trabalhador, destinado proteo de riscos suscetveis de ameaar a segurana e a sade no trabalho.

Tcnicas em Soldagens Eletrodo Revestido Worlds Qualificao Profissional LTDA

39

Em quais circunstncias devem ser usados os EPIs? a) Sempre que as medidas de ordem geral no ofeream completa proteo contra os riscos de acidentes do trabalho e/ou de doenas profissionais e do trabalho. b) Enquanto as medidas de proteo coletiva estiverem sendo implantadas c) Para atender a situaes de emergncia. Quais os principais EPIs aplicados em operao de soldagem? Quando aplicvel, os seguintes EPIs so normalmente adotados: A) PARA PROTEO DA CABEA - Capacete - Capuz/touca B) PARA A PROTEO DOS OLHOS E FACE - culos de segurana (partcula e luminosidade) Quando se solda, corta ou goiva, quando se remove a escria de um cordo de solda ou quando se esmerilha alguma pea partculas metlicas, respingos e fagulhas podem atingir os olhos em vrios ngulos inclusive fazendo-se tabelas rebatendo-se em outros materiais. Nos processos semiautomticos ou automticos, pontas de arame podem ferir gravemente. Usar os culos de segurana inclusive por baixo da mscara de soldar ou de qualquer protetor facial. Qualquer pessoa dentro de uma rea de soldagem ou corte, ou num raio de 20 m, deve estar adequadamente protegida. A irradiao de um arco eltrico tem grande alcance e partculas metlicas e respingos podem voar sobre distncias relativamente grandes.

Tcnicas em Soldagens Eletrodo Revestido Worlds Qualificao Profissional LTDA

40

- Protetor facial - Mscara para soldagem/elmo (radiao e partcula) com filtros (lentes escuras) Regras para a proteo da viso A corrente eltrica que circula num condutor provoca o aparecimento de campos eltricos e magnticos. As correntes eltricas utilizadas em soldagem ou corte criam tais campos em torno dos cabos de solda e dos equipamentos. Ademais certas mquinas de soldar geram e usam para abrir o arco, ou durante toda a operao de soldagem, um faiscamento do tipo rudobranco conhecido como alta frequncia. Consequentemente, pessoas portadoras de marca-passo devem consultar um mdico antes de adentrar uma rea de soldagem ou corte: os campos eltricos e magnticos ou as irradiaes podem interferir no funcionamento do marca-passo. Os arcos eltricos de soldagem ou corte emitem raios ultravioletas e infravermelhos. Exposies de longa durao podem provocar queimaduras graves e dolorosas da pele e danos permanentes na vista, mesmo usando a mscara, deve-se descansar a vista em intervalos regulares de tempo. Para soldar ou cortar, usar mscara com vidro ou dispositivo de opacidade e filtragem adequado ao processo e 37 aplicao prevista. A tabela abaixo orienta quanto opacidade recomendada para a proteo em funo do processo e da faixa de corrente usados. Como regra geral, iniciar com uma opacidade alta demais para que se veja a zona do arco; reduzir ento a opacidade que se tenha uma viso adequada da rea de soldagem, sem problema para os olhos.

Filtros recomendados (adaptado da norma de segurana ANSI Z49.1)

Tcnicas em Soldagens Eletrodo Revestido Worlds Qualificao Profissional LTDA

41

C) PARA PROTEO AUDITIVA - Protetor auditivo / auricular Certas operaes de soldagem, corte ou goivagem produzem rudos de intensidade elevada e, eventualmente, longa durao. Protetores de ouvido adequados, alm de protegerem contra estes rudos excessivos, impedem que respingos e fagulhas entrem nos ouvidos. D) PARA PROTEO RESPIRATRIA - Respirador purificador de ar, ou mesmo exaustor quando em espao confinado (fumos, nvoa e poeira). Trabalhadores com sintomas de exposio a fumos e gases devem ser levados para uma rea no contaminada e inalar ar fresco ou oxignio. Caso a vtima esteja inconsciente, quem prestar socorro deve eliminar os gases venenosos ou asfixiantes da rea ou usar equipamento apropriado de respirao antes de adentr-la. Remover a vtima para uma rea no contaminada e chamar um mdico. Administrar oxignio por meio de uma mscara se a vtima estiver respirando. Caso contrrio, praticar a reanimao cardiopulmonar, de preferncia com administrao simultnea de oxignio. Conservar a vtima aquecida e imobilizada. E) PARA PROTEO DA PELE - Mangotes. - Avental (radiao no ionizante e partculas aquecidas) - Luva de segurana (calor e radiao) - Manga e braadeira - Bota de segurana - Perneira Regras para proteo da pele Devido emisso de raios ultravioletas e infravermelhos, arcos eltricos queimam a pele da mesma maneira que o sol, porm muito mais rapidamente e com maior intensidade. Os operadores, e em particular aqueles sensveis exposio ao sol podem sofrer queimaduras na pele aps breve exposio a um arco Eltrico. Os respingos de solda e as fagulhas so outras fontes de queimaduras. Seguir as recomendaes abaixo para garantir uma

Tcnicas em Soldagens Eletrodo Revestido Worlds Qualificao Profissional LTDA

42

proteo segura contra a irradiao de um arco eltrico e os respingos, segue abaixo algumas dicas importantes. No arregaar as mangas da camisa ou do avental. Roupa de algodo ou similares constitui uma proteo inadequada, pois alm de ser inflamvel, ela pode se deteriorar em funo da exposio s radiaes dos arcos eltricos. No usar sapatos baixos e folgados nos quais respingos e fagulhas pode penetrar. As pernas das calas devem descer por cima das botas ou dos sapatos para evitar a entrada de respingos. Manchas de leo ou graxa ou sujeira em excesso podem inflamar-se devido ao calor do arco. Fagulhas e respingos podem penetrar por tais aberturas e queimar pelos e/ou pele. Os bolsos no devem conter objetos ou produtos combustveis tais como fsforos ou isqueiros. Todas as regras acima se aplicam integralmente s manutenes preventivas e corretivas dos equipamentos. Manutenes ou reparaes somente devem ser feitas por elementos habilitados devidamente protegidos e isolados do ponto de vista eltrico; somente usar ferramentas isoladas, especficas para eletricidade. Proceder reparao de mquinas eltricas em local apropriado e devidamente isolado.

ALGUMAS NORMAS DE SEGURANA RELACIONADAS AO PROCESSO

Cor na segurana do trabalho -NBR7195 (1982) Classificao dos equipamentos eltricos e eletrnicos quanto proteo contra os choques eltricos -NBR6151 (1990) Estabelecimento de segurana aos efeitos da corrente eltrica percorrendo o corpo humano - NBR6533 (1981)

Tcnicas em Soldagens Eletrodo Revestido Worlds Qualificao Profissional LTDA

43

Cabos flexveis com cobertura para mquinas de soldar a arco NBR8762 (1985) Sistemas de proteo por extintores de incndio -NBR12693 (1993) Execuo de sistemas de deteco e alarme de incndio NBR9441 (1986) Preveno de acidentes em espao confinado -NBR12246 (1992) Nveis de rudo para conforto acstico -NBR10152 (1987) Identificao de gases em cilindros -NBR12176 (1992) Segurana de instalaes de ar comprimido NB 222 (1971) Capacete de segurana para uso na indstria -NBR8221 (1983) Luvas de segurana -NB 122 (1966) Calado de proteo -NBR12561 (1992)

Tcnicas em Soldagens Eletrodo Revestido Worlds Qualificao Profissional LTDA

44

RESERVADO PARA ANOTAES _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________

Tcnicas em Soldagens Eletrodo Revestido Worlds Qualificao Profissional LTDA

45

_________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________

Tcnicas em Soldagens Eletrodo Revestido Worlds Qualificao Profissional LTDA

46

_________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________

Tcnicas em Soldagens Eletrodo Revestido Worlds Qualificao Profissional LTDA

47

_________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________

Tcnicas em Soldagens Eletrodo Revestido Worlds Qualificao Profissional LTDA

48

PARABNS

VOC

ACABOU

DE

TERMINAR

PRIMEIRA PARTE DA APOSTILA DE TEORIA BSICA EM SOLDAGENS, ESPERAMOS QUE ESTE CURSO TENHA RESPONDIDO S EXPECTATIVAS SUAS, AGORA IREMOS NOS APROFUNDAR UM POUCO NO ASSUNTO ESTUDANDO AS JUNTAS, TIPOS DE JUNTAS, POSIES DE SOLDAGENS, MATERIAIS, SIMBOLOGIA EM SOLDAGENS. ESTUDAREMOS TAMBM ALGUNS TIPOS DE

DEFEITOS E NO CONFORMIDADES, LOGO APS IREMOS OS TESTES E TIPOS DE INSPEO EM SOLDAGENS, QUE EST E POR LTIMO QUE IREMOS VOCS REVER NUNCA COM A ALGUNS CONCEITOS BSICOS SOBRE SIMBOLOGIA GOSTARAMOS DIRETAMENTE ESQUECESSEM, POIS A QUALIDADE DE UM CURSO RELACIONADA INTENSIDADE DE APRENDIZADO, A QUANTIDADE CONHECIMENTO ADQUIRIDO, A LINGUAGEM E MANEIRA COMO AS INFORMAES TRINOS E SO REPASSADAS, ALM DA DISPOSIO DE TEMPO E EQUIPAMENTOS PARA PRTICAS PROFISSIONAIS, TUDO ISTO ESTAMOS OFERECENDO NESTE CURSO, FAA REVISO E EM SEGUIDA A SUA PROVA, LEMBRANDO QUE A SUA NOTA DETERMINA O TIPO DE CERTIFICADO, MODALIDADE OURO, PRATA OU BRONZE.

Tcnicas em Soldagens Eletrodo Revestido Worlds Qualificao Profissional LTDA

49

7.0 PROCESSOS DE SOLDAGEM

Um grande nmero de diferentes processos utilizados na fabricao e recuperao de peas, equipamentos e estruturas abrangido pelo termo soldagem.

Existem vrias definies de soldagens, e entendemos por soldagem a unio ou juno de materiais, sendo que no s os metais, mas todos os materiais podem ser soldados, porm aqui neste texto trataremos do assunto de nosso curso, que a soldagem a arco eltrico por eletrodo revestido, que abrange a soldagem por fuso de metais.

A definio indicada a este curso ser: A soldagem a unio ou juno de uma ou mais peas de metais pelo processo de fuso, assegurando na junta soldada a continuidade de propriedades fsico-qumicas e metalrgicas dos materiais. Atualmente existem mais de 50 mtodos e processos de soldagens porm, iremos verificar dois mais conhecidos, os processos de soldagens por fuso ( os processos por eletrodo revestido e TIG que veremos neste curso) e os processos por deformao, que a arrebitagem, a soldagem por dobramentos e compactao muito utilizada na indstria de ar condicionado e isolantes trmicos. Existe um grande nmero de processos por fuso que podem ser separados em subgrupos, por exemplo, de acordo com o tipo de fonte de energia usada para fundir as peas. Dentre estes, os processos de soldagem a arco (fonte de energia: arco eltrico) so os de maior importncia industrial na atualidade. Devido tendncia de reao do material fundido com os gases da atmosfera, a maioria dos processos de soldagem por fuso utiliza algum meio de proteo para minimizar estas reaes, como vimos no volume 1 desta coleo, esta proteo realizada pelo revestimento do eletro, e veremos no volume 3 e 4 a proteo realizada por um gs. A tabela que veremos abaixo mostra os principais processos de soldagem por fuso e suas caractersticas principais.

Tcnicas em Soldagens Eletrodo Revestido Worlds Qualificao Profissional LTDA

50

PROCESSO

FONTES DE CALOR

TIPO DE CORRENTE E POLARIDADE

AGENTE PROTETOR OU DE CORTE

OUTRAS CARACTERSTICAS

APLICAES

Soldagem por Eletro-escria

Aquecimento por resistncia da escria lquida

CC ou CA

Escria

Automtica/Mecanizada Junta na vertical, Arame Soldagens de Ao carbono alimentado mecanicamente de baixa e alta liga, 50mm, na poa de fuso. No existe peas de grande espessura Arco
Soldagens de Ao carbono

Soldagem ao Arco Submerso

Arco Eltrico

CC ou CA Eletrodo +

Automtica/Mecanizada ou de baixa e alta liga Escria e Gases semiautomtica. O arco arde espessura 10mm, Posio Plana ou horizontal de sob uma camada de fluxo gerados peas estruturais, tanques, granular
vasos de presso, etc. Soldagem de quase todos os metais. Exceto cobre puro, metais preciosos, reativos e de baixo ponto de fuso.

Soldagem com eletrodo Revestido

Arco Eltrico

CC ou CA Escria e Gases Eletrodo + ou gerados

Manual, vareta metlica recoberta por camada de fluxo

Soldagem com Arame Tubular

Arco Eltrico

Escria e Gases O fluxo est contido dentro gerados, ou de um arame tubular de pequeno dimetro, CC Eletrodo + fornecidos por fonte externa, Automtico ou em geral CO2 semiautomtico

Soldagens de Ao carbono com espessuras 1mm, soldagens de chapas

Soldagem MIG/MAG

Arco Eltrico

Soldagens de ao carbono Gs Argnio ou Hlio, Automtica/Mecanizada ou de baixa e alta liga, no ferrosos, com espessura Argnio+O2, semiautomtica, o arame 1mm, Soldagens em tubos, CC Eletrodo + Argnio+CO2, solido chs etc. em qualquer CO2 posio Todos os metais importantes Manual ou Automtica, Argnio, Hlio, em engenharia exceto Zn, Eletrodo no consumvel de Be e suas ligas, com ou Argnio+ Tungstnio. O arco constrito espessura de at 1,5mm. Hidrognio por um bocal Passes de raiz Soldagem de todos os

Soldagem a Plasma

Arco Eltrico

CC Eletrodo -

Soldagem TIG

Arco Eltrico

CC ou CA eletrodo -

Argnio, Hlio ou Mistura destes

Manual ou Automtica, metais exceto Zn, Be e suas Eletrodo no consumvel de ligas, espessura entre 1 e 6mm. Soldagem de no Tungstnio. O arame adicionado separadamente ferrosos e aos inox. Passes
de raiz em tubulaes Soldagem de todos os

Soldagem por Feixe Eletrnico

Feixe Eletrnico

Soldagem automtica, no metais exceto em evoluo CC Alta Tenso Vcuo h a transferncia de metal, de gases ou vaporizao Pea + (>>10-4mmHg) feixes de eltrons focalizados excessiva, a partir de 25mm de espessura. Industria em um pequeno ponto
Nuclear e aeroespacial

Soldagem a Laser

Feixe de Luz

Argnio ou Hlio

Como acima

Como acima, corte de materiais no metlicos Soldagem manual de ao carbono, Cu, Al, Zn, Pb e Bronze, Soldagem de chapas finas e tubos de pequeno dimetro

Soldagem a Gs

Chama Oxiacetilnica

Gas (CO, H2, CO2,H2O

Manual, arame adicionado separadamente

Tcnicas em Soldagens Eletrodo Revestido Worlds Qualificao Profissional LTDA

51

Na soldagem a arco eltrico com eletrodo revestido, o ambiente exerce ainda que mnima; influncia sobre o processo, por este motivo, sempre vivel observar as caractersticas do ambiente como temperatura, umidade entre outros.

7.1 Influncias da atmosfera na poa de fuso A menos que se solde em uma cmara de vcuo, o que impensvel devido ao custo, todos os processos de soldagem por arco eltrico precisam de algum tipo de proteo para evitar contaminaes da atmosfera. No caso do processo de soldagem aqui estudado, ser o revestimento dos eletrodos que, entre outras coisas, produzir uma proteo gasosa atravs de sua queima. Antes do estudo propriamente dos revestimentos e suas funes, so apresentados os inconvenientes da soldagem com arames sem revestimento (e sem proteo gasosa). Um eletrodo sem revestimento e sem nenhum outro tipo de proteo, aps sua fuso perde parte de seus elementos e deposita um metal nitretado e oxidado, cujo valor das propriedades mecnicas sero relativamente inferiores as das chapas de ao doce. Estes dois elementos qumicos (Nitrognio e Oxignio), so os principais para influenciar a deteriorao das propriedades, e so detalhados a seguir: Oxignio provado que, durante a fuso de um eletrodo sem revestimento, a maior parte do Carbono e do Mangans contidos no ao do eletrodo, so queimados durante a operao de soldagem, o que naturalmente ir influenciar as propriedades mecnicas do metal depositado, j que as propriedades de um ao dependem basicamente, do seu teor de Carbono e Mangans. O Carbono transforma-se em xido de Carbono (CO), e em dixido de Carbono (CO2), enquanto o Mangans, transforma-se em xido de Mangans (Mn3O4). O Silcio, extremamente vido pelo Oxignio, queima-se igualmente, dando origem a uma escria de slica (SiO2). Numerosos ensaios permitem concluir que a fuso de um eletrodo

Tcnicas em Soldagens Eletrodo Revestido Worlds Qualificao Profissional LTDA

52

sem revestimento e sem a adio de nenhum outro tipo de proteo, provoca uma forte oxidao do Carbono, Mangans e Silcio Outras reaes qumicas so menos importantes. Os teores de Enxofre (S) e de Fsforo (P) variam pouco. importante salientar que, os fenmenos de oxidao dependem basicamente das condies operatrias e do comprimento do arco; Um arco longo (tenso elevada) conduzir a reaes de oxidao mais importantes do que um arco curto. Alm disto, as caractersticas da fonte de alimentao eltrica (corrente contnua ou alternada), desde que forneam condies para um arco estvel, no tero grande influncia sobre estes fenmenos. Aqui vale a pena destacar que no possvel soldar com eletrodo sem revestimento em corrente alternada com as fontes de soldagem convencionais, a menos que se recorra a uma ionizao artificial, atravs de uma fasca piloto. Alm destas reaes qumicas, o Oxignio do ar pode ter uma ao direta sobre o Ferro. Ele pode, durante a sua transferncia para o metal de base e ao nvel do banho de fuso, formar sobre as gotas uma pelcula de xidos.

Nitrognio Embora nas operaes normais o Nitrognio no tenha grande afinidade com o Ferro, nas altas temperaturas do arco eltrico h a possibilidade de formao de nitrato de Ferro. Mesmo que, a quantidade deste nitrato formado seja normalmente muito pequena, ele tem graves consequncias porque tornar a solda frgil, diminuindo a resilincia do metal depositado. O Nitrognio combinado difcil de identificar principalmente porque no aparece sobre a forma de nitrato, e sim sob a falsa aparncia de perlita no identificvel ao microscpio. Diversos trabalhos mostram que a presena destes nitratos aumenta substancialmente a dureza, aumenta em menor quantidade a resistncia trao, mas diminui rapidamente o alongamento a ruptura e a estrico, a resistncia fadiga e a resilincia. Em suma, quando o teor de Nitrognio ultrapassa o valor de 0,03% h uma diminuio nos valores das propriedades mecnicas.

Tcnicas em Soldagens Eletrodo Revestido Worlds Qualificao Profissional LTDA

53

Como j dito, em trabalhos com corrente alternada, utilizando-se um eletrodo sem revestimento e sem nenhum outro tipo de proteo, impossvel estabelecer um arco eltrico. Porm, graas ao ionizante dos silicatos contidos no revestimento, a passagem da corrente alternada consideravelmente facilitada entre o eletrodo e a pea soldar. Assim, a presena do revestimento no eletrodo permitir: A utilizao de tenses em vazio baixas, mesmo em trabalhos com corrente alternada (40 a 80 V), possibilitando assim uma reduo do consumo de energia no primrio e um considervel aumento da segurana do soldador e, A continuidade e consequentemente a estabilidade do arco. O revestimento ao fundir cria uma "cratera" e uma atmosfera gasosa que protegem a fuso da alma contra o Oxignio e Nitrognio do ar. Ele depositar "escria" que mais leve que o metal fundido e que proteger o banho de fuso no somente contra a oxidao e nitretao, mas tambm contra um resfriamento rpido. A escria constitui um isolante trmico que ter a funo de permitir a liberao dos gases retidos no interior do metal depositado, evitando com isto a formao de poros, e, minimizando o endurecimento do material depositado por tmpera, tmpera esta consequncia de um rpido esfriamento.

Durante a fuso dos eletrodos ocorre em sua extremidade uma depresso que chamamos de cratera. A profundidade desta cratera tem influncia direta sobre a facilidade de utilizao do eletrodo, sobre as dimenses das gotas e a viscosidade da escria. Um eletrodo de boa qualidade deve apresentar a cratera mais profunda e as gotas mais finas. Alm disto, a cratera servir tambm para guiar as gotas do metal fundido. Os eletrodos, devem seguir os critrios de recomendao estudados no volume 1, e na prtica, existe uma influncia na distncia de afastamento entre a ponta do eletrodo e a pea (tamanho do arco eltrico), no ngulo ou grau de inclinao entre o eletrodo e o plano horizontal da pea (influencia na correo do sopro magntico entre outras), portanto, ao iniciante

Tcnicas em Soldagens Eletrodo Revestido Worlds Qualificao Profissional LTDA

54

em solda, deve-se sempre prestar ateno e tentar sentir estas diferenas, para poder us-las a seu favor em processos de soldagens. Abaixo temos a tabela que relata o desempenho de alguns tipos de eletrodos em diferentes aplicaes.

As aplicaes variam de 1 a 10, sendo que 1 Aplicao no recomendada r 10 aplicao fortemente recomendada

8.0 DEFINIES E SIMBOLOGIAS EM SOLDAGENS 8.1 Juntas Chamamos de junta soldvel ou simplesmente junta, a regio da pea a ser soldada, como podemos verificas a junta composta pela rea afetada pela solda, inclusive a rea de modificao trmica; isto inclui parte das duas peas a serem juntadas, a junta composta basicamente pelo chanfro, a solda e a rea afetada termicamente; No vamos nos aprofundar no assunto, pois o nosso curso apenas para a formao de soldadores e para aperfeioamento das tcnicas de soldagem; observe a seguir a representao de uma junta e suas partes, iremos ver a

Tcnicas em Soldagens Eletrodo Revestido Worlds Qualificao Profissional LTDA

55

representao do chanfro, e depois da junta soldada e seus passes.

Elementos de um Chanfro

Encosto ou nariz (s): Parte no chanfrada de um componente da junta. Garganta, folga ou fresta (f): Menor distncia entre as peas a soldar. ngulo de abertura da junta () e ngulo de chanfro (). Os elementos de um chanfro so escolhidos de forma a permitir um fcil acesso at o fundo da junta, mas, idealmente, com a menor necessidade possvel de metal de adio. Deve-se ter um cuidado especial na preparao dos Biseis (chanfros) de soldagem. Chamamos de bisel (chanfro) regio da pea a ser soldada como na figura abaixo; Podemos definir chanfro como o corte ou preparao feito a uma junta pata melhor penetrao em toda a sua espessura; veremos abaixo, os tipos de chanfros mais usados.

Tcnicas em Soldagens Eletrodo Revestido Worlds Qualificao Profissional LTDA

56

Estas juntas so previamente preparadas antes do processo de soldagem, pois para se comear o processo deve se verificar, se nas juntas a serem soldadas no h poeira, gorduras, umidade, graxas, ou outro tipo de material que impea ou mesmo influencie de maneira negativa a aderncia da solda nas peas. Para a escolha do chanfro adequado observam-se primeiramente as especificaes tcnicas da pea a ser soldada, so escolhidos de forma a permitir um fcil acesso at o fundo da junta, mas, idealmente, com a menor necessidade possvel de metal de adio.

Elementos de uma junta Raiz: Regio mais profunda do cordo de solda. Em uma junta chanfrada, corresponde regio do cordo junto da fresta e do encosto. Tende a ser a regio mais propensa formao de descontinuidades em uma solda. Face: Superfcie oposta raiz da solda. Passe: Depsito de material obtido pela progresso sucessiva de uma s poa de fuso. Uma solda pode ser feita em um nico ou em vrios passes. Camada: Conjunto de passes localizados em uma mesma altura no chanfro. Reforo: Altura mxima alcanada pelo excesso de material de adio, medida a partir da superfcie do material de base. Margem: Linha de encontro entre a face da solda e a superfcie do metal de base. Chanfro: Corte efetuado na junta para possibilitar/facilitar a soldagem em toda a sua espessura.

As juntas ainda podem ser dividas em juntas de Topo, canto, arestas, sobreposta e junta de ngulo. Abaixo iremos conhecer os

Tcnicas em Soldagens Eletrodo Revestido Worlds Qualificao Profissional LTDA

57

tipos de juntas, observando que vocs devero na extenso deste curso trabalhar com todas elas, e s podero deixar de pratic-las quando conseguirem realizar soldagens de juntas perfeitas.

Juntas de topo Quando a espessura do material no excede 5 mm geralmente elas so soldadas simplesmente colocando as bordas retificadas juntas uma da outra com espaamento de 1 a 2 mm. Mesmo as chapas com espessura de 5 a 8 mm podem ser soldadas sem qualquer preparao especial, mas, porm aumentando-se o espaamento de 2 a 4 mm. Este tipo de juntas referido como junta de topo reto, Entretanto quando a espessura do material exceder 8 mm geralmente difcil conseguir penetrao na borda reta. As bordas so preparadas por usinagem na configurao "V" conforme mostrado na figura anterior. Quando a espessura da chapa muito grande, usualmente acima de 20 mm, melhor ter uma preparao de borda tipo X isto ajuda a obter boa qualidade de solda sem distoro. O espaamento de raiz feito de forma que permita penetrao total enquanto que a face da raiz evita vazamento de solda devido excessiva concentrao de calor nas bordas afiadas. O ngulo do chanfro depende da fuso apropriada dos lados com metal de solda do eletrodo. selecionado para permitir a completa limpeza da escria da raiz e dos cordes afetados.

Juntas Sobrepostas Uma junta sobreposta aquela em que as chapas se sobrepem uma as outras. Este tipo de junta no muito recomendada e no deve ser usada a menos que seja necessrio. Quando for adotado este tipo de junta a sobre posio deve ter entre de 3 a 5 vezes a

Tcnicas em Soldagens Eletrodo Revestido Worlds Qualificao Profissional LTDA

58

espessura da chapa e as soldas devem ser feitas em ambos os lados. necessrio que seja feita uma limpeza nas juntas, e as chapas devem estar alinhada e montada. Comparando com a junta de topo, a junta sobreposta tem as seguintes desvantagens: (i) Perde-se metal ao fazer-se a sobreposio; (ii) Juntas sobrepostas em tubulaes exigem que os tubos tenham dimetros diferentes de forma que voc possa encaixar um no outro para se conseguir a superposio. Isto no s acarreta obstrues ao fluido na tubulao, mas tambm permite uma solda ao invs de duas a menos que tenha um grande dimetro a permitir a entrada do soldador dentro dela. Juntas sobrepostas no so recomendadas para chapas com espessura acima dos 10 mm.

Juntas de Canto e de Aresta Seguem as mesmas especificaes mencionadas anteriormente, porm so pouco usadas nos processos de manuteno e fabricao devido sua baixa resistncia trao e trepidao.

Juntas em ngulo Soldas de ngulo so extensivamente utilizadas pelo processo SMAW. Dependendo da espessura das chapas o membro vertical pode ter preparao quadrada, chanfrada ou junta "J". O objetivo da preparao de junta permitir a necessria penetrao e resistncia. Essas juntas podem ser obtidas num passe simples ou mltiplos passes dependendo da espessura da chapa e da preparao da junta. A seleo da junta dos trs tipos e suas variantes discutidas acima ser governada pela espessura e pelo alinhamento das partes envolvidas bem como do propsito e das condies de servio da junta resultante. Para qualquer situao dada o projetista deve encontrar a melhor junta do ponto de vista da facilidade da soldagem e performance satisfatria em servio.

Tcnicas em Soldagens Eletrodo Revestido Worlds Qualificao Profissional LTDA

59

Face da Solda Margem da Solda

Largura da Solda Reforo Penetrao da Junta

Penetrao da Raiz Raiz da Solda

Elementos de uma Junta Soldada


Largura da Solda

Zona Fundida Zona Termicamente Afetada

Metal de Base

Cobre Junta

Em soldagens usamos uma simbologia especfica que o soldador deve conhecer, pois a mesma facilita a execuo dos processos atravs de informaes previamente inseridas e planificadas na planta. Estas informaes devem seguir critrios padronizados para se evitar a duplicidade de interpretaes e confuses na hora da execuo, vamos apenas conhecer os principais smbolos em soldagens. A simbologia de soldagem a representao grfica de todas as informaes que so necessrias da rea. Dentre as vrias normas que so utilizadas na simbologia de soldagem, podemos citar as que correspondem aos processos de trabalho de indstrias Europias, americanas e asiticas, tais como AWS American Welding

Tcnicas em Soldagens Eletrodo Revestido Worlds Qualificao Profissional LTDA

60

Societty; Euronorm,; ISO International Standard Organization; JIS Japanese Industrial Standards. As normas mais utilizadas no Brasil so da AWS e da ABNT, Associao Brasileira de Normas Tcnicas.

8.2 Smbolos Os smbolos so desenhos que representam orientaes para o processo de soldagem; indicam a geometria das juntas, as dimenses e o ngulo do chanfro, a abertura de raiz, o comprimento da solda, o local de trabalho, entre outras informaes. Os smbolos so utilizados para economizar espao e trabalho nos desenhos dos projetos e, ao mesmo tempo; alm disso, os smbolos tornam a interpretao do desenho mais rpida e fcil. Os smbolos de soldagem podem ser classificados em dois grandes grupos: os smbolos bsicos e os suplementares. A norma AWS considera um terceiro grupo, o dos smbolos tpicos, que rene todos os smbolos necessrios situao de soldagem, bem como as dimenses e especificaes de materiais. Smbolos padronizados so usados para indicar a localizao, detalhes do chanfro e outras informaes de operaes de soldagem em desenhos de engenharia. Existem sistemas de smbolos de soldagem desenvolvidos em normas de diferentes pases. No Brasil, o sistema mais usada o da American Welding Society, atravs de sua norma AWS A2.4, Symbols for Welding and Nondestructive Testing. Contudo, smbolos baseados em normas de outros pases so, tambm, usados. Como estes smbolos so similares aos da AWS, mas apresentam diferenas em detalhes, isto pode levar interpretao errada de desenhos. Um smbolo completo de soldagem consiste dos seguintes elementos:
Linha de referncia (sempre horizontal), Seta, Smbolo bsico da solda, Dimenses e outros dados, Smbolos suplementares, Smbolos de acabamento, Cauda, e Especificao de procedimento, processo ou outra referncia.

Tcnicas em Soldagens Eletrodo Revestido Worlds Qualificao Profissional LTDA

61

Na figura abaixo, veremos os Smbolos de soldagem e alguns de seus componentes e smbolos suplementares.

Os smbolos bsicos de soldagem transmitem as informaes elementares do processo. Segundo a AWS, as partes sempre presentes na representao simblica da soldagem so a linha de referncia e a linha de seta. A linha de referncia, indicada na figura anterior, um trao horizontal que serve de suporte para as informaes a respeito da soldagem. Conforme sua localizao, acima ou abaixo da linha da referncia, os smbolos utilizados indicam aes diferentes. Um smbolo colocado abaixo da linha de referncia determina que o procedimento de soldagem deve ser feito no lado indicado pela linha de seta; se o smbolo estiver acima da linha, a soldagem dever ser feita no lado oposto da linha de seta. No caso de soldagem em ambos os lados da pea, aparecero dois smbolos, um acima e outro abaixo da linha de referncia.

Solda em um lado Solda em ambos os lados

A linha de seta parte de uma das extremidades da linha de referncia e indica a regio em que dever ser realizada a

Tcnicas em Soldagens Eletrodo Revestido Worlds Qualificao Profissional LTDA

62

soldagem, como na figura anterior; o local exato da soldagem especificado pela posio do smbolo, acima ou abaixo da linha de referncia. A linha da seta pode ser colocada tanto na extremidade esquerda quanto na direita da linha de referncia, devendo ser observada a esttica do desenho. A linha de seta pode ser contnua ou no. Quando a linha de seta contnua, indica que qualquer um dos lados da junta pode apresentar chanfro. A linha de seta no contnua indica o lado da junta que dever ser chanfrado, semelhante figura abaixo.

A outra extremidade da linha de referncia pode apresentar um smbolo semelhante ao da figura uma letra V deitada.

Este smbolo chamado cauda e traz informaes a respeito de procedimentos, especificao e normas estabelecidos por associaes de soldagem. Essas indicaes so compostas de algarismos e letras, representativos do procedimento. Se no for necessria nenhuma especificao, o desenho da cauda pode ser dispensado. O smbolo da solda por costura representado como um crculo colocado no meio da linha de referncia e representa dois traos horizontais que cortam o crculo, um acima e outro abaixo da linha de referncia, como podemos verificar na figura Abaixo.

Tcnicas em Soldagens Eletrodo Revestido Worlds Qualificao Profissional LTDA

63

Solda por Costura

Solda em ngulo

A solda de tampo representada por um retngulo colocado acima ou abaixo da linha de referncia, conforme a figura 2.9. O retngulo pode conter algarismos, indicando a medida do enchimento em milmetros; a omisso da medida indica que o enchimento total.
15

Solda em Tampo

Para simbolizar a solda por ponto, utiliza-se um crculo colocado no meio da linha de referncia.

Solda Ponto a ponto

O smbolo da solda de revestimento representado por dois semicrculos colocados abaixo da linha de referncia e indica que uma ou mais camadas de cordo necessrias, uma ao lado da outra. Solda de Revestimento

Como voc viu podemos resumir esta primeira parte bsica de simbologia com os exemplos que daremos abaixo.
Colocam-se aqui na parte de cima as informaes relacionadas ao mesmo lado de soldagem; parte de cima ou do mesmo lado da representao da seta.

Linha de Referencia
Colocam-se aqui na parte de baixo as informaes relacionadas ao mesmo lado de soldagem; parte de baixo ou do lado oposto, podemos imaginas que a rea do quadrado um corte transversal da junta soldada.

Tcnicas em Soldagens Eletrodo Revestido Worlds Qualificao Profissional LTDA

64

Os smbolos das juntas com chanfro so: V ou X, meio V ou K, U ou duplo U, J ou duplo J. O chanfro de uma junta indicado por meio desses smbolos, colocados na linha de referncia. Os variados tipos de juntas com chanfro, seus respectivos smbolos e as representaes deles nas juntas podem ser vistos no Quadro abaixo. a b c

Nas figuras anteriores temos soldas sem chanfros, com as peas apenas encostadas, usamos estes chanfros em chaparias de pequena espessura, a figura a representa solda sem chanfro apenas na parte superior, a b representa que no h chanfro apenas na parte inferior e a c representa soldagem sem chanfro algum. Chanfro biselado em X

Chanfro biselado em K ou meio V duplo Chanfro em meio V Chanfro biselado em U Chanfro biselado em J

Como podem ver h infinitas possibilidades de combinaes destes smbolos, tais como meio u, duplo u etc.

Tcnicas em Soldagens Eletrodo Revestido Worlds Qualificao Profissional LTDA

65

Usando o quadro abaixo, podemos representar os mais variados tipos de juntas soldadas, e chanfros, o smbolo bsico da solda indica o tipo de solda e chanfro que sero usados. A figura abaixo mostra os smbolos bsicos mais comuns

Tcnicas em Soldagens Eletrodo Revestido Worlds Qualificao Profissional LTDA

66

A posio do smbolo bsico na linha de referncia indica se a solda ser depositada no mesmo lado ou no lado oposto do local indicado no desenho pela seta: A simbologia de soldagem utiliza tambm smbolos suplementares para fornecer informaes mais detalhadas a respeito do tipo de trabalho a ser feito. As linhas mltiplas de referncia, representadas na figura abaixo, so utilizadas para conter as informaes a respeito das operaes sucessivas de soldagem. A ordem em que essas operaes devem ser executadas determinada pela proximidade da linha em relao seta; a primeira operao ser aquela indicada pela linha mais prxima da seta e assim sucessivamente.

Esta representao anterior refere-se a uma soldagem com chanfro em V na parte posterior, em seguida a representao

Tcnicas em Soldagens Eletrodo Revestido Worlds Qualificao Profissional LTDA

67

pede-se que se faa uma solda de revestimento, com o tempo vocs vo dominar a leitura e interpretao de projetos de solda.

Tcnicas em Soldagens Eletrodo Revestido Worlds Qualificao Profissional LTDA

68

O smbolo de solda no campo representado por um tringulo cheio, ligado a um trao vertical e indica que a junta deve ser soldada no final da montagem do conjunto; isto acontece no caso de soldagem de conjuntos formados por peas muito grandes que s podem ser montadas na obra; a ponta do tringulo ou bandeira deve estar sempre em posio oposta linha de seta, conforme a figura abaixo.

Solda em Campo

O smbolo de solda em todo contorno, como verificado na figura abaixo, representado por um crculo colocado na interseco da linha de referncia com a linha de seta e indica que todo o local ao redor da junta deve ser soldado; este tipo de soldagem geralmente acontece com junta em T.

Solda em Todo o Contorno

O smbolo do cobre-junta representado por um retngulo colocado acima ou abaixo da linha de referncia, de acordo com a direo indicada pela seta, e pode conter o smbolo qumico ou a classificao do material utilizado, como na figura abaixo. Este smbolo indica que um material deve ser colocado na raiz da junta para servir de suporte para o metal fundido. O smbolo com espaador um retngulo que um material igual ao metal de base, que far parte da fuso, dever ser inserido, como representado na figura abaixo. O smbolo colocado no

Tcnicas em Soldagens Eletrodo Revestido Worlds Qualificao Profissional LTDA

69

meio da linha de referncia e pode conter a indicao do material utilizado.


Cu 1020

As dimenses da solda so representadas por nmeros colocados ao lado do smbolo ou dentro dele e indicam a altura da perna da solda, a profundidade ou ngulo do chanfro a ser feito, a abertura da raiz, a penetrao de solda ou garganta efetiva, o comprimento e o espaamento do cordo de solda. A medida da perna colocada esquerda do smbolo, como na figura abaixo. Quando se tratar de solda executada nos dois lados, cotam-se os dois smbolos e as duas medidas, sejam elas iguais ou diferentes.
6 6 cm 6 6 cm

No caso de solda de pernas desiguais, as cotas devem indicar primeiro a altura da perna e depois o seu comprimento.
10 - 6 6 cm 10 - 6 10 cm

A medida do ngulo colocada dentro do smbolo do chanfro. A medida da profundidade do chanfro a ser feito colocada do lado esquerdo do smbolo, como na figura abaixo.

Tcnicas em Soldagens Eletrodo Revestido Worlds Qualificao Profissional LTDA

70

30

30

Abertura de raiz a distncia, na raiz da junta, entre as duas peas a serem soldadas. A medida colocada dentro do smbolo que representa a junta, como na figura abaixo.

6 6

Observe que dependendo do smbolo que estiver frente do nmero e o smbolo complementar, esta representao pode representar ngulo de chanfros ou afastamento (ou distncia), ou ainda tamanho da raiz da junta.

Exemplo de um smbolo para uma solda em chanfro de V com dimenses:

A medida de penetrao ou garganta efetiva colocada esquerda do smbolo de solda, entre parnteses, como representado na figura abaixo.

Tcnicas em Soldagens Eletrodo Revestido Worlds Qualificao Profissional LTDA

71

10 10(11) 11

A dimenses de comprimento e espaamento, nesta ordem, so indicadas no lado direito do smbolo, separadas por um trao; o comprimento conhecido pela letra L, da palavra inglesa length, e o espaamento identificado pela letra P, de pitch; estas letras podem aparecer na descrio do projeto, com as indicaes das respectivas dimenses, como na figura abaixo:

44 - 80

Podemos ainda representar as dimenses de Comprimento e Espaamento centro a centro. O espaamento de uma solda descontnua tambm indicado direita do smbolo; no caso de solda descontnua coincidente, o smbolo colocado acima e abaixo da linha de referncia. A dimenso do espaamento de uma solda descontnua intercalada tambm indicada direita do smbolo, seguida pela dimenso do comprimento, conforme a figura abaixo, onde representamos a solda descontnua.
30 - 126 30 - 126

Tcnicas em Soldagens Eletrodo Revestido Worlds Qualificao Profissional LTDA

72

30 - 126 30 - 126

Os smbolos tpicos indicam os procedimentos mais usuais de soldagem e trazem indicaes, colocadas nos smbolos bsicos, que so relacionadas a detalhes do processo, tais como abertura de ngulo, dimenses de solda, de espaamento entre centros de incrementos, altura do depsito e outras, conforme nas figuras.

8.3 Smbolos de Ensaios No-Destrutivos Os smbolos utilizados para representar os ensaios no destrutivos so semelhantes aos de soldagem; existem os smbolos bsicos, como linha de referncia, de seta, cauda, no caso de haver um procedimento ou especificao, e os suplementares, como os suplementares, como os algarismos indicativos da quantidade de ensaios, as siglas representativas de cada tipo de ensaio, o local onde o ensaio deve ser feito e o comprimento da seco a ser examinada. Ainda que pouco usado por soldadores, existem uma simbologia apropriada para os ensaios em soldagem, principalmente os ensaios no destrutveis. Os diversos tipos de ensaios no destrutivos so designados por letras ou siglas e aparecem na parte inferior do conjunto de smbolos. As notaes empregadas seguem as normas AWS e Petrobrs, conforme a Tabela abaixo:

Tcnicas em Soldagens Eletrodo Revestido Worlds Qualificao Profissional LTDA

73

As figuras no Quadro abaixo indicam diversos tipos de smbolos de ensaios no destrutivos (Petrobrs). Quando no houver obrigatoriedade de executar o ensaio de um lado determinado, os smbolos sero colocados na interrupo da linha de referncia.

RAD
Radiografia Lado da Seta

PM
Partculas magnticas sem lado especficos
US (2) Quantidade: 2 Ensaios de Ultrason a serem executados

PM 100
Ensaio de partculas magnticas a ser executado numa extenso de 100mm

LP 200 Ensaio De Lquido Penetrante a ser executado numa extenso de 200mm

(5) RAD Quantidade: 2 Ensaios de Ultrason a serem executados

PM+ LP
Ensaios Combinados Partculas magnticas e Lquidos Penetrantes lado opostos

EV US+RAD Ensaios combinados de Ultrasom e radiografia do lado da seta e ensaio visual do lado oposto RAD 25% Ensaio de Radiografia em 25% de toda a extenso soldada em locais selecionados

PM 50% Ensaio parcial de partculas magnticas em 50% de toda a extenso soldada, em locais selecionados

PM

Proc 03

Proc 254

US

Ensaio de partculas magnticas a ser executado em todo contorno da pea pelo procedimento 3

Ensaio de partculas magnticas a ser executado em todo contorno da junta soldada pelo procedimento 254

Os smbolos de ensaios no destrutivos so combinados com os smbolos de soldagem, como se pode analisar no Quadro acima:

9.0 METAIS genericamente toda substncia mineral que se apresenta em estado slido temperatura ambiente com a nica exceo do mercrio e que se caracteriza por brilho caracterstico, opacidade, dureza, ductibilidade (que permite que o material seja esticado em arames finos) e maleabilidade (que possibilita sua reduo a lminas delgadas). Incluem-se nessa definio tanto os metais propriamente ditos (ouro, prata, ferro, etc.), como algumas ligas (bronze e lato, por exemplo). Outras propriedades fsicas que caracterizam o metal so sua elevada densidade, boa fusibilidade e, principalmente, os altos coeficientes de condutividade trmica e eltrica.

Tcnicas em Soldagens Eletrodo Revestido Worlds Qualificao Profissional LTDA

74

Liga Metalica Uma liga uma mistura, com propriedades especficas, que contem ao menos dois elementos metlicos. Exemplos das ligas so: ao (ferro, carbono e outros ), lato (cobre e zinco), bronze (cobre e estanho, podendo conter outros elementos ) e duralumnio (alumnio e cobre, podendo conter outros elementos). Praticamente todos os aos contm, alm do carbono, os elementos silcio e mangans. Os elementos enxofre e fsforo encontram-se presentes como impurezas. Aos inoxidveis contm, alm dos elementos contidos nos aos normais, cromo, nquel e, em alguns casos, molibdnio. Aos especiais podem conter: cobalto, vandio, tungstnio, alumnio, cobre, boro e outros. Os metais se oxidam, isto , quando expostos ao oxignio, [muitas vezes em ambiente mido (com H2O)], combinam se com ele formando um xido, que no possui algumas das principais propriedades dos metais como o brilho e a ductilidade. No ferro, por exemplo, esta camada de xido o que se d o nome de ferrugem. Principais Propriedades Mecnicas dos Aos Condutibilidade: trmica, eltrica; Ductibilidade: capacidade de ser transformada em fios; Maleabilidade: ser malevel, e ter a capacidade de ser transformado em uma lmina; Elasticidade: ser esticado e voltar ao normal; Tenacidade: resistncia trao; Ponto de fuso e ponto de ebulio altos; Aos Carbonos Comuns So ligas formadas basicamente por ferro e carbono e apresenta pequena quantidade de impurezas Aos Carbono Resulfurados So aos que contem teor de enxofre maior que os comuns. Aos carbonos Resulfurados ou Refosforados So aos que contem enxofre e fsforo em teores maiores que os comuns. Ao - Liga

Tcnicas em Soldagens Eletrodo Revestido Worlds Qualificao Profissional LTDA

75

So aos que contem elementos adicionados intencionalmente para melhorar suas caractersticas. Existem atualmente dois sistemas numricos de classificao. Os institutos, AISI e SAE criaram cdigos para definir os elementos da liga e o contedo de carbono dos aos. A classificao AISI/SAE utiliza quatro dgitos para designar os materiais. Os dois primeiros nmeros representam os principais elementos que compem a liga. Os dois ltimos nmeros indicam a quantidade de carbono presente, em centsimos de porcentagem.

Exemplo: SAE 1030 - ao ao carbono com 0,3% de C. Para obteno de soldas de alta qualidade e necessrio que o metal de base a ser soldado seja identificado de forma correta pois a maioria das ligas metlicas so soldveis, mas algumas oferecem maior dificuldades do que outras sendo necessrio a identificao da mesma para escolha do procedimento e ou parmetros para soldagem adequado. A American Welding Society (AWS) define soldabilidade como a capacidade de um material ser soldado nas condies de

Tcnicas em Soldagens Eletrodo Revestido Worlds Qualificao Profissional LTDA

76

fabricao impostas por uma estrutura projetada de forma adequada e de se comportar adequadamente em servio. Segundo Modenesi algumas indagaes precisam ser observadas na escolha do metal de base: O metal de base adequado para aplicao desejada ? isto ele possui as propriedades fsicas e qumicas adequadas e necessrias para resistir aos requerimentos da aplicao. O projeto da estrutura soldada e de suas soldas adequado para o uso pretendido. O metal de base a ser soldado apresenta boas caractersticas em funo do processo de soldagem aplicado. necessrio ento avaliar a prpria junta, Idealmente a junta deveria apresentar resistncia mecnica, ductilidade, tenacidade, resistncia fadiga e a corroso uniforme ao longo da solda e as propriedades similares dos materiais. Na maioria dos casos, a produo de uma solda envolve o uso de calor e/ou deformao plstica, resultando em uma estrutura metalrgica diferente da do metal base. Soldas tambm podem apresentar descontinuidades como vazios, trincas, material incluso, etc. Trs problemas inter-relacionados devem ser considerados:
Problemas na zona fundida ou na zona termicamente afetada que ocorrem durante ou imediatamente aps a operao de soldagem, como poros, trincas de solidificao, trincas induzidas pelo hidrognio, perda de resistncia mecnica, etc. Problemas na solda ou no material adjacente que ocorrem nas etapas de um processo de fabricao posterior a soldagem. Incluem a quebra de componentes na regio da solda durante processos de conformao mecnica. Problemas na solda ou no material adjacente que ocorrem em certo momento durante o servio da estrutura soldada. Estes podem ser, por exemplo, aparecimento e propagao de trincas por diversos fatores, problemas de corroso, fluncia, etc.

Tcnicas em Soldagens Eletrodo Revestido Worlds Qualificao Profissional LTDA

77

9.1 SOLDAGENS DE AOS FERROSOS

Soldagem de Aos Carbono e de Baixa Liga O maior problema destes aos a formao de trincas induzidas pelo hidrognio, principalmente na zona termicamente afetada, podem ainda ocorrer problemas de porosidade, mordeduras, falta de fuso, corroso, etc.

Aos de Baixo Carbono e Aos Doces Aos de baixo carbono incluem as series AISI C-1008 e C1025. Para soldagem com eletrodo revestidos, eletrodos da classe AWS E60XX e E70XX fornecem resistncia mecnica suficiente para soldagem destes aos. Eletrodos E60XX devem ser usados para aos com limite de escoamento inferior a 350 MPa. Eletrodos E70XX devem ser usados com aos com limite de escoamento de ate 420 MPa.

Aos de Mdio Carbono Estes aos incluem as series AISI entre C -1030 e C-1050. Um praquecimento entre 150 e 260 C pode ser necessrio psaquecimento recomendado algumas vezes para aliviar tenses residuais e reduzir a dureza que pode ser causada por resfriamento rpido aps a soldagem. Esses aos podem ser soldados pelos mesmos processos usados para soldagem de aos de baixo carbono.

Aos de Alto Carbono Estes aos incluem as series AISI C-1050 e C -1095. A soldagem destes aos necessita de cuidados especiais. Eletrodos/processos de baixo hidrognio precisam ser usados com um preaquecimento entre 200 e 320 C, especialmente para peas mais pesadas. Um tratamento trmico aps a soldagem (alvio de tenses ou mesmo recozimento) usualmente especificado. Os mesmos processos de soldagem podem ser usados para estes aos.

Tcnicas em Soldagens Eletrodo Revestido Worlds Qualificao Profissional LTDA

78

Aos de Baixa Liga Estes aos so soldados, no processo eletrodo revestido, com eletrodos das classes E80XX, E90XX e E100XX na norma AWS A5.5. Para a seleo do metal de adio para estes aos. Alm das propriedades mecnicas, necessrio considerar detalhes da sua composio qumica.

Aos de Baixa Liga ao Nquel De ate 260 C 200 incluem aos das series AISI 2315, 2515 e 2517. Pr-aquecimento no necessrio para %C < 0,15, exceto para juntas de grande espessura. Para maiores teores de carbono, um pr-aquecimento de ate 260 C deve ser usado, embora para juntas de cerca de 7mm, este possa ser dispensado. Eletrodos de baixo hidrognio com sufixo C1 ou C2 devem ser usados dependendo do teor de nquel do metal de base.

Aos Baixa Liga ao Mangans Pr-aquecimento no necessrio para teores menores de carbono mangans. Para C > 0,25%, um pr -aquecimento entre 120 e 150 C necessrio. Para maiores teores de carbono e mangans e para juntas de grande espessura, a temperatura de pr-aquecimento pode atingir 300 C, sendo recomendado o uso de alivio de tenses. Eletrodos E80XX e E90XX com sufixos A1, D1 e D2 devem ser usados.

Aos de Baixa Liga ao Cromo Este grupo inclui os aos dos tipos AISI 5 015, 5160, 50100, 51100 e 52100. Aos com teor de carbono prximos do seu limite inferior podem ser soldados sem nenhum cuidado especial. Para maiores teores de carbono (e de cromo), a temperabilidade aumentada de forma pronunciada e pr-aquecimentos de ate 400 C podem ser necessrios, particularmente para juntas de grande espessura. Eletrodos revestidos com sufixo B devem ser usados.

Tcnicas em Soldagens Eletrodo Revestido Worlds Qualificao Profissional LTDA

79

Aos Resistentes ao Tempo (Aos Patinveis) So aos de baixa liga que podem ser expostos ao ambiente sem serem pintados, sendo protegidos por uma densa camada de oxido que se forma naturalmente. Estes aos esto cobertos pela especificao ASTM A242. Formulas de carbono equivalente (CE), so comumente usadas para estimar a necessidade de cuidados especiais na soldagem de um ao, seguindo a seguinte expresso:

O CE deve ser calculado pela composio real do ao, quando no for possvel devem ser usados os teores mximos na faixa da especificao do ao. Para C < 0,40, o ao considerado facilmente soldvel. Quando CE > 0,60, deve-se usar pr-aquecimento para juntas acima de 20mm. Quando CE > 0,90, um pr-aquecimento a uma temperatura elevada absolutamente necessrio para todos os casos, exceto para juntas de espessura muito pequena.

Aos Estruturais Temperados e Revenidos Estes aos so cobertos pelas especificaes ASTM A514/A517 e outras. Para soldagem de aos da classe ASTM A514/A517, um baixo aporte trmico utilizado para se conseguir uma resistncia mecnica adequada na junta. Trs fatores devem ser considerados: O uso do metal de adio adequado; O uso do correto aporte trmico; A estrita obedincia ao procedimento recomendado.

de

soldagem

Tcnicas em Soldagens Eletrodo Revestido Worlds Qualificao Profissional LTDA

80

O processo comumente usado na soldagem destes aos eletrodo revestido, arco submerso e arame tubular, dependendo da disponibilidade de consumveis. O processo TIG tambm utilizado, mas restrito a juntas de menor espessura. Qualquer que seja o processo de soldagem essencial garantir que o nvel de hidrognio na solda seja mnimo devido ao risco de formao de trincas. Isto significa a utilizao de consumveis de baixo hidrognio, uma secagem adequada e a preparao de uma junta limpa. Na soldagem com eletrodo revestido, eletrodos de baixo hidrognio da classe E11018 ou E 12018 devem ser utilizados para garantir uma resistncia mecnica mnima na junta. Juntas de pequenas espessuras (25 mm) podem ser soldadas a temperaturas prximas a ambiente. Maiores espessuras precisam de um pr-aquecimento em torno de 100 C e temperaturas maiores podem ser utilizadas para juntas com pequena liberdade de movimento (alta restrio) devido s elevadas tenses residuais que podem desenvolver.

Aos Cromo-Molibdnio Os processos mais comumente usados para soldagem de aos CrMo, eletrodo revestido, TIG e MIG/MAG, embora arco submerso e arame tubular tambm possam ser usados, para qualquer processo importante selecionar um metal de adio similar ao metal de base. No processo de eletrodo revestido, eletrodos com sufixo B so utilizados variando de B1 a B4, para maiores teores de liga eletrodos especiais so usados. O procedimento de soldagem deve incluir pr-aquecimento (com temperaturas de ate 370 C) e, muitas vezes ps-aquecimento em funo da temperabilidade destes aos. Temperaturas de tratamentos trmicos variam de 620 a 705 C, as menores temperaturas so usadas para menores espessuras. No caso de interrupo da soldagem antes do seu termino, a junta deve ser resfriada lentamente e tratada termicamente antes do reinicio da soldagem.

Tcnicas em Soldagens Eletrodo Revestido Worlds Qualificao Profissional LTDA

81

Soldagem de Aos Inoxidveis Os trs processos mais utilizados para soldagem de aos inoxidveis so eletrodo revestido, TIG e MIG/MAG, embora vrios outros sejam tambm usados. O processo de eletrodo revestido utilizado em servios em geral, particularmente no campo e em diferentes posies. O processo TIG amplamente utilizado na soldagem de peas de ao inoxidvel de menor espessura. O processo MIG/MAG utilizado para juntas mais espessas, sendo um processo de maior produtividade. As diferenas de propriedades fsicas entre aos comuns e os inoxidveis implicam em diferenas nos procedimentos de soldagem. As principais diferenas so: Menor temperatura de fuso. Menor condutividade trmica. Maior coeficiente de expanso trmica. Maior resistncia eltrica.

Soldagem de Ferros Fundidos Os ferros fundidos apresentam varias caractersticas que dificultam a sua soldagem, destacando-se: Alto teor de carbono e, em geral, de fsforos e de enxofre. Tendncia formao de cementita na regio da solda devido s velocidades de resfriamento relativamente elevadas associadas com a soldagem. Baixa ductilidade do metal de base e de sua zona termicamente afetada. Estrutura porosa dos ferros fundidos cinzento, malevel e nodular favorece a absoro de graxas e outras sujeiras durante o seu uso. Ferros fundidos brancos so considerados, em geral no soldveis devido a sua extrema fragilidade. A soldagem utilizada em ferros fundidos cinzentos, principalmente para eliminar defeitos de fundio e para reparar peas trincadas ou mesmo fraturas. A soldagem de ferros fundidos pode ser divida em duas:

Tcnicas em Soldagens Eletrodo Revestido Worlds Qualificao Profissional LTDA

82

Procedimentos que fornecem um metal de depositado de composio similar ao metal de base (ferro fundido). Procedimentos que fornecem um metal depositado de ao ou ligas com um elevado teor de metais no ferrosos (cobre/nquel). O primeiro mtodo usado para reparar defeitos em peas fundidas e utiliza um pr-aquecimento de 300 a 700 C e, em geral, um tratamento trmico aps a soldagem. Durante a soldagem, forma-se uma grande poa de fuso, favorecendo a remoo de gases e incluses no metlicas na zona fundida. O resfriamento da solda mantido bem lento (no mais do que 50 a 100 C/h) dificultando a formao de ledeburita e de martensita na Zona Fundida e na Zona Termicamente Afetada. Os principais processos de soldagem usados neste tipo de procedimento so oxigs, eletrodo revestido e arame tubular. No segundo mtodo, a soldagem , feita sem pr-aquecimento ou com um preaquecimento mnimo com a deposio de passes curtos e espaados e com baixa energia de soldagem de modo a minimizar a extenso das regies afetadas pela soldagem. Eletrodos podem ser de metais no ferrosos (ligas de nquel ou de cobre) ou de ao. No primeiro caso, o material no dissolve o carbono nem forma carbonetos, mantendo a Z.F. dctil e macia. Eletrodos de ao podem ser de ao inoxidvel austenistico ou de aos especiais com elevado teor de elementos formadores de carboneto, neste caso o deposito tende a ter uma dureza mais elevada, no sendo, em geral usinvel, normalmente realizado com eletrodo revestido.

9.2 SOLDAGEM DE METAIS NO FERROSOS

Alumnio e suas ligas O alumnio apresenta diferenas de propriedades fsicas e qumicas que levam a diferenas de sua soldagem em comparao com a dos aos: Elevada afinidade pelo oxignio.

Tcnicas em Soldagens Eletrodo Revestido Worlds Qualificao Profissional LTDA

83

Elevada condutividade trmica. Elevado coeficiente de expanso trmica. Baixo ponto de fuso (660 C) Na soldagem de alumnio, o uso de pr-aquecimento e de um maior aporte trmico comum na soldagem de juntas de maior espessura para garantir a formao da poa de fuso e evitar problemas de falta de fuso, O preaquecimento na soldagem do alumnio no deve ser superior a 205 C. Os principais problemas metalrgicos de soldabilidade do alumnio e suas ligas so a formao de porosidade pelo H2, a formao de trincas de solidificao e a perda de resistncia mecnica (para metal de base encruado ou endurecvel por precipitao). Os processos mais usados so MIG?MAG e TIG. Em ambos os processos, a seleo do consumvel baseada na composio qumica e em aspectos mecnicos e metalrgicos. A especificao de consumveis para os processos MIG/MAG e TIG coberta pelas normas AWS A5.3 A5.10. A soldagem TIG usada principalmente para juntas de menor espessura. Os gases de proteo usuais so argnio e o helio ou misturas de ambos. Maiores teores de helio permitem uma melhor fuso do metal de base nas causam reduo da estabilidade do processo e da remoo de oxido da superfcie da junta.

Cobre e suas Ligas As propriedades que requerem uma ateno especial na soldagem do cobre so: Elevada condutividade trmica. Elevado coeficiente de expanso trmica. Tendncia a se tornar frgil a altas temperaturas. Ponto de fuso relativamente baixo. Baixa viscosidade do metal fundido. Elevada condutividade eltrica.

O cobre necessita de um pr-aquecimento maior do que o alumnio, para controle da fuso na sua soldagem, por exemplo, para a soldagem de uma junta de 12mm de espessura, recomenda-se um pr-aquecimento de cerca de 400 C para

Tcnicas em Soldagens Eletrodo Revestido Worlds Qualificao Profissional LTDA

84

soldagem TIG com argnio. O cobre apresenta grande potencial para problemas de distoro. Ligas de cobre e zinco no devem ser soldadas a arco, pois a elevada temperatura deste pode levar a vaporizao de parte do zinco na poa de fuso. Os processos mais usados para soldagem do cobre e suas ligas so TIG e MIG/MAG. A soldagem TIG feita normalmente com corrente continua e eletrodo negativo e proteo de argnio, hlio ou misturas de ambos destes dois gases. Para ligas de cobre e alumnio, pode ser necessrio o uso de corrente alternada para limpeza superficial. O processo MIG/MAG usado para soldagem de peas de maior espessura.

Tcnicas em Soldagens Eletrodo Revestido Worlds Qualificao Profissional LTDA

85

10. TCNICAS OPERATRIAS As tcnicas operatrias so os procedimentos e informaes corretas para uma tima execuo dos servios de soldagem, so imprescindveis na execuo conhecimentos relacionados no somente ao processo, mas tambm preparao, limpeza, e inconformidades. Este exemplar traz as noes bsicas necessrias para o incio na carreira de soldador, o aperfeioamento das tcnicas aqui aprendidas depende nica e exclusivamente do interesse do aluno. 10.1 Preparao de Juntas As juntas a serem soldadas devem estar isentas de leo, graxa, xidos, tinta, resduo do ensaio de lquido penetrante, areia e fuligem do pr-aquecimento a gs, em uma faixa de 25mm de cada lado das bordas. Depsitos de carbono, escria e cobre resultantes do corte do eletrodo de carbono devem ser removidos para garantir a remoo total da ZAT, no podendo esta remoo ser menor do que 1mm. Na solda e em 25mm adjacentes a ela, as juntas a serem soldadas devem estar escovadas e isentas de impurezas que posam interferir na soldagem.

Quando o escovamento empregado na preparao de superfcie de ao inoxidvel austentico ou liga a base de nquel, a escova dever ser de ao inoxidvel ou revestido deste material e dever ser usada apenas com estes materiais. Quando for usada limpeza qumica para eliminao de graxa, tinta, leo e etc. da superfcie de ao inoxidvel austentico e liga a base de nquel, os produtos utilizados devem possuir certificado

Tcnicas em Soldagens Eletrodo Revestido Worlds Qualificao Profissional LTDA

86

de contaminantes (Cl, F, e S) de maneira a atender aos requisitos da norma ASME V artigo 6 T-641.

Ferramentas e Acessrios para Preparao das Juntas Vrios equipamentos, ferramentas e acessrios podem ser utilizados para preparao das juntas a serem soldadas, dividemse em: Processos que utilizam ferramentas manuais Processos que utilizam equipamentos e ou ferramentas rotativas Processos e Ferramentas Utilizados Para preparar juntas manualmente e indispensvel o uso de ferramentas e acessrios como abaixo listados no s para a limpeza da superfcie a ser soldada como para possveis desbaste e preparaes especiais. Bancada com Morsas para a Preparao de Juntas de Soldagem As bancadas devem ter sua superfcie plana e serem bem fixas j as morsas devem ser fixadas em bancadas ou pedestais e so utilizadas para fixao das peas a serem trabalhadas.

Limas Chatas Bastardas ou Mura Para preparao de juntas. Possuem ambas as faces com picado duplo e as bordas com picado simples, a ponta ligeiramente afilada na largura. As limas bastardas destinam-se ao desbaste rpido, tanto para materiais ferrosos como no ferrosos.

Tcnicas em Soldagens Eletrodo Revestido Worlds Qualificao Profissional LTDA

87

As limas muras destinam-se a acabamentos.

Escova Manual de Ao Utilizadas para limpeza superficial ou entre juntas de tintas e oxidaes leves e escoria e podem ter fios em ao, inox, ou bronze com duas trs ou quatro fileiras com cabo em madeira ou plstico.

Martelo Picador uma ferramenta usada para a remoo de escoria proveniente da soldagem, e deve ter suas pontas bem afiadas para uma perfeita remoo.

Alicate Tenaz Pegador e outros Tipos de Utilizados na Soldagem Os alicates tm a funo de manipular e ou fixar as peas a serem soldadas.

Martelos Os martelos so utilizados no rebatimento de chapas e remoo de escoria, e so encontrados em diversos modelos e tamanhos e peso para uma infinidade de aplicaes. Vejo os exemplos abaixo.

Tcnicas em Soldagens Eletrodo Revestido Worlds Qualificao Profissional LTDA

88

Esmeril de Coluna, ou de Bancada Utilizao: Desbastes de metais, madeira e alguns tipos de plstico. Ajustes (por abraso) de ferramentas de corte como brocas, formo, facas eletrodos e etc. Funcionamento: Funciona pela movimentao de um rebolo (normalmente chamado de pedra) que girando alta velocidade, permite a abraso do que se vai trabalhar.

Esmerilhadoras Angulares de 7 e 4 Equipamento eltrico rotativo 110V,220V que utiliza discos de desbaste e corte para metais e no metais,com rotao em torno de 8500 RPM para equipamentos de 7 e 12000 RPM para equipamentos de 4 As rotaes para estes tipos de equipamentos diminuem com aumento do dimetro do disco utilizado.

Esmerilhadeira com empunhadura lateral com duas posies, chave de aperto do disco, flange, porca e proteo e detalhe da montagem dos discos desbaste e corte. Observao: Os rebolos para esmeril e discos de corte e de desbaste para Esmerilhadeira so fabricados em geral com oxido

Tcnicas em Soldagens Eletrodo Revestido Worlds Qualificao Profissional LTDA

89

de alumnio e resinas com a adio de telas em fibras de vidro para os discos de desbaste e corte.

Retificas Retas Utilizadas na preparao de juntas com desbaste leve principalmente em peas cilndricas, com rotao em torno de 22000 RPM utilizando pontas montadas (rebolos).

Escovas Rotativas para Esmerilhadeira Angular e Retifica So utilizadas para acelerar o processo de limpeza antes e aps a soldagem e so confeccionadas em fios de ao com diversos dimetros e formatos para aplicaes diversas podendo possuir rosca na prpria escova ou ser necessria a utilizao de acessrios para fixao.

10.2 Ponteamento A finalidade do ponteamento permitir uma fcil, correta e econmica fixao das peas a soldar. Ele consiste em executar cordes curtos e distribudos ao longo da junta, sendo sua funo bsica manter a posio relativa entre as peas, garantindo a manuteno de uma folga adequada. O ponteamento pode ser aplicado diretamente na junta, nos casos em que prevista a remoo da raiz. A geometria da pea e a sequncia de pontos devem ser estudadas de forma a evitar, ou minimizar, as distores ou o fechamento das bordas. Se isto no for evitado, viria a prejudicar a penetrao e precisaria uma remoo excessiva de raiz, sob risco de vir a causar a incluso de escria.

Tcnicas em Soldagens Eletrodo Revestido Worlds Qualificao Profissional LTDA

90

Para evitar estes inconvenientes, a tcnica recomendvel partir do centro para as extremidades, conforme mostrado na figura abaixo.

L=30 a 50 vezes a espessura E O comprimento do ponto determinado em funo da experincia do soldador e dever ser tal que garanta possveis manobras na pea, e ao mesmo temo resista aos esforos de contrao causados pela operao de soldagem. Uma regra prtica utilizada para peas com muitas vinculaes, utilizar entre 1,5 a 3 vezes a espessura da chapa. Nos casos onde no possvel a remoo da raiz, ou em casos onde se pretende uma junta perfeitamente penetrada sem remoo, pode-se utilizar de alguns artifcios para manter o chanfro limpo e a abertura adequada para a operao de soldagem. Alguns destes recursos so apresentados abaixo, creio que muitas destas tcnicas so conhecidas por vocs.

Tcnicas de fixao so conhecidas como cachorro e cilindro Dispositivos para Verificao e Controle da Junta Estes dispositivos so usados na calibrao de folgas, canais estreitos ou ajuste de peas usadas em conjuntos mecnicos cada pente dispe de laminas com os valores gravados sendo protegidos por uma capa de ao.

Tcnicas em Soldagens Eletrodo Revestido Worlds Qualificao Profissional LTDA

91

Escolha do Dimetro do Eletrodo Para execuo de uma soldagem necessrio que os parmetros abaixo estejam de acordo com o trabalho a ser executado ou EPS.

Corrente de Soldagem x Dimetro e Tipo de Eletrodo Principais Faixas de Corrente Utilizadas

Posicionamento do Eletrodo

Para posio plana e horizontal

Tcnicas em Soldagens Eletrodo Revestido Worlds Qualificao Profissional LTDA

92

Posicionamento posio vertical ascendente, descendente e sob cabea.

Posicionamento do Eletrodo em caso de Soldas em ngulo

Tcnicas de Tecimento Tecimento o movimento contnuo, sincronizado realizado pelo eletrodo para uma melhor disposio do cordo de solda e poa de fuso, ele tem papel fundamental no acabamento do cordo de solda. Existem muito mais tcnicas do que estas mostradas na figura, porm as mais usadas so estas quatro da figura abaixo

Tipos de tecimento

Tcnicas em Soldagens Eletrodo Revestido Worlds Qualificao Profissional LTDA

93

Alvio de Tenses e controle de Contraes Como j do nosso conhecimento, ao efetuar a solda, h a interferncia de foras de trao e deformao que podem comprometer o resultado final do trabalho, nos atentaremos apenas para o bsico e os problemas corriqueiros encontrados no trabalho em nosso dia-a-dia.

Tenses influenciadas pelo tecimento

A figura (1) mostra o enchimento por filetes mtodo este que permite a melhoria das propriedades mecnicas devido a sua menor introduo de calor evitando assim o crescimento dos gros um dos motivos de fragilizao da juntas, mas o mtodo de soldagem que tem a maior probabilidade de incluso de escoria. A figura (2) mostra o enchimento por passes largos esse mtodo empregado quando utiliza-se eletrodos de grande fluidez em que se tem total controle da poa de fuso e que essa movimentao no exceda 5 vezes o dimetro do eletrodo. A figura (3) mostra o enchimento por passe triangular esse ultimo uma derivao do anterior que empregado na soldagem de chapas grossas onde se requer uma alta taxa de deposio, mas deve-se salientas a diminuio das propriedades mecnicas.

Tcnicas em Soldagens Eletrodo Revestido Worlds Qualificao Profissional LTDA

94

Tabela com Mtodos para Alvio de Tenses

Procedimento
Martelamento

Descrio

Caractersticas

Limitaes

Encruamento

Vibrao

Processos Trmicos (b)

Recozimento Alivio de Tenses

Recozimento a alta temperatura

Alivio de tenses a baixa temperatura

Martelamento do metal Inadequado para depositado e de suas Mtodo simples. Pode materiais de baixa adjacncias durante ou causar refino de gro ductibilidade aps a soldagem A junta soldada Inadequado para Bastante eficiente para deformada plasticamente estruturas complicadas tanques esfricos e pela aplicao de cargas de pela dificuldade de tubulaes trao aplicar tenses uniformes Vibraes so aplicadas na estrutura causando uma Inadequado para chapas ressonncia de baixa grossas ou grandes frequncia o que ocasiona Operao simples estruturas. Alvio de deformao plstica parcial tenses no uniforme da estrutura e alvio nas tenses Aquecimento de 600Inaplicvel para grandes 700C seguido de Muito utilizado e estruturas e difcil de ser resfriamento lento. Pode bastante eficiente executado em campo. ser local ou total Custo elevado Aquecimento de 900Inaplicvel para grandes Pode eliminar 950C seguido de estruturas e difcil de ser completamente as resfriamento lento. Pode executado em campo. tenses residuais ser local ou total Custo elevado Aquecimento no local da solda de 150-200C em Adequado para grandes O alvio baixo uma largura de 60 a estruturas 130mm

Processos Mecnicos (a)

11. DESCONTINUIDADE NA SOLDAGEM qualquer interrupo da estrutura tpica ou (esperada).Neste sentido pode-se considerar como descontinuidade qualquer alterao na homogeneidade nas propriedades fsicas, mecnicas ou metalrgicas do material ou da solda. As descontinuidades dividem-se em trs tipos: Dimensional Estruturais Descontinuidades relacionadas indesejveis da regio da solda.

com

as

propriedades

Tcnicas em Soldagens Eletrodo Revestido Worlds Qualificao Profissional LTDA

95

11.1 Descontinuidades Dimensionais Para a fabricao de qualquer estrutura soldada necessrio que tanto a estrutura como as suas soldas tenham dimenses e formas similares(dentro das tolerncias exigidas) s indicadas em desenhos, projetos, ou contratos. Uma junta que no atenda a esta exigncia pode ser considerada defeituosa, sendo necessrio a sua correo para aceitao final. As principais descontinuidades Dimensionais so: Distoro a mudana de forma da pea devido as deformaes trmicas do material durante a soldagem.

Preparao Incorreta da Junta Inclui falha ao produzir um chanfro com as dimenses ou forma fora das especificada.

Dimenso Incorreta da Solda (Perfil do Cordo) O perfil do cordo de solda importante pois variaes bruscas agem como concentradores de tenso, facilitando o aparecimento de trincas o facilitar o aprisionamento de escorias

Tcnicas em Soldagens Eletrodo Revestido Worlds Qualificao Profissional LTDA

96

11.2 Descontinuidades Estruturais Porosidade As principais causas operacionais de formao de porosidade esto relacionadas com as contaminaes de sujeira, oxidao e umidade, na superfcie do metal de base e consumveis de soldagem.

Incluso de Escria Este termo usado para descrever partculas de xidos e outros slidos no metlicos, aprisionados entre os passes de solda ou entre o metal de solda e o metal de base, geralmente formado por materiais poucos solveis.

Falta de Fuso Esse termo refere-se a ausncia de unio entre passes adjacentes de solda ou entre a solda e metal de base. A falta de fuso e causada por um aquecimento inadequado material sendo soldado como resultado de uma manipulao inadequada do eletrodo.

Tcnicas em Soldagens Eletrodo Revestido Worlds Qualificao Profissional LTDA

97

Falta de Penetrao O termo refere-se a falha em fundir e encher completamente a raiz. A falta de penetrao causada por diversos fatores destacando-se a manipulao incorreta do eletrodo, um projeto inadequado da junta (ngulo de chanfro inadequado ou abertura da raiz pequenos, ou alternativamente , a escolha do eletrodo com o dimetro muito grande, em ambos os casos tornase difcil ou impossvel o direcionar o arco para a raiz da junta ou ainda o uso de uma baixa corrente de soldagem

Mordeduras Este termo usado para descrever reentrncias agudas formadas pela ao da fonte de calor arco entre passes de solda e o metal de base ou outro passe adjacente na ultima camada (acabamento). A mordedura causa diminuio da espessura da junta e acumula tenses, quando ocasionada entre passe e junta tende ao acumulo de escoria.

Trincas So consideradas em geral, as descontinuidades mais graves em uma junta soldada por serem fortes concentradores de tenso e elas podem se formar durante logo aps a soldagem ou em operaes subsequentes a soldagem, e podem acontecer a quente e a frio.

Tcnicas em Soldagens Eletrodo Revestido Worlds Qualificao Profissional LTDA

98

Tipos de Trincas 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. Trinca de cratera Trinca transversal Trinca a transversal no metal de base Trinca longitudinal Trinca longitudinal no metal de base Trinca na zona afetada termicamente pelo calor (ZAT) Trinca na zona de ligao entre o cordo e metal de base Trinca na raiz da solda

11.3 Propriedades Inadequadas Soldas depositadas em uma pea ou estrutura devem possuir propriedades (mecnicas, qumicas etc.) adequadas para a aplicao pretendida. Estas propriedades so em geral, especificadas e verificadas em testes de qualificao ou em amostras retiradas de um lote da produo. As propriedades mecnicas frequentemente avaliadas so limite de resistncia atrao e escoamento ductilidade e tenacidade da junta soldada., propriedades qumicas tambm so de interesse e podemos incluir a composio qumica resistncia a corroso e etc.

Tcnicas em Soldagens Eletrodo Revestido Worlds Qualificao Profissional LTDA

99

12. MTODOS E TESTES PARA QUALIFICAO DE SOLDADORES 12.1 Ensaios No Destrutivos Inspeo Visual e Dimensional feita por profissional qualificado na inspeo de soldagens, e os valores encontrados devem respeitar as tolerncias prestabelecidas. A montagem da pea teste devera ter as dimenses e a preparao de acordo com procedimento qualificado. A superfcie do cordo de solda e raiz so analisados quanto as: dimenses do cordo, reforo do cordo de solda penetrao, excessiva, falta de fuso, concavidade ou convexidade, deposio insuficiente, respingos, falta de fuso na raiz rechupes abertura do arco simetria do cordo de solda, desalinhamento, deformaes incluses limpeza etc. Instrumentos Utilizados no Ensaio Visual Medidor de mltiplas finalidades (tipo FBTS); Gabarito para soldas de ngulo; Transferidor; Trena metlica; Escala metlica; Paqumetro; Medidor de desalinhamento (tipo hi-lo); Lupa

Tcnicas em Soldagens Eletrodo Revestido Worlds Qualificao Profissional LTDA

100

Inspeo por Lquidos Penetrantes Este mtodo usado para a revelao de descontinuidades superficiais e baseado na penetrao destes por um liquido apropriado e na sua posterior remoo pela aplicao de um material absorvente (revelador) na superfcie sendo examinada.

Ultra Som As ondas atravessam a junta soldada e atravs da velocidade de propagao das mesmas possvel estimar a localizao e o tamanho das continuidades.

Ensaio Radiogrfico Este mtodo usado para detectar a presena de descontinuidades internas e externas em metais ferrosos e no ferrosos e em materiais no metlicos e permite a obteno de um registro permanente do resultado do ensaio.

Tcnicas em Soldagens Eletrodo Revestido Worlds Qualificao Profissional LTDA

101

EPS A Especificao de Procedimento de Soldagem (EPS) um documento no qual os valores permitidos de diversas variveis do processo esto registrados para serem adotados, pelo soldador ou operador de soldagem, durante a fabricao de uma dada junta soldada. Variveis importantes de um procedimento de soldagem e que, portanto, podem fazer parte de uma EPS incluem, por exemplo, a composio, classe e espessura do(s) metal (is) de base, processo(s) de soldagem, tipos de consumveis e suas caractersticas, projeto da junta, posio de soldagem, temperatura de pr-aquecimento e entre passes, corrente, tenso e velocidade de soldagem, aporte trmico, nmero aproximado de passes e tcnica operatria. Naturalmente, a forma exata de uma dada Especificao de Procedimento de Soldagem e as variveis por ela consideradas dependem da norma tcnica que est sendo aplicada. O anexo 1 mostra um exemplo de formulrio para uma EPS. Para que possa ser utilizada na produo, uma EPS deve ser antes qualificada. Para isto, amostras adequadas devem ser preparadas e soldadas de acordo com a EPS. Corpos de prova devem ser retirados destas amostras e testados ou examinados, os resultados destes devem avaliados e, com base nos requerimentos estabelecidos pela norma, projeto ou contrato, o procedimento deve ser aprovado ou rejeitado (neste caso podendo ser convenientemente modificado e testado novamente). Os testes que sero realizados na qualificao de uma EPS, assim como o seu nmero, dimenses e posio no corpo de prova, dependem da aplicao e da norma considerada. Como testes, que podem ser requeridos, pode-se citar: Ensaio de dobramento, Ensaio de trao, Ensaio de impacto (ou outro ensaio para determinao de tenacidade), Ensaio de dureza, Macrografia, Ensaios no destrutivos (por exemplo, radiografia), e Testes de corroso.

Tcnicas em Soldagens Eletrodo Revestido Worlds Qualificao Profissional LTDA

102

MODELO DE UMA EPS EM BRANCO

Tcnicas em Soldagens Eletrodo Revestido Worlds Qualificao Profissional LTDA

103

MODELO DE UMA EPS PREENCHIDA

Tcnicas em Soldagens Eletrodo Revestido Worlds Qualificao Profissional LTDA

104

Os resultados dos testes devem ser colocados em um Registro de Qualificao de Procedimento (RQP) o qual deve ser referido pela EPS, servindo como um atestado de sua adequao aos critrios de aceitao estabelecidos. Enquanto os originais da EPS e RQP devem permanecer guardados, cpias da EPS j qualificada devem ser encaminhadas para o setor de produo e colocadas prximas das juntas que sero fabricadas de acordo com a EPS. Durante a fabricao, os valores indicados na EPS devero ser seguidos. Inspees peridicas so realizadas para verificar que o mesmo est ocorrendo. Dependendo do servio a ser executado, um grande nmero de juntas soldadas pode vir a exigir qualificao. Nestas condies, o processo de qualificao poder ter um custo relativamente elevado e demandar um longo tempo para a sua execuo. Assim, a utilizao, quando possvel, de procedimentos de soldagem previamente qualificados, juntamente com a facilidade de acessar estes procedimentos (em um banco de dados) e selecion-los de acordo com os critrios dos cdigos que esto sendo usados, uma importante estratgia para manter a prpria competitividade da empresa. Existem disponveis atualmente programas de computador especficos para o armazenamento e seleo de procedimento de soldagem. Para diversas aplicaes, o soldador (ou operador) precisa demonstrar, antes de poder realizar um dado tipo de soldagem na produo, que possui a habilidade necessria para executar aquele servio, isto , ele precisa ser qualificado de acordo com os requisitos de um dado cdigo. Para isto, ele dever soldar corpos de prova especficos, sob condies preestabelecidas e baseadas em uma EPS qualificada ou em dados de produo. Estes corpos de prova sero examinados para se determinar sua integridade e, desta forma, a habilidade de quem o soldou. Como impossvel avaliar o soldador em todas as situaes possveis de serem encontradas na produo, o exame de qualificao geralmente engloba uma determinada condio de soldagem e no uma situao especfica (tal como a qualificao para a soldagem em uma determinada posio com um dado processo).

Tcnicas em Soldagens Eletrodo Revestido Worlds Qualificao Profissional LTDA

105

Segundo o cdigo ASME, as variveis que determinam a qualificao de um soldador so: Processo de soldagem; Tipo de junta; Posio de soldagem; Tipo de eletrodo; Espessura da junta; Situao da raiz.

Ensaios comumente usados na qualificao de soldador (ou operador) incluem, por exemplo, a inspeo visual da junta, ensaio de dobramento, macrografia, radiografia e ensaios prticos de fratura. Os resultados dos testes de qualificao so colocados em um documento chamado Registro de Teste de Qualificao de Soldador. Como no caso de procedimentos de soldagem, a manuteno de uma equipe de soldadores devidamente qualificada para os tipos de servios que a empresa realiza, um importante fator para manter a competitividade desta. Portanto, o desenvolvimento de programas para o treinamento e aperfeioamento constante da equipe de forma a atender as demandas dos diferentes cdigos e clientes no deve relegado a um segundo plano de prioridades. As qualificaes de procedimento de soldagem e de soldador (ou operador) fazem parte do sistema de garantia da qualidade em soldagem. Este controle engloba diversas outras atividades apresentando uma maior ou menor complexidade em funo de cada empresa, seus objetivos e clientes e do servio particular. Em geral, trs etapas podem ser consideradas: Controle Antes da Soldagem, Abrange, por exemplo, a anlise do projeto, credenciamento fornecedores ou controle da recepo de material (metal base e consumveis), qualificao de procedimento e soldadores, calibrao e manuteno de equipamentos soldagem e auxiliares. de de de de

Tcnicas em Soldagens Eletrodo Revestido Worlds Qualificao Profissional LTDA

106

Controle Durante a Soldagem Inclui o controle dos materiais usados (ex.: controle da armazenagem e utilizao de eletrodos bsicos), da preparao, montagem e ponteamento das juntas e da execuo da soldagem.

Controle Aps Soldagem Pode ser realizado atravs de inspees no destrutivas e de ensaios destrutivos de componentes selecionados por amostragem ou de corpos de prova soldados juntamente com a pea.

Obs: Conclumos aqui a teoria bsica, nos detemos nesta segunda parte em apenas expor os conceitos de simbologia, ensaios e outras eventualidades do processo, o que quero dizer com isso que no se esgotou o assunto, principalmente em se tratando de simbologia ensaios e qualificao de soldadores, espero que tenha adquirido o conhecimento esperado e nos encontramos no prximo captulo Tcnicas em Soldagem TIG.

Tcnicas em Soldagens Eletrodo Revestido Worlds Qualificao Profissional LTDA

107

PARABNS SEGUNDA

VOC PARTE

ACABOU DA

DE

TERMINAR BSICA

A EM

TEORIA

SOLDAGENS, ELETRODO REVESTIDO, ESTUDAMOS SOBRE JUNTAS, TIPOS DE JUNTAS, POSIES DE SOLDAGENS, SOLDAGENS, MATERIAIS, TIPOS DE SIMBOLOGIA DEFEITOS E EM NO

CONFORMIDADES, TESTES E TIPOS DE INSPEO EM SOLDAGENS. ESPERAMOS QUE ESTE CURSO TENHA RESPONDIDO S EXPECTATIVAS SUAS, GOSTARAMOS QUE VOCS NUNCA ESQUECESSEM QUE DE A QUALIDADE APRENDIZADO, COMO AS DE UM A CURSO EST DIRETAMENTE RELACIONADA COM A INTENSIDADE QUANTIDADE SO CONHECIMENTO ADQUIRIDO, A LINGUAGEM E MANEIRA INFORMAES TREINOS E REPASSADAS, ALM DA DISPOSIO DE TEMPO E EQUIPAMENTOS PARA PRTICAS PROFISSIONAIS, TUDO ISTO ESTAMOS OFERECENDO NESTE CURSO, FAA REVISO E EM SEGUIDA A SUA PROVA, LEMBRANDO QUE A SUA NOTA DETERMINA O TIPO DE CERTIFICADO, MODALIDADE OURO, PRATA OU BRONZE. IREMOS VER AGORA A SOLDAGEM PELO

PROCESSO TIG.

Tcnicas em Soldagens Eletrodo Revestido Worlds Qualificao Profissional LTDA

108

SOLDAGEM PELO PROCESSO TIG


Fundamentos do Processo O processo de soldagem a arco sob proteo gasosa consiste em um aquecimento localizado da regio a se unir, at que esta atinja o ponto de fuso, formando - se ento a poa de metal lquido, que receber o metal de adio tambm na forma fundida. A energia necessria para fundir tanto o metal base quanto o metal de adio, fornecida pelo arco eltrico. No arco eltrico temos cargas eltricas fluindo entre dois eletrodos atravs de uma coluna de gs ionizado como mostra a figura abaixo.

Para isolar a regio de soldagem dos contaminantes atmosfricos ( nitrognio, oxignio e umidade ), que prejudicam as propriedades mecnicas da junta, so utilizados gases de proteo com caractersticas qumico-fsicas especficas que tambm ajudam a formar e manter o arco eltrico estvel. A altura do arco eltrico controlada pela diferena de potencial (voltagem) aplicada entre os eletrodos, no caso do processo MIG/MAG, ou pela distncia eletrodo pea no caso do processo TIG, e sua intensidade pela corrente eltrica (amperagem) que se faz fluir atravs da coluna de gs ionizado (plasma).

Tcnicas em Soldagens Eletrodo Revestido Worlds Qualificao Profissional LTDA

109

O processo TIG na maior parte de sua aplicao, um processo essencialmente manual de soldagem. Aplicado principalmente na soldagem de chapas finas ( 0,2 a 3,0 mm ) de aos ao carbono, aos inoxidveis, alumnio e suas ligas, cobre e suas ligas, titnio etc..., e onde os requisitos de propriedades mecnicas ou acabamento exigem este tipo de processo de soldagem. O calor necessrio para a realizao da operao de soldagem fornecido pelo arco eltrico que estabelecido a partir de um eletrodo no consumvel de tungstnio puro ou ligado. Para evitar a oxidao deste eletrodo por gases ativos como o CO e o oxignio, so utilizados neste processo gases inertes puros, combinados ou no. A escolha da proteo ideal depende da espessura e tipo de metal base a ser soldado. Durante a operao de soldagem manual, aps a determinao da corrente de soldagem e vazo de gs, o soldador deve controlar a altura do arco eltrico, a velocidade de soldagem e a alimentao do metal de adio atravs de varetas. As figuras abaixo ilustra o processo e os equipamentos utilizados.

Tcnicas em Soldagens Eletrodo Revestido Worlds Qualificao Profissional LTDA

110

A fonte de soldagem fornece corrente (amperagem) constante podendo ser contnua ou alternada. Com corrente contnua devese utilizar a polaridade direta, isto , o eletrodo conectado no polo negativo e a pea no polo positivo. O valor e tipo da corrente dependem da espessura e tipo de metal base a ser soldado. Na fonte, alm do controle do valor da corrente de soldagem, temos o pr fluxo de gs que determina o intervalo de tempo entre o incio da vazo e a ignio do arco eltrico ( protegendo o eletrodo na abertura do arco eltrico ), o ps fluxo que determina o intervalo de tempo entre a extino do arco e o fim da vazo de gs (protegendo a poa de fuso e o eletrodo, ainda quentes, da oxidao no final da operao de soldagem ) e a intensidade da corrente de alta frequncia ( utilizada para ignitar o arco eltrico e estabilizar o arco com corrente alternada).

Gases de Proteo Os gases de proteo utilizados no processo TIG tem a funo de formar e estabilizar o arco eltrico, proteger a poa de fuso dos contaminantes atmosfricos e o eletrodo de tungstnio da oxidao ( o eletrodo se oxidado perde a sua propriedade de alta emissividade eletrnica desestabilizando o arco eltrico ). Os gases utilizados neste processo devem ser inertes, da a denominao TIG (Tungstnio Inerte Gs). Os mais utilizados so o argnio, hlio, misturas de argnio e hlio, e misturas de argnio e hidrognio. O argnio o gs comumente utilizado neste processo devido as seguintes caractersticas: - baixo custo. - alta densidade relativa ( 1,38 ) conferindo boa proteo do eletrodo, do arco eltrico e da poa de fuso. - tima estabilidade de arco. - penetrao de solda satisfatria na maior parte das aplicaes. Quando necessrio maior aporte trmico, como no caso da soldagem do alumnio e suas ligas, cobre e suas ligas de grandes

Tcnicas em Soldagens Eletrodo Revestido Worlds Qualificao Profissional LTDA

111

espessuras, alm do pr - aquecimento recomendado o uso do gs hlio ou misturas de hlio com argnio. O gs hlio possui alta condutividade trmica, bem superior ao argnio, fornecendo mais calor poa de fuso proporcionando soldas com boa penetrao e molhabilidade. A figura n 4 mostra o perfil de penetrao da solda com hlio e argnio.

utilizao do hlio puro possui os seguintes pontos desfavorveis: - alto custo. - baixa densidade relativa ( 0,14 ) sendo necessrio altas vazes para a mesma eficincia de proteo do argnio. - alta tenso do arco para o mesmo nvel de corrente com o argnio. - difcil ignio do arco. Portanto, as misturas de argnio e hlio que apresentam caractersticas intermedirias entre os dois gases, so muitas vezes a melhor alternativa na escolha do gs de proteo ideal para determinada aplicao. O hidrognio, apesar de ser um gs ativo, tem caracterstica redutora podendo ser adicionado ao argnio em pequenas quantidades ( menor que 5% ) afim de aumentar a penetrao de solda e a velocidade na soldagem automatizada de aos inoxidveis.

Fontes de Soldagem no Processo TIG As fontes para o processo TIG so do tipo corrente constante podendo fornecer corrente contnua, alternada com onda senoidal ou quadrada, e correntes pulsadas ( as fontes utilizadas no processo eletrodo revestido podem ser facilmente adaptadas ao processo TIG ). Os valores de corrente fornecidos pelas fontes TIG geralmente variam de 5 a 500 mperes abrangendo uma grande gama de

Tcnicas em Soldagens Eletrodo Revestido Worlds Qualificao Profissional LTDA

112

espessuras a partir de 0,2 mm. A tenso em circuito aberto no ultrapassa 80 Volts para a segurana do operador.

Corrente Eltrica no Processo TIG O tipo de corrente eltrica utilizada neste processo influencia a penetrao de solda, a limpeza superficial dos xidos da superfcie do metal base e o desgaste do eletrodo de tungstnio. A figura abaixo mostra o efeito do tipo de corrente na penetrao de solda e na concentrao de calor no eletrodo e na pea.

Influncia da do tipo de corrente eltrica na penetrao e na concentrao de calor.

Com corrente contnua a polaridade direta ( eletrodo negativo ) a recomendada apesar de no proporcionar ao de limpeza. Com este tipo de corrente a penetrao profunda e o desgaste do eletrodo minimizado. Aplica-se a soldagem da maioria dos metais, todos os tipos de aos, cobre e suas ligas, titnio ou seja, metais onde no necessria a limpeza dos xidos superficiais. Na corrente reversa ( eletrodo positivo ) a ao de limpeza eficiente mas o desgaste excessivo do eletrodo inviabiliza a aplicao deste tipo de corrente. Na corrente alternada temos caractersticas intermedirias as anteriores. Este tipo de corrente por promover mdia penetrao e ao de limpeza satisfatria a indicada para a soldagem do alumnio e suas ligas e o magnsio e suas ligas, metais onde a limpeza dos xidos superficiais fundamental na realizao da operao de soldagem. Sempre que utilizado este tipo de corrente, o ignitor de alta freqncia permanece acionado durante toda a operao de soldagem para estabilizar o arco eltrico.

Tcnicas em Soldagens Eletrodo Revestido Worlds Qualificao Profissional LTDA

113

Eletrodos para o Processo TIG Os eletrodos para o processo TIG so varetas sinterizadas de tungstnio puro ou ligado ao trio ou zircnio, ambos na forma de xidos. O tungstnio possui alto ponto de fuso ( 3,392 C ) e evaporao ( 5,906 C ) e timas caractersticas de emissividade eletrnica. Estes eletrodos seguem a classificao AWS conforme tabela abaixo:

A adio destes elementos tem a finalidade de aumentar a emissividade eletrnica, estabilidade de arco e durabilidade do eletrodo. A tabela abaixo mostra os valores de corrente eltrica em funo do tipo e dimetro do eletrodo e tipo de corrente eltrica utilizada, onde pode - se notar o baixo nvel de corrente suportado pelo eletrodo pelo desgaste do mesmo com corrente contnua polaridade reversa ( eletrodo positivo ).

O eletrodo de tungstnio puro utilizado na soldagem com corrente alternada, sendo que o ligado ao zircnio suporta maior

Tcnicas em Soldagens Eletrodo Revestido Worlds Qualificao Profissional LTDA

114

nvel de corrente como mostrado na tabela. Com corrente contnua recomendado a utilizao do eletrodo ligado ao trio. Na utilizao de corrente contnua a ponta do eletrodo deve ser afiada conforme figura abaixo

importante que a afiao seja no sentido longitudinal ao eixo do eletrodo e bem uniforme para proporcionar um arco estvel. Alterando - se o ngulo da ponta do eletrodo obtm - se variao no perfil da penetrao. ngulos agudos concentram mais o arco aumentando a penetrao e ngulos maiores diminuem a penetrao aumentando a largura do cordo conforme mostrado na figura abaxo.

Na utilizao de corrente alternada, a ponta do eletrodo deve tomar a forma de uma esfera. Quando a amperagem usada adequada ao dimetro do eletrodo, esta configurao alcanada pela fuso da ponta do eletrodo abrindo - se o arco por alguns instantes.

Metais de Adio Os metais de adio para o processo TIG so fornecidas, para a soldagem manual, na forma de varetas com um metro de

Tcnicas em Soldagens Eletrodo Revestido Worlds Qualificao Profissional LTDA

115

comprimento e em vrios dimetros sendo os de 1,6 a 6,4 mm os mais comumente utilizados. Para a soldagem automatizada o metal de adio so fornecidos em bobinas de arames que so alimentados por sistemas semelhantes aos do processo MI G/MAG. Existe uma grande variedade de metais de adio para o processo TIG tornando este aplicvel a soldagem de praticamente todos os metais industrialmente utilizados ( aos ao carbono, inoxidveis, alumnio e suas ligas, cobre e suas ligas, magnsio e suas ligas, nquel, titnio, ferro fundido etc...). Estes metais seguem a classificao AWS ( Sociedade Americana de Soldagem ) e so especificados pela composio qumica ou como no exemplo abaixo, onde mostrada a especificao de varetas slidas para a soldagem de aos carbono. Exemplo: arame ER 70 S 3 , onde, ER = indica que o arame pode ser usado como eletrodo e vareta. 70 = indica o limite de resistncia a trao em 1.000 psi que neste caso seria de 70.000 psi ou 49,2 kgf/mm. S = indica arame slido. 3 = digito relativo a composio qumica. Variveis do Processo e Suas Influncias Corrente Eltrica ( amperagem ) A principal influncia desta varivel est no controle da penetrao do cordo de solda. A figura abaixo mostra o aumento da penetrao com o aumento da corrente para uma mesma velocidade de soldagem.

Distncia do Eletrodo Pea Esta varivel controla a altura do arco eltrico. Quanto maior a distncia do eletrodo pea maior o altura e largura do arco

Tcnicas em Soldagens Eletrodo Revestido Worlds Qualificao Profissional LTDA

116

eltrico. Com isto, maior rea do metal base aquecida resultando num cordo mais largo. A figura abaixo ilustra este fato.

Velocidade de Avano ( Velocidade de Soldagem ) Esta varivel tambm influencia a penetrao de solda. Para uma velocidade muito alta de soldagem, o arco no permanece tempo suficiente na regio de solda para proporcionar uma boa fuso e penetrao do cordo. J para uma velocidade baixa, a penetrao aumenta mas, para uma velocidade excessivamente baixa de soldagem, o prprio metal fundido na poa funciona como isolante trmico para a transferncia de calor do arco para o metal base, prejudicando tambm a penetrao de solda. A figura abaixo mostra esta influncia.

Inclinao na Tocha Esta outra varivel que tem influncia sobre a penetrao de solda. De acordo com a figura a seguir, soldando-se com inclinao positiva ( puxando a solda ), o arco eltrico atua diretamente sobre a poa de fuso, aumentando a penetrao. J, no sentido negativo ( empurrando a solda ), o arco eltrico permanece sobre o metal de base frio, reduzindo a penetrao da solda.

Observao: Na soldagem do alumnio e suas ligas deve-se trabalhar com inclinao negativa (empurrando).

Tcnicas em Soldagens Eletrodo Revestido Worlds Qualificao Profissional LTDA

117

Vazo de Gs A vazo do gs responsvel pela proteo adequada do eletrodo e da poa de fuso garantindo soldas isentas de oxidao e porosidade. Seu valor ideal depende do tipo de metal a ser soldado, condies de ventilao do ambiente e nvel de amperagem utilizado. Logicamente, em funo destes fatores, quanto menor o seu valor maior a economia de gs no processo de soldagem.

Defeitos de Soldagem e Suas Possveis Causas


Mordedura

- alta velocidade de soldagem. - alta amperagem. - alta distncia da tocha pea. - manuseio inadequado da tocha.

Falta de Fuso

- baixa amperagem. - junta inadequada. - manuseio inadequado da tocha.

Falta de Penetrao

- baixa amperagem

Tcnicas em Soldagens Eletrodo Revestido Worlds Qualificao Profissional LTDA

118

- alta velocidade de soldagem. - junta inadequada.

Porosidade

- vazo inadequada ( muito alta ou baixa ). - superfcie com impurezas ( tinta, leo, graxa, umidade, oxidao - distncia tocha - pea muito alta.

Incluso de Tungstnio

- contato do eletrodo na poa de fuso.

Trincas de Solidificao

No centro do cordo - alta restrio principalmente no passe de raiz em juntas de grande espessura. - metal de adio inadequado. - preenchimento incompleto da cratera. - alta amperagem.

Tcnicas em Soldagens Eletrodo Revestido Worlds Qualificao Profissional LTDA

119

Tcnicas de Soldagem Limpeza A preparao de junta a ser soldada fundamental para a obteno de soldas de alta qualidade. O processo TIG por no ser eficiente na desoxidao e limpeza da poa de fuso exige limpeza rigorosa da junta, retirando - se resduos de leo, graxa, fuligem etc. As bordas devem estar ao metal brilhante e quando necessrio feita a proteo com um gs inerte, geralmente o prprio argnio, na contra solda em passes de raiz, como na soldagem de tubulaes de aos inoxidveis. Posicionamento da Tocha As figuras a seguir mostram posies da tocha recomendadas para a execuo de soldas de boa qualidade. - para juntas de topo.

- para juntas em ngulo

- alimentao do metal de adio.

Tcnicas em Soldagens Eletrodo Revestido Worlds Qualificao Profissional LTDA

120

- posio vertical.

- posio do eletrodo.

Caractersticas do Processo

Processo de baixa taxa de deposio em soldagem manual : 1,3 kg / hora. Solda em todas as posies. Solda praticamente todos os metais industrialmente utilizados. Pouca gerao de fumos. Solda espessuras a partir de 0,2 mm. Requer soldadores altamente qualificados. Pode ser aplicado em juntas onde no necessrio a utilizao de metal de adio-solda autgena.

Tcnicas em Soldagens Eletrodo Revestido Worlds Qualificao Profissional LTDA

121

Muito empregado em passes de raiz. Produz soldas com timas propriedades mecnicas. timo acabamento. O processo pode ser automatizado.

Segurana Devido o soldador estar sujeito a itens agressivos como radiaes ultra violeta e infra vermelha, fumos em ambientes fechados, queimaduras por peas quentes e choques eltricos, para sua proteo indispensvel a utilizao de EPI completo indicado para o processo, ou seja: mscara com lente apropriada (em funo da amperagem utilizada de acordo com a tabela abaixo ), luvas, perneiras, avental, mangotes, sapato e culos de segurana como mostra a figura seguinte.

Chegamos ao fim desta apostila e voc agora j est qualificado para comear a longa e demorada jornada perfeio e aperfeioamento, lembrando que o curso em si, por mximo de bom e idneo que seja, no pode lhe fornecer todas os subsdios necessrios para voc ser um excelente profissional, por este fato nossos certificados so parametrizados em ouro, prata e bronze, treine muito, crie intimidade com o alicate o eletrodo e os materiais, use e abuse da observao da audio e busque o mximo de experincia nesta rea, uma rea muito promissora, mas nunca se esquea que o mais importante a sua famlia, seus amigos, e por isso nunca deixe de usar todos os EPIs. At mais.

Tcnicas em Soldagens Eletrodo Revestido Worlds Qualificao Profissional LTDA

122

RESERVADO PARA ANOTAES _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________

Tcnicas em Soldagens Eletrodo Revestido Worlds Qualificao Profissional LTDA

123

_________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________

WORLDS
QUALIFICAO PROFISSIONAL

Tcnicas em Soldagens Eletrodo Revestido Worlds Qualificao Profissional LTDA

124

PROCESSO A ARCO ELTRICO ELETRODO REVESTIDO (SMAW)

You might also like