You are on page 1of 30

Portal dos Convnios - Siconv

MINISTRIO DO PLANEJAMENTO ORAMENTO E GESTO SECRETARIA DE LOGSTICA E TECNOLOGIA DA INFORMAO


DEPARTAMENTO DE LOGSTICA E SERVIOS GERAIS

Portal dos Convnios - Siconv Disponibilizao de Programas

Manual do Usurio Verso 2

1/30

Portal dos Convnios - Siconv

MINISTRO DO PLANEJAMENTO, ORAMENTO E GESTO Paulo Bernardo Silva SECRETRIO EXECUTIVO Joo Bernardo de Azevedo Bringel SECRETRIO DE LOGSTICA E TECNOLOGIA DA INFORMAO Rogrio Santanna dos Santos DIRETORA DO DEPARTAMENTO DE LOGSTICA E SERVIOS GERAIS Loreni Fracasso Foresti

2/30

Portal dos Convnios - Siconv

Sumrio
1.Introduo.............................................................................................................................4 2.Acesso ao Portal dos Convnios - Siconv............................................................................5 3.Menu Programas de Convnio.............................................................................................7 3.1 Incluir Programas.........................................................................................................7 3.1.1 Cadastrar o Programa.........................................................................................8 3.1.2 Incluir Objetos, Regras e Anexos do Programa................................................13 3.1.3 Disponibilizar o Programa.................................................................................20 3.2 Consultar Programas.................................................................................................23 3.2.1 Preencher campos de pesquisa........................................................................24 3.2.2 Selecionar o programa desejado......................................................................27 3.3 Listar Programas........................................................................................................28

3/30

Portal dos Convnios - Siconv

Manual do Usurio Portal dos Convnios

1 - Introduo

Neste mdulo, ser iniciado o estudo do Portal dos Convnios Siconv e apresentada a funcionalidade para disponibilizao de programas. O Portal dos Convnios Siconv um sistema desenvolvido em plataforma web que permite aos rgos concedente e convenente o gerenciamento on-line de todos os convnios cadastrados. O Portal poder ser acessado pelo endereo www.convenios.gov.br. O cadastramento do rgo no Portal dos Convnios dever ser solicitado ao Ministrio do Planejamento, Oramento e Gesto que ir cadastrar um servidor do rgo com perfil de Cadastrador Parcial. O Cadastrador Parcial do rgo, por sua vez, ir cadastrar os demais servidores do rgo, atribuindo perfis especficos a cada um deles em funo da atividade a ser realizada. Os servidores cadastrados recebero por e-mail senha para acesso ao sistema.

4/30

Portal dos Convnios - Siconv

2 - Acesso ao Portal dos Convnios - Siconv Na pgina inicial do Portal, o menu Acesso Livre permite aos proponentes visualizar os programas disponveis e sociedade acompanhar o andamento de cada processo de transferncia de recursos da Unio. O Portal disponibiliza para rgos concedentes e convenentes rea restrita para acesso ao Sistema de Convnios. Os rgos cadastrados devero, na pgina inicial, clicar em Sistema de Convnios - Acesse aqui, conforme tela abaixo:

5/30

Portal dos Convnios - Siconv

Ao clicar em Sistema de Convnios - Acesse aqui o sistema solicitar CPF e senha de acesso. Veja tela abaixo:

Aps realizar login, o sistema disponibilizar suas funcionalidades de acordo com o perfil do usurio. Na tela abaixo, o usurio possui perfil de Cadastrador de Programa.

Observe que, no canto superior esquerdo da tela, consta o CPF e nome do usurio logado no sistema, bem como no canto superior direito a opo de troca de senha e a sada do sistema.
6/30

Portal dos Convnios - Siconv

3 - Menu Programas de Convnio


O Portal dos Convnios disponibiliza o menu Programas de Convnio, que pode ser acessado pelo menu central ou pela barra de menu superior, conforme figuras abaixo, respectivamente:

Esse menu apresenta as seguintes funcionalidades: Incluir Programas: permite incluir programas. Consultar Programas: possibilita consultar/alterar/inativar programas disponibilizados pelo rgo. Listar Programas: permite listar os programas disponibilizados por todos os rgos.

3.1 - Incluir Programas

O processo de incluso de programas inicia-se no menu Programas > Incluir Programas e contempla os seguintes passos:
Cadastrar o programa. Incluir objetos, regras e anexos Disponibilizar o programa.

do programa.

7/30

Portal dos Convnios - Siconv

3.1.1 - Cadastrar o Programa No menu Programas, clicar em Incluir Programas. Ao clicar na opo Incluir Programas, o sistema exibir a seguinte tela:

O usurio dever preencher os campos de acordo com o programa a ser disponibilizado. Os campos que esto marcados com asterisco so de preenchimento obrigatrio. A seguir, as orientaes sobre cada campo:
rgo: Tipo

exibe o rgo onde o usurio est cadastrado.

do Instrumento : deve ser selecionado o tipo de instrumento a ser celebrado. Os tipos possveis so:

8/30

Portal dos Convnios - Siconv

Acordo

de Cooperao Tcnica o instrumento de cooperao celebrado entre a Repblica Federativa do Brasil, representada pela Unio, e Organismo Internacional, Agncia Governamental Estrangeira ou Organismo Multilateral de Crdito, que envolva o recebimento de recursos financeiros externos no reembolsveis por rgo ou entidade da administrao pblica federal, direta e/ou indireta, visando execuo de programa, projeto, atividade ou evento de interesse recproco, em regime de mtua cooperao.
Contrato

de Repasse o instrumento utilizado para transferncia de recursos financeiros da Unio para Estados, Municpios e Distrito Federal, por intermdio de instituio ou agncia financeira oficial federais, destinadas execuo de programas governamentais.
Convnio

- acordo ou ajuste que discipline a transferncia de recursos financeiros de dotaes consignadas nos Oramentos Fiscal e da Seguridade Social da Unio e tenha como partcipe, de um lado, rgo ou entidade da administrao pblica federal, direta ou indireta, e, de outro lado, rgo ou entidade da administrao pblica estadual, distrital ou municipal, direta ou indireta, ou ainda, entidades privadas sem fins lucrativos, visando execuo de programa de governo, envolvendo a realizao de projeto, atividade, servio, aquisio de bens ou evento de interesse recproco, em regime de mtua cooperao.
Termo

de Cooperao - instrumento de descentralizao de crdito entre rgos e entidades da administrao pblica federal, direta e indireta, para executar programa de governo, envolvendo projeto, atividade, aquisio de bens ou evento, mediante Portaria ministerial e sem a necessidade de exigncia de contrapartida.
Termo

de Parceria - instrumento previsto na Lei 9.790/99, para transferncia de recursos para organizaes sociais de interesse pblico.
Convnio

e Contrato de Repasse essa forma conjugada de instrumentos se aplica aos casos em que os recursos de determinado programa possam ser transferidos por intermdio de convnios a determinados proponentes e por meio de contratos de repasse a outros. Parte do total dos recursos do programa repassada por meio de um tipo de instrumento, parte por outro. Contudo, no deve haver entre o mesmo concedente e o mesmo proponente dois instrumentos de tipos distintos, com o mesmo objeto.
9/30

Portal dos Convnios - Siconv

Programa

Atende a: deve ser selecionada a esfera que ser atendida pelo programa. O tipo de instrumento a ser celebrado determina a esfera a ser atendida, conforme relao abaixo:

Tipo de Instrumento:
Acordo de Cooperao Tcnica Contrato de Repasse Convnio Termo de Cooperao Termo de Parceria

Programa atende a:
Organismos Internacionais. Estados, Municpios, Distrito Federal e entidades privadas sem fins lucrativos. Estados, Municpios, Distrito Federal e entidades privadas sem fins lucrativos. rgos e entidades da administrao pblica federal direta e indireta. Entidades privadas sem fins lucrativos qualificadas como Organizaes da Sociedade Civil de Interesse Pblico OSCIP. Estados, Municpios, Distrito Federal e entidades privadas sem fins lucrativos.

Convnio e Contrato de Repasse

Nome

do Programa: deve ser informado o nome do programa.

Descrio:

deve ser informada a descrio do programa constante no Plano Plurianual PPA vigente.
Data

Incio Recebimento de Propostas: deve ser informada a data de incio de recebimento das propostas dos proponentes, no formato dd/mm/aaaa.

10/30

Portal dos Convnios - Siconv

Data

Fim Recebimento de Propostas: deve ser informada a data de trmino do recebimento das propostas dos proponentes, no formato dd/mm/aaaa.

Observao:

pode ser utilizado para registro de informaes relevantes para o

programa.
Critrios

de Seleo: podem ser informados critrios de elegibilidade do proponente estabelecidos na Lei de Diretrizes Oramentrias - LDO, vigente.
Possui

chamamento pblico?: deve ser utilizado para indicar se haver chamamento pblico para o programa.
Ao

Oramentria: deve ser informado o cdigo da ao.

Dados

Obrigatrios da Proposta: pode ser utilizado para informar se a proposta do proponente dever obrigatoriamente conter:

Se o Proponente no assinalar nenhuma das opes, estes dados sero solicitados posteriormente ao envio da proposta.
Aceita

Proposta de proponente no cadastrado: deve ser assinalado se o concedente decidir aceitar proposta de proponente no cadastrado. Isso poder ser utilizado para ampliar a concorrncia.
Estados

Habilitados: deve ser informado se o convnio contemplar todo o Brasil ou apenas alguns estados.

Se o usurio selecionar a opo Selecionar Estados, o sistema exibir a tela abaixo para seleo de pelo menos um Estado Federativo.
11/30

Portal dos Convnios - Siconv

Aps o preenchimento dos campos, o usurio dever clicar no boto Cadastrar Programa. O sistema informar que os dados do programa de Convnio foram inseridos com sucesso e solicitar que seja inserido o(s) objeto(s).

12/30

Portal dos Convnios - Siconv

3.1.2 - Incluir Objetos, Regras e Anexos do Programa Aps clicar no boto Cadastrar Programa, o sistema disponibiliza 4 (quatro) abas/lapelas, a saber: Dados: contm as informaes cadastradas para o programa. Objetos: possibilita incluir o(s) objeto(s) do programa. Regras de Contrapartida: permite informar percentuais de contrapartida. Anexos: permite anexar arquivos com informaes complementares sobre o programa, como por exemplo, edital, avisos, comunicados etc. Observe na tela abaixo que aps clicar no boto Cadastrar Programa, o sistema solicita a incluso do(s) objeto(s) do programa, conforme tela abaixo:

Os campos da tela devem ser preenchidos conforme orientaes a seguir:

Nome

do Programa: exibe o nome do programa cadastrado. exibe o nome do rgo que cadastrou o programa. do Programa: deve ser informado o objeto.

rgo: Objeto

Aps o preencher os campos, clicar no boto Incluir. O sistema informa que o objeto foi inserido com sucesso.

13/30

Portal dos Convnios - Siconv

Importante: um programa pode ter mais de um objeto. Os objetos includos so exibidos na parte inferior da tela. Para cada objeto, o sistema disponibiliza um boto Excluir, que permite sua excluso, caso necessrio. O sistema exibe a funcionalidade Opes para exportar. Sempre que ela estiver disponvel, o usurio poder exportar os dados da tela para arquivos nos formatos CSV, Excel, XML e PDF.

14/30

Portal dos Convnios - Siconv

Para Incluso de Regras de Contrapartida, o usurio dever acessar a aba/lapela Regras e clicar no boto Incluir Regras.

15/30

Portal dos Convnios - Siconv

O sistema exibir a tela abaixo:

Os campos devem ser preenchidos conforme orientaes a seguir:


Descrio: Percentual

deve ser informada a descrio da regra de contrapartida.

mnimo contrapartida (do valor total do convnio): deve ser informado o percentual mnimo de contrapartida estabelecido na Lei de Diretrizes Oramentrias, em vigncia.
Aceita

contrapartida bens (marque essa opo em caso afirmativo): se for assinalado o sistema exibe o campo Percentual Mximo Contrapartida em Bens e Servios (do valor total do convnio). Neste caso, deve ser informado o percentual mximo de contrapartida estabelecido na Lei de Diretrizes Oramentrias, em vigncia.
16/30

Portal dos Convnios - Siconv

Aps o preenchimento dos campos, clicar no boto Salvar. O sistema informar que a Regra foi cadastrada com sucesso, conforme figura abaixo:

Importante: um programa pode ter mais de uma regra de contrapartida. As regras includas so exibidas na parte inferior da tela. Para cada regra, o sistema disponibiliza os botes de Alterar e Excluir, que permitem sua alterao ou excluso, caso necessrio.

17/30

Portal dos Convnios - Siconv

Para Incluso de Anexos, o usurio dever acessar a aba/lapela Anexos. Podem ser anexados arquivos contendo informaes complementares sobre o programa, como por exemplo, edital, avisos, comunicados etc.

Os campos devem ser preenchidos conforme orientaes a seguir:


Arquivo:

deve ser informado o caminho do arquivo a ser anexado. deve ser informada uma descrio para o arquivo.

Descrio:

Aps o preenchimento dos campos, clicar no boto Anexar. O sistema informa que o envio do arquivo foi realizado com sucesso.

18/30

Portal dos Convnios - Siconv

Importante: um programa pode ter mais de um anexo. Os anexos includos so exibidos na parte inferior da tela. Para cada anexo, o sistema disponibiliza os botes de Abrir e Excluir, que permitem sua visualizao ou excluso, caso necessrio.

19/30

Portal dos Convnios - Siconv

3.1.3 - Disponibilizar o Programa Para disponibilizar o programa, o usurio dever acessar a aba/lapela Dados e clicar no boto Disponibilizar Programa. Se o usurio no estiver com os dados do programa abertos, ele dever utilizar a opo Consultar Programas, conforme item 3.2 - Consultar Programas para localizar o programa e em seguida, acessar a aba/lapela Dados e clicar no boto Disponibilizar Programa.

20/30

Portal dos Convnios - Siconv

Ao clicar no boto Disponibilizar Programa, o sistema exibir a seguinte tela:

Os campos devem ser preenchidos conforme orientaes a seguir:


rgo Nome Data Tipo

Vinculado: exibe o rgo que est disponibilizando o programa. do Programa: exibe o nome do programa informado anteriormente.

de Disponibilizao: deve ser informada a data de publicao do programa no Dirio Oficial, se houver. ou Nmero do Documento de Publicao no Dirio Oficial: deve ser informado o tipo ou nmero do documento de publicao, se houver.

21/30

Portal dos Convnios - Siconv

Aps o preenchimento dos campos, clicar no boto Disponibilizar Programa. A situao do programa ser alterada para disponibilizado, conforme campo Situao de Disponibilizao mostrado na figura abaixo:

22/30

Portal dos Convnios - Siconv

A partir desse momento, o programa poder ser consultado pelos proponentes.

3.2 - Consultar Programas

Os programas includos pelo rgo, no Portal, podero ser visualizados pela opo Consultar Programas, sendo possvel tambm:
Alterar

dados do programa: funcionalidade disponvel para programas na situao de cadastrado ou disponibilizado.


Disponibilizar

o programa: funcionalidade disponvel para programas na situao de

cadastrado.
Inativar

o programa: funcionalidade que permite inativar programa na situao de cadastrado ou disponibilizado. O procedimento de consultar programas inicia-se no menu Programas > Consultar Programas e contempla os seguintes passos:
Preencher Selecionar

campos de pesquisa. o programa desejado.

23/30

Portal dos Convnios - Siconv

3.2.1 - Preencher campos de pesquisa No menu Programas, clicar em Consultar Programas. Ao clicar na opo, o sistema exibir a seguinte tela:

O usurio dever preencher os campos de acordo com a consulta que deseja realizar, seguindo as orientaes:
Cdigo

do rgo: deve ser informado o cdigo do rgo que o usurio deseja pesquisar.
Cdigo

do Programa: deve ser informado o cdigo do programa que o usurio deseja pesquisar.
Nome

do Programa: deve ser digitada parte do nome do programa. do Programa: deve ser digitada parte da descrio do programa.

Descrio

24/30

Portal dos Convnios - Siconv

Objeto:

deve ser digitada parte do nome objeto do programa. deve ser selecionada uma das situaes do programa, conforme opes

Situao:

abaixo:

Modalidade:

deve ser selecionada uma das modalidades abaixo:

Podem ser utilizados um ou mais campos de pesquisa para refinar o resultado da consulta. Nenhum dos campos de preenchimento obrigatrio, podendo o usurio optar por no informar nenhum deles. O usurio dever clicar no boto Consultar. O sistema exibir os programas cadastrados pelo rgo que atendem aos critrios de busca informados, apresentando: Cdigo do programa Nome do programa Situao Modalidade

25/30

Portal dos Convnios - Siconv

Na tela abaixo, a pesquisa foi realizada utilizando o campo modalidade, opo Convnio.

O sistema disponibiliza a opo de uma nova consulta, caso o retorno no seja o satisfatrio.

26/30

Portal dos Convnios - Siconv

3.2.2 - Selecionar o programa desejado Para visualizar os dados do programa desejado, o usurio dever clicar no cdigo do programa. O sistema exibir os dados do programa, que no exemplo foi selecionado o programa de cdigo 2011320080005, conforme figura abaixo:

Observe que o cdigo do programa formado pelo cdigo do rgo + ano corrente + numerao seqencial.
27/30

Portal dos Convnios - Siconv

Nesta tela, possvel:


Alterar

dados do programa: funcionalidade est disponvel para programas na situao de cadastrado ou disponibilizado,
Inativar

o programa: funcionalidade que permite inativar programa na situao de cadastrado ou disponibilizado. Observe que o programa est na situao de disponibilizado, por isso o boto Disponibilizar Programa no est disponvel.

3.3. - Listar Programas

O Portal dos Convnios permite visualizar, por rgo, todos os programas que esto na situao de disponibilizado por meio da opo Listar Programas. O procedimento para listar os programas disponveis inicia-se no menu Programas > Listar Programas. O sistema exibir relao de rgos que possuem programas disponibilizados, conforme tela abaixo:

28/30

Portal dos Convnios - Siconv

Para visualizar os programas do rgo desejado, o usurio dever clicar no cdigo do rgo. Para o exemplo, foi selecionado o rgo de cdigo 20113- Ministrio do Planejamento, Oramento e Gesto. O sistema exibe o(s) cdigo(s) e o(s) nome(s) do(s) programa(s) disponibilizado(s).

Usurio dever selecionar o programa desejado. No exemplo, foi selecionado o de nmero 2011320080005. O sistema exibe os dados do programa selecionado, conforme tela a seguir:

29/30

Portal dos Convnios - Siconv

importante ressaltar que o rgo que disponibilizou o programa poder alterar dados ou inativar o programa. Os programas disponibilizados por outros rgos podero apenas ser visualizados.

30/30

You might also like