You are on page 1of 3

TEXTO I Passei a vida atrs de eleitores e agora busco os leitores.

(Jos Sarney, na Veja, dez/97) 1) Deduz-se pelo texto uma mudana na vida: a) esportiva b) intelectual c) profissional d) sentimental e) religiosa 2) O autor do texto sugere estar passando de: a) escritor a poltico b) poltico a jornalista c) poltico a romancista d) senador a escritor e) poltico a escritor 3) Infere-se do texto que a atividade inicial do autor foi: a) agradvel b) duradoura c) simples d) honesta e) coerente 4) O trecho que justifica a resposta ao item anterior : a) e agora b) os leitores c) passei a vida d) atrs de eleitores e) busco 5) A palavra ou expresso que no pode substituir o termo agora : a) no momento b) ora c) presentemente d) neste instante e) recentemente TEXTO II A mente de Deus como a Internet: ela pode ser acessada por qualquer um, no mundo todo. (Amrico Barbosa, na Folha de So Paulo) 1) No texto, o autor compara: a) Deus e internet b) Deus e mundo todo c) internet e qualquer um d) mente e internet e) mente e qualquer um 2) O que justifica a comparao do texto : a) a modernidade da informtica b) a bondade de Deus c) a acessibilidade da mente de Deus e da internet d) a globalizao das comunicaes e) O desejo que todos tm de se comunicar com o mundo.

3) O conectivo comparativo presente no texto s no pode ser substitudo por: a) tal qual b) que nem c) qual d) para e) feito 4) S no constitui parfrase do texto: a) A mente de Deus, bem como a internet, pode ser acessada por qualquer um, no mundo todo. b) No mundo todo, qualquer um pode acessar a mente de Deus e a internet. c) A mente de Deus pode ser acessada, no mundo todo, por qualquer um, da mesma forma que a internet. d) Tanto a internet quanto a mente de Deus podem ser acessadas, no mundo todo, por qualquer um. e) A mente de Deus pode acessar, como qualquer um, no mundo todo, a internet. 5) A palavra ojeriza significa: a) medo b) admirao c) averso d) dificuldade e) angstia TEXTO III Segunda maior produtora mundial de embalagem longa vida, a SIG Combibloc, principal diviso do grupo suo SIG, prepara a abertura de uma fbrica no Brasil. A empresa, responsvel por 1 bilho do 1,5 bilho de dlares de faturamento do grupo, chegou ao pas h dois anos disposta 5 a brigar com a lder global, Tetrapak, que detm cerca de 80% dos negcios nesse mercado. Os estudos para a implantao da fbrica foram recentemente concludos e apontam para o Sul do pas, pela facilidade logstica junto ao Mercosul. Entre os oito atuais clientes da Combibloc na regio esto a Unilever, com a marca de atomatado Malloa, no Chile, e a 10 italiana Cirio, no Brasil. (Denise Brito, na Exame, dez./99) 1) Segundo o texto, a SIG Combibloc: a) produz menos embalagem que a Tetrapak. b) vai transferir suas fbricas brasileiras para o Sul. c) possui oito clientes no Brasil. d) vai abrir mais uma fbrica no Brasil. e) possui cliente no Brasil h dois anos, embora no esteja instalada no pas. 2) Segundo o texto: a) O Mercosul no influiu na deciso de instalar uma fbrica no Sul. b) a SIG Combibloc est entrando no ramo de atomatado. c) a empresa sua SIG ocupa o 2o lugar mundial na produo de embalagem longa vida. d) a Unilever empresa chilena. e) a SIG Combibloc detm 2/3 do faturamento do grupo. 3) Os estudos apontam para o Sul porque: a) o clima favorece a produo de embalagens longa vida. b) est prximo aos demais pases que compem o Mercosul.

c) a Cirio j se encontra estabelecida ali. -v-.v. d) nos pases do Mercosul j h clientes da Combibloc. e) o Sul uma regio desenvolvida e promissora. 4) ...que detm cerca de 80% dos negcios nesse mercado. (/. 5-6) Das alteraes feitas nessa passagem do texto, a que no mantm o sentido original : a) a qual detm cerca de 80% dos negcios em tal mercado. b) que possui perto de 80% dos negcios nesse mercado. c) que detm aproximadamente 80% dos negcios em tais mercados. d) a qual possui aproximadamente 80% dos negcios nesse mercado. e) a qual detm perto de 80% dos negcios nesse mercado. 5) ...e apontam para o Sul do pas... O trecho destacado s no pode ser entendido, no texto, como: a) e indicam o Sul do pai b) e recomendam o Sul do pas c) e incluem o Sul do pas d) e aconselham o Sul do pas e) e sugerem o Sul do pas TEXTO IV O liberalismo uma teoria poltica e econmica que exprime os anseios da burguesia. Surge em oposio ao absolutismo dos reis e teoria econmica do mercantilismo, defendendo os direitos da iniciativa privada e restringindo o mais possvel as atribuies do Estado. Locke foi o primeiro terico liberal. Presenciou na Inglaterra as lutas pela deposio dos Stuarts, tendo se refugiado na Holanda por questes polticas. De l regressa quando, vitoriosa a Revoluo de 1688, Guilherme de Orange chamado para consolidar a nova monarquia parlamentar inglesa. (Maria Lcia de Arruda Aranha, in Histria da Educao) 1) Segundo o texto, Locke: a) participou da deposio dos Stuarts. b) tinha respeito pelo absolutismo. c) teve participao apenas terica no liberalismo. d) julgava ser necessrio restringir as atribuies do Estado. e) no sofreu qualquer tipo de perseguio poltica. 2) Infere-se do texto que os burgueses seriam simpticos: a) ao absolutismo b) ao liberalismo c) s atribuies do Estado d) perseguio poltica de Locke e) aos Stuarts 3) A Revoluo de 1688 foi vitoriosa porque: a) derrubou o absolutismo. b) implantou o liberalismo. c) preservou os direitos de iniciativa privada. d) baseou-se nas idias liberais de Locke. e) permitiu que Locke voltasse da Holanda. 4) ...que exprime os anseios da burguesia. [l. 1/2) Das alteraes feitas na passagem acima, aquela que altera substancialmente seu sentido : a) a qual expressa os anseios da burguesia. b) a qual exprime os desejos da burguesia. c) que representa os anelos da burguesia. d) que expressa os valores da burguesia.

e) que representa as nsias da burguesia. 5) A teoria poltica do liberalismo se opunha: a) a parte da burguesia b) ao mercantilismo c) monarquia parlamentar d) a Guilherme de Orange e) ao absolutismo e) teria apoiado o exlio de Locke na Holanda. TEXTO V consenso entre os economistas que o setor automobilstico o que impulsiona a economia de qualquer pas. QUATRO RODAS foi conferir e viu que os nmeros so espantosos. A comear pelo mercado de trabalho. Estima-se que um emprego em uma fbrica de carros gera, 5 indiretamente, 46 outros empregos. Por esse clculo, 5 milhes de brasileiros dependem, em maior ou menor grau, dessa indstria. At na construo civil a presena das rodas enorme: 1 em cada 4 metros quadrados de espao nas grandes cidades se destina a ruas ou estacionamentos. Na ponta do lpis, o filo da economia relacionado a 10 automveis movimentou, no ano passado, pelo menos 216 bilhes de dlares. Como o PIB brasileiro, nesse perodo, foi de 803 bilhes de dlares (e ainda no havia ocorrido a maxidesvalorizao), cerca de 1 em cada 4 reais que circularam no pas andou sobre rodas em 1998. (Quatro Rodas, maro/99) 1) Segundo o texto, a economia de um pas: a) ajudada pelo setor automobilstico. b) independe do setor automobilstico. c) s vezes depende do setor automobilstico. d) no pode prescindir do setor automobilstico. e) fortalece o setor automobilstico. 2) A importncia do setor automobilstico destacada: a) por boa parte dos economistas b) pela maioria dos economistas c) por todos os economistas d) por alguns economistas e) pelos economistas que atuam nessa rea 3) Pelo texto, verifica-se que: a) alguns pases tm sua economia impulsionada pelo setor automobilstico. b) o PIB brasileiro seria melhor sem o setor automobilstico. c) para os economistas, o setor automobilstico tem importncia relativa na economia brasileira. d) cinco milhes de brasileiros tm seu sustento no setor automobilstico. e) em 1998, trs quartos da economia brasileira no tinham relao com o setor automobilstico. 4) A comear pelo mercado de trabalho. (/. 3/4) Das alteraes feitas na passagem acima, aquela que lhe altera basicamente o sentido : a) a princpio pelo mercado de trabalho b) comeando pelo mercado de trabalho c) em princpio pelo mercado de trabalho d) principiando pelo mercado de trabalho e) iniciando pelo mercado de trabalho

5) Segundo o texto, o setor automobilstico: a) est presente em segmentos diversos da sociedade. b) limita-se s fbricas de veculos. c) no ano de 1988 gerou salrios de aproximadamente 216 bilhes de dlares. d) ficou imune maxidesvalorizao. e) gera, pelo menos, 47 empregos por fbrica de automveis. 6) A palavra ou expresso que justifica a resposta ao item anterior : a) qualquer (/. 2) b) gera (/. 4) c) at (/. 6) d) na ponta do lpis (/. 9) e) no pas (/. 13) Exrcicios Exerccio diversos 1) Est errada a concordncia verbal em: a) O sino da matriz bateu cinco horas. b) Trabalharei eu, tu e ele. Ou trabalharemos c) Voltastes tu e eu. plural (vs). voltamos,ou voltaste d) No relgio da praa, j bateram dez horas 2) S est correta a concordncia da frase: a) Aquilo seriam novidades. b) As esperanas so sempre ele. c) J so uma hora e cinqenta minutos. d) Duzentos reais so muito pouco. 3) Em qual alternativa apenas a segunda palavra dos parnteses pode ser usada na lacuna? a) Estudei msica e literatura............................ ( francesa / francesas ) as 2 formas b) Histrias quanto.............................. tristes. ( possvel / possveis ) SUbS no sing c) Nem um nem outro......................... fugiu. ( animal / animais ) d) S respondia com .......................palavras. ( meio / meias ) 4) (CORREGEDORIA) O item que apresenta erro na diviso silbica da palavra apresentada : a) co-mis-so b) in-ter-dis-ci-pli-nar c) ma-gis-t-rio d) pa-s e)le-i 5) Marque o erro na classificao da palavra A. a) Vamos a Porto Alegre. (preposio) b) Entreguei-a em casa. (pronome pessoal oblquo tono) c) Veja a que eu fiz. (artigo definido) d)Quero a de cima. (pronome substantivo demonstrativo)

6) Assinale a opo em que a palavra em destaque no advrbio de intensidade, mas pronome adjetivo indefinido. a) Eles trabalham muito. b) Estava bastante triste com a situao. c) Encontrei-o bem perto daqui. d) Tenho mais livros que voc. 7) Observe as frases seguintes. 1. O rio onde ele se lavou estava contaminado. 2. O que voc disse no est certo. 3. Fiz um quarto do trabalho. 4. Pea isso a outrem. As classes gramaticais das palavras destacadas so, respectivamente: a) advrbio de lugar, pronome demonstrativo, numeral fracionrio, pronome demonstrativo b) pronome relativo, pronome demonstrativo, numeral fracionrio, pronome indefinido c) pronome relativo, artigo definido, numeral ordinal, pronome indefinido d) advrbio de lugar, pronome demonstrativo, numeral ordinal, pronome indefinido 8) Assinale o pronome pessoal reto. a) Diga a ele que voltarei cedo. b) Necessito de ti. c) Espero que ele no me decepcione. d) Falaram mal de ns. 9) No h preposio na seguinte frase. a) Durante a festa, houve algumas discusses. b) Compareceram perante a corte. c) Progredamos todos, dia a dia. d) Li bons jornais, mas no achei tal assunto 10) (CORREGEDORIA) "...para o jardim de sua casa na capital." A palavra sublinhada no trecho acima foi devidamente empregada no feminino, pois, no masculino, teria outro sentido. Das frases abaixo, aquela em que a palavra sublinhada foi empregada com gnero errado : a) Oscar foi o cabea do movimento de greve. b) A rdio transmite seus programas com exclusividade. c) A grama do ouro foi cotada a um preo muito elevado. d) Durante o passeio, algumas pessoas perderam-se do guia. e) Depois da derrota, as tropas ficaram com o moral abatido. 11) (AUX.JUD.-TALCRIM) A palavra votante, presente no texto, tem seu gnero indicado em funo do artigo que a acompanha. A palavra que no est nesse mesmo caso : a) agente b) artista c) gerente d) cnjuge e) selvagem

You might also like