You are on page 1of 12

MINISTRIO DA EDUCAO

SECRETARIA DE EDUCAO MDIA E TECNOLGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAO, CINCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS CURSO TCNICO EM QUMICA

OXI-REDUO

LVIA ANTNIA DE MELLO SARAIVA

ORIENTADOR: ROMILDO JOS DA SILVA

MANAUS 2012 LVIA ANTNIA DE MELLO SARAIVA

OXI-REDUO

MANAUS 2012 INTRODUO A corroso um processo de deteriorao dos metais, provocada por processos eletroqumicos (reaes de oxi-reduo), que produz alteraes prejudiciais e indesejveis nos elementos estruturais. Ela o processo inverso da Metalurgia Extrativa, em que o metal retorna ao seu estado original. O produto da corroso um elemento diferente do material original, a liga acaba perdendo suas qualidades essenciais, tais como resistncia mecnica, elasticidade, ductilidade, esttica, etc. O ferro, por exemplo, enferruja porque se estabelece uma pilha entre um ponto e outro do objeto de ferro. O ferro sempre contm pequenas impurezas (incluindo-se outros metais). Admite-se por isso que o ferro, de um lado, e as impurezas , de outro, funcionam como dois polos de uma pilha, possibilitando reaes do tipo: Reao no anodo: Fe2 2 Fe3+ + 6eReao no catodo: 32 O2 (do ar) + 3 H2O + 6e- 6OHReao Global: 2Fe + 32 O2 + 3 H2O 2 Fe(OH)3 Na verdade, as reaes so mais complicadas; parte do ferro oxidada a Fe2+ e parte a Fe3-, de sorte que a ferrugem uma mistura de xidos e hidrxidos de ferro II e ferro III. Alm do ferro e do ao, outros metais e ligas metlicas tambm sofrem corroso. No entanto, no estudo da corroso, interessante constatar que objetos de alumnio no se oxidam com facilidade apesar de o alumnio ser mais reativo do que vrios metais comuns. A proteo mais comum contra a corroso a pintura. Em portes e grades de ferro, por exemplo, usual lixar o metal (para eliminar a pelcula de ferrugem j formada) e aplicar em seguida, uma ou mais demos de tinta base de zarco (Pb3O4). E por fim, aplicar tintas especiais, na cor desejada. Reaes que ocorrem com transferncia de eltrons, so chamadas de reaes de xido-reduo. As substncias que perdem eltrons, nas reaes de xido-reduo, so chamadas de agentes redutores e as que recebem eltrons chamam-se agentes oxidantes. O termo oxidao refere-se a qualquer transformao qumica onde haja um aumento do nmero de oxidao. Por exemplo, quando o gs hidrognio reage para formar gua, o Nox dos tomos de hidrognio passa de zero para mais um; diz-se ento que o hidrognio sofreu oxidao. Emprega-se o termo reduo sempre que haja diminuio do Nox. Por exemplo, quando o oxignio reage para formar gua, seu Nox passa de zero menos dois; como houve um decrscimo do Nox, diz-se que o oxignio foi reduzido. Nos processos de xido-reduo, o aumento ou diminuio do Nox proveniente de uma transferncia de eltrons de um tomo a outro.

O agente oxidante, numa reao de xido reduo, provoca oxidao da outra substncia ao passo que o agente redutor provoca a reduo da outra substncia. O cientista Linus Pauling, por meio de experincias ordenou os elementos de acordo com sua reatividade qumica, que expressa a facilidade com que eles perdem eltrons (oxidao). Cs Li Rb K Ba Sr Ca Na Mg Be Al Mn Zn Cr Fe Cd Co Ni Sn Pb H Sb Bi Cu Hg Ag Pd Pt Au A ordem em que aparecem os metais nesta fila de reatividade depende de seu carter metlico. Quanto mais reativo for o metal, maior ser o seu carter metlico. O carter metlico na verdade um conjunto de propriedades baseadas na seguinte idia: um elemento ser tanto mais metlico quanto maior for a sua capacidade de perder eltrons. Esta reatividade est relacionada com as propriedades peridicas, tais como eletronegatividade e energia de ionizao. A oxidao e a reduo sempre ocorrem simultaneamente e um processo deve compensar o outro.

OBJETIVOS GERAL

ESPECFICO Verificar, experimentalmente, a tendncia que apresentam as substncias oxidao e reduo, bem como os produtos de uma reao de xido reduo. JUSTIFICATIVA

MATERIAS E REAGENTES

06 - Tubos de ensaio 01 - Estante para tubos de ensaio 01 - Trip de ferro 01 - Tela de amianto 01 - Bico de Bunsen01 - Becker de 50 mL Pipetas graduadas de 10 mL 01 - Pina de madeira 01 - Tiras de papel de filtro 01 - Magnsio em fita Soluo de sulfato de cobre 0,5 M CuSO4 cido clordrico concentrado HCl Soluo de iodeto de potssio 0,5 M KI Clorofrmio CH2Cl2 PA Soluo de permanganato de potssio 0,1 M KMnO4 gua de cloro Dixido de mangans solido MnO2 gua oxigenada H2O2

Soluo de cido sulfrico 3 M H2SO4

Soluo de sulfato ferroso 0,5 M FeSO4 Soluo tiocianato de amnio 0,05 M NH4SCN cido ntrico concentrado HNO3

Soluo de dicromato de potssio 0,1 M K2Cr2O7

PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

I.

Preparo de Solues

A) Soluo de Sulfato de Cobre 0,5 M

Aps realizar-se a pesagem em uma balana analtica, dissolvem-se cerca de ______g de sulfato cprico hidratado em gua e completa-se a ________ mL.

B) Soluo de Iodeto de Potssio 0,5 M

Seca-se o iodeto de potssio puro a 110 C durante 4 horas (ESTUFA OU DESSECADOR????), dissolvem-se, aps a pesagem em uma balana analtica, __________g em gua e completa-se a _____ mL.

C) Soluo de Permanganato de Potssio 0,1 M

Aps realizar-se a pesagem em uma balana analtica, dissolvem-se ___g de permanganato de potssio em gua e completa-se a ___ mL.

D) Soluo de cido Sulfrico 3,0 M

Com o auxlio de uma pipeta volumtrica (____mL), transfere-se _____mL da soluo de cido Sulfrico Concentrado para um balo volumtrico ( ____mL) contendo cerca de 200 a 300 mL de gua. Completa-se o volume do balo com gua destilada e, aps fech-lo bem, homogeneza-se a soluo.

E) Soluo de Sulfato Ferroso 0,5 M

Aps realizar-se a pesagem em uma balana analtica, dissolvem-se cerca de ___g de sulfato ferroso hidratado em soluo mista de ____(90) mL de gua fria previamente fervida e _____(10) mL de H2SO4 concentrado.

F) Soluo de Tiocianato de Amnio 0,05 M

Aps realizar-se a pesagem em uma balana analtica, dissolvem-se cerca de ___g de tiocianato de amnio comercial em gua e completa-se a ______mL.

G) Soluo de Dicromato de Potssio 0,1 M

Aps realizar-se a pesagem em uma balana analtica, dissolve-se cerca de ____g de dicromato de potssio em gua e completa-se a ____mL.

II. Procedimentos Experimentais

1. Colocou-se 2 mL de soluo de sulfato de cobre em um tubo de ensaio.

Adicionou-se uma pequena tira de magnsio soluo. Observou-se durante 15 min.

2. Colocou-se uma ponta de esptula de MnO2 em um tudo de ensaio. Adicionou-se

cerca de 2 mL de HCl concentrado. Deixou-se reagir durante aproximadamente 3 minutos.

3. Embebedou-se uma tira de papel de filtro em uma soluo de KI e colocou-se na

boca do tubo do item anterior e que est liberando gs cloro. Observou-se o escurecimento do papel devido a formao de iodo.

4. Colocou-se 2 mL de soluo de KI em um tubo de ensaio. Adicionou-se 2 mL de

gua de cloro. Observou-se o que ocorreu. Posteriormente adicionou-se soluo 2 mL de CH2Cl3, agitou-se e a colorao foi observada.

5. Colocou-se 2 mL de soluo de KMnO4 em um tubo de ensaio. Adicionou-se 1

mL de soluo de H2SO4. Adicionou-se 2 mL de H2O2 e observou-se.

6. Colocou-se 2 mL de soluo de FeSO4 em um tubo de ensaio. Adicionou-se 1

mL de soluo de H2SO4. Adicionou-se 2 mL de H2O2 e Observou-se.

7. Adicionou-se no tubo do experimento 6 algumas gotas de NH4SCN. Observou-

se a mudana de colorao.

8. Colocou-se 2 mL de cido ntrico concentrado em um tubo de ensaio.

Adicionou-se uma apara de cobre. Observou-se a colorao do gs desprendido.

9. Colocou-se 8 mL de soluo de K2Cr2O7 em um Bquer de 50 mL. Adicionou-se

4 mL de soluo de H2SO4. Adicionou-se 4 mL de lcool etlico. Fez-se um aquecimento brando, com auxlio do bico de Busen e tela de amianto, at a mudana de colorao.

III. Discusso dos Resultados

1. No experimento 1, o magnsio metlico reagiu com o cobre, pois, eliminava

bolhas e produziu um precipitado preto sulfato de magnsio. O magnsio mais reativo que o cobre por pertencer aos metais alcalino-terrosos, portanto o magnsio doa eltrons ao cobre.

Semi-reao de oxidao: Mg(s) Mg2+ + 2 eSemi-reao de reduo: Cu2+ + 2 e- Cu(s) Equao global: Mg(s) + Cu2+ Mg2+ + Cu(s) ou Mg(s) + CuSO4 MgSO4 + Cu(s)

2. No experimento 2, notou-se uma colorao esverdeada. O agente oxidante o

MnO2, pois o Nox do mangans variou de 4+ para 2+, indicando sua reduo. Portanto, a oxidao do cloro foi provocada pelo MnO2 em que o agente redutor o cido clordrico, pois o Nox do cloro variou de 1- para zero, indicando sua oxidao, assim, a reduo do mangans foi provocada pelo HCl(aq).

Reao: 2 HCl + MnO2 Cl2 (g) + MnO + H2O

3. No experimento 3, comprovou-se a liberao de gs Cl2(g). Ao embebedar uma

tira de papel filtro em uma soluo de KI e coloca-la em cima do tubo de ensaio da experincia anterior, notou-se a formao de uma colorao escurecida, proveniente da formao de iodo. O cloro sofreu reduo e o iodo sofreu oxidao.

Semi-reao de Oxidao: 2I-(aq) I2(g) + 2eSemi-reao de Reduo: Cl2(g) + 2e- 2Cl-(aq) Equao Global: 2I-(aq) + Cl2(aq) I2(g) + 2Cl-(aq) ou Cl2(g) + 2KI(aq) I2(g) + 2KCl(aq)

4. No experimento 4, a soluo de iodeto de potssio, em contato com a gua de

cloro, apresentou uma colorao amarelada, que caracterstica do cloreto. No entanto, ao adicionar o CH2Cl3 a soluo passou a ter uma colorao laranja escuro. Isso ocorreu pois o iodo, que at ento estava insolvel em gua, dissolveu-se ao entrar em contato com o clorofrmio e acelera esse procedimento por conta da presena de um sal (iodeto).

5. No experimento 5, o KMnO4, agente oxidante, Mn com carga 7+, em soluo

com H2SO4, apresentou uma cor roxa. No momento em que o Perxido de Hidrognio (H2O2), agente redutor, entrou em contato com a soluo, o Mn passou a ter uma carga 2+ no MnSO4, o qual incolor. Percebeu-se, tambm, o desprendimento de gs.

Equao: 2 KMnO4 + 3 H2SO4 + 5 H2O2 ----> K2SO4 + 2 MnSO4 + 8 H2O + 5 O2

6. No experimento 6,

7. D 8. No experimento 8, ao colocar cido ntrico junto ao cobre que estava no tubo de

ensaio, verificou-se a liberao de alguns gases de cor castanho amarelada numa soluo que apresentou cor verde lima. O cido ntrico reagiu com o cobre dando origem outras substncias, uma delas o Nitrato de Cobre II, responsvel pela colorao da soluo. Reao: Cu + HNO3 Cu(NO3)2 + NO2 + H2O

9.

CONCLUSO

REFERNCIAS

http://www.cocminas.com.br/arquivos/processos_seletivos/Janeiro_de_2011_ UFU/QUIMICAJAN2011.pdf

http://www.cesec.ufpr.br/metalica/patologias/corrosao/corrosao-texto.htm

ANEXOS

You might also like