You are on page 1of 17

GADAMER E HABERMAS: OS ATRITOS DA LINGUAGEM

GADAMER AND HABERMAS: LANGUAGE AND ITS FRICTIONS

Laurenio Leite Sombra*


___________________________________________________________________________
RESUMO: Esse trabalho busca discutir o famoso debate entre Gadamer e Habermas, impulsionado por questionamentos de Habermas ao possvel conservadorismo de concepes de Gadamer como preconceito e tradio, bem como pelo fato de que a hermenutica ignora implicaes importantes da hermenutica profunda derivada da psicanlise e do marxismo. Aborda e comenta as linhas de argumentao de cada autor, e as implicaes e possveis aprendizados advindos desse debate. Aponta o debate como base para uma discusso tica e poltica importante, ainda nos nossos tempos, seja pela forma que o debate apresenta, seja pelas reflexes do seu contedo. PALAVRAS-CHAVE: Gadamer. Habermas. Hermenutica. Poltica. ABSTRACT: This paper aims to discuss the famous debate among Gadamer and Habermas, stimulated by Habermass critics to the alleged conservatiness from concepts such as prejudice and tradition, also including the fact that hermeneutics passes over important implications from deep hermeneutics, product from psychoanalysis and Marxism. It broaches and comments each authors argumentation and the implications and possible learning due to the debate. Moreover, it maintains this debate as an important substratum for an ethical and political discussion, in terms of content but also in its very configuration. KEY WORDS: Gadamer. Habermas. Hermeneutics. Politics.

___________________________________________________________________________

Os princpios do debate

Como bem observou Stein1, chegamos a uma poca de fim da metafsica e crise do fundamento. Neste sentido, a referncia a uma verdade estvel, ontologicamente estabelecida, perdeu o seu poder na reflexo filosfica. Este dado histrico, embora fundamentado pela crtica kantiana e sua negao de qualquer possibilidade de acesso coisa em si, ganhou fora no final do sculo XIX (por exemplo, no perspectivismo nietzschiano) e, principalmente, no incio do sculo XX. A materializao dessa crise de fundamentos pode ser vista, por exemplo, com os jogos de linguagem de Wittgenstein ou com o Ser e Tempo, de
*

Mestrando em Filosofia-Unb Contato: lausombra@hotmail.com

INTUITIO

ISSN 1983-4012

Porto Alegre

V.1 - No.2

Novembro 2008

pp. 171-187

Laurenio Leite Sombra Gadamer e Habermas: os atritos da linguagem

Heidegger (um ser conhecido historicamente, e que j no representava uma estabilidade ontolgica). No toa, o Sculo XX viu uma grande renovao no papel da linguagem (na chamada virada lingstica). Ela passou a ser o horizonte de reflexo da pesquisa filosfica. Como afirma Oliveira, representou uma mudana de entender a prpria filosofia e na forma de seu procedimento2, em contraposio a pesquisas anteriores voltadas natureza, essncia das coisas ou dos entes, ou ao conhecimento epistemolgico parte do sujeito. Este um contexto importante para situarmos o debate ocorrido por dcadas (mais precisamente, entre os anos de 1960 e 1981, segundo Hammes3), entre dois dos mais expressivos filsofos do sculo passado, Gadamer e Habermas. Debate marcado por textos escritos por Habermas a partir da obra maior de Gadamer, Verdade e Mtodo4, e respondidos por Gadamer. Como afirma Hammes, o debate representou um caso exemplar de experincia hermenutica5, com vrias idas e vindas, e sugerindo um processo de aprendizado entre os autores. Mas o que interessa, aqui, discutir alguns dos termos fundamentais desse debate, e tentar obter algumas concluses poltico-filosficas dele, sob o pressuposto de que se trata de um momento relevante para a histria do pensamento do sculo XX, possibilitando aprendizados significativos. Acompanhando o caminho que o prprio debate tomou, esse texto parte da obra de Gadamer para, em seguida, apresentar as crticas empreendidas ao longo do tempo por Habermas, acompanhadas das respostas de Gadamer. Gadamer , portanto, a referncia terica a ser acompanhada, embora contraposta pelas crticas de Habermas. Habermas e Gadamer vm de lugares diferentes na filosofia. Habermas foi assistente de Adorno, um dos expoentes da escola de Frankfurt, estudou a economia marxista, a psicanlise de Freud e a sociologia de Weber, Durkheim e Parsons6. Partiu de um olhar que privilegiou parte importante das cincias humanas do sculo XX, alimentado pelo marxismo e pela teoria crtica. Buscou, em toda a sua vida, um dilogo com a cincia, particularmente as cincias sociais. Um aspecto importante do seu pensamento foi a busca de uma garantia transcendental para seus esforos, universalmente vlida7. medida que ele se aproxima dos fundamentos de uma filosofia da comunicao, essa garantia vai tornando-se a referncia de
1 2

STEIN, E. "Dialtica e Hermenutica: uma controvrsia sobre mtodo em filosofia". p. 98 OLIVEIRA, M. A. Reviravolta Lingstico-Pragmtica na Filosofia Contempornea. p. 12. 3 HAMMES, I. O Debate Habermas-Gadamer. p. 7. 4 GADAMER, H. G. The Relevance of the Beautiful and Other Essays. Cambridge University Press, 1986. 5 HAMMES, I. O Debate Habermas-Gadamer. p. 7. 6 INGRAM, D. Habermas e a Dialtica da Razo. p. 15.

INTUITIO

ISSN 1983-4012

Porto Alegre

V.1 - No.2

Novembro 2008

pp. 171-187

Laurenio Leite Sombra Gadamer e Habermas: os atritos da linguagem

um discurso sem restries, imbudo de um interesse emancipatrio. Habermas vai desenvolvendo a idia de uma comunidade lingstica, que deve ser pensada em torno da busca de construo de um consenso. A referncia transcendental serve de base para se conhecer as distores comunicativas da comunidade real. Nesse sentido, ganha vulto a crtica das ideologias de herana marxista e a psicanlise como paradigma metodolgico para a reflexo crtica8. Gadamer vem de uma herana diferente. Ele um fillogo, que remonta sempre tradio do pensamento ocidental, passando por experincias fundamentais como a filosofia grega e o humanismo cristo. Acima de tudo, assume sua dvida com Dilthey, Husserl e Heidegger, como pode ser visto abaixo:
A conscienciosidade da descrio fenomenolgica que Husserl nos tornou um dever, a abrangncia do horizonte histrico, onde Dilthey situou todo o filosofar, e, no por ltimo, a compenetrao de todos os impulsos, cuja iniciativa recebemos de Heidegger, h dcadas, assinalam o paradigma sob o qual se colocou o autor9.

Gadamer, assim, parte da historicidade hermenutica de Dilthey. Mas a fenomenologia de Husserl e principalmente, a virada filosfica de Heidegger, possibilitam uma outra radicalidade ao seu pensamento, no qual a prpria dicotomia sujeito-objeto rompida em prol de uma construo que se realiza a partir do dilogo entre os homens, que vai criando tradies sucessivas na histria, mediadas pela linguagem. A linguagem, para Gadamer, o meio em que se realiza o acordo dos interlocutores e o entendimento sobre a coisa10. Sobre essa base, se fundamenta a comunidade entre os homens e em seu consenso sobre o que bom e correto11. fundamental para a compreenso do pensamento de Gadamer entender que no se pode pensar numa verdade alm da linguagem. Ao contrrio, ela construda ali mesmo, nesse horizonte, dentro da histria da construo humana. Uma frase de Gadamer que se tornou antolgica, ser que pode ser compreendido linguagem12 resume, talvez, o esprito dessa compreenso de verdade que est j inserida no prprio crculo em que ela se constitui, no alm dele.
7 8

INGRAM, D. Habermas e a Dialtica da Razo. p. 30. INGRAM, D. Habermas e a Dialtica da Razo. p. 33. 9 GADAMER, H. G. Verdade e Mtodo. p. 36. 10 GADAMER, H. G. Verdade e Mtodo. p. 560. 11 GADAMER, H. G. Verdade e Mtodo. p. 627.

INTUITIO

ISSN 1983-4012

Porto Alegre

V.1 - No.2

Novembro 2008

pp. 171-187

Laurenio Leite Sombra Gadamer e Habermas: os atritos da linguagem

Linguagem em Gadamer , acima de tudo, dilogo13. E o dilogo hermenutico se faz necessrio especialmente quando estamos lidando com uma tradio que no a nossa, por distncias que se estabelecem a partir do tempo (no nosso dilogo com a tradio), da relao com outros povos ou mesmo a partir da estranheza que surge da nossa relao com qualquer um. Somos ao mesmo tempo comuns e estranhos ao outro. Por isso podemos nos comunicar, por isso temos de transpor distncias, e da a necessidade da hermenutica. Um aspecto fundamental para pensarmos a crtica de Habermas a revalorizao da autoridade, da tradio e do preconceito, que Gadamer realiza, em oposio ao Aufklrung, que considera essas noes como negativas, algo a ser enfrentado. Gadamer entende a autoridade como a noo em que assumimos que o outro est acima de ns em juzo e perspectiva que [...] seu juzo [...] tem primazia em relao ao nosso prprio14. Ele acrescenta que poder dar ordens e encontrar obedincia parte integrante da autoridade. Mas isso somente provm da autoridade que algum [j] tem15. A tradio, por sua vez, uma autoridade que se tornou annima16. Uma afirmao importante para o debate quando Gadamer diz: a tradio sempre um momento da liberdade e da prpria histria. Tambm a tradio mais autntica e venervel [...] necessita ser afirmada, assumida e cultivada. A tradio essencialmente conservao e como tal sempre est atuante nas mudanas histricas17. E mais adiante:
Quando a vida sofre suas transformaes mais tumultuadas, como em tempos revolucionrios [...], conserva-se muito mais do que era antigo do que se poderia crer, integrando-se com o novo, numa forma de validez. Em todo caso, a conversao representa uma conduta to livre como a destruio e a

GADAMER, H. G. Verdade e Mtodo. p. 687. No toa que Gadamer inicia Verdade e Mtodo com o belo poema de Rilke, smbolo eminente do dilogo humano: Apanhar o que tu mesmo jogaste ao ar Nada mais que habilidade e tolervel ganho; Somente quando, de sbito, tens de apanhar a bola Que uma eterna comparsa do jogo Arremessa a ti, ao teu cerne, num exato E destro impulso, num daqueles arcos Do grande edifcio da ponte de Deus: Somente ento que saber apanhar uma grande riqueza, No tua, de um mundo. 14 GADAMER, H. G. Verdade e Mtodo. p. 419. 15 GADAMER, H. G. Verdade e Mtodo. p. 420. 16 GADAMER, H. G. Verdade e Mtodo. p. 421. 17 GADAMER, H. G. Verdade e Mtodo. p. 422.
13

12

INTUITIO

ISSN 1983-4012

Porto Alegre

V.1 - No.2

Novembro 2008

pp. 171-187

Laurenio Leite Sombra Gadamer e Habermas: os atritos da linguagem


inovao. Tanto a crtica tradio, como a sua reabilitao romntica, ficam muito aqum de seu verdadeiro ser histrico18.

Finalmente, a importncia da noo de preconceito. Gadamer define preconceito como um juzo que se forma antes da prova definitiva de todos os momentos determinantes segundo a coisa19. Mas, partindo da concepo de Heidegger, ter uma concepo prvia um princpio ontolgico. No h possibilidade de se partir de outro lugar que no os prprios preconceitos. Para Gadamer, so os preconceitos no percebidos os que [...] nos tornam surdos para a coisa de que nos fala a tradio20. Os preconceitos tm uma legitimidade e uma positividade, a depender de como se lida com ele. Com noes como essas, Gadamer constri um olhar hermenutico, que parte do nosso dilogo com a tradio (em constante fuso de horizontes21), transformando-a, mas acima de tudo, valorizando-a, em contraposio a um ideal iluminista de rompimento com os preconceitos e a tradio, sob a luz da razo. Nessa perspectiva, Gadamer busca um fundamento ontolgico ao processo de compreenso humana, anterior s cincias22. a partir dessas concepes, que Habermas confecciona a sua crtica, tema que ser abordado em seguida. Antes, cabe descrever, inspirado em Gadamer, uma situao que talvez seja desnecessria, porque explcita. Como autor desse artigo, tambm parto dos meus preconceitos. E o mais bvio certa predileo por Gadamer, um dos autores por quem tenho dedicado minhas pesquisas. Partindo disso, esse texto baseia-se na obra de Gadamer para discutir as crticas que so formuladas em torno da sua obra.

A obra em si de Habermas no objeto dessa anlise, exceto no que ela apresenta de crtica a Gadamer. Parece, por outro lado, que o prprio debate Habermas-Gadamer teve esse sentido. Ele partiu de Verdade e Mtodo e girou em torno da obra de Gadamer, o que no o impediu de influenciar a obra prpria dos dois autores. Talvez compreender claramente esse preconceito me tenha permitido distinguir aspectos fundamentais da crtica habermasiana, que permitem enriquecer a hermenutica filosfica.

18 19

GADAMER, H. G. Verdade e Mtodo. p. 423. GADAMER, H. G. Verdade e Mtodo. p. 407. 20 GADAMER, H. G. Verdade e Mtodo. p. 406. 21 GADAMER, H. G. Verdade e Mtodo. p. 457.

INTUITIO

ISSN 1983-4012

Porto Alegre

V.1 - No.2

Novembro 2008

pp. 171-187

Laurenio Leite Sombra Gadamer e Habermas: os atritos da linguagem

Os pontos do debate.

O livro Dialtica e Hermenutica uma coletnea de artigos de Habermas que avaliam e criticam a hermenutica de Gadamer. Ele compe os artigos Sobre Verdade e Mtodo, de Gadamer, de 1967; A Pretenso da Universalidade da Hermenutica, de 1970; Hans-Georg Gadamer: Urbanizao da Provncia Heideggeriana, de 1979, e Hermenutica Filosfica. Leitura Tradicional e Leitura Crtica, de 1981, como parte do livro Teoria da Ao Comunicativa. Um processo to longo, intermediado por respostas de Gadamer (no Verdade e Mtodo II, h Retrica, Hermenutica e Crtica da Ideologia Comentrios Metacriticos na Verdade e Mtodo I, de 1967, e Rplica a Hermenutica e Crtica da Ideologia, de 1971) certamente pressupe um enriquecimento do debate e um aprendizado dos autores23, mas o objetivo aqui tratar as crticas postas de forma mais sincrnica, sem tanta preocupao com a evoluo histrica do debate. Coloquemos, em seguida, os principais aspectos postos por Habermas.

1. Crtica a certa desqualificao das cincias pela hermenutica filosfica.

Para Habermas,

a confrontao de Verdade e Mtodo no deveria ter induzido Gadamer a contrapor abstratamente a experincia hermenutica ao conhecimento metdico como um todo. Este , afinal, o cho das cincias hermenuticas [...]. A reivindicao que a hermenutica legitimamente faz valer contra o absolutismo [...] de uma metodologia geral das cincias no dispensa de todo o trabalho da metodologia e ser, como temos de temer, ou produtiva nas cincias, ou simplesmente no o ser24.

Mais adiante, ele presume que

as modificaes institucionais foradas pelo progresso cientfico-tcnico exercem sobre os esquemas lingsticos da concepo de mundo indiretamente uma influncia do mesmo tipo que outrora exerciam as
22

Ricoeur chega a afirmar que Verdade e Mtodo talvez fosse prefervel intitular-se Verdade OU Mtodo (1990, p. 38), aspecto criticado por Habermas. Como se ver, Gadamer recusa essa disjuntiva, apenas defende a primazia do ontolgico. 23 Hammes (2003) trata desse aprendizado hermenutico dos debatedores. A simples observao dos ltimos textos de Habermas j demonstra certo arrefecimento da crtica, muito embora parcialmente. 24 HABERMAS, J. Dialtica e Hermenutica: para a crtica da hermenutica de Gadamer. p. 14.

INTUITIO

ISSN 1983-4012

Porto Alegre

V.1 - No.2

Novembro 2008

pp. 171-187

Laurenio Leite Sombra Gadamer e Habermas: os atritos da linguagem


modificaes do modo de produo; pois a cincia se tornou a principal dentre as foras produtivas 25

Em a Pretenso de Universalidade, ele j aborda um outro aspecto:

evidente que a cincia moderna pode legitimamente pretender chegar a enunciados verdadeiros sobre as coisas atravs de procedimentos monolgicos, em vez de atentar para o espelho do discurso humano [...]. Dado que os sistemas cientficos de enunciados hipottico-dedutivos no so elementos do discurso, as informaes que podem ser derivadas destes sistemas se afastam do mundo da vida (Lebenwelt) articulado em linguagem natural26.

Parecem-me trs componentes diferentes da crtica. A primeira citao se refere importncia que Habermas atribui ao conhecimento metdico e crtica ao deslocamento, na filosofia de Gadamer, desse conhecimento a um status derivado. A segunda faz uma discusso que se insere dentro da prpria lgica gadameriana. O fato de que a cincia, ela mesma, inseriu-se na nossa tradio, no sendo possvel, portanto, desprez-la. A ltima, talvez a mais radical, questiona a prpria universalidade do pensamento de Gadamer, no momento que a cincia moderna cria uma linguagem prpria no acessvel formulao filosfica da hermenutica. Gadamer, em contraposio, afirma que Verdade e Mtodo I jamais considerou como excludente a contraposio implcita em seu ttulo27. Mais adiante refora a idia de que convm reconhecermos na linguagem, enquanto estrutura fundamental da sociabilidade humana, o a priori vlido para as cincias sociais28. Depois, que o sujeito que reflete, mesmo nas cincias da compreenso, no consegue evadir-se do contexto histrico-efeitual de sua situao hermenutica29. Ou seja, segundo Gadamer, no h rejeio do mtodo, mas ele antecedido hermeneuticamente pela nossa relao com a linguagem (e, dentro dela, a tradio). Em seguida, ele rejeita o fato novo das cincias como linguagem diferenciada da linguagem natural.

Ser que a matemtica algo novo? E o que sempre definiu o especialista, o Xam e o mdico no foi o fato de que eles nunca lanaram mo de recursos
25 26

HABERMAS, J. Dialtica e Hermenutica: para a crtica da hermenutica de Gadamer. p. 22. HABERMAS, J. Dialtica e Hermenutica: para a crtica da hermenutica de Gadamer. p. 36-37. 27 GADAMER, H. G. Verdade e Mtodo II. p. 278. 28 GADAMER, H. G. Verdade e Mtodo II. p. 279. 29 GADAMER, H. G. Verdade e Mtodo II. p. 280.

INTUITIO

ISSN 1983-4012

Porto Alegre

V.1 - No.2

Novembro 2008

pp. 171-187

Laurenio Leite Sombra Gadamer e Habermas: os atritos da linguagem


de entendimento que no fossem compreensveis para todos? O que podemos ver como problema moderno extremado que o especialista j no considera ser tarefa sua traduzir seu saber para a linguagem comum corrente [...]. Mas com isso, a tarefa hermenutica como tal no se modificou em nada30.

Em seguida, ele afirma que a pretenso da hermenutica e continua sendo integrar na unidade da interpretao de mundo feita na linguagem o que aparece como incompreensvel ou como no compreensvel para todos, mas apenas para os iniciados31. Em ambas as afirmaes, Gadamer tenta integrar as cincias (mesmo as mais inacessveis) ao seu processo de compreenso. Mesmo reconhecendo que elas tm mtodos prprios e, muitas vezes, contedos praticamente incompreensveis ao leigo, podem ser incorporadas no conjunto da compreenso humana, e da sua tradio. Deve ser entendido que o fundamental do pensamento de Gadamer que no h um conhecimento meramente objetivo, algo do lado de fora, alm da linguagem humana, mesmo as cincias, ramo do conhecimento que mais poderia evocar-se esse estatuto32. Diante desse puder inclusivo da filosofia de Gadamer, as crticas de Habermas que mais parecem fazer efeitos so aquelas que a atacam pelo lado de dentro. Nesse sentido, relevante a observao de que a cincia incorporou-se tradio (e, nesse aspecto, de uma forma certamente indita na histria da humanidade), o que exige da hermenutica um dilogo diferenciado com ela. 2. A crtica de Habermas trade preconceitos-autoridade-tradio.

Estamos aqui mais prximos do centro do debate. De uma forma geral, Habermas ataca o conservadorismo de Gadamer, subentendido na defesa que ele faz da valorizao dos preconceitos, da autoridade e da tradio. Para usar uma frase que incorpora os trs elementos, Habermas diz: que autoridade convirja com conhecimento, equivaleria a dizer que a tradio, que atua por trs do educador, legitimaria os preconceitos inculcados aos da nova gerao33. Esse olhar conservador impediria a fora de uma reflexo crtica que transformasse a tradio. Assim, o preconceito de Gadamer em favor dos direitos dos preconceitos documentados pela tradio questiona a fora da reflexo, que, entretanto se

30 31

GADAMER, H. G. Verdade e Mtodo II. p. 298. GADAMER, H. G. Verdade e Mtodo II. p. 299. 32 Posio que certamente ganha fora com os paradigmas de Kuhn (2005). 33 HABERMAS, J. Dialtica e Hermenutica: para a crtica da hermenutica de Gadamer. p. 17.

INTUITIO

ISSN 1983-4012

Porto Alegre

V.1 - No.2

Novembro 2008

pp. 171-187

Laurenio Leite Sombra Gadamer e Habermas: os atritos da linguagem

confirma pelo fato de que ela tambm pode rejeitar a pretenso das tradies34. E: autoridade e conhecimento no convergem35. Um ponto importante da crtica de Habermas quando ele afirma que somos tentados a aplicar Gadamer contra Gadamer e lhe demonstrar hermeneuticamente que ele ignora aquela herana por ter ele assumido um conceito no-dialtico de Esclarecimento (Aufklrung) a partir da perspectiva limitada do sculo XIX alemo. Ou seja, Gadamer teria petrificado a noo de Aufklrung e deixado de dialogar com ela como uma tradio vlida. Em sua defesa, Gadamer diz crer ser um erro querer absolutizar a tradio cultural36. Mais adiante, diz que a afirmao de que a tradio deveria ser e continuar sendo a nica base para justificar preconceitos, como me atribui Habermas, contradiz minha tese de que a autoridade repousa no conhecimento37. No artigo seguinte, afirma que

a expresso adeso tradio significa, antes, que a tradio no se esgota no que sabemos de nossa prpria tradio e da qual temos conscincia, de tal modo que possamos suspend-la mediante uma conscincia histrica adequada. A mudana do vigente uma forma de adeso tradio no menos que a defesa do vigente. A tradio se d propriamente numa constante mudana38.

Ou seja, a tradio um processo histrico, vivo, continuamente transformado. Aderir a ela, no sentido de Gadamer, no significa estar preso s amarras do passado. No entanto, no h como negar que Gadamer parte, por assim dizer, de um princpio de conservao. De alguma forma, ele assume isso, quando reconhece o lugar de onde ele parte (e mesmo onde quer chegar), em contraposio a Habermas. Ele critica a conscincia emancipatria, quando ela tem diante de si, em princpio e como tarefa, a dissoluo de toda coero dominadora. O que significa que sua imagem paradigmtica ltima deveria ser a utopia anrquica. Mas isso me parece uma falsa conscincia hermenutica39. De alguma forma, Gadamer parece dizer que ele parte da conservao por no acreditar em uma leitura poltica da tradio humana que quer a tudo transformar. A eliminao de toda coero dominadora, fundamento transcendental de Habermas, significaria uma utopia anrquica, que no o pressuposto de Gadamer. Isso no o impede em acreditar no potencial crtico da hermenutica
34 35

HABERMAS, J. Dialtica e Hermenutica: para a crtica da hermenutica de Gadamer. p. 17-18. HABERMAS, J. Dialtica e Hermenutica: para a crtica da hermenutica de Gadamer. p. 18. 36 GADAMER, H. G. Verdade e Mtodo II. p. 282. 37 GADAMER, H. G. Verdade e Mtodo II. p. 285. 38 GADAMER, H. G. Verdade e Mtodo II. p. 312. 39 GADAMER, H. G. Verdade e Mtodo II. p. 290.

INTUITIO

ISSN 1983-4012

Porto Alegre

V.1 - No.2

Novembro 2008

pp. 171-187

Laurenio Leite Sombra Gadamer e Habermas: os atritos da linguagem

10

filosfica e em seu poder transformador, mas cr que a sua base se constitui a partir do dilogo com o passado, e no com o sonho de um dilogo totalmente isento de coero. Mas a outra crtica de Habermas (mais uma vez mais poderosa, por ser uma crtica de dentro da teoria de Gadamer) sobre a petrificao do Aufklrung que Gadamer enseja. Curiosamente, Habermas desenvolve pouco essa crtica. Mas o fato que no se pode desprezar a renovao da tradio advinda do iluminismo. O historiador Jorge Grespan, pensando o iluminismo, tendo como eixo a Revoluo Francesa, afirma que
a partir dela, superou-se definitivamente a tradicional concepo de que os homens seriam distintos por natureza [...] numa viso hierrquica que acompanhou a humanidade por milnios [...]. Pde, tambm, por outro lado, radicalizar-se tal exigncia na reivindicao por justia social, em que mesmo as diferenas de classe devem ser abrandadas ou at suprimidas40.

Mais adiante ressalta o vis ctico (que pressupe, me parece, uma importante crtica s tradies anteriores) de alguns autores iluministas, como Voltaire e Hume41. De forma geral, o iluminismo no podia ter uma forma sistemtica [...] j que se definia justamente pelo repdio de todo e qualquer sistema rgido e acabado de pensamento42. Nesse sentido, pensar a tradio do iluminismo (ou Aufklrung, como dizem os alemes) significa incorporar um dilogo que j no pode ser mais desprezado. porque incorporamos a idia de igualdade e liberdade que podemos falar, hoje, em coero da comunicao. Habermas talvez no tenha valorizado esse ponto da sua crtica por continuar acreditando que a comunidade comunicativa sem coero um paradigma transcendental, que garante objetividade sua anlise. Se tivesse assumido, dentro de um ponto de vista radical, que ele tambm est falando a partir de uma tradio (tradio esta que Gadamer no deu o devido crdito, exceto para critic-la), sua crtica seria ainda mais corrosiva. Por outro lado, assumi-la significaria reconhecer que o ponto de onde ele parte, por mais que nos parea absolutamente legtimo (igualdade, liberdade, direitos individuais) tambm representa uma situao na histria, e no uma verdade absoluta43.

GRESPAN, J. Revoluo Francesa e Iluminismo. p. 9. GRESPAN, J. Revoluo Francesa e Iluminismo. p. 17. 42 GRESPAN, J. Revoluo Francesa e Iluminismo. p. 15. 43 Um exemplo que pode nos ajudar o depoimento de Eric Hobsbawn, de que um diplomata de Cingapura teria dito que a democracia daquele pas seria menos permissiva que o tipo ocidental; mais autoritria, acentuando mais o bem comum que os direitos individuais (1995, p. 553). Claro que a nossa tendncia um repdio a esse pretendido autoritarismo mas, por vezes, desconsideramos a tradio de onde eles partiram. Por l, no houve as Revolues francesa ou americana.
41

40

INTUITIO

ISSN 1983-4012

Porto Alegre

V.1 - No.2

Novembro 2008

pp. 171-187

Laurenio Leite Sombra Gadamer e Habermas: os atritos da linguagem

11

Pensar o iluminismo como uma tradio, e no meramente como um combate s tradies, nos possibilita trazer um potencial extremamente revolucionrio teoria de Gadamer, sem recusarmos a sua concepo de que, mesmo nas revolues, h muito que permanece.

3. A relao de dupla influncia da linguagem com a prxis.

Como j dito, o marxismo uma base importante para o pensamento de Habermas. Na formao do Marx maduro, h uma evidente priorizao da atividade humana (com nfase em sua atividade produtiva) em relao conscincia. Segundo o prprio Marx, as premissas de que partimos [...] so os indivduos reais, sua ao e suas condies materiais de existncia [...]. A primeira condio de toda a histria humana , naturalmente, a existncia de seres humanos vivos44. Essa concepo da histria no explica a prtica segundo a idia, explica a formao das idias segundo a prtica material45. Essa concepo marxista, sem dvida, representa um enfrentamento importante a toda concepo de linguagem como a base da compreenso humana. Habermas se apropriou dela, produzindo uma crtica poderosa a Gadamer. Habermas afirma que linguagem tambm medium de dominao e de poder social. Ela serve legitimao de relaes de violncia organizada46. Com uma linguagem ainda mais marxista diz que uma transformao dos modos de produo acarreta uma reestruturao da imagem lingstica do mundo47, embora reconhea que revolues de produo da vida material so, por sua vez, mediadas linguisticamente48. Habermas tambm afirma que o contexto objetivo [...] constitui-se, sobretudo, de linguagem, trabalho e dominao49. Mais adiante, diz que linguagem e ao se interpretam reciprocamente e recorre s formas de vida de Wittgenstein para corroborar a sua concepo50. Poderamos pensar essa crtica em duas partes. Primeiro, a relao de interdependncia entre prxis e linguagem. Segundo, a constatao de que essa prxis, via de regra, se realiza dentro de um contexto de violncia e dominao.
44 45

MARX, K. e ENGELS, F. A Ideologia Alem. p. 10. MARX, K. e ENGELS, F. A Ideologia Alem. p. 36. 46 HABERMAS, J. Dialtica e Hermenutica: para a crtica da hermenutica de Gadamer. p. 21. 47 HABERMAS, J. Dialtica e Hermenutica: para a crtica da hermenutica de Gadamer. p. 22. 48 HABERMAS, J. Dialtica e Hermenutica: para a crtica da hermenutica de Gadamer. p. 22. 49 HABERMAS, J. Dialtica e Hermenutica: para a crtica da hermenutica de Gadamer. p. 23. 50 HABERMAS, J. Dialtica e Hermenutica: para a crtica da hermenutica de Gadamer. p. 32.

INTUITIO

ISSN 1983-4012

Porto Alegre

V.1 - No.2

Novembro 2008

pp. 171-187

Laurenio Leite Sombra Gadamer e Habermas: os atritos da linguagem

12

Gadamer, quando comenta esses aspectos, no parece negar a importncia deles. Ele entende, porm, que eles esto subsumidos na prpria estrutura da linguagem humana. Assim, diz que a estrutura da linguagem humana mostra-se como um elemento ilimitado que sustenta tudo, no somente a cultura transmitida pela linguagem, mas simplesmente tudo, porque tudo assumido pela compreensibilidade na qual nos relacionamos uns com os outros51. Mais especificamente diz que do ponto de vista da colocao do problema hermenutico, parece objetivamente absurdo que os reais fatores de trabalho e domnio devam permanecer fora de suas fronteiras52. Mais adiante: no fundo, a linguagem no nenhum espelho, e o que vemos nela no reflexo de nosso ser nem do ser de todos, mas uma interpretao e revitalizao do que existe conosco, tanto na dependncia real de trabalho e dominao como em tudo o mais que constitui o mundo53. Essas concepes possibilitam aprofundar o sentido da linguagem em Gadamer. Sentido que no busca afastar-se da prxis, mas incorpor-la no prprio campo de significaes humanas. Trabalho e dominao fazem parte desse campo. Eles no parecem merecer, contudo, um status especial, como lhe atribui Habermas isso aparece subrepticiamente quando Gadamer fala de trabalho e dominao como em tudo o mais. Gadamer refora a universalidade da linguagem humana (e, em conseqncia, da hermenutica filosfica) quando diz que

nada pode ser excludo dessa comunidade de dilogo, nenhuma experincia de mundo. Nem a especializao das cincias modernas e seu crescente esoterismo empreendedor, nem o trabalho material e suas formas de organizao, nem as instituies de poder e administrao poltica, que mantm a constituio da sociedade, encontram-se fora desse medium universal da razo (e da desrazo) prtica54.

Gadamer parece, portanto, incorporar a crtica de Habermas ao seu pensamento. Trabalho e dominao so aspectos da prxis humana que devem estar subsumidos ao seu campo de significaes, como tudo o mais. O que parece estar fora do pensamento gadameriano a concepo de trabalho e dominao como opostos linguagem, em relao de interdependncia com ela. Dada a universalidade da linguagem, no h um lado de fora a ela. Essa rplica de Gadamer no esconde o fato de que, na sua obra, trabalho e dominao
51 52

GADAMER, H. G. Verdade e Mtodo II. p. 76. GADAMER, H. G. Verdade e Mtodo II. p. 282. 53 GADAMER, H. G. Verdade e Mtodo II. p. 283. 54 GADAMER, H. G. Verdade e Mtodo II. p. 297.

INTUITIO

ISSN 1983-4012

Porto Alegre

V.1 - No.2

Novembro 2008

pp. 171-187

Laurenio Leite Sombra Gadamer e Habermas: os atritos da linguagem

13

tm pouca relevncia. Se assumirmos, como dito anteriormente, a tradio do iluminismo como elemento fundamental ao dilogo, no mais possvel se discutir a compreenso humana moderna sem dar grande nfase a essas categorias.

4. O encobrimento da linguagem Um ltimo aspecto fundamental para a discusso o questionamento de Habermas ao que chamo de encobrimento da linguagem, isto , o fato de que a linguagem produz certos velamentos que exigem procedimentos meta-hermenuticos para compreend-la. Aqui, Habermas apropria-se fundamentalmente de duas escolas de pensamentos que tiveram diversas interfaces no sculo XX: o marxismo e a psicanlise. Do marxismo vem a noo de ideologia como o sistema de idias da classe dominante, que se traduz como idias universais de toda a sociedade. Segundo Marx, o poder material dominante numa determinada sociedade tambm o poder espiritual dominante. A classe que dispe dos meios da produo material dispe tambm dos meios da produo intelectual55. Mais adiante, que os pensamentos dominantes sero cada vez mais abstratos, ou seja, assumiro cada vez mais a forma de universalidade56. interessante notar que o livro A Ideologia Alem, de Marx e Engels, trata muito pouco da noo de ideologia, e muito mais da importncia da base material de produo, a economia. Mas ele, em conjunto com outras obras, d a base para o desenvolvimento dessa concepo em outros autores marxistas. Assim, Lukcs, por exemplo, desenvolve a idia de ideologia como uma falsa conscincia produzida pela classe dominante, em contraposio verdade portada pelo proletariado57. A psicanlise, por sua vez, desvelou a idia do inconsciente e a possibilidade, como afirma Habermas, de uma comunicao [e uma conscincia] sistematicamente distorcida58. Ela possibilitou uma nova suspeita sobre o humano, de que sua prpria conscincia estivesse contaminada por discursos e impulsos ocultos, s desvelados eventualmente por um processo de investigao psicanaltico, revelador do inconsciente. O casamento de psicanlise e crtica das ideologias parece inevitvel. Ambas apontam para a possibilidade de encobrimento da linguagem, para o fato de que o nosso olhar da
55 56

MARX, K. e ENGELS, F. A Ideologia Alem. p. 48. MARX, K. e ENGELS, F. A Ideologia Alem. p. 50. 57 MCDONOUGH, R. "A ideologia como falsa conscincia". p. 52-53.

INTUITIO

ISSN 1983-4012

Porto Alegre

V.1 - No.2

Novembro 2008

pp. 171-187

Laurenio Leite Sombra Gadamer e Habermas: os atritos da linguagem

14

realidade distorcido, seja pelo encobrimento do meio social em que vivemos, seja pelas prprias traies da nossa estrutura psquica. O que permite, inclusive, pensar esse processo como duas faces do mesmo fenmeno. Habermas, partindo do princpio da referncia de uma comunicao sem distores, apropriou-se dessas duas escolas. Para ele,

a competncia lingstica permanece como que s costas dos sujeitos: eles s podem assegurar-se explicitamente de um contexto de sentido [...] na medida em que permanecem tambm dependentes de um contexto transmitido no conjunto dogmtica e implicitamente sempre j previamente dado. A compreenso hermenutica [...] j est inevitavelmente condicionada pelo contexto no qual o sujeito que compreende adquiriu inicialmente seus esquemas de interpretao59.

Partindo dessa concepo, ele afirma que o sujeito que produz estas manifestaes vitais no reconhece suas prprias intenes. Essas manifestaes se deixam conceber como partes de uma comunicao sistematicamente distorcida60. Ele diz que deparamo-nos com limites no triviais do terreno de aplicao da compreenso hermenutica em casos que a psicanlise e, quando se trata de conjuntos coletivos [...], a crtica da ideologia pretendem esclarecer61. Mais adiante, cita uma noo do que ele chama de hermenutica profunda, em que um consenso ensaiado de maneira aparentemente radical [...] pode ser tambm resultado de pseudocomunicao62. Nesse sentido, a metapsicologia s pode ser fundamentada como meta-hermenutica63. Gadamer faz um contraponto a esse pensamento de Habermas, a partir das mesmas bases das respostas anteriores. A recusa fundamental concepo de que essas reflexes crticas possam se dar s costas da linguagem. Para ele,

a hermenutica nos ensina a perceber o dogmatismo presente na contradio entre a tradio viva e natural e a apropriao reflexiva da mesma. A esconde-se um objetivismo dogmtico que deforma tambm o conceito de reflexo [...] O sujeito que reflete no consegue evadir-se do contexto histrico-efeitual de sua situao hermenutica64.

58 59

HABERMAS, J. Dialtica e Hermenutica: para a crtica da hermenutica de Gadamer. p. 39. HABERMAS, J. Dialtica e Hermenutica: para a crtica da hermenutica de Gadamer. p. 29. 60 HABERMAS, J. Dialtica e Hermenutica: para a crtica da hermenutica de Gadamer. p. 39. 61 HABERMAS, J. Dialtica e Hermenutica: para a crtica da hermenutica de Gadamer. p. 39. 62 HABERMAS, J. Dialtica e Hermenutica: para a crtica da hermenutica de Gadamer. p. 62. 63 HABERMAS, J. Dialtica e Hermenutica: para a crtica da hermenutica de Gadamer. p. 58. 64 GADAMER, H. G. Verdade e Mtodo II. p. 280.

INTUITIO

ISSN 1983-4012

Porto Alegre

V.1 - No.2

Novembro 2008

pp. 171-187

Laurenio Leite Sombra Gadamer e Habermas: os atritos da linguagem

15

Gadamer acrescenta que a realidade no se faz s esconsas da linguagem [...], mas s esconsas daqueles que pretendem compreender perfeitamente o mundo [...] e se d, tambm, na linguagem65. Aqui, ele entende que no compreendemos perfeitamente o mundo, mas mesmo essa incompreenso se d dentro de nossa estrutura de significados. Nessa linha, ele questiona a prpria objetividade do psicanalista. A pretenso de conhecimento da psicanlise [...] deve se expor a uma reflexo hermenutica. Qual a relao existente entre o saber do psicanalista e sua postura dentro da realidade a que pertence?66. Um ponto fundamental da rplica de Gadamer o questionamento competncia comunicativa, isto , referncia a um acordo bsico de um consenso sem coero, como base para a crtica comunicao distorcida. Para Gadamer,

h algo que no se encaixa totalmente. Estamos voltas com grupos, agora, que vivem em acordo entre si. O acordo entre os grupos foi rompido e no se procura algo entre o indivduo, cindido neuroticamente, e a comunidade do dilogo. Quem est cindido aqui? Quais so as dessimbolizaes que precisam acontecer, por exemplo, na palavra democracia? Com base em que competncia? [...] Nesse sentido, parece-me difcil eximir Habermas de uma autocompreenso ontolgica falsa.67.

Aqui, Gadamer parece entrar no cerne da sua rplica. Quem autoriza a competncia comunicativa, se ela se d s esconsas da linguagem? Ou, mais claramente, fora do prprio dilogo hermenutico com a tradio, mesmo que a transformando? Em resposta s crticas de Habermas, Gadamer afirma que a hermenutica produz reflexo crtica, por exemplo, quando defende a linguagem compreensvel contra falsas pretenses da lgica, que busca importar determinados critrios de clculo enunciativo a textos filosficos68. Diz tambm que a hermenutica filosfica torna suspeita toda ideologia, medida que evidencia seus preconceitos69. Assim, Gadamer recupera um papel da hermenutica filosfica que, quando parte da fora da reflexo sobre os prprios preconceitos, ganha tambm um poder de criticidade.

65 66

GADAMER, H. G. Verdade e Mtodo II. p. 286. GADAMER, H. G. Verdade e Mtodo II. p. 291. 67 GADAMER, H. G. Verdade e Mtodo II. p. 310. 68 GADAMER, H. G. Verdade e Mtodo II. p. 296. 69 GADAMER, H. G. Verdade e Mtodo II. p. 304.

INTUITIO

ISSN 1983-4012

Porto Alegre

V.1 - No.2

Novembro 2008

pp. 171-187

Laurenio Leite Sombra Gadamer e Habermas: os atritos da linguagem

16

Os saldos do debate

Postos os pontos do debate, como descritos acima, resta refletir sobre o que ele nos apresenta, ainda hoje. Ele parte de uma concepo poderosa, como a de Gadamer, que reflete a compreenso da histria humana como parte de um incessante dilogo que somos, sempre refletido a partir da tradio, mas transformando-a a todo momento, numa espcie de dialtica sem sntese. uma concepo que assume ao mesmo tempo a produtividade e certa humildade do conhecer humano, nunca repousado numa verdade absoluta. A crtica de Habermas, por outro lado, exige uma concretude reflexo hermenutica de Gadamer, que se existe implicitamente, no parece dar a devida dimenso a aspectos fundamentais da trajetria humana, como o processo de explorao e violncia organizada que, em grande parte, vivemos. O pensamento de Gadamer tambm reflete pouco sobre o fato de que a autoridade tambm se d por uma autoridade de poder (e mesmo de violncia), o que gera uma tradio que j fruto desse processo de dominao. Uma tradio, porque ideolgica, difcil de ser desvelada, porque nos constitui. Pensar o encobrimento da linguagem, nesse sentido, fundamental. Gadamer, por outro lado, questiona o fato dessa crtica se assentar em bases transcendentais, como se fosse possvel estabelecer parmetros de crtica, que estivessem alm da linguagem e do nosso prprio dilogo com a tradio. Rplica que no invalida o poder da crtica de Habermas, mas a coloca dentro de um contexto situacional, o que permite que tambm ela, a crtica, possa ser desvelada em seus preconceitos. Essa contracrtica tem o poder de romper com o possvel dogmatismo mesmo de uma crtica revolucionria. A reflexo do sculo XX j nos ensinou o quanto isso importante.. isso no elimina, no entanto, um certo conservadorismo da filosofia de Gadamer, e da primazia do passado que ela enseja. Habermas, por sua vez, parte do futuro. Do desejo iluminista de transformar a sociedade, elimin-la de processos dominadores, de coeres. Nesse desejo, deixo-lhe com a ltima palavra (pelo menos nesse texto), embora ele no a pea:

eu sou da opinio de que ns no deveramos obscurecer da tradio humanista exatamente o Iluminismo (Aufklrung), o sculo XVIII universalista. Mas, com este acrscimo eu no quero ficar com a ltima palavra. Gadamer o primeiro a acentuar o carter aberto [...] do dilogo.

INTUITIO

ISSN 1983-4012

Porto Alegre

V.1 - No.2

Novembro 2008

pp. 171-187

Laurenio Leite Sombra Gadamer e Habermas: os atritos da linguagem


Dele todos ns podemos aprender a sabedoria fundamental hermenutica, de que uma iluso achar que algum possa ficar com a ltima palavra70.

17

Referncias
GADAMER, Hans-Georg. The Relevance of the Beautiful and Other Essays. Cambridge University Press, 1986. ______. Verdade e Mtodo: traos fundamentais de uma hermenutica filosfica. Trad: Flvio Paulo Meurer. 3. Edio. Petrpolis-RJ: Vozes, 1999. ______. Verdade e Mtodo II: complementos e ndice. Trad: Enio Paulo Giachini. Petrpolis-RJ: Vozes, 2002. GRESPAN, Jorge. Revoluo Francesa e Iluminismo. So Paulo: Editora Contexto, 2003. HABERMAS, Jrgen. Dialtica e Hermenutica: para a crtica da hermenutica de Gadamer. Trad: lvaro L.M. Valls. Porto Alegre: L&PM, 1987. HAMMES, Itamar. O Debate Habermas-Gadamer: um caso exemplar de experincia hermenutica. Dissertao de Mestrado. Porto Alegre: PUC-RS, 2003. HOBBSBAWM, Eric. A Era dos Extremos: o breve sculo XX 1914-1991. Trad: Marcos Santarrita. So Paulo: Companhia das Letras, 1995. INGRAM, David. Habermas e a Dialtica da Razo. Trad: Srgio Bath. 2. Edio. Braslia: Editora Unb, 1987. MARX, Karl e ENGELS, Friedrich. A Ideologia Alem. Trad: Lus Cludio de Castro e Souza. So Paulo: Martins Fontes, 2002. MCDONOUGH, Roisn. A Ideologia Como Falsa Conscincia: Lukcs. In: Centre For Contemporary Cultural Studies, Universidade de Birmingham. Da Ideologia. Trad: Rita Lima. 2. Edio. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1983. OLIVEIRA, Manfredo Arajo. Reviravolta Lingstico-Pragmtica na Filosofia Contempornea. 2. Edio. So Paulo: Edies Loyola, 2001. RICOEUR, Paul. Interpretao e Ideologias. Trad: Hilton Japiassu. 4. Edio. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1990. STEIN, Ernildo. Dialtica e Hermenutica: uma controvrsia sobre mtodo em filosofia. In: HABERMAS, Jrgen. Dialtica e Hermenutica: para a crtica da hermenutica de Gadamer. Trad: lvaro L.M. Valls. Porto Alegre: L&PM, 1987.

70

HABERMAS, J. Dialtica e Hermenutica: para a crtica da hermenutica de Gadamer. p. 85.

INTUITIO

ISSN 1983-4012

Porto Alegre

V.1 - No.2

Novembro 2008

pp. 171-187

You might also like