You are on page 1of 6

FICHAMENTO: O NASCIMENTO DA FBRICA

LEANDRO MOREIRA DA LUZ

ECONOMIA

DECCA, Edgar Salvadori de. O Nascimento das Fbricas. So Paulo-SP: Brasiliense, 1986. p. 07-71. [...] basta considerarmos a transformao positiva do significado verbal da palavra trabalho, que at a poca moderna sempre foi sinnimo de penalizaes e de cansaos insuportveis, de dor e de esforo extremo, de tal modo que sua origem s poderia estar ligada a um extremo de misria e pobreza. Seja a palavra latina e inglesa labor, ou francesa travail, ou grega ponos ou alem Arbeit, todas elas, sem exceo, assinalam a dor e os esforos inerentes a condio do homem. (p. 7) Como sempre vemos na sociedade, seja ela nova ou pr-histrica. O resultado e os modos de uma classe para impor sua ideologia para toda uma sociedade. (p.7) [...] introduzir um relgio moral no corao de cada trabalhador foi a primeira vitria da sociedade burguesa [...] Foi atravs da porta da fbrica que o homem pobre, a partir do sculo XVIII foi introduzido ao mundo burgus. (p. 10) Como a ideia trabalho evoluiu nos tempos. No comeo querendo dizer pobreza, maldies, coisa da ral (antes e durante a idade mdia). Hoje em dia o trabalho dignifica o homem. Sec. 17: o trabalho e a riqueza das naes. (p. 10) [...] o trabalhador era o dono da fora de trabalho. Vendia seu tempo, ou a si prprio. (p.10)

Somos induzidos, a pensar dentro duma lgica definida, que no ditada por leis de mercado, mas sim regida por mecanismos sutis de controle social [...] pensar, portanto, pensar segundo regras j definidas, e o seu contraponto, no nvel de sociedade, justamente a impossibilidade de pensar alm das regras. (p.13) [...] essa introjeo de um relgio moral no corpo de cada homem demarca decisivamente os dispositivos criados por uma nova classe em ascenso. Autodisciplina, controle de si mesmo, crtica a ociosidade, so exigncias imperiosas para o comerciante que se envolve na esfera do mercado. (p. 15) [...] o mercado transforma-se, assim, em uma entidade universal atravs da qual os homens se reconhecem a si prprios e se ope a qualquer dispositivo imaginrio que coloque a ordem social fora do mbito desse novo universo. (p. 18) [...] a produo histrica de uma classe de proprietrios dos meios de produo, ao mesmo tempo em que outra classe se constitui como assalariada e despossuda, decorre de um confronte que, no final, faz parecer para os sujeitos sociais a imagem que existe a imperiosidade da figura do capitalista, como elemento indispensvel para o prprio processo de trabalho. (p. 19) [...] a interposio da figura do negociante entre o mercado e a produo artesanal, segundo ele, representou (segundo Marglin), o momento pelo qual se imps a essa produo a figura indispensvel do capitalista, criando uma hierarquia social sem a qual, desde ento, o prprio processo de trabalho, fica impossibilitado de existir. (p.20) Entretanto, seguindo as pistas do autor (Stephen A. Marglin) vale a pena indagar porque estes trabalhadores foram reunidos a partir de um determinado momento num mesmo local de trabalho, constituindo aquilo que ficou conhecido como sistema de fbricas. (fls. 22) [...] Marglin nos mostra que nenhuma tecnologia muito avanada determinou a reunio dos trabalhadores no sistema de fbrica (coisas que muitos afirmam), [...] o que estava em

jogo era justamente um alargamento do controle e do poder por parte do capitalista sobre o conjunto de trabalhadores que ainda detinham o conhecimento tcnico e impunham a dinmica do processo produtivo [...] (p. 23) [...] na fbrica, a hierarquia, a disciplina, a vigilncia e outras formas de controle tornaram-se tangveis a tal ponto que os trabalhadores acabaram por se submeter a um regime de trabalho ditado pelas normas dos mestres e contramestres, o que representou, em ltima instncia, o domnio capitalista sobre o processo de trabalho. (p. 24) [...] embora pudessem ser encontradas mquinas nas primeiras fbricas, muito raramente essas mquinas chegaram a se constituir na razo do surgimento das fbricas. Enfim, o surgimento do sistema de fbrica parece ter sido ditado por uma necessidade muito mais organizativa do que tcnica, e essa organizao teve como resultado para o trabalhador, toda uma nova ordem de disciplina todo o transcorrer do processo de trabalho. (p. 25) [...] Em outras palavras, o xito da revoluo estava intimamente ligado afirmao de novas relaes de poder hierrquicas e autoritrias. (p.30) [...] as dimenses do fracasso das primeiras experincias fabris, ainda assim podemos afirmar que a resistncia do trabalhador ante os avanos do sistema de fbrica foi decisiva durante esse perodo [...] (p. 30) [...] a ameaa de mecanizao, como desemprego implcito que levava consigo, era frequentemente utilizada pelos patres para manter os baixos salrios. (p. 32) [...] Como afirmou Andrew Ure, ao dobrar o tamanho de sua mquina de fiar, o proprietrio teve condies de se livrar dos fiandeiros indiferentes ou inquietos e de converter-se de novo no dono de sua fbrica, o que uma pequena vantagem. (p.34) [...] quando o capital consegue que a cincia se coloque a seu servio, a mo de obra refratria aprende a ser sempre dcil [...] (p.35).

[...] por isso, em 1932, j observava o ingls James Philip Kay: a mquina animal _ frgil no melhor dos casos, sujeita a mil fontes de sofrimento _ se encontra firmemente encadeada mquina de ferro, que no conhece nem sofrimento nem cansao. (p. 36) A fbrica produziu, ao mesmo tempo que proliferou-se, um conjunto complexo de instituies capazes de garantir a sua permanncia e, o que mais importante, capazes de garantir a continuidade da acumulao capitalista. (p.37) [...] o sistema de fbrica introduz determinantes que lhe so inerentes, no importando que esse sistema se desenvolva num ambiente capitalista ou em outro qualquer [...] pois ele traz em seu bojo todas as implicaes relacionadas disciplina, hierarquia e controle do processo de trabalho. (p. 38) [...] assim, o sistema de fbrica, forma de organizao superior do processo de produo capitalista, precisou antes (cronologicamente) encontrar o seu ambiente natural no centro do sistema e somente depois pode se estender para o resto do mundo. (p.42) [...] nada mais corriqueiro do que determinar a gnese da indstria e do capitalismo, no Brasil, no final do sc. XIX, no momento em que o pas se reposicionou na rbita do mercado mundial [...] o capitalismo brasileiro aparece dotado de qualificativas do tipo atrasado, tardio, dependente [...] (p. 42) [...] No momento histrico do desenvolvimento do puting-out system na Europa, a partir do sculo XVI no Brasil se instaurava todo um processo de trabalho baseado na escravido [...] engenhos de acar [...] (p. 43) [...] a viabilidade do escravo explicada pela total impossibilidade de utilizao do homem livre expropriado europeu, dada a abundncia de terras disponveis na colnia. (p.46)

[...] O sistema de fbrica, como um universo de relaes sociais, estendeu-se pelas inmeras instituies pblicas e privadas que no s permitiam e legitimavam o controle e a disciplina fabril, como tambm abriram caminho para que se produzisse uma esfera de conhecimento tecnolgicos onde se opera a radical apropriao do saber. (p.68) [...] assim o sistema de fbrica manchesteriano, a nosso ver, tornou-se vitorioso porque nele desenvolveram-se as condies para que a tecnologia pudesse se transformar num elemento prioritrio da acumulao capitalista. [...] (p.70) O cortejo tecnolgico que acompanhou mundialmente o setor manufatureiro, no sc. XIX exclua do mercado capitalista no apenas as pequenas iniciativas individuais, como tambm, tornou imprescindvel a figura do capitalista _ e ai est em jogo o papel do capital _ organizava o processo de trabalho imposta pelo prprio funcionamento do aparato tecnolgico. (p.71).

Leandro Moreira da Luz economista e aluno do Curso de Direito da Faculdade Integrado de Campo Mouro - PARAN perodo 2/2012.

You might also like