You are on page 1of 41

INTRODUO

O Homem um ser racional caracterstica que o diferencie dos demais animais existentes na natureza, por isso ele em qualquer momento ou etapa da vida apresenta-se diferente quer do ponto de vista fisiolgico como do ponto de vista de beleza. As comunidades para a satisfao das suas necessidades desenvolvem aces que tem por finalidade a produo de bens e servios indispensveis a vida humana e esse processo caracteriza-se pela diviso do trabalho e especializao dos homens nos mais variados ramos de actividades. Os povos primitivos, desprovidos de instrumentos de trabalho capazes de fazer prosperar os seus esforos utilizavam meios rudimentares como por exemplo a pedra lascada, para lutar contra a natureza, com a finalidade de angariar bens de subsistncia e mal produziam para sustentar as suas famlias. O comrcio era inexistente e cada cl, naquela poca vivia na medida das suas responsabilidades, num autntico regime social. Porem, essa actividade do homem do ento serviu de alicerce para o desenvolvimento espiral das geraes e ao longo de sculos os meios de trabalho e os mecanismos de produo foram conhecendo grandes transformaes e saltos qualitativos, resultando dai novos modos de produo que comearam a criar excedentes comercializveis cujo ponto mais alto se revelou no sculo XVII graas ao eminente economista Francs COLBERT que defendia o desenvolvimento do comercia e da industria. O desafio da implementao de uma empresa de decorao e pastelaria na cidade do uige prestar apoio ao universo de milhes de empreendedores, governo e de pessoas singulares que compe um conjunto produtivo da economia do pas e que necessitam de embelezamento principalmente nas suas instalaes de uma viso antecipada das condies de trabalho a decorao o instrumento ideal para traar um retrato estilstico do mercado, do produto e das atitudes do empreendedor, o que propicia segurana para quem quer iniciar uma empresa com maiores condies de xito ou mesmo ampliar ou promover as suas actividades. portanto essencial que a ideia e/ou projecto seja bem definida e bem apresentada, de forma a poder ultrapassar todas as fases tpicas de anlise e apreciao e receber uma apreciao final baseada no seu real potencial. O processo e formato tradicional para garantir este fim passa pela elaborao do que normalmente se designa por um projecto de investimentos.
1

Os indivduos que vivem na provncia do uige sobre tudo dentro da cidade apresentam cada vez mais um comportamento baseado no embelezamento nas suas residncias, locais de trabalho, de lazer, de festas e outros recintos recreativo. 0.1 Problemtica necessrio que toda qualquer sociedade para atingir um determinado grau do desenvolvimento a existncia de indstrias ou empresas que actuam sejam as de carcter comercial e as de prestao de servios. A provncia do Uige est conhecer passos significativos no desenvolvimento hoteleiro, as pessoas cada vez mais procuram servios de higienizao restaurao para que as regras de etiqueta em determinadas festas e cerimnias ocorram num ambiente adequado isso fez com que nos colocssemos perante as seguintes perguntas. -A implementao desta empresa ser rentvel? -Ser possvel reembolsar os capitais alheios com esta rentabilidade? -Poder resistir das ameaas que surgem no mercado? -Haver aceitao dos preos aos consumidores? 0.2 Hipteses O problema referenciado d a impresso de que o projecto de implementao de uma empresa de decorao e pastelaria na cidade do Uige ir diminuir a utilizao de produtos mal conservados tais como bolinhos pasteis que os ambulantes vendem sem condies higinicas apropriadas e permitir que as festas de qualquer categoria tenham um embelezamento decorativo agradvel. Sabendo que na nossa provncia constata-se a existncia de vrias locais cerimoniais tais como: hotis, igrejas, discotecas, casas de indivduos singulares prestando servios a todas a todas essas reas e tendo em conta esses servios so muito procurados nestas reas referenciadas isto espelha que a rentabilidade compatvel para reembolsar os nossos financiamentos. Tendo em conta que usar se h um equipamento de qualidade para fabricao dos distintos produtos da pastelaria e uma poltica decorativa condigna baseada em todos os gostos dos consumidores em que os preos sero compatveis a realidade actual do mercado, isto vai permitir a empresa resistir com as ameaas do mercado e uma aceitao dos preos por parte dos clientes.

0.3 Objectivos Este trabalho tem como objectivos contribuir na valorizao dos alimentos da pastelaria porque quando so bem preparados iro contribuir a satisfao das necessidades alimentares permitindo uma boa sade e criar um ambiente adequado nas festas. Mostrar como que o projecto visa contribuir o desenvolvimento das actividades culturais, hoteleiras, tursticas, scio econmicas, do Municpio da cidade do uige e da provncia em particular.

0.4 Metodologia da investigao Aps vrios questionamentos referentes ao tema foi necessrio atingir os objectivos atravs dos seguintes mtodos Observao Entrevista Pesquisa de campo Pesquisa bibliogrfica 0.5 Delimitao do trabalho de salientar que decorao e pastelaria sendo actividades ligadas ao ramo da hotelaria que vasto onde podemos encontrar bares, hospedarias, recepo, alojamento, protocolo, restaurantes e pastelarias. Neste trabalho vamos nos limitar em prestar servios de pastelaria e decorao referente ao ambiente de alojamento. 0.6 Dificuldades encontradas No estudo deste projecto encontramos diversas dificuldades, que foram criando vrios confrangimentos para a apresentao deste trabalho destacando algumas como: Dificuldades de recolha de informaes por parte de rgos competentes Dificuldades de deslocao Dificuldades financeiras para busca de mais informaes. Todas essas fizeram com que nos limitssemos em decorao e pastelaria.

0.7 Diviso de trabalho O nosso trabalho est dividido em dois captulos No captulo I definimos o projecto e especificamos os projectos de investimento financeiramente e economicamente. No captulo II Demonstramos como ser implementado o projecto decorao e pastelaria na cidade do uige os estudos do mercado feitos, estudos tcnicos que tem haver com a gesto do projecto a dimenso projecto as amortizaes, custos, receitas e os diferentes ndices rentabilidade previstos no projecto. de os do de

Captulo I GENERALIDADES CONCEPTUAIS1 1.1Conceito de projecto Os conceitos referentes a este trabalho podero aparecer em distintas formas para evitar ambiguidade visto que em vrias obras as definies diferem de autor a autor e nesta ordem de ideias que vamos apresentar vrios conceitos de modo que a nossa linguagem torna-se mais precisa. 1.1.1 Definies de projecto Projecto: para os financeiros e os economistas geralmente entendida como conjunto sistematizado de informaes destinadas a fundamentar uma deciso de investimento. Projecto: processo especifica utilizado por uma entidade pblica ou privada para atingir os objectivos cuja fixao responsvel. Projecto: um esforo temporrio empreendido para criar um produto, servio ou resultado exclusivo. Projecto: um conjunto de eventos e actividades interligadas e interrelacionadas que se inicia num certo momento de tempo e termina num outro momento, quando se caracteriza o alcance bem sucedido da meta do referido plano.

Joo M.Espada concepo e anlise de projecto. Ncleo de estudo e avaliao de projectos ,SPT, 4 sem data

1.2 Classificao de projecto

Os projectos podem ser classificados em dois tipos: 1- Projectos directamente produtivos: so os que visam a criao, renovao ou expanso e actividades de produo de bens e servios susceptveis de venda direita a preos estabelecidos livremente ou no no mercado (produo agrcola e industrial, comrcio, hotelaria e prestao de servios); so projectos empresariais cujos objectivos principais so a procura de lucros. 2- Projectos no directamente produtivos: os que visam a criao, renovao, expanso de actividades e de suporte as actividades produtivas (exemplo formao profissional, educao, investigao cientifica infra estrutura de transporte), ou se destinam assegurar a vida colectiva (exemplo: policia, defesa, administrao), ou ainda se destinam a melhorar a vida individual e colectiva (exemplo sade pblica, habitao social, defesa do ambiente, actividade recreativas culturais, religiosas, segurana social)

1.3 Conceito de investimento 2 1.3.1 Definio Em termos genricos investir corresponde trocar a possibilidade da satisfao imediata e segura traduzida num certo consumo pela satisfao diferida instantnea ou prolongada traduzida num consumo superior. No sentido estritamente financeiro, investimento qualquer aplicao de capital a prazo. No cento econmico, tcnico e financeiro, investimento no a criao da aquisio de activos fixos por uma empresa mas toda operao que tenha por objectivo adquirir criar meios a serem utilizados permanentemente pela empresa durante um perodo mais ou menos longo.

Veja-se neste sentido H. Levy- lambert et H.guilhaume La Relation de choix Budg tarea P.U.F Paris 1ed pag 83 e 84.

Captulo II Projecto de implementao de empresa de decorao e pastelaria na Cidade do Uige de 2011 2015
2.1 Classificao dos investimentos
3

Considera-se em primeiro lugar classificao proposta pelo economista americano Joel Dean, que se baseia no maior ou menor grau de incerteza das respectivas decises segundo esta classificao distingue-se os seguintes tipos de investimentos:
a) Investimento de substituio

Como o seu nome indica, destinam-se a renovar o capital existente envelhecido por causas internas ou externas. So normalmente os mais frequente no aumentam a capacidade da empresa e so os que apresentam menos incerteza. Com o efeito, os elementos a considerar nos estudos dos projectos, so essencialmente constitudos por factores internos da empresa, limitando-se em geral os externos a avaliao de preos de aquisio e cesso de equipamentos. Assim, entre as causas internas de substituio destacam-se: - Usura fsica - As avarias - O progresso tecnolgico.
b) Investimento de expanso

Estes investimentos aumentam a capacidade da empresa sem modificar a natureza dos produtos. H um acrscimo das despesas correspondem um acrscimo das receitas.
c) Investimento de inovao

Estes investimentos tem como objectivo a produo e lanamento de produtos novos, diferem dos de expanso, por quanto estes se destinam a aumentar o volume de actividades da empresa sem modificar a natureza dos produtos que fabricam ao passo que aqueles tm por objectivo o aumento ou modificao da sua linha de fabrico.

J. Dean capital budgeting Colmbia university press n.y 1991

d) Investimentos estratgicos

Estes investimentos no tm como objectivo aumentar a rendibilidade da empresa, mas sim promover as condies mais favorveis a sua prosperidade e ao xito dos diversos projectos de investimento dos tipos anteriormente indicados.

2.2 Estudo do mercado O conhecimento do mercado dentro do qual actua uma empresa e fundamental para das decises relativas a diversos campos da sua actividade, tais como: -Novos mtodos de actuao -Novos investimentos -Explorao de equipamentos -Alterao na qualidade e no preo da venda do produto. O estudo do mercado abrange uma serie de tcnicas que servem para conhecer o meio em se enquadra actividade da empresa e prever a sua evoluo com finalidade desta se movimentar com o mximo do sucesso tendo em conta o meio em que a empresa vive (consumidores, fornecedores e concorrentes). importante iniciar um estudo de investimentos por meio do mercado, como vimos anteriormente um investimento devera realizar-se se as perspectivas forem favorveis e fundamental o estudo do mercado que fornece tais indicaes, atravs das projeces da procura e da oferta. O estudo do mercado tem por fim responder as preocupaes constantes em qualquer empresa. - Quais so as quantidade susceptveis a serem vendidas? A que preo? A quem? Em que condies? Porque meios?

Com o estudo do mercado que definiu as caractersticas do produto e a rede de comercializao (estudo de movimentao de bens entre produtores e consumidores do produto indo de encontro comas preferncias reactivas e
7

classe da renda das famlias e localizao geogrfica dos consumidores). Esta parte visa essencialmente analisar e avaliar a realidade e o potencial do mercado tanto cmodas principais matrias-primas para pastelaria e decorao (farinha, fermento, ovos, manteiga, acar, leite, panos, alfinete, fitas de presente, flores naturais e artificiais guarda napos, fogo de artificio )

estes produtos so utilizados na provncia e no pas em geral.


2.2.1 Estrutura do mercado Na provncia do Uige e no pas em geral cada vez mais est a desenvolver-se actividades hoteleiras onde encontramos a pastelaria e a decorao que destacamos neste trabalho. O hotel um estabelecimento comercial destinado aos viajantes para fornecer-lhes alojamento, alimentao e os servios de embelezamento nos locais onde se albergam. Para alm disso o hotel um estabelecimento de produo que consiste transformar os produtos alimentares em refeies para os clientes As empresas hoteleiras descobriram a necessidade de fazer um estudo aos seus clientes, estudos sociolgicos comearam a fazer uma escala das necessidades de divertimento, repouso, e de evaso que viriam permitir o conhecimento das motivaes dos indivduos a partir dos quais entende-se que as pessoas no memento de repousa desejam satisfazer necessidades de alimentao, lazer, ... A actividade de decorao e pastelaria encontra-se centralizada pelos hbitos e gostos que as pessoas quando festejam gostam de lugares com muita beleza e com alimentao condigna. Em cada vez mais vrias pessoas promovem festas, de casamento, aniversrios, baptismos, alembamentos, cerimonias governamentais, e sabendo essas actividades ocorrem vrias vezes por semana ou por ms ou ainda durante o ano onde encontramos um nmero maior de pessoas que utilizaro os nossos servios e de referir ningum vive sem festejar e ningum festeja sem beleza decorativa e nem comidos e bebidos na festa. E tambm na nossa cidade existem 4 hotis principais em que neles estaremos a prestar os nossos servios visto as nossas actividades podero ser gostados pelos turistas msicos, e vrios hspedes que fazem parte desses hotis.

2.3 Apresentao do projecto O propsito deste tema, queremos apresentar o nosso projecto que visa no mbito de transformao e vendas dos servios ligados a decorao e produtos da pastelaria. O projecto presume-se instalar na cidade do Uge na rua industrial junto a Pousada numa primeira faz e prevemos desenvolver o projecto num perodo de 3 anos. Sendo uma estratgia de penetrao do mercado visto as actividade deste sector j existem na nossa provncia.No nosso caso a nossa empresa ser denominada Decorao e Pastelaria Ndembo ainda em termos jurdicos para se dar corpo ao projecto necessrio uma serie de procedimentos de carcter legal. A legislao fiscal relacionada com actividade elucida que o projecto obter o registo legal da constituio nomeadamente: Registo da denominao social Registo da escriturao da constituio Subscrio do capital social Nmero de contribuinte Alvar comercial

2.4 Produo de produtos pastelaria e decorao na Cidade do Uige Visto que podemos exercer a nossa actividade na rea (hoteleira) decorao e pastelaria a nossa preocupao a produo dos produtos deste sector. Como j abordamos nos pontos anteriores a existncia dos referidos produtos do ramo da hotelaria estatisticamente 85% da populao directa ou indirectamente podero usufruir das nossas actividades. Os preos praticados no mercado hoteleiro do uige so considerados como base de desenvolvimento das polticas das nossas vendas neste mercado.

2.4.1 Capacidade instalada (pastelaria) Avaliada a dimenso do mercado, na demanda dos produtos onde ficou aprovado o consumo adequado a nvel da provncia onde a decorao avalia pelo nmero de eventos cerimoniais, assim a fbrica da pastelaria ter uma capacidade instalada conforme o quadro abaixo indicado. Quadro n 01 capacidade instalada. N/O Produtos 01 02 Diversos tipos de bolo Salgados Produo diria 28 500 35 000 Produo mensal 855 000 1 050 000 Produo anual 10 250 000 12 600 000

2.5 Estudos tcnicos O estudo tcnico constitui a rea principal de interveno tcnica pelos tcnicos da hotelaria que interviro no processo de deciso do investimento, como parte fulcral, todo projecto merece uma anlise econmica financeiro de rendibilidade. 2.5.1 Gesto do projecto Como do nosso conhecimento qualquer que seja a empresa para que possa ter boa organizao e funcionar bem, precisa de boa gesto. A cerca do conjunto devidamente estruturada e complexo caracteriza-se em organizao simples cujos elementos so percebidos de maneira isolada, com a predominncia do gestor do topo, o caso do Director Geral, chefe do departamento de produo, chefe do DAF e chefe do departamento comercial. 2.5.2 Organizao e recursos humanos Os aspectos tcnicos do projecto e na planificao da sua organizao esto intimamente ligados e devem pois, ser tratados conjuntamente.Compreendendo por recursos humanos o grupo de indivduos que operam para organizao disponibilizando principalmente os seus esforos e musculares. indispensvel proceder a subdiviso prtica de uma unidade fabril nos seus componentes (unidades orgnicas de despesas de produo, de servios e de administrao).

10

O nosso projecto no foge a regra, ela no pode funcionar sem meios humanos. O quadro abaixo ilustra os recursos humanos que faro possvel o funcionamento da fbrica.

Quadro n 02 recursos humanos


N/O DESIGNAO N DE TRABALHADORES

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 15

Director geral Director comercial Chefe do departamento de contabilidade Chefe do departamento de R.H Tcnicos de decorao Tcnicos de pastelaria Electricistas Chefes de equipa Motoristas Ajudantes de decorao Padeiros Confeiteiros Administrativos Auxiliares de limpeza TOTAL

1 1 1 1 4 6 3 3 6 6 8 6 15 5 71

2.5.3 Organigrama da empresa Um projecto de investimento executado com o propsito de ser implementado, nesta ordem de ideia aps os estudos todos serem concludos vem a fase de funcionamento, para que esta venha bem sero necessrios homens para executar os trabalhos, com esta viso fomos obrigados a definir como estar composta a hierarquia da organizao para que as actividades desenvolvidas sejam bem coordenadas, visto que o processo da organizao desenvolve-se dentro do contexto interno e externo definindo as funes que vo de encontro com as actividades da empresa e seus objectivos a atingir. Assim optamos para o processo de departamentalizao da empresa aqui apresentada por intermdio do presente organigrama.

11

D Geral

D. Produo

D. Adm. e Finanas

D. Comercial

Projecto

Tcnica

D.R.H

D. Cont

Tesouraria

venda

Aprov.

Figura 1 organigrama da empresa

2.6 Dimenso do projecto A dimenso ou capacidade esta estritamente relacionado com o estudo do mercado e com estudos tcnicos medida em que por um lado, e naturalmente condicionada pela grandeza previsvel do mercado e por outro lado, factores de ordem tcnica condicionam a rentabilidade, dentro de centros de limite da capacidade produtiva. Quanto maior for a demanda necessidades a satisfazer maior ser a dimenso dos investimentos. Este problema prende-se tambm com a localizao, pois em certos casos pode ser prefervel um grande unidade produtiva que satisfaa a globalidade do mercado, noutra a melhor soluo de investir em vrias unidades produtivas de menor dimenso, localizada prximo dos locais de consumo. No entanto muitos no compram com a dimenso reduzida, na verdade certos equipamentos automatizados no se mostram rentveis em escalas de operaes reduzidas. Neste caso o investimento s ser possvel se conseguir outros mercados nomeadamente exteriores que permite atingir um nvel mximo de actividade No nosso caso pretendemos concentrar o nosso investimento numa unidade produtiva ou de a produo capaz de cobrir o mercado onde se encontrar inserida, como tambm numa parte em municpios adjacentes onde se encontra um nmero maior de consumidores.
12

2.6.1 Localizao do projecto. A localizao do projecto um dos elementos fundamentais para o seu xito. O estudo de localizao tem por objectivo determinar local ou locais onde se torna vivel e de menor custo global implantar a unidade produtiva. Por outro lado, o objectivo da minimizao dos custos de produo leva a procurar localizar os investimentos prximo das fontes de energia das matrias-primas e de mo-de-obra qualificada, barata e abundante. O nosso projecto localizar-se- na cidade do Uge na rua industrial. 2.6.2 Meios tcnicos e material. Aqui se encontra compreendido o preo de compra dos equipamentos e os seus acessrios, preparao do material para estar pronto a funcionar.Na elaborao de um qualquer projecto deve se prever todas necessidades que possam dar funcionamento os meios tcnicos e matrias para decorao e pastelaria conforme os quadros abaixo indicam. 2.6.3 Quadro n 03 quadro de equipamentos (decorao)

N/O 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21

DESIGNAO Panos stin Alfinetes Cola Fita-cola Lenis Fitas de presente Flores artificiais Brindes Flores naturais Organas Talheres Vasos Copos Guardanapos Arranjos Fogo-de-artifcio Cubas Esptulas Secretaria Carinha Computador Total

QT 4 Rolo 3 Dzia 5 Pacote 4 Rolo 3 Jogo 6 Rolo 1 Jogo 1 Jogo 1 Jogo 1 Jogo 1 Jogo 1 Jogo 1 Jogo 1 1 Jogo 1 1 Jogo 1 Jogo 1 1 1

PU (kz) VALOR TOTAL 6000 24 000 200 600 200 1000 100 400 2000 12 000 100 600 200 200 200 200 200 200 6000 6000 2000 2000 1000 1000 2000 2000 500 500 200 200 3000 3000 20 000 20 000 2000 2000 200 000 200 000 1500 000 1500 000 85 000 85 000 1 858 000

13

Quadro n 04 quadro de equipamentos (pastelaria) N/O 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 DESIGNAO Batedeiras Tabuleiros Esptulas Pincis Caa rola Formas distintas Banheiros Colheres Fornos Grupo gerador Camio Secretarias Computadores Total Qt. 3 5 12 40 12 25 12 12 Jogos 8 4 3 3 2 P.u (kz) Valor total 100 000 300 000 75 000 375 000 5000 60 000 500 20 000 6000 72 000 2000 50 000 5000 60 000 2000 24 000 80 000 150 000 2000 000 35 000 80 000 640 000 600 000 6 000 000 105 000 160 000 8 446 000

Quadro n 05 custos de instalao e manuteno dos equipamentos N/O 01 02 03 DESIGNAO Encargo de manuteno e desgaste Encargos de importao Outros encargos Total Valor (kz) 100 000 500 000 65 000 665 000

Quadro n 06 custos ligados ao estudo do projecto N/O 01 02 03 04 DESIGNAO Estudos comerciais Estudos tcnicos Estudos econmicos Estudos de rentabilidade Total Valor (KZ) 130 000 125 000 98 000 97 000 450 000

14

Quadro n 07 custos de terreno e infra-estruturas N/O 01 02 DESIGNAO Terreno Edifcio e construes Total Valor (kz) 3 000 000 15 000 000 18 000 000

Quadro n 08 custos com imobilizaes incorpreas N/O 01 02 03 04 DESIGNAO Alvar comercial Portal de contabilidade Licena de explorao Carto de contribuinte Total Valor (kz) 300 000 1500 000 1500 000 30 000 3 330 000

2.7 Amortizaes dos equipamentos Os bens materiais e imateriais, no tm sempre o mesmo valor e esto sujeito a: Depreciao (resultado da diminuio da utilidade); Desvalorizao (resultado da diminuio do preo); Desgaste (resultante do uso) que se traduz por uma deficincia de produo em quantidade ou qualidade e maiores despesas de conservao. Improdutividade (resultado da diminuio da produtividade) devido o maior perodo de reparao. Sabe-se que a amortizao e a distribuio de despesas por vrios exerccios; ou melhor ou melhor de desvalorizao de qualquer elemento do activo imobilizado e consiste em actualizar rectificar ou corrigir o valor deste elemento que se depreciou.

a) b) c)

d)

15

2.7.1 Amortizao de alguns equipamentos de pastelaria

Quadro n 9 amortizao de uma esptula N/ O 1 2 3 4 4 Valor de Taxa aquisio 2 000 20% 2 000 2 000 2 000 2 000 20% 20% 20% 20% Amortizao 400 400 400 400 400 Amort. Acum. 400 800 1200 1600 2000 V.C.L 1 600 1 200 800 400 0

Quadro n10 amortizao de uma secretaria N/O Valor aquisio 1 105 000 2 105 000 3 105 000 4 105 000 5 105 000 de Taxa 20% 20% 20% 20% 20% Amortizao Amort. Acum. 21 000 21 000 21 000 21 000 21 000 21 000 42 000 63 000 84 000 105 000 V.C.L 84 000 63 000 42 000 21 000 0

Quadro n11 amortizao de uma carinha HILUX N/O 1 2 3 4 4 Valor de aquisio 1 500 000 1 500 000 1 500 000 1 500 000 1 500 000 Taxa 20% 20% 20% 20% 20% Amortizao Amort. Acum. 300 000 300 000 300 000 600 000 300 000 900 000 300 000 1 200 000 300 000 1 500 000 V.C.L 1 200 000 900 000 600 000 300 000 0

Quadro n 12 amortizao de um computador N/O 1 2 3 4 4 Valor aquisio 85 000 85 000 85 000 85 000 85 000 de Taxa 20% 20% 20% 20% 20% Amortizao Amort. Acum. 17 000 17 000 17 000 17 000 17 000 17 000 34 000 51 000 68 000 85 000 V.C.L 68 000 51 000 34 000 17 000 0

16

2.8 Amortizao de equipamentos de pastelaria

Quadro n 13 amortizao de duas batedeiras Ano Valor aquisio 1 200 000 2 200 000 3 200 000 4 200 000 5 200 000 de Taxa Amortizao 20% 20% 20% 20% 20% 40 000 40 000 40 000 40 000 40 000 Amort. Acum. 40 000 80 000 120 000 160 000 200 000 VCL 260 000 120 000 80 000 40 000 0

Quadro n 14 Amortizao de (1) uma batedeira N/O 1 2 3 4 5 Valor de aquisio 100 000 100 000 100 000 100 000 100 000 Taxa Amortizao 20% 20% 20% 20% 20% 20 000 20 000 20 000 20 000 20 000 Amort. Acum 20 000 40 000 60 000 80 000 100 000 VCL 80 000 60 000 40 000 20 000 0

Quadro n 15 amortizao de dois (2) tabuleiros N/O 1 2 3 4 5 Valor de aquisio 150 000 150 000 150 000 150 000 150 000 Taxa Amortizao 20% 20% 20% 20% 20% 30 000 30 000 30 000 30 000 30 000 Amortizao Acum. 30 000 60 000 90 000 120 000 150 000 V. C.L 120 000 90 000 60 000 30 000 0

Quadro n 16 amortizao de dois (2) tabuleiros N/O Valor de aquisio 1 150 000 2 150 000 3 150 000 4 150 000 5 150 000 Taxa 20% 20% 20% 20% 20% Amortizao 30 000 30 000 30 000 30 000 30 000 Amortizao Acum. 30 000 60 000 90 000 120 000 150 000 V. C.L 120 000 90 000 60 000 30 000 0

17

Quadro n17 amortizao de um (1) tabuleiro N/O Valor aquisio 1 75 000 2 75 000 3 75 000 4 75 000 6 75 000 de Taxa Amortizao Amort. Acum. 20% 15 000 15 000 20% 15 000 30 000 20% 15 000 45 000 20% 15 000 60 000 20% 15 000 75 000 V.C.L 60 000 45 000 30 000 15 000 0

Quadro n 18 amortizao de seis (6) esptulas N/O Valor aquisio 1 30 000 2 30 000 3 30 000 4 30 000 5 30 000 de Taxa 20% 20% 230% 20% 20% Amortizao 6 000 6 000 6 000 6 000 6 000 Amort. Acum. 6 000 12 000 18 000 24 000 30 000 V.C.L 24 000 18 000 12 000 6 000 0

Quadro n 19 amortizao de seis (6) esptulas N/O 1 2 3 4 5 Valor de aquisio 30 000 30 000 30 000 30 000 30 000 Taxa 20% 20% 20% 20% 20% Amortizao Amort. Acum. 6 000 6 000 6 000 6 000 6 000 6 000 12 000 18 000 24 000 30 000 V.C.L 24 000 18 000 12 000 6 000 0

Quadro n 20 amortizao de 20 pincis N/O Valor de aquisio 1 10 000 2 10 000 3 10 000 4 10 000 5 10 000 Taxa 20% 20% 20% 20% 20% Amortizao Amort. Acum. 2 000 2 000 2 000 2 000 2 000 2 000 4 000 6 000 8 000 10 000 V.C.L 8 000 6 000 4 000 2 000 0

18

Quadro n 21 amortizao de 20 pincis N/O 1 2 3 4 5 Valor de Taxa aquisio 10 000 20% 10 000 20% 10 000 20% 10 000 20% 10 000 20% Amortizao Amort. Acum. 2 000 2 000 2 000 2 000 2 000 2 000 4 000 6 000 8 000 10 000 V.C.L 8 000 6 000 4 000 2 000 0

Quadro n 22 amortizao de 12 caa rolas N/O Valor de Taxa aquisio 1 72 000 20% 2 72 000 20% 3 72 000 20% 4 72 000 20% 5 72 000 20% Amortizao Amort. Acum. 14 400 14 400 14 400 14 400 14 400 14 400 28 800 43 200 57 600 72 000 V.C.L 57 600 43 200 28 800 14 000 0

Quadro n 23 amortizao de 25 formas de bolo N/O Valor de Taxa aquisio 1 50 000 20% 2 50 000 20% 3 50 000 20% 4 50 000 20% 5 50 000 20% Amortizao Amort. Acum. 10 000 10 000 10 000 10 000 10 000 10 000 20 000 30 000 40 000 50 000 V.C.L 40 000 30 000 20 000 10 000 0

Quadro n 24 amortizao de 12 banheiros N/O Valor de Taxa aquisio 1 60 000 20% 2 60 000 20% 3 60 000 20% 4 60 000 20% 5 60 000 20% Amortizao Amort. Acum. 12 000 12 000 12 000 12 000 12 000 12 000 24 000 36 000 48 000 60 000 V.C.L 48 000 36 000 24 000 12 000 0

19

Quadro n 25 amortizao de 12 jogos de colheres N/O 1 2 3 4 5 Valor de aquisio 24 000 24 000 24 000 24 000 24 000 Taxa 20% 20% 20% 20% 20% Amortizao Amort. Acum. 4 800 4 800 4 800 4 800 4 800 4 800 9 600 14 400 19 200 24 000 V.C.L 19 200 14 400 9 600 4 800 0

Quadro n 26 amortizao de 4 geradores N/O 1 2 3 4 5 Valor de aquisio 600 000 600 000 600 000 600 000 600 000 Taxa 20% 20% 20% 20% 20% Amortizao Amort. Acum. 120 000 120 000 120 000 120 000 120 000 120 000 240 000 360 000 480 000 600 000 V.C.L 480 000 360 000 240 000 120 000 0

Quadro n 27 amortizaes de dois (2) camies volvo N/O 1 2 3 4 5 Valor de aquisio 4 000 000 4 000 000 4 000 000 4 000 000 4 000 000 Taxa 20% 20% 20% 20% 20% Amortiza o 800 000 800 000 800 000 800 000 800 000 Amort. Acum. 800 000 1 600 000 2 400 000 3 200 000 4000 000 V.C.L 3 200 000 2 400 000 1 600 000 800 000 0

Quadro n 28 amortizaes de dois (1) camio volvo N/ O 1 2 3 4 5 Valor de Taxa aquisio 8 000 000 20% 8 000 000 20% 8 000 000 20% 8 000 000 20% 8 000 000 20% Amortizao Amort. Acum. 1 600 000 1 600 000 1 600 000 1 600 000 1 600 000 1 600 000 3 200 000 4 800 000 6 400 000 8 000 000 V.C.L 6 400 000 4 800 000 3 200 000 1 600 000 0

20

Quadro n29 amortizao de trs (3) secretarias N/O 1 2 3 4 5 Valor de Taxa aquisio 105 000 20% 105 000 20% 105 000 20% 105 000 20% 105 000 20% Amortizao Amort. Acum. 21 000 21 000 21 000 21 000 21 000 21 000 42 000 63 000 84 000 105 000 V.C.L 84 000 63 000 42 000 21 000 0

Quadro n30 amortizao de dois computadores N/O 1 2 3 4 5 Valor aquisio 160 000 160 000 160 000 160 000 160 000 de Taxa Amortizao Amort. Acum. 20% 32 000 32 000 20% 32 000 64 000 20% 32 000 96 000 20% 32 000 128 000 20% 32 000 160 000 V.C.L 128 000 96 000 64 000 32 000 0

Quadro n 31 amortizao de edifcio N/O 1 2 3 4 4 Valor de Taxa aquisio 30 000 000 20% 30 000 000 20% 30 000 000 20% 30 000 000 20% 30 000 000 20% Amortizao Amort. Acum 6 000 000 6 000 000 6 000 000 12 000 000 6 000 000 18 000 000 6 000 000 24 000 000 6 000 000 30 000 000 V.C.L 24 000 000 18 000 000 12 000 000 6 000 000 0

21

Quadro n 32 Resumo das amortizaes N/O 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 Material Esptula (dec.) Secretaria (dec.) Carinha hilux (dec.) Computador (dec.) Batedeiras (past.) Batedeira Tabuleiros Esptulas Pincis Caa rolas Formas Banheiros 12 Jogos de colheres Geradores Camies Secretarias Computadores Edifcio Total em (kz) Total em (USD) Qt. 1 1 1 1 2 1 5 12 40 12 25 12 12 4 6 3 2 2 Montante 2 000 105 000 1 500 000 85 000 200 000 100 000 375 000 60 000 20 000 72 000 50 000 60 000 24 000 600 000 12 000 000 105 000 160 000 30 000 000 Taxa 20% 20% 20% 20% 20% 20% 20% 20% 20% 20% 20% 20% 20% 20% 20% 20% 20% 20% Anuidade 400 21.000 300 000 17 000 40 000 20 000 75 000 12 000 4 000 14 000 10 000 12 000 4 800 120 000 2 400 000 21 000 32 000 6 000 000 10 303 200 103 032

2.8.1 Custos do investimento A informao sobre o custo do investimento pode ser obtida quer do estudo do investimento j em funcionamento quer directamente dos oramentos j feitos pelos fornecedores de equipamentos, construo, instalao etc. Ambos os procedimentos tm vantagem e desvantagem. Da o interesse de utiliza-los simultaneamente, por outro lado os oramentos de fornecedores representa uma informao actualizada sobre os custos de instalao do projecto, mas muitas das vezes no inclui toda a despesa que ser necessrio suportar, nomeadamente de nmero de investimentos adicionais que com o tempo se relevam imprescindivelmente, por outro lado exaustivo dos custo do projecto semelhante apresentar uma informao muito completa sobre todos os seus componentes para alem de muitas vezes revelam-se desactualizadas, pela inflao seja pelo processo tecnolgico factores que contribuem frequentemente para modificar os custos de investimento. Este projecto est avaliado em 630 000 000 (seiscentos e trinta malhes de kuanzas, assim do ponto de vista pratico a analise do projecto em causa permite numa primeira fase elaborar uma listagem mais fcil e prximo

22

ao real, as consultas aos fornecedores que serviro para actualizao dos dados recolhidos as experiencias. Quadro n33 resumo do financiamento do investimento N/O 01 02 Origem Fundo prprio Emprstimo bancrio Total Valores (kz) 378 000 000 252 000 000 630 000 000 Valores (USD) 3 780 000 2 520 000 6 300 000 Percentagem 60% 40% 100%

2.8.2 Estudos financeiros Os estudos financeiros nos permite especificar as fontes de recursos financeiros necessrios para execuo do projecto e os mecanismos atravs dos quais sero analisados para tornar real a iniciativa do projecto

2.8.3 Financiamento do projecto Realmente em qualquer investimento discutir-se-o entre outros aspectos a determinao do seu funcionamento um programa de financiamento que minimiza a ocorrncia de problemas financeiros a quando a implementao do projecto de investimentos. Sabe-se que os investimentos podem ser financiados por fontes interna e externa, aqui vamos apresentar a proposta do funcionamento do produto citando algumas fontes em referncia.

Fontes externas

Capital social: contribuies em dinheiro e / ou espcie feitas pelos fundadores ou accionistas da empresa. Este tipo de capital pode sofrer um aumento em funo do crescimento da empresa e por deciso do associado atravs de emisso das aces e incorporao de reservas. Emprstimos a mdio e longo prazo: normalmente podem variar entre um e cinco ou mais anos.

23

Fontes internas Quanto ao financiamento podemos referir nas seguintes formas: Aumento de capital por entrada de dinheiro. No caso de sociedades annimas, trata-se de emisso de novas aces tituladas, representativas do capital social, que so adquiridos por investidores.

2.8.4 Auto financiamento O auto financiamento representa o financiamento da empresa por ela prpria isto os recursos provenientes do seu funcionamento. necessrio que a empresa constitua reservas financeiras no somente para renovar os seus bens de equipamentos mas tambm para reembolsar os emprstimos contrados. 2.8.5 Reembolso do financiamento o prazo em que efectivamente ocorre o pagamento do financiamento em prestaes fixas ou variveis, considerando os juros e correco monetria referentes no mesmo. O prazo de amortizao o perodo em que a pessoa fsica ou jurdica tem para pagar o montante financiado diminuindo o saldo devedor a ser pago em cada prestao, obvio que junto com as prestaes de amortizao sero tambm cobrados os juros e correces que a divida continua gerando. No entanto o clculo do investimento ser influenciado pela ideia que nela se faz em matria de amortizao. O nosso emprstimo de 2 520 000 USD junto o BFA em que nos prometemos em liquida-lo atravs de cinco anuidades constantes a taxa de 14%. A anuidade de uma unidade monetria a taxa de 14% durante 5 anos 0,291282. A anuidade do emprstimo: 0,291282x2520000 = 734 034,64. Quadro n 34 reembolso do financiamento Anos 1 2 3 4 5 Emprestimo Anuidades Juros Amortizaao 2520000 734034,64 352800 381234,64 2138764,64 734034,64 299427,15 434607,49 1704157,87 734034,64 238582,1 495452,52 1208705,33 734034,64 169218,74 564815,9 643889,43 734034,64 90144,52 643890,12 0 0 1150172,51 2520000,67
24

2.9 Oramento das despesas e receitas anuais

Compreende o estudo de um conjunto de informaes teis que para considera um projecto que produz informaes teis para a avaliao econmica. As receitas e despesas constituem oramento do projecto que dela se calcula o total dos lucros a obter anualmente os custos unitrios os modos de venda a preos de custos e como tambm pode ter informao sobre as vantagens e desvantagens econmicas do projecto de cobrir toda sua vida til. Definimos no entanto as despesas e receitas que caracterizam um investimento: Por despesas entendemos toda aquisio a pronto ou a prazo sem distinguir o caso em que o pagamento se opera ulteriormente, a despesa ento o equivalente monetrio de uma compra. Por receita, compreendemos toda venda a vista ou a prazo quer a entrada se efectue imediatamente ou mais tarde. No se tem necessidade para descrever e analisar um preo de investimento a no ser das receitas e despesas que caracterizam um investimento, segue-se os custos quer dizer os consumos e prestaes de servios necessrios a uma produo avaliados em dinheiro, no tem qualquer papel nos problemas do investimento.

25

Quadro n 35 custos de explorao anual Designao Matria-prima (decorao) Matria-prima pastelaria) Combustveis Gasolina Gasleo Servio de terceiros Electricidade ENE Agua Comunicao Unitel Angola Telecom Salrios Outros custos TOTAL Qt. 12 000 ( 12 000 P.U (KZ) 7 500 7 500 Valor (kz) 90 000 000 90 000 000 Valor em (USD) 900 000 900 000

10 000 50 000L

50 50

500 000 2 500 000

5 000 25 000

4 500 000 3 500 000 15 000 000 10 000 000 49 500 000 6 200 000 271 700 000

45 000 35 000 150 000 100 000 495 000 62 000 2 717 000

2.9.1 Oramento das receitas anuais Ao levarmos a cabo as provises das vendas vrios factores foram considerados e analisados de maneira cautelosa com o intuito de no pormos em risco o nosso resultado, porque a administrao de preos de venda pode ter consequncias danosas no resultado final da empresa preo muito baixo ou alto em relao valores percebidos pelos clientes reduzem significativamente o valor da empresa. Depois de pesquisarmos o preo de comercializao dos produtos, sabemos que a procura considervel e estamos convictos que o projecto ser capaz de responder a demanda. E com ajuda desses pressupostos vamos seguir para o clculo dos nossos produtos. Com base a capacidade instalada no estudo do mercado do sector a sociedade prev a seguinte evoluo das suas vendas liquidas preo do ano de entrada em funcionamento do projecto por um perodo de 5 anos. Estima-se que o primeiro ano as vendas sejam de 890 720 000 (8 907 200 USD) e que as vendas cresam a uma taxa de 2% ao ano durante os dois primeiros anos crescer-se- de 3% a partir do 3 ano da vida til do projecto mantendo-se o resto tudo constante.
26

Quadro n 36 das receitas (decorao) Eventos previstos Preo por N de eventos Valor indivduo previstos mensal mensalmente 6 000 4 960 000 Valor anual

Aniversrios de pessoas individuais com ou mais de 40 indivduos Festas e 6 000 feriados governamentais com ou mais de 200 indivduos Casamentos 6 000 com ou mais de 80 indivduos Total em (kz) Total em (USD)

11 520 000

4 800 000

57 600 000

10

4 800 000

57 600 000

18

10 560 000 1 056 000 (USD)

126 720 000 1 267 200 (USD)

Quadro n37 receitas (decorao)

N/o

Designao

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14

Bolo de casamento Bolo de aniversario Bolo de Chocolate Bolo de Fio de ovo Bolo de Ginguba Bolo de banana Rei Salgados Fatias de peixe Fatias de peixe Fatias de frango Bolinhos Fritos Empadas Total em (kz) Total em (USD)

Produ o diria 40 40 30 30 30 40 30 300 100 100 500 100 500

Preo de Valor cada mensal produto 8 000 9 600 000 8 000 9 600 000 7 000 8 000 7 000 7 000 8 000 100 50 50 50 50 50 6 300 00 7 200 000 6 300 00 8 400 000 7 200 000 300 000 150 000 150 000 7 500 000 150 000 750 000 63 600 000 636 000

Valor anual

115 200 000 115 200 000 75 600 000 86 400 000 75 600 000 100 800 000 86 400 000 3 600 000 1 800 000 1 800 000 90 000 000 4 500 000 9 000 000 764 000 000 7 640 000 27

A conta de explorao provisional de um projecto constitui uma sistematizao dos proveitos e custos anuais para o clculo dos resultados potenciais e determinao da rentabilidade. Tambm importa que o andamento da elaborao deste projecto. Esses proveitos e custos so previstos com vista o bom funcionamento da futura empresa e com elas sentimos a obrigao de analisar a capacidade do projecto e gerar fluxos financeiros (receitas em perodos prximos para poder cobrir as despesas anteriormente despendidas). Estes fluxos financeiros gerados durante um perodo de actividades so chamados cash-flow, para isso temos os clculos na conta de explorao provisional.

28

2.9.2 Quadro n 38 conta de explorao provisional


Rubricas receitas Anos 1 8.907.200,00 2 9.085.344,00 custos 900.000,00 900.000,00 900.000,00 900.000,00 5.000,00 5.000,00 25.000,00 25.000,00 45.000,00 45.000,00 35.000,00 35.000,00 250.000,00 250.000,00 494.364,40 495.364,40 62.000,00 62.000,00 6.190.835,60 6.367.979,60 103.032,00 103.032,00 734.034,64 734.034,64 5.353.768,96 5.530.912,96 1.873.596,70 1.973.347,09 3.480.172,26 3.557.565,87 103032 103032 3.583.204,26 3.660.597,87 0,909 0,826 3.257.132,67 3.023.653,84 3 9.357.904,30 900.000,00 900.000,00 5.000,00 25.000,00 45.000,00 35.000,00 250.000,00 495.364,50 62.000,00 6.640.539,80 103.032,00 734.034,64 5.803.473,16 1.999.544,50 3.803.928,66 103032 3.906.960,66 0,751 2.934.127,46 4 9.638.641,10 900.000,00 900.000,00 5.000,00 25.000,00 45.000,00 35.000,00 250.000,00 495.364,50 62.000,00 6.921.276,60 103.032,00 734.034,64 6.084.209,96 2.064.413,90 4.019.796,06 103032 4.122.828,06 0,683 2.815.891,56 5 9.927.800,30 900.000,00 900.000,00 5.000,00 25.000,00 45.000,00 35.000,00 250.000,00 495.364,50 62.000,00 7.210.435,80 103.032,00 734.034,64 6.373.369,16 2.130.580,70 4.242.788,46 103032 4.345.820,46 0,621 2.698.754,51

mat 1 decorao mat 1 pastelaria gasolina gasleo electricidade gua comunicao salrios outros custos Resultado Bruto de explorao amortizaes reembolso do financiamento Result. Antes imposto Imposto industrial 35%

Resultado Lquido Amortizaes de reentegrao Cash-flow do investimento taxa de actualizao 10% Cash-flow Actualizado dos Cash-flow Actualizados

14.729.560,04

2.9.3 Anlise de rentabilidade O princpio de avaliao de um projecto de investimento aceita a analise das receitas geradas no perodo em causa mas ou menos longo e comparado com as despesas de investimento efectuado. Os mtodos actualmente utilizados para apreciar a oportunidade de um investimento diferem entre si baseamo-nos avaliar os principais em razo da sua frequncia de utilizao e do valor.

29

Determinao do valor actual lquido (V.A.L) Este critrio constitui um conceito do valor actual. O seu clculo pressupe os seguintes passos: Em primeiro lugar a escolha de taxa de juro adequado Em segundo lugar clculo do valor actual do fluxo de receitas Do fluxo de receitas que se espera obter atravs do investimento Em terceiro lugar calculo do valor actual das despesas que o investimento exige. Determinao do VAL1

O Somatrio dos cash-flow actualizados = 14.729.560,04

VAL1=14.729.560,04 - 6 300 000 VAL1= 8.429.560,04

ndice de rentabilidade IR =

30

2.9.5 Perodo de recuperao de investimento Este critrio destina-se a determinar o tempo de recuperao do capital investido. Tendo em conta a durao do projecto ou a vida do projecto d-nos o prazo durante o qual capital investido recuperado, apresenta-se com a seguinte frmula:

PRCI = N PRCI = 5 = 2,138

PRCI = 2,138 Isto significa que o capital investido no projecto ser recuperado em 2 (dois anos), 1 ms e 19 dias, as 16 horas, 19 minutos e 12 segundos. De acordo com este modo de avaliao o investimento aceitvel, visto que o perodo de recuperao do capital investido inferior ao nmero de vida til do projecto previsto.

31

2.10 Estudo econmico

2.10.1 Princpios gerais

importante a este trabalho distinguir o estudo econmico do estudo financeiro porque poucas vezes, o impacto do investimento coincide com a economia nacional ou local. De um forma geral os lucros representados pelas empresas na sua contabilidade, no reflectem os custos e benefcios para a colectividade. Por outra parte, toda nova actividade numa empresa provocam um desenvolvimento de actividade em montante e a jusante deste: fornecedores, transportadores empresas de construes, etc. Em quanto o estudo financeiro tem por objectivo velar pela rentabilidade dos capitais investidos ao equilbrio financeiro dos servios encargos de gerir os objectivos. A avaliao econmica procura ajudar e a seleccionar os projectos que trazem maior contribuio do desenvolvimento econmico. A rentabilidade financeira de um projecto aparece com condio necessria para a realizao e a boa gesto do projecto pelos agentes econmicos. Mas no caso de um projecto isto no suficiente e satisfatrio o que importa que o projecto esteja interessante pela colectividade. Examinarse-a o valor acrescentado criado pelo projecto assim como a sua repartio. Geralmente recorre-se a dois mtodos para esta avaliao: o dos efeitos e mtodo dos preos de referncia. 2.10.2 Mtodo dos efeitos Trata-se de desenvolvimento as vantagens e os custos de projecto, colocando-se no ponto de vista da poltica e desenvolvimento econmico. Portanto vai-se comparando situao sem do nvel macroeconmico ou directamente afectados. Para fazer esta comparao preciso: Justificar as diferenas significativas entre a situao econmica sem e ou com o projecto. A decorao e pastelaria em que estamos a referir preciso que ocupa uma vasta rea onde reside muita populao, podemos dizer que sem o projecto a populao poderia utilizar esta rea duma forma no apropriada , mas com o presente projecto eles tem este directo de satisfazer as

32

suas necessidades neste ramo de actividade. Com projecto tambm podemos destacar alguns benefcios a esta populao. Tais como: o emprego oferecido e porque no existe na nossa provncia uma empresa de gnero constatando-se de certo modo existncia de muitos a utilizarem os nossos servios. Se falarmos dos mtodos dos efeitos teremos o seguinte: a) Efeitos primrios directos: so aqueles que tm expresso imediata na contabilidade do produtor so, so determinadas a partir da conta de explorao provisional (encargos e recitas do projecto) b) Efeitos primrios indirectos: so os que tem expresso directa na actividade de outra empresa ou agentes econmicos pela compra ou venda de bens e servios necessrios na criao e explorao do projecto. Podem ser localizados estes efeitos a montante (emprstimos fornecedores de combustvel pr exemplo e outros servios que os nossas actividades consumiria) e a jusante relacionada com as empresas que vo transportar os produtos) c) Efeitos induzidos ou secundrios: os que tem efeito no lanamento de actividades novas ou dinamizao das j existentes mas no relacionadas directamente com o projecto ou aplicao posterior pelas empresas ou agentes do rendimentos gerados directamente pelo projecto.

2.10.3 Determinao do valor acrescentado Aqui queremos apresentar o que a realizao do projecto vai trazer na economia nesta parcela do pas onde o valor acrescentado resulta da diferena entre o valor do produto acabado e o custo do consumo (matria prima). Significa que o acrscimo do valor resultante da transformao da matria-prima em produto acabado.

33

Quadro n40 determinao Do valor acrescentado


Rubricas Ano1 Famlias Estado 495000 Ano2 495000 Ano3 495000 Ano4 495000 Ano5 495000 Total 2475000

1877461 1877461 1877461 1877461 1877461 9387305

Empresa 1974764 2038515 2100717 2165582 2231748 10511326 VAB 4347225 4410976 4473178 4538043 4604209 22373631

Fonte quadro de explorao provisional

A diferena entre o valor da produo final e custo do consumo intermdio constitui o valor acrescentado, e o acrscimo do valor resultando da transformao da matria-prima em produto final. Este valor superior ao valor propriamente dito. 2,10.3 Impacto do projecto na formao do valor acrescentado a relao entre o valor acrescentado mdio em condies de funcionamento de explorao e a soma investida dada por:

Onde I representa o montante do capital investido. 1 Capital/produto = Capital produto = = 0,28 (coeficiente mdio capital/produto)

Isto implica que o produto tem uma rotao ou gera 0,28 vezes a soma investida. O inverso deste coeficiente o chamado coeficiente de intensidade do

capital mede a eficcia do uso do capital na criao do produto. E uma outra medida a chamada taxa interna social. 2 Coeficiente de intensidade/ capitalista = Coeficiente de intensidade/ capitalista =
= 3,55

34

Efeito do projecto em termos de emprego. Neste caso poder-se-o considerar indicadores como: Produtividade da mo-de-obra = Onde L e o numero de empregos criados pelo projecto. Produto/emprego = Produto/emprego = = 315 121,5

Isto implica que o nmero de postos de trabalho criados gera 315 121,5 USD do valor acrescentado mdio. Intensidade de factor trabalho = Intensidade de factor trabalha = Efeito distributivo do projecto Onde W so salrios pagos Distribuio/produto = = 0,05 (efeito distributivo do projecto) = 88732.394

35

Quadro n 41 sntese de dados.


Dados gerais Linha Perodo de carncia Prazo de reembolso Garantia 1 5

Montante do 6300000 investimento Parcela mxima 40% financiavel Valor do 2520000 financiamento Down paymeent 0%

Tranche Ano Anos

Hipoteca de equipamentos

ndices financeiros Taxa de juros 14% Ano (nominal) nas operaes empregados financiamento VAL 1621 516,3 11,066 TIR Ao ano 1,257 IR Ao ano PRCI Anos meses dias horas e minutos 3,97 ndices econmicos 0,28 3,55 Encargos financeiros 315121,5 0,05 88732,39 Coeficiente mdio capital-produto Coeficiente de intensidade capitalista Postos de trabalho Produtividade mdia da mo-de-obra Efeito distributivo do projecto Intensidade factor trabalho de

36

Quadro n 42 sntese critica do projecto Foco de anlise Comentrios O projecto apresenta uma taxa de rentabilidade ao ano, que consideramos aceitvel, se tiver em conta o perodo de explorao do investimento e a taxa de juros de financiamento do projecto e que permitira cobrir os capitais alheios envolvidos no mesmo. Por outro lado ela apresenta uma receita aceitvel se levarmos em considerao o investimento inicial e os custos envolvidos no projecto. de O projecto ira vocacionar-se na produo de alimentos (bolos, diversos) decorao e preparao de ambientes festivos e cerimoniais (decorao). O pblico-alvo para o presente projecto sero as empresas do ramo da hotelaria e toda populao em geral sobre tudo a pessoas que festejam e de ministrios e empresas que gostam decorar os gabinetes. Foram utilizados valores compatveis com aqueles praticados no mercado. Criar-se-o equipas que passaro a ir ao encontro dos consumidores que passaro a contactar-nos No existem empresas de prestao de assistncia tcnica aos equipamentos.

ndices econmicos financeiros

Ambiente de negcios Produtos e prestao servios

Mercado

Preos Distribuio

Fornecedores

Fonte: ndices financeiros e econmicos

37

Concluso Todo trabalho apresenta-se obedecendo algumas regras cientficas, depois de calculados os indicadores de rentabilidade favorveis ao nosso estudo chegam as seguintes concluses: Existe maior procura de servios de decorao e de produtos da pastelaria que servem de alimentao de muita gente na nossa cidade contar os outros municpios e as provncias circo vizinhas. A comercializao de produto favorvel visto que os bolos e outros da pastelaria so utilizados todos os dias. Em termos de decorao numa cidade como a nossa habitada por muita gente no se passa uma semana sem haver uma festa, um evento, casamento que precisa dos nossos servios. O nosso projecto apresenta-se oportuno, no s no que concerne a rentabilidade que o promotor espera como objectivo principal alcanar mas tambm na vertente econmica, dar benefcios aos consumidores da regio, atravs de 71 postos de trabalho directos e tanto outros indicadores e aumento considervel de impostos a pagar ao Estado o aumento destes bens e servios, contribuindo assim o crescimento scio econmico da provncia e do pas em geral.

38

Bibliografia 1- A ABECASSIS, Fernando; CABRAL, Nuno. Anlise econmica e financeira do projecto. 3.ed. Lisboa fundao Calouste gulber, 1992. 2- A ABECASSIS, Fernando; CABRAL, Nuno. Anlise econmica e financeira do projecto. 3.ed. Lisboa fundao Calouste gulber, 2009 3- Azevedo, Carlos A; Moreira, AZEVEDO Ana Gonalves metodologia cientfica: contributo prtico para elaborao de trabalhos acadmicos 7ed. Lisboa UCE, 2004. 4- Alberto Marques. Concepo e anlise de projectos de

investimento.2.ed. Lisboa 2000. 5- Barros Hlio anlise de projectos de investimento Lisboa, 1999. 6- Barros Hlio anlise de projectos de investimento Lisboa, 2005 7- Caleiro, A. Analise custo beneficio2005 8- Dasilva D. Hlder Matos tecnologia 10 ano textos editora Lda. 1997. 9- Capitaya, Francisco ABC metodologia de trabalho 4.ed. Lobito. 10- Soares, Isabel e tal. Decises de investimento e anlise financeira do projecto, Lisboa 2000. 11- Viana oliveira de almeida metodologia de trabalho cientfico. So Paulo; editora pedagogia universitria.

39

NDICE

Introduo 01- Problemtica ..2 02- Hiptese .........2 03- Objectivo .3 04- Metodologia........3 05- Delimitao..............................3 06Dificuldades encontradas4 07divisao do trabalho...4 Capitulo I generalidades conceptuais.4 1.1 Conceito do projecto..4 1.2 Definio do projecto.4 1.3 Classificao do projecto..4 1.4 Conceito de investimento..5 CapituloII projecto de implementao de uma empresa de decorao e pastelaria na cidade do uige em 2011 a 2015..6 2.1 Classificao do investimento...7 2.2 Estudo do mercado.8 2.2.1 Estrutura do mercado.9 2.3 Apresentao do projecto10 2.4 Produo da pastelaria e decorao na cidade do uige10 2.4.1Capacidade instalada 11 2.5 Estudos Tcnicos 11 2.5.1 Gesto de projecto .. 11 2.5.1Organizaao de recursos humanos .. 11 2.5.2 Organigrama da empresa .. 12 2.6 Dimenso do projecto. 13 2.6.1 Localizao do projecto... 14

2.6.2 Meios tcnicos e material.14


40

2.6.3 Quadro dos equipamentos..14 2.7 Amortizao de equipamentos...16 2.7.1 Amortizao de alguns equipamentos de decorao 17 2.8 Amortizao de alguns equipamentos de pastelaria 18 2.8.1 Custos de investimento ...23 2.8.2 Custos financeiros 23 2.8.3 Financiamento do projecto . 24 2.8.4 Auto financiamento . 24 2.8.5 Reembolso do financiamento 24 2.9 Oramento de despesas e receitas anuais 25 2.9.1 Oramento das receitas anuais 26 2.9.2 Conta de explorao provisional .. 29 2.9.3 Analise de rentabilidade .29 2.9.4 Determinao da taxa interna de rentabilidade .30 2.9.5 Perodo de recuperao do investimento 32 2.10 Estudo econmicos . 33 2.10.1 Princpios gerais 33 2.10.2 Mtodo dos efeitos 33 2.10.3 Determinao do valor acrescentado 34 2.10.4 Impacto do projecto na formao do valor Acrescentado...35 Concluso ...39 Bibliografia .. 40

41

You might also like